SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 019/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 08 DE MARÇO DE 2013
Dispõe sobre a criação do curso de História Licenciatura, modalidade a distância.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 08 de março de 2013, Ata 045, em conformidade ao constante no processo nº 23116.000723/2013-30,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do curso de História Licenciatura, na modalidade EAD, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
1PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA (EAD)
1.1. Histórico do processo
Introdução
A Universidade Federal do Rio Grande - FURG apresenta o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância. O curso destina-se à formação de professores para atuarem nas escolas situadas no Cordão Litorâneo Sul-Riograndense nos polos atendidos pela FURG. Pretende-se desenvolver, a partir das especificidades da Educação em Histórica, uma formação que articula os saberes produzidos nas diferentes áreas do conhecimento científico com os saberes da experiência para uma atuação profissional na docência e na gestão dos processos educativos na escola. O curso habilitará professores para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A presente proposta será oferecida de acordo com o encaminhamento da CAPES/DED/UAB. A oferta de um curso de Licenciatura em História na modalidade a distância, para os polos do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense, justifica-se pela demanda que vem, continuadamente, requerendo a oferta de cursos na área de Ciências Humanas.
1.1.1Histórico
É missão da FURG ampliar suas ações para atender a demanda social local e dos municípios que fazem parte do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense. Todo o projeto pedagógico é, também, um projeto político que deve estar compromissado com os interesses da população circundante. A FURG estabeleceu no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011/2022 os princípios norteadores de suas ações alinhados com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) dentre eles: A vocação da FURG uma universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos expressa seu compromisso socioambiental e seu alinhamento com o desenvolvimento local, regional, nacional e global, envolvendo todas as áreas do conhecimento, bem como a criação e implementação de políticas para a formação inicial e continuada; (FURG, 2002, p.4). Entre seus objetivos está explícito o esforço em criar as condições necessárias para a implantação de novos cursos de graduação, em particular os adequados às necessidades da região, que atendam às demandas da sociedade, diversificando os mecanismos de ingresso à Universidade, entre eles a modalidade da educação a distância, ajustando e expandindo a oferta de vagas de cursos de graduação (FURG, 2012). Nesse sentido a instituição destaca que:
A FURG, com vocação voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos, tem suas ações pautadas no princípio básico da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, na formação de profissionais, na produção e socialização de conhecimentos e tecnologias. Com essa interação, a Instituição rege sua função social, comprometida com o desenvolvimento de políticas inovadoras voltadas para as necessidades locais, regionais, nacionais e globais, na busca de melhor qualidade de vida. (FURG, 2012, p. 7).
O ensino, a pesquisa e a extensão são as atividades-fim desta instituição e buscam, de forma indissociável, criar condições para que os egressos sejam participantes, criativos, críticos e responsáveis, diante dos problemas atuais da sociedade, tornando, assim, a Universidade voltada para questões nacionais, regionais e comunitárias, propagando e contribuindo com o patrimônio cultural da humanidade. Em consonância com o PPP, o PDI propõe projetos orientados para o desenvolvimento institucional e regional tendo como estratégia consolidar o processo de sua expansão no Cordão Litorâneo Sul-Riograndense. Esta decisão é respaldada no Art. 14 do Parecer CNE/CP 09/2001 o qual destaca: [...] a flexibilidade necessária, de modo que cada instituição formadora construa projetos inovadores e próprios, integrando os eixos articuladores nelas mencionados. Nos últimos anos, a administração superior da FURG tem investido esforços na participação de projetos e programas em EaD, consolidando e ampliando essa modalidade de ensino como forma de atender a um dos objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional. Diante da demanda por expansão do ensino superior em nosso país, emerge a necessidade de diversificar modalidades de formação universitária. A proposição em oferecer cursos de licenciatura na modalidade a distância fortalecida pela possibilidade de democratizar o acesso ao ensino de graduação sem que o aluno se ausente do seu lugar de origem favorecendo assim o desenvolvimento socioambiental do lugar (COUSIN, 2010). Neste sentido, no âmbito de abrangência da presente proposta, a implementação do Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância constitui-se num esforço por atender um dos principais objetivos preconizados pelo PDI da FURG.
1.1.2. Cursos de formação de professores
No Brasil, até a década de 70, os currículos escolares foram fortemente influenciados pelo paradigma técnico-linear, cuja principal preocupação foi o estabelecimento de objetivos educacionais. O currículo foi tratado como questão técnica. Os objetivos bem definidos, planejamento eficiente e racionalidade, ou seja, a educação, nesta época, foi considerada atividade neutra que garantia a aprendizagem (KLIEBARD, 1980; MOREIRA, 1990; DOMINGUES, 1995; PAIXÃO, 1997). No início dos anos 80, tendências teóricas influenciadas pela Nova Sociologia da Educação de origem inglesa, se difundiram no Brasil. A crítica aos mecanismos de poder influentes no currículo e ao paradigma técnico-linear permeou esta época. O conhecimento escolar foi submetido à crítica rigorosa do pensamento sociológico, psicológico, histórico e antropológico e foram colocadas em cheque as condições de produção e disseminação do conhecimento. Este movimento provocou a redefinição do currículo no interior das escolas e passou a discutir-se a margem de autonomia e o limite dos atores que nele atuavam. No Brasil, a Lei 5.692/71, vigente até a aprovação da Lei 9.394/96, guardava os resquícios do regime militar. Autoritária e centralizadora, contribuiu para que os educadores concebessem o currículo como algo que não lhes dizia respeito, como algo determinado sem possibilidades de nele intervir. Na década de 90 várias universidades instituíram os Fóruns das Licenciaturas que aqueceram os debates e mobilizaram os professores para a elaboração de documentos que foram encaminhados a Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação (SESu/MEC) no sentido de fazer frente a muitas questões postas de maneira autoritária no documento original das Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação. Assim, a Pró-reitoria de Graduação da FURG (PROGRAD/FURG) objetivando aprofundar a discussão sobre a temática, bem como estabelecer um processo de mobilização da comunidade universitária, promoveu durante os anos de 1997 e 1998 o Seminário Novas Estruturas para a Formação Docente e Diretrizes Curriculares; reuniões envolvendo todos os cursos de graduação e mobilização permanente do fórum das licenciaturas. Resultou desse processo de discussão um documento contendo propostas que foram incorporadas ao documento do Fórum Regional definindo as Diretrizes Curriculares para as Instituições de Ensino Superior (IES) no Rio Grande do Sul, encaminhadas a SESu/MEC. Consta no documento o entendimento dos professores da FURG: Entende-se o currículo como expressão de um projeto pedagógico, englobando o conjunto de atividades, experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas pelo aluno no seu tempo de formação acadêmica, não devendo ser reduzido a um instrumento orientado apenas pela lógica do mercado. Constitui, portanto, um instrumento político, cultural e científico concebido a partir da construção coletiva. Nessa perspectiva, concebem-se as Diretrizes Curriculares como orientações para a elaboração de currículos que contemplem a proposição de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e de atitudes formativas (FURG, 1998).
Espera-se com esses princípios formar profissionais qualificados com capacidades para interagir em sua comunidade e na sociedade de modo a transformá-las de maneira crítica e participativa. Também se espera que eles sejam capazes de tornar a aprendizagem um processo contínuo ao longo da vida profissional, incorporando, reestruturando e elaborando novos conhecimentos. A FURG recomenda que os cursos de graduação sejam: [...] estruturados de maneira a garantir o conjunto de conteúdos, habilidades e atitudes formativas, atendendo a vocação e a inserção da FURG em seu contexto local, regional e de capacitação; amplas, de maneira a permitir que os cursos estabeleçam os limites de sua própria flexibilidade; capazes de respeitar o potencial individual de cada aluno, transformando o curso em percursos possíveis para o atendimento dessas potencialidades (ibidem).
O documento também estipula as características do profissional que se deseja formar, bem como elenca as habilidades e competências a que se propõe. Sendo assim, nesta época emergem documentos oficiais (Parecer CNE/CP 09/2001, Resolução CNE/CP 01/2002) que são resultado de reflexões e discussões ocorridas no interior das IES para a formação de professores para educação básica. Procurou-se seguir tais orientações na proposta de criação do Curso de Licenciatura em História, na modalidade a distância. Portanto, o curso proposto busca considerar os anseios da comunidade universitária, extensivamente debatidos, construídos e registrados nos documentos oficiais da instituição, bem como na legislação brasileira no que se refere a formação de professores de História para atuar nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A FURG, entendendo que a sociedade contemporânea exige mudanças na estrutura da Universidade, assume uma postura de adoção de novas abordagens que promovam a formação profissional e a produção de saberes nas diferentes formas e áreas, atendendo as demandas sociais. Dessa forma, atenta à política do Governo Federal, na implementação de novas propostas de diversificação de saberes, a FURG participa de Programas de Educação a Distância com o propósito de não apenas expandir seu atendimento à comunidade, mas, dar continuidade as ações dessa modalidade de ensino na instituição, com vistas a implementá-la de forma permanente. Dentro das novas práticas de ensino e de aprendizagem e em conformidade com as políticas de desenvolvimento da instituição, que preconiza a utilização das novas tecnologias de ensino, o presente projeto contribui para o desenvolvimento da Educação a Distância na formação de professores.
1.1.3. Professores envolvidos com a proposta
Responsável pelo projeto: Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 9963-0572
Profa. Dra. Julia Silveira Matos Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5047 (53) 8429-5332
Profa. Dra. Derocina Alves Campos Sosa Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5125 (53) 8107-8873
Profa. Dra. Carmem Burgerti Schiavon Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 9136-1595
Prof. Dr. Francisco das Neves Alves Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 8437-1193
Prof. Dr. Juarez Rodrigues Fuão Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 9116-5548
Prof. Dr. Luiz Henrique Torres Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 9137-5614
Prof. Dr. Jussemar Weiss Gonçalves Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (51) 9508-2474
Prof. Dr. Daniel Porciúncula Prado Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (53) 3293-5076 (53) 9141-0475 |
1.2. Justificativa da criação do curso
1.2.1. Constituição da proposta curricular
A proposta deste curso está pautada no entendimento de que o currículo é uma construção histórica e política, portanto, produto de uma relação social, no sentido de que a produção de conhecimento envolvida no currículo se realiza através de uma relação entre as pessoas (SILVA, 2009, p.193). O currículo se constitui de ideias, abstrações, experiências e práticas. A partir deste entendimento, um grupo de professores, historicamente envolvidos com a formação de professores e com a EaD, reuniu-se durante o ano de 2012 com o intuito de estudar, refletir, debater e propor o currículo para formar professores de História para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, a ser ofertado nos polos do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense na modalidade a distância.
1.2.2. Caracterização do curso e dos pólos
As tabelas a seguir caracterizam o curso no que se refere a sua forma de oferta pela instituição e o número de vagas por polo, bem como, a região de abrangência onde o curso será ofertado.
Tabela 1 - Caracterização do Curso
Tabela 2 - Regiões de abrangência e número de vagas por polos
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1.3. Objetivos do curso:
1.3.1 Perfil desejável do ingressante O perfil desejado para o ingressante é o do estudante motivado para leituras, desejoso de envolver- se com as técnicas, procedimentos e metodologias de ensino, pesquisa e extensão e que seja capaz de ver no presente as indagações que podem ser feitas ao passado.
1.3.2 Perfil do Profissional: O Curso proposto visa à formação do professor de História para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência ética, política, técnica e estética e com habilidades e conhecimentos que lhe permitam atuar com uma visão orgânica da História. Visa-se a convivência com a pluralidade e as diferenças sociais e culturais e o desenvolvimento de um perfil de professor pesquisador da própria prática capaz de constante avaliação crítica a respeito de suas ações.
1.3.3 Competências e habilidades:
· Formação qualificada para o exercício da docência na área de História para atuar na Educação Básica; · Conhecimentos sobre gestão democrática; · Compreensão do contexto histórico, sociocultural e científico dos processos educativos; · Visão e atuação profissional crítica nos diferentes espaços da sociedade; · Concepção da produção do conhecimento como processo tomado por princípio a necessária provisoriedade dos saberes sistematizados; · Instituir práticas de gestão democrática na organização e funcionamento das instituições educativas; · Utilizar as novas tecnologias de comunicação e informação na produção de conhecimentos; · Desenvolver pesquisa no campo teórico-metodológico da História; · Ter uma postura investigativa para problematizar questões socioculturais, ambientais e educacionais; · Construir propostas de intervenção pedagógicas na área de história.
1.3.4. Objetivos: Objetivo geral Aprimorar o conhecimento histórico na sua mais ampla abrangência, buscando formar profissionais capacitados ao Magistério na área de História da Educação Básica e Profissionalizante e, dentro de uma visão multidisciplinar, preparando o profissional para o mundo do trabalho e para o exercício da docência comprometida com os valores humanos. O Curso de História Licenciatura da FURG tem por missão formar professores de História com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para o exercício da profissão em diferentes espaços, tanto públicos quanto privados. Sua atuação deve primar, sobretudo pelo compromisso ético da profissão.
Objetivos específicos O curso de História Licenciatura deverá capacitar os educandos para: a. Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; b. Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; c. Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como suas inter-relações; d. Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento; e. Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural. f. Promover a pesquisa histórica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de fazer história consagradas pela historiografia g. desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional h. estimular a capacitação dos licenciandos para dialogarem com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação mais completa e problematizadora das temáticas educacionais.
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1.4. Projeto Pedagógico do Curso:
1.4.1. Princípios norteadores:
O curso está organizado de forma a favorecer a emergência das comunidades aprendentes. Essas comunidades se organizam em torno de interesses comuns compartilhando experiências. Nas comunidades aprendentes a perspectiva é coletiva, com diálogos entre áreas e disciplinas e assumindo o conhecimento e a prática como processos, dinâmicos e em permanente reconstrução. (MORAES e GALIAZZI, 2011) Busca-se um curso que forme o educador do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, aliando, nesta formação, os processos de docência e gestão, de pesquisa e intervenção, competências fundamentais para o professor. Pelo fato deste curso ser proposto na modalidade a distância, faz-se necessário o repensar dos conteúdos, dos tempos, dos espaços, das propostas metodológicas até então em vigor na modalidade presencial. O Curso problematiza os conceitos e fundamentos da História e tem como foco os conteúdos expressos nos currículos do Ensino Fundamental e Médio, no funcionamento do cotidiano da escola (trabalho na escola), no compromisso com o ecossistema do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense e na articulação da Universidade e Escola (formação de professores em parceria com a Universidade) Considerando a especificidade que deve caracterizar um processo de formação, a organização curricular do Curso, ora proposto, orienta-se pelos seguintes princípios: Abordagem epistemológica numa perspectiva de construção sócio-histórica, considerando as concepções dos acadêmicos sobre o que é ser professor contribuindo para uma postura crítica e para a superação da fragmentação levando em conta as relações e as influências entre os diferentes campos do saber. Compreensão de que conteúdos conceituais são construção humana historicamente situada, cujas verdades não são absolutas e nem socialmente hierárquicas. Ação pedagógica entendida como processo coletivo e participativo de construção e reconstrução do conhecimento educacional, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da criticidade como capacidades pessoais. Formação do professor pesquisador da sua própria prática docente, tendo a pesquisa-educativa como articuladora da reflexão da prática em sala de aula a partir da interação dos acadêmicos desde o início do curso no ambiente escolar. Compreensão e problematização das desigualdades sociais considerando a diversidade cultural constituinte da sociedade brasileira que são constitutivas e diferentes visões de mundo. Valorização da escrita como ferramenta de registro e reflexão da prática pedagógica. Indissociabilidade entre conteúdo específico e formação pedagógica.
A fim de atender esses princípios na modalidade de ensino a distância mediatizados pelas diversas mídias das tecnologias da informação e comunicação propõe-se o trabalho a partir de Núcleos Estruturantes, percebidos como estruturas que objetivam habilidades e competências históricas para além da linearidade tradicional na abordagem do conhecimento histórico. Além disso, para lidar com a mediação tecnológica, será necessário a capacitação de professores bem como o apoio da equipe multidisciplinar da FURG. Tal equipe é especializada no assessoramento aos professores no que se refere à produção de material, a manutenção da plataforma e ao auxílio pedagógico. Para tentar garantir a comunicação entre alunos, professores e tutores o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento nas modalidades a distância com atividades presenciais, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora que utiliza como suporte a plataforma digital.
Estrutura Curricular:
1.4.2.1. Concepções e Princípios gerais: O curso tem como foco a escola como ela é, e o estudo crítico dos livros didáticos. É constituído por 3030 horas distribuídas em diferentes disciplinas de conteúdos curriculares ofertadas em três núcleos estruturantes; Estágio Curricular Supervisionado; e atividades acadêmico-científico-culturais contempladas por diferentes atividades incluindo os Seminários Integradores que serão coordenados pela SEaD/ FURG. Os acadêmicos serão inseridos no futuro local de trabalho (a escola) desde o início do curso, pois o ponto de partida é o estudante inserido no trabalho, em sua realidade sócio-cultural. A inserção se dará por acompanhamento permanente do professor regente de classe na escola de atuação, que fará a sua formação continuada, e dos professores orientadores das disciplinas Estágio Supervisionado. O trabalho de pesquisa realizado na escola será debatido, orientado e produzido durante a orientação de todos os professores do semestre letivo. O núcleo estruturante Formação Docente é também espaço de diálogo e atuação conjunta dos professores que atuam nas demais disciplinas do curso. A articulação vai se ampliando na medida em que o curso avança e que o trabalho na escola se intensifica. O caminho entre o ponto de partida e o de chegada constitui espaço/tempo da formação mediatizado pelos fóruns, wikis, web conferências e atividades na plataforma digital Moodle, intercalado por momentos presenciais e Seminários Integradores. Serão realizados encontros presencias no início e final de cada disciplina e oferecidos Seminários Integradores como atividades presenciais que objetivam a socialização e discussão das produções dos acadêmicos, estando organizado em semestres, sem a reoferta em caso de reprovação e estrutura-se no regime de matrícula por disciplina.
Quadro de sequência lógica, incluindo resumo da carga horária: (anexo) O curso atende a Resolução CNE/CP nº2, de 19 de fevereiro de 2002, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, nos seguintes termos: o Curso de Graduação de Licenciatura em História na modalidade a distância será desenvolvido num total de 3030 (três mil e trinta) horas, a serem integralizadas em 8 semestres letivos. No total das horas estão compreendidas 2250 (duas mil, duzentos e cinquenta) horas de Conteúdos Curriculares de natureza científico-cultural, 405 horas de Prática como Componente Curricular, 405 horas dedicadas ao Estágio Curricular Supervisionado, 210 horas de outras atividades acadêmico-científico-culturais. Desta maneira o Curso atende às exigências legais conforme se pode verificar na Tabela a seguir.
Tabela 3 - Distribuição da carga horária do curso
Descrição das disciplinas na seguinte ordem:
As disciplinas estão distribuídas em três núcleos estruturantes que congregam a formação do acadêmico, assim caracterizados: Núcleo estruturante: formação docente Objetivo: * Possibilitar aos discentes a construção de conhecimentos a respeito das tecnologias digitais e da constituição das relações pedagógicas, bem como, fomentar a reflexão sobre seu papel ativo na aprendizagem, elementos esses necessários ao processo de formação acadêmica, considerando as especificidades do Licenciando em História.
Núcleo estruturante: sociedade e cultura Objetivo: * Possibilitar aos discentes a apreensão histórica dos elementos constitutivos da sociedade e da cultura de diferentes povos ao longo do tempo.
Núcleo estruturante: estado e poder Objetivo: * Possibilitar aos discentes a percepção das variantes que condicionam e/ou legitimam as ações dos Estados e de poder, numa abordagem histórico-social.
Dessa forma, as disciplinas ficam identificadas como segue:
Inclusão de disciplinas já existentes:
Criação e inclusão de novas disciplinas com as características a seguir:
Disciplina: Metodologia do Ensino de História Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 4º semestre CH total: 105h CH semanal: 07 horas Créditos: 07 Sistema de avaliação: I Ementa: Metodologias do ensino de história; estrutura do planejamento do processo de ensino-aprendizagem; as técnicas de ensino e os recursos pedagógicos para o ensino de história; análise do livro didático; 45 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Práticas Pedagógicas Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5º semestre CH total: 105h CH semanal: 07 horas Créditos: 07 Sistema de avaliação: I Ementa: Ser professor, características pessoais; competências específicas e a construção da identidade do professor; compromissos com a ética e a cidadania, seus direitos e deveres; perspectivas de uma carreira profissional; conhecendo o contexto (macro) escolar em diferentes níveis de administração pública (municipal, estadual, federal); unidades escolares e seus diferentes níveis e especificidades; prática social específica da escola, com vistas a articular os saberes construídos em cada componente curricular e a própria disciplina de Práticas Pedagógicas; o espaço da sala de aula e da escola como objeto de pesquisa: o olhar crítico do professor como pesquisador de sua própria prática e as tecnologias aplicadas à educação e à pesquisa; 90 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Práticas de Pesquisa e Extensão Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: Projetos de pesquisa; forma e estrutura de apresentação de projetos; projeto de extensão; pesquisa e suas formas; pesquisa-ação e intervenção social; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: História e leitura Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: História do livro e da leitura. A pesquisa sobre leitura: tendências historiográficas. Práticas e representações de leitura no Ocidente: séculos XIX e XX.
Disciplina: Estágio supervisionado I Lotação: IE Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6º semestre CH total: 105h CH semanal: 07 horas Créditos: 07 Sistema de avaliação: 2 Ementa: A formação do professor de História para o Ensino Fundamental. Integração com a Escola, relacionamento com os alunos, corpo docente, funcionários e atualização contínua com a disciplina histórica. A organização didática da prática escolar
Disciplina: Estágio Supervisionado II Lotação: IE Código: a definir Duração: anual Caráter: obrigatória Localização no QSL: 7º semestre CH total: 300h CH semanal: 10 horas Créditos: 20 Sistema de avaliação: 2 Ementa: Supervisão de Estágio de História no Ensino Fundamental e Médio. Avaliação qualitativa do processo de ensino-aprendizagem presente na educação básica.
Disciplina: Seminário integrador de aprendizagem Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 7º semestre CH total: 90h CH semanal: 06 horas Créditos: 06 Sistema de avaliação: I Ementa: Orientação e problematização da prática de ensino; delimitação temática; reflexão teórica sobre a prática de ensino e metodologia da escrita do trabalho científico; 75 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Trabalho de construção da aprendizagem Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 8º semestre CH total: 150h CH semanal: 10 horas Créditos: 10 Sistema de avaliação: I Ementa: Orientação da escrita do trabalho de aprendizagem em forma de artigo científico a partir de uma reflexão teórica e metodológica sobre uma experiência ou proposta de ensino de História.
Disciplina: As práticas do ofício do historiador Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: A profissão de historiador; as práticas; a pesquisa e as fontes; normas Técnicas da ABNT; normas para produção de artigo; resenhas; fichamentos; papers; projetos de pesquisa; análise documental; trabalho monográfico; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: História, mídia, identidade e diversidade Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 3º semestre CH total: 90h CH semanal: 06 horas Créditos: 06 Sistema de avaliação: I Ementa: Análise das imagens criadas a respeito do Brasil emanadas a partir de uma visão estrangeira, a qual vem construindo verdadeiros estereótipos acerca das identidades e diversidades brasileiras, tomando por base o estudo da mídia em sua mais ampla abrangência, abordando os primeiros registros textuais e iconográficos da época colonial, os relatos dos cronistas estrangeiros, as informações/opiniões expressas a partir da imprensa escrita e as perspectivas levadas a público pela mídia eletrônica, com ênfase à televisão e ao cinema; 30 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Oralidade, memória e patrimônio cultural Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: História Oral. Narrativa histórica. História oral e identidades. História oral e memória. Recorrência e vitalidade do tema da memória na contemporaneidade. Regimes de historicidade e historiografia: em torno do presentismo. Patrimônio cultural como forma de narrativa e como representação da História. Bens patrimoniais como semióforos. Tempo presente: o patrimônio cultural atravessado por tradições, traumas, linguagens e identidades; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Cidades: narrativas, fluxos e sentidos I Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 2º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Estudo do mundo antigo e da alta Idade Média a partir da análise da formação do espaço urbano, cultural e suas relações com a formação e burocratização das sociedades.
Disciplina: História e arte Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 2º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Relações entre História e Arte tendo como recorte a História da América Latina nos séculos XX e XXI; arte e construção de imaginários sociais; arte e política (arte engajada, de protesto, de resistência, de propaganda); vanguardas artísticas; história e literatura; história e cinema; história e artes plásticas; história e música.
Disciplina: Escola e sociedade Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 2º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: Relações presentes entre escola e sociedade, linguagem que as permeia; relação entre fracasso escolar, escola, sociedade e linguagem; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Cidades: narrativas, fluxos e sentidos I Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 3º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Estudo da baixa Idade Média e da Idade Moderna a partir da análise da formação do espaço urbano, cultural e suas relações com a formação e burocratização das sociedades.
Disciplina: Teoria e metodologia da História Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 3º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: Estudo e análise do surgimento das ciências e o desenvolvimento das metodologias da pesquisa científica. Epistemologia do conhecimento histórico: o paradigma da verdade. O fato. O documento. O tempo. O ofício do historiador. Os métodos: dedutivo e indutivo; técnicas de escrita do trabalho científico: fichamento, resenha, artigo, ensaio, projeto de pesquisa, análise documental e trabalho monográfico; a heurística; a hermenêutica profunda; o método positivo; o método materialista: a dialética e a análise do discurso; o método quantitativo: a análise de conteúdo; a renovação: análise das mentalidades, análise das documentações pessoais; análise fotográfica; técnicas de entrevista; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: O mundo do trabalho em diferentes sociedades Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I
Disciplina: História e ambiente Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 4º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Perspectivas teórico-metodológicas da história ambiental; dos movimentos ambientalistas à História Ambiental; aspectos interdisciplinares das pesquisas de História Ambiental; o meio ambiente nos estudos históricos; as fontes de pesquisa e ensino sob a perspectiva da história ambiental; diversos tipos de fontes documentais; a crítica dos documentos sob a perspectiva da História Ambiental.
Disciplina: Escrita da História: tendências e debates Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 4º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Reflexão sobre os fundamentos epistemológicos da produção do conhecimento histórico. Análise das principais matrizes disciplinares da historiografia no Brasil. Discussão sobre a relação nacional e o regional na historiografia brasileira.
Disciplina: Cultura afro-brasileira Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 4º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: As matrizes africanas da cultura afro-brasileira. Trabalho, cultura e resistência negra no Brasil escravocrata. Brasil/África e a formação do Atlântico negro. Os movimentos abolicionistas e a questão da identidade nacional; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Os Estados e as relações de poder no mundo contemporâneo Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: estudos das instituições e da construção dos espaços político-institucionais, como expressões de práticas voltadas ao exercício, à legitimação ou à contestação das relações de poder e da ordem social estabelecida.
Disciplina: História e cultura indígena na América Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Estudo da História do Povoamento do Continente Americano; as Grandes Civilizações Pré-Colombianas; a Colonização do Continente; o Índio e a Cultura Brasileira; o Índio na Legislação Internacional.
Disciplina: História e relações de gênero Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: A História das mulheres. Feminismos e contemporaneidade. O gênero como categoria de análise e interpretação para os estudos históricos. A construção das diferenças de gênero no âmbito dos discursos. O gênero nas pesquisas históricas contemporâneas; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Disciplina: Os Estados e as relações de poder no Brasil contemporâneo Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Estudo da formação histórica brasileira com ênfase às relações de poder e às estruturas políticas, partidárias e ideológicas, bem como às noções de cidadania plasmadas desde a gênese do Estado Nacional Brasileiro até o século XX.
Disciplina: Os Estados e as relações de poder na América contemporânea Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 7º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: estudar os movimentos sociais no século XX na sua diversidade étnica e cultural, seu projeto e ações expressos em registros do cotidiano e no imaginário. Recuperação de diversos movimentos sociais que será feita levando em conta a dinâmica estabelecida pela consolidação do capitalismo no continente sob o comando dos Estados Unidos da América. Nesse universo, destacar imagens, personagens e interpretações possíveis a partir da historiografia e dos registros que captam a diversidade e a unidade latino‐americana.
Disciplina: Economia e sociedade regional Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Análise da formação histórica do Rio Grande do Sul, estabelecendo uma aproximação preliminar dos conhecimentos de história colonial, imperial e republicana, enfatizando a relação economia/sociedade na construção das identidades regionais.
Disciplina: História, política e ideologia no tempo presente Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 8º semestre CH total: 60h CH semanal: 04 horas Créditos: 04 Sistema de avaliação: I Ementa: Análise da história contemporânea sob o prisma político-ideológico, com ênfase ao papel do Brasil no contexto mundial desde época da Guerra Fria, passando pela desagregação do bloco oriental e culminando com as configurações históricas do tempo presente.
Disciplina: Diversidade cultural e relações étnico-raciais Lotação: ICHI Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória Localização no QSL: 7º semestre CH total: 75h CH semanal: 05 horas Créditos: 05 Sistema de avaliação: I Ementa: A questão étnico-racial no Brasil a partir da formação do pensamento brasileiro sobre os conceitos de raça, cultura e etnia. Problematização das concepções de raça, racismo e etnicidade. A questão das raças no pensamento brasileiro. O cientificismo e as teorias racialistas no século XIX e início do XX. As relações de alteridade e cultura. As questões étnico-raciais no Brasil e na escola; 15 horas de atividades formativas (prática pedagógica).
Organização geral do(s) Estágio(s) Curricular(es)
As atividades dos estágios serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos, quando serão desencadeados processos de ensino e pesquisa com vistas a intensificar a compreensão do compromisso profissional do professor de História. A carga horária semanal deverá ser oferecida em um único turno, possibilitando a realização de ações pedagógicas na Universidade e/ou na Escola. O Conselho de Ensino Pesquisa Extensão e Administração (COEPEA) da FURG entende ser da autonomia de cada curso as especificidades dos estágios, desde que atenda a Lei dos Estágios (LEI 11788/ 25 DE SETEMBRO 2008). Os alunos que já exercem a profissão docente no Ensino Básico poderão ter aproveitamento de sua prática para reduzir, no máximo, 90 (noventa) horas do cômputo total da carga horária dos estágios. Para ser validada tal experiência de redução do estágio, o aluno deverá desenvolver um trabalho acerca de sua prática educativa. O mesmo será avaliado pelos professores envolvidos com os estágios do curso determinando a possibilidade de seu aproveitamento. Somente serão enquadrados nessa possibilidade de aproveitamento as/os acadêmicas/os que comprovadamente preencherem os seguintes requisitos: Ser professor/a com regulamentação trabalhista devidamente garantida na legislação vigente. Ter ultrapassado o período de estágio probatório (professoras do quadro docente da rede municipal e estadual) ou o período de três anos (professoras da rede privada). Estar efetivamente atuando com regência de classe no Ensino Básico.
Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso.
O pensamento reflexivo é uma condição imprescindível ao desenvolvimento dos sujeitos (SÁ-CHAVES, 2000), portanto o exercício continuado da reflexão a respeito da prática proporciona ao sujeito em formação o conhecimento do próprio processo de construção do saber, além da identificação de fatores influentes do meio. Assim, o registro em portfólio, discussão nos fóruns e escrita recursiva a respeito das suas experiências vivenciadas no âmbito do curso de formação e da prática do estágio é uma estratégia que leva o sujeito, por um sentimento de autoria, a produzir conhecimento de si e para si, pois a partir do processo auto-narrativo e reflexivo o sujeito está fazendo uma reconstituição de significados das experiências consideradas importantes na sua formação profissional (DIAS, 2002). Com esta perspectiva, propõe-se como Trabalho de Construção de Aprendizagem (equivalente ao TCC) que os alunos apresentem um trabalho desenvolvido sob a orientação coletiva do corpo docente do curso ou professor convidado pela coordenação. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial. As particularidades estruturais do Trabalho de Construção de Aprendizagem serão definidas pelo Núcleo Docente Estruturante do curso, uma vez que o Conselho de Ensino Pesquisa Extensão e Administração (COEPEA) da FURG entende essas como deliberações pertencentes à autonomia de cada curso.
QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA
Este Curso de História na modalidade à Distância, tem como característica a oferta única. Desta forma, o tempo de integralização curricular equivale ao tempo de duração do curso.
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1.4 Oferta
1.5.1 Funcionamento do curso: local, turno, número de vagas por ingresso;
As tabelas a seguir caracterizam o curso no que se refere a sua forma de oferta pela instituição e o número de vagas por polo, bem como, a região de abrangência onde o curso será ofertado. Tabela - Caracterização do Curso
1.5.2 Número de ingressantes por ano: O ingresso se dará em uma única oferta, prevista para 2014. São previstos os ingressantes, conforme tabela a seguir:
Tabela - Regiões de abrangência e número de vagas por polos
1.5.3 Plano de implantação do Curso: cronograma de entrada em oferta de cada componente curricular. O Curso de Graduação em Licenciatura em História na modalidade a distância tem o seguinte Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:
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1.6 Recursos
1.6.1 Instalações físicas necessárias em geral (dedicadas parcial ou integralmente a todo o Curso) e instalações específicas (se for o caso, para certas disciplinas ou atividades);
O curso é na modalidade a distância com algumas atividades presenciais, tendo como base metodologias interativas e problematizadoras. Serão realizados no mínimo dois encontros presencias, no início e final de cada interdisciplina ou disciplina, com duração de três horas. O primeiro encontro objetiva integrar o estudante e educadores, apresentar a proposta da disciplina e interdisciplina, o ambiente virtual e discutir a organização e programação dos estudos ao longo do Curso. No segundo encontro a ênfase será discutir as atividades desenvolvidas, apresentação de produções realizadas e avaliação. No Curso, os docentes poderão assumir papéis diversificados, porém interdependentes: (a) como especialistas em conteúdos, pesquisando, planejando e produzindo os materiais pedagógicos e oferecendo suporte dentro de seu campo de especialização; (b) como docentes, apoiando a aprendizagem dos alunos mediante o uso de metodologias criativas; (c) como orientadores, acompanhando e orientando o estudo e as práticas pedagógicas, assim como o trabalho de conclusão de curso; (d) como articuladores, dinamizando as interações necessárias entre os alunos e docentes do curso. No papel de articuladores, os docentes buscarão identificar possíveis áreas de interesse e/ou necessidades dos aprendizes, articulando-as no sentido de promover situações, presencialmente ou via telemática, que apontem possíveis intersecções entre os conhecimentos, projetos, seminários, oficinas tecnológicas, etc.; (e) como elaboradores de material didático digital.
1.6.2 Plataforma para a EaD
Os avanços das tecnologias da informação e comunicação e principalmente o advento da cibercultura, contribuem para potencializar as aprendizagens tanto na modalidade a distância quanto presencial. Para Lévy (1999) cibercultura é o conjunto de técnicas, materiais intelectuais, de práticas e atitudes, do pensar não linear e hipertextual, de valores de cooperação que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, que para o autor é a própria rede colaborativa de comunicação e interação digital. Sendo assim, as interações e aprendizagens do curso de Licenciatura em História serão efetivadas via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponibilizado na Plataforma Moodle com uso de ferramentas como: fóruns, wikis, email, listas de discussões, videoconferências, blogs e chats. Também será disponibilizado um repositório de textos, artigos, relatórios de experiências, webfólios de avaliação formativa e continuada, a partir da produção dos próprios estudantes do curso, bem como o registro de suas atividades teóricas e experimentais. Os espaços de convivência do curso serão os AVA das diferentes disciplinas e visarão a investigação e a reflexão sobre os fenômenos estudados buscando fazer com que os acadêmicos possam construir competências para questionar, explicar, rever e reconstruir suas explicações referentes a esses fenômenos. Maturana (1997, p.57) afirma que o mundo se origina nas explicações de um observador, dos acontecimentos de sua vida, em um processo de responder perguntas que se faz em relação a suas experiências. O fórum potencializa o exercício de valorização e respeito ao pensamento de cada um, uma vez que possibilita o envolvimento de todos nas discussões provocando a reflexão e aprofundamento dos conceitos tratados. A contribuição da wiki é através da possibilidade da escrita cooperativa e coletiva não linear, por hipertextos. A escrita coletiva é um exercício importante para a construção de uma sociedade complexa que precisa ser pensada em grupo. Além de permitir que a produção dos estudantes seja visualizada e editada, no formato de hipertexto com inserção de imagens, vídeos, tabelas e gráficos. A wiki possibilita que todos (acadêmicos, professores e tutores) teçam comentários, também é uma característica dessa ferramenta manter um histórico que registra quem editou e as alterações que realizou, sendo possível voltar a versão anterior, portanto o tutor/professor poderá acompanhar as aprendizagens tanto individual quanto coletiva dos estudantes, contribuindo para que esta seja vista em processo. A videoconferência possui um grande potencial de comunicação síncrona, de diálogo e de interação entre os grupos de estudantes, professores e tutores, que se encontram separados fisicamente. Possibilita também o compartilhamento de informações, documentos, apresentações e discussões. Através dessa ferramenta a intenção é viabilizar a realização de seminários organizados e apresentado pelos estudantes, e essa ferramenta acoplada a lousa digital auxiliará os professores e estudantes no esclarecimento de dúvidas que exijam a linguagem gráfica e simbólica. O desafio lançado aos professores do ensino de História é compreender e articular o uso dos AVA acoplados à metodologias que permitam ao estudante construir sua autonomia e aprendizagens significativas a partir das vivências e das investigações reflexivas. A escolha desta plataforma deve-se a suas características, entre as quais se pode destacar: Possui interfaces amigáveis e de fácil uso para educandos e educadores; Fornece mecanismos de comunicação assíncrona, permitindo assim que o educando trabalhe dentro de seu próprio ritmo de aprendizagem e em seu tempo disponível, além da comunicação síncrona, que lhe exige uma participação efetiva no grupo de trabalho para seu desenvolvimento profissional e avaliação pelo educador; Disponibiliza mecanismos ao educador para avaliar e acompanhar o progresso da aprendizagem dos educandos, permitindo-lhe, assim, criar alternativas individuais, quando necessário, na construção do conhecimento do educando; Apresenta a informação de uma forma mais interativa, propiciando ao educando participar mais ativamente da elaboração e construção do conhecimento, tanto individual como em grupo; Fornece múltiplas representações e oportunidades para que os educandos e educadores reflitam sobre as questões e temas estudados, buscando alternativas para os problemas apresentados e sendo capazes de explicar como os mesmos foram resolvidos; Possibilita a interação entre estudantes, professores e tutores.
1.6.3. Tutoria
A proposta do curso prevê a participação de tutores presenciais e a distância como forma de atender as demandas dos estudantes e, com isso, manter um ensino de qualidade. Tutores Presenciais: atuarão nos polos, apoiando o trabalho dos professores do curso, sendo que cada tutor presencial ficará responsável por 30 alunos. Para tal, deverão estar capacitados para o uso de metodologias interativas e problematizadoras, bem como aplicar conhecimentos relativos à área de informática na educação, e dinâmica de grupo. Tutores a Distância: atuarão como mediadores e orientadores, de maneira articulada com os professores do curso, das atividades previstas em cada disciplina, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, especialmente através dos recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma, bem como por outras formas de comunicação a distância. Esses atuarão na sede da IES junto ao professor. Cabe frisar que cada tutor atenderá 30 alunos. Os tutores contam com o apoio do coordenador de tutoria que tem como atribuições participar da seleção dos tutores, planejar e desenvolver atividades de seleção e capacitação dos tutores envolvidos no curso, bem como acompanhar as atividades acadêmicas do curso.
1.6.4. Preparação e formação para a EaD
Apresenta-se neste item aspectos relacionados a formação tanto dos professores, tutores quanto dos estudantes do curso. Nessa direção, a proposta metodológica do Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância da FURG compreende que a formação dos professores, tutores e coordenadores de tutoria enquanto profissionais da educação ocorrerá permanentemente por meio de oficinas, reuniões de estudo, encontros e debates de aspectos relacionadas a apropriação dos recursos tecnológicos voltados a educação, bem como as práticas docentes implementadas nas diferentes disciplinas. Para isso serão realizadas reuniões semanais entre os tutores, coordenadores e professores das disciplinas do curso com o intuito de discutir aspectos relacionados tanto a apropriação da tecnologia quanto as questões voltadas a apropriação de conhecimento e mediação da aprendizagem no curso. Para contribuir no processo formativo dos coordenadores de tutoria e professores das disciplinas dos diferentes cursos da SEaD, realiza-se um encontro mensal para discutir suas aprendizagens e dificuldades relacionadas a implementação das distintas disciplinas, socialização de suas práticas, elaboração de novos cursos entre outros assuntos que possam ser do interesse coletivo e venham contribuir na formação desses sujeitos. A fim de possibilitar um processo formativo permanente dos sujeitos envolvidos com o curso, a SEaD disponibiliza uma equipe multidisciplinar especializada que planeja tempos e espaços formativos para potencializar a interação entre estes atores e, além disso, apoia a produção de material didático digital.
1.6.5. Estrutura do polo presencial
Os recursos materiais devem compor a estrutura física e logística de cada polo de atuação, com exceção dos itens referentes à sala de permanência. Os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial:
1.7. Material didático
A produção do material didático digital e impresso será de responsabilidade dos professores das disciplinas, que contará com o apoio dos tutores e auxílio da equipe multidisciplinar da SEaD. Serão elaborados cadernos de História com os conteúdos de cada disciplina, impressos a serem entregues aos alunos, no início de cada disciplina, com a finalidade de orientá-los sobre os procedimentos específicos para estudantes de Educação a Distância e os conteúdos específicos a serem estudados.
1.7.1Envolvimento de pessoal docente para implantação do Curso
Os recursos humanos necessários para o desenvolvimento do curso são integrados pelo corpo docente composto por professores pertencentes aos diferentes institutos da FURG: Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI, Instituto de Educação - IE, Instituto de Letras e Artes ILA, Centro de Ciências Computacionais C3, bem como por técnicos da SEAD.
Coordenadora do Curso: Adriana Kivanski de Senna Coordenadora dos estágios: Julia Silveira Matos
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1.7 Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem.
1.7. 1 Avaliação institucional
A avaliação dos cursos da FURG é realizada pela Diretoria de Avaliação da instituição, bem como pela iniciativa da SEaD conforme descrito a seguir.
Avaliação da orientação docente e da tutoria A avaliação do curso será feita a partir de registros sobre o desenvolvimento deste, da ação dos orientadores, dos tutores e dos cursistas, por parte de todos envolvidos, em cada semestre letivo.
Avaliação do material didático O material didático será avaliado nas dimensões científico, cultural, ética, estética, didático-pedagógica, motivacional e de adequação ergonômica, através de instrumentos que levem em conta critérios que envolvam aspectos como: a forma de apresentação do assunto; o vocabulário empregado; a qualidade do conteúdo; o grau de atendimento aos objetivos propostos; o grau de adequação às TIC utilizadas.
Avaliação da infraestrutura A infraestrutura de suporte será avaliada por instrumentos que levem em conta critérios que envolvam aferição de graus de satisfação em relação: à natureza, qualidade e disponibilidade dos equipamentos existentes nos locais, como os polos de interação nas cidades atendidas; ao número e proporção por aluno de equipamentos necessários ao processo pedagógico, conforme o meio de comunicação; à qualidade das sessões de conexão síncrona ou assíncrona com os sítios provedores de conteúdo e orientação (disponibilidade, tempo de resposta, qualidade do fluxo nível de ruído comunicacional, por exemplo); à qualidade, quantidade de itens e disponibilidade do acervo de livros e periódicos, imagens, áudio, vídeos, páginas da Internet, laboratórios, bibliotecas e museus virtuais e outros recursos digitais ou digitalizados; a outras formas de atendimento remoto aos alunos (embalagens para entrega e devolução de livros, periódicos e outros materiais didáticos ou documentos); ao pessoal de apoio em geral para atendimento ao aluno, quando for o caso. |
2 Enquadramentos institucionais e legais.
2.1 Adequação do PPC com as Diretrizes Curriculares correspondentes (com atenção para as cargas horária propostas e componentes curriculares previstos);
O PPC da História Licenciatura modalidade EAD, atende as exigências previstas nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de História, bem como as diretrizes para a formação de professores, conforme documentos anexados.
2.2 Articulação do PPC com o PPP Institucional (de que forma o Curso contribui para a implantação e consolidação do PPPI);
O Curso de História assume claramente o compromisso da FURG com o ecossistema costeiro. A História busca o registro das ações humanas, coletivas e individuais, inseridas no contexto que as caracteriza; marcadamente nosso envolvimento de pesquisa, ensino e extensão volta-se naturalmente para o ambiente costeiro, alicerce da ocupação inicial da região. Disso decorre a estreita vinculação do curso com as ações passadas, presentes e futuras do homem no contexto do ecossistema costeiro, como se depreende da seguinte passagem do PPP da FURG: Voltar-se ao ecossistema costeiro implica enunciar alternativas reais de desenvolvimento harmônico entre sociedade e natureza, especialmente na região costeira em que está inserida. A formação acadêmica priorizada pela Instituição contempla uma questão metodológica fundamental: a busca de um relacionamento predominantemente horizontal entre os diferentes atores sociais, entre esses atores e os recursos naturais, e entre necessidades humanas e bens naturais. Com essa perspectiva está fundamentado o empreendimento por uma sociedade sustentável. (p. 13)
2.3 Articulação do PPC com o PDI (de que forma o Curso contribui para a implantação e consolidação do PDI);
A seguir, destacam-se os pontos de articulação deste PPPC com o PDI da FURG. Em primeiro lugar, por tratar-se de curso reestruturado no âmbito do programa REUNI, do Governo Federal, a articulação mencionada ocorre com a estratégia 2, do objetivo n° 2, vinculado ao ensino de graduação: 2. Identificar as necessidades para oferecimento de novos cursos e/ou adequação dos já existentes. 3. Criar as condições necessárias para a implantação de novos cursos de graduação, em particular os adequados às necessidades da região, que atendam às demandas da sociedade.
Em segundo lugar, mesmo sendo uma reformulação curricular esse PPPC cuidou de incluir nos seu fundamentos e diretrizes as seguintes estratégias, vinculadas ao primeiro objetivo do ensino de graduação, tal como enunciadas no PPP institucional: 1. Concluir e implementar os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação. 2. Dar continuidade ao processo de implementação das diretrizes curriculares, articulando-as aos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos e da Instituição, contemplando a realidade e as necessidades regionais. 5. Propiciar a infra-estrutura adequada ao bom funcionamento dos cursos. 6. Desenvolver, apoiar e utilizar novas tecnologias didático-pedagógicas. 13. Desenvolver ações didático-pedagógicas que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento.
2.4 Informações sobre habilitação profissional (incluindo, se for o caso, posição junto aos órgãos de classe.
O parecer nº CNE/CES 492/2001, aprovado em 03 de abril de 2001, estabeleceu, entre outras, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de História, propondo princípios gerais para a formação do historiador e do professor de História. Dessa forma, destacamos as orientações gerais para a formação do historiador, onde está previsto que: O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.).
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3 Quadro de Sequência Lógica (QSL).