SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 005/2021
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
4ª CÂMARA – CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
EM 27 DE JULHO DE 2021
Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 4ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 27 de julho de 2021, em conformidade ao constante no processo nº 23116. 001064/2021-69,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data
Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE DO COEPEA
Prof. Dr. Guilherme Lerch Lunardi
PRESIDENTE DA 4ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Anexo da Deliberação 005/2021 da 4ª Câmara do COEPEA
- Criar e incluir a disciplina Tópicos Contemporâneos de Gestão Financeira, conforme características abaixo:
Linha de Pesquisa |
Controladoria e Controle Gerencial |
Caráter |
Eletiva |
Carga horária |
45 horas |
Créditos |
3 |
Sistema de avaliação |
II |
Ementa |
Campo de estudo das finanças empresariais. Conceito e papel da administração financeira de curto e longo prazos. A relação risco e retomo. Principais decisões de investimento e suas ferramentas de análise. Instrumentos de funding e as decisões de estrutura de capital. Políticas de distribuição dos resultados. |
- Incluir a disciplina Controladoria e Controle Gerencial (07117P)
- Alterar o texto das ementas das disciplinas abaixo relacionadas:
Linha de Pesquisa |
Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Ementa |
Conceitos, fatos, pesquisas e situações reais em que o foco é a adoção da tecnologia como componente de processos educacionais, incluindo as Tecnologias Assistivas (TA) as quais englobam recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, melhoria da autonomia, da independência, da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência no ensino e pesquisa em Ciências Contábeis. Fundamentos pedagógicos e andragógicos no que diz respeito à idealização, construção e aplicação de métodos alternativos apoiados em recursos computacionais. Criação de espaço para reconhecimento e capacitação tecnológica sobre recursos computacionais como apoio ao ensino presencial e não presencial. |
Linha de Pesquisa |
Educação e Pesquisa em Contabilidade |
Ementa |
Processos de ensino e aprendizagem. Procedimentos avaliativos e metacognição. Educação, contabilidade e processos formativos. Formação docente e prática reflexiva. Dimensões do processo didático: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Práticas Educativas, saberes interdisciplinares e relação teoria-prática. Alfabetização científica e tecnológica. Organização e planejamento do trabalho docente. Ressignificação do exercício da docência universitária. Inovação e recursos metodológicos do professor universitário. |
- Excluir a disciplina Pesquisa Operacional (07124P).