Nº 015 - Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna – PAINT para o exercício de 2012.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

RESOLUÇÃO Nº 015/2011

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

EM 16 DE DEZEMBRO DE 2011

 

 

Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna – PAINT para o exercício de 2012.

 

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO UNIVERSITÁRIO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião ordinária do dia 16 de dezembro de 2011, Ata nº 407, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006356/2011-16,

 

 

 

R E S O L V E:

 

 

 

Art. 1º        Aprovar o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna – PAINT para o exercício de 2012, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente RESOLUÇÃO entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO CONSUN


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

 

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA

PAINT / 2012

ÍNDICE

 

A.

INTRODUÇÃO                                                                     2     

B.

AUDITORIA INTERNA                                                          2

 

 

Conceito                                                                       2

 

 

Natureza e objetivos                                                      2

 

 

Vinculação                                                                    3

 

 

Orientação Normativa                                                    3

 

 

Finalidade                                                                     4

 

 

Recursos Humanos                                                        4

 

 

Critérios para elaboração do PAINT                                 4

 

 

Áreas relevantes e de risco                                            5

 

 

Atividades previstas                                                      5

 

 

Considerações finais                                                      6

 

ANEXO I                                                                            7

 

ANEXO II                                                                         10

 

 

 

                                          

 

 

 

 

 

A)  INTRODUÇÃO

 

        A Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem como proposta Orçamentária para o exercício de 2012, a seguinte composição: UO 26273 – UG 154042 – Gestão 15259 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. R$287.813.206,00 e da UO 26395 – UG 154042 – GESTÃO 150218 - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR; MIGUEL RIET CORREA JÚNIOR, R$45.819.951,00, perfazendo um total de Proposta orçamentária de R$333.633.157,00.

O Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna PAINT/2012, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi elaborado em conformidade com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007 e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 07, DE 29 DE DEZEMBRO 2006. Ainda, em cumprimento ao estabelecido no Decreto n° 3591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto n° 4.304, de 16 de julho de 2002.

O Plano de Auditoria Interna – PAINT tem a finalidade de apresentar o conjunto de procedimentos a serem realizados de forma ordenada e sistêmica, objetivando contribuir com a administração superior, na busca de resultados satisfatórios quanto aos princípios da economicidade, eficiência, eficácia, razoabilidade entre outros, na gestão da FURG.

 

B)  AUDITORIA INTERNA

 

Conceito:

 

         De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC T 12, a Auditoria Interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.

        A auditoria interna[1] é uma atividade de avaliação independente dentro da Organização, na qual se atem a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona através de análise e avaliação da eficácia de outros controles (MARTINELLI, 2002).

 

Natureza e objetivos

 

A Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN), em 05/03/1999, através da Resolução n° 08/99, nomeando posteriormente uma Comissão Especial para a sua instrumentalização.

O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.

A Constituição de 1988 estabelece que:

Art. 70 - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

§ 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária...”

 

Vinculação

 

Segundo a Resolução n° 15/2010 do CONSUN, de 13 de agosto de 2010, Anexo 11 – Regimento Interno da Reitoria, o Órgão de Auditoria Interna, art.16 e 17, está vinculado ao Gabinete do Reitor, com a finalidade de orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão da Universidade, sendo suas atribuições definidas pelo Conselho Universitário (CONSUN).

 

Orientação Normativa

 

Segundo artigo 15 do Decreto 3.591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto 4.304 de 16 de julho de 2002 a Auditoria Interna se sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal – Controladoria Geral da União/PR/RS.

 

Finalidade

 

Segundo a Resolução n° 10/01 do CONSUN, de 01 de junho de 2001, que dispõe sobre as atribuições e composição do Órgão de Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em seu artigo 2°: “O Órgão de Auditoria Interna tem por finalidade, orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão como o objetivo de assegurar”:

a)   a regularidade da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e de pessoal da Instituição, objetivando a eficiência, eficácia e efetividade;

b)   a regularidade das contas, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos disponíveis, observando os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade;

c)   aos ordenadores de despesa a orientação necessária para racionalizar a execução da receita e despesa, com vistas a aplicação regular e a utilização adequada de recursos e bens disponíveis;

d)   aos órgãos responsáveis pela administração, planejamento, orçamento e programação financeira, informações oportunas que permitem aperfeiçoar essas atividades;

e)   o fiel cumprimento das leis, normas e regulamentos bem como a eficiência e a qualidade técnica do Sistema de Controle Interno da Instituição;

f)    a racionalização progressiva dos procedimentos administrativos, contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais da Instituição; e,

g)   a interpretação de normas, instruções de procedimentos e qualquer outro assunto no âmbito de sua competência ou atribuição. ”.

 

 

Recursos Humanos

 

SERVIDOR

Registro

no Conselho

MATRÍCULA SIAPE

FORMAÇÃO

CARGO/FUNÇÃO

Jackson Negalho Medeiros

CRA/RS 8968

408173

Administrador

Auditor Interno

Kátia Arpino Rasia

CRC/RS 069.246/O-2

1747303

Contador

Auditora Interna

Vagner Salort da Silva

-

1852356

Acadêmico

Estagiário

 

 

Critérios para a elaboração do PAINT/2012

 

O PAINT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para o exercício 2012, foi elaborado levando-se em consideração as recomendações feitas em auditorias realizadas, anteriormente, pelos Órgãos de Controle, Controladoria Geral da União através das Auditorias de Acompanhamento e de Gestão do Exercício Anterior; e do Tribunal de Contas da União.

As atividades previstas para o PAINT/2012 foram planejadas de acordo com a capacidade de execução, representada pelo número de servidores alocados na AUDIN. Nas horas programadas para cada trabalho, foi incluído o tempo necessário para o planejamento da atividade e elaboração do relatório, quando houver.

O planejamento previsto para efetivação das tarefas poderá sofrer mudanças ao longo do exercício, a fim de que sejam atendidas demandas imediatas do Gabinete do Reitor, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do Conselho Universitário, bem como treinamentos e tarefas especiais.

 

Áreas relevantes e de risco

 

Na avaliação da Auditoria Interna, as áreas de risco referem-se a:

1)   A área de gestão patrimonial, já que há necessidade de levantamento de bens para atendimento da determinação do Acórdão 367/2010 – TCU 2ª Câmara. Assunto também tratado pelo ofício 7049/2011/GAB/CGU – Regional/RS/CGU – PR, de 17 de março de 2011, que trata das recomendações contidas nos Planos de Providência nº 224846 e 243921, conforme item 2.2.1.6. “Não localização de equipamentos com valor superior ao indicado na Instrução Normativa CGU nº 04 de 17/02/2009”.

2)   Necessidade de Implantação do Sistema de Diárias e Passagens – SCDP;

3)   Fragilidade nos controles do Almoxarifado do Hospital Universitário.

 

Atividades Previstas

 

Entre as atividades previstas para serem executadas no decorrer do ano de 2012, destacamos como objetivo global, a análise, o assessoramento e o acompanhamento dos vários controles internos desenvolvidos e utilizados pelas seguintes áreas: financeira, orçamentária, patrimonial, pessoal e de suprimento de bens e serviços.

        A seguir, apresenta-se uma síntese dos objetivos específicos de cada Programa de Auditoria a ser aplicado.

 

        CONTROLE DE GESTÃO: análise, orientação e acompanhamento das providências adotadas em atendimento às recomendações expedidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.        

        GESTÃO PATRIMONIAL: verificar o acompanhamento de existência físicas e baixas sobre os bens móveis, inventário anual de bens móveis, que tenha por base o sistema de controle de bens móveis.

        GESTÃO DE SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS:

a)  Exame de Prestações de Contas solicitadas pela Administração.

b)  Levantamento e exame na área de obras.

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA:

Análise e acompanhamento quanto à execução das despesas correntes e de capital, multas, dívidas da instituição, falta ou irregularidade de comprovação e responsáveis por perdas ou danos

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

a)   Análise da entrega das declarações de bens e rendas;

b)   Acompanhamento do processo de concessão de diárias e passagens;

c)   Acompanhamento da implantação do SCDP (Sistema de Concessão de diárias e passagens).

d)   Acompanhamento dos registros das admissões, desligamentos, aposentadorias e pensões, no SISAC – Sistema de Registro e Apreciação de Atos de Admissão e Concessão;

e)   Cruzamento de dados relativos aos registros dos servidores e informações da Folha de Pagamento.

 

Considerações Finais

 

Além das atividades destacadas no anexo I, relacionamos a seguir, uma série de outras tarefas, as quais são de competência da AUDIN, e que serão executadas ao longo do exercício de 2012.

 

ü  Assessoramento ao CONSUN;

ü  Assessoramento à Administração Central;

ü  Trabalhos especiais solicitados pela Administração Central;

ü  Exame nos processos de Inventário do exercício de 2012;

ü  Receber e assessorar Auditorias Externas;

ü  Elaboração Trimestral e Anual do RAINT;

ü  Elaboração do PAINT 2013.

 

 

         A seguir, o Anexo I, que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria.

 

 

 

 

 

 

 


Anexo I - Plano de Atividades Anuais de Auditoria

 

Relevância

Descrição Sumária

 

Área

 

 

Objetivos

 

 

Tipo

 

 

Local

 

Período de Execução

 

Escopo

 

 

Forma

 

Dias

H/H

1

Alta

Atuação do TCU/  SECEX

Controles de gestão

Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

20

160

Levantamento das falhas apontadas pelo TCU

Direta

2

Alta

Atuação da CGU/RS

Controles de gestão

Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

20

160

Levantamento das falhas apontadas pelo CGU

Direta

3

Média

Atuação da Auditoria Interna

Controles de gestão

Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

20

160

Levantamento das falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria Interna

Direta

4

Média

Elaboração do relatório e parecer da Auditoria Interna

Controles de gestão

Emitir opinião sobre a prestação de contas da FURG.

Avaliação da gestão

Sala da AUDIN

40

320

Solicitação de respostas da administração e análise conclusivas

Direta

5

Média

Apoio Operacional à Auditoria da CGU/RS

Controles de gestão

Dar apoio técnico para agilizar no atendimento da equipe de trabalho

Avaliação da gestão

Sala da AUDIN

15

120

Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e ajuda na elaboração de respostas

Direta

6

Média


Formalização da prestação de contas

Controles de gestão

Verificar o cumprimento das formalidades legais na composição da prestação de contas da FURG.

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

30

240

Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da FURG.

Direta

7

Média

Baixa de Bens

Gestão Patrimonial

Verificar a existência de baixa de bens

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN/Patrimônio

7

56

Exame da execução de processos de baixa de bens

Direta

8

Alta

Inventário Anual de Bens Móveis

Gestão Patrimonial

Verificar a existência e procedimentos da comissão de baixa de bens móveis

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

10

80

Exame do Processo de Inventário anual e procedimentos

Direta

9

Alta

Contratos e Convênios

Gestão de suprimentos de bens/serviços

Verificar se estão adequadas as normas legais.

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

100

800

Exame de Prestações de Contas de contratos e convênios

Direta

10

Alta

Obras

Gestão de suprimentos de bens/serviços

Verificar o processo licitatório até o pagamento

Acompanhamento da Gestão

Sala da AUDIN

30

240

Exame de contratos de obras e serviços

Direta

11

Média

Despesas correntes

Gestão Financeira

Verificar e acompanhar registro de despesas correntes

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

5

40

Exame dos registros contábeis

Direta

12

Alta

Declaração de bens e rendas

Gestão de Recursos Humanos

Verificar o cumprimento da entrega

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

5

40

Exame dos registros da PROGEP

Direta

13

Média

Admissões/Demissões

Gestão de Recursos Humanos

Verificação de documentos e legislação

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

5

40

Exame de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU

Direta

14

Média

Diárias

Gestão de Recursos Humanos

Verificar se os pagamentos estão corretos

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN

5

40

Exame das diárias no país e no exterior

Direta

15

Média

CGU/PAD

Gestão de Recursos Humanos

Exame – Cruzamento de dados relativos aos registros de servidores e as informações da Folha de Pagamento.

Acompanhamento da gestão

Sala da AUDIN/Comissão

10

80

Exame dos registros efetuados no sistema CGU/PAD.

Direta

16

       Média

Almoxarifado

Controle de Gestão

 

 

Verificação de controles.

Acompanhamento da Gestão

Sala da Audin/Almoxarifado

10

80

Revisão e acompanhamento de controles.

Direta

17

Média

Demandas Eventuais

Decorrentes de situações emergenciais ou de Auditorias Externas de 2012

Verificação de procedimentos

Acompanhamento da Gestão

Sala da Audin/Diversos

10

80

Revisão de Fatos analisados e procedimentos.

Direta

18

Média

Fonai

-

-

-

-

10

80

-

 

19

Média

Férias

-

-

-

-

44

352

-

 

20

Alta

Cursos de Capacitação

Auditoria

Capacitação e atualização

Curso

-

20

160

-

 

21

Alta

Conformidade de Gestão-FURG/HU

 

Verificar os fatos registrados no SIAFI

Acompanhamento dos registros no SIAFI

Sala da AUDIN

60

480

Análise dos registros no sistema SIAFI

Direta

21

Média

Apoio Operacional à Auditoria da TCU 3ª SECEX/RS

Controles de gestão

Dar apoio técnico para agilizar no atendimento da equipe de trabalho

Avaliação da gestão

Sala da AUDIN/Pró-Reitorias, Hospital de Ensino, Fundações de Apoio e Reitoria

5

40

Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e ajuda na elaboração de respostas.

Direta

24

Alta

Atendimento a demandas internas da Reitoria

Controles de gestão

Verificação de procedimentos

Avaliação da gestão

Sala da AUDIN

15

120

Atendimento a demandas da Reitoria

Direta

TOTAL

 

 

 

 

 

 

496

3968

 

 

 

ANEXO II - Cronograma Anual e Representatividade das Atividades da Auditoria Interna

 

Item

 

 

Descrição

Escopo

Risco Inerente ao objeto e Relevância em Relação a Entidade

Cronograma

Total

Início

Fim

Horas

Dias

1

Atuação do TCU.

 

Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções.

Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Externo.

Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências.

Implementação das recomendações.

03/01/2012

31/12/2012

160

20

2

Atuação da CGU.

 

Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções.

Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Interno.

Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências.

Implementação das recomendações.

03/01/2012

31/12/2012

160

20

3

Atuação da Auditoria Interna.

Levantamento de falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria Interna.

Inobservância das recomendações do órgão de auditoria interna e reincidência das ocorrências.

Implementação das recomendações.

03/01/2012

31/12/2012

160

20

4

Prestação de Contas 2011 da FURG.

Acompanhamento do processo de prestação de contas, análises da dos Relatórios Financeiros, mediante a legislação vigente e novas orientações dos órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU) para  elaboração do relatório e respectivo parecer da Auditoria Interna.

O exame e o Parecer da Auditoria Interna sobre a prestação de Contas anual da entidade estão previstos no parágrafo 6º, art. 15 do Decreto 3.591/2000, sendo assim, o seu não cumprimento fere as disposições em relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

 

03/01/2012

31/03/2012

320

40

5

Apoio Operacional à Auditoria da CGU.

Acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao Órgão de Auditoria Interna. Atendimento às solicitações, Xerox dos documentos.

Irregularidades e impropriedades na aplicação dos recursos públicos.

Cumprimento das formalidades legais.

03/01/2012

31/12/2012

120

15

6

Formalização da prestação de contas.

Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da FURG.

O exame da Auditoria Interna sobre o Processo de Prestação de Contas é necessário para que esta esteja de acordo com a legislação e as orientações proferidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.

03/01/2012

31/03/2012

240

30

7

Baixa de Bens pelo

Setor de Patrimônio.

Verificar o cumprimento das normas internas e da legislação pertinente.

Constatar a ocorrência de impropriedades nas rotinas pertinentes à área visando corrigi-las e evitar reincidência.

Exame da execução de processos de baixa de bens. Aferição dos controles apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente, solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de 5%.

 

Impropriedade nas rotinas do Setor de patrimônio, em geral, levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição dos controles existentes de patrimônio, sua racionalização e verificação de materiais obsoletos.

02/07/2012

31/08/2012

56

7

8

Inventário Anual de Bens Móveis 2011.

Examinar o Processo de Inventário anual de 2011 com vistas a detectar possíveis falhas na inspeção física dos bens em relação aos registros de bens existentes.

Inconsistência entre os registros e o levantamento físico dos bens, em geral, levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição dos controles existentes de patrimônio.

01/03/2012

31/03/2012

80

10

9

Contratos e Convênios.

Exame de Prestações de Contas de contratos e convênios no exercício na proporção de 100%.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos e inobservância dos aspectos legais e formais;

Cumprimento dos aspectos formais e legais.

03/01/2012

31/12/2012

800

100

10

Obras.

Solicitação dos contratos e termos aditivos na proporção de 10%.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

A ação da auditoria em relação aos processos licitatórios é essencial para assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente.

31/07/2012

30/11/2012

240

30

11

Despesas correntes.

Solicitação dos processos licitatórios e dos contratos e termos aditivos vigentes e os elaborados no exercício – selecionados por amostragem na proporção de 5% para os pregões e 20% para as Dispensas e Inexigibilidades.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

A ação da auditoria em relação aos processos licitatórios é essencial para assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente.

28/05/2012

29/06/2012

40

5

12

Declaração de bens e rendas.

Exame dos controles atualizados quanto a disponibilização de informações relativas a declaração de bens e renda dos servidores (IN 66 de 24 de maio de 2011 – TCU) à PROGEP.

Inobservância dos aspectos legais e formais;

Cumprimento dos aspectos formais e legais.

02/07/2012

31/08/2012

40

5

13

Admissões/

Demissões.

Exame de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU. Análise das admissões de pessoal, auxílios, adicionais e demais procedimentos específicos do setor. Os documentos a serem analisados serão devidamente selecionados por amostragem na proporção de 10%.

 

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Tendo em vista a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, conseqüentemente, o ingresso de inúmeros servidores na Instituição, faz-se necessário o acompanhamento dos processos a estes relativos.

31/08/2012

30/11/2012

40

5

14

Processos de Diárias e Passagens Aéreas.

Análise dos processos de Diárias e passagens, dentro e fora do país, utilizando uma amostragem de 10%.

Inobservância dos aspectos legais e formais;

Cumprimento dos aspectos formais e legais.

01/05/2012

31/05/2012

40

5

15

Folha de Pagamento.

Exame – Cruzamento de dados relativos aos registros de servidores, portarias e as informações da Folha de Pagamento, utilizando uma amostragem de 5%.

Inobservância dos aspectos legais e formais;

Cumprimento dos aspectos formais e legais.

03/09/2012

28/09/2012

80

10

16

Almoxarifado.

Revisão e acompanhamento de controles apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente, solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de 10%.

Impropriedade nas rotinas do almoxarifado levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição nos controles de contagem Física dos Materiais do Almoxarifado e verificação das baixas do estoque.

01/05/2012

31/05/2012

80

10

17

Demandas Eventuais.

Assessorar os gestores/executores da entidade no acompanhamento da execução dos programas de governo, visando a execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento.

 

Orientar os gestores e executores para o acompanhamento da execução das metas traçadas pelos programas de governo, e das elencadas no plano de ação Institucional.

Dirimir dúvidas e fortalecer a padronização dos procedimentos.

Atuar de forma preventiva.

Desconhecimento da legislação específica.

Assessoria para evitar irregularidades na utilização dos recursos públicos, com atuação de forma preventiva.

03/01/2012

31/12/2012

80

10

18

Fonai

Participação no evento de Auditoria Interna do FONAI-MEC

Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade

14/05/2012

18/05/2012

80

10

19

Férias

-

-

03/01/2012

10/03/2012

352

44

20

Cursos de Capacitação

Participação dos servidores lotados no Setor de Auditoria Interna.

Descumprimento do Inciso II do Art. 2º da Instrução Normativa nº 01, de 03/01/2007 – Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade;

Aprimoramento profissional dos servidores lotados no setor através da atualização do conhecimento.

03/01/2012

31/12/2012

160

20

21

Conformidade de Gestão-FURG/HU.

Análise dos registros no sistema SIAFI

Inconsistências nos Registros Siafi;

Regularidade dos registros siafi.

03/01/2012

31/12/2012

480

60

22

Apoio Operacional à Auditoria da TCU.

Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao órgão de Auditoria Interna.

Irregularidades e impropriedades na aplicação dos recursos públicos.

Cumprimento das formalidades legais.

03/01/2012

31/12/2012

40

5

23

Atendimento a demandas internas da Reitoria.

Dirimir dúvidas e fortalecer a padronização dos procedimentos.

Atuar de forma preventiva.

Assessoria para evitar irregularidades na utilização dos recursos públicos, com atuação de forma preventiva.

03/01/2012

31/12/2012

120

15

 

Total

 

 

 

 

3968

496

 

                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Kátia Arpino Rasia

Contadora CRC/RS 069.246/ O-2

Auditora Interna



[1] MARTINELLI Auditores. Curso básico de auditoria interna. Campinas: UNICAMP, 2002.