SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
RESOLUÇÃO Nº 015/2011
CONSELHO UNIVERSITÁRIO
EM 16 DE DEZEMBRO DE 2011
Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna PAINT para o exercício de 2012.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO UNIVERSITÁRIO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião ordinária do dia 16 de dezembro de 2011, Ata nº 407, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006356/2011-16,
R E S O L V E:
Art. 1º Aprovar o Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna PAINT para o exercício de 2012, conforme anexo.
Art. 2º A presente RESOLUÇÃO entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO CONSUN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA
PAINT / 2012
ÍNDICE
A. |
INTRODUÇÃO 2 |
|
B. |
AUDITORIA INTERNA 2 |
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Conceito 2 |
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Natureza e objetivos 2 |
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Vinculação 3 |
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Orientação Normativa 3 |
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Finalidade 4 |
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Recursos Humanos 4 |
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Critérios para elaboração do PAINT 4 |
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Áreas relevantes e de risco 5 |
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Atividades previstas 5 |
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Considerações finais 6 |
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ANEXO I 7 |
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ANEXO II 10 |
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A) INTRODUÇÃO
A Universidade Federal do Rio Grande FURG tem como proposta Orçamentária para o exercício de 2012, a seguinte composição: UO 26273 UG 154042 Gestão 15259 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG. R$287.813.206,00 e da UO 26395 UG 154042 GESTÃO 150218 - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR; MIGUEL RIET CORREA JÚNIOR, R$45.819.951,00, perfazendo um total de Proposta orçamentária de R$333.633.157,00.
O Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna PAINT/2012, da Universidade Federal do Rio Grande FURG foi elaborado em conformidade com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007 e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 07, DE 29 DE DEZEMBRO 2006. Ainda, em cumprimento ao estabelecido no Decreto n° 3591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto n° 4.304, de 16 de julho de 2002.
O Plano de Auditoria Interna PAINT tem a finalidade de apresentar o conjunto de procedimentos a serem realizados de forma ordenada e sistêmica, objetivando contribuir com a administração superior, na busca de resultados satisfatórios quanto aos princípios da economicidade, eficiência, eficácia, razoabilidade entre outros, na gestão da FURG.
B) AUDITORIA INTERNA
Conceito:
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 12, a Auditoria Interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
A auditoria interna[1] é uma atividade de avaliação independente dentro da Organização, na qual se atem a revisar as operações, como um serviço prestado à administração. Constitui um controle gerencial que funciona através de análise e avaliação da eficácia de outros controles (MARTINELLI, 2002).
Natureza e objetivos
A Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande FURG foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN), em 05/03/1999, através da Resolução n° 08/99, nomeando posteriormente uma Comissão Especial para a sua instrumentalização.
O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.
A Constituição de 1988 estabelece que:
Art. 70 - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
§ 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária...
Vinculação
Segundo a Resolução n° 15/2010 do CONSUN, de 13 de agosto de 2010, Anexo 11 Regimento Interno da Reitoria, o Órgão de Auditoria Interna, art.16 e 17, está vinculado ao Gabinete do Reitor, com a finalidade de orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão da Universidade, sendo suas atribuições definidas pelo Conselho Universitário (CONSUN).
Orientação Normativa
Segundo artigo 15 do Decreto 3.591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto 4.304 de 16 de julho de 2002 a Auditoria Interna se sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal Controladoria Geral da União/PR/RS.
Finalidade
Segundo a Resolução n° 10/01 do CONSUN, de 01 de junho de 2001, que dispõe sobre as atribuições e composição do Órgão de Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande FURG, em seu artigo 2°: O Órgão de Auditoria Interna tem por finalidade, orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão como o objetivo de assegurar:
a) a regularidade da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e de pessoal da Instituição, objetivando a eficiência, eficácia e efetividade;
b) a regularidade das contas, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos disponíveis, observando os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade;
c) aos ordenadores de despesa a orientação necessária para racionalizar a execução da receita e despesa, com vistas a aplicação regular e a utilização adequada de recursos e bens disponíveis;
d) aos órgãos responsáveis pela administração, planejamento, orçamento e programação financeira, informações oportunas que permitem aperfeiçoar essas atividades;
e) o fiel cumprimento das leis, normas e regulamentos bem como a eficiência e a qualidade técnica do Sistema de Controle Interno da Instituição;
f) a racionalização progressiva dos procedimentos administrativos, contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais da Instituição; e,
g) a interpretação de normas, instruções de procedimentos e qualquer outro assunto no âmbito de sua competência ou atribuição. .
Recursos Humanos
SERVIDOR |
Registro no Conselho |
MATRÍCULA SIAPE |
FORMAÇÃO |
CARGO/FUNÇÃO |
Jackson Negalho Medeiros |
CRA/RS 8968 |
408173 |
Administrador |
Auditor Interno |
Kátia Arpino Rasia |
CRC/RS 069.246/O-2 |
1747303 |
Contador |
Auditora Interna |
Vagner Salort da Silva |
- |
1852356 |
Acadêmico |
Estagiário |
Critérios para a elaboração do PAINT/2012
O PAINT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para o exercício 2012, foi elaborado levando-se em consideração as recomendações feitas em auditorias realizadas, anteriormente, pelos Órgãos de Controle, Controladoria Geral da União através das Auditorias de Acompanhamento e de Gestão do Exercício Anterior; e do Tribunal de Contas da União.
As atividades previstas para o PAINT/2012 foram planejadas de acordo com a capacidade de execução, representada pelo número de servidores alocados na AUDIN. Nas horas programadas para cada trabalho, foi incluído o tempo necessário para o planejamento da atividade e elaboração do relatório, quando houver.
O planejamento previsto para efetivação das tarefas poderá sofrer mudanças ao longo do exercício, a fim de que sejam atendidas demandas imediatas do Gabinete do Reitor, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do Conselho Universitário, bem como treinamentos e tarefas especiais.
Áreas relevantes e de risco
Na avaliação da Auditoria Interna, as áreas de risco referem-se a:
1) A área de gestão patrimonial, já que há necessidade de levantamento de bens para atendimento da determinação do Acórdão 367/2010 TCU 2ª Câmara. Assunto também tratado pelo ofício 7049/2011/GAB/CGU Regional/RS/CGU PR, de 17 de março de 2011, que trata das recomendações contidas nos Planos de Providência nº 224846 e 243921, conforme item 2.2.1.6. Não localização de equipamentos com valor superior ao indicado na Instrução Normativa CGU nº 04 de 17/02/2009.
2) Necessidade de Implantação do Sistema de Diárias e Passagens SCDP;
3) Fragilidade nos controles do Almoxarifado do Hospital Universitário.
Atividades Previstas
Entre as atividades previstas para serem executadas no decorrer do ano de 2012, destacamos como objetivo global, a análise, o assessoramento e o acompanhamento dos vários controles internos desenvolvidos e utilizados pelas seguintes áreas: financeira, orçamentária, patrimonial, pessoal e de suprimento de bens e serviços.
A seguir, apresenta-se uma síntese dos objetivos específicos de cada Programa de Auditoria a ser aplicado.
CONTROLE DE GESTÃO: análise, orientação e acompanhamento das providências adotadas em atendimento às recomendações expedidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.
GESTÃO PATRIMONIAL: verificar o acompanhamento de existência físicas e baixas sobre os bens móveis, inventário anual de bens móveis, que tenha por base o sistema de controle de bens móveis.
GESTÃO DE SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS:
a) Exame de Prestações de Contas solicitadas pela Administração.
b) Levantamento e exame na área de obras.
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA:
Análise e acompanhamento quanto à execução das despesas correntes e de capital, multas, dívidas da instituição, falta ou irregularidade de comprovação e responsáveis por perdas ou danos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:
a) Análise da entrega das declarações de bens e rendas;
b) Acompanhamento do processo de concessão de diárias e passagens;
c) Acompanhamento da implantação do SCDP (Sistema de Concessão de diárias e passagens).
d) Acompanhamento dos registros das admissões, desligamentos, aposentadorias e pensões, no SISAC Sistema de Registro e Apreciação de Atos de Admissão e Concessão;
e) Cruzamento de dados relativos aos registros dos servidores e informações da Folha de Pagamento.
Considerações Finais
Além das atividades destacadas no anexo I, relacionamos a seguir, uma série de outras tarefas, as quais são de competência da AUDIN, e que serão executadas ao longo do exercício de 2012.
ü Assessoramento ao CONSUN;
ü Assessoramento à Administração Central;
ü Trabalhos especiais solicitados pela Administração Central;
ü Exame nos processos de Inventário do exercício de 2012;
ü Receber e assessorar Auditorias Externas;
ü Elaboração Trimestral e Anual do RAINT;
ü Elaboração do PAINT 2013.
A seguir, o Anexo I, que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria.
Anexo I - Plano de Atividades Anuais de Auditoria |
||||||||||
N° |
Relevância |
Descrição Sumária |
Área
|
Objetivos
|
Tipo
|
Local
|
Período de Execução |
Escopo
|
Forma
|
|
Dias |
H/H |
|||||||||
1 |
Alta |
Atuação do TCU/ SECEX |
Controles de gestão |
Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
20 |
160 |
Levantamento das falhas apontadas pelo TCU |
Direta |
2 |
Alta |
Atuação da CGU/RS |
Controles de gestão |
Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
20 |
160 |
Levantamento das falhas apontadas pelo CGU |
Direta |
3 |
Média |
Atuação da Auditoria Interna |
Controles de gestão |
Verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
20 |
160 |
Levantamento das falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria Interna |
Direta |
4 |
Média |
Elaboração do relatório e parecer da Auditoria Interna |
Controles de gestão |
Emitir opinião sobre a prestação de contas da FURG. |
Avaliação da gestão |
Sala da AUDIN |
40 |
320 |
Solicitação de respostas da administração e análise conclusivas |
Direta |
5 |
Média |
Apoio Operacional à Auditoria da CGU/RS |
Controles de gestão |
Dar apoio técnico para agilizar no atendimento da equipe de trabalho |
Avaliação da gestão |
Sala da AUDIN |
15 |
120 |
Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e ajuda na elaboração de respostas |
Direta |
6 |
Média |
|
Controles de gestão |
Verificar o cumprimento das formalidades legais na composição da prestação de contas da FURG. |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
30 |
240 |
Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da FURG. |
Direta |
7 |
Média |
Baixa de Bens |
Gestão Patrimonial |
Verificar a existência de baixa de bens |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN/Patrimônio |
7 |
56 |
Exame da execução de processos de baixa de bens |
Direta |
8 |
Alta |
Inventário Anual de Bens Móveis |
Gestão Patrimonial |
Verificar a existência e procedimentos da comissão de baixa de bens móveis |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
10 |
80 |
Exame do Processo de Inventário anual e procedimentos |
Direta |
9 |
Alta |
Contratos e Convênios |
Gestão de suprimentos de bens/serviços |
Verificar se estão adequadas as normas legais. |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
100 |
800 |
Exame de Prestações de Contas de contratos e convênios |
Direta |
10 |
Alta |
Obras |
Gestão de suprimentos de bens/serviços |
Verificar o processo licitatório até o pagamento |
Acompanhamento da Gestão |
Sala da AUDIN |
30 |
240 |
Exame de contratos de obras e serviços |
Direta |
11 |
Média |
Despesas correntes |
Gestão Financeira |
Verificar e acompanhar registro de despesas correntes |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
5 |
40 |
Exame dos registros contábeis |
Direta |
12 |
Alta |
Declaração de bens e rendas |
Gestão de Recursos Humanos |
Verificar o cumprimento da entrega |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
5 |
40 |
Exame dos registros da PROGEP |
Direta |
13 |
Média |
Admissões/Demissões |
Gestão de Recursos Humanos |
Verificação de documentos e legislação |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
5 |
40 |
Exame de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU |
Direta |
14 |
Média |
Diárias |
Gestão de Recursos Humanos |
Verificar se os pagamentos estão corretos |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN |
5 |
40 |
Exame das diárias no país e no exterior |
Direta |
15 |
Média |
CGU/PAD |
Gestão de Recursos Humanos |
Exame Cruzamento de dados relativos aos registros de servidores e as informações da Folha de Pagamento. |
Acompanhamento da gestão |
Sala da AUDIN/Comissão |
10 |
80 |
Exame dos registros efetuados no sistema CGU/PAD. |
Direta |
16 |
Média |
Almoxarifado |
Controle de Gestão
|
Verificação de controles. |
Acompanhamento da Gestão |
Sala da Audin/Almoxarifado |
10 |
80 |
Revisão e acompanhamento de controles. |
Direta |
17 |
Média |
Demandas Eventuais |
Decorrentes de situações emergenciais ou de Auditorias Externas de 2012 |
Verificação de procedimentos |
Acompanhamento da Gestão |
Sala da Audin/Diversos |
10 |
80 |
Revisão de Fatos analisados e procedimentos. |
Direta |
18 |
Média |
Fonai |
- |
- |
- |
- |
10 |
80 |
- |
|
19 |
Média |
Férias |
- |
- |
- |
- |
44 |
352 |
- |
|
20 |
Alta |
Cursos de Capacitação |
Auditoria |
Capacitação e atualização |
Curso |
- |
20 |
160 |
- |
|
21 |
Alta |
Conformidade de Gestão-FURG/HU |
|
Verificar os fatos registrados no SIAFI |
Acompanhamento dos registros no SIAFI |
Sala da AUDIN |
60 |
480 |
Análise dos registros no sistema SIAFI |
Direta |
21 |
Média |
Apoio Operacional à Auditoria da TCU 3ª SECEX/RS |
Controles de gestão |
Dar apoio técnico para agilizar no atendimento da equipe de trabalho |
Avaliação da gestão |
Sala da AUDIN/Pró-Reitorias, Hospital de Ensino, Fundações de Apoio e Reitoria |
5 |
40 |
Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e ajuda na elaboração de respostas. |
Direta |
24 |
Alta |
Atendimento a demandas internas da Reitoria |
Controles de gestão |
Verificação de procedimentos |
Avaliação da gestão |
Sala da AUDIN |
15 |
120 |
Atendimento a demandas da Reitoria |
Direta |
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
496 |
3968 |
|
|
ANEXO II - Cronograma Anual e Representatividade das Atividades da Auditoria Interna
|
|||||||
Item
|
Descrição |
Escopo |
Risco Inerente ao objeto e Relevância em Relação a Entidade |
Cronograma |
Total |
||
Início |
Fim |
Horas |
Dias |
||||
1 |
Atuação do TCU.
|
Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções. Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Externo. |
Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências. Implementação das recomendações. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
160 |
20 |
2 |
Atuação da CGU.
|
Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções. Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Interno. |
Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências. Implementação das recomendações. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
160 |
20 |
3 |
Atuação da Auditoria Interna. |
Levantamento de falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria Interna. |
Inobservância das recomendações do órgão de auditoria interna e reincidência das ocorrências. Implementação das recomendações. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
160 |
20 |
4 |
Prestação de Contas 2011 da FURG. |
Acompanhamento do processo de prestação de contas, análises da dos Relatórios Financeiros, mediante a legislação vigente e novas orientações dos órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU) para elaboração do relatório e respectivo parecer da Auditoria Interna. |
O exame e o Parecer da Auditoria Interna sobre a prestação de Contas anual da entidade estão previstos no parágrafo 6º, art. 15 do Decreto 3.591/2000, sendo assim, o seu não cumprimento fere as disposições em relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
|
03/01/2012 |
31/03/2012 |
320 |
40 |
5 |
Apoio Operacional à Auditoria da CGU. |
Acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao Órgão de Auditoria Interna. Atendimento às solicitações, Xerox dos documentos. |
Irregularidades e impropriedades na aplicação dos recursos públicos. Cumprimento das formalidades legais. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
120 |
15 |
6 |
Formalização da prestação de contas. |
Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da FURG. |
O exame da Auditoria Interna sobre o Processo de Prestação de Contas é necessário para que esta esteja de acordo com a legislação e as orientações proferidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo. |
03/01/2012 |
31/03/2012 |
240 |
30 |
7 |
Baixa de Bens pelo Setor de Patrimônio. |
Verificar o cumprimento das normas internas e da legislação pertinente. Constatar a ocorrência de impropriedades nas rotinas pertinentes à área visando corrigi-las e evitar reincidência. Exame da execução de processos de baixa de bens. Aferição dos controles apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente, solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de 5%.
|
Impropriedade nas rotinas do Setor de patrimônio, em geral, levando a uma má utilização dos recursos públicos. Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição dos controles existentes de patrimônio, sua racionalização e verificação de materiais obsoletos. |
02/07/2012 |
31/08/2012 |
56 |
7 |
8 |
Inventário Anual de Bens Móveis 2011. |
Examinar o Processo de Inventário anual de 2011 com vistas a detectar possíveis falhas na inspeção física dos bens em relação aos registros de bens existentes. |
Inconsistência entre os registros e o levantamento físico dos bens, em geral, levando a uma má utilização dos recursos públicos. Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição dos controles existentes de patrimônio. |
01/03/2012 |
31/03/2012 |
80 |
10 |
9 |
Contratos e Convênios. |
Exame de Prestações de Contas de contratos e convênios no exercício na proporção de 100%. |
Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos e inobservância dos aspectos legais e formais; Cumprimento dos aspectos formais e legais. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
800 |
100 |
10 |
Obras. |
Solicitação dos contratos e termos aditivos na proporção de 10%. |
Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. A ação da auditoria em relação aos processos licitatórios é essencial para assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente. |
31/07/2012 |
30/11/2012 |
240 |
30 |
11 |
Despesas correntes. |
Solicitação dos processos licitatórios e dos contratos e termos aditivos vigentes e os elaborados no exercício selecionados por amostragem na proporção de 5% para os pregões e 20% para as Dispensas e Inexigibilidades. |
Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. A ação da auditoria em relação aos processos licitatórios é essencial para assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente. |
28/05/2012 |
29/06/2012 |
40 |
5 |
12 |
Declaração de bens e rendas. |
Exame dos controles atualizados quanto a disponibilização de informações relativas a declaração de bens e renda dos servidores (IN 66 de 24 de maio de 2011 TCU) à PROGEP. |
Inobservância dos aspectos legais e formais; Cumprimento dos aspectos formais e legais. |
02/07/2012 |
31/08/2012 |
40 |
5 |
13 |
Admissões/ Demissões. |
Exame de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU. Análise das admissões de pessoal, auxílios, adicionais e demais procedimentos específicos do setor. Os documentos a serem analisados serão devidamente selecionados por amostragem na proporção de 10%.
|
Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. Tendo em vista a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, conseqüentemente, o ingresso de inúmeros servidores na Instituição, faz-se necessário o acompanhamento dos processos a estes relativos. |
31/08/2012 |
30/11/2012 |
40 |
5 |
14 |
Processos de Diárias e Passagens Aéreas. |
Análise dos processos de Diárias e passagens, dentro e fora do país, utilizando uma amostragem de 10%. |
Inobservância dos aspectos legais e formais; Cumprimento dos aspectos formais e legais. |
01/05/2012 |
31/05/2012 |
40 |
5 |
15 |
Folha de Pagamento. |
Exame Cruzamento de dados relativos aos registros de servidores, portarias e as informações da Folha de Pagamento, utilizando uma amostragem de 5%. |
Inobservância dos aspectos legais e formais; Cumprimento dos aspectos formais e legais. |
03/09/2012 |
28/09/2012 |
80 |
10 |
16 |
Almoxarifado. |
Revisão e acompanhamento de controles apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente, solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de 10%. |
Impropriedade nas rotinas do almoxarifado levando a uma má utilização dos recursos públicos. Atendimento dos preceitos legais pertinentes, bem como aferição nos controles de contagem Física dos Materiais do Almoxarifado e verificação das baixas do estoque. |
01/05/2012 |
31/05/2012 |
80 |
10 |
17 |
Demandas Eventuais. Assessorar os gestores/executores da entidade no acompanhamento da execução dos programas de governo, visando a execução das metas, o alcance dos objetivos e a adequação do gerenciamento.
|
Orientar os gestores e executores para o acompanhamento da execução das metas traçadas pelos programas de governo, e das elencadas no plano de ação Institucional. Dirimir dúvidas e fortalecer a padronização dos procedimentos. Atuar de forma preventiva. |
Desconhecimento da legislação específica. Assessoria para evitar irregularidades na utilização dos recursos públicos, com atuação de forma preventiva. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
80 |
10 |
18 |
Fonai |
Participação no evento de Auditoria Interna do FONAI-MEC |
Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade |
14/05/2012 |
18/05/2012 |
80 |
10 |
19 |
Férias |
- |
- |
03/01/2012 |
10/03/2012 |
352 |
44 |
20 |
Cursos de Capacitação |
Participação dos servidores lotados no Setor de Auditoria Interna. |
Descumprimento do Inciso II do Art. 2º da Instrução Normativa nº 01, de 03/01/2007 Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade; Aprimoramento profissional dos servidores lotados no setor através da atualização do conhecimento. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
160 |
20 |
21 |
Conformidade de Gestão-FURG/HU. |
Análise dos registros no sistema SIAFI |
Inconsistências nos Registros Siafi; Regularidade dos registros siafi. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
480 |
60 |
22 |
Apoio Operacional à Auditoria da TCU. |
Atendimento das solicitações, xerox dos documentos, acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao órgão de Auditoria Interna. |
Irregularidades e impropriedades na aplicação dos recursos públicos. Cumprimento das formalidades legais. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
40 |
5 |
23 |
Atendimento a demandas internas da Reitoria. |
Dirimir dúvidas e fortalecer a padronização dos procedimentos. Atuar de forma preventiva. |
Assessoria para evitar irregularidades na utilização dos recursos públicos, com atuação de forma preventiva. |
03/01/2012 |
31/12/2012 |
120 |
15 |
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Total |
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3968 |
496 |
Kátia Arpino Rasia
Contadora CRC/RS 069.246/ O-2
Auditora Interna