Nº 030 - Dispõe sobre o Plano Institucional 2000/2002

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

 

RESOLUÇÃO Nº 030/99

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

DE 10 DE DEZEMBRO DE 1999

 

Dispõe sobre o Plano Institucional 2000/2002.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO UNIVERSITÁRIO, tendo em vista decisão deste Conselho tomada em reunião do dia 08 de dezembro de 1999,

 

R E S O L V E :

 

Artigo 1º -

Aprovar o Plano Institucional 2000/2002, conforme anexo.

Artigo 2º -

A presente RESOLUÇÃO entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.

 

 

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

em 13 de dezembro de 1999.

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

PRESIDENTE DO CONSUN

(a via original encontra-se assinada)

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

 

 

 

 

PLANO INSTITUCIONAL

2000 - 2002

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dezembro de 1999

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Este documento representa o resultado de um esforço organizacional, iniciado em dezembro de 1998, com o Seminário FURG 30 anos: Repensando o Futuro.

Durante esse evento, que teve a participação dos integrantes do Conselho Universitário, foram examinados os problemas principais vivenciados pela instituição e a necessidade de se dotar a administração da Universidade de instrumentos capazes de melhorar o desempenho institucional, observando-se sua evolução histórica, a competência acumulada ao longo de sua existência e os desafios impostos por um contexto em permanente mudança, que exige rápida e eficientes respostas da Instituição.

O processo de planejamento, que vem sendo implementado na Instituição a partir do Seminário FURG 30 anos: Repensando o Futuro, compreende duas etapas: a primeira, materializada neste Plano Estratégico Institucional, contempla as grandes diretrizes da Instituição para o período 2000-2002 e, a segunda etapa, a ser realizada brevemente deverá resultar em planos setoriais e operacionais, com definição clara das metas, ações, indicadores e responsáveis.

O Plano Estratégico Institucional foi construído através de metodologia onde entrevistas estruturadas foram realizadas com um grupo composto por, praticamente, a totalidade dos administradores que integram o Conselho Universitário, representantes das associações de professores e funcionários e amostra (intencional) do corpo discente, representada por estudantes concluintes e estudantes de pós-graduação.

Como resultado do trabalho de consulta à comunidade, foi elaborada uma versão preliminar do Plano Estratégico Institucional, o qual foi apresentado aos dirigentes da administração superior e às unidades acadêmicas, com o objetivo de colher subsídios e contribuições visando ao aperfeiçoamento da proposta.

Objetiva-se, com esta Proposta de Plano Institucional, orientar a Instituição para o futuro desejado, durante o período 2000 a 2002, através de objetivos comuns, ações integradas e avaliação de resultados, de forma a elevar a qualidade do trabalho acadêmico desenvolvido, apoiado em administração eficiente e eficaz, melhorando, substantivamente, a capacidade de resposta da FURG às necessidades regionais.

É fundamental, neste momento, enfatizar a importância de um trabalho conjunto e integrado, através de gestão participativa e responsável, comprometida com objetivos, ações e resultados, de maneira que o processo de pensar, agir, avaliar e corrigir se efetive de forma permanente na FURG, contribuindo para um melhor desempenho institucional.

Rio Grande, Dezembro de 1999.

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia

R E I T O R

(a via original encontra-se assinada)

 

A FURG E O SEU CONTEXTO

A Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG nasceu no ano de 1969, fruto da aglutinação de escolas isoladas independentes, organizadas em função de objetivos comuns, como tantas outras instituições de ensino superior do país. Inicialmente, deram origem à instituição as seguintes unidades: Escola de Engenharia Industrial, Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Faculdade de Direito Clóvis Beviláqua e Faculdade Católica de Filosofia do Rio Grande. Posteriormente, no ano de 1971, integrou-se à Universidade a Faculdade de Medicina do Rio Grande.

Desde a sua origem, a Instituição procurou definir políticas de atuação que atendessem às demandas da sua região, com especial atenção à cidade do Rio Grande. A existência de uma outra instituição universitária distante apenas 50 Km, mantida pelo governo federal, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel fez com que ambas as instituições se preocupassem, desde cedo, em estabelecer competências distintas, que justificassem suas existências e garantissem o aporte de recursos públicos.

Por estar localizada no ponto de maior interação dos ambientes continental e oceânico, região habitada por uma população tradicionalmente ligada ao mar, a FURG decidiu enfatizar a sua atuação nos estudos relativos ao ecossistema costeiro, criando, em 1970, o Curso de Oceanologia, pioneiro no Brasil em nível de graduação.

A FURG tornou-se rapidamente uma Instituição reconhecida pela excelência do trabalho acadêmico produzido sobre regiões costeiras, mantendo programas de pós-graduação vinculados a esta área. Destaca-se que grande parte dos cursos oferecidos pela FURG têm como cenário o ecossistema costeiro, e os currículos têm procurado abordar as especificidades desta região sem perder de vista a formação geral e a educação plena que deve caracterizar o profissional de nível superior.

Hoje a Instituição abriga 5.193 estudantes na graduação e 346 na pós-graduação, distribuídos em seus 31 cursos de graduação e 17 de pós-graduação, além dos cerca de mil estudantes que freqüentam o ensino médio e profissional, mantido pelo Colégio Técnico Industrial "Prof. Mário Alquati", que integra a estrutura funcional da Universidade.

Ao completar 30 anos, a FURG enfrenta novos desafios. A cidade que a abriga mudou bastante na última década. Percebe-se o declínio da atividade pesqueira. As grandes indústrias não existem mais, sucumbindo a fatores como: políticas econômicas fracassadas, falta de investimentos públicos e privados, e, principalmente, ausência de lideranças fortes, que tivessem condições de reverter a situação desfavorável, quer pelo envolvimento dos diversos segmentos que integram a sociedade local, quer pela atuação junto ao governo federal.

Percebe-se, também, que novas oportunidades estão surgindo. O processo de integração regional do MERCOSUL apresenta fator positivo para a região. O Porto do Rio Grande encontra-se numa posição estratégica e mantém vantagens competitivas em relação a outros portos do Cone Sul. A atividade portuária deve atrair novas empresas para a região, ampliando os níveis de emprego e contribuindo para a economia regional.

Destaca-se no contexto externo a Declaração Mundial de Princípios sobre o Ensino Superior, elaborada pela UNESCO em 1998, que ressalta dentre outros: padrões internacionais de qualidade, harmonização com o mundo do trabalho, educação movedora (pensamento crítico e criatividade), conhecimento sem fronteiras e financiamento múltiplo, com destaque para a essencialidade do aporte de recursos públicos.

Com a instituição do Exame Nacional de Cursos (Provão), pela primeira vez o Ministério da Educação passa a avaliar as universidades a partir do seu produto final: o graduado. Embora muito criticado, o Exame Nacional de Cursos tem servido ao Ministério da Educação como instrumento de avaliação dos cursos de graduação. A aferição da qualidade dos cursos de graduação mantidos por instituições públicas e privadas também é feita através da Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos Superiores.

Por outro lado, a nova Lei de Diretrizes e Bases amplia as oportunidades de oferecimento de serviços educacionais por parte das universidades, mas introduz a exigência de recredenciamento periódico destas instituições, de forma a garantir que os serviços oferecidos tenham a qualidade necessária.

A realidade mostra que não basta oferecer cursos de graduação, pois o desenvolvimento de novas tecnologias tem tornado obsoleto, rapidamente, o conhecimento adquirido. É preciso, portanto, garantir a educação permanente e continuada dos graduados, de forma que a sua empregabilidade não fique ameaçada.

O mercado de trabalho apresenta grandes mudanças com novas habilidades para antigas profissões, desafiando os currículos universitários. A excessiva profissionalização é questionada, privilegiando-se uma formação generalista.

São muitas as demandas da sociedade. Os mecanismos de controle e avaliação multiplicam-se sem o conseqüente aporte de recursos, uma vez que a capacidade de financiamento do Estado tem se mostrado limitada. A busca de maior produtividade e eficiência torna-se imperativa.

Novamente a UNESCO, ao tratar dos princípios do Ensino Superior para o próximo século, destaca a importância da gestão e estabelece a necessidade de fortalecer esta função, através do desenvolvimento de novas capacidades de planejamento e financiamento.

O papel da FURG neste mundo que se transforma, deve estar equilibrado entre uma função sistêmica de preparar profissionais e cidadãos respectivamente para o setor produtivo e para a vida em sociedade. Ao mesmo tempo, deve exercitar sua função crítica ao estudar os principais problemas regionais, apontando soluções. Para isso, deve a Instituição preservar características próprias da academia, como o pluralismo de idéias, a liberdade e a autonomia didático-científica e, de outro lado, ampliar a capacidade de resposta às necessidades da vida econômica e cultural da cidade do Rio Grande, buscando maior pertinência social.

A FURG tem buscado incessantemente este equilibrio e vê a sua comunidade não apenas como o mercado consumidor de seus serviços, mas como um ente que pode ser parceiro e que tem muito a contribuir na proposição das mudanças que se fazem necessárias para o desenvolvimento humano e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Mais do que formar profissionais adaptados ao novo mundo do trabalho que se avizinha, é preciso propor alternativas de desenvolvimento, e é preciso formar consciências.

Para que este novo papel seja desempenhado com sucesso, torna-se necessário que a Instituição reveja posições e estabeleça atitudes mais enfáticas e positivas em relação ao seu meio. O futuro precisa ser construído através de um processo que exige um pensar e um repensar contínuo e ações integradas na consecução dos objetivos.

 

MISSÃO

A Fundação Universidade Federal do Rio Grande tem por missão promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica e as humanidades, que seja capaz de despertar a criatividade e o espírito crítico, fomentando as ciências, as artes e as letras e propiciando os conhecimentos necessários para o desenvolvimento humano e para a vida em sociedade.

A Instituição tem como campo principal de atuação o Ecossistema Costeiro e busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre este ambiente, através do ensino, da pesquisa e da extensão.

Assim, é missão da FURG servir com elevada qualidade, orientada por princípios éticos e democráticos, de modo que o resultado de sua ação educativa tenha impacto na comunidade e contribua para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e para o desenvolvimento regional.

 

VISÃO DE FUTURO

No período planejado, a FURG fortalecerá sua posição na região e no país, de instituição de ensino superior reconhecida pela alta qualidade de seu trabalho acadêmico e pela relevância da sua ação comunitária.

Buscará, assim, consolidar sua reputação nacional e internacional como importante centro de ensino e pesquisa do ecossistema costeiro. Esta reputação resultará não só de uma competência já acumulada, mas também por novos recursos a serem captados, pela qualificação docente e pela seleção dos estudantes, pela produtividade acadêmica, pela diversificação de cursos e pela importância dos trabalhos prestados à comunidade.

A visão de futuro da FURG inclui reforço ao seu compromisso com o desenvolvimento regional, através de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.

Com base na sua capacidade, a FURG irá materializar sua visão de futuro através de políticas e ações concretas que a tornem o principal centro de educação continuada da região, ofertando uma diversificada programação de cursos, que contribuam, efetivamente, para o enriquecimento profissional de seus participantes.

Através da disseminação de uma ação consciente, objetiva e racional em todas as suas atividades, estará a FURG enfatizando a responsabilidade e o compromisso social na utilização de recursos públicos escassos e na sua prestação de contas à sociedade.

 

FATORES-CHAVE DE SUCESSO

Fatores considerados críticos para a viabilização do Plano Institucional da FURG. Estes fatores necessitam ser identificados, disseminados e incorporados por toda a Organização e, em especial, por aqueles responsáveis pela materialização do Plano:

Comprometimento

Disposição para mudança

Liderança

Integração

Comunicação

Iniciativa

Um dos componentes mais importantes para a implantação do Plano Institucional da FURG 2000-2002 é o comprometimento dos dirigentes, gestores e líderes universitários. O sucesso deste Plano depende do compromisso de todos aqueles responsáveis pelas decisões e ações na instituição. Esse comprometimento deve ser visível e se externaliza em atitudes e comportamento que identificam dirigentes, administradores, professores e funcionários com o plano e suas diretrizes para o futuro da instituição.

A disposição para mudança constitui-se em condição imprescindível para a administração da FURG poder adequar a instituição a uma nova realidade educacional, econômica, social, política e tecnológica antecipando-se às novas exigências externas e internas que a desafiam nesta virada de século. É condição fundamental que administradores, professores, funcionários e estudantes estejam conscientes desta responsabilidade, adotando novo comportamento exigido pelos novos tempos.

O apoio de todas as lideranças para este Plano Institucional constitui-se em ponto crítico para seu sucesso. A materialização do Plano requer que os líderes na Universidade se identifiquem com a missão institucional, com a visão de futuro, com os objetivos gerais definidos e as ações estratégias projetadas, desenvolvendo os desdobramentos necessários, em suas áreas de competência, de forma a contribuir para uma efetiva materialização do Plano.

A visão de futuro da FURG para o período 2000-2002 só será atingida se houver integração de objetivos e ações, evitando-se dispersão de recursos e de esforços. A produção nas áreas acadêmica e administrativa na Universidade depende da convergência de objetivos e uso racional dos meios num esforço que exigirá integração vertical e horizontal através de um trabalho cooperado. A integração vertical exigirá a integração de objetivos e ações envolvendo setores que operam em distintos níveis na hierarquia da Instituição, enquanto que a integração horizontal exigirá idêntica integração de setores ou áreas que atuam em níveis estruturais idênticos. Da mesma forma esta integração implica coordenar objetivos, ações e resultados no horizonte de tempo planejado.

A comunicação é elemento essencial não só para a viabilização do plano 2000-2002, mas para o processo de planejamento institucional como um todo. Um sistema de comunicação eficiente é aquele que permite o trânsito de informações entre os diversos níveis hierárquicos da Instituição, facilitando o esforço integrado, a transparência das ações implementadas e a avaliação destas ações, além de proporcionar um estímulo à participação coletiva. A comunicação deve ser encarada pelos dirigentes como um insumo do processo de planejamento, vital para a consecução da missão e dos objetivos da FURG.

A implantação do Plano dependerá da iniciativa dos seus administradores e gestores em todos os níveis da instituição, de chamar a si a responsabilidade de desenvolver ações que irão viabilizar as metas e objetivos planejados. Dessa forma comandar as ações compatíveis e integradas de forma a que as metas em sua área de atuação sejam atingidas, constitui-se em fator importante para o Plano tornar-se realidade.

 

OBJETIVOS

Buscar a excelência acadêmica

O contexto atual exige que se busque de forma integrada, objetiva e consciente, a melhoria contínua dos cursos ofertados, através de um ensino de qualidade inserido na realidade de atividades de pesquisa e de serviços prestados à comunidade. Trata-se de um compromisso da Instituição e de seus integrantes, como forma de atingir níveis educacionais mais elevados.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Elaborar e implantar o Projeto Pedagógico da Instituição.

 

 

  • Desenvolver, apoiar e utilizar novas tecnologias na área acadêmica, visando a melhoria do processo ensino/aprendizagem, bem como a qualificação acadêmica.

 

 

  • Estabelecer programas de qualificação dos corpos docente e técnico-administrativo e marítimo.

 

 

  • Enfatizar um processo de ensino que vise ao desenvolvimento das competências: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver em conjunto e aprender a ser.

 

 

  • Consolidar os Programas de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) existentes, assim como incentivar a implantação de novos programas que contribuam para a qualificação e excelência acadêmica da Instituição.

 

 

  • Promover as reformas curriculares articulando-as ao Projeto Pedagógico da Instituição.

 

 

  • Enfatizar a Educação Continuada com destaque para a atualização profissional permanente.

 

 

  • Reestruturar a rede de bibliotecas da FURG, adaptando-a ao seu novo papel na comunidade acadêmica, como centro de informação e disseminação do conhecimento e cultura, observadas as modernas tecnologias.

 

 

Promover mudança institucional

As mudanças no ambiente exigem que a instituição se adapte à nova realidade. Constitui-se em objetivo da FURG adequar sua estrutura, processos e comportamento a um novo contexto, abandonando o obsoletismo do modelo atual de universidade pública brasileira e buscando maior integração entre os diferentes níveis de decisão e sua articulação com os responsáveis para implementar ações na instituição. Através deste objetivo será alcançada maior agilidade no desempenho institucional nas áreas acadêmica e administrativa, melhorando os níveis de integração entre elas.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Rever a atual estrutura organizacional visando a dar-lhe maior leveza e agilidade através da redução de níveis hierárquicos, da descentralização e delegação de competência.

 

 

  • Reexaminar procedimentos administrativos nas áreas fim e meio buscando maior rapidez no fluxo de informações e decisões, bem como maior racionalidade no uso de recursos.

 

 

  • Estimular o uso de novas tecnologias nas atividades fim e meio, com ênfase num sistema de informações para a gestão das áreas acadêmica e administrativa.

 

 

  • Elaborar e implantar Programa de Comunicação Institucional.

 

 

  • Promover seminários específicos de preparação para a mudança adequando comportamento, estrutura e processos.

 

 

  • Estimular as lideranças universitárias a promoverem, na sua área de atuação, as mudanças na estrutura, nos processos e no comportamento, necessárias ao desenvolvimento institucional.

 

 

Buscar maior eficiência econômico-financeira

Constitui-se em objetivo institucional dotar a instituição de uma gerência econômico-financeira que tenha como foco principal uma melhor utilização dos recursos disponíveis e a redução de desperdícios.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Expandir a captação de recursos orçamentários, através de ações junto ao Governo Federal, observando as políticas e diretrizes do MEC e outras ações específicas.

 

 

  • Identificar fontes alternativas de recursos através de apoio a projetos específicos, utilizando as fundações de apoio como mecanismo de captação.

 

 

  • Dotar a gestão das unidades acadêmicas e administrativas de um sistema integrado de custos.

 

 

  • Disponibilizar à gestão das áreas acadêmica e administrativa informações básicas do sistema econômico-financeiro, para a tomada de decisão.

 

 

  • Subsidiar, com informações recentes e específicas, a prestação de contas da Instituição à comunidade acerca da utilização dos recursos materiais, humanos e financeiros.

 

 

Intensificar as relações com a sociedade

É objetivo da FURG promover maior aproximação com a comunidade em geral e, em especial, com o setor produtivo, através de parcerias, contratos de prestação de serviços, convênios e outras formas de cooperação. Através de uma parceria ativa, coletam-se informações que vão subsidiar a ação da Universidade na busca de solução de problemas da comunidade.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Tornar o Litoral Sul uma extensão do Campus da FURG.

 

 

  • Incentivar ações que visem à maior aproximação com os setores público e privado e com organizações não governamentais que compõem o setor produtivo.

 

 

  • Buscar a colaboração da sociedade para a solução de problemas comunitários mais relevantes, previamente identificados.

 

 

  • Expandir a cooperação com outras instituições educacionais.

 

 

  • Fomentar parcerias com o setor empresarial.

 

 

  • Intensificar as relações de cooperação com organizações não governamentais que privilegiem o estudo de problemas comunitários.

 

 

  • Estimular maior participação de professores, estudantes e funcionários em projetos que impliquem na busca de soluções para os problemas sociais, relacionando-os com as atividades de ensino e pesquisa.

 

 

  • Expandir o oferecimento de atividades artísticas e culturais para a comunidade relacionadas à promoção da cidadania.

 

Promover o desenvolvimento profissional da administração universitária

Constituiu-se em objetivo primordial da FURG promover o desenvolvimento da instituição com base em visão de futuro, entendimento claro da capacidade produtiva da instituição, fatores intervenientes e capacidade de alocação dos recursos necessários. Para isso deverá contar com gestão universitária profissional, baseada em equipes qualificadas e dotadas das competências gerenciais necessárias para a tomada de decisão, implementação das ações e consecução dos objetivos pretendidos.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Promover o desenvolvimento institucional planejado, com base na capacidade existente, na projeção realista do fluxo de recursos públicos e nas demandas da sociedade.

 

 

  • Desenvolver programas de capacitação gerencial nas áreas acadêmica e administrativa.

 

 

  • Implantar o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, de forma a permitir o constante aperfeiçoamento de dirigentes da Instituição.

 

 

  • Desenvolver o Programa de Avaliação Administrativa, envolvendo todos os setores e profissionais que nele atuam.

 

Expandir a oferta de ensino superior (graduação, pós-graduação), educação continuada e educação profissional

Constitui-se em objetivo organizacional a definição clara do número de estudantes que se projeta atender no período planejado, observados os níveis (graduação, pós-graduação), as áreas do conhecimento e os cursos que sofrerão modificações, observando-se a qualificação dos candidatos, os critérios e a forma de seleção, expandindo as oportunidades educacionais.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Dinamizar a criação de novos cursos, observando a qualidade dos recursos humanos existentes, a demanda potencial, a disponibilidade dos recursos orçamentários e a sua adequação à missão institucional.

 

 

  • Compatibilizar cursos existentes com o Projeto Pedagógico da Instituição.

 

 

  • Desenvolver ações integradas visando a utilização racional de recursos para atender a expansão dos cursos.

 

  • Ampliar o número de vagas dos cursos de reconhecida qualidade, alta demanda e que estejam adequados à missão institucional.

 

  • Rever cursos que não apresentem a qualidade acadêmica desejada, considerando demanda, qualificação docente e centralidade em relação à missão institucional.

 

 

  • Desenvolver projetos integrados combinando as necessidades acadêmicas, infra-estrutura física e os recursos disponíveis de forma a atender a expansão acadêmica projetada.

 

 

  • Diversificar a forma de ingresso de estudantes na Instituição.

 

Expandir os programas de apoio aos estudantes

O atendimento às necessidades dos estudantes constitui-se em objetivo permanente da FURG. Buscar-se-á adaptar os estudantes à vida universitária, orientando-os em aspectos pessoais, na sua relação acadêmica com a Universidade e na sua atuação como integrantes da sociedade.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 

  • Criar programas de apoio aos estudantes carentes, nas áreas de alimentação, moradia, saúde e transporte.

 

 

  • Criar programa de incentivo aos estudantes nas áreas de socialização e desenvolvimento científico-cultural.

 

 

  • Buscar fontes alternativas de recursos para financiar os projetos de apoio estudantil com a participação das fundações de apoio.

 

  • Criar a Central de Estágios e Oportunidades.
  • Criar e implantar o Programa de Tutoria Universitária.

 

  • Implantar o Núcleo de Assistência Estudantil que reunirá profissionais que efetivarão a avaliação socio-econômica e o acompanhamento psicológico, vocacional e acadêmico dos estudantes.

 

 

  • Rever a política institucional de auxílios e incentivos financeiros aos estudantes, visando a implementação das ações acima.

 

Conceitos Metodológicos Institucionais

Plano Estratégico Institucional:

conjunto de decisões e ações que conduzem ao alcance dos objetivos institucionais.

Missão:

declaração de propósitos ampla e duradoura, que identifica e distingue a FURG de outra instituições congêneres, especificando suas principais funções, áreas de atividade e abrangência.

Visão de futuro:

imagem institucional projetada para determinado período de tempo, a ser perseguida através de objetivos claros e coerentes e ações integradas.

Fatores-chave de sucesso:

elementos ou condições consideradas críticas para o cumprimento dos objetivos institucionais e para materialização da visão de futuro (do futuro desejado).

Objetivos:

grupo de intenções em distintas área de atuação, que orientam decisões e ações institucionais visando a concretizar a visão de futuro e o cumprimento da missão institucional no período planejado.

Ações estratégicas:

conjunto de atividades integradas à missão e aos objetivos institucionais, a serem desenvolvidas na instituição, com a finalidade de atingir os propósitos do Plano.

Metas:

condições ou situações institucionais futuras almejadas, estabelecidas como detalhamento de objetivos institucionais e representadas por variáveis mensuráveis.

Indicadores de resultado:

elementos de observação e mensuração do cumprimento das metas e objetivos institucionais previamente definidos.