Nº 033

DELIBERAÇÃO Nº 033/2021

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 22 DE OUTUBRO DE 2021



Dispõe sobre o Relatório Institucional Consolidado – PET / FURG 2020.



O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 22 de outubro de 2021, Ata 117, em conformidade ao constante no processo nº 23116.001808/2021-45,




D E L I B E R A:




Art. 1º Aprovar o Relatório Institucional Consolidado – PET / FURG 2020, conforme anexo. 

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.







Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

RELATÓRIO INSTITUCIONAL CONSOLIDADO – PET FURG



O presente relatório tem como objetivo apresentar as avaliações realizadas pelo Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento (CLAA) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre o desenvolvimento das atividades dos grupos PET em 2020. O Programa de Educação Tutorial na FURG é composto de 12 grupos, quais sejam: PET Enfermagem, PET Engenharia Civil, PET Engenharia Mecânica, PET Psicologia, PET Saberes Populares, PET Estatística, PET Química de Alimentos, PET Gestão Ambiental, PET Engenharia Química, PET Turismo, PET Conexões de Saberes SAP e PET Ciências Computacionais.

 

O Relatório Institucional Consolidado que aqui se apresenta atende o exposto nos Artigos 23, 24 e 25 da Portaria MEC nº 976/2010, alterada pela Portaria MEC nº 343/2013, e tem como intuito atender ao solicitado no Ofício-Circular nº6/2021/CGRED/DIPPES/SESU/SESU-MEC.

 

Na FURG, todos os grupos PET da Universidade entregaram seu respectivo Relatório Anual das Atividades de 2020. Da mesma forma foram entregues pelos Grupos PET da FURG o Planejamento Anual de Atividades para 2021. A Prestação de Contas Anual pelo CLAA, conforme a Resolução nº 7, de 30/4/2021, tem como prazo a data de 30/09/2021. Portanto encontra-se em processo de construção.

 

Os documentos entregues passaram pela análise e homologação do CLAA e da Pró- Reitora de Graduação dentro do prazo, conforme solicitado no ofício supracitado. A escrita que aqui procura narrar o desenvolvimento das ações no ano de 2020, parte, justamente, de tais documentos construídos pelos grupos.

 

Cabe destacar que ao longo deste relatório poderá ser observado e compreendido que os grupos PET desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um(a) docente tutor(a) que visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã. No tocante ao campo institucional,

  • PET caminha em direção uníssona de modo a permitir outras possibilidades formativas, contribuindo para a inclusão de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do Ensino Superior; disseminando ideias e práticas inovadoras a partir de seus integrantes; estimulando ainda o espírito crítico, a prática cooperativa e a atuação profissional pautada pela cidadania.

 

No âmbito da formação acadêmica, o estímulo à produção intelectual é um dos princípios de atuação recorrente dos bolsistas, os quais são orientados para a produção do conhecimento científico e cultural, em constantes diálogos com suas experiências, saberes e habilidades adquiridas nas vivências acadêmicas. Busca-se, também, estimular a reflexão e ampliar as formas de participação de todos os interessados, visando à troca de experiências de modo que o conhecimento construído no âmbito da universidade possa propiciar oportunidades de transformação da realidade em prol da melhoria da qualidade de vida e da formação. Esse movimento viabiliza a formação de profissionais mais humanizados, possibilitando aos universitários a oportunidade de desenvolver uma nova consciência social, reconhecendo-se como sujeitos históricos, relacionais, dialógicos e criadores de saberes.

 

O PET na FURG é um programa de formação institucionalizado e que há muito tempo é reconhecido por atuar e contribuir na formação inicial acadêmica de nossos estudantes de forma técnica, crítica, autônoma e humanizadora. Isso se dá em virtude do esforço coletivo de docentes da instituição, envolvidos e comprometidos com os cursos de graduação, os quais souberam aproveitar os editais publicados a partir de 2006. Essas políticas públicas permitiram um projeto de desenvolvimento e expansão da universidade pública brasileira, voltado para a formação inicial acadêmica mais ampla e contextualizada. Por fim, o envolvimento qualificado dos estudantes bolsistas e docentes tutores fortaleceu ainda mais este importante Programa na Universidade.

1PET ESTATÍSTICA

 

  1. 1.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

A tutora do grupo PET SabEst, Mauren, segue sendo um grande exemplo para nós. Está sempre disposta a nos auxiliar, dispondo de transparência e nos acolhendo em diversos momentos. Além disso, demonstra preocupação com a nossa vida acadêmica e os desafios que essa nos impõe, o que acaba contribuindo em nossa formação tanto pessoal quanto acadêmica. Também, tende a um trabalho horizontal, incentivando-nos a participar de grupos de estudos, de formação docente e pesquisa acadêmica.

 

A tutora promove a democracia no grupo para que decisões sejam tomadas de forma coletiva, é assídua e presente demonstrando disposição a orientar e assim, incentivando nosso crescimento acadêmico. Entretanto, algumas vezes, as demandas sugeridas excedem o amadurecimento acadêmico que temos, embora tenhamos consciência da intencionalidade da tutora em inspirar seus orientandos. Dessa forma, cabe ressaltar a participação efetiva e colaborativa da tutora em reuniões, atividades do grupo, eventos PET e em outros grupos de pesquisa abertos à participação de discentes deste grupo PET.

 

 

  • 1.2– Avaliação da tutora sobre os discentes

 

 

O ano de 2020, embora com todas as dificuldades, foi marcado por um ano de muito crescimento para o Grupo, em termos de organização. Como exemplo desse aspecto, foi criado o Regimento Interno, bem como as reuniões foram objetivas e assertivas. Este aspecto é resultado do amadurecimento do grupo, bem como da participação e colaboração de cada um dos petianos discentes. Como é um grupo que contempla a Educação Estatística, por meio da formação de professores, de forma interdisciplinar, é inerente uma diversidade. Este aspecto: a diversidade, é que nos fortalece. Outrossim, foi desenvolvido muito a empatia, o respeito de todos com todos e a comunicação não violenta. O grupo amadureceu notoriamente, na organização e registros, das atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais são realizadas, por todos, de forma indissociável, ainda que em pandemia. Os estudantes são unidos entre si, e com a tutora, por meio de uma relação de confiança, dedicação e colaboração, que se estabeleceu ao longo dos anos, e permanece. Em síntese, a palavra que representa os estudantes do PET SabEst, é a ‘colaboração’, estes são incansáveis ao dedicar amor pelo PET e pelos colegas!

 

  • 1.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Nosso grupo é formado por discentes dos cursos de licenciaturas e do direito, e são organizados em 4 comissões: ensino, extensão, gestão e pesquisa. Os discentes do PET SabEst são participativos e unidos mesmo em meio remoto, devido ao atual cenário em que vivemos, em contínua busca de aprimoramento tanto acadêmico quanto profissional, especialmente enquanto trabalho colaborativo visando a melhoria do grupo. O companheirismo e o respeito prevalecem em reuniões e atividades propostas, pois acreditamos que este seja o caminho para o amadurecimento e melhora do grupo.

 

Dessa forma, ao surgirem problemáticas, estas são debatidas em conjunto a fim de atender de forma democrática as solicitações. Também é incentivado o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de novas oficinas e habilidades com o intuito de amadurecimento pessoal e coletivo. Contudo, ainda é necessário um olhar mais empático e maior divisão das tarefas para que todos trabalhem de forma igualitária e sem sobrecargas, respeitando as demandas acadêmicas e pessoais, e assim garantindo a preservação da saúde mental e física de todos os discentes.

 

 

  • 1.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Reitero que o elemento central de minha avaliação como tutora é a reciprocidade. Reciprocidade ao promover o desenvolvimento de jovens, com quem tanto aprendo também. Portanto desta reciprocidade deriva a gratidão, por estarmos coletivamente desenvolvendo ações interdisciplinares, no entorno da Educação Estatística que tanto podem estar contribuindo para a formação de professores, de cidadãos e de um mundo melhor. Considero que me dedico integralmente a formação desses jovens PETianos, presencialmente e a distância, especialmente nesse momento pandêmico em que passamos. Os tenho como filhos acadêmicos, e penso sempre no melhor futuro para cada um, e de como estes podem continuar nesse processo de tornar o nosso mundo melhor, como futuros professores. Como todo ser humano, indubitavelmente, tenho falhas. Ao observar estas, me proporcionam sempre crescer, e tentar cada dia tutoriar este grupo de uma melhor forma, com a expertise que vamos desenvolvendo coletivamente, como grupo e pessoas. Em síntese, ser tutor de um grupo PET é um presente, de contínuo crescimento pessoal e profissional, por meio da convivência com jovens estudantes.

 

 

  • 1.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

Acreditamos que a participação dos discentes no grupo PET SabEst contribuiu para a permanência dos mesmos na graduação e fomentou que participassem com maior frequência de variadas atividades acadêmicas, tais como: cursos online, produção de artigos, palestras, grupos de pesquisa e eventos. Em 2020, mesmo estando em um cenário pandêmico, todos os integrantes do grupo publicaram trabalhos em eventos, além disso, coletivamente criaram novas metodologias, atividades e documentos internos ao grupo.

 

Um dos sucessos acadêmicos do Grupo em 2020 foi a sistematização e publicação, no site do PET, das atividades didáticas do Programa Letramento Multimídia Estatístico-LeME, desenvolvido em parceria com o PET SabEst (projeto de extensão que recebeu o título de Melhor Projeto de Letramento Estatístico do Mundo, reconhecido pelo Instituto Internacional de Estatística e Associação Internacional de Educação Estatística em 2019). Ademais as leituras dirigidas realizadas pelo grupo, bem como a participação de petianos no grupo de pesquisa GIIPEE, bem como no grupo de formação de professores MOSAICO EDU contribuíram para este sucesso acadêmico.

 

 

  • 1.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

Durante o período de pandemia, em que o mundo se encontra atualmente, o PET SabEst teve que repensar seu andamento e suas atividades. Em vista do distanciamento social, em que essa situação se apresenta, é destacado como principal inovação no grupo, a utilização de tecnologias como ferramentas fundamentais de trabalho e comunicação do grupo. Para isso, a nova adesão de encontros virtuais por meio de plataformas digitais proporcionou a manutenção e cumprimento das atividades do grupo com o Programa. Sendo assim, foram criadas novas metodologias de formação, estudos e construção de conhecimento. Além de processo seletivo online e a utilização da mídia, por meio das redes sociais, como forma de divulgação e alcance da comunidade interna e externa da universidade.

 

Como práticas educativas, além de cumprir o planejamento anual de forma remota, o grupo implementou uma atividade denominada “Semana de formação”. Essa atividade teve como objetivo a imersão nos conhecimentos estatísticos, valendo-se da interdisciplinaridade, para promover e qualificar o Letramento Estatístico dentro do grupo PET SabEst. Os momentos propiciados pela formação, se mostraram como um amplo espaço de aprendizado colaborativo. Neste viés, a “Semana de formação”, em seu âmago, destaca o desenvolvimento de outras

habilidades necessárias para a formação de professores, como desenvolvimento da oratória, incentivo à pesquisa, criação de metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros.

 

Além disso, outras práticas educativas também foram implementadas ou reinventadas. A “Leitura Dirigida”, uma das atividades implementadas, teve como objetivo ler e discutir textos científicos de cunho pedagógico e estatístico. Com o objetivo de contribuir com a formação acadêmica e atualização de temas pertinentes à área de educação. Nesta lógica, também foi realizado o Ciclo de Oficinas. Esta atividade consiste em palestras sobre temas diversificados com profissionais convidados, os quais tiveram que adaptar-se devido à relação com o trabalho virtual.

 

Desta forma, é possível destacar que quanto à inovação e práticas educativas no âmbito da graduação, o grupo apresentou caminhos pertinentes a estes objetivos. Tendo em vista que o grupo visa a formação de professores no âmbito da educação estatística. Assim, por meio das atividades providas do PET SabEst, que é formado por futuros professores e futuro advogado, acabam por implicar diretamente os diversos cursos de graduação das(os) PETianas(os).

 

 

  • 1.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Tendo em vista a dificuldade do cenário atual, o grupo entendeu como pertinente, o desenvolvimento de práticas que auxiliem a saúde mental e bem-estar dos integrantes do grupo. Para isso, foram desenvolvidas atividades como o Petcheca (encontros com potencial lúdico online realizados pelos discentes), Workshop de saúde mental (evento mediado por uma psicóloga parceira) e Projetos de Aprendizagem Estatísticos abordando temáticas de interesse das(os) PETianas(os).

 

Estas atividades citadas, decorrem do fato do grupo PET SabEst, considerar com muita relevância a questão da Saúde Mental. Entendemos que a vida acadêmica pode apresentar conturbações em certos momentos e, por consequência, podendo causar danos psicológicos e físicos que possam implicar a evasão e insucesso acadêmico. Por esse motivo, pensou-se na prática dos momentos lúdicos e não obrigatórios em nosso grupo. Para que seja possível realizar a socialização, interação e divertimento entre os PETianos(as) do grupo, fora o contexto acadêmico e de trabalho. Fazendo com que os mesmos consigam, pelo menos por algum momento, relaxar e descansar desvinculando-se da vida acadêmica. Abordando e dialogando assuntos que o faz bem ou que é necessário externalizar.

Contudo, também destacamos que a bolsa do Programa mostrou-se um grande fator que contribui para a permanência dos estudantes, tanto no grupo PET, quanto na graduação. Vivemos em um momento que acentuaram-se as necessidades familiares e o auxílio financeiro além de necessário, se tornou indispensável. Assim, essas práticas e auxílios citados, combatem a evasão e insucesso na graduação, em vista que as atividades desenvolvidas no e pelo grupo, potencializam interesse na formação acadêmica. Onde podemos também destacar, como exemplo, o projeto de extensão LeME no CCMar, que potencializa este processo, proporcionando o sentimento de pertencimento à profissão, com o primeiro contato de futuros professores com a sala de aula.

 

 

  • 1.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

CAVALCANTE, Hosana C.; SCHUSTER, Lucas M.; SILVA, Haira G. J. da;

PORCIÚNCULA, Mauren. Leitura Dirigida: Um espaço para desenvolvimento acadêmico e pessoal. In: Mostra de Produção Universitária-MPU, 2020, Rio Grande/RS.

 

NEVES MACHADO, Joice; Vieira Ribeiro, Nathalia; Miranda Lemos, Nathali; Barcarolo, Pedro; PORCÍUNCULA, Mauren. Um novo fazer extensionista PET. In: Mostra de Produção Universitária-MPU, 2020, Rio Grande - RS.

 

GREQUE, Leonardo; RUIZ, Raquel; CASSALES, Hayane; ARRUDA, Jessiéle; NUNES, Samuel. Projetos de Aprendizagem como estratégia pedagógica para o Letramento Estatístico. In: Mostra de Produção Universitária-MPU, 2020, Rio Grande/RS.

 

BARCAROLO, Pedro H.; NEVES MACHADO, Joice; PORCÍUNCULA, Mauren.

Navegando: O Leme e suas terminologias náuticas. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul-SEURS, 2020, Rio Grande/RS.

 

BARCAROLO, Pedro H.; MACHADO, Joice N.; SILVA, Haira G. J. de; PORCIÚNCULA,

Mauren. Ludicidade e interdisciplinaridade no projeto de aprendizagem: um caminho em busca do letramento estatístico e formação cidadã. In: VIII Jornada Nacional de Educação Matemática; XXI Jornada Regional de Educação Matemática, Universidade de Passo Fundo - UPF, 2020, Passo Fundo/RS.

 

BARCAROLO, Pedro; BRAZ, Gabriela; PORCIÚNCULA, Mauren; VOTTO, Thays. Atelie: apoio tecnológico para uma educação lúdica e interativa de estatística. (livro do Lori Viali)

BARCAROLO, Pedro; BRAZ, Gabriela; PORCIÚNCULA, Mauren; VOTTO, Thays. Apoyo tecnológico para una educación lúdica e interactiva de la estadística - ateliê. In: XLVIII Coloquio Argentino de Estadística BARCAROLO, Pedro; BRAZ, Gabriela; PORCIÚNCULA, Mauren. La caja de las probabilidades. In: Revista UNO-89, julio 2020.

 

 

  • 1.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

Durante os 10 anos de existência do PET SabEst, consideramos que ele atende seguramente aos critérios e aos princípios do Programa de Educação Tutorial. Recomendamos que o grupo conserve este enfoque, desenvolvendo as atividades e, assim, garantindo uma formação que supere os espaços da universidade. Consideramos que ainda é recomendável uma maior assertividade, com reuniões mais objetivas e redução da sobrecarga de demanda, igualando a quantidade de trabalho entre todos os integrantes. Por fim, queremos continuar desenvolvendo e aprimorando atividades referentes à formação de professores na área da Educação Estatística. Recomenda-se a manutenção da realização de ações que atendam as demandas da comunidade acadêmica e ampliem a divulgação das atividades realizadas pelo grupo de forma a ampliar a visibilidade da atuação do PET Estatística na FURG.

  1. 2. PET Conexões de Saberes FURG-SAP

 

  1. 2.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

Convidados a avaliar a atuação da tutora do grupo abordando aspectos como disponibilidade, motivação, empenho, pontualidade, metodologia de tutoria, empatia, imparcialidade, proporciona liberdade de criação e atuação dos membros do grupo, dentre outros que julgassem pertinentes, os petianos registraram:

 

A tutora exerce as funções com grande excelência, sempre muito prestativa a auxiliar os membros do grupo.

 

  • “Avalio a atuação da tutora do grupo como adequada. Sempre estava disponível para ajudar quando tínhamos ideias novas de projetos e outros assuntos relacionados ao grupo. Sempre motivada, pontual e profissional, nos dando total liberdade para criar e desenvolver projetos, mas sempre disponível para auxiliar quando precisássemos. “

 

  • “A tutora é extremamente pontual e proporciona uma liberdade de criação e atuação dos petianos muito ampla.”

 

  • “Sempre se mostra disponível, deixa grupo agir de forma flexível e tomar decisões para o bem-comum do mesmo. Avalio atuação como boa, participativa, mostra o caminho e nos deixa- o trilhar.”

 

  • “A tutora se mostrou empenhada em manter a unidade do grupo e em incentivar os alunos a exercerem as suas atividades mesmo no período remoto, além de dar autonomia para que os alunos desenvolvessem as ações e projetos que julgassem interessantes e relevantes para atender as demandas e necessidades deste período.”

 

  • “A tutora apresenta bom domínio de grupo, engajando os membros a tomarem decisões colaborativas com o grupo e fomentando a proatividade e autonomia dos mesmos.”

 

  • “A atuação da tutora no grupo é muito boa, ela está sempre disponível para ajudar nas questões da equipe. Auxilia no desenvolvimento do grupo, possibilita a liberdade para trabalho de maneira que todos desempenhem suas atividades da melhor forma possível. Está sempre nos incentivando, motivando e colaborando para a nossa evolução.”
  • “A atuação da tutora tem sido muito boa. Creio que há três aspectos a destacar na sua atuação. 1) O enfoque em proatividade na sua liderança, requisitando sempre a iniciativa dos membros do grupo, destacando que as ações não são dela, mas sim nossas; 2) A liberdade dada aos membros para expor suas ideias e buscar pô-las em prática, destacando pontos para melhorar sem vetá-las; 3) O destaque dado ao caráter grupal do trabalho, auxiliando-nos e incentivando-nos a sermos parceiros dos projetos dos nossos colegas e a formarmos pequenos grupos de trabalhos sempre que possível.”



 

  • 2.2– Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

O ano de 2020 foi desafiador para todos os integrantes do grupo. Mesmo com o desencadeamento das restrições de deslocamento social e as orientações para realização de isolamento social, após uma imobilização inicial, todos os integrantes conseguiram se adequar a uma rotina de trabalho virtual. Cabe destacar o esforço empreendido pelos petianos no sentido de adaptar as atividades inicialmente previstas para uma modalidade remota e/ou virtual. Por fim, é possível afirmar que os petianos do grupo se envolveram consideravelmente nas 18 atividades basilares propostas para o ano de 2020.



 

  • 2.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Convidados a realizar uma autoavaliação de sua participação no grupo, abordando aspectos como motivação, empenho, disponibilidade, pertencimento, pró-atividade, pontualidade, empatia, expectativas, trabalho em grupos, dentre outros que julgassem pertinentes, os petianos se autoavaliaram da seguinte forma:

 

  • “Considero que minha participação no grupo PET foi boa. Sempre participei das ações coletivas do grupo e possuía também os meus projetos e pesquisas. Trabalhei bem em grupo e sou pró-ativo (me considero e a tutora do grupo me disse esses dias). Desempenhei satisfatoriamente meu papel no grupo.”

 

  • "Minha realidade mudou muito desde o começo da pandemia. Tudo começou com o fato de ter que desocupar o kitnet em Santo Antônio da Patrulha e vender o que eu tinha.

Meus pais são autônomos e a questão financeira mudou bastante. Em agosto apareceu a oportunidade de trabalhar em dois lugares, fui com tudo e estou dando o melhor de mim.

 

Toda minha família pegou COVID em novembro, meu pai, com doenças crônicas, ficou com sequelas que estão sendo tratadas até hoje, ficou afastado 15 dias do trabalho, mas continua trabalhando bravamente.

 

Tive orgulho de mim, nesse mês paguei as contas da casa e tivemos dinheiro o suficiente para conseguir comer e levar a vida.

 

Minha relação com a universidade e o grupo PET mudou um pouco, não estou mais exclusivamente disponível 100%, apenas para essas atividades.

 

Porém continuo pró-ativa, sempre resolvendo o que é necessário, indo atrás dos melhores orçamentos e tendo uma boa relação com os meus colegas petianos, que por sinal, alguns se revelaram grandes AMIGOS nesse tempo de pandemia. Não sabia que dentro do PET e com a distância física, desenvolveria uma relação tão boa e significativa.

 

Os trabalhos em grupo fluem, porém às vezes falta um pouco de comunicação, acho que é natural e faz parte do período emergencial/remoto.

 

Estamos em um ambiente diferente, com obrigações diferentes e realidades diferentes. Está tudo dentro do que eu esperava e espero.

Quanto as expectativas, mesmo com a saída de alguns colegas, a chegada das três novas petianas tem tudo para dar certo e ser um ponto super positivo para o grupo. "

 

  • “Me sinto bem no grupo, participando de forma flexível entre vários projetos e ajudando sempre que possível, com renovação que o grupo está tendo está ajudando muito a virem pessoas cada vez mais motivadas, o que só agrega no grupo, e é nosso papel dar apoio a estes, norteando-os para o bem-estar do grupo.”

 

  • “Como aluno e petiano acredito que tive um bom desempenho ao exercer as minhas atividades durante este período remoto. A minha principal atividade era a pesquisa em laboratório que foi substituída por seminários do grupo de pesquisa e revisão bibliografia (ainda em andamento) para produzir material com o objetivo de publicação em periódicos científicos. Também aprendi a utilizar e gerenciar as redes sociais do grupo (como Instagram

e YouTube) com as quais não era familiarizado, além de representar o grupo PET Conexões de Saberes em eventos do Campus de Santo Antônio da Patrulha (como os Ciclos de Palestras das Engenharias Agroindustriais) e eventos da FURG de Rio Grande (como a Semana Acadêmica da EQA e o Ciclo de Palestras Multidisciplinar dos PETs das engenharias). Por fim, aprimorei as atividades de ensino que exercia no presencial produzindo conteúdos em forma de resolução de exercícios e vídeo-aulas para postar no canal do YouTube do grupo PET com o objetivo de atender às necessidades dos alunos da FURG e atingir alunos de outras instituições para divulgar o grupo PET.”

 

  • “Acredito que tenho uma boa participação no grupo, busco sempre ter um bom empenho e realizar os projetos no qual faço parte da melhor forma possível. Ter pró-atividade nas atividades do grupo, ter uma boa motivação e principalmente ajudar nas questões que são levantadas, contribuindo com meus colegas, para que todos possamos nos desenvolver e exercer um bom trabalho. É muito bom poder fazer parte do PET e ter a oportunidade de trabalhar em equipe e aprender com pessoas diferentes de mim.”

 

  • “Busco sempre contribuir com o que posso para o grupo, dando prioridade de horário sempre as atividades do grupo.”

 

  • “Creio estar desenvolvendo um bom trabalho no PET Me Ajuda, apesar de que aí mesmo posso me engajar mais, gravando mais vídeos. Penso também que minha participação em outros projetos foi muito reduzida ao longo do ano letivo de 2020. Participei de projetos mais pontuais, como o de arrecadação de alimentos em troca de máscaras para doação e encabeçando a parceria do grupo com o professor Valmir Heckler, no início da pandemia. Aumentar minha participação em outros projetos será um foco importante da minha ação junto ao PET no ano letivo de 2021.”

 

  • “Acredito que meu trabalho desenvolvido em 2020 foi satisfatório. Naturalmente, com a inserção do modelo remoto às atividades de ensino, é de se imaginar que houve uma queda de produção em relação ao que poderia ter sido realizado presencialmente. É importante pensar que a forma remota possibilitou uma disponibilidade maior na execução de atividades e ainda, acarretou na possibilidade de execução multitarefa das atividades, podendo participar efetivamente das reuniões e tendo um espaço para construção e elaboração de novas atividades. De maneira geral, acredito que cumpri de forma satisfatória meu papel dentro do grupo, entretanto, acredito que presencialmente seria potencialmente melhor.”



 

  • 2.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Considero minha participação no grupo positiva, pois mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia neste ano de 2020, consegui articular os estudantes entorno de ações de ensino, pesquisa e extensão, priorizando sempre o cuidado com a saúde mental dos mesmos. Também trabalhei no sentido de manter a excelência do grupo em relação à pesquisa, fomentando e articulando a rede de professores orientadores parceiros, sugerindo adaptações para a viabilidade do desenvolvimento das pesquisas. Busquei ainda, desenvolver dentre os petianos uma rede de apoio e suporte neste ano, fortalecendo com os demais estudantes do Campus as questões de adaptação aos estudos e saúde mental de todos. Por fim, registro que o ano de 2020 foi um ano de muito aprendizado como tutora, uma vez que exigiu que grande parte das estratégias de tutoria do grupo fossem revistas.



 

  • 2.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

Ao longo destes dez anos de atividade, o grupo PET Conexões de Saberes FURG-SAP buscou proporcionar aos estudantes o sucesso em sua formação acadêmica e global, por meio de uma atuação integrada, eficiente e responsável. Também buscou desenvolver dentre os seus petianos e os demais estudantes do Campus, valores como excelência, aprender para ensinar, competência, profissionalismo e inspiração.

 

E é neste sentido que o grupo projeta suas atividades para os próximos anos, desenvolvendo um planejamento para além da excelência acadêmica, que contribua por meio de um processo interdisciplinar e orientado politicamente, no desenvolvimento da região onde o Campus FURG-SAP se situa. Espera-se ainda, fomentando ações de ensino, pesquisa e extensão que, articuladas, visem propiciar melhorias não apenas para os cursos de nosso Campus, mas também, para a formação e para a sociedade na qual o grupo encontra-se inserido.

 

 

  • 2.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

O Seminários Roda de Saberes se constituiu num esforço de integração entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão, e consiste na apresentação, por parte dos petianos e dos demais acadêmicos de nosso Campus, de projetos e relatos de estágios. Entende-se que tal atividade se

faz importante, uma vez que dá visibilidade para os projetos desenvolvidos em nosso Campus com a participação de acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação, da mesma forma, compartilha conhecimentos relativos aos campos de estágios de nossos cursos.

 

O grupo também inovou este ano no sentido de fortalecer as redes de contato com outros grupos PET do país, criando a ação PET Divulga. Através de postagens semanais o grupo deu visibilidade a muitas atividades virtuais que enriqueceram a formação dos petianos e dos demais estudantes do Campus.

 

 

  • 2.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

O Programa de Incentivo à Matemática - PRIMA é uma ação do IMEF em conjunto com a PRAE e tem o intuito de colaborar com os estudantes de graduação da FURG com o Curso de Matemática Básica. É um curso que em 2020 aconteceu de forma virtual com duração de três meses, onde o próprio discente organiza seus horários de estudos. O PRIMA tem por objetivo retomar os conteúdos de Matemática Básica de nível fundamental e médio indispensáveis para as disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística a fim de promover as condições necessárias à formação acadêmica do estudante. Assim, o objetivo desta ação é divulgar este curso de Pré-Cálculo em nosso Campus, fomentando a participação dos calouros.

 

Conseguimos, a partir do projeto de pesquisa TIC’S & Ciências Exatas, estabelecer um canal de comunicação entre os estudantes do Campus e o grupo PET, implementados a partir de ações como oficinas virtuais complementares ao Pré-Cálculo e ao projeto de Nivelamento em Matemática. Também seguimos trabalhando no sentido de consolidar um canal de esclarecimentos de dúvidas com principal foco nas disciplinas básicas de Matemática, Física e Química, disciplinas com grande número de evasão e retenção.



 

  • 2.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

Através dos projetos individuais de pesquisa tem sido possível incentivar que os petianos se envolvam em diferentes projetos de pesquisa, sob a supervisão e orientação de outros docentes de nosso Campus. Através desta ação, também pretende-se garantir suporte e auxílio para que os petianos divulguem tais pesquisas em eventos e periódicos da área.

Neste ano de 2020, dadas as restrições, os estudantes se envolveram em um número bem menor de eventos. Contudo, buscou-se garantir a manutenção das parcerias já estabelecidas nos anos anteriores. Ao final do ano tivemos cinco petianos envolvidos em diferentes projetos, pesquisando sob a supervisão e orientação de docentes e TAES parceiros de nosso Campus.

 

Da mesma forma que vinha acontecendo nos anos anteriores, procurou-se garantir suporte e auxílio para que os petianos divulgassem tais pesquisas em eventos e periódicos da área. Vem-se trabalhando ainda no sentido de garantir que cada um dos petianos possa vivenciar o trabalho de pesquisa, de tal forma que empenhou-se esforços no sentido de encaixá- los em grupos de pesquisa existentes em nosso Campus e buscou-se novas parcerias para estudantes que ainda não conseguiram tal envolvimento.

 

Embora a publicação de artigos tenha sido escassa em 2020, os petianos participaram dos seguintes eventos em 2020:

 

"PET ABORDA “Aromas e suas aplicações na Indústria” oferecido por PET Engenharia de Alimentos UFRGS 02/07

 

PET ELOS “Desmistificando os aditivos químicos em alimentos” oferecido por PET Eng. De Alimentos e PET Eng. De Materiais UFRGS no dia 16/07 às 15h

 

Seminário “Produção de Palmito” oferecido por PET Engenharia de Alimentos FURG, petiana Larissa Chivanski 02/06 às 14h via Jitsi Meet

 

Seminário “Ansiedade: o limite entre normalidade e patologia” oferecido por PET Fonoaudiologia USP ministrado pelos Discentes Gabriel Thomazini Salazar e Maria Julia Gobbi Volpe e Orientadora Profª Drª Maria de Lourdes M. Tabaquim 03/06 às 13h

 

Webinar “Desafios Dos Frigoríficos em tempos de COVID-19, Experiências Brasil e EUA” realização ABCS, FNDS E 333 BRASIL 03/03 às 14h

 

Live “Experiência Profissional no exterior: Oportunidades para a Engenharia de Alimentos” 03/06 às 19h

 

Live “Higienização de Alimentos e Bebidas Sob a Ótica da COVID-19” ministrada por André de S. Dutra (Engenheiro Agrônomo Embrapa), Ademário Iris (Conselheiro CRQ–III), José G.

Antunes (Engenheiro Químico Firjan) e Letícia Zocarato (Engenheira Química Ozion) oferecida por Conselho Regional De Química 3ª Região RJ 04/06 às 16h

 

I Semana Acadêmica MultiCampi De Ciência E Tecnologia De Alimentos IFFar de 01/06 a 10/06

 

Minicurso “Currículo Lattes” oferecido por PET FURG – SAP 16/06 às 13h30

 

IX Ciclo de Palestras Específicas oferecido pelo PET Engenharia de Alimentos FURG 16 e 17 de junho

 

Seminário Dia Do Químico “Vivência de uma Química – Mulheres na Ciência” oferecido por FURG SAP 18/06

 

Ciclo de Palestras “Atualidades na Área de Alimentos” oferecido pelo IFSULDEMINAS Campus Machado 18/06 8h-17h

 

Webinar: Tecnologia de leite e derivados oferecido pelo ETIPOA - Grupo de Estudos de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal 19/06 14h-18h

 

Palestra “Produção de Cachaça Artesanal” oferecido por PET Engenharia de Alimentos da UFT 19/06 às 19h

 

Curso “Atualidades em embalagens plásticas para frutas e hortaliças” oferecido por PET Engenharia de Alimentos UFG de 22 a 24 de junho

 

Webinar “Embalagens de alimentos: Inovações sustentáveis, tendências e uma abordagem pós- pandemia do Corona-Vírus” oferecido por PET Engenharia de Alimentos UEPG 26/0

 

Palestra “Aplicação das Ferramentas de Qualidade na Produção de Alimentos” oferecido por PET Engenharia de Alimentos FURG 30/06

 

I COICTA – Congresso On-line Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos 18 a 21 MAIO

 

Marketing do Grupo 6h Live “Mulheres na Ciência: Impactos da Pandemia” pelas professoras Rossana Soletti e Aline Pan oferecida por UFRGS LITORAL NORTE 25/05 às 17:30

Palestra “ Inteligência Emocional: A Soft Skill mais desejada da atualidade” por Melissa Poletto oferecida pelo grupo PET Engenharia de Alimentos UFRGS no dia 27/05 às 15:30

 

"Vivências de Uma Química - Mulheres na Ciência" - III SEMINÁRIO DO DIA DO QUÍMICO. Organização: Diretório Acadêmico da Licenciatura em Ciências Exatas da FURG em Santo Antônio da Patrulha.

 

I Congresso Online de Alimentos e Agropecuária.

 

SEMINÁRIO SOBRE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL

 

"Seminário: O Problema dos Mapas e o Teorema do Ponto Fixo (FURG) V Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (FURG) Palestra - Buracos Negros e o Nobel de Física 2020 (FURG)

 

 

  • 2.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

O Grupo PET Conexões de Saberes FURG - SAP, mesmo com as dificuldades surgidas no ano de 2020 devido à pandemia, conseguiu desenvolver uma série de atividades, buscando incentivar o ensino, pesquisa e extensão no campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha. Recomenda-se que o grupo direcione esforços no sentido de aumentar as publicações e continue incentivando a realização de ações de integração entre a pesquisa, o ensino e a extensão, bem como a interação com os cursos de graduação e de pós-graduação no campus onde atua.

  1. 3.PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos

 

  1. 3.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

Acreditamos que nossa tutora Cassiane tem se mostrado uma ótima companheira e lidera muito bem o grupo, mostrando-se sempre presente junto aos petianos, mesmo que nesse momento de forma remota, é sempre muito acessível quando precisamos de auxílio da mesma. Além disso, a tutora incentiva o envolvimento de todos do grupo nas diversas questões internas e promove muito bem a horizontalidade dentro do mesmo quando o assunto se trata das funções tanto acadêmicas quanto administrativas. A tutora se faz presente em todos os eventos relativos aos PET’s dos quais participamos e organizamos, é uma excelente orientadora e também busca sempre ajudar no crescimento e melhora dos petianos no meio acadêmico.

 

 

  • 3.2–Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

Os estudantes do PET conexão de Saberes da Educação Popular tiveram no ano de 2020 novos desafios, buscando reconstruir a identidade acadêmica do Programa. Com o ingresso de nova tutora e a pandemia, algumas questões precisaram ser revisitadas. Uma delas foi a ligação menos direta com o Paiets, programa que implica participação efetiva dos petianos nos contextos de educação popular. Isso ocorreu porque vários desses contextos não seguiram atividades na modalidade remota, e também porque a coordenação do Paiets mudou duas vezes no ano de 2020. Com isso os petianos desenvolveram outras atividades, remodelando os contextos, aqueles que continuaram as atividades remotamente, bem como participando de atividades de formação de pesquisa, ensino e extensão. Desenvolvendo, no fim do ano de 2020 uma atividade dos dez anos do PET e uma nova logomarca, criada pelo grupo e com cores e expressões que significaram novos momentos e novas perspectivas de ensino e pesquisa. Também cabe destacar o ingresso de novos petianos, com edital atendendo a Resolução do Programa de Ações Afirmativas (PROAAF), com ingresso e seleção de estudantes indígenas, quilombolas e autodeclarados negros. Edital que contou com a equipe de petianos para a seleção de mais de 60 candidatos, mostrando assim, o empenho do grupo em continuar os trabalhos e repensar a nova concepção de adequação das atividades.

 

 

  • 3.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Enquanto petianos observamos uma melhora no desempenho do grupo relativa aos anos anteriores, em parte pela excelente tutoria da profª. Cassiane no último ano, mas também pelo

ingresso de novos discentes que compuseram o grupo no mesmo período, sendo estes muito propositivos, prestativos, companheiros e sempre dispostos a tomar a frente de quaisquer necessidades que o grupo tenha. Atualmente nosso PET se encontra composto por 12 bolsistas oriundos de diversos cursos da FURG, tornando-o um coletivo muito plural. Vemos que podemos melhorar muito para que haja um envolvimento igualitário de todos membros que compõem este PET, desde os mais antigos até os que ingressaram recentemente, melhorando o desempenho na divisão de tarefas para o bom funcionamento do nosso grupo.

 

 

  • 3.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Enquanto tutora que ingressou no início da pandemia, ainda não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente vários petianos. No entanto, senti -me acolhida pelo grupo, levando em consideração uma série de problemas no início da minha seleção, onde precisei concorrer duas vezes pelo edital, e vários petianos me incentivaram a continuar fazendo a seleção. Com o afastamento das atividades presenciais, precisei rever como atuar no grupo. Assim, tenho testado minhas atividades de disciplina e liderança, mas buscando ser acolhedora, pois o grupo é interdisciplinar e cada estudante tem uma vivência acadêmica muito particular, mesmo que nem sempre consiga, pois a perspectiva positivista da educação ainda é marcante em mim como professora. Questões relacionadas a essa mudança de tutoria ainda me pareceram problemáticas, como a necessidade de desligar alguns estudantes e realizar edital, com menos de três meses de atuação junto ao grupo. E mesmo sem saber como realizar corretamente e afetivamente esses desligamentos, considerando que o PET trabalha com alunos de classes populares, e estávamos no início da pandemia, o grupo acolheu minha solicitação, o que deixou meu trabalho como tutora mais tranquilo. Ainda carrego comigo algumas dificuldades na elaboração e participação efetiva do grupo, mas isso tem sido um processo de repensar coletivamente, e esse coletivo só tem se feito presente pelo acolhimento que os petianos tiveram e ainda tem comigo. Um exemplo foi quando aceitaram participar de um grupo de estudos no sábado pela manhã, em meio às várias atividades do semestre. Atitudes essas que tem me feito acreditar um pouco mais em seguir os projetos no PET, e projetar novos projetos e propostas de pesquisa para 2021 e 2022.

 

 

  • 3.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

Tendo em vista as ações que foram desenvolvidas pelo grupo no ano de 2020 como pesquisa em grupo, formações com diferentes temáticas e organização do evento de 10 anos

do PET, além da participação em diferentes eventos, percebe-se o quanto isso influenciou no desenvolvimento pessoal e acadêmico de cada membro do grupo. Seja com relação a agregação de diferentes saberes, como também o comprometimento com as atividades do grupo e as acadêmicas, o desenvolvimento de uma boa oratória e o espírito de trabalho em equipe. E ainda é importante destacar a união e motivação do grupo em tempos tão difíceis como a pandemia.

 

 

  • 3.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

Podemos destacar a adequação do grupo às questões relacionadas ao ensino remoto. Uma delas foi o evento Pet ConexPop 10 anos, com a criação de nova identidade visual do grupo, bem como a elaboração do evento, de forma virtual, com aplicativo manuseado pelos petianos.

 

Também ao longo do ano de 2020 foram retomadas atividades no que se refere ao uso da página do PET, com a realocação de conteúdos e cards ilustrativos das atividades de formação.

 

Foi um momento inovador e de readequação não só a novas plataformas, mas também de inserção e aprendizagem de instrumentos para pensar as práticas pedagógicas nesse momento educacional.

 

 

  • 3.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Enquanto um programa que contempla vários estudantes de diversos cursos de graduação, os não sucessos na graduação precisam ser repensados. Uma vez que os cursos e seus graduandos tem dinâmicas diferentes sobre sucesso e insucesso escolar. Desde estudantes dos cursos de engenharias, até licenciaturas, nas áreas das exatas e humanas, foram observados e contemplados diálogos no grupo a fim de que as participações nas reuniões, processos de formação e ainda os vinculados com a atividades de extensão (Paiets) pudessem ser mais uma motivação para a permanência nesse espaço educacional do que um motivo de evasão.

 

Com isso, as reuniões foram realizadas em momentos previamente definidos pelo grupo, bem como as atividades posteriores, como o grupo de estudos que se desenhou para 2021 ocorra aos sábados, a fim de respeitar os horários das atividades acadêmicas.

 

Entendemos assim que as práticas foram reorganizadas para atender as diferentes dinâmicas estudantis, bem como repensar o ensino remoto, o acesso às plataformas e os meios

de comunicação para que as atividades do PET não sejam pensadas como mais uma atividade do mundo virtual, mas sim como reflexões que possam motivar e auxiliar a discussão nos diferentes espaços (acadêmicos e não acadêmicos).

 

 

  • 3.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

Foram desenvolvidos os seguintes trabalhos para apresentação na Mostra de Produção Universitária (MPU) da FURG:

 

Roda de conversa em tempos de pandemia: entre desafios e esperanças.

 

  • PET POPULAR: 10 anos conectando Saberes Populares e Saberes Acadêmicos;

 

  • Relação entre o contexto histórico das Comunidades Periféricas e o acesso à Educação antes e durante a Pandemia;

 

  • Pandemia como um agravante na periferia: uma perspectiva histórica dos condicionantes;

 

  • Educação Popular na Pandemia: O novo perfil do educando nos pré universitários populares do PAIETS;

 

O seguinte trabalho foi apresentado no XXIII Encontro Regional dos Grupos PET do Sul: Educação Pública e Compromisso Social, o qual ganhou destaque no evento:

 

  • Ações do curso Pré-Universitário Popular Fênix durante a Pandemia.

 

Além disso os integrantes do grupo participaram do I InterPET FURG: Integrar para Construir e; do Fórum dos Grupos PET da FURG e Unidades Acadêmicas em Diálogo;

 

 

  • 3.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

Recomenda-se que o grupo invista na renovação e adequação de atividades, na sua produção, e mantenha a unidade e a forma colaborativa de trabalho entre os discentes e tutora. Bem como, dê continuidade ao desempenho positivo que o grupo sempre teve em atender aos requisitos do Programa de Educação Tutorial.

  1. 4.PET Ciências Computacionais



  1. 4.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor

 

O tutor é bastante responsável e organizado, tem grande compreensão pedagógica e acredita nos membros do grupo, dando liberdade e motivando todos. Contudo, alguns aspectos de autonomia, como reuniões semanais ou quinzenais, devem ser realizadas, para que o grupo possa trabalhar de forma mais sincronizada.

 

 

  • 4.2– Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

Durante o nosso processo de avaliação, há a apresentação da avaliação dos petianos por parte do tutor. Essa avaliação é de extrema importância para possibilitar reflexões sobre as ações enquanto sujeitos responsáveis pela própria formação e aprendizado, além de compartilhar com os pontos em que estão bem desenvolvidos e os que ainda precisam de mais atenção por parte do estudante.

 

 

  • 4.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

O grupo construiu a cultura de criar uma reunião anualmente para avaliar a si próprio e seus companheiros, e como resultado há uma melhora exponencial em diversos pontos levantados. Algumas qualidades de trabalho em grupo são desenvolvidas e aumentadas através de reuniões, projetos e eventos produzidos pelo PET, como proatividade, liderança, compromisso e responsabilidade. Desta forma, é mantida a premissa de que o programa é uma forma de criar novos líderes.

Na autoavaliação realizada sobre o período de 2020, os petianos avaliaram os efeitos da pandemia e da distância dos colegas para realização de suas atividades no grupo e como afetou negativamente (e também positivamente) suas atividades, tanto a cunho acadêmico quanto pessoal. Foram apontados pontos a melhorar e discutidas novas atividades, de forma a ampliar a integração do grupo.

 

 

  • 4.4– Autoavaliação do tutor

 

Minha experiência enquanto tutor PET me proporciona observar o amadurecimento e o crescimento pessoal deles, pois no início são jovens ainda com pouca autonomia, mas, na medida em que participam do grupo PET, experimentam atividades que os ajudam a desenvolver sua autonomia e seu posicionamento crítico. As diversas atividades propostas proporcionam aos acadêmicos o envolvimento com o trabalho em equipe, o desenvolvimento

da capacidade de liderança e a criatividade.

 

 

  • 4.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

O que sustenta o Programa de Educação Tutorial, é a tríade ensino, pesquisa e extensão. Logo, se tratando do PET C3, não seria diferente. Entretanto, esses três pilares são fundamentais também para o graduando que participa do programa, pois apesar do crescimento e sucesso acadêmico do estudante depender apenas dele mesmo, há vários caminhos que facilitam e/ou ajudam nesse processo.

E é neste contexto que o PET C3 agrega. Não são poucos os casos de ex-petianos que citam o programa como um fator principal na hora de conseguir alguma oportunidade. O PET faz com que os integrantes se amadureçam mais, e sejam mais suscetíveis a encarar problemas futuros de forma correta, pois já se depararam com bastante adversidades durante a vida acadêmica. Além disso, o PET ensina a todo tempo o trabalho em grupo, e a lidar com pessoas e suas diferenças, o que facilita muito para os universitários que estão a todo o momento inseridos nesse contexto.

 

  • 4.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

Um dos projetos do PET C3 desenvolvidos que inovam e impactam a graduação é a Semana Acadêmica que acontece todos os anos, por meio de atividades desenvolvidas ao longo de uma semana, as palestras e cursos foram escolhidos com diversos temas para abranger a pluralidade de projetos em diversas áreas do centro, com o objetivo de ampliar o conhecimento geral para o desenvolvimento do senso crítico.

Outra atividade desenvolvida pelo PET C3 é o Pré-C3, onde os alunos ingressantes dos três cursos de graduação do C3 são convidados a participar de palestras, oficinas e painéis sobre temas de formação básica dos primeiros anos da computação, como matemática discreta e lógica de programação, tendo por objetivo reduzir a reprovação e evasão dos anos iniciais.

 

Também tem-se o PETC3CAST onde podcast são desenvolvidos sobre temas relevantes e atuais nas áreas da computação e automação, de forma a deixar os alunos integrados e atualizados.

 

 

  • 4.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

Visando a diminuição de tais índices o PET-C3 busca desenvolver atividades que possibilitem a interação entre os alunos de todos os anos dos cursos presentes no C3, visando a conexão e troca de experiências, buscamos através de palestras e minicursos apresentar o leque de possibilidades que há no mercado de trabalho para os alunos, estimulando assim sua permanência e motivação de término. Tais minicursos e palestras agregam também aos alunos mais avançados nos cursos, podendo agregar conhecimento técnico aos mesmos. Pode-se citar como exemplos de tais atividades: a acolhida cidadã (em parceria com a PRAE), Conversation club, SAICC (Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Computacionais), Pré-C3 e as palestras e minicursos organizadas pelo grupo.

 

 

  • 4.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

Mostra de Produção Universitária (MPU)

O evento congrega todos e todas envolvidos em práticas de ensino, de pesquisa, de extensão, de gestão e de cultura com o objetivo de divulgar, promover e socializar os diversos trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Rio Grande – FURG e nas demais Instituições de Ensino Superior – IES. Ultrapassando os limites institucionais a FURG recebe também a comunidade externa para socializar seus conhecimentos aprendendo, ensinando e transformando.

 

Trabalhos publicados

 

Pensamento Computacional com LEGO nas Escolas

 

Autores: Luiz Henrique Turchielo Comaretto, João Vitor Martins dos Anjos e Rebekah Caroline Diniz Veiga

 

PET RECICLA: E-Lixo

 

Autores: Breno G. Rodrigues Soares e Eric Laurino Gondran POSCAST como Meio de Transformação Social

Autores: Marcone de Freitas Marques, Aline dos Santos Marchiori e Bruna dos Santos Freitas

 

 

  • 4.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

A leitura do Relatório leva às seguintes recomendações:

 

Promover, se possivel, mais  reuniões semanais ou quizenais; A participação de

estudantes de cursos de gradução no Pré-PET- C3, ou em atividades similares; Dar maior divulgação a atividade PETC3CAST; Que as publicações sejam reportadas completas com evento, local, data; Dar continuidade com a firme determinação de buscar a ampla formação profissional e cidadã.

  1. 5.PET ENFERMAGEM

 

5.1- Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

A tutora Giovana Calcagno Gomes, tutora do PET Enfermagem manteve-se comprometida e em constante contato com o grupo PET durante o ano de 2020, especialmente em um ano atípico, no qual teve início a pandemia do novo coronavírus. Esteve disposta a nos auxiliar na organização das atividades de ensino, pesquisa e extensão elaboradas pelo grupo. Incentivou os petianos a participarem dos eventos online na área de enfermagem, com apresentação de comunicação oral, manteve um diálogo aberto com os petianos, o que favoreceu a resolução das demandas do grupo. Auxiliou no desenvolvimento do plano de trabalho, atividade em que todos os petianos puderam opinar e elaborar as atividades que seriam desenvolvidas no ano de 2021. A tutora esteve presente no nosso grupo, sempre disposta a ajudar, trazendo ideias novas para trabalharmos e, também, aceitando as ideias que os petianos traziam durante as reuniões, que eram realizadas online, em decorrência da necessidade do distanciamento social. A tutora foi responsável com o grupo, e auxiliou a desenvolver nosso planejamento anual e, a cumpri-lo dentro do prazo. Foi uma tutora engajada, que nos inspira a sermos melhores pessoas e, consequentemente, melhores estudantes e futuros profissionais. Em um momento de incertezas em decorrência da pandemia, do cancelamento das atividades presenciais, a tutora Giovana Calcagno Gomes manteve o grupo PET Enfermagem sempre unido e em constante contato para que as atividades fossem realizadas, levando em consideração o novo contexto que se apresentou.

 

 

  • 5.2- Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

Tutora Giovana Calcagno Gomes, período de janeiro a dezembro de 2020.

 

O ano 2020 foi atípico. Por conta da pandemia da COVID-19 o grupo teve que se reinventar. Várias atividades tiveram que ser adaptadas para serem realizadas de forma online. Por conta de portaria da Universidade fomos proibidos de realizar atividades presenciais. Assim, nossos encontros foram realizados semanalmente pela plataforma Zoom. Os petianos desenvolveram todas as atividades propostas no plano anual de ação. Além disso, as permanências previstas foram desenvolvidas com muito empenho por meio da realização de diversas atividades online. Mantiveram-se motivados e atuantes. Foram realizados relatórios semanais comprovando a realização dessas atividades. Como não podiam estar presencialmente com os pacientes elaboraram diversos materiais educativos disponibilizados

aos mesmos em forma de Lives, publicações no Facebook do Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário e no Instagram do PET Enfermagem., mantendo assim as atividades de extensão. Na pesquisa dedicaram-se à realização de revisões integrativas, buscando nas bases de dados evidências científicas para melhorar sua prática clínica. No ensino puderam complementar conhecimentos transversais a diversas disciplinas do curso por meio da apresentação de temáticas discutidas nas reuniões semanais e nos cursos organizados. Verifiquei o amadurecimento do grupo quanto ao trabalho coletivo. As características individuais contribuíram para o crescimento do grupo. Considero que em 2020 os petianos realizaram um excelente trabalho.

 

 

  • 5.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

A participação no PET tem contribuído para o crescimento acadêmico, a realização de cursos, pesquisas, as atividades nos três eixos ensino, pesquisa e extensão são fundamentais para que o acadêmico compreenda como a academia organiza a produção científica. Em especial no ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, as atividades do PET Enfermagem necessitaram ser ajustadas para o formato online, o que no início foi desafiador, muito em função da tecnologia e do domínio dessa. Para alguns o uso dessas tecnologias exigiu maior esforço.

 

A partir desse novo contexto de trabalho, o PET demonstrou que a enfermagem é uma ciência que necessita do contato pessoal com o outro. Na enfermagem é necessário ir a campo para conhecer a realidade da população, de modo que no ano de 2020 foi desafiador realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma online. As adaptações necessárias para que as atividades ocorressem mostraram os muitos desafios que enfrentamos para realizar um trabalho de qualidade. Participar do Grupo PET tem sido transformador, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Nosso grupo é inovador, responsável, e possui uma ótima esquipe, além de ter uma tutora incrível que consegue nos motivar e guiar até mesmo durante a pandemia. O ano de 2020 foi especialmente difícil, mas conseguimos fazer o grupo funcionar, alcançar nossas metas e ultrapassar os obstáculos que surgiram. O Programa de Educação Tutorial constitui um ambiente importante formação acadêmica, uma vez que são trabalhados assuntos que vão além dos abordados nas disciplinas. Também prepara o aluno para atividades de pesquisa, ensino e extensão, familiarizando-o à metodologia científica, às questões que perpassam a prática baseada em evidências e a humanização. Acreditamos que, frente a todas as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19 - necessidade de

distanciamento social, desempenhar todas as atividades à distância e sentimentos como receio, medo e incertezas sobre o panorama da saúde pública no Brasil, conseguimos desempenhar de maneira satisfatória as atividades propostas pelo grupo. Estivemos presentes em muitas reuniões e participamos de muitas atividades, palestras, congressos e eventos online. Mesmo sem o contato presencial, conseguimos manter o trabalho em equipe, através das nossas reuniões, onde mesmo distantes, parecíamos tão próximos. Esse argumento corrobora com a união do nosso grupo, nos mostrando cada vez mais que juntos somos mais fortes.

 

 

  • 5.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Sou docente da Escola de Enfermagem há 16 anos. Realizo diversas atividades, mas ser tutora do Grupo Pet Enfermagem é uma das que mais gosto. Em 2020, por conta da pandemia da COVID 19, não foi fácil manter o grupo motivado. Algumas disciplinas práticas do Curso de Enfermagem deixaram de ser oferecidas, o que causará atraso na realização do sonho da formatura. Estávamos acostumados ao trabalho presencial e manter os encontros de forma online, também, nos causou estranhamento. Assim, orientar o grupo de acadêmicos em direção a realização das atividades planejadas ao longo do ano foi intensamente desafiador. No entanto, com o auxílio e dedicação dos petianos fomos vencendo esses desafios. Procurei trabalhar as fragilidades de cada petiano de forma individual. Considero meu grupo maduro no sentido do compromisso em realizar as atividades programadas. Acredito que a repercussão dessas ações na comunidade acadêmica é importante e transformadora, tendo em vista o reconhecimento do grupo entre os docentes e discentes do Curso de Enfermagem. Estou disponível às demandas do grupo e mantemos contato diário por meio do WhatsApp e do e-mail do grupo. Me considero comprometida com o trabalho do PET, sou atuante em defesa desta causa por acreditar que este Programa transforma e qualifica muito a formação acadêmica.

 

 

  • 5.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

As atividades executadas pelo grupo PET ENFERMAGEM, em 2020 vem ao encontro de demandas da direção e coordenações da Escola de Enfermagem, bem como do compromisso com o crescimento pessoal e profissional dos petianos, enquanto futuros enfermeiros. O grupo ocupa espaço consolidado na academia, sendo os petianos referência para os demais acadêmicos do Curso de Enfermagem. As ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento dos petianos e demais acadêmicos do curso de enfermagem bem como resultaram na qualificação da assistência de pacientes no HU e na

comunidade riograndina. Os cursos organizados beneficiaram profissionais da área da saúde, acadêmicos e técnicos do HU, rede básica e área acadêmica. As ações realizadas coletivamente por um grupo de acadêmicos de diferentes séries contribuem para o trabalho coletivo e para a qualificação de todos no curso.

 

 

  • 5.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo grupo PET Enfermagem contribuíram para a realização de práticas educativas inerentes à atuação do profissional enfermeiro. A prática educativa realizada no âmbito da graduação pelos petianos foi potente e transformadora e consistiu na elaboração de diversos materiais educativos e na realização direta de educação em saúde com os pacientes e familiares. Por conta da pandemia da COVID 19 os petianos prepararam materiais informativos acerca das formas de prevenção e cuidado em saúde, utilizando diferentes ferramentas online, contemplando pacientes e familiares internados ou em atendimento ambulatorial no HU.

 

Em relação ao projeto de extensão OSTOMIA UMA FORMA DE VIVER foram realizadas lives e alimentado o Facebook do Serviço de Estomaterapia do HU. Foram realizadas muitas postagens: Dicas para os momentos íntimos depois da ostomia, Dúvidas frequentes sobre colostomias; Dúvidas frequentes sobre urostomia, Maio roxo: Mês de conscientização das Doenças Inflamatórias intestinais; Conheça o Sistema digestivo e Estomia e os idosos, Elaboração de um folder explicativo acerca da estomização para orientação dos pacientes novos cadastrados no Serviço de Estomaterapia do HU, Elaboração de uma cartilha explicativa acerca da estomização para orientação dos pacientes cadastrados no Serviço de Estomaterapia do HU; Vídeo Cuidados frente à Hérnia paraestomal, Atualização campanha de vacinação- Prefeitura, Ostomia salva vidas e Post interativo; Doação de Sangue Atualização dos dados sobre o Covid- 19, Video Cuidados com a estomia; Hidrate-se: a importância de beber água para a saúde; Colonoscopia, Atualização covid19, Atualização campanha se vacinação, Campanha uso de Máscara de proteção, A importância de aumentar nossa imunidade, Não julgue quem testou positivo para Covid-19., Megacolon - Doença De Hirschsprung, Testagem para COVID: o que você precisa saber, Vacinação contra a Influenza (H1N1), Campanha: Cuidando de mim eu cuido de você; Live sobre Covid-19 em Rio Grande, Atualização acerca da COVID 19; Infográfico sobre Irrigação do Estoma, Live Roteiro para a troca das bolsas de Estomia; : Live direitos do paciente estomizado, Video estomia e o envelhecimento, Bloqueio na ostomia e Sindrome do instestino irritável; Apendicite; Refluxo gastro-esofágico; Constipação intestinal,

Edema, Características das fezes e posição correta para evacuar; Impacto da Estomia: Sentimentos e Habilidades Desenvolvidos Frente à Nova Condição de Vida, O que é gastrite?, Sangramento anal/sangue nas fezes, Norma N Gill a precursora da estomaterapia no Brasil; Live cuidados com a saúde mental, Feridas complexas e estomias, Gases (flatulência), Live confecção de capa para bolsa coletora, o uso de máscara durante a pandemis do coronavírus, Dicas sobre como esconder a bolsinha na roupa; O Setembro Amarelo: campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio., A pandemia do Coronavírus NÃO acabou: use máscara; Depressão, Câncer de bexiga, Exames preventivos salvam vidas: colonoscopia, Câncer de Intestino (colorretal): prevenção e tratamento; Aprenda a ver beleza em cada história; É hora de falar dos sinais de alerta e da prevenção do câncer de intestino; A sexualidade da mulher ostomizada; O dia nacional de luta da pessoa com deficiências; A união faz a força; Conscientização da prevenção do câncer de intestino; Caracterização de crianças e Adolescentes com estomas em um serviço de saúde; O papel da família no cuidado à criança com estoma intestinal; Irrigação da colostomia; 1º de outubro: dia mundial do paciente estomizado; Automassagem eu mereço; Mitos e verdades sobre a estomia, O desafio do autocuidado para pacientes oncológicos estomizados; O Câncer de mama e a mulher; Câncer de mama em homens; Importância do Exame Papanicolau; Cinco dicas para se proteger do Coronavírus ao entrar em casa; Viver com estomia: contribuições da assistência de enfermagem; Eu te protejo, você me protege, Este é o estoma ideal; Vivo em um relacionamento abusivo?, Violência contra a mulher: já basta;; Se precisar sair pratique os três Ms; A ostomia e nossos bebês; Minha deficiência é invisível, mas eu não!!!.Trocando minha bolsa de ileostomia sozinha; Descobrindo o mundo estomizado: vivência das pessoas com o dispositivo; Vivências de pessoas com estomias no mundo do trabalho; Singularidades da Convivência do Conjuge e seu parceiro estomizado; Você sabe como trocar a bolsa coletora?; Minha experiência na adaptação ao uso da bolsa de colostomia; O que é a Doença de Crohn; Processo de transição para a vivência com estomias intestinais de eliminação: repercussões na imagem corporal; Percepção dos pais de crianças com estomia intestinal a respeito das orientações de enfermagem; A gente cansou do vírus, mas ele ainda não cansou da gente; Cuidados necessários com o uso da máscara; Cuidados com estomias intestinais e urinárias: Orientações ao usuário; Câmara aprova MP 1003/20 que inclui pessoas com deficiência no grupo prioritário para receber vacina contra a COVID 19; Alimentação e prática de exercícios físicos; Nós todos contra o coronavírus e Formas de contágio do coronavírus.

Para os pacientes do Hospital Dia Aids foi distribuído o folder educativo: Importância da adesão à Terapia com antirretrovirais aos indivíduos com HIV/Aids.

 

Realizaram a manutenção do Instagram GEPEGS (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade): infográfico Recomendações Importantes sobre o Uso de Máscaras, publicação HeForShe Divulgação da Campanha Máscara Roxa, Lista de farmácias participantes, Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente; Dia Nacional do Homem; Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha; Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho.

 

Criação do perfil no Instagram do PET Enfermagem e postagens: Comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem; Fatores de risco para covid19, Vacina da gripe também é importante para o coronavírus, Campanha de vacinação, telecovid19, diferença entre sintomáticos e assintomáticos (covid19) e Produção de máscaras caseiras; Homens também podem ter câncer de mama; Mantenha uma rotina saudável durante o isolamento social; Doenças Crônicas; Boletim de internação coronavirus e utilização de máscara; Saúde Urinária e Intestinal; O que é ansiedade? Esvaziando a bolsa de ostomia; Setembro amarelo; A máscara funciona como uma barreira física contra o Coronavírus.

 

Plantão junto ao Telecovid, transmitindo informações à comunidade acerca do Coronavírus e da COVID19.

 

Criação de conteúdo para o instagram do grupo PICS.

 

Elaboração da Cartilha_Gestação, parto e pós parto orientações para orientação de gestantes que fazem o pré-natal no HU.

 

Criação e postagem de vídeo sobre os Direitos dos Profissionais de enfermagem.

 

Oficina Curriculum Lattes. Promovida pelo PET Enfermagem FURG para orientação dos estudantes do Curso de Enfermagem da FURG quanto à importância de elaborarem seus currículos.

 

Para a realização da prática educativa os petianos precisam estudar muito, adquirindo conhecimentos acerca das temáticas a serem transmitidas e conhecer a realidade da população foco. Tais atividades possibilitaram contextualizar conhecimentos, avaliar as atividades desenvolvidas, aproximando-se da realidade local quanto à necessidade de orientações e

conhecimentos em saúde, consolidando o papel da universidade enquanto prática social na comunidade.

 

 

  • 5.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Em 2020 os petianos tiveram pouco contato direto com os outros acadêmicos do curso de enfermagem. Assim, por meio do projeto de pesquisa Percepção de recém formados de enfermagem acerca da sua formação para o enfrentamento do mercado de trabalho buscou-se conhecer a percepção de enfermeiros recém-formados acerca da sua capacitação acadêmica para o exercício profissional. Os recém-formados foram questionados acerca de seus dados de identificação, acerca da sua percepção sobre o seu processo de formação profissional e acadêmica. Os dados desta pesquisa foram apresentados em reunião do Conselho da Escola de Enfermagem e no Núcleo Docente-Estruturante com vistas a conhecer como nossos egressos vêem o curso, apontando fragilidades e buscando possíveis estratégias de melhoria. Este estudo do PET será aprimorado e servirá de base para a realização de um processo de acompanhamento dos egressos da Escola de Enfermagem. Acredita-se que este estudo pode contribuir para a diminuição da evasão e repetência no curso por meio do aprimoramento dos processos educativos implementados na Escola.

 

 

  • 5.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

No ano de 2020 a tutora publicou os seguintes artigos:

 

Jeferson Ventura ; SILVA, M. R. S. ; GOMES, G. C. ; Gabriele Scheck ; Leandro Corrêa ; Laura Fontoura Perim . Stigma associated with pregnant/puerpera crack user: threats that represent institutions. Research, Society and Development, v. 9, p. e122922083, 2020.

 

Walkiria Paz Serres ; PIESZAK, GREICE MACHADO ; Lisie Alende Prates ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; Andressa Peripolli Rodrigues ; Tania Solange Bosi de Souza Magnago . Vivências de mulheres com o parto domiciliar: resgate por meio da história oral. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 10, p. 1-18, 2020.

 

XAVIER, DAIANI MODERNEL ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; CEZAR-VAZ,

MARTA REGINA . Meanings assigned by families about children?s chronic disease diagnosis. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. e20180742, 2020.

FERREIRA, ELISABETE ZIMMER ; OLIVEIRA, ADRIANE MARIA NETTO DE ; MEDEIROS, SILVANA POSSANI ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; CEZAR-VAZ,

MARTA REGINA ; ÁVILA, JANAÍNA AMORIM DE . Internet influence on the biopsychosocial health of adolescents: an integratitive review. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. e20180766., 2020.

 

Jeferson Ventura ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; juliane scarton ; Laura Fontoura Perim ; Leandro Corrêa ; Maria Helena Gehlen . Representações sociais de enfermeiras acerca do cuidado familiar recebido por mulheres usuárias de crack durante a internação na maternidade e centro obstétrico. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 09, p. e196932762, 2020.

 

BRITO, B. ; SANTOS, C. P. ; GOMES, G. C. . Realização de testes rápidos de sífilis em gestantes por enfermeiros da atenção básica. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 10, p. 1-13, 2020.

 

Patrícia de Bitencourt Liziardi ; Aline Marcelino Ramos-Toescher ; Edison Luiz Devos Barlem ; GOMES, G. C. ; Alex Sandra Avila Minasi ; Eloisa da Fonseca Rodrigues . Percepção da equipe de enfermagem sobre a dor no lactente. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 68963444, 2020.

 

Greice Pieszak ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; Andressa Peripolli Rodrigues . Fatores que interferem no processo de parto e nascimento: revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 638974470, 2020.

 

Jeferson Ventura ; GOMES, G. C. ; juliane scarton ; Camila Daiane Silva ; XAVIER, D. M. ; PERIM, L. F. . Representações sociais de enfermeiras acerca do cuidado que mulheres usuárias de crack prestam ao recém-nascido. Revista de Psicologia da UFC, v. 11, p. 81-89, 2020.

 

Deise de Oliveira Ribeiro ; GOMES, G. C. ; Adriane Oliveira ; Simone Quadros Alvarez ; Bruna Goulart Gonçalves ; Daniele Ferreira Acosta . Obstetric violence in the perception of multiparous women. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM, v. 41, p. :e20190419, 2020.

 

FARIAS, D. H. R. ; Mauro Francisco Ferreira de Almeida ; GOMES, G. C. ; LUNARDI, V.

  1. ; Maria Veraci de Oliveira Queiroz ; Pamela Kath de Oliveira Nornberg ; LOURENCAO,
  2. . Crenças, valores e práticas de famílias no cuidado à criança hospitalizada: subsídios para

a enfermagem. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. e20190553, 2020.

 

RODRIGUES, ELOISA DA FONSECA ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; LORENÇÃO, LUCIANO GARCIA ; ALVAREZ, SIMONE QUADROS ; PINTANEL,

ALINE CAMPELO ; RIBEIRO, JULIANE PORTELLA . A influência das amizades no comportamento e na saúde dos adolescentes. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 105985363, 2020.

 

COSTA, ALINE RODRIGUES ; NOBRE, CAMILA MAGROSKI GOULART ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; RIBEIRO, JULIANE PORTELA ; MOTA, MARINA SOARES

; MINASI, ALEX SANDRA AVILA . Estratégias e rede de apoio da família no cuidado à criança/adolescente soropositivo. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 28973706, 2020.

 

GONÇALVES, CARMEN LUIZA DA SILVA ; OLIVEIRA, ADRIANE MARIA NETTO DE

; JANTARA, ROMARIO DANIEL ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; SILVA, MARA

REGINA SANTOS DA ; AFONSO, MARLA DO SANTOS . Conhecimento de profissionais da estratégia saúde da família acerca da depressão pós-parto. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 337973842, 2020.

 

COSTA, ALINE RODRIGUES ; NOBRE, CAMILA MAGROSKI GOULART ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; RIBEIRO, JULIANE PORTELLA ; MOTA, MARINA SOARES

; MINASI, ALEX SANDRA AVILA . Mudanças no viver a partir do diagnóstico da criança/adolescente com HIV/AIDS e facilidades encontradas no cuidado. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 55973707, 2020.

 

BLAN, B. ; Marina Soares Mota ; GOMES, G. C. ; SILVA, P. C. ; Juliane Portella Ribeiro . 'O PROCESSO DE CUIDADO À PESSOA COM ESTOMIA INTESTINAL. SAÚDE (SANTA MARIA), v. 46, p. e47115, 2020.

 

Eloisa da Fonseca Rodrigues ; GOMES, G. C. . Influence of life habits and behaviors on the health of adolescents. Palabra Clave, v. 20, p. 1-11, 2020.

 

Fernanda Lucas Lopes ; GOMES, G. C. ; Alex Sandra Avila Minasi ; Camila Magroski Goulart Nobre ; Marina Soares Mota . Facilidades e dificuldades vivenciadas pela família no

cuidado a crianças com necessidades especiais de saúde. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. 1-18, 2020.

 

PASINI, DANIELA ; PELZER, MARLENE TEDA ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; LANGE, CELMIRA ; SZEWCZYK, MICHELLE DA SILVEIRA CHAPACAIS ; SEVERO,

DANIEL GOMES . Ações, facilidades e dificuldades para o cuidado ao idoso no hospital: vivências do familiar cuidador. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 9, p. e5669119608, 2020.

 

JUNG, BIANCA CONTREIRA DE ; TAFUR, LISBETH NATALIT AMPUDIA ; ANTUNES, LUIZE BARBOSA ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; GONZALES,

ROXANA ISABEL CARDOZO . Exercise of rights of tuberculosis patients undergoing pharmacological treatment. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 73, p. e20190631, 2020.

 

Lucimara Sonaglio Rocha ; PELZER, M. T. ; Daiane Porto Gautério ; Edison Luiz Devos Barlem ; GOMES, GIOVANA CALCAGNO ; LANGE, C. ; PORTELLA, M. ; Margot

Agathe Seiffert . Intervenções de enfermagem para manutenção/ recuperação da capacidade funcional da pessoa idosa hospitalizada: revisão sistemática da literatura. REVISTA KAIRÓS, v. 23, p. 279-299, 2020.

 

Os petianos participaram dos seguintes eventos com apresentação de trabalhos:

 

- I simpósio Internacional de saúde da família e da comunidade:

 

Vivência acadêmica no ambulatório de estomaterapia de um hospital universitário

 

 

  • 18º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE):

 

 

Qualidade de vida de cuidadores de crianças com necessidades especiais em saúde

 

A composição da rede de apoio social da família para o cuidado à criança hospitalizada Criança dependente de tecnologias e a qualidade de vida do familiar cuidador

 

  • 19° Mostra da Produção Universitária (MPU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG):

 

 

Vivências familiares na internação hospitalar de crianças dependentes de tecnologias

 

Contextos de convivência dos adolescentes e sua relação com o desenvolvimento de comportamentos de risco à saúde e ao adoecimento

 

Influência dos hábitos de vida no processo saúde doença de adolescentes

 

Dificuldades para o cuidado enfrentadas por famílias de crianças e adolescentes infectadas soropositivas para o vírus HIV

 

Fatores que favorecem a adesão ao tratamento do HIV

 

Fatores que dificultam a adesão ao tratamento do HIV/AIDS: revisão integrativa da literatura

 

A família (con)vivendo com a Síndrome de Down da criança: facilidades e dificuldades para o cuidado

 

Cuidado familiar à criança a partir do diagnóstico da Síndrome de Down

 

Fatores de risco para a obesidade em pré-escolares: subsídios para a prática da enfermagem

 

Assistência de enfermagem na promoção da qualidade de vida de pessoas com estomia intestinal

 

Influência dos hábitos de vida no processo saúde doença de adolescentes Investigando as condições de saúde de adolescentes

Atuação do enfermeiro na adesão do tratamento do HIV/ AIDS

 

Participação em eventos sem apresentação de trabalhos:

 

Curso: Assistência de Enfermagem na doença de Alzheimer – Professor: Dr. Linconl Benito. Curso Prevenção ao suicídio. UnaSUS/ Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Ciclo de palestras em bioinformática aplicada a mineração de dados. Promovido pelo laboratório de bioquímica e expressão gênica da Universidade Estadual do Ceará (4h).

1 Simpósio de Educação em Diabetes do Hospital Moinhos de Vento - Faculdade Moinhos.

 

1° Encontro de saúde mental: olhares sobre o cuidado em saúde mental em tempos de COVID-

  1. UNB e UESC.

 

  1. Semana acadêmica de Enfermagem da Anhanguera Rio Grande.

 

18º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

 

1º Congresso On line - AMARmentar/ Faculdades de Nutrição e Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em parceria com o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA).

 

1º Debate de Chapas reitoria FURG. 1º Encontro virtual sobre estomias. Viviane Paz. Polo Ijui.

 

1º Seminário Nacional da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade. Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

 

1º Simpósio Capítulo IHI Open School EERP-USP - Segurança do Paciente em tempos de pandemia Covid-19. SD.

 

1º simpósio de emergência, urgência e trauma da UFN

 

1º Simpósio de Pediatria LAPED: Temas relevantes da infância.

 

1º Simpósio Internacional em Oncologia: Um olhar multiprofissional sobre o câncer de mama

- Liga de Enfermagem em Oncologia (LION).

 

1º webinar científico Covid-19 e pacientes oncológicos pediátricos.

 

2ª Palestra do Ciclo de palestras: ALUMNI KAAD América Latina no combate à COVID –

  1. Prof. Lauro Sitzmann e Prof. Guillermo Kerz.

 

3° palestra do ciclo de palestras: ALUMNI KAAD. América Latina no combate a covid-19. Experiências brasileiras no combate a covid-19: cenário, desafios e possibilidades.

 

3° Seminário Revivaids, Construindo pontes:a importância do cuidado humanizado e multiprofissional as pessoas que vivem com HIV - Projeto Revivaids.

81a Semana de Enfermagem promovida pela ABEN-RO: “Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS” A trajetória histórica da ABEn e a relevância para a Enfermagem.

 

Aula Biologia molecular no estudo e diagnóstico da SARS-COV2. Promovido pela liga acadêmica de genética médica de Maringá. Aula de distúrbios psiquiátricos na infância - LAPe FURG.

 

Aula de formação: Carcinogênese. Liga acadêmica de Oncologia- PUC Goiás.

 

Aula Dr Rebeca Gerhardt sobre Síndrome do Ovário Polissístico. Plantão GO, pela UNISUL.. Aula exame fisico do RN com a Dr Marilice Magroski. LapeFurg.

Aula online Gravidez istmo-cervical. LAGOU UNISUL.

 

Aula sobre Autismo - LAPe FURG. Ciclo de Minicursos Pós-VI Simpósio Internacional de Enfermagem (Pet enfermagem - UEM).

 

Ciclo de palestras em bioinformática aplicada a mineração de dados. Promovido pelo laboratório de bioquímica e expressão gênica da Universidade Estadual do Ceará.

 

Ciclo de palestras em terapia gênica: terapia gênica de doenças isquêmicas cardiovasculares. Promovido pela UNIFESP

 

Ciclo de palestras em terapia gênica: terapia gênica de leucemia com CAR-T. Promovido pela Universidade Federal de São Paulo.

 

Ciclo de palestras laboratório do bioquímica e expressão gênica da Universidade Estadual do Ceará: Docking molecular; Como baixar e analisar dados do GEO.

 

Congresso Internacional Multiprofissional de Pediatria e Cardiologia (CIMPEC 2020) organizado pela LACARP (Liga Acadêmica de Cardiopediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

 

Congresso Online de Infectologia. Liga Acadêmica de Infectologia da UFMT (LAI) e Liga Acadêmica de Doenças Parasitárias e Zoonoses da UFMT (LADOP).

 

ConvaTec Class Live – a pressão negativa. CONVATEC SPOT CIENTÍFICO: Avaliação da ferida. Cateteres e incontinência. CONVATEC SPOT CIENTÍFICO: Estomia: como superar o

distanciamento social pós-cirurgia. Enfª Ana Lígia Sousa. Psicóloga Débora Fernanda Masson; Cuidados com a Pele nas Estomias de Eliminação Pediátricas. Silvia Moreira. Vanessa Araújo. CONVATEC SPOT CIENTÍFICO. Convexidade e Qualidade de Vida - Relato de Experiência. Silva Moreira, Desmistificando as Convexidades. Marina Datrino, Úlceras Vasculogenicas. Paulo Dionisio, Cuidados à Pessoas com Estomias. Esteem Plus moldável.

 

Curso Medicina do sono. Veduca.

 

Curso "Formação Profissional em Enfermagem Neonatal Intensiva". Programa de educação continuada do Portal Educação.

 

Curso “Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária em Saúde”. Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Unasus..

 

Curso “Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Conteúdo de Enfermagem” na categoria de atualização profissional. UFPel.

 

Curso “Promoção do Ganho de Peso Adequado na Gestação”. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). UNASUS.

 

Curso A enfermagem nos últimos cuidados prestado ao paciente. Promovido por “Só enfermagem cursos”.

 

Curso A importância da Alimentação na Doença de Parkinson. AvaSUS/UFRN.

 

Curso A importância das precauções padrão e higienização das mãos no enfrentamento da COVID-19 pelos profissionais de enfermagem - Projeto Covid19, Universidade Federal Fluminense.

 

Curso A pandemia da covid-19 no contexto das Instituições de Longa Permanência para Idosos. (UFRN/ AVA-SUS).

 

Curso A proteção do idoso em tempos de Covid-19. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Abordagem aos problemas neurológicos frequentes na Atenção Básica. UNA-SUS. Curso Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar – AvaSUS/UERJ.

Curso Abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis-IST e AIDS na Atenção Primária à Saúde. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Abordagem do Câncer na Atenção Primária à Saúde. AvaSUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Abordagem do Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária á Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - UNASUS.

 

Curso Abordagem Domiciliar de Pacientes em Cuidados Paliativos Interdisciplinar - UNA- SUS/ UFPel).

 

Curso Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos. AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN – produzido pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e ofertado pelo Ministério da Saúde/MS.

 

Curso Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Conteúdo de Enfermagem. UNA-SUS, UFPel.

 

Curso Abordagem dos Problemas Respiratórios no Adulto Comuns na Atenção Básica – Enfermagem. UnaSUS. UFPEL.

 

Curso Abordagem familiar e manejo das fragilidades e de rede de apoio – UNASUS. Curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar. UnaSUS/UFCSPA.

Curso Abordagem inicial ao trauma - LATE UFJF .

 

Curso Abordagens de adultos em situações de urgência e emergência na Atenção Básica - Universidade Federal de Pernambuco e UNASUS.

 

Curso   Abordagens   em situações   de   urgências   dermatológicas   na Atenção Básica. naSUS/UFPE.

 

Curso Aborto seguro no Brasil: O que todo profissional de saúde deve saber? - IFMSA Brazil FAMERP.

Curso Acesso e Acolhimento na Atenção à Saúde do Homem - UNA/SUS/ Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Curso Acesso venoso na UTI pediátrica e neonatal - só enfermagem. Curso Acidente Vascular Encefálico - Só Enfermagem Cursos.

Curso Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa. UNA-SUS /Fundação Oswaldo Cruz

– Brasília.

 

Curso Acolhimento à Demanda Espontânea e à Demanda Programada. AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Acolhimento ao Usuário com Dor no Aparelho Locomotor. AVA/SUS - produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Aleitamento Materno - só enfermagem cursos.

 

Curso Aleitamento materno no contexto da covid-19. (AVASUS/UFRN). Curso Alimentação saudável na escola, LUMINA UFRGS.

Curso Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos - UNA SUS.

 

Curso Ambiente Hospitalar: ensino na prática. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Angina Pectoris - Só enfermagem.

 

Curso Aplicabilidade da SAE no Contexto de Saúde mental - COREN DF. Curso Protocolo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. UNA SUS. Curso Aplicabilidade da SAE no contexto de saúde mental COREN-DF.

Curso Arte & Direitos Humanos: caminhos para uma cultura de paz. LUMINA-UFRGS.

Curso Aspectos imunológicos do câncer de mama - LAIPUNEB Liga Acadêmica de Imunopatologia LAIP.

 

Curso Assistência de Enfermagem ao paciente Com HIV - Só enfermagem cursos.

 

Curso Assistência de enfermagem ao paciente oncológico em quimioterapia. Web-conferência

– Tele-educação/Telessaúde da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes/HUCAM.

 

Curso Assistência de enfermagem ao paciente surdo - COREN DF.

 

Curso Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido - Só enfermagem cursos. Curso Assistência de enfermagem em hemoterapia, portal educação.

Curso Assistência de enfermagem na crise convulsiva .

 

Curso Assistência de Enfermagem na Hemorragia pós parto – CorenDF.

 

Curso Assistência de enfermagem na sondagem vesical. Só enfermagem cursos.

 

Curso Assistência de enfermagem nas lesões periestomais. Promovido pelo Serviço de Estomaterapia. HU FURG.

 

Curso Assistência de Enfermagem Neonatal. Coren DF

 

Curso Assistência odontológica a pacientes com DCNT: diabetes, hipertensão e doença renal crônica. UNA-SUS.

 

Curso Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade. (AVASUS/UFRN). Curso Atenção à Saúde Mental do Homem - UNASUS/ UFSC.

Curso Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva do Homem – UFSC.

 

Curso Atenção aos problemas neurológicos frequentes na atenção básica. UnaSUS UFOP. Curso Atenção integral à saúde da mulher em situação de violência. UNASUS .

Curso Atenção primária à saúde no brasil - UNIFAL MG.

Curso Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Territorialização. AVA- SUS/ UFRN.

 

Curso Atenção Primária à Saúde: Princípios e Diretrizes. AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN – produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC e ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN .

 

Curso Atuação do enfermeiro no alívio da dor do recém-nascido - Só enfermagem. Curso Atualização de aleitamento materno Só Enfermagem.

Curso Atualização de curativos. EDUHOT.

 

Curso Atualização do Manejo Clínico da Influenza - UNA-SUS/Fiocruz.

 

Curso Atualização para enfermagem obstétrica. Plataforma Enfermagem a Distância.

 

Curso Atualização para enfermeiros em cuidados intensivos a pacientes críticos com Covid-

  1. UFSC.

 

Curso Atualizações em Pediatria. SECAD. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Curso Atualizações em síndromes clínicas e Insuficiência e deficiência de Vitamina D"

Curso Atualizações em tratamento da dor crônica e cefaleia: manejo ambulatorial" SECAD. Síndromes clínicas. Helena Elisa Piazza UNISUL; Tratamento da dor crônica Prof. Ana Carolina Rodrigues Aguilar. UNIFESP.; Cefaleias: diagnóstico e tratamento. Atualização no manejo ambulatorial. Alan Christmann Fröhlich. IMED e Hospital de Clínicas de Passo Fundo/RS.

 

Curso Autoinstrucional de Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. Fundação Oswaldo Cruz.

 

Curso Avaliação de enfermagem - Organizado pela UFRGS - via plataforma Lúmina. Curso Avaliação de Enfermagem – 2ª edição. (Lumina/UFRGS).

Curso Avaliação dos distúrbios Osteomusculares.

 

Curso Avaliação Externa de Qualidade dos Testes Rápidos. Telelab/Ministério da Saúde .

Curso Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa. Plataforma UNA-SUS - Fiocruz DF. Curso Banho no leito. Só enfermagem.

Curso Bem estar: angústias, ansiedades e paciência – FURG Curso de assistência de enfermagem neonatal (coren-DF).

Curso de atualização Acesso e acolhimento na atenção à saúde do homem. UNA-SUS. Curso de atualização Aleitamento Materno. So Enfermagem.

Curso de atualização Atuação do Enfermeiro no Alívio da Dor do Recém-nascido. So Enfermagem.

 

Curso de atualização Convulsões Neonatal. So Enfermagem.

 

Curso de atualização em genética médica. Promovida pela liga acadêmica de genética médica da UFMT.

 

Curso de Atualização para Enfermeiros em Cuidados intensivos a pacientes críticos com a Covid-19. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/COFEN.

 

Curso de atualização Prevenção de Acidentes na Infância. So Enfermagem. Curso de atualização Triagem Neonatal. So Enfermagem.

Curso de Biossegurança- Laboratórios de DST, AIDS e Hepatites Virais. TELELAB. Curso de cuidados com pacientes intubados, Só Enfermagem Cursos

Curso de Extensão "Saúde Mental e Estratégias de Combate à Ansiedade" (Pet pedagogia - Unesp) - via google meet .

 

Curso de inverno de semiologia. Promovido pela Liga Acadêmica de Semiologia Médica (LASEM) Universidade Unigranrio.

 

Curso de Medidas de Proteção no Manejo da COVID-19 na Atenção Especializada. UNASUS. Curso de pré-natal. Promovido pelo Grupo Viver mulher/FURG.

Curso de produção científica. IFSMA Brazil, IFMA Imperatriz e LaFIT.

 

Curso de qualificação Envelhecimento da População Brasileira. Fundação Oswaldo Cruz de Brasília. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

 

Curso de saúde da mulher. Pela UNIFESP/ UNASUS.

 

Curso de terapia nutricional - Só Enfermagem Cursos. Curso Deficiência de Vitamina D. Prof Carolina Aguiar Moreira UFPR

 

Curso Dengue: Casos Clínicos para Atualização do Manejo - UNA-SUS/Fiocruz.

 

Curso Desenvolvimento de vacinas e terapias para o enfrentamento da covid-19. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Desmistificando a Deficiência. UFMG.

 

Curso Detecção precoce da doença hipertensiva específica da gestação. Só Enfermagem cursos. Curso Diabetes gestacional. (Só enfermagem cursos).

Curso Diagnóstico de Hepatites Virais. Plataforma TELELAB/Ministério da Saúde. Curso Diagnóstico de HIV - Telelab/Ministério da Saúde.

Curso Diagnóstico de Sífilis. Telelab/Ministério da Saúde.

 

Curso Diagnóstico e Cuidado Onco-hematológico na Atenção Primária à Saúde - APS – unasus.

 

Curso Docência no Contexto Online. Prof. Valmir Heckler.

 

Curso Doença de Chagas -Triagem e diagnóstico sorológico em Unidades Hemoterápicas e Laboratórios de Saúde Pública. Telelab/Ministério da Saúde.

 

Curso Doença Falciforme - Conhecer para Cuidar. Telelab/Ministério da Saúde - Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais e Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados.

Curso Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde. AvaSUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Doenças do Aparelho Digestivo. Fiocruz. UNASUS.

 

Curso Doenças infectocontagiosas na atenção básica a saúde UFMG UNASUS.

 

Curso Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19. UNA SUS.

 

Curso Doenças Relacionadas ao trabalho - só enfermagem cursos.

 

Curso Drogas vasoativas: Cuidados de enfermagem no manuseio e administração. Hospital Albert Einstein. Curso Drogas vasoativas. So Enfermagem.

 

Curso Educação em tempos de coronavírus. Lúmia-UFRGS.

 

Curso Educação Permanente em Saúde: Conceitos e fundamentos. AVA/SUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Emergências oncológicas. Liga a acadêmica de oncologia do Centro universitário de Belo Horizonte.

 

Curso Empatia: Como se colocar no lugar do outro, ampliar perspectivas e melhorar relacionamentos. Descola. Tati Fukamati. Ebook.

 

Curso Empreendedorismo na enfermagem. Evento promovido pela empresa júnior Preven- Soluções em Enfermagem.

 

Curso Enfermagem em Home Care. Programa de Educação Continuada do Portal Educação. Curso Enfermagem em urgência e emergências pediátricas. EDUHOT.

Curso Enfermagem Frente a Morte de Crianças Hospitalizadas. So Enfermagem. Curso Enfermagem na prevenção de cancer de colo de utero e mama - portal educação. Curso Enfermagem no cuidado pré-natal. Grupo Viver mulher FURG.

Curso Enfermagem obstétrica. Portal educação. Curso Envelhecimento da População Brasileira. Unasus.

 

Curso Envelhecimento da População Brasileira”. Fiocruz. Curso escrita científica: como escrever um artigo – CorenDF.

Curso Estatística de contaminação por Covid-19 entre profissionais da saúde, COREN DF.

 

Curso Exame Físico Pediátrico. Mini curso online organizado pelo Diretório Acadêmico Eunice Xavier do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e ministrado pela Professora Doutora Aline Campelo Pintanel .

 

Curso Expressão da Violência de Gênero contra a mulher – UFRJ. Curso Farmacologia da coagulação sanguínea. Só enfermagem cursos. Curso Feminismos: algumas verdades inconvenientes. Lúmina-UFRGS.

Curso Feridas e curativos na atenção primária à saúde. (AVASUS/UFRN). Curso Fontes de informação: nível avançado.

Curso on-line (YouTube) organizado e ministrado pelo setor da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

 

Curso Gerenciamento do Sangue do Paciente: Aspectos Clínicos e Jurídicos. Centro Universitário Campo Real. Dr. Antônio Alceu dos Santos. Dr. Marcos Felipe Saudo.

 

Curso Gestão local de desastres naturais para a atenção básica. (UNA-SUS/UNIFESP). Curso Hanseníase na Atenção Básica - UNA-SUS.

Curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. UNA-SUS.

 

Curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. UNASUS/ UFCSPA. Curso Hiperatividade- Transtorno do deficit de atenção. Portal educação.

Curso HIV/AIDS e Zero Discriminação - 1ª edição. Lúmina Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Curso Homens e a Saúde no Trabalho. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/ Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

 

Curso Humaniza Parto. Ligas de ginecologia e obstetrícia das faculdades Unirio, Unesa, Faculdade Souza Marques, UFRJ, UERJ, UFF, Unigranrio e Faculdade de Medicina de Petrópolis.

 

Curso Implementando o Programa de Saúde na Escola – PSE. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso imunização COVID-19. - COREN DF. Curso Infância em tempos de Covid. UNICEF.

Curso Infecção por HPV. AvaSUS/UFRN. Curso Infecções Sexualmente Transmissíveis - cuidados na execução dos testes rápidos. Telelab.

 

Curso Infecções Sexualmente Transmissíveis - cuidados na execução dos testes rápidos. Telelab/Ministério da Saúde.

 

Curso Instruções para execução do teste rápido para detecção de anticorpos contra o SARS- CoV-2. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Curso Introdução ao Acolhimento. AVASUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Teles-SC e Ministério da Saúde.

 

Curso Introdução ao desenvolvimento infantil.

 

Curso introdutório liga de saúde da mulher da faculdade de Santo Amaro.

 

Curso Itinerário terapêutico, cuidado e cultura- 1° edição. Promovido pela plataforma LUMINA-UFRGS.

 

Curso Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): conceitos e aplicações na área da saúde. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Malária na atenção primária à saúde - UFMG/ UNA SUS.

Curso Malária na Atenção Primária à Saúde. Promovido pela UFMG através da plataforma UNA-SUS.

 

Curso manejo clínico - Turma COVID-19 _2020/1 UNASUS.

 

Curso Manejo clinico da covid-19 na atenção especializada. UNA-SUS/Fundação Oswaldo Cruz.

 

Curso Manejo clínico da influenza. Una sus.

 

Curso Educação Permanente em Saúde: Conceitos e fundamentos. AVA/SUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Emergências oncológicas. Liga a acadêmica de oncologia do Centro universitário de Belo Horizonte.

 

Curso Empatia: Como se colocar no lugar do outro, ampliar perspectivas e melhorar relacionamentos. Descola. Tati Fukamati. Ebook.

 

Curso Empreendedorismo na enfermagem. Evento promovido pela empresa júnior Preven- Soluções em Enfermagem.

 

Curso Enfermagem em Home Care. Programa de Educação Continuada do Portal Educação. Curso Enfermagem em urgência e emergências pediátricas. EDUHOT.

Curso Enfermagem Frente a Morte de Crianças Hospitalizadas. So Enfermagem. Curso Enfermagem na prevenção de cancer de colo de utero e mama - portal educação. Curso Enfermagem no cuidado pré-natal. Grupo Viver mulher FURG.

Curso Enfermagem obstétrica. Portal educação.

 

Curso Envelhecimento da População Brasileira. Unasus. Fiocruz. Curso escrita científica: como escrever um artigo – CorenDF.

Curso Estatística de contaminação por Covid-19 entre profissionais da saúde, COREN DF.

Curso Exame Físico Pediátrico. Mini curso online organizado pelo Diretório Acadêmico Eunice Xavier do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e ministrado pela Professora Doutora Aline Campelo Pintanel .

 

Curso Expressão da Violência de Gênero contra a mulher – UFRJ. Curso Farmacologia da coagulação sanguínea.

 

Curso Farmacologia da coagulação sanguínea. Só enfermagem cursos. Curso Feminismos: algumas verdades inconvenientes. Lúmina-UFRGS. Curso Feridas e curativos na atenção primária à saúde. (AVASUS/UFRN).

Curso Fontes de informação: nível avançado. Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

 

Curso Gerenciamento do Sangue do Paciente: Aspectos Clínicos e Jurídicos. Centro Universitário Campo Real. Dr. Antônio Alceu dos Santos. Dr. Marcos Felipe Saudo.

 

Curso Gestão local de desastres naturais para a atenção básica. (UNA-SUS/UNIFESP). Curso Hanseníase na Atenção Básica - UNA-SUS.

Curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. UNA-SUS.

 

Curso Hiperatividade- Transtorno do deficit de atenção. Portal educação.

 

Curso HIV/AIDS e Zero Discriminação - 1ª edição. Lúmina Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

 

Curso Homens e a Saúde no Trabalho. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/ Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

 

Curso Humaniza Parto. Ligas de ginecologia e obstetrícia das faculdades Unirio, Unesa, Faculdade Souza Marques, UFRJ, UERJ, UFF, Unigranrio e Faculdade de Medicina de Petrópolis. Curso Humaniza Parto. Organizado pelas ligas de ginecologia e obstetrícia das faculdades Unirio, Unesa, Faculdade Souza Marques, UFRJ, UERJ, UFF, Unigranrio e Faculdade de Medicina de Petrópolis.

Curso Implementando o Programa de Saúde na Escola – PSE. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso imunização COVID-19. - COREN DF. Curso Infância em tempos de Covid. UNICEF. Curso Infecção por HPV. AvaSUS/UFRN.

Curso Infecções Sexualmente Transmissíveis - cuidados na execução dos testes rápidos. Telelab/ministério da saúde.

 

Curso Instruções para execução do teste rápido para detecção de anticorpos contra o SARS- CoV-2. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Introdução ao Acolhimento. AVASUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; Teles-SC e Ministério da Saúde.

 

Curso Introdução ao desenvolvimento infantil. Curso introdutório liga de saúde da mulher da faculdade de Santo Amaro.

 

Curso Itinerário terapêutico, cuidado e cultura- 1° edição. Promovido pela plataforma LUMINA-UFRGS.

 

Curso Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): conceitos e aplicações na área da saúde. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Malária na atenção primária à saúde - UFMG/ UNA SUS. Curso manejo clínico - Turma COVID-19 _2020/1 UNASUS.

Curso Manejo clínico da COVID-19 na Atenção Especializada – unasus.

 

Curso Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. UnaSUS/Fundação Oswaldo Cruz.

 

Curso Manejo clínico da influenza. Unasus

Curso Manejo da coinfecção tuberculose e HIV. Fundação Osvaldo Cruz.

 

Curso Manejo da HAS na População Negra - LACOR (Liga Acadêmica de Cardiologia Unigranrio).

 

Curso Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Local: UNA-SUs/Fiocruz. Curso online: Cuidador de Idosos. Hospital Sírio-Libanês.

Curso Manejo da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde para População com HIV. UNA/SUS – Fiocruz e Ministério da Saúde.

 

Curso Manejo das Doenças e Agravos mais Frequentes na Atenção Primária à Saúde . AVA- SUS/UFRN.

 

Curso Manejo de HAS na População Negra – LACOR.

 

Curso Manejo de síndrome gripal e suas complicações - incluindo COVID19. Hospital Sírio- Libanês.

 

Curso Manejo e acompanhamento do paciente com suspeita de coronavírus. AVASUS/UFRN. Curso Medicina do sono. USP. Plataforma Vesuca.

Curso Medicina Ocupacional. Universidade Estadual do Maranhão.

 

Curso Medidas de biossegurança atualizadas para enfrentamento da Covid-19. UFSC

 

Curso Métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis com foco na adolescência LAESM Unigranrio.

 

Curso Microsoft PowerPoint: Básico e Avançado. Escola Virtual/Fundação Bradesco. Curso Mobilidade por causas externas na saúde do homem. UNA-SUS/UFSC.

Curso Negritude em pauta. UFPel .

 

Curso Neurociência integrativa - sinapses, lumina UFRGS.

 

Curso Noções básicas de farmacologia. Plataforma WR Educacional.

Curso Noções de cooperatividade na enfermagem. CorenDF.

 

Curso Notificação de Violências em escolas do Rio Grande do Sul - Plataforma LÚMINA- UFRGS.

 

Curso Notificação de Violências: Conceitos e Aplicação. Lúmina Plataforma nline/Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

 

Curso O ciclo do sangue: da captação de doadores à transfusão de hemocomponentes (AVASUS/UFRN).

 

Curso O cuidado de pessoas com HIV/aids na Atenção Básica. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso O Cuidado Integral da PVHIV na Unidade Básica de Saúde - Telelab/Ministério da Saúde.

 

Curso O fazer da Saúde indígena (UNA-SUS/Universidade Federal de São Paulo).

 

Curso O impacto da prematuridade no desenvolvimento da linguagem - Pet fonoaudiologia/UFOP.

 

Curso O novo coronavírus e a COVID-19 - SAITEAVA UNA-SUS.

 

Curso O processo saúde-doença sob a ótica das religiões- Liga Acadêmica de Saúde e Religião FURG.

 

Curso O que podemos fazer para gerar novos neurônios e envelhecer com boa memória. NEUROTalks.

 

Curso O Sistema Único de Saúde e sua Legislação. AvaSUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN –Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

 

Curso O uso do canabidiol no tratamento da dor oncológica – LAFEND Curso Observação na Unidade de Saúde. AvaSUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Online: COVID-19: O que você precisa saber e fazer!. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo.

Curso online: Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-

  1. Fundação Oswaldo Cruz - Brasília.

 

Curso Orientações Gerais ao Paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde. UNA- SUS/ Universidade Federal do Maranhão.

 

Curso Orientações sobre a COVID-19 na Atenção Especializada - UNA/SUS – UFSC.

 

Curso Parada cardio-respiratória ao paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19: Fluxo de atendimento Hospital Albert Einstein.

 

Curso parasitologia clinica. Medicina UFMT. Leishmaniose, Malária, Doença de Chagas, Parasitoses Intestinais e Toxoplasmose. Curso Parteiras, enfermeiras, médicas: a atuação das mulheres na história da Medicina. Áureo Lustosa Guérios. Academia medica.com.br.

 

Curso Pedagogia universitária em tempos de excepcionalidade. DIPED FURG. Curso PICSnoSUS em tempos de pandemia: E eu com isso?

 

Curso Planejamento em Saúde. Produzido pela FIOCRUZ MS. UNA-SUS.

 

Curso Plantas medicinais e fitoterápicos na pandemia podem ajudar? Webpalestra/Telessaúde Espírito Santo .

 

Curso Politica Nacional de Humanização. UNA SUS – UFPE.

 

Curso Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 40 horas. Lúmina Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

 

Curso Política Nacional de Saúde Integral LGBT. AvaSUS/UERJ.

 

Curso Políticas de Equidade em Saúde e o Enfrentamento das Violências . Lúmina Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

 

Curso Políticas Públicas de Saúde e Reforma Sanitária. AvaSUS/UFRN. Curso Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte. UNA- SUS.

Curso Pré-natal e Puerpério em tempos de pandemia da Covid-19. AvaSUS/UFRN.

Curso Prevenção ao abuso infantil – 3 aulas

 

Curso Prevenção ao suicídio - UNASUS Universidade Federal de Santa Catarina. Curso Prevenção de Acidentes na Infância - Só Enfermagem Cursos.

Curso Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (COVID-19) - UNA-SUS/Fiocruz

 

Curso Prevenção e cuidados às doenças prevalentes em homens. UNA-SUS.

 

Curso Prevenção, avaliação e tratamento de lesões. Organizado pelo Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG e ministrado pela Enfermeira Camila da Rosa Janczura.

 

Curso Principais aspectos clínicos e perspectivas terapêuticas para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde. AvaSUS/UFRN, UFRJ.

 

Curso Procedimentos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Procedimentos técnicos em Neonatologia. Portal Educação. Curso Procedimentos técnicos em UTI . EDUHOT.

Curso Processo e teorias de Enfermagem aplicadas à gerontologia - Tecconsae EEAN-UFRJ.

 

Curso Profilaxia Pré Exposição (PrEP) de Risco de Infecção pelo HIV: Capacitação para Profissionais de Saúde. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Profilaxia Pré Exposição para Equipe Multidisciplinar da Atenção Básica e dos Serviços de Atendimento Especializado em HIV/AIDS-ES. Web-conferência Tele- educação/Telessaúde da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes/HUCAM .

Curso Profilaxia Pré-exposição ao HIV(PREP). AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na atenção primária à saúde: Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. UNASUS UFSC.

 

Curso Promoção do ganho de peso adequado na gestação - UNASUS UFSC. Curso Propedêutica cardiovascular na atenção básica, UNASUS.

Curso Proteção física e psicossocial no trabalho em saúde e áreas essenciais no enfrentamento à covid-19. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Protocolo clínico da covid na atenção primária à saúde, UNASUS.

 

Curso Quando suspeitar de câncer em crianças e adolescentes? Promovido pela Liga de Pediatria ULBRA.

 

Curso Queimaduras e as Interfaces do Cuidado. Evento Online (YouTube) – promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC .

 

Curso queimaduras. So Enfermagem.

 

Curso RCP e as implicações da covid-19. I JORNUE.

 

Curso Recomendações Baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos: Ver: Relatório do usuário. UNA/ SUS

 

Curso Recomendações Baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. UNASUS/UFSC.

 

Curso Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da Atenção Primária à Saúde. UFSC.

 

Curso Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da Atenção Primária em Saúde. UNA/SUS.

 

Curso Saúde da Mulher - UNASUS/ UNIFESP

Curso Saúde da população negra (UNA-SUS-Fiocruz/Brasília). Curso Saúde das Populações de Fronteira. UNA- SUS

Curso Saúde das populações do campo, da floresta e águas. AVASUS/UFC.

 

Curso Saúde Mental e Estratégias de Combate à Ansiedade, 2° encontro. PET Pedagogia Unesp.

 

Curso Saúde Mental, Direitos Humanos e Sistema Penal- 1ª edição. (Lúmina/UFRGS).

 

Curso Saúde na Comunidade: Integração ensino-serviço. AvaSUS - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Segurança do paciente - Higiene das mãos (Equipe assistencial) Hospital Albert Einstein Curso Segurança do paciente –AVASUS- UFRN.

Curso Segurança do Paciente nas Instituições de Saúde . AVASUS Plataforma Online - produzido por Hospital Moinhos de Vento (HMV) e ofertado por Ministério da Saúde (MS).

 

Curso Segurança do paciente no Processo de Medicação . AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Segurança e ética no compartilhamento de dados pessoais de saúde. UNA/ SUS.

 

Curso Segurança e higienização em serviços hospitalares no combate à covid-19. AvaSUS/UFRN.

 

Curso Semiologia e conduta das principais condições clínicas do SUS: Fisiopato, semiologia, diagnóstico e conduta das doenças mais comuns nos serviços de saúde. - Liga Acadêmica de Clínica e Cirurgia do Aparelho Digestivo (LACCAD-FURG).

 

Curso Sífilis congênita e gestacional. (LIAPE/LIAGO).

 

Curso Sífilis no Brasil - novo protocolo: diagnóstico e tratamento. AVASUS Plataforma Online

- Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Curso Sífilis: Patogênese, desenvolvimento da resposta imune e métodos diagnósticos. AvaSUS.

Curso Sinais Vitais. Só enfermagem cursos.

 

Curso Síndrome Gripal e COVID-19. Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

 

Curso Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória. Só Enfermagem Cursos. Curso Situações Clínicas Comuns em APS (Atenção Primária á Saúde) – UNASUS.

Curso Situações Clínicas Comuns em Idosos - UNA/SUS - UFPEL.

 

Curso Situações Clínicas Comuns na Atenção Primária à Saúde - Enfermagem. Promovido pela UFPEL. Via UNA-SUS.

 

Curso sobre Doação de Órgãos - Hospital Israelita Albert Einstein. Curso Sondagem Nasogástrica, só enfermagem cursos.

Curso Sondagem vesical. Albert Einstein. Só enfermagem. Curso Suporte Básico de Vida. AVASUS – UFRN.

Curso Suporte Básico de Vida. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH.

 

Curso Técnicas de Coloração de Gram. Telelab/Ministério da Saúde. Curso Teletrabalho COVID 19. Professora Doutora Alessandra Moreschi. Curso Terapia Nutricional - Só enfermagem cursos.

Curso Teste Integral da PVHIV na Unidade Básica de Saúde Telelab. Curso trajetória da Saúde Digital no Brasil. Plataforma UNA-SUS. Curso Transmissão Vertical da Sífilis. AVA-SUS/UFRN.

Curso Transtorno obsessivo compulsivo. (Só enfermagem cursos).

 

Cursos Curso Transtornos Mentais relacionados a Gestação e parto LAESM Unigranrio. Curso Tratamento de Feridas. EDUHOT.

Curso Triagem Neonatal. Só enfermagem cursos.

 

Curso Trilhas de aprendizagem em tempos de home office - Plataforma Veduca. Curso Trombofilias na gestação – LAGOUnirio.

Curso Tuberculose - Diagnóstico Laboratorial - Baciloscopia. TELELAB/ministério da saúde. Curso Urgência e emergência no SUS: história e marcos legais. UNA/SUS UFPE.

Curso Urgência e Emergência. Eduhot.

 

Curso Vamos planejar o nascimento com doçura? UFRGS. Curso Ventilação Mecânica Básica Hospital Albert Einstein

Curso Ventilação Mecânica Prolongada na COVID 19 - do básico ao avançado. Academia Médica. Dra. Roberta Fittipaldi.

 

Curso Ventilação não invasiva em Covid-19: visão do médico x fisioterapeuta. Academia Médica. Dra. Roberta Fittipaldi e a Dra. Lara Poletto .

 

Curso Vigilância Epidemiológica das IST’s – Sífilis. AVASUS-UFRNJ.

 

Curso: A educação e o processo de ensino e aprendizagem na Enfermagem no contexto da pandemia Covid-19 – Professor: Dr. Linconl Benito.

 

Curso: A enfermagem nos últimos cuidados prestados ao paciente - Só enfermagem . Curso: Acesso venoso na UTI pediátrica e neonatal - Só enfermagem.

Curso: Ações Estratégicas para a Saúde da Pessoa Idosa. Promovido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

Curso: Assistência de Enfermagem ao paciente com HIV - Só enfermagem.

 

Curso: Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiro íntimo.

 

Curso: Atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar frente à COVID-19: Tópicos de biossegurança - – Professora: Dra. Érica Batista.

Curso: Biossegurança: Paramentação e Desparamentação – Professora: Dra. Érika Tayná. Curso: Caderneta de saúde da pessoa idosa. Realizado através da plataforma Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

Curso: Cuidador de Idosos. Hospital Sírio-Libanês.

 

Curso: Diagnósticos e prescrições de Enfermagem nas síndromes gripais e síndromes gripais agudas graves – Professor: Dr. Bruno Reis Batista.

 

Curso: Diretrizes epidemiológicas da Dengue na assistência de Enfermagem – Professora: Dra. Kelly Coelho.

 

Curso: Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19, Fundação Oswaldo Cruz - Brasília.

 

Curso: Infecções Sexualmente Transmissíveis: Cuidados na execução dos testes rápidos – Telelab.

 

Curso: Manejo clínico da COVID-19 no parto e no puerpério – Professora: Dra. Ana Lígia Curso: Manejo de Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19. UNA-SUS/Fiocruz.

 

Curso: Manejo de síndrome gripal e suas complicações (covid-19) - Hospital Sirio Libanês.

 

Curso: Práticas éticas e legais no enfrentamento da morte. Produzido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA- SUS).

 

Curso: Prevenção ao suicídio. Produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e disponibilizado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

 

Curso: Profilaxia Pré Exposição ao HIV. AVASUS-UFRN.

 

Curso: Promoção do ganho de peso adequado na gestação. Promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pela plataforma UNA-SUS.

 

Curso: saúde da pessoa com deficiência na vida adulta. UNASUS/UFMA.

Curso: Saúde mental dos profissionais de enfermagem durante a COVID-19 – Professor: Dr. Beto Cruz.

 

Curso: Triagem Neonatal. Só enfermagem. Doença Falciforme - Conhecer para cuidar. Telelab/ministério da saúde Elaboração dos certificados do curso promovido pelo SE do HU FURG.

 

ENAPET. Reunião dos Interlocutores. Encontro Nacional de Enfermagem - Edição São Paulo 2020.

 

Encontro Nacional de Enfermagem. Evento Online (YouTube) Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de São Paulo. Evento online: Ano internacional da enfermagem: atuação dos profissionais no combate da COVID-19.

 

Evento Semana da Residência Sanar. Forum PET/FURG.

I COAPE - curso online de atualização das práticas de enfermagem. Ministrado por Ivo Sales.

 

I congresso online da LAGO Ufpel realizado pela liga acadêmica de ginecologia e obstetricia da ufpel.

 

I Curso de atenção ao puerpério - Organizado pela A arte de partejar da UFCA –

 

I Jornada acadêmica de transplante de órgãos e tecidos. Organizada pela Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos (LATOT) da Universidade Nove de Julho- Osasco.

 

I Jornada de Emergências Clínicas/ Liga Acadêmica de Emergência e Trauma/ UniFTC. I Jornada de Emergências médicas – LAURGEM.

I jornada de emergências médicas. Promovido por LAURGEM. I Jornada de Enfermagem da Univasf.

I Jornada de Fisiologia Feminina - Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Unigranrio Campus Caxias (LIAGO)

I Jornada de Fisiologia Feminina. Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Unigranrio Campus Caxias (LIAGO).

 

I Jornada de Saúde: Saúde Sexual e Ciclo Gravídico - Faculdade AGES de Medicina (Jacobina/BA).

 

I Jornada interligas sobre o Aleitamento Materno - Laped Uniara, Lasam Uniara e Lip Alfenas/.

 

I jornada nacional de urgência e emergência - atenção em urgência e emergência no contexto da pandemia de COVID-19: reflexões para a prática. NEEAPH e PAPH.

 

I Jornada Novembro Azul de Rondônia. Organizado pela Liga Acadêmica de Urologia de Rondônia LACCRO URO.

 

I Jornada Semiológica do Aparelho Respiratório: Diagnóstico Diferencial e Manejo da Infecções Respiratórias. LASEM – UFSB.

 

I Mini simpósio de ginecologia e obstetrícia. LIAGO/ Unigranrio Caxias.

 

I Minicurso Programa Roda Viva – APOIO EM ALEITAMENTO MATERNO: O PAPEL DO PROFISSIONAL DA SAÚDE UFSJ

 

I Semana do Trauma na Pediatria - Liga Acadêmica de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos - Humanitas (LAPED-HUMANITAS).

 

I Simpósio Acadêmico Multidisciplinar de Diabetes - Organizado por ligas acadêmicas de endocrinologia, metabologia, diabetes e obesidade das universidades do MA e do PI.

 

I Simpósio Brasileiro on-line de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) - PROEX-UEFS

 

I Simpósio de Aleitamento Materno - LIPED, Liga de Pediatria (Universidade de Fortaleza), LAM e LAPED.

 

  1. Simpósio de Atenção à Saúde da Mulher/ Liga Acadêmica de cardiologia em Enfermagem/LISAM - Universidade Estadual do Maranhão CESC/UEMA.

 

I Simpósio de cardiologia. FMUMC - liga acadêmica de cardiologia.

I Simpósio de cefaleias. Liga acadêmica de neurologia e neurocirurgia de Araguaína.

 

I Simpósio de cuidados integrais no idoso - organizado pela Liga acadêmica de cuidados paliativos da Paraíba.

 

I simpósio de cuidados integrais no idoso - organizado pela Liga acadêmica de cuidados I Simpósio de Diabetes - Liga Academia de Fisiologia Médica do Piauí.

I Simpósio de Emergências Clínicas. Liga acadêmica de emergências clínicas - LAEC. I Simpósio de endocrinologia - LAE (liga acadêmica de endocrinologia).

I Simpósio de pediatria. Laped/UFN.

 

I simpósio de urgência e emergência. Promovido pela Liga Acadêmica de Medicina de urgência e emergência, LAMURGEM.

 

I Simpósio do Centro de Fertilidade. Hospital Moinhos de Vento.

 

I Simpósio Interdisciplinar de Câncer de Mama. LIAGO - Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande.

 

I Simpósio interdisciplinar de enfermagem: Desafios e atuações na atualidade. Organizado pela Cuidare - Empresa junior de enfermagem UFVJM

 

I Simpósio Interligas de Hepatites Virais - Gastroliga Unirio - Liga Acadêmica de Gastroenterologia, Fígado e Endoscopia Digestiva e LADIP- UNIRIO (Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias).

 

I Simpósio Interprofissional de Pediatria da LAPED UFPI.

 

I Simpósio Multidisciplinar: manejo de queimados. LICIP/ UFCSPA.

 

I Simpósio on-line de Reprodução Assistida - Liga Acadêmica de Fertilidade e Reprodução Assistida da UFRN.

 

I Simpósio Online de Câncer Hepático - Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cirurgia - Capítulo Rio de Janeiro.

I Simpósio online de Microbiologia. Organizado pela Liga Acadêmica de Microbiologia LAMICRO-Recife.

 

I Simpósio online de oncologia. Liga acadêmica de cancerologia de Barretos-SP.

 

I simpósio online LACAGE 2020: cirurgia de pâncreas: Lesões Císticas de Pâncreas e Adenocarcinoma de Pâncreas.

 

I Simpósio pela Saúde Pública. UERJ.

 

I Simpósio sobre abordagem cirúrgica multidisciplinar do câncer de mama

 

Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e de Tecidos. Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e de Tecido Sul Capixaba.

 

I Workshop de queimaduras: do trauma à recuperação. ligas de cirurgia, dermatologia, trauma e emergência da UEMA.

 

I Workshop de Segurança do Paciente. Organizado pela FUNDEPS.

 

I Workshop de semiologia, interpretação da radiografia do tórax – LASEM.

 

I Workshop Internacional de Endourologia e Litíase Renal do Hospital Moinhos de Vento.

 

I Workshop sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão. Organizado pelo Projeto Mude de Lado da Uespi .

 

  1. Congresso de Saúde Coletiva. UFPR .

 

II Congresso interdisciplinar de oncologia - LAOMAC/UFRJ.

 

II Curso Online das Práticas de Enfermagem - COAPE.Organizado pelo Descomplica Enfermagem.

 

II Noite interativa da LAMIC – Organizado por LAMIC - Liga Acadêmica de Microbiologia da UFDPAR.

 

II seminário de boas práticas de atenção ao parto e nascimento. UFN. II simpósio de anatomia - UFRJ, Macaé.

II Simpósio de Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia LEON

 

  1. Webnário: Brinquedo Terapêutico e o Lúdico: do acadêmico ao ser enfermeiro - Projeto de Extensão Brinquedo Terapêutico FAENF/UFPa.

 

  1. Curso de Extensão de Introdução a Oncologia. Liga Acadêmica de Oncologia de Macaé LAOMAC UFRJ.

 

III Jornada de Infectologia para Atenção Primária. Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro/RJ.

 

III Jornada Multidisciplinar de Doença Inflamatória Intestinal - LACCAD / FURG.

 

III Seminário de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento", promovido pela Universidade Franciscana e Hospital Casa de Saúde.

 

III simpósio de genética do Delta do Parnaíba. Promovido pela liga de genética da UFPI.

 

III Simpósio de Pediatria: noções básicas em cardiopediatria - LICCA IMEPAC – Infecção e gerenciamento de feridas crônicas. Carla Cavazana. Rosana Santana.

 

IX curso de Inverno em Genética e Biologia Molecular. Promovido pelo programa de pós- graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz Jornada Acadêmica de Feridas – Laços Fundamentais- SOBENFeE.

 

Jornada da Mulheridades. Organizado pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia - LAGO. UESB.

 

Jornada de Medicina de Emergencia. LAMUE UFSB Jornada Semiológica do Aparelho Respiratório. UFSB.

Leitura e discussão da Carta da ADUFS Por que tanta pressa para “flexibilizar” as aulas presenciais nas universidades?

 

Live "Trabalho e ensino remoto e a saúde mental dos/as docentes". APROFURG. Psicóloga Irena Sá. Enfermeira Roberta Costa.1’

Live 1º Bate papo sobre residência multiprofissional em saúde da família FURG - D.A Enfermagem Furg.

 

Live 5 Passos para aplicar metodologias ativas - Ensino Hibrido ou Blended Learning. Carolina Savioli.

 

LIVE A COVID 19 em Rio Grande. Dra Edaiane Joana Lima Barros. Giovana 1,5 hs facebook.com/missiunas Live A importância de envolver os pais no manejo da dor dos bebes. UFPel. Ong prematuridade.com. Ana Claudia Vieira, Fabiana Bacchini Hospital Mãe de Deus, Aline Hennemann

 

Live As dificuldades do ensino público em tempos de pandemia. Live assistência de enfermagem na hemorragia pós parto ( coren-DF).

 

Live Automassagem eu Mereço! Promovida pelo serviço de Estomaterapia do HU.

 

Live Ayurveda, Yoga e Meditação para a promoção da saúde de estudantes - Sextas culturais do DAEX (diretório acadêmico da enfermagem FURG.

 

Live Bate Papo sobre Residência Multiprofissional em Saúde da Família FURG - Plataforma Meet - Diretório Acadêmico Eunice Xavier/ FURG.

 

LIVE Calendário escolar: possibilidade das práticas e estágios serem ofertados de forma remota.

 

Live Chapa 1 com o PET FURG. Live Ciência aberta e indicadores de qualidade dos periódicos. Editora da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) Dra. Dulce Barbosa.

 

LIVE Cirurgia de Redesignação Sexual pela liga de cirurgia plástica UFCSPA.

 

LIVE Coleta de dados online nas pesquisas qualitativas. Prof Petala Tuani Salvador UFRN. Gepades-UFSC.

 

LIVE Consequencias Do racismo estrutural (com a Marina)

 

Live Cuidados com a Saúde Mental. Psicólogo Rubens Caurio Lobato. Serviço de Estomaterapia do HU.

 

Live Cuidados na coleta de exames de paciente com Covid-19 - Coren DF.

Live da sobest sobre Cateterismo Vesical Intermitente limpo e permanente. Live debate a Política Nacional de PICS e sua importância no SUS - CABSin.

Live Diretrizes curriculares nacionais. Youtube furg. canal da FURG no YouTube Live Educação no contexto da pandemia no Distrito Federal - COREN DF.

LIVE Enfermagem: quem está na linha de frente do COVID-19? Tec. de Enfermagem Aline Soares e Joana Evangelista. @forumnacionalmulheresnegras

 

Live Ensino remoto. DA Enfermagem FURG LIVE Escrita científica: como escrever um artigo. Dr. Linconl Benito. COREN DF.

 

Live NANDA-I e a relevância dos diagnósticos de enfermagem na prática clínica.Webinar (transmitido pelo YouTube) - organizado por Artmed Editora.

 

LIVE O cérebro e a aprendizagem. Pet Pedagogia UFOP. Profª Denise Passos. Via google meet.

 

LIVE O custo invisível: impacto da pandemia no atendimento aos infartos agudos do miocárdio LAME-FURG. Júlio Marchini Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

Live O Papel da Educação Tutorial para formação do Estudante e do professor.

 

Live O público e o privado: os desafios da gestão em enfermagem em tempos de Covid 19. ABEN RS. Vania Rohsig Hosp. Moinhos de Ventos.

 

Live O que é Reiki? - PICSFURG.

 

Live O uso de anticoncepcional e os efeitos na pele. Dr. Francielle Batista ginecologista e obstetra e com a Dr. Larissa Lobato.

 

Live Os desafios do trabalho remoto e a maternidade: Refletindo sobre a importância do autocuidado. Entre Elas: uma reflexão sobre os impactos do trabalho remoto na vida das mulheres da Furg. Dra Camila Estima de Oliveira, Msc. Juliana Flores, Dra. Aline Coutinho, Msc. Marcela Martinelli.

Live Os direitos da pessoa com estomia. Serviço de Estomaterapia do HU. Advogada Bianca Rocha.

 

Live Para falar da COVID-19. Dra Edaiane Joana Lima Barros. facebook.com/missionas.

 

Live Parto e Nascimento em tempos de covid-19 no Rio Grande do sul. Profª Virginia Leismann.

 

LIVE Pé diabético com dra. Patrícia Figueiredo | licivasc [live].

 

Live Pesquisa clínica e políticas públicas. Med. Leticia Kawano-Dourado, Jornalista Luiza Caires e Med. Daniel A. Dourado.

 

Live PICS FURG: Plantas medicinais para alívio da ansiedade.

 

LIVE PICSFURG Musicoterapia. Grupo GEPSPICS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

 

Live PICSFURG Rotinas diárias segundo o Ayurveda.

 

Live Políticas públicas no Brasil: a realidade da saúde da população LGBTQIA. Dra Márcia Monks Jaekel, Rodrigo.

 

Live População lésbica: invisibilidade traduzida em negligencia Hildete Bahia Ufpel . Live Projeto Rede Colaborativa PICS – PICSFURG.

Live Protestos antirracistas ao redor do mundo. Filósofo, professor e jurista Silvio Almeida, Prof. Paulo Cruz.

 

Live Qual será a realidade e como reestruturar os municípios pós-pandemia? Assist. Social Darlene Pereira. @SINDIPORTUARIOS/RS.

 

Live relato e parto: cesárea e parto normal com útero bicorno Instagram @manualdagravidamoderna

 

Live Rodas virtuais e formativas sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: facilitando a acupuntura – PROEXC FURG. Prof. Sidney Moura Ferreira.

Live Roteiro para troca de bolsa de estomia. Serviço de Estomaterapia do Hospital Universitário Dr. Miguel riet Corrêa Jr.

 

Live Saúde da bexiga e do intestino. Serviço de Estomaterapia do HU.

 

Live Saúde mental dos profissionais de enfermagem: desafios em tempos de pandemia. ABEN RS.

 

Live Saúde Mental e Estratégias de Combate à Ansiedade, 3° encontro. PET Pedagogia Unesp. Live Semana Paz na mesa - YouTube - promovido pelo canal Pratinho Feliz.

 

Live Serviço de Estomaterapia dfo Hospital Universitário: perguntas e respostas. FURG.

 

Live Sexualidade da pessoa com estomia. Serviço de Estomaterapia do HU. Psicóloga Ana Cristina Holzschuh. Lisiele,

 

Live Teleconsulta de Enfermagem: uma possibilidade de acesso e continuidade do cuidado em meio à pandemia – Semana de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

 

Live Tipos de testes para Covid-19 - Organizado pelo Projeto de expensão NEPIRCS – Instagram.

 

LIVE Trabalhadores e trabalhadoras em Educação precisam ter voz: são nossas vidas!.

 

Live Universidade em debate. Reitora Cleuza Dias, vice-reitor ê, acadêmico Muriel Teixeira e pró-reitora de assuntos estudantis Daiane Gautério.

 

Live UP - Unindo Perpectivas FURG.

 

Live Violência contra crianças e adolescentes. Psicanalista Elizabeth Mazeron, Psicóloga Camila Malcher, Cientista Social Anelise Estivalet, Assistente Social Carla Graziela Araújo, Sociólogo Lúcio Oliveira.

 

Live Violência doméstica: debatendo o cenário atual de Pelotas e Rio Grande. Diná Lessa Bandeira, Maria de Lourdes Lose.

 

Live WEBRAICOMS 2020, Brazilian international congress of Medical Students. Organizado por estudantes da Escola Paulista de Medicina (EPM)-UNIFESP. Prof. Elizabeth Meloni Viera

.

Live: Atividades da Escola de Enfermagem frente a pandemia de COVID19, PICS FURG. Live: Contribuições da pesquisa científica em tempos de pandemia – PICSFURG.

Live: Yoga para estudantes - PICSFURG Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

 

Lives do FM café trazem impacto da pandemia na universidade e oportunidades na área de cultura. Manutenção instagram e trabalhos MPU do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Enfermagem, Gênero e Sociedade. Maratona

 

Live: Ostomizados em tempos de covid-19. Maratona ostolive: Fistulas retovaginais e feridas periestomias. Alexandra Lino. Maratona ostolive: Profª Bruna Fafaldini qdo usar bases planas e convexas; Profª Viviane Prubel. Incontinencia Urinaria e fecal - Sintomas, causas e tratamentos com Dra Viviane Poubel .

 

Mesa redonda: Saúde Mental pediátrica em tempos de covid-19 - Organizado pela AEMED.

 

Mesa-redonda com o tema: Atuação da Enfermagem na saúde do adolescente em tempos de Covid-19. Organizado pelo projeto de extensão e pesquisa “Processo saúde-doença e qualidade de vida na adolescência”. UFRJ – Macaé.

 

Mini Curso de Metodologia Científica em Saúde: Primeiros Passos. Organizado pela Liga Acadêmica de Oncologia do Amapá – LACON.

 

Mini curso: Enfermagem Forense - I Jornada de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Minicurso- Humanização em Saúde - LAOP UFJF.

 

Minicurso: Avaliação em cuidados paliativos: o que precisamos saber? Organizado pelo Diretório Acadêmico Eunice Xavier do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG.

 

Palestra Práticas Integrativas e Complementares no ambiente escolar – UFMA. Palestra Práticas Integrativas e Complementares no ambiente escolar – UFMA..

Palestra: Assistência de Enfermagem em um Serviço de Estomaterapia. Plataforma Online Zoom – organizada e proferida pela Professora Doutora Giovana Calcagno Gomes (Tutora PET/Enfermagem – FURG).

Palestra: Experiências européias no combate à COVID – 19.. Participação da Aula Anemia falciforme e aconselhamento genético. Participação da Aula: CRISPR e a pandemia de COVID-19.

Pré Jornada Medicina de Emergência.

 

Primeira aula aberta da Liga Interdisciplinar de Diabetes UFRGS e PUCRS, realizada em conjunto com a Liga de Oncologia da PUCRS. Discutindo a relação diabetes e câncer. Programa Saúde na hora: estabelecendo novos horizontes para fazer saúde da família no SUS

-PET saúde Mucajá.

 

RODA DE CONVERSA ONLINE - O Processo de Desinfecção das áreas de Circulação e Convivência segundo normas da ANVISA para a pandemia de COVID-19. Faculdade Anhanguera do Rio Grande. Coordenação dos Cursos de Engenharias e Arquitetura. Prof. Fabrício Lucas Lopes.

 

Roda de conversa online: Universidade em tempo de Pandemia. Promovida pela Aprofurg. Participação do Vice-reitor Danili Giroldo e Pró-reitor Renato Duro. Via Skipe.

 

Rodas virtuais formativas - Práticas integrativas e complementares em saúde: Como a milenar massagem chinesa pode beneficiar sua saúde nos dias de hoje? PROEXC: Pró reitoria de extensão e cultura da FURG.

 

Rodas virtuais formativas sobre PICs | Por que praticar Mindfulness? Rodas virtuais formativas sobre práticas integrativas e complementares em saúde - Medicina Ayrveda na Psicologia.

 

Rodas virtuais formativas sobre práticas integrativas e complementares em saúde: como a milenar massagem chinesa pode beneficiar sua saúde nos dias de hoje PROEXC FURG.

 

Rodas virtuais formativas sobre práticas integrativas e complementares em saúde: Reiki como caminho para o autoconhecimento - PROEXC (pró reitoria de extensão e cultura).

 

Rodas virtuais formativas sobre práticas integrativas e complementares em saúde. Faculdade EBRAMEC SP.

Rodas Virtuais Formativas: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Palestra 6: Cuidados necessários para o uso seguro e consciente dos óleos essenciais- Prof. Diego Paz – PROEXCFURG.

 

Semana acadêmica de Enfermagem do COREN do Distrito Federal .

 

Semana de Medicina, Saúde e Espiritualidade. Semana Unespírito. Dr. Sérgio Felipe de Oliveira. Transtornos Dissociativos.; Domínio Espiritual; Ciências do espirito.

 

Semana do ECG - IFMSA Brazil UFCG-CZ. Semana do ECG. (IFMSA UFCG- CZ) SEMANA MOBILIZA PET.

Simpósio acadêmico on-line: saúde mental (UEMS).

 

Simpósio Brasileiro de Genética. Simpósio Caminhos da Enfermagem - Áreas de Atuação e Inovação. Organizado por Associação Atlética Acadêmica Enfuria - Enfermagem UFMT.

 

Simpósio de Cardiologia Pediátrica - LACCA (liga acadêmica de cardiologia da criança e do adolescente)/

 

Simpósio de Ensino e Enfermagem 2020 - Universidade Federal do Maranhão e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

 

Simpósio desvendando o HIV em gestantes e puérperas - IFMSA UNIFESO . Simpósio Interligas de Enf. em pediatria e Neonatologia - UNIFESP/ UFSC/ USP.

Simpósio Pós-Bariátrica: Alterações Metabólicas e Cirurgia Plástica Reparadora. LACIPLA. Síndromes clínicas e raciocínio diagnóstico Prof. Eliza Piazza UNISUL.

Sulpet 2020.

 

  1. Simpósio de Biotecnologia - Organizado pelo IFRJ .

 

  1. Jornada da Liga de Ginecologia e Obstetrícia VI Jornada da Liga de Ginecologia e Obstetrícia da FAMECA (Faculdade de Medicina De Catanduva): Gestação e Covid-19.

VI Jornada da liga de ginecologia e obstetrícia. UFSM Vídeo YouTube "Aula passo a passo de uma revisão sistemática" que faz parte de um projeto de extensão Ciência e covid19 produzido em parceria entre a UFCSPA e UNIFESP.

 

Videoconferência "Repercussões da COVID-19 na gestação e puerpério " , ministrada pela Prof. Dra. Lisie Alende Prates, promovida pelo Programa de Educação Tutorial Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PET PISC) da Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana - RS, no dia 23 de junho de 2020.

 

Webinários da ABC | O mundo a partir do #Coronavírus, Ed. 11 | Desafios da educação superior em tempos de pandemia. Academia Brasileira de Ciências. Prof. João Carlos Salles, Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky e Prof. Marcelo Knobel.

 

Webinários da ABC | O mundo a partir do #Coronavírus, Ed. 12: Desafios sociais e econômicos da pandemia Webpalestra Amamentação em situações especiais - Telessaúde ES UNESC.

 

Webpalestra Desenvolvimento de vacinas e terapias para o enfrentamento da covid-19. AvaSus

- Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra Diabetes e COVID-19: Manejo na Atenção Primária à Saúde. Telessaúde Espírito Santo/ Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Webpalestra Suporte básico e avançado de vida em pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19. Telessaúde Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Webpalestra: A nutrição no tratamento das Úlceras por pressão. AVASUS Plataforma Online

- Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Alimentação e Nutrição para Pessoas com HIV e AIDS. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Coleta de swab para Covid -19. Telessaude Espírito Santo/Youtube.

 

Webpalestra: Cuidado de Enfermagem na Prevenção de Lesão por Pressão. Tele- educação/Telessaúde da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes/HUCAM.

Webpalestra: Dietas Enterais. AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Produtos industrializados: Por que ler o rótulo dos alimentos? AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde.

 

Webpalestra: Sinais e sintomas de violência em crianças e adolescentes e como notificar ao SUS – uma visão para a Educação. Tele-educação/Telessaúde da Universidade da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes – HUCAM.

 

Webpalestra: Uso de antivirais na covid-19. Quais as evidências científicas? AVASUS Plataforma Online - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Vamos falar sobre sífilis: cenário da sífilis no Brasil. AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Vamos falar sobre sífilis: conhecendo os sintomas da sífilis. AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Vamos falar sobre sífilis: risco de infecção.AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Webpalestra: Vamos falar sobre sífilis: sífilis adquirida. AvaSus

- Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

 

Webpalestra: Vamos falar sobre sífilis: sífilis e HIV: amigos ou inimigos? AvaSus - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Webpalestra/Teleducação HUCAM - Espírito Santo. Workshop de queimaduras. LADERMA/LATECA/LIGADEC.

 

 

  • 5.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

No ano de 2020 o PET Enfermagem mostrou-se mais uma vez como um grupo consolidado tanto na Escola de Enfermagem, como na Universidade, demonstrando seu papel fundamental em meio a ações de cunho social. A atuação do grupo foi significativa em ações de acolhimento, orientação e suporte nas questões que envolveram as demandas da comunidade acadêmica, rio-grandina e brasileira. Ficou evidente o potencial acadêmico do grupo através das publicações de sua tutora e da participação dos petianos em cursos e eventos, revelando a excelência da formação acadêmica de todos. Recomenda-se fortemente a manutenção da realização das atividades do grupo, bem como, a manutenção da generosa divulgação de orientações relativas à saúde da comunidade nas redes sociais do grupo.

  1. 6.PET-ENGENHARIA DE ALIMENTOS/ PET-EA

 

  1. 6.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

A tutora desenvolve um ótimo trabalho junto ao grupo, é muito participativa, responsável e dedicada, com muita postura e tranquilidade para tratar de assuntos importantes, além de estar sempre disposta a ouvir e ajudar os petianos com seu conhecimento. Ademais, lidera e coordena o grupo de maneira clara e justa, estando sempre aberta a novas ideias e opiniões. Um ponto muito relevante nesses últimos tempos é a questão da empatia, característica que a tutora tem de sobra ao lidar com os petianos, sempre abrindo espaço para discussões, incentivando reflexões e a melhoria contínua.

 

 

  • 6.2– Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

O ano de 2020 foi desafiador para todos os petianos, visto que tiveram que se reinventar para se adequar a situação imposta pela pandemia. O grupo passou por um processo de renovação de seus integrantes, com a realização de vários processos seletivos, o que levou a um período de adaptação e integração para os trabalhos. Mas, o grupo conseguiu superar as dificuldades com alto grau de comprometimento, dedicação e solidariedade, como também o trabalho em equipe na execução das atividades planejadas e ajustadas ao modelo remoto. O grupo teve um excelente desempenho no período e se encontra preparado para novos desafios.

 

 

  • 6.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Grande parte dos petianos reconhecem um desenvolvimento contínuo de conhecimentos específicos da área de engenharia de alimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades pessoais, desenvolvendo habilidades de liderança, oratória, comunicação, dentre outros. O grupo se reconhece participativo, responsável e interessado, sempre demonstrando opiniões e ideias, com respeito e empatia. Portanto, o grupo se sente satisfeito com o desempenho, principalmente pela adaptação e trabalho realizado durante a pandemia e almeja mais desenvolvimento para os próximos anos.

 

 

  • 6.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Em 2020, apesar de todos os desafios que nos foram impostos pela pandemia, creio que consegui levar a contento a atuação no grupo, com muito aprendizado junto aos petianos na adequação ao sistema remoto. A tutoria foi baseada no acompanhamento e avaliação dos integrantes do grupo, tanto no quesito do andamento e cumprimento das atividades, quanto nas

questões relacionadas às atitudes e habilidades dos bolsistas. O convívio com os petianos se deu de forma harmônica, respeitosa e solidária, procurando sempre a conscientização e a importância do Programa PET, bem como o cumprimento de seus princípios. Neste processo, o diálogo foi fundamental para coordenar e trabalhar as diferenças no grupo, ao mesmo tempo criar um ambiente de trabalho tranquilo para a adaptação, execução e cumprimento das atividades planejadas.

 

 

  • 6.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

O ano acadêmico de 2020 foi marcante para todos os integrantes do grupo, que se reinventaram e participaram integralmente das atividades do grupo e das atividades curriculares. No geral, todos os petianos obtiveram rendimento acadêmico muito bom. As notas das disciplinas para a maioria dos bolsistas foram muito satisfatórias, o que auxiliou na manutenção e melhoria do coeficiente acadêmico individual. No entanto, dois alunos do primeiro ano foram reprovados em mais de uma disciplina, o que os levou a desvinculação do programa de acordo com as normas prevista na Portaria n° 976/2010, atualizada e republicada em outubro de 2013.

 

 

  • 6.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

O grupo desenvolveu diversas práticas educativas durante o ano de 2020 visando um maior envolvimento dos acadêmicos no curso de graduação e adaptadas ao sistema remoto. Dentre as atividades estão o incentivo a prática de leitura de artigos científicos em idioma estrangeiro, a participação em atividades extracurriculares como eventos, palestras e cursos. Para tanto foi elaborado um curso online de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para acesso dos graduandos e comunidade em geral. A produção de conteúdo didático de forma inovadora e sua postagem nas redes sociais do grupo, como o #PROCESSOU, que são vídeos ilustrativos sobre o processamento de alimentos, em substituição as visitas técnicas que foram inviabilizadas em razão da pandemia. A realização de seminários sobre tópicos em disciplinas e temas multidisciplinares que visam a capacitação dos discentes e a busca de conhecimento, assim como fomentar a discussão, a análise crítica e a habilidade de falar em público dos graduandos. Também, o incentivo a participação em eventos específicos da área, para aquisição e atualização de conhecimentos.

 

  • 6.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Em 2020, algumas ações foram desenvolvidas para redução da evasão no curso, embora a situação de pandemia. Dentre as atividades estão a LAEQA (Live da Escola de Química e Alimentos), com o intuito de levar conhecimento, esclarecer dúvidas e apresentar o curso de graduação para os alunos do ensino médio. A Acolhida Cidadã, que objetiva aproximar os graduandos do curso de Engenharia de Alimentos e familiarizar os calouros à nova realidade da Universidade. Também, o grupo desenvolveu um aplicativo de estudos, chamado APP do PET-EA FURG, com o intuito de auxiliar os graduandos com materiais relevantes, disponibilizando vários conteúdos e dicas que auxiliam os alunos nas disciplinas da graduação. A realização do Dia do Engenheiro de Alimentos na FURG, como forma de motivação e identificação do acadêmico com o curso e da sua futura atuação profissional. As publicações no informativo do grupo, como o quadro “Você Sabia?” que leva curiosidades da área, expõe informações relacionadas ao curso e relatos de egressos, intercâmbios e pesquisas científicas. Ademais, o grupo está sempre à procura de novos materiais para divulgar e/ou disponibilizar no aplicativo do grupo, contribuindo com os estudos, intencionando o maior sucesso acadêmico dos graduandos.

 

 

  • 6.8– Publicações e participações em eventos em 2020 PUBLICAÇÕES:

 

LOPES, LARISSA C.; PRESTES, C. F; MENDES, L.G; PAULA, M. DE; CRUZ, W;

AUGUSTO, M.M.M. Boas práticas de fabricação: treinamento aplicado aos manipuladores de alimentos de restaurante universitário. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49282-49289, 2020.

 

LARISSA CHIVANSKI LOPES E VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI. Projeto de Curso

On-Line Para Assessoria de Empresas de Alimentos Durante a Pandemia – 7 anos de PETHL: atuação do PET em tempos de Covid-19.

 

CINTHIA ORTIZ SILVEIRA; LARISSA CHIVANSKI LOPES; MARIA ALICE LIMA CARDOSO; RUTH GAUDÊNCIO DA SILVA; TAMIRES HÜBNER; VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI; MARTA MARIA MARQUEZAN AUGUSTO. Influência do

Projeto Vídeo nas Escolas na Difusão do Conhecimento Sobre o Curso de Engenharia de

Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande - XXIII Encontro Regional dos Grupos PET - SULPET.

 

VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI; CINTHIA ORTIZ SILVEIRA; LARISSA CHIVANSKI LOPES; MARIA ALICE LIMA CARDOSO; RUTH GAUDÊNCIO DA SILVA; TAMIRES HÜBNER; MARTA MARIA MARQUEZAN AUGUSTO. Oficinas de

Boas Práticas de Fabricação Para Escola do Ensino Fundamental: E.M.E.F. Cipriano Porto Alegre - XXIII Encontro Regional dos Grupos PET-SULPET.

 

LARISSA CHIVANSKI LOPES; LAURA PATRÍCIA RIVERA PATERNINA; LUIZA

MORAES; JORGE ALBERTO VIEIRA COSTA. Utilização De Spirulina Sp. Leb 18 Na Elaboração De Confeitos Nutritivos: Resposta Sensorial - 19ª Mostra Da Produção Universitária- MPU.

 

JENYFER DE ALMEIDA CONCEICAO; LARISSA CHIVANSKI LOPES; LAURA PATRICIA RIVERA PATERNINA; LUIZA MORAES; JORGE ALBERTO VIEIRA

COSTA. Utilização De Fruto Amazônico Na Coloração De Confeitos À Base De Gelatina

  • 19ª Mostra Da Produção Universitária-MPU.

 

TAMIRES HUBNER; RUTH GAUDÊNCIO DA SILVA; LARISSA CHIVANSKI LOPES; VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI; CINTHIA ORTIZ SILVEIRA; MARIA ALICE LIMA CARDOSO;   JOSILENE   PINTO   DE   MORAES;   MARTA   MARIA   MARQUEZAN

AUGUSTO. Oficinas De Sustentabilidade Para Alunos Da Escola Pública De Rio Grande

– RS - 19ª Mostra Da Produção Universitária- MPU.

 

CINTHIA ORTIZ SILVEIRA; JOSILENE PINTO DE MORAES; TAMIRES HUBER; RUTH GAUDÊNCIO DA SILVA; LARISSA CHIVANSKI LOPES; VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI; MARIA ALICE LIMA CARDOSO; MARTA MARIA MARQUEZAN

AUGUSTO. Impactos das Atividades de Seminário do PET Engenharia de Alimentos e Sua Adaptação Durante a Pandemia - 19ª Mostra Da Produção Universitária-MPU.

 

SIMÕES DE BORBA, V; SILVEIRA, C. O.; ALVES, J. B; GRUPELLI, V. M.; BADIALE-

FURLONG, E. Experimental Design applied in the semolina pasta cooking to increase the resistant starch formation. LWT-Food Science and Technology, v. 138, p. 110708, 2021.

VICTÓRIA MARQUES GRUPELLI. Potencial de formação de amido resistente em biscoitos doce e salgado com base nos teores de lipídeos e carboidratos. 7° Simpósio de Segurança Alimentar.

 

RENATA VAZ; BELKINS C. S. ROESLER; CARLOS ANDRÉ V. BURKERT. Produção de

exopolissacarídeos por Mesorhizobium sp. semia 816. 19ª Mostra da Produção Universitária –

MPU.

 

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS -2020

 

XXIII Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul - XXIII SULPET- UFSC- realizado entre agosto e outubro de 2020.

 

19ª Mostra da Produção Universitária –19ª MPU- FURG. Realizado de 11 a 13 de novembro,2020.

 

PETHL 07 ANOS: ATUAÇÃO DO PET EM TEMPOS DE COVID-19- Evento online de

  1. 11 a 12 de junho de 2020.

 

I COICTA – International Online Congress of Food Science and Technology – “Food Security: Strategies in the Pandemic Period” – de 18 a 21 de maio.

 

VIII SEALI - Semana de engenharia de alimentos UFMA, realizado entre 01/07/2020 a 11/07/2020.

 

1º Ciclo de Webinares de Ciência e Tecnologia em Alimentos - 1º CWCTA –. Promovido pelo PPGCTA/UFSM de 14 a 23 de julho de 2020.

 

XXI SEMEA- Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, realizado no período de 10 à 12 de agosto de 2020.

 

5º Ciclo de Palestras em Microbiologia – Kombucha: definição legal e registro de estabelecimento.

 

1º Seminário Virtual de Engenharia de Alimentos do Mato Grosso do Sul – UFMS-Realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2020.

 

2º Seminário Virtual de Engenharia de Alimentos do Mato Grosso do Sul –UFMS- Realizado nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2020.

3º Seminário Virtual de Engenharia de Alimentos do Mato Grosso do Sul –UFMS- Realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2020.

 

SENGALIF - Semana Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Matão, realizado entre 25/05/2020 a 29/05/2020.

 

VIII SEALI - Semana de engenharia de alimentos UFMA, realizado entre 01/07/2020 a 11/07/2020.

 

21ª edição da Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, realizado entre 09/08/2020 a 15/08/2020.

 

I Webinar de Alimentos, com foco na Inovação e Tecnologia de Embalagens, promovido pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, realizado entre 16/08/2020 a 22/08/2020.

 

 

  • 6.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

O Grupo PET Engenharia de Alimentos cumpriu todos os requisitos preconizados pelo Programa de Educação Tutorial, mesmo tendo que realizar uma série de adaptações para se ajustar ao período de pandemia. Recomenda-se que o grupo continue atuando da maneira harmoniosa evidenciada neste relatório, atuando fortemente na interação e realização de atividades com os demais acadêmicos do curso de graduação.

 

 

  • 7.PET ENGENHARIA CIVIL

 

7.1- Avaliação dos discentes sobre o tutor

 

Nosso tutor promove união dentro do grupo de forma a se mostrar sempre disponível para auxiliar na resolução de problemas e dúvidas referentes ao Programa e funcionamento do grupo. Também cumpre seu papel incentivando a horizontalidade, dando espaço para todos os petianos se expressarem dentro e fora das reuniões administrativas. Além disso, se faz presente na maioria dos eventos do PET, principalmente em eventos estaduais que reúnem grupos de várias instituições.

 

7.2- Avaliação do tutor sobre os discentes

 

Os estudantes integrantes do Grupo PET Engenharia Civil demonstraram muita determinação e capacidade de adaptação no ano de 2020, conseguindo desenvolver muitas das atividades que estavam previstas, com os devidos ajustes para o formato remoto, devido a

difícil situação causada pela pandemia. Novas atividades também foram criadas e elaboradas pelos discentes, nesse difícil período. Houve um envolvimento de todos os acadêmicos do grupo em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da participação em atividades de integração com outros grupos PET, tanto em caráter local, regional e nacional, tudo no formato online. O Grupo continua sendo reconhecido dentro da FURG e, particularmente, na Escola de Engenharia, como um grupo sério, responsável e cumpridor de suas obrigações, tendo uma atuação pautada pela harmonia entre os acadêmicos, o professor tutor e demais professores e discentes.

 

7.3- Autoavaliação dos discentes

 

A atual estrutura do grupo é composta por 13 integrantes de diversos anos da graduação, o que promove vasta interação entre eles. O grupo demonstra-se empenhado em participar de eventos regionais e nacionais, a fim de enfatizar seus conhecimentos sobre a filosofia dos grupos PET, visto que isso promove união entre os petianos em busca de um ideal. Além disso, ressalta-se que os petianos passaram por inúmeras adaptações desde o início do período de aulas remotas, enfrentando desafios como reuniões online e reorganização dos projetos existentes no grupo. Fatores como a comunicação constante e a colaboração entre os membros permitiu superar tais desafios de maneira satisfatória.

 

7.4- Autoavaliação do tutor

 

Minha atuação como tutor no Grupo PET Engenharia Civil baseia-se num convívio harmonioso e respeitoso com todos os integrantes do grupo, sempre buscando a conscientização sobre a importância do Programa PET e o cumprimento de seus princípios. Mesmo no atual formato online, imposto pela pandemia do Coronavírus, continuei acompanhando os petianos permanentemente, através do uso dos recursos tecnológicos disponíveis. Entendo que obtive sucesso, uma vez que o grupo continuou trabalhando de maneira harmoniosa, conseguiu realizar muitas das atividades previstas (com as devidas adaptações), criou e elaborou novas atividades, bem como continuou relacionando-se de forma tranquila e harmoniosa com o tutor.

 

7.5- Sucesso acadêmico do grupo

 

No que diz respeito ao desempenho individual dos integrantes do grupo no curso de graduação, nota-se um satisfatório índice de qualidade ao se analisar fatores mensuráveis, como

notas e número de reprovações, mesmo frente a todas as dificuldades provindas da pandemia e do distanciamento social. Entendemos que parte desses sucessos se deve à diversidade de integrantes em diferentes fases do curso, o que colabora para que, por meio das relações tutoriais, os discentes se auxiliem nos estudos. Nosso grupo se divide em comissões onde trabalhamos ao mesmo tempo com pessoas diferentes, isso ajuda a melhorar nosso desempenho em trabalhos em grupo durante a graduação. Devido ao contato com o meio acadêmico e externo, muitas vezes os petianos precisam se apresentar diante de várias pessoas; isso traz confiança e aperfeiçoamento de postura e oratória. O grupo, além do incentivo a atividades de ensino e extensão, incentiva a pesquisa através de uma comissão voltada para a pesquisa individual e em grupo, que faz com que os petianos se aprofundem em assuntos específicos da área de Engenharia Civil.

 

7.6-    Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

Para contornar os limites impostos pela pandemia, todas as atividades em que a adaptação era possível foram reformuladas para serem aplicadas por meio de canais digitais. O grupo conseguiu desenvolver com sucesso diversas atividades e eventos, tais como capacitações internas, abrangendo temáticas relacionadas à Engenharia Civil e outras áreas do conhecimento, palestras técnicas e sobre saúde mental, um Ciclo Online de Palestras de Engenharia e Desenvolvimento Social, a manutenção do Projeto Identidade do Engenheiro e também a IX SAEE (Semana Acadêmica da Escola de Engenharia), muitos contando com participantes dos cursos de Engenharia Civil de diversas universidades do Brasil.

 

Também foi desenvolvida uma parceria com outros grupos PET Engenharia Civil, formando o movimento PET Civil Brasil. O grupo organizou o evento Construindo Competências, onde diversas capacitações foram oferecidas para as comunidades acadêmicas das universidades. Além disso, o grupo atuou num evento interno desse movimento, colaborando na organização e participando ativamente das atividades.

 

7.7-     Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

O grupo promove o projeto Identidade do Engenheiro, nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil Empresarial e Engenharia Civil Costeira e Portuária, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – campus Carreiros. A proposta surgiu em função da necessidade de quebrar estereótipos profissionais relacionados à engenharia, com o intuito de incentivar os estudantes a construírem desde o início da graduação sua identidade como futuros engenheiros,

e compreenderem a amplitude e a multiplicidade da sua formação. Além disso, dentre outros benefícios, o projeto aproxima a realidade do mercado de trabalho dos estudantes do primeiro ano, etapa onde tais assuntos são pouco abordados, mitigando a evasão.

 

7.8-    Publicações e participações em eventos em 2020

 

O Grupo PET Engenharia Civil participou em alguns eventos coletivos, o que permitiu desenvolver a integração entre grupos PET’s e acadêmicos de outros cursos. No ano de 2020, o grupo esteve presente na XIX Mostra de Produção Universitária da FURG, no XXIII SulPET

  • Encontro dos Grupos PET da Região Sul e no XXV ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET, apresentando os seguintes trabalhos:

 

  • Mostra de Produção Universitária da FURG
    • Identidade do Engenheiro: a construção da identidade profissional no espaço da universidade;
    • Estudo e elaboração de mapas de risco no campus carreiros;
    • Palestra “Saúde Mental em Tempos de Pandemia” para estudantes: um relato de experiência.
  • Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET)
    • Identidade do Engenheiro: a construção da identidade profissional no espaço da universidade;
    • Engaja Civil: transformação social e pessoal pela ação.
  • Encontro dos Grupos PET da Região Sul (SULPET)
    • Engaja Civil: transformação social e pessoal pela ação;
    • Identidade do Engenheiro: a construção da identidade profissional no espaço da universidade;
    • Atividades Complementares a Sala de Aula aplicadas nos cursos de Engenharia Civil.
  • Também foram apresentados trabalhos de pesquisas individuais dos membros do grupo, sendo alguns deles:
  • Mostra de Produção Universitária da FURG
    • Apresentação da Variação de Nível do Mar e Identificação das Componentes da Maré Através da Análise de Dados de um Marégrafo Instalado no Porto do Rio Grande;
    • Projeto dos espaços de aprendizagem colaborativa do IMEF - monitorias de probabilidades e estatística
  • Congresso de Construção Civil da UnB
  • Estudo preliminar comparativo das argamassas de revestimento dos prédios históricos do município do Rio Grande - RS

7.9- Recomendação final sobre o grupo

 

Uma vez que o Pet engenharia Civil tem revisitado, principalmente, a pesquisa sobre identidade das engenharias, recomendamos que essas pesquisas sejam apresentadas em mostras de pesquisa universitária da região, como da Unipampa, Ufpel, Ucpel, visando ampliar a divulgação e a formação multidisciplinar dos engenheiros.

  1. 8.PET ENGENHARIA MECÂNICA

 

  1. 8.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

O tutor se mantém sempre presente nas atividades do grupo, compartilha suas ideias e trabalha em conjunto com os petianos para um melhor desenvolvimento das atividades. Além de tudo, demonstra amplo conhecimento sobre o programa, o que é imprescindível em diversos momentos. Cabe salientar, que o tutor adaptou-se muito bem a realidade imposta pela pandemia, mantendo as atribuições e aumentando a proximidade com o grupo, mesmo no ambiente virtual.

 

 

  • 8.2– Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

Os integrantes do PET Engenharia Mecânica estão integrados com a filosofia do Programa PET, observando as normas de funcionamento e desenvolvendo as atividades previstas no cronograma com o máximo de afinco. Durante o ano de 2020, apesar o afastamento social, que impediu atividades presenciais, o grupo se adaptou muito bem no modelo remoto, reorganizando as atividades previstas no planejamento e sendo capaz de realizar quase a totalidade delas. A maioria dessas atividades foi realizada com ampla participação de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica da FURG, o que comprova que o grupo é capaz de produzir um dos principais efeitos propostos no Programa de Educação Tutorial que é contribuir para a melhoria das atividades da graduação, sem esquecer de manter uma forte preocupação do papel social que o grupo representa em relação a Universidade e a sociedade

 

 

  • 8.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Os integrantes do grupo PET Engenharia Mecânica observaram um obstáculo bastante adverso no ano de 2020, que foi transpor as atividades de seu planejamento para o ambiente remoto. Nesse aspecto, o aprendizado das funcionalidades das plataformas de videoconferência e dos recursos de mídias das redes sociais foram essenciais para a manutenção dos afazeres do programa. Dessa forma, ressalta-se o empenho de todos os petianos em adaptar essas atividades, ao mesmo tempo que se manteve os objetivos que essas deveriam atender.

 

 

  • 8.4– Autoavaliação do tutor

 

 

O ano de 2020 foi sui generis. A pandemia trouxe uma enorme mudança em nossas práxis, tanto de docente como de tutor. A necessidade de aprendizado de novas ferramentas e

modos de interação definiram um novo momento para se reinventar. Apesar de toda essa revolução em curso, acredito que consegui superar essa tormenta de forma muito tranquila. Tive muita facilidade em usar as ferramentas digitais necessárias para manter o contato com o grupo de modo a promover o processo de tutoria. Apesar disso, a falta do contato diário que sempre mantive com o grupo, traz perdas que não conseguem ser superadas. Logo no início da pandemia, conseguimos conduzir um processo seletivo que incorporou ao grupo ótimos integrantes, o que facilitou muito o processo de tutoria ao longo do ano. Procuro estar sempre presente nas atividades, incentivando a participação de todos e orientando para que as atividades desenvolvidas sempre envolvam o máximo de acadêmicos dos cursos ao qual o grupo é vinculado. Tendo em vista o resultado do grupo ao longo do ano, o cumprimento do planejamento, participando nas atividades do programa dentro da FURG e em eventos, inclusive com publicações, acredito ter tido um bom desempenho como tutor ao longo do ano de 2020.

 

 

  • 8.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

As atividades elaboradas pelo PET atingem três aspectos distintos da formação acadêmica do grupo, no qual seus integrantes desenvolvem conhecimentos técnicos, interpessoais e transversais. Quando se observa as atividades realizadas com engenheiros que trabalham na indústria, seja através de bate-papos, rodas de conversa, palestras ou minicursos, busca-se que os alunos da graduação acessem conhecimentos técnicos da prática profissional da Engenharia.

Por outro lado, nesses mesmos formatos de atividade, há espaço para profissionais de outras áreas, para que estes abordem conhecimentos transversais à engenharia, como processos produtivos e empreendedorismo, por exemplo. Junto a isso, observa-se que o petiano está em contato constante com gerenciamento de tempo e de pessoas, com intermediação de conflitos e planejamento de atividades. Todos esses aspectos elencados convergem para a formação global de um engenheiro mecânico e compactuam para o sucesso acadêmico do grupo.

Nesse sentido, explicita-se que os petianos produziram trabalhos em congressos e também desenvolveram ações que envolveram tanto a comunidade acadêmica como externa à universidade.

 

 

  • 8.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

Devido a pandemia, o grupo teve de se reinventar e adaptar suas atividades ao mundo virtual através de plataformas digitais. Dessa forma, buscou-se complementar a formação dos acadêmicos das Engenharias Mecânicas da FURG, por meio de atividades feitas de forma online, como a Conversação em Inglês, o Simula PET, a Roda de Conversa e o YouPET.

 

Através da Conversação em Inglês, procura-se estimular os estudantes a exercitarem a comunicação em uma língua estrangeira, o inglês. Já através do Simula PET, busca-se simular processos seletivos feitos por grandes empresas, a fim de que os participantes se familiarizem com os procedimentos comuns em dinâmicas de grupo e entrevistas.

 

Além disso, através do YouPET, os petianos compartilham vídeos com a resolução de exercícios das disciplinas do curso com o intuito de auxiliar os demais colegas e, também, de revisitar conteúdos já aprendidos, consolidando-os. Por fim, na Roda de Conversa, também no Youtube, um professor relata sobre as experiências em pesquisa e responde às perguntas dos estudantes e, assim, estimula-se a comunidade acadêmica a participar e desenvolver pesquisa na Universidade.

 

 

  • 8.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Tendo em vista esse grande problema, o grupo tem trabalhado na ampla divulgação, através das redes sociais, de atividades que auxiliem no engajamento dos alunos com o curso. O Projeto Saber busca divulgar curiosidades das Engenharias Mecânicas para estudantes, adiciona-se a isto, palestras, rodas de conversa, minicursos, workshops, divulgados nas redes sociais do PET Mecânica com o intuito de ajudar os alunos a olharem para o curso de uma forma diferente. Outro projeto que o grupo participa é da Acolhida Cidadã, que recepciona os calouros apresentando diversos projetos de extensão, minicursos e palestras com profissionais da área, visa a aproximar o estudante da realidade profissional que o espera e estimular, assim, que continuem no curso.

 

 

  • 8.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

  • BENITO, Daniel. A eficiência dos ciclos termodinâmicos nos oceanos. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

  • BORBA, Inaê. SANTOS, Kelvin C. Estudo Rebocador Pérola Negra 2020. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.
  • FEIJÓ, Bruno. MUNIZ, Grégory. Desenvolvimento de um modelo computacional para a abordagem de micro-canais sujeitos a transferência de calor por convecção com evaporação. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

  • FRANÇA, Gean. SILVA, Amanda. Estudo de Equipamentos e Processos para a Comprovação Experimental da Amplificação do Escoamento em um Bocal. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

  • FUENTES, Henrique. A representação das componentes de uma estrutura da carcaça de turbina eólica por meio de cônicas e quadricas. COBENGE, 2020.

 

  • FUENTES, Henrique. LARANJEIRA, Luã. Mini gerador eólico: carregador de bateria 12 Volts. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

  • MATTOS, Rafael. SILVA, Thales. Projeto de uma turbina de laval: complexidades do cálculo termodinâmico. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

  • SILVA, Gabriely. Comportamento de aços inoxidáveis 17 4 PH produzidos pelo processo metal injection molds. Mostra de Produção Universitária. FURG, 2020.

 

 

  • –8.9 Recomendação final sobre o grupo

 

 

O desempenho do Grupo PET Engenharia Mecânica FURG tem atendido os requisitos do Programa de Educação Tutorial, respondendo de forma positiva a todos os critérios do programa. Recomenda-se que mantenham o bom desempenho já alcançado, adaptando as atividades planejadas à modalidade remota durante o período emergencial da pandemia e com boa proporção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo uma formação adequada que transcenda os espaços da universidade.

  1. 9.PET ENGENHARIA QUÍMICA – FURG (PET/EQ)

 

  1. 9.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

O grupo PET/EQ é tutoriado pelo Professor Walter que faz um excelente trabalho e se mostra muito capacitado para a função que exerce. Em todas as atividades ele se encontra presente e sempre separa um espaço da reunião para orientar os petianos sobre as atividades desenvolvidas, fazendo comentários que abordam tanto aspectos acadêmicos do curso de Engenharia Química ou até mesmo reforçando o papel e a importância que a atividade possui. Ademais ele agrega em questionamentos que nos instiga a desenvolver nosso senso crítico. Constantemente, ele nos recorda a importância do grupo no âmbito universitário, da importância dos três pilares que regem o PET e, principalmente, o quanto é indispensável nosso estudo, formação e estarmos constantemente em evolução e aprendendo coisas novas. Além disso, ele sempre frisa a hierarquia dentro do grupo e o trabalho colaborativo entre as comissões e os petianos. Quando o grupo teve que se adaptar ao trabalho remoto, nosso tutor sempre se mostrou acessível, compreensivo e preocupado com nossa ambientação e com a manutenção de um trabalho de qualidade dentro do grupo e disposto a nos ouvir e nos auxiliar, seja quanto ao PET/EQ ou quanto à graduação.

 

O tutor cumpre seu papel incentivando a horizontalidade e dando espaço para todos os petianos se expressarem dentro e fora das reuniões administrativas. Sempre está em contato conosco para saber como estamos nos saindo nesse momento atípico, preocupado com a saúde e bem-estar dos seus petianos e é bem solícito e empático com situações adversas, também quando necessário faz advertências para nos orientar e nos instigar a aprender com os nossos erros e cobra o nosso posicionamento técnico científico principalmente em eventos internos do nosso grupo e nos estimula a participar de eventos locais, regionais e estaduais que reúnem vários grupos PET. Temos a liberdade para trazer projetos novos que agregam ainda mais ao nosso trabalho individual e do grupo como um todo. Além de sempre instigar o nosso desenvolvimento dentro e fora do grupo, enfatizando a responsabilidade que temos por nossa própria formação

 

 

  • 9.2–Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

A partir de 16 de março de 2020, quando a Universidade, em virtude da pandemia da Covid-19, estabeleceu o regime emergencial suspendendo as atividades presenciais e

estabelecendo o regime remoto para as atividades acadêmicas, os discentes do grupo PET/EQ realizaram as atividades do Plano de Atividades 2020 em forma não presencial.

 

A circunstância da pandemia produziu diferentes impactos em todos nós do PET/EQ, que afetaram a saúde e a realização das atividades. Entretanto, o grupo teve que se adaptar a essa realidade e conseguiu realizar praticamente todo o que tinha sido planejado para esse período, como consta no Relatório das Atividades que foi avaliado pelo CLAA.

 

Durante esse período o grupo PET/EQ demonstrou que esse ambiente não foi o maior obstáculo na vontade e na determinação dos petianos para realizar as atividades programadas. Verifica-se que o grupo continua muito bem estruturado com liderança, equipes de trabalho, comunicação interna muito eficiente e um sistema de avaliação sério e responsável. Nesse cenário o trabalho conjunto entre tutor e bolsistas foi muito dinâmico e compensador.

 

Pelo exposto, continuo motivado em dar continuidade aos desafios que as circunstâncias impõem no exercício da tutoria.

 

 

  • 9.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

Para os petianos, o PET é um grupo onde todos conseguem se desenvolver gradativamente, tornando-se mais capacitados profissionalmente e pessoalmente. Um dos pontos que atua no nosso desenvolvimento é a comunicação e troca de experiências que podemos ter com alunos de todos os anos da graduação de engenharia química, tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais, fazendo com que possamos aprender e ensinar uns aos outros.

 

Os eventos e atividades do PET/EQ e de outros grupos PET também visam o nosso desenvolvimento como profissionais e pessoas, nos motivando e incentivando na nossa graduação, para que possamos nos tornar futuros profissionais muito mais competentes mesmo de forma remota. Inclusive com participação em eventos internos e externos a FURG.

 

Atualmente vemos que todos dentro do grupo seguem a missão, visão e valores do PET, buscando realizar as atividades e propondo novos projetos. Somos um grupo unido que se desenvolve a partir de uma cultura de feedbacks que constroem um ambiente muito harmônico de trabalho, onde conseguimos expor nossas opiniões e críticas de forma profissional.

 

Nosso grupo estabeleceu uma comunicação muito forte durante o trabalho remoto, essa comunicação é importante pois tornou o grupo mais criterioso e por consequência exigiu muito

mais de cada petiano. Pudemos desenvolver nossa liderança e trabalho em equipe que são sempre muito exigidos dentro das comissões e atividades.

 

O grupo soube se adaptar ao período remoto, conseguimos de forma satisfatória seguir com a maioria das atividades desenvolvidas antes do isolamento social. Esse esforço fez com que nesse tempo, entregássemos atividades de alta qualidade, discussões produtivas e muito conhecimento compartilhado. O trabalho apresentado dentro do grupo, tem sido de altíssima qualidade e tem auxiliado na formação de estudantes com um pensamento crítico muito mais reforçado.

 

 

  • 9.4– Autoavaliação do tutor

 

 

A pandemia fez com que agisse de forma diferente durante o período de 2020. Embora sem nenhuma experiência anterior para circunstância similar, tive que me adaptar a essa realidade para poder exercer a função de tutor que os discentes esperavam de mim. Acredito que meu esforço em manter o grupo motivado propiciou alcançar os resultados apresentados no Relatório das Atividades.

 

Tenho a convicção de que a tutoria se exerce preferencialmente de forma individual e presencial. A experiência de tutorar em forma remota, através de reuniões virtuais com cada um dos petianos, propiciou-me um novo desafio, o de tentar descobrir as diferentes maneiras em que uma pessoa atua. Assim, tive a satisfação de perceber a identificação de cada petiano na sua postura ante essa realidade motivando-me a praticar mais a resiliência que me permitiu cumprir com o que penso do que é a atividade de tutoria.

 

Convém ressaltar que neste período, pese à condição da pandemia, os resultados são muito alentadores na consolidação do Programa de Educação Tutorial no curso de Engenharia Química da FURG.

 

 

  • 9.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

Mensurar o “sucesso acadêmico” de um grupo PET, no cenário da pandemia da Covi- 19 não é uma tarefa fácil. Poder-se-ia postular critérios como participação de estudantes nas atividades do grupo, participação de professores e de outros profissionais nas atividades realizadas pelo grupo, a inserção do grupo na comunidade acadêmica, etc. Por esses critérios poderia afirmar que o grupo PET/EQ manteve seu sucesso junto à comunidade acadêmica,

principalmente antes os demais estudantes do curso de engenharia química percebido pela constante participação de estudantes nas atividades realizadas pelo grupo através das reuniões, lives, mídias sociais e demais meios de comunicação utilizados.

 

Outro fato que poderia nos indicar o sucesso do grupo é a constate solicitação por parte das coordenações dos cursos de graduação e de Pós-Graduação Enga Química, da direção da Escola para colaborar em diferentes atividades, como a semana Zero (semana de acolhida), SAEQA (Semana Acadêmica da EQA), MPU, etc. além da colaboração desinteressada de alguns professores que colaboram constantemente com o grupo, seja como palestrantes, escritores no periódico, avaliadores dentre outras atividades.

 

 

  • 9.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

No ambiente de novas práticas educativas no curso de graduação podemos mencionar as seguintes atividades realizadas em 2020 em forma remota: Resolução de Problemas de Engenharia Química, Modelos Conceituais de Engenharia Química, construindo um modelo de aprendizado, leitura e discussão de “papers”, English Moment, pró-contra. A meu juízo essas atividades constituem um diferencial nas práticas educativas no âmbito do curso de graduação em Engenharia Química FURG.

 

Outras atividades que são recorrentes: seminários, minicursos, palestras, etc. reforçam conteúdos vistos ou ainda serão vistos em sala de aula. Todas essas constituem um meio facilitador do aprendizado. Os meios de comunicação escrita, através do “Periódico”, ou digital, através das mídias sociais, são muito importantes na formação profissional e cidadã do petiano. O English Moment, atividade em que estudantes de graduação são convidados a participar de atividades em inglês para treinar a língua junto com o Grupo, é outro importante meio.

 

 

  • 9.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Ante a realidade da pandemia, em 2020 o grupo PET/EQ realizou realizado atividades que visam reduzir a retenção de estudantes em disciplinas da grade curricular do curso de Engenharia Química da FURG.

 

Pode-se mencionar que as vídeo-aulas, no canal do YouTube do PET/EQ, onde alunos que estiverem com dúvidas, podem encontrar material complementar ao estudo de cada

disciplina recorrer. Da mesma forma, o PET-Estudar um meio eficiente para diversificar os conteúdos ministrados nas aulas remotas (síncronas ou não). Nesse ano somente foi realizada somente uma visita técnica dada a dificuldade visita que propiciou a os participantes visualizar mais claramente a sua futura área de atuação.

 

Quanto a redução do número da evasão de estudantes do curso de Engenharia Química, assunto que é muito discutido na Coordenação do curso junto com o NEQ (Núcleo de Engenharia Química e Núcleo Estruturante Docente), colegiados em que o Tutor está sempre presente.

 

 

  • 9.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

Durante este período os discentes do grupo PET/EQ participaram em forma remota nos seguintes eventos:

 

  • 19° Mostra de Produção Universitária da FURG;

 

  • XXII SULPET realizado de modo remoto pela UFSC em Florianópolis;

 

  • INTERPET de 2020;

 

  • Participara da organização da XIII SAEQA - Semana Acadêmica da EQA;

 

  • Participara da organização na 25° Semana Aberta realizada na FURG;

 

  • Realização da Semana Zero e Acolhida Cidadã;

 

  • Participara da na organização do Ciclo de Palestras Multidisciplinares juto com outros grupos PET da FURG;

 

  • Participação no Fórum dos Grupos PET/FURG;

 

  • Participara da Organização do VIII Fórum do Engenheiro Empreendedor da FURG;

 

  • Participara da organização da LAEQA - Live de Apresentação da Escola de Química e Alimentos;

 

PUBLICAÇÕES NO PERÍODO 2020:

  • VENZKE, Roberta Beduhn et al. Projeto Escolas: A termodinâmica no cotidiano. In: XXIII SULPET - Online, 2020. Disponível em:

<https://www.doity.com.br/anais/xxiiisulpet/trabalho/142923 >. Acesso em: 20/04/2021 às 18:46

 

  • ANTUNES, Andressa Brombilla et al. Protótipo de Engenharia Química: Parque Eólico.

In: XXIII SULPET - Online, 2020. Disponível em:

<https://www.doity.com.br/anais/xxiiisulpet/trabalho/142922 >. Acesso em: 20/04/2021 às 18:49

 

  • BANLAKY, Beatriz Marin et al. Projeto Sabão: Soluções em Época de Pandemia . In: XXIII SULPET - Online, 2020. Disponível em:

<https://www.doity.com.br/anais/xxiiisulpet/trabalho/142969 >. Acesso em: 20/04/2021 às 18:53

 

  • VILLA, Mariane; DUARTE, Allan; MORAES, Ana Flávia; BANLAKY, Beatriz; COSTA, Paloma.AUGUSTO-RUIZ, Walter. Despertando A Consciência Ambiental. In: 19° Mostra da Produção Universitária - Virtual, 2020. Disponível em:

<https://mpu.furg.br/anais1?layout=edit&id=168>21/04/2021 às 22:14.

 

  • DE CARVALHO, Maria Carolina Alves Moreira; MACIEL, Monike Konzgen; SILVA, Boaz Augusto Ferreira; RUIZ, Walter Augusto.PROJETO ESCOLAS: Dos átomos as soluções. n: 19° Mostra da Produção Universitária - Virtual, 2020. Disponível em:

<https://mpu.furg.br/anais1?layout=edit&id=166> 21/04/2021 às 22:10.

 

  • VENZKE, Roberta Beduhn;ANTUNES, Andressa Brombilla; COSTA, Felipe Velho; MACIEL, Monike Konzgen;COSTA, Paloma da Silva; PIRES, Roni Anderson Capa Verde; RUIZ, Walter Augusto.Utilização de maquetes para o ensino de engenharia Química. A educação dos primórdios ao século XXI: perspectivas, rumos e desafios. Atena Editora, p107-
  1. Mar. Acesso em:

<https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3875> 21/04/2021 às 22:11.

 

 

  • 9.9– Recomendação final sobre o grupo

 

O Relatório Institucional Consolidado do Grupo PET Engenharia Química demonstra que o mesmo tem atendido aos requisitos do Programa de Educação Tutorial com excelência, seriedade e de acordo com seu planejamento Anual, mesmo no contexto da pandemia Covid 19 e do trabalho acadêmico na modalidade remota. Recomenda-se ao grupo PET/EQ dar continuidade ao trabalho que vem desenvolvendo de forma comprometida e exitosa. Que continuem investindo na qualificação das ações, no processo de comunicação e de trabalho em conjunto e na socialização das atividades do grupo PET/EQ junto à comunidade acadêmica.

  1. 10.PET GESTÃO AMBIENTAL

 

  1. 10.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

O tutor apresenta característica empática, analisa as dificuldades dos petianos de forma amigável e conciliadora, está sempre aberto ao diálogo e, dentro do possível, as decisões são definidas de maneira participativa com os petianos.

 

 

  • 10.2–Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

As dificuldades impostas pela pandemia trouxeram novos desafios ao grupo. Tais desafios demandaram um exercício de criatividade para planejar atividades que fossem possíveis dentro do atual contexto pandêmico. O nível de entusiasmo, no entanto não arrefeceu. O envolvimento e dedicação dos petianos nas diversas atividades foram bastante satisfatórias. Como acontece eventualmente, um aluno foi desligado no início do ano por baixo desempenho acadêmico.

 

 

  • 10.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

A participação no grupo PET contribui para formação, não apenas acadêmica, mas também pessoal de cada integrante. A autonomia concedida e incentivada pelo tutor, impulsiona o desenvolvimento da proatividade do grupo. São estabelecidas reuniões semanais, onde são definidas as atividades e o andamento do grupo, analisando quais as dificuldades dos petianos e como o restante do grupo pode colaborar com o integrante em dificuldade. Devido ao ano de pandemia os problemas enfrentados pelos integrantes foram diversos, contudo prevaleceu a união e solidariedade, visando sempre auxiliar os alunos na permanência do programa e também na graduação.

 

 

  • 10.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Como mencionado em relatório anterior, o planejamento das atividades do grupo PET São Lourenço do Sul parte do princípio de que o papel do tutor na formação dos tutorados deve ser o de promover o desenvolvimento de capacidades, através de técnicas de motivação, encorajamento e orientação planejada. A tutoria é conduzida no sentido de incentivar os petianos a desenvolver o raciocínio crítico, a formular perguntas, propor objetivos e desenvolver métodos de planejamento e estratégias de ação para buscar resolver as questões formuladas pelos próprios estudantes. Nesse sentido o tutor assume um papel de indutor e

mediador de processos de aprendizagem através da prática. Dessa forma, a postura autocrática e verticalizada, ainda vigente em alguns espaços acadêmicos onde o professor impõe respeito pela sua autoridade, cede espaço para uma abordagem cooperativa, baseada na confiança, experiência, humildade e respeito mútuo. As atividades previstas foram planejadas em conjunto com os tutorados. Nesse sentido acredito que o meu papel como tutor tem sido plenamente satisfatório.

 

 

  • 10.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

A avaliação do sucesso acadêmico do grupo pode ser feita mediante o uso dos indicadores apropriados e o coeficiente de rendimento médio dos acadêmicos do grupo parece ser o mais indicado por ser o indicador oficial de rendimentos adotados pelo MEC. Assim, os oito integrantes do grupo PET Gestão Ambiental que atuaram no ano de 2020 apresentaram um coeficiente de rendimento médio de 7,9 o que pode ser considerado como um nível acadêmico bastante bom. Embora não há elementos suficientes para que se possa atribuir esse bom desempenho unicamente ao PET, pode-se inferir que a participação nesse grupo seja um fator importante de estímulo.

 

Outros fatores de sucesso podem ser acrescentados a esse indicador, como o envolvimento dos petianos nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tal como reportados nos relatórios anuais.

 

 

  • 10.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

O emprego dos modernos instrumentos de comunicação, como o facebook, instagram, youtube, ambientes virtuais como o google meet, e outras plataformas, assim como o emprego de filmes e livros não acadêmicos para promover reflexões e análises, constituem um conjunto de práticas educativas inovadoras que contribuem para desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade, e manter o interesse dos acadêmicos no curso. Além disso, o projeto intitulado de “Estudos Avançados”, buscou ampliar a percepção das questões ambientais com a leitura, sinopse e discussão de livros não acadêmicos, propiciando ainda aprimorar as práticas de redação.

 

Em função das  exigências de isolamento social  a Semana Acadêmica da Gestão Ambiental foi totalmente organizada pelo PET sendo integralmente virtual. Antes de se

constituir um empecilho, essa inovação permitiu a participação de palestrantes e ouvintes de todo o país e constituiu um grande êxito, comprovado por números recordes de participação.

 

 

  • 10.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Em que pese o fato do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental de São Lourenço do Sul manter uma nota máxima na avaliação do MEC (nota 5) desde o seu início, ele não se configura como um curso de alta procura. Ao longo de seus 12 anos de existência teve um total de 235 ingressantes, perfazendo uma média anual de 19,5 ingressantes. Desse total, um número de 89 alunos evadiu-se e 92 concluíram o curso até o ano de 2021. A relação de evasão/ingressantes é de aproximadamente 0,5 alunos afastados para cada aluno ingressado. Essa razão elevou-se para 0,8 no ano de 2018. Nos anos subsequentes, no entanto essa taxa caiu para 0,3.

 

Em um esforço de reduzir as taxas de evasão, o PET Gestão Ambiental, focou esforços no sentido de tornar o curso mais atrativo e estimulante tanto para os petianos, como para os demais estudantes do curso. Assim como auxiliar a suprir lacunas e deficiências identificadas tanto pelos petianos como demais alunos do curso e corpo docente. Com esse propósito foram desenvolvidas as atividades de palestras no âmbito do Projeto Diálogos Sustentáveis, assim como a Semana Acadêmica e o Cine ambiental. Também foram ofertadas algumas oficinas com o objetivo de reduzir as dificuldades dos mesmos que podem levar a um aumento na evasão, como por exemplo, o uso de softwares como Office Word e Office Excel e oficinas de formatação de trabalhos acadêmicos pela ABNT. De acordo com o relato dos próprios petianos:

 

“A evasão é um grande problema a ser enfrentado, devido ao fato de que o campus de SLS ainda é um campus pequeno e em fase de consolidação, assim como o curso de TGA. Sendo assim, qualquer aluno que deixe o curso é extremamente sentido pelos demais. Acreditamos que a dinamicidade que o PET traz para o curso, em conjunto com o pagamento de uma bolsa são fortes aliados para permanência dos estudantes. Como foi percebido neste ano de crise sanitária, os alunos que permaneceram foram aqueles ligados a projetos (com ou sem bolsa), deste modo ter o programa vinculado ao curso auxilia para que os alunos continuem e concluam a graduação”.

 

 

  • 10.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

Tendo sido um ano atípico, a Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental - SAGA foi totalmente online, organizada e conduzida pelo grupo PET. Esta foi a primeira Semana Acadêmica online realizada na universidade, tendo sido conduzida em um prazo mais amplo, de 03 a 14 de agosto. Optou-se pela realização de uma palestra diária, iniciada sempre às 19horas. O fato de ter sido online foi possível contar com palestrantes de vários pontos do país, assim como o público ouvinte, alcançando com isso um número recorde de participantes. Os petianos foram incentivados ainda a investir mais na sua formação complementar, através de participações individuais em cursos palestras e oficinas. As palestras realizadas na SAGA assim como os cursos e eventos em que os petianos se envolveram individual ou coletivamente encontram-se descritas no relatório de atividades do grupo.

 

10.9- Recomendação final sobre o grupo

 

Destacam-se parabenizações referentes ao detalhamento na abordagem da evasão no grupo, bem como a preocupação manifestada com relação a tal aspecto.

No que tange a publicações, sugerimos aproveitar o espaço da MPU para potencializar tal limitação.

  1. 11.PET PSICOLOGIA FURG

 

  1. 11.1– Avaliação dos discentes sobre o tutor/a

 

A tutoria se mostrou bastante efetiva com incentivo à comunicação, muito importante nesse período digital. A atuação do tutor é completamente satisfatória, estimulando o progresso dos participantes do grupo e criando um ambiente aberto para discussões e trocas de ideias. Notamos que cada vez mais estamos nos aproximando das diretrizes do programa no que tange ao trabalho de tutoria. A chegada do novo professor tutor atingiu as nossas expectativas quanto às necessidades de horizontalidade, de trabalho em grupo e comunicação. Buscamos constantemente conversar sobre as características do tutor que interferem no nosso trabalho, tanto no sentido positivo quanto no sentido negativo. Até o presente momento, o tutor sempre acolheu os feedbacks dos participantes do grupo com muito carinho, respeito e profissionalismo. Consideramos a participação do professor tutor como extremamente satisfatória e benéfica para o trabalho em grupo, em consonância com as diretrizes do programa.

 

 

  • 11.2–Avaliação do tutor sobre os discentes

 

 

Os discentes integrantes do Grupo PET Psicologia se destacam pelo ótimo desempenho tanto em nível individual quanto grupal. O grupo trabalha na forma de “autogestão” durante as reuniões, alternando papéis, com ótimo nível de iniciativa, organização das tarefas, dedicação à realização das atividades, envolvimento nos grupos de estudo, autonomia durante as palestras proferidas e organização e qualidade de escrita nas tarefas administrativas e teóricas. Como em qualquer grupo, os principais desafios se referem à gestão das relações humanas, nas quais o grupo tem trabalhado com reuniões mensais de avaliação, em que se buscam falar sobre o que precisa melhorar, buscando melhor qualidade na comunicação e respeito entre os integrantes.

 

 

  • 11.3– Autoavaliação dos discentes

 

 

A chegada de novos membros na composição do grupo PET Psicologia FURG no período remoto trouxe um toque de renovação e motivação para os demais participantes do grupo. A cada saída e a cada chegada de um novo membro, vivenciamos modificações dos processos grupais, seus papéis bem como sua dinâmica. Entretanto, entendemos a importância dessas modificações para o desenvolvimento da tutoria, que deve ser vivenciada não só pelo professor tutor, mas também entre os próprios alunos estudantes e colegas de graduação.

O grupo PET Psicologia FURG tem se desenvolvido e modificado a forma de se relacionar tanto entre seus próprios membros quanto com demais pessoas, principalmente a partir da pandemia. Há uma coesão na maioria do grupo, um incentivo à troca de opiniões e uma abertura à criação de novos projetos e ideias. O grupo tem tomado rumos muito satisfatórios considerando o período atual.

 

 

  • 11.4– Autoavaliação do tutor

 

 

Assumi a tutoria do Grupo PET Psicologia no início de 2020, após um período delicado nas relações entre os bolsistas e a antiga tutora. Busquei trabalhar no estabelecimento de relações mais harmoniosas entre todos os integrantes, na organização de atividades mais robustas e aprofundadas (e menos pulverizadas) e na diversificação das atividades envolvendo também as áreas de pesquisa e ensino, além da extensão que até então era mais prevalente. Assim, entendo que venho apresentando um desempenho exitoso em relação ao esperado para a função de tutor, na medida em que temos conseguido realizar as atividades planejadas, com boa adaptação ao período emergencial imposto pela pandemia, bem como o estabelecimento de boas relações entre os integrantes.

 

 

  • 11.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

O grupo manteve seu rendimento acadêmico mesmo com as alterações decorrentes da nova forma de aprender e se relacionar com as questões acadêmicas e de trabalho no grupo. Continua, assim, dentro do padrão de desempenho acadêmico esperado pelos integrantes do grupo.

 

 

  • 11.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

Devido à pandemia COVID 19, foi necessário que o grupo se reinventasse, seja a partir da nova forma de estarmos juntos, das modificações das reuniões semanais, ou dos projetos e atividades que poderiam ser desenvolvidos. Foi possível ofertar um grupo de estudos sobre regulação emocional para os alunos da graduação, que ocorreu de forma totalmente remota devido às recomendações de distanciamento social. Além do grupo de estudos, ofertamos palestras online sobre variados temas, inclusive focando no bem-estar psicológico durante a pandemia, mantendo-se assim, ativos no âmbito da graduação.

 

 

  • 11.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

Para auxiliar na redução da evasão e insucesso na graduação, o grupo PET Psicologia promoveu diversos projetos visando ao engajamento contínuo nos estudos no período da pandemia como, por exemplo, os projetos já citados de grupo de estudos e palestras ofertados para a comunidade acadêmica. No início do ano de 2020, ainda de forma presencial, o PET Psicologia participou da acolhida Cidadã Solidária, projeto desenvolvido pela própria universidade. Nesse projeto, o PET Psicologia desenvolveu o planejamento de uma série de atividades que compuseram a primeira semana de aula dos calouros, juntamente com o segundo ano do curso de Psicologia, conforme tradição do curso. Consideramos o período de acolhida dos novos estudantes de psicologia como uma das principais práticas de redução da evasão. Além disso, no decorrer do ano de pandemia, criamos um formulário de feedback chamado “Escuta, PET”, para que os alunos e alunas do curso de psicologia pudessem deixar suas contribuições sobre o trabalho que estamos desenvolvendo, como alguma sugestão, dúvida, reclamação ou contribuição que considerem relevante.

 

O Centro Acadêmico do curso de psicologia é ativo, participativo, engajado e preocupado com os alunos, bem como com o insucesso em decorrência das complicações do período emergencial com as atividades letivas de forma remota. Constantemente nos colocamos à disposição, buscando, apesar de trabalhoso e difícil, somar esforços em prol dos alunos e alunas do curso de Psicologia. Acreditamos que devemos cada vez mais trabalhar de forma conjunta. Consideramos assim como satisfatória nossa atuação em busca de práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação.

 

 

  • 11.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

O grupo PET Psicologia FURG participou no ano de 2020 de alguns eventos, tais como:

 

  • I Curso de emergências Psiquiátricas
  • Jornada Clínica sobre Transtornos de Ansiedade
  • I Simpósio de Psiquiatria da Infância e Adolescência
  • II Jornada Acadêmica da Liga de Psiquiatria da UnB
  • Jornada Clínica Sobre Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT
  • Jornada Clínica Sobre Pessoas Autistas e Neurodiversas
  • Jornada Sobre Prevenção ao Suicídio
  • VIII Jornada Rio-grandina de Psiquiatria
  • Jornada Clínica Sobre Relações Amorosas
  • III Semana Acadêmica de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Rio Grande
  • Palestra “Suicídio, aspectos psiquiátricos de prevenção”
  • Curso de Extensão “As principais técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na COVID-19
  • Semana de Imersão em Terapia ABA no TEA (autismo)
  • Jornada Clínica Sobre Psicoterapia Analítica Funcional - FAP
  • VI Jornada Internacional de Terapias Cognitivas e Comportamentais
  • Webinar Transtornos de Aprendizagem na Prática Clínica
  • XXIII Encontro Regional dos grupos PET da Região Sul (XXIII SulPET)
  • 1° Encontro Online de Saúde Mental: olhares sobre o cuidado em tempos de COVID- 19
  • 19ª Mostra de Produção Universitária (Edição Virtual)
  • I InterPET FURG 2020
  • Curso “O mundo de 1968 para Cá”
  • Curso “Fé e pensamento no Oriente”
  • Curso “Mapas da Existência”
  • Curso “Felicidade, uma preocupação desnecessária”
  • Curso “Heidegger”
  • Fórum dos Grupos PET da FURG e unidades acadêmicas em diálogo
  • Curso “Simone de Beauvoir”
  • Curso “O cérebro, da criança ao adolescente”
  • Curso “Nietzsche”
  • Curso “Neurociência e Comunicação Não-Violenta”
  • Curso “Marx”
  • Curso “Judith Butler”
  • Curso “Encontros e Desencontros no Sexo”
  • Módulo “Manejo e acompanhamento do paciente com suspeita de coronavírus”
  • Jornada Antirracista
  • Webinar “Descomplicando o MEJ: por que entrar em uma EJ?”

 

O grupo PET Psicologia FURG apresentou no ano de 2020 de alguns trabalhos em eventos, tais como:

  • Evento: XXV ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (ENAPET)

 

  • Título do trabalho: “Matrícula Solidária Como Facilitadora Para O Ingresso Na Universidade Federal Do Rio Grande”.
  • Título do trabalho: “Identidade Do Engenheiro: A Construção Da Identidade Profissional No Espaço Da Universidade”.
  • Título do trabalho: ‘Desconstruindo Amélia’: elaboração de um projeto a partir de uma perspectiva emancipatória e feminista”.

 

  • Evento: 19ª MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA - MPU

 

  • Título do trabalho: “Projeto PET ELOS: Rede social como disseminadora de informação sobre saúde mental em tempos de pandemia”.
  • Título do trabalho: “A Reinvenção Das Relações Acadêmicas Em Tempos De Pandemia”.
  • Título do trabalho: “Acolhida Cidadã Solidária E Compromisso Social PETiano”.
  • Título do trabalho: “Saúde Mental E Docência: Um Desafio Na Pandemia”.
  • Título do trabalho: “Palestra ‘Saúde Mental Em Tempos De Pandemia’ Para Estudantes: Um Relato De Experiência”.
  • Título do trabalho: “Lidando Com O Estresse e A Ansiedade”: relato da experiência de uma intervenção com professores da rede pública.”
  • Título do trabalho: “Grupo De Estudos Virtual: Uma Alternativa Frente À Pandemia”.

 

 

  • 11.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

O Grupo PET Psicologia FURG atendeu aos requisitos do Programa de Educação Tutorial, atuando de forma a proporcionar tanto a interação dos diferentes grupos de discentes e docentes ligados ao curso de Psicologia quanto dos demais grupos PET da FURG. Recomenda-se que mantenham o atual desempenho, buscando ampliar e equilibrar a proporção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mantendo práticas que favoreçam a redução na evasão e retenção e garantindo uma formação adequada que propicie a melhoria da qualidade na formação dos estudantes de Psicologia.

  1. 12.PET TURISMO

 

  1. 12.1– Avaliação dos discentes sobre a tutora

 

Considerando as avaliações individuais de todos os membros do grupo PET Turismo, no último ano, a atuação da tutora foi muito positiva. Entre os aspectos comuns em todas as avaliações, palavras como: resiliência, criatividade, zelo, e proatividade foram as que mais se destacaram enquanto características da tutoria atual do grupo.

 

De maneira geral, todos os membros reconhecem o empenho da Profa. Dra. Ligia Dalchiavon em manter o grupo ativo apesar das dificuldades advindas da pandemia mundial, bem como a capacidade de contornar os obstáculos que encontramos ao desenvolver nossos projetos a distância.

 

Outra questão relevante que também se destacou foi o apreço pela horizontalidade do programa e, também, pela autonomia dos petianos no que diz respeito às características e limitações de cada um. A tutora se fez presente em todas as atividades desenvolvidas.

 

Por fim, nenhum dos membros teceu algum tipo de crítica negativa, todas as avaliações seguiram a linha de apresentação das características que mais se destacaram na tutora ao longo do ano. E, como crítica positiva, comum na maioria das avaliações, surgiu o modo como as divergências e embates no grupo têm sido resolvidos de forma satisfatória a partir do diálogo aberto.

 

 

  • 12.2–Avaliação da tutora sobre os discentes

 

 

No ano de 2020, pude constatar que os bolsistas do Grupo PET Turismo buscaram reinventar suas práticas para se adaptar ao contexto da pandemia e das atividades remotas. Enfrentaram, primeiramente, um estranhamento, porém conseguiram de imediato buscar soluções e novas práticas para dar andamento ao plano de trabalho anual e adaptar projetos e ações, principalmente, as de extensão. Com espirito criativo e comprometido trouxeram novas ações e projetos para serem desenvolvidos no período de pandemia. Primaram pela união do grupo e pelo fortalecimento da identidade do Grupo com a remodelação dos canais de comunicação e redes sociais do PET Turismo. Demonstraram resiliência e amplo desenvolvimento pessoal e profissional através de novos aprendizados, capacitação com as TIC’S e as plataformas de streaming, criação de cards e vídeos. Os petianos mostraram de

forma constante, nas reuniões semanais a compreensão dos pontos fracos e fortes do grupo e dos integrantes para que possam ser melhorados, despertando o espirito crítico e o debate sobre as necessidades de melhoria e de maior interação entre os petianos na realização das tarefas.

 

Na autoavaliação constante, demonstraram o fortalecimento do diálogo e da compreensão prática de suas tarefas e ações, embora demonstrem que precisam melhorar cada dia mais estes pontos. Observo nas reuniões que mesmo com todas as dificuldades e novidades de um período de atividades acadêmicas remotas houve o cuidado e o zelo pela organização da agenda de trabalho dos projetos e a distribuição de tarefas para que o relatório de atividades anual seja cumprido dentro do cronograma.

 

Neste ano pandêmico, os petianos demonstram comprometimento, responsabilidade, e dedicação às tarefas delegadas a cada um, até o momento não tive nenhum problema ou embate grave quanto as responsabilidades e procedimentos dos discentes. Todas as dificuldades foram superadas e solucionadas da melhor forma e com a participação de todos.

 

Cada petiano apresenta suas particularidades, individualidades e diversidade, bem como suas dificuldades e limitações, porém cada sujeito vem complementar e contribuir para o espírito coletivo e para a prática da excelência e dos compromissos assumidos com o grupo. Alguns alunos possuem um time mais rápido que outros, tal fato gera algumas divergências, onde pude ver o senso crítico e a capacidade de solução de problemas e a efetiva prática do trabalho em grupo. Observo um progresso em cada sujeito em suas deficiências e dificuldades acadêmicas e quanto a segurança na atuação junto ao grupo. Alguns ainda em desenvolvimento e em processo de melhor desenvolver a interação entre os pares do grupo. Outros estão totalmente integrados e apresentam um desenvolvimento encantador e uma autonomia plena que evidencia o crescimento acadêmico, pessoal e humano.

 

Passamos por duas seleções de bolsistas em período remoto, tivemos a saída de alguns petianos que colaram grau, outros que alçaram novos voos profissionais, caracterizando uma instabilidade dos componentes do grupo, mesmo assim não houve quebra da continuidade, desmotivação ou interrupção de atividades. O cenário pandêmico também trouxe grandes desafios, e pude observar um grupo articulado e aberto as mudanças e transformações em prol do comprometimento e do sucesso do Grupo PET Turismo.

 

 

  • 12.3– Autoavaliação dos discentes

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE ANGELICE RAQUEL MOTTER MANZINO

 

“Desde que entrei no grupo PET Turismo atuei em inúmeros projetos, como é proposta do nosso grupo. Neste ano a lógica não foi diferente, no decorrer do ano participei da Acolhida Cidadã, do Projeto de Educação Patrimonial (PEP), no projeto “Viaje sem sair de casa”, do Jornal Viajando, no grupo de Comunicação, no Curso de Capacitação Profissional do Trade turístico e no de Capacitação Petiana. Além disso, organizei junto aos demais petianos o processo seletivo, também participei de cursos profissionais, encontros, seminários e congressos, e auxiliei na organização do InterPET. Quanto à atuação nos projetos, estive na organização da Acolhida Cidadã como representante do grupo, onde nos propusemos a organizar um city tour no centro histórico do Município de Santa Vitória do Palmar, apresentando a história do município. Também fizemos uma visita ao Museu Coronel Tancredo de Mello, que consta o acervo paleontológico do município, contou com a participação de alunos de diferentes cursos.

 

Ainda no início do ano, me mantive como líder do PEP. Com a entrada dos novos petianos pudemos planejar novas atividades lúdicas para o projeto de forma presencial e pensarmos em atividades a serem desenvolvidas de forma remota. Também demos início a atualizações das cartilhas dos alunos e professores, desde a proposta de um novo designer de maneira mais lúdica (estilo HQ), até o conteúdo teórico da cartilha. Ao mesmo tempo estava no PEP, era responsável pelo projeto "Viaje sem sair de casa”, projeto criado para publicação nas redes sociais, alusivo aos 10 anos do grupo que comentava sobre sua história e o turismo nas regiões que ocorreram os eventos petianos (InterPET, SulPET e ENAPET).

 

Dessa forma, se iniciou a prática de divulgação de conteúdos extras às nossas atividades para serem postadas nas redes sociais, antes o grupo não dava tanta atenção às redes, apenas postava fotos e convites das atividades desenvolvidas. Antes de termos uma equipe de comunicação, modifiquei o logo do PET Turismo alusivo aos 10 anos. Encabecei o projeto de comunicação por um período de 3 meses, sem levar em consideração o tempo do projeto “Viaje sem sair de casa”. Criamos um grupo de comunicação do zero, estabelecemos um cronograma até dezembro, com uma frequência de postagens quase que diárias. Quanto ao projeto de Capacitação Petiana organizei as temáticas e os palestrantes sozinha, tendo quatro encontros no decorrer do ano. No Jornal Viajando propus que tivéssemos um novo layout do jornal, um que fosse mais a cara do PET e jornalístico, tendo uma capacitação sobre o designer e a linguagem informativa. Infelizmente só conseguimos postar uma edição do jornal, mas o

intuito é que seja postado com mais frequência. No Curso de Capacitação Profissional do Trade turístico, infelizmente foi um projeto que não foi priorizado e sem muitas ideias de como trabalhar com ele no distanciamento social; fizemos algumas reuniões, mas não colocamos nada em prática.

 

Finalizando, tentei contribuir ao máximo nos projetos que estava inserida, desde as ideias à prática deles para que acontecessem. No início tivemos dificuldades na execução dos projetos devido muito aos petianos serem novatos, mas aos poucos fomos nos adaptando aos projetos. Tenho certeza que para o próximo ano isso será melhorado e cresceremos enquanto grupo”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE ANA LAURA GARCIA

 

“Ingressei no grupo do PET Turismo em maio deste ano e meu principal objetivo foi me desafiar, adquirir mais conhecimento, responsabilidade e confiança. Portanto, desde que entrei no grupo participei de diversos projetos como: Projeto de Educação Patrimonial (PEP), Jornal Viajando, no grupo da comunicação, Diretrizes Metodológicas e o Projeto de Desenvolvimento de Produtos Turísticos no Município de Santa Vitória do Palmar. Além disso, atualmente eu venho sendo a líder do PEP. Desta maneira, acredito que esses objetivos foram alcançados.

 

Além disso, com a ajuda dos membros eu aprendi a desenvolver habilidades na área de comunicação e marketing digital. No entanto, sei que errei em determinados momentos, mas percebo que esses erros foram essenciais para o meu crescimento pessoal e profissional. Ainda, no ano de 2020 apresentei um trabalho intitulado “O Estudo da Demanda Turística no Museu de Santa Vitória do Palmar- RS” na 19° Mostra da Produção Universitária Virtual – MPU. O trabalho foi escrito por mim sob a orientação da professora e tutora Ligia Dalchiavon.”

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE BRUNA VARGAS

 

“Eu, Bruna Vargas do grupo PET- Turismo FURG, percebo o meu crescimento dentro do grupo. Fazendo parte do grupo há dois anos sinto que cresci muito, não só profissionalmente, mas também como pessoa. Este ano em especial, sinto que mesmo com tudo que passamos, fiz grandes avanços. Aprendi, construí, ensinei e mudei muito. Esse ano mesmo com as adversidades do modelo remoto, acredito que pude me aprimorar mais nos conceitos tecnológicos, assim como, me reinventar para conseguir realizar as atividades propostas, assumo que nem sempre foi fácil, entretanto me sinto grata e pronta para o próximo ano. Neste ano de PET, assumi a liderança dos Projetos de Diretrizes Metodológicas e do Projeto Poética da viagem e também participei da construção da primeira autoavaliação do semestre. Sinto-me orgulhosa do que produzi.

 

Entretanto, sei que poderia ter me esforçado mais, assim tenho este como objetivo para o ano que vem. Também neste ano apresentei dois trabalhos na MPU, sendo um pelo projeto da poética. Apresentei um artigo no Fórum Internacional de Turismo, que foi meu estudo de pesquisa do ano de 2020 com a temática Hotelaria e Coronavírus. Neste ano também participei de cursos, eventos acadêmicos, eventos do próprio PET e por fim participei da organização do Interpet deste ano”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE BETINA MOURA

 

“Eu, Betina Moura, membro do Grupo PET-Turismo FURG, vejo que esse ano passamos por algo inusitado, que no primeiro momento nos afastou, mas depois com a reuniões online, consegui me dedicar mais aos projetos e atividades on-line propostas. Tive que me reinventar e junto com os outros membros, criamos métodos para desenvolver as atividades. Passei por alguns mementos ruins devido ao meu trabalho autônomo na fotografia estar totalmente parado e também porque realizar as atividades, aulas e reuniões em casa às vezes é meio conturbado quando se mora com outras pessoas em casa. Mas foi um ano de grande aprendizado e espero que logo passamos nos reunir normalmente presencialmente”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE GABRIEL PAZ DUARTE ECHART

 

“Eu, Gabriel Paz Duarte Echart do grupo PET – Turismo, reconheço o meu desenvolvimento a partir do meu ingresso no grupo. Eu entrei em junho de 2020, com muitas dúvidas e anseios em relação ao funcionamento programa, sendo assim de forma remota, foi algo que me apavorou um pouco. Logo que entrei selecionei oito projetos para participar os quais eram: Comunicação PET Turismo, PEP, Projeto de desenvolvimento de produto turístico no município de Santa Vitória do Palmar, PET apoia, Jornal viajando, Cursos de Capacitação profissional do Trade Turístico – Curso de Garçom e Recepcionista, Participação na organização de eventos do curso de Turismo. Nos quais tive participação efetiva e conseguimos desenvolver mesmo de modo remoto os seguintes projetos Comunicação PET Turismo, PEP, Projeto de desenvolvimento de produto turístico no município de Santa Vitória do Palmar,

Jornal viajando, Cursos de Capacitação profissional do Trade Turístico – Curso de Garçom e Recepcionista, Participação na organização de eventos do curso de Turismo.

 

Em setembro de 2020 fizemos uma reorganização nos grupos de trabalhos e uma reformulação na integração dos projetos, aos quais eu fiquei como líder no projeto PEP, Comunicação PET Turismo e fiquei na liderança do projeto de Atuação para minimizar a evasão e retenção escolar”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE JANARA CRISTINA NEUKAMP BATTISTI

 

“Eu sempre acho muito difícil falar sobre nós mesmos, eu queria fazer parte do grupo PET desde o primeiro semestre e, justo agora que consegui, sinto que não estou aproveitando tudo que o PET poderia me proporcionar em “tempos normais”. Mas, de todo jeito, consegui cumprir com a minha parte, desenvolvi os trabalhos com os quais me comprometi e fui assídua em todas as reuniões semanais, além de palestras e oficinas. O aprendizado é válido, não importa qual seja a situação, aprendi muito com meus colegas e com a tutora. Estou bem animada com dois projetos para o ano que vem, espero que consiga ser mais produtiva”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE JOÃO PEDRO BARBOSA ALVARINHO

 

“Sendo bem sincero, se tivesse uma nota para o meu desempenho ficaria entre 6 e 7, na parte de desenvolver materiais, criar identidades visuais, editar e mediar eventos online eu me garanto, porém quando eu me identifico com o projeto me dedico 100% para ele e acabo não desenvolvendo o coletivo do grupo, e nisso eu peco muito, em centralizar as tomadas de decisões sendo que o projeto não é meu, ele só está sob minha responsabilidade, mas ele é do coletivo.

 

Para o próximo ano pretendo trabalhar isso no meu coração e na prática, porque o grupo é formado por pessoas, e ele também é dessas pessoas, o que contribui para a construção de melhores ações, reuniões, projetos e outros. Particularmente tenho dificuldades na comunicação com alguns membros do grupo, não que isso seja importante, mas considero relevante para uma possível evolução do contato futuramente, visto que nosso objetivo é aprender constantemente, individualmente, coletivamente e profissionalmente.

 

A partir da minha entrada na equipe, passei por oito projetos, onde acredito que pude contribuir com as minhas aptidões, sendo assim, cheguei a dois projetos cuja minha dedicação

está em 150%. Resultados do que mais acredito, a extensão como ferramenta desencadeadora, para tornar acessível o diálogo de assuntos recorrentes/emergentes na academia, buscando no mais sensível debate, apresentar uma nova percepção e mais ainda, utilizar da vivência como um ato revolucionário de escrevivência!

 

Me coloco sempre à disposição dos colegas, e estou aberto a críticas construtivas, que impulsionem o meu crescimento no grupo e do grupo. Me sinto grato e uns 55% realizado com o programa, não me sinto totalmente contemplado devido ao comportamento de alguns colegas que parecem não levar a sério suas funções, porém, para o próximo ano, acredito que melhorará!!”

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE MATHEUS CABREIRA WILLE

 

“Eu, Matheus Cabreira Wille do grupo PET- Turismo FURG, percebi que ao entrar no grupo pude viver uma experiência nova, a qual tive que me adaptar aos poucos. Entretanto, percebo que houve um desenvolvimento da minha parte em relação a isso, mesmo tendo errado em alguns pontos que servirão de aprendizagem. No meu ponto de vista, vejo que cada vez mais consigo entender e aprender com o grupo, e espero continuar nessa mesma linha de evolução, para conseguir realizar melhor meus afazeres, e ter uma melhor percepção de aprendizado ainda mais ampla”.

 

AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE DE ROGER ABRELINO TERRA SILVEIRA

 

“Minha contribuição ao grupo foi bem pequena. Fui encarregado de revisar os textos das cartilhas do Projeto de Educação Patrimonial (PEP), ainda dentro do PEP realizei algumas pesquisas para adicionar conteúdo as cartilhas. Também fui mediador da primeira noite do Painel de 10 anos do curso de Turismo, evento que tinha como objetivo apresentar a todos um pouco sobre turismo relacionado a outros temas e participei de outros eventos como ouvinte (INTERPET, SULPET).

 

Fiquei responsável pelo projeto do trade turístico que, tinha como base apresentar tipologias do turismo, história e fornecer um conhecimento básico sobre turismo para qualquer um, eu tinha decidido fazer uma pesquisa sobre os tópicos apresentados anteriormente e depois fazer alguns vídeos para o YouTube, dessa forma o conhecimento ficaria disponível para qualquer pessoa que tivesse curiosidade sobre turismo.

No entanto, nenhuma atividade foi realizada de fato, já que, eu estava esperando o ano letivo acabar para ter mais tempo para pesquisar, e agora vou me desligar do grupo PET. Decidi me desligar do grupo pois não me identifiquei como petiano, também não realizei algumas atividades que estavam previstas, faltando assim responsabilidade da minha parte. Acredito que o grupo PET Turismo deve ser composto por pessoas comprometidas e que queiram trabalhar em favor do PET. Não sou uma dessas pessoas. Por essa razão decidi me desligar do grupo”.

 

 

  • 12.4– Autoavaliação da tutora

 

 

Ser tutora do Grupo PET Turismo em qualquer contexto é um grande desafio visto a seriedade, competência, dinamismo e excelência que o programa PET requer e as premissas, objetivos e metodologia de trabalho adotadas pelo PET Turismo. Além da destacada atuação que o Grupo sempre teve, desde sua fundação, dentro da comunidade acadêmica da FURG, no Campus em Santa Vitória do Palmar, está o seu reconhecimento e atuação com a comunidade santa-vitoriense. O desafio, também, se intensifica através do diálogo com os demais grupos PET da FURG e de Universidades da Região Sul. Porém, em um período caracterizado por uma pandemia mundial, Covid 19, o desafio se multiplica. A prática em ser tutora nos interroga e nos faz ser mais resilientes, mais criativos, mais críticos, e nos exige estar em diária reinvenção. Reinvenção de nossas práticas sociais, acadêmicas e humanas. Todo nosso conhecimento, experiência e vivência como docente e como tutora precisou ser repensado, adaptado e dirigido para o contexto de atividades remotas, à distância, sem o contato diário e físico com o petiano. Nem com nossa estrutura física de sala do PET Turismo no Campus. Sem as inúmeras atividades onde o PET Turismo ampliava espaço do Campus, da sala de aula, de seu dia a dia para fora dos muros, conectando-se a comunidade local, fazendo a concretização do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

O PET exige do tutor um planejamento e uma dedicação que corrobora para a prática em sala de aula, bem como para a condução do grupo em ações de pesquisa e extensão. Neste ano, nossa sala de aula concretizou-se em um espaço online, conectados e mediados pelas telas de nossos computadores e telefones celulares. Como tutora me senti (e me sinto) desafiada a estar em constante atualização com os meios digitais, agora tão necessários. Desafiada em conseguir manter meu grupo unido, saudável, realizado com seus afazeres, aprendizes, humanos e próximos. Chego aqui, questionando se realmente atingimos estes pilares, porém

vejo que nos reinventamos, ampliamos as fronteiras de atuação, mediados pelas tecnologias e nos fortalecemos na tutoria e na condução do grupo.

 

O ano de 2020 foi um desafio e um teste exaustivo e questionador para o tutor, em tentar fazer da prática docente um elemento fiel da autoavaliação, conduta necessária na caminhada acadêmica como docente, como pesquisadora, como extensionista e como cidadã.

 

Em meio a todo o contexto pandêmico, o exercício administrativo e burocrático pesou tanto na carga horária como na saúde física e metal do tutor. Este sempre questionado, colocado a sabatina, tendo que provar o trabalho que se vinha fazendo no processo de retomada da vida acadêmica do presencial para o virtual. As demandas de operacionalização da plataforma SIGPET e do Gestor Nacional do Programa de Educação Tutorial foram mais no sentido punitivo e até ouso a usar o termo ameaçador do que no sentido de fornecer condições para que o Programa de Educação Tutorial se adaptasse à nova realidade. Porém, a Gestão do Programa de Educação Tutorial na FURG e a organização interna do CLAA possibilitou o suporte e as condições necessárias para o amparo dos tutores, dos grupos e o fortalecimento e a união da comunidade petiana da FURG no período de pandemia. Auxílio e práticas pedagógicas essenciais para a minha condução do grupo e a resolução das demandas necessárias para a gestão do PET Turismo e para minha atuação como tutora, a qual avalio como positiva, pois cumprir com os objetivos e metas do ano de 2020.

 

 

  • 12.5– Sucesso acadêmico do grupo

 

 

As atividades executadas pelo grupo PET Turismo, em 2020, exigiram uma reinvenção e uma reatualização visto o contexto da pandemia que contribuíram para o desenvolvimento e o sucesso do acadêmico visto a possibilidade de os mesmos desenvolverem habilidades que os inseriram no contexto remoto e busca de novos conhecimentos e aprendizados.

 

Questionamo-nos, quanto grupo sobre o que é sucesso visto este ser bem relativo se comparado individualmente ou entre grupo para grupo. Em 2020, pelo contexto do Covid 19 tivemos projetos que foram finalizados e outros projetos que precisaram de maior dedicação e que mesmo assim não foram concluídos, pois tinham uma característica presencial e de necessidade de contato humano muito grande. Na agenda do nosso grupo realizamos um (re)planejamento que pudesse ser adaptado ao período da pandemia, desta forma nos adaptamos a nova realidade e tentamos aplicar os projetos que poderiam ser aplicados sob novas condições. Algumas ações, inicialmente não foram exitosas, deram errado, tivemos que

retornar ao planejamento. E assim, discutimos, remodelamos e conseguimos chegar a um acordo, desde então os projetos estão caminhando cada um em seu próprio ritmo e com nova roupagem. O PET Turismo se reinventa e se descobre novo e consegue trabalhar de forma remota.

 

Dada a essa trajetória acreditamos que em números de aplicações e resultados não obtivemos sucesso máximo, e somos conscientes disso e de nossas limitações e de nossas necessidades de melhorar e de se aprimorar. Porém, em qualidade demos um salto grande, entendendo nossas falhas e limitações, quais as necessidades de reorganizações e experiência, porém soubemos nos adaptar e tivemos um retorno bom da comunidade acadêmica da FURG/SVP, o que fez toda a diferença para o nosso feedback.

 

Talvez nosso maior sucesso acadêmico no ano de 2020 foi o saber entender e assumir nossas limitações, usar nossa criatividade e reinventar nossas práticas sempre com a autonomia do sujeito e suas características particulares que formaram a força para o grupo seguir unido e atuante. Destacamos o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo, mesmo com dificuldades e necessidades de melhorar nossa comunicação interna, primeiramente entre os petianos e tutora e, posteriormente, com sujeitos e interação externas, sempre mediados pelas tecnologias que aproximaram não somente os membros internos do grupo, mas o grupo com o mundo.

 

O ano de 2020, contribuiu para o sucesso acadêmico do petiano no sentido do desenvolvimento e da prática da sua capacidade de criticidade; da resiliência; da capacidade de aprendizado e de domínio de novas mídias; de sua responsabilidade com os compromissos firmados com o grupo. Tivemos sucesso na capacidade de relacionar, experienciar e trabalhar o tripé ensino, pesquisa e extensão em um contexto de isolamento social, de ensino remoto e mediados pelas tecnologias em uma realidade que poucos tem condições e acessos a equipamentos, internet e tecnologias da comunicação para a inserção das tecnologias, no fazer acadêmico e no fazer ser PET.

 

 

  • 12.6– Inovação e práticas educativas no âmbito da graduação

 

 

Por conta da pandemia o grupo PET Turismo, necessitou se renovar já que boa parte das nossas atividades eram interligadas como a comunidade acadêmica ou local. Portanto, foi necessário dar início a novas práticas utilizando as redes de comunicação para dar dicas, notícias e informações sobre o novo contexto e as formações de ação do Grupo.

O grande ganho, neste período, quanto a inovação e as práticas educativas no âmbito da graduação, aconteceu porque precisamos nos capacitar para usar as tecnologias a nosso favor, e acreditamos que conseguimos. Realizamos eventos virtuais, trouxemos convidados de outros estados e até de outros países, trabalhamos de maneira mais profissional as redes sociais, criamos outras redes para atender as novas demandas e melhoramos os canais de contato com o grupo.

 

Neste sentido, as nossas iniciativas partiram de questionamentos: Como seria? Como a gente demonstraria? E se a mensagem seria repassada? Em alguns casos, nas lives ao vivo, no chat se tinham relatos de relevância, importância e representatividade, em outros aplicávamos questionários para saber se ao menos gerava interesse e sempre nos surpreendíamos com os resultados e com as nossas práticas e ações. De tudo, adaptar as práticas de ensino trouxeram uma maior proximidade entre temas emergentes e a qualificação dos futuros Bacharéis em Turismo e áreas afins e assim conseguimos ver também uma inovação nas práticas educativas.

 

 

  • 12.7– Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação

 

 

Visando contribuir para a redução dos índices de evasão escolar e de baixo rendimento acadêmico na graduação, o grupo PET Turismo tem as Práticas de redução da evasão e do insucesso na graduação como tema de dois projetos inseridos no planejamento anual de 2020: “Projeto de qualificação e avaliação do Curso de Turismo” e “Projeto Atuação para minimizar a evasão e retenção escolar”. Estruturou-se ações através de conversas, questionários curtos e sistemas de ouvidorias virtuais para nos aproximar dos alunos matriculados no Curso de Turismo, e entender suas angústias, medos e aflições, com o intuito de melhorar o ambiente e capitar as possibilidades com maior probabilidade de evasão. Infelizmente a participação foi baixa dos alunos, e ficamos sem uma resposta efetiva dessa motivação até o momento. Neste sentido, os projetos foram projetados para continuarem a serem desenvolvidos em 2021, inclusive será tema no processo seletivo de novos bolsistas para o ano de 2021. A sugestão no processo seletivo é para que alguém de fora possa trazer uma visão diferente sobre a do grupo, e quem sabe assim apliquemos e consigamos um resultado mais efetivo.

 

Além dos projetos foi proposto e realizado a promoção, divulgação e aplicação de oficinas temáticas entre os petianos; ciclo de palestras com profissionais da área do turismo e hospitalidade abertos ao público acadêmico e público em geral visto terem sido transmitidos ao vivo e disponibilizado as gravações no Canal do Grupo no Youtube. Ainda, cursos e oficinas

para aproximar o acadêmico da experiência profissional e instrumentalizá-lo para demandas de ensino, pesquisa e extensão, como por exemplos oficinas de normas da ABNT. Tais práticas, além de exigir dedicação, proporcionam a instrumentalização do petiano para ampliar seus conhecimentos e fortalecer sua interação com seu curso e Universidade e respaldá-lo nas dificuldades encontradas na caminhada acadêmica e, também, proporcionar a excelência na sua formação universitária.

 

 

  • 12.8– Publicações e participações em eventos em 2020

 

 

PUBLICAÇÕES E APRESENTAÇÕES DE TRABALHO PELOS INTEGRANTES DO GRUPO PET TURISMO:

 

  • Resumo Expandido: “O Estudo da Demanda Turística no Museu de Santa Vitória do Palmar- RS”, na 19° Mostra da Produção Universitária Virtual – MPU. Ana Laura Garcia.

 

  • Artigo: “O Programa de Educação Tutorial- Pet Turismo da Universidade Federal do Grande- FURG, em seu processo de ensinagem nos anos de 2017-2020”, Fórum Internacional de Turismo (FIT). Angelice Motter.

 

  • Resumo expandido para o ENAPET, “PRÁTICAS EXTENSIONISTAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Projeto de Educação Patrimonial (PEP) do PET Turismo/FURG”. Angelice Motter.

 

  • Projeto de educação patrimonial (PEP) do grupo PET Turismo FURG: preservação e valorização do patrimônio local - SULPET 2020, 2020, Florianópolis - SC. Anais do XXIII Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul [recurso eletrônico] educação pública & compromisso social / edição: Sabrina dos Santos, Renato Hajenius Aché de Freitas. Florianópolis: UFSC, 2020. MANZINO, A. R. M.; VARGAS, B. C. M.; MOURA, B. S.; SOUZA, D. C.; DALCHIAVON, L.

 

  • Resumo Expandido: Hospitalidade em tempo de pandemia: Ações do Hotel Jacques Georges Business de Pelotas – RS para receber os profissionais da linha de frente. 19° Mostra da Produção Universitária Virtual – MPU. Bruna Vargas, Ligia Dalchiavon

 

  • Artigo: A PRÁTICA DA HOSPITALIDADE EM TEMPOS DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL JACQUES GEORGES BUSINESS DE PELOTAS – RS - Fórum

Internacional De Turismo Do Iguassu - Fit Cataratas, 2020, Foz Do Iguaçu. Bruna Vargas, Ligia Dalchiavon.

 

  • Artigo: ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: ESTUDO DE CASO NOS HOTÉIS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR
  • RS - Fórum Internacional De Turismo Do Iguassu - Fit Cataratas, 2020, Foz Do Iguaçu. Ligia Dalchiavon

 

  • Artigo: “TOPA TUDO POR FICHINA: Trabalhando a educação ambiental através de práticas recreativas”. Fórum Internacional de Turismo (FIT). FIT Cataratas 2020. João Pedro
  1. Alvarinho.

 

  • Resumo expandido: “TOPA TUDO POR FICHINA: Trabalhando a educação ambiental através de práticas recreativas”. 19° Mostra da Produção Universitária Virtual – MPU. João Pedro B. Alvarinho.

 

  • Publicação em livro: “Apeshit: Turismo cultural e a militância negra”. Resumo expandido publicado em livro no FIT Cataratas 2020. João Pedro B. Alvarinho.

 

EVENTOS PARTICIPADOS PELOS INTEGRANTES DO GRUPO PET TURISMO:

 

  • 19ª MPU; FIT Cataratas 2020;

 

  • CICLO DE PALESTAS 10 ANOS PET TURISMO;

 

  • II aCORda consciência;

 

  • Turismo no sofá – LATUR;

 

  • CONECTA: Conhecimento e educação compartilhada em tecnologias de aprendizagem, 2020.

 

  • Fórum dos Grupos PET da FURG e Unidades Acadêmicas em Diálogo, 2020. (Encontro).

 

  • I InterPET FURG de 2020 intitulado Integrar para Construir, 2020.

 

  • InterRacionaliação, 2020. (Encontro).

 

  • PAINEL DE 10 ANOS do grupo PET Turismo FURG/SVP, 2020. (Encontro).
  • XI CONGRESO GASTRONOMÍA, HOTELERÍA E TURISMO, 2020. (Congresso).

 

  • XXIII Encontro Regional dos Grupos PET da Região Sul (XXIII SulPET), 2020.

 

  • ENAPET 2020.

 

 

  • 12.9– Recomendação final sobre o grupo

 

 

As atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Turismo atendem aos requisitos que um Programa de Educação Tutorial preconiza, visando a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão. Percebe-se que há uma excelente autoavaliação dos membros (alunos e tutor) sobre suas responsabilidades e ações, bem como benefícios de integração e trabalho coletivo. Sugere- se que amplie-se as atividades de integração com a graduação, que talvez seja onde o PET Turismo menos tenha atuado (ou tenha sido menos eficaz), bem como que surja uma autoavaliação coletiva dos alunos, pois alguns aspectos apresentados individualmente, devem ser discutidos pelo grupo, para melhorar o rendimento (tanto profissional, quanto pessoal) de todos.