Nº 006 - Dispõe sobre a criação do curso de Especialização em Formação Continuada de Professores em Geotecnologias na Educação – modalidade EAD.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 006/2014

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 21 DE FEVEREIRO DE 2014

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Formação Continuada de Professores em Geotecnologias na Educação – modalidade a Distância.

 

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 21 de fevereiro de 2014, Ata 053, em conformidade ao constante no processo nº 23116.0057/2013-91,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

Art.1º          Aprovar a criação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Formação Continuada de Professores em Geotecnologias na Educação – modalidade a Distância, conforme anexo:

 

Art. 2º                   A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 

 

 

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

 

1. VAGAS

Quando da implementação do curso serão oferecidas 150 vagas distribuídas uniformemente em cinco pólos, sendo 30 vagas para cada pólo.

O número de vagas oferecidas leva em consideração a disponibilidade de professores, o interesse dos pólos, comprovada pela pesquisa de demanda apresentada pelas Secretarias Municipais de Educação.

O processo seletivo está previsto após a aprovação no próximo edital da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

 

 

2. PROJETO PEDAGÓGICO

 

2.1 Vinculação do Projeto ao Plano Institucional e Projeto Pedagógico da FURG

A proposta de criação do curso atende às demandas institucionais e regionais. A FURG, em sua missão institucional, tem como campo principal de atuação o Ecossistema Costeiro, onde busca produzir, organizar e disseminar o conhecimento sobre este ambiente, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Dada a sua importância para o mundo moderno, o conhecimento produzido e acumulado sobre o potencial de utilização das geotecnologias deve ser conhecido por toda a nossa sociedade, tanto pela qualificação que pode promover no desempenho dos agentes sociais, como também para a melhoria das condições de vida, o que justifica o compromisso de divulgar Ciência. 

 

 

3. JUSTIFICATIVA

A presente proposta visa a criação de um curso de Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias na Educação, cujo público alvo tem como foco profissionais educadores de instituições de ensino públicas e privadas, os quais utilizariam as técnicas de geoprocessamento em suas áreas de atuação.

Essa proposta, portanto, representa uma ação em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da FURG o qual, no seu tema de interesse central (i.e., o ecossistema costeiro), define dentre seus objetivos a ampliação e oferta de Programas de Pós-Graduação (PPG). Essa ampliação deve, segundo o PDI, priorizar as propostas adequadas às necessidades da região e aquelas que promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento. O caráter integrado e multidisciplinar é inerente à proposta aqui apresentada.

Um PPG como o aqui proposto, pretende ser um instrumento para a busca da inclusão das geotecnologias no cotidiano de profissionais educadores, visando o desenvolvimento da região e do Estado de um modo geral.

 

 

4. OBJETIVO

O objetivo geral do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Geotecnologias na Educação é promover, por meio da modalidade de Ensino a Distância, a capacitação de profissionais educadores para a aplicação do geoprocessamento em suas áreas de atuação, democratizando o acesso à Pós-Graduação Lato Sensu e favorecendo a institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem baseados no uso das tecnologias da comunicação e da informação.

 

 

5. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

O curso será realizado em seis módulos, onde o aluno irá estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem Geotecnologias na Educação. O Núcleo de Educação a Distância da FURG será utilizado para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático.

 

5.1. Público Alvo

O curso destina-se à profissionais, preferencialmente da área de educação, e gestores diplomados em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, interessados na aplicação de geotecnologias em sua prática profissional cotidiana.

 

5.2. Quadro de Sequência Lógica, Ementas e Carga Horária das Disciplinas

No quadro de sequência lógica encontra-se anexo onde constam o nome da disciplina, sua carga horária, a lotação, os professores responsáveis e o código correspondente.

As ementas, conteúdo programático, bibliografia básica e complementar das disciplinas encontram-se também anexadas a este projeto.

 A carga Horária Total do Curso é de 420 horas.

As disciplinas estão organizadas por semestre, de acordo com os itens abaixo:

1º Semestre:

1 - Alfabetização Digital,

 2 - Introdução e Aplicação das Geotecnologias,

 3 - Geologia Básica para Geoprocessamento,

4 - Cartografia Básica para Geoprocessamento,

5 - Uso Racional da Terra e do Oceano,

6 - Prática I – Explorando o Ensino Através do uso racional da Terra como continente.

Carga horária total do semestre: 135horas.

2º Semestre:

7 - O Ecossistema Costeiro e Oceânico visto do espaço,

8 – O Mar no espaço geográfico brasileiro,

9 – Aplicações do SR ao Ecossistema Costeiro e oceânico,

10 - Prática II – Explorando o Ensino através do uso racional do mar,

11 - Sistema de Posicionamento Global (GPS),

12 - Prática III – Utilização de GPS.

Carga horária total do semestre: 135horas.

3º Semestre:

13 - Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG),

14 – Prática IV – Conceitos de SIG aplicados a Educação e o Ecossistema costeiro,

15 – Metodologia Científica,

16 – Prática V – Projeto em SIG

Carga horária total do semestre: 90horas.

4º Semestre:

17 – Projeto em Geotecnologias – Monografia de Conclusão de Curso.

Carga horária total do semestre: 60horas.

 

5.3. Processo de Avaliação da Aprendizagem

Programas de Educação a Distância, pelo seu caráter diferenciado e pelos desafios que enfrentam, devem ser acompanhados e avaliados em todos os seus aspectos de forma sistemática, contínua e abrangente. Durante o desenvolvimento de cada uma das disciplinas que formam os módulos, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações presenciais e a distância. A avaliação final (presencial) terá peso 6 na nota final da disciplina enquanto as atividades virtuais (a distância), desenvolvidas ao longo da disciplina, terão peso 4.

A avaliação da aprendizagem integrará todos os momentos do curso, assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar, não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas também a capacidade do cursista de integrar os novos recursos e materiais didáticos aprendidos ao seu fazer profissional. A avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de auto-avaliação, como avaliações de caráter escrito e virtual.

Caso necessário, conjuntos de questões e problemas, envolvendo os assuntos das disciplinas que poderão servir de apoio para a verificação da aprendizagem, poderão ser oferecidos aos cursistas durante o semestre.

A auto-avaliação também será uma das possibilidades de avaliação do cursista. Nela, o cursista apresentará descrições de atividades realizadas e de suas reflexões.

A avaliação presencial tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno em articular os diversos conceitos apresentados nas disciplinas, bem como sua capacidade de adequação prática desses conteúdos. Caso o aluno não atinja a nota mínima esperada em alguma atividade presencial, deverá realizar a atividade substitutiva, a ser aplicada em um próximo encontro presencial.

Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação final que contemplará todo o conteúdo da disciplina e, por isso, terá um maior grau de complexidade. A metodologia e os critérios de avaliação serão definidos por cada professor. A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).

A avaliação de cada disciplina será expressa através do Sistema 1, ou seja, haverá somente uma nota final quando da conclusão da disciplina, que será calculada pela aplicação de peso 4 às notas parciais das atividades virtuais, realizadas ao longo da disciplina, e peso 6 para a nota parcial da avaliação final (presencial). 

 

Aprovação na Disciplina:

Será considerado aprovado na disciplina o cursista que obter nota final igual ou superior a 7 (sete).

 

Atividade de Recuperação:

O cursista que não tiver obtido nota final igual ou superior a 7 (sete) poderá requerer atividade de recuperação, junto à Coordenação do Curso, desde que:

1.     Tenha 75% de participação nas atividades virtuais;

2.     Tenha 100% de participação nas atividades presenciais.

Esta atividade de recuperação será desenvolvida mediante a realização de uma nova avaliação final (presencial). O professor de cada disciplina disponibilizará um horário, a princípio a distância, para atendimento aos alunos em recuperação.

Excepcionalmente, os alunos com menos de 75% de cumprimento das atividades virtuais poderão encaminhar justificativa ao professor da disciplina, solicitando a respectiva atividade de recuperação, estando ciente de que deverá entregar todas as tarefas e ainda participar da atividade de recuperação (presencial), caso liberada pelo professor, que ocorrerá ao final de cada disciplina.

Para ser considerado aprovado, após a atividade de recuperação, o cursista deverá obter uma nova nota final Nf igual ou superior a 5 (cinco), a qual será calculada da seguinte forma:

                                              

onde N1 é a nota final (inferior a sete) anterior às atividades de recuperação e N2 é a nota obtida nestas atividades.

                       

Trabalho de Conclusão de Curso:

Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido dentro do módulo VI – Monografia de Conclusão do Curso, sob a orientação de um dos professores responsáveis pela disciplina. Os trabalhos realizados serão dirigidos para o desenvolvimento de materiais e métodos passíveis de aplicação na área de atuação profissional do aluno. Esse trabalho deverá ser apresentado no último encontro presencial, na forma de seminário.

 

Aprovação no Curso:

Será considerado aprovado no curso o aluno que: (i) obtiver uma nota final igual ou superior a (7) sete em todas as disciplinas (no caso do aluno que requerer atividade de recuperação, esta nota final reduz-se para 5 (cinco)), (ii) ter comparecido a todas as atividades presenciais, (iii) ter entregue, no mínimo, 75% das tarefas propostas nas atividades virtuais, (iv) ter integralizado as 420 horas que constituem a carga horária total do curso e (v) obtiver aprovação no seu trabalho de conclusão. O aluno que cumprir estes requisitos fará jus a um Certificado de Especialista em “Geotecnologias na Educação”, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

Validade dos Créditos:

Para fins de obtenção de certificado de especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por cinco anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma declaração de conclusão de crédito.

 

Certificado:

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em “Geotecnologias na Educação”, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

Recursos:

Casos omissos deverão ser encaminhados para coordenação do curso para análise e posterior parecer no prazo de 15 dias úteis.

 

5.4. Processo seletivo

Requisitos:

Serão admitidos portadores de diploma de curso superior e pertencentes à região de abrangência do projeto. A seleção será realizada por demanda social com critérios de classificação definidos em edital público.

 

Inscrições:

A inscrição dos candidatos será realizada por meio eletrônico (SIPOSG) e o comprovante da inscrição juntamente com a documentação entregue nos pólos presenciais em dia e horário estipulados que serão divulgados através de edital publicamente.

 

Critérios de Seleção:

Os critérios serão definidos pelo colegiado do curso, bem como a forma de seleção.

 

Matrícula:

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos pólos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado através de edital específico.

 

5.5. Plataforma para Educação a Distância

Para possibilitar a comunicação contínua entre os atores envolvidos, estudantes, tutores e professores no curso oferecido, será utilizada a Plataforma Moodle (http://www.uab.furg.br/moodle/).

O Moodle é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Internet e permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos à distância, complemento à cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio à distância e aos processos de ensino-aprendizagem.

 

 

6. INDICAÇÃO DO QUANTITATIVO DE PÓLOS E SUAS LOCALIZAÇÕES

Este curso visa abranger parte da região sul e do noroeste do Rio Grande do Sul. Neste projeto específico, os pólos a serem atendidos estão localizados nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo.

A articulação destes municípios com a FURG, e a conseqüente apresentação de propostas de cursos por esta IFE e destes Pólos Municipais de apoio presencial para educação a distância, surgiu a partir da discussão da sua Proposta de Expansão, integrando os municípios do Cordão Litorâneo e do interior do Rio Grande do Sul.

 

 

7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO CURSO

O cronograma, contendo o período de realização do curso e a descrição das ações será implementado após a aprovação do curso no próximo edital da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

 

 

8. DESCRIÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

Os docentes necessários para o desenvolvimento do curso são sete professores da FURG e cinco do IFRS. Estes professores, além de ministrar aulas, produzirão os textos e recursos didáticos para o trabalho nos módulos, desenvolvidos especificamente para esse projeto, e que serão postados na Plataforma Moodle. O curso contará com apoio da equipe multidisciplinar da SEAD.

 

8.1. Dados relativos ao Corpo Docente

Tabela 01: Corpo docente do curso

FURG – Universidade Federal do Rio Grande

IO – Instituto de Oceanografia – FURG

IMEF – Instituto de Matemática Estatística e Física- FURG

IFRS – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

 

Docentes

Titulação

Instituto

Rosa Maria Piccoli da Cunha

Doutorado em Oceanografia Física Química e Geológica - FURG

IO

José Luiz Lima de Azevedo

Doutorado em Oceanografia Física Química e Geológica - FURG

IO

Carlos Roney Armanini Tagliani

Doutorado em Ciências - UFRGS

IO

Lauro Julio Calliari

Phd. em Ciências Marinhas – Virginia Institute of Marine Science College of William and Mary, Williamsburg, VA.

IO

Paula Dias Dentzien

Doutorado em Geociências - UFRGS

IO

Adriana Leonhardt

Doutorado em Ciências – área Paleontologia - UFRGS

IO

Juliano C Marangoni

Doutorado em Oceanografia Biológica - FURG

IMEF

Carolina Larrosa de Oliveira

Mestrado em Engenharia Civil na área de Cadastro Técnico Multifinalitário - UFSC

IFRS

Franciane de Lima Coimbra

Mestrado em Oceanografia Biológica - FURG

IFRS

Jean Marcel de Almeida Espinoza

Mestrado em Sensoriamento Remoto – UFRGS           

IFRS

Daniel Capella Zanotta

Mestrado em Sensoriamento Remoto – UFRGS          

IFRS

Alexandre Jesus da Silva Machado

Doutorado em Informática na Educação - UFRGS

IFRS

 

 

9. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA E LOGÍSTICA DO POLO DE APOIO PRESENCIAL

Para a realização das aulas práticas em cada pólo será necessário: (i) uma sala com 30 computadores, todos com acesso a internet, (ii) uma sala de aula normal e (iii) 10 aparelhos receptores de sinal GPS.

Além disso, os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, sendo de inteira responsabilidade dos municípios, e tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial, conforme tabela a seguir (tem que numerar a tabela):

A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para capacitação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, telefonia, viaturas e motoristas são contrapartida da IES.

 

 

10. RECURSOS FINANCEIROS NECESSÁRIOS A OFERTA DO CURSO

Os professores e tutores receberão bolsa CAPES, com valor definido pela Lei das Bolsas 11273 de 6 de fevereiro de 2006 (disponível em www.uab.mec.gob.br). Somente um professor em cada disciplina receberá a bolsa que terá duração correspondente aos créditos da mesma.

A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para atuação dos professores e tutores a distância, gastos com energia elétrica, entre outros, são apresentados como contrapartida da IES.

  

QUADRO DE SEQÜÊNCIA LÓGICA DAS DISCIPLINAS

 

PRIMEIRO SEMESTRE

 

MÓDULO I – INTRODUÇÃO AS GEOTECNOLOGIAS (IGEO)

 

DISCIPLINA (1) ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

Código – 23016P

Lotação – C3 – Centro de Ciências Computacionais

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

45 horas‐aula

03

Alexandre Machado

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Conceitos básicos de microinformática e prática na utilização do ambiente de educação a distância Moodle

1. Perspectiva histórica da informática;

2. Configuração e Formatação;

3. Fundamentos da Internet e seus serviços;

4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem;

5. Apropriação do uso do console, de sistemas de arquivos e de elementos de ambientes gráficos.

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 01. Alfabetização Digital

 

DISCIPLINA (2) – INTRODUÇÃO E APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

José Luiz

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

O que são geotecnologias;

Onde aplicamos (educação, ecosistemas costeiros e oceânicos);

Softwares livres;

O Google Earth

Material a ser organizado por todos os professores que terão cada um uma hora para apresentação de sua disciplina e a aplicação das geotecnologias na mesma.

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 02. Introdução e Aplicação das Geotecnologias

 

 

MÓDULO II – CONCEITOS BÁSICOS PARA GEOPROCESSAMENTO (GEO)

 

DISCIPLINA (3) GEOLOGIA BÁSICA PARA GEOPROCESSAMENTO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30 horasaula

02

Paula Dias / Adriana Leonhardt

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

1.Introdução a Geologia

2. Origem da Terra;

3. Tectônica de Placas

4.  Mineralogia e Rochas;

5. Dinâmica interna e externa da Terra.

6. Geologia Marinha;

7. Geomorfologia e dinâmica sedimentar Costeira e Estuarina

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 03. Geologia Básica para Geoprocessamento

 

DISCIPLINA (4) - CARTOGRAFIA BÁSICA PARA GEOPROCESSAMENTO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30 horasaula

02

Carlos Tagliani

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Princípios de Cartografia

Conceitos aplicados ao Ecossistema Costeiro e Oceânico (ECO)

Noções de geotecnologias aplicados a área ambiental e oceanográfica

1. Introdução a Cartografia

2. Sistemas de Coordenadas

3. Projeções Cartográficas

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 04. Cartografia básica para geoprocessamento

 

DISCIPLINA (5) USO RACIONAL DA TERRA E DO OCEANO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

Lauro Calliari

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Conceitos de Morfodinâmica costeira com ênfase em praias e zonas de arrebentação e os perigos associados.

1.  O Ambiente Costeiro

2. Introdução a Geologia e Geomorfologia costeira

3. Fatores Oceanográficos físicos e modos de movimento na zona costeira

4. Princípios básicos do movimento de ondas

5. Modificação das ondas na zona costeira

6. Introdução aos processos de zona de arrebentação

7. Morfodinâmica de praias arenosas

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 05. Uso Racional da terra e do oceano

 

DISCIPLINA (6) PRÁTICA I EM LABORATÓRIO E SAIDA DE CAMPO - EXPLORANDO O ENSINO      ATRAVÉS DO USO RACIONAL DA TERRA COMO CONTINENTE

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

Carolina Larrosa

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Introdução aos softwares utilizados em Geoprocessamento. Apresentação das potencialidades didáticas das Geotecnologias aplicadas aos conteúdos curriculares do ensino básico.Utilização do Google Earth como ferramenta para o ensino em disciplinas diversas. Introdução ao software livre gvSIG.

1. Noções Básicas de Cartografia digital

2. Apresentação do software gvsig

3. Exercícios práticos

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 06. Pratica I

 

 

SEGUNDO  SEMESTRE

 

MÓDULO III – SENSORIAMENTO REMOTO (SR)

 

DISCIPLINA (7) O ECOSSISTEMA COSTEIRO E OCEÂNICO VISTO DO ESPAÇO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30 horas‐aula

02

Daniel Zanotta 

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Principios de SR.  Conceitos e Aplicações. Interpretação visual de dados de sensoriamento remoto.

1. Princípios Físicos

2. Comportamento Espectral dos alvos

3. Processo de Imageamento com satélites

4. Sensores

5. Imagem Digital

6. Conceitos de Processamento Digital de Imagens

7. Aplicações

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 07. O Ecossistema costeiro e Oceânico Visto do espaço

 

DISCIPLINA (8) ‐ O MAR NO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30 horas‐aula

02

Jean Espinoza

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

 A Amazônia  azul, riquezas do mar, Fenômenos oceanográficos, o futuro do oceano e a Antártica.

1. A Amazônia Azul

2. O mar visto pelo brasileiro

3. Portos

4. Construção Naval

5. Ilhas oceânicas

6. Riquezas do mar

7. Unidades de conservação costeira e marinha

8. Fenômenos oceanográficos e climatológicos

9. O futuro dos oceanos

10. O mar, nossa última fronteira

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 08. O Mar no espaço geográfico brasileiro

 

DISCIPLINA (9) APLICAÇÕES DO SR AO ECOSSISTEMA COSTEIRO E OCEÂNICO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

Juliano Marangoni

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Aplicação do SR no ecossistema costeiro, com ênfase em marismas suas vantagens e problemas ( respostas espectrais RGB para separar a vegetação de marismas das demais áreas, e áreas de marismas aterradas)

1. Análise temporal das Marismas integrando imagens P&B e RGB

2. Anállise Espectral RGB da cobertura vegetal das marismas

3. Análises estatísticas aplicadas ao SR

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 09. Aplicações do SR ao ECO

 

DISCIPLINA (10) PRÁTICA II EM LABORATÓRIO E SAIDA DE CAMPO - EXPLORANDO O ENSINO ATRAVÉS DO USO RACIONAL DO MAR

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15horas‐aula

01

Franciane Coimbra 

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Exercícios práticos para serem utilizados em sala de aula em disciplinas diversas. Utilização do Google Earth em sala de aula. Aplicação do gvSIG em SR.

1. Noções Básicas de SIG e SR

2. Utilização prática de softwares SIG

3. Apresentação de exemplos práticos de utilização do SIG e SR aplicados aos conteúdos curriculares do ensino básico

4. Elaboração de um projeto didático fazendo uso das geotecnologias

 

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 10. Prática II

 

 

MÓDULO IV – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)

 

DISCIPLINA (11) GPS

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

CarlosTagliani

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Introdução aos Sistemas de posicionamento por satélite. Conceitos básicos.

1. Introdução

2. Sinal do GPS

3. Posicionamento Global

4. Equipamentos

5. Aplicações

 

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 11. GPS

 

 

DISCIPLINA (12) PRÁTICA III SAÍDA DE CAMPO E LABORATÓRIO – UTILIZAÇÃO DE GPS

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15 horas‐aula

01

Carolina Larrosa

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Aula prática com saída de campo para utilização de equipamentos de GPS de navegação e outros equipamentos como celulares ( Latitude ) e microcomputadores (Google maps) para acesso a localização e mapas. Aula em laboratório para inserção no gvSIG dos dados coletados.

1. Noções Básicas de utilização de aparelhos receptores do sinal GPS

2. Saidas de campos para manuseio de equipamentos e coleta de dados

3. Integração dos dados coletados com os softwares de SIG

4. Elaboração de um projeto didático fazendo uso dos conceitos de GPS e das geotecnologias

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 12. Prática III

 

 

TERCEIRO SEMESTRE

 

MÓDULO V – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)

 

DISCIPLINA (13) INTRODUÇÃO AO SIG

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15horas‐aula

01

Franciane Coimbra

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica e processamento digital de imagens.

1.  Dados Georreferenciados

2.  Operações sobre Dados Geográficos

3.  Interpretação Visual de Alvos

4.  Introdução a Estatística Espacial

5.  Aplicações de SIG

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 13. Introdução ao SIG

 

DISCIPLINA (14) PRÁTICA IV - CONCEITOS DE SIG  APLICADOS A EDUCAÇÃO E AO ECO

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30horas‐aula

02

Jean Espinoza

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Exercícios práticos para sala de aula me disciplinas diversas;

 Utilização do Google Earth em sala de aula;

Práticas em laboratório utilizando os tutores presenciais:

SIG utilizando o software livre gvSIG em continente, região costeira e oceano

** durante o desenvolvimento deste conteúdo terão em paralelo atividades no gvSIG orientadas pelos tutores presenciais nos laboratório dos polos.

1.  Utilização do Google Earth para identificação de regiões diversas

2. Interpretação de imagens de regiões costeiras utilizando o software livre Multispec

3. Processamento de imagens de regiões costeiras utilizando o software livre gvSIG

4. Implementação de um SIG conforme a área de atuação do aluno

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 14. Prática IV

 

DISCIPLINA (15) METODOLOGIA CIENTÍFICA

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

15horas‐aula

01

Jose Luiz Azevedo

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Estrutura da Monografia. Texto Científico (princípios básicos, normas de formato e estilo, redação técnica, elementos de apoio ao texto, elementos da monografia). Exemplo de Aplicação.

1. Estrutura da Monografia

2. O Texto Científico

3. Redação

4. Elementos de Apoio

5. Elementos da Monografia

6. Exemplo de Aplicação

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 15. Metodologia Científica

 

DISCIPLINA (16) PRÁTICA V: PROJETO EM SIG

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

Cronograma

Entrega do Trabalho

30horas‐aula

02

Todos os professores orientadores

Responsável:  José Luiz Azevedo

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

UNIDADES

Projeto de um SIG aplicado a área de atuação do aluno. Construção de um SIG para região costeira ou oceânica, utilizando o gvSIG. ** durante o desenvolvimento deste conteúdo os alunos terão em paralelo atividades no gvSIG orientadas pelos professores e supervisionados pelos tutores presenciais nos laboratórios dos polos.

 

Os professores irão preparar um vídeo onde mostrarão sua área de atuação e a disponibilização para ajudar na montagem do projeto.

 

BIBLIOGRAFIA: Anexo

Arquivo: 16. Prática V - Projeto em SIG

 

 

QUARTO  SEMESTRE

 

MÓDULO VI – TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

 

DISCIPLINA (17) ‐ PROJETO EM GEOTECNOLOGIAS –

MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO

Projeto de SIG aplicado a área de atuação do aluno.

Construção de um SIG utilizando o gvSIG. A região poderá ser o Continente, região costeira ou oceano. O aluno irá identificar sua área de atuação e será supervisionado por um professor.

 

Código -  a ser definido

Lotação – IO – Instituto de Oceanografia

Carga horária

Créditos

Professor

 

 Cronograma

1. Entrega da 1ª versão do projeto de TCC

2. Entrega da tarefa final do Módulo VI

3. Entrega da tarefa de recuperação do 1º

semestre

4. Entrega da tarefa de recuperação do 2º

semestre

5. Entrega do Projeto de TCC definitivo

6. Férias

7. Início do período de orientação dos

TCCs

8. Término do período de orientação dos

TCCs

9. Entrega da 1ª versão dos TCCs

10. Entrega da versão definitiva do TCC

11. Publicação final das notas e

encerramento das atividades do curso

Defesas

Defesas pólo  1

Defesas pólo  2

Defesas pólo  3

Defesas pólo  4

Defesas pólo  5

60 horas‐aula

04

Todos os professores

Responsável: Rosa Piccoli da Cunha

Data inicial , Data final e prazo final

A ser definido

 

CARGA HORÁRIA TOTAL:  420 horas