Nº 130 - Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em ensino de História (PPGEH) em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA).

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 130/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 20 DE DEZEMBRO DE 2013

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em ensino de História (PPGEH) em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA).

 

               

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 20 de dezembro de 2013, Ata 052, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006599/2013-16,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em ensino de História (PPGEH) em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA), conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 


 

MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA EM REDE NACIONAL

 

Total de Carga horária /Créditos para Titulação:

 

O PROFHISTÓRIA prevê o cumprimento de 555 (quinhentas e cinquenta e cinco) horas, correspondentes a 37 (trinta e sete) créditos, distribuídos em 17 (dezessete) créditos em disciplinas obrigatórias, 16 (dezesseis) créditos em disciplinas optativas de escolha condicionada e 4 (quatro) créditos em disciplina eletiva de livre escolha, de acordo com o quadro abaixo. Os créditos devem ser integralizados num prazo de 2 (dois) anos.

 

Disciplinas:

 

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

·                     Disciplina obrigatória: Teoria da História (60h)

·                     Disciplina obrigatória: História do Ensino de História (60h)

·                     Optativa de escolha condicionada (60h)

·                     Optativa de escolha condicionada (60h)

·                     Optativa de escolha condicionada (60h)

·                     Optativa de escolha condicionada (60h)

·                     Eletiva / Livre escola (60h)

·                     Seminário de Pesquisa (45h)

·                     Seminário Tutorial (45h)

·                     Dissertação (45h)

 

Dissertação:

 

A dissertação tem por objetivo traduzir o aprendizado ao longo do percurso de formação, bem como gerar conhecimento que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros profissionais dessa área nos diferentes contextos onde são mobilizadas formas diversas de representação do passado.

A natureza desse trabalho, a despeito do formato que possa vir a assumir, deve traduzir obrigatoriamente as três dimensões abordadas ao longo do curso:

(i)           a apropriação dos estudos e debates recentes sobre as temáticas trabalhadas;

(ii)          a criticidade em termos do conhecimento e práticas acumuladas na área; e

(iii)         as possibilidades de produção e atuação na área do ensino de história que contribuam para o avanço dos debates e a melhoria das práticas do profissional de história dentro e/ou fora da sala de aula. Para tal ele constará de duas partes: uma parte crítico-analítica (dimensões i e ii) e uma parte propositiva (dimensão iii).

O produto final pode assumir diferentes formatos como: texto dissertativo, documentário, exposição; material didático; projeto de intervenção em escola, museu ou espaço similar, a condição que incorpore as três dimensões anteriormente explicitadas.

A dissertação será realizada e avaliada em duas etapas. A primeira etapa corresponde ao exame de qualificação, que consiste da apresentação e defesa do projeto de dissertação, que deve contemplar necessariamente a parte crítico-analítica do curso. Trata-se de um texto acadêmico no qual é preciso constar: a explicitação e justificativa do tema e problema de pesquisa; os objetivos do trabalho e as interlocuções teóricas privilegiadas bem como o plano que especifica e justifica o formato da dissertação pretendida. Essa etapa deve estar concluída até o final do terceiro semestre, quando o aluno deverá apresentar e discutir o trabalho com uma banca formada por três professores, sendo um o orientador.

A segunda etapa corresponde a dissertação propriamente dita, em um dos formatos estabelecidos em conjunto com o professor-orientador, que deverá ser defendido até o final do quarto semestre do curso. A defesa é feita em arguição pública por banca qualificada composta por três professores doutores, sendo um deles o orientador e tendo a participação de, ao menos, um professor externo à Instituição Associada.

 

Título a ser outorgado: Mestre em Ensino de História

 

 

 

 

Estrutura Curricular

 

Criar e incluir as seguintes disciplinas:

 

Nome: Teoria da História

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: O estatuto epistemológico da história. História, historiografia e historicidade. Tempo histórico e experiência. Usos do contexto. Objetividade e subjetividade em história. O particular e o geral. História, verdade e prova. Retórica e conhecimento histórico. História e memória. História e identidades sociais. A narrativa histórica. O método histórico. O uso dos conceitos pelo historiador. A construção do objeto histórico. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Arquivo, compreensão/explicação e representação. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. Teorias e filosofias da história. A disciplinarização da história. A história como ciência social.

 

Nome: História do Ensino de História

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

 

Nome: Didática da História: Trajetória, Desafios e Perspectivas

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Didática da história como campo de pesquisa e disciplina acadêmica. Trajetória de construção da Didática de História. Diferentes concepções de didática e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem de história. Planejamento e Avaliação em História. A sala de aula de História. Recursos didáticos como suportes do conhecimento histórico recontextualizado em objeto de ensino. Papéis e usos do livro didático em sala de aula. Escola como espaço de formação do professor de História.

 

Nome: Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Histórico das medidas legais (leis e pareceres) que instituíram a obrigatoriedade da inclusão desses conteúdos nos currículos das escolas brasileiras. As reflexões sobre a definição de parâmetros para o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e suas consequências na formação de professores de História, bem como a análise de experiências de implementação dos referidos conteúdos nos currículos escolares, considerando os temas e abordagens privilegiados por professores de História nas escolas e a produção de materiais didáticos. História da África como disciplina acadêmica: discussão sobre temas e debates presentes no ensino universitário. A produção de saberes a partir de sujeitos externos ao ambiente universitário: projetos, programas e a atuação de movimentos sociais e comunidades negras na construção do conhecimento nesse campo.

 

 

Nome: Ensino de História e a Questão das Temporalidades

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Tempo histórico como elemento estruturante da produção do conhecimento histórico. Conceito de tempo histórico em diferentes matrizes teóricas. O tempo histórico: duração, ritmo, sucessão, simultaneidade, permanências e continuidades. Ensino de história e regimes de historicidade.  Desafios pedagógicos na recontextualização didática do tempo histórico. Conceitos como: narrativa histórica, identidade narrativa e consciência histórica. Tempo histórico e história ensinada: propostas curriculares, livros didáticos, narrativas de professores e alunos em sala de aula.

 

Nome: Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: O método de pesquisar História e o método de ensinar História. A pesquisa histórica no ensino de História. A importância do professor-pesquisador. A importância dos alunos-pesquisadores. A utilização de oficinas em sala de aula. A pesquisa e a internet. Elaboração de projetos específicos.

 

Nome: Currículo de História: Memória e Produção de Identidade/Diferença

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Diferentes concepções de currículo e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de história. Relação entre currículo e memória como territórios contestados. Diferenciação entre memória e história. Historiografia escolar, história ensinada e o debate político contemporâneo que envolve a questão identitária. Articulações entre os diferentes processos de identificação (nacional, sociocultural) no conhecimento histórico didatizado. Currículo de história e a questão da alteridade no tempo e no espaço.

 

Nome: Narrativa, Imagem e a Construção do Fato Histórico

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Delimitação do campo de sentido de fato histórico: fato como narração, fato como condensação do tempo histórico. Conceituação de narrativa visual e os seus suportes. Mídia e a factualização da história, recursos para uma crítica e metodologias de análise. Estratégias de apresentação do fato histórico por meio de narrativas visuais.

 

Nome: Produção de Material Didático e o Universo Virtual

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: Estudo de suportes tecnológicos aplicados ao ensino de História, tais como ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, aplicativos, jogos, entre outros. Construção de ambientes virtuais para realização de atividades de pesquisa e ensino de História na Educação Básica.

 

Nome: Educação Patrimonial e Ensino de História

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: optativa de escolha condicionada

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Ementa: O ensino de História e o campo do Patrimônio Cultural material e imaterial. Exploração das conexões das instituições de memória com os campos da cultura, do mercado, da ciência e da educação. A partir de estudos de caso e de levantamentos gerais sobre a situação dos museus brasileiros, são examinadas as novas concepções de ensino de História nos museus trazidas pela discussão contemporânea sobre patrimônio, memória, identidade cultural e educação.

 

Nome: Seminário de Pesquisa

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Disciplina de discussão e desenvolvimento das pesquisas pelo conjunto dos alunos, com vistas ao desenvolvimento do projeto de dissertação.

 

Nome: Seminário Tutorial

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: Acompanhamento do trabalho do aluno pelo professor-orientador com vistas à preparação da dissertação e da sua defesa.

 

Nome: Dissertação

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Ementa: A dissertação tem por objetivo traduzir o aprendizado ao longo do percurso de formação, bem como gerar conhecimento que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros profissionais dessa área nos diferentes contextos onde são mobilizadas formas diversas de representação do passado.