Nº 129 - Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – Nível Mestrado.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 129/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 20 DE DEZEMBRO DE 2013

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública / Nível Mestrado.

 

               

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 20 de dezembro de 2013, Ata 052, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002896/2013-92,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública / Nível Mestrado, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 


 

ESTRUTURA DO CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA

 

Área de Concentração: Epidemiologia

 

Linhas de Pesquisa

 

Nome

Área relacionada

Avaliação de programas e serviços de saúde

Epidemiologia

Saúde materno-infantil e do adolescente

Epidemiologia

Comportamento e saúde do adulto

Epidemiologia

 

Caracterização do Curso

Nível: Mestrado Acadêmico

Nome: Saúde Pública

 

Disciplinas Obrigatórias - Nível: Mestrado Acadêmico

Área de Concentração: Epidemiologia

 

Epidemiologia I

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Histórico da epidemiologia; medidas de frequência; epidemiologia descritiva e analítica; distribuição das doenças e problemas de saúde conforme características das pessoas, do tempo e do lugar; indicadores de saúde – medias de mortalidade e de morbidade-; transição epidemiológica e transição demográfica; vigilância epidemiológica; investigação de epidemias; história natural das doenças e níveis de aplicação de medidas preventivas; associação e causalidade; pesquisa etiológica e saúde pública.

 

 

   Epidemiologia II

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Delineamentos de estudos epidemiológicos – observacionais e experimentais-, medidas de associação, efeito e de impacto; epidemiologia clínica; fontes de erros em estudos epidemiológicos: validade e precisão; interação; avaliação de programas de saúde, avaliação de programas de rastreamento; prevenção: enfoques individual e populacional; epidemiologia das doenças infecciosas e das doenças não transmissíveis.

 

 

Saúde Pública I

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Apresentação das bases históricas da saúde pública; conhecimento da história da saúde pública na realidade brasileira; discussão da saúde pública como campo de conhecimento; utilização dos indicadores de saúde: em saúde pública; saúde pública nos diferentes tipos de governo, da Republica Velha a Redemocratização do Brasil; Saúde Publica e transformações demográficas e epidemiológicas; saúde pública e doenças transmissíveis e não transmissíveis; Saúde do trabalhador, da mulher, da Criança e do idoso; saúde pública e políticas de alimentação e nutrição; Sistema Único de Saúde (SUS): princípios, gestão e modelos de prestação de serviços assistenciais.

 

 

Saúde Pública II

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa e extensão em saúde pública; discutir as necessidades de saúde da população, infraestrutura disponível para as ações de saúde pública e articulação para enfrentamento de problemas prioritários em saúde pública; refletir sobre alternativas às políticas de saúde no contexto do SUS; estimular a formulação de políticas de saúde, considerando necessidades sociais, evidências acumuladas, viabilidade e eficácia; fundamentação e análise de políticas e sistemas de saúde, organização de serviços, saúde e práticas sanitárias; analisar fundamentos, métodos e modalidades destas políticas, sistemas e serviços e sua aplicação na realidade brasileira; introdução a modelos de gestão e modelos de atenção em saúde e práticas sanitárias – Regionalização, regiões de saúde e rede integrada da atenção.

 

 

Saúde Pública III

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Fundamentação e análise de políticas e sistemas de saúde, organização de serviços, saúde e práticas sanitárias; analisar bases, métodos e modalidades destas políticas, sistemas e serviços e sua aplicação na realidade brasileira; modelos de gestão e modelos de atenção em saúde e práticas sanitárias, incluindo regionalização e rede integrada da atenção.

 

 

Estatística I

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Apresentação de tipos de variáveis, representação tabular e gráfica, distribuições de frequência; análise de medidas de sumarização de dados, probabilidades e tipo de distribuições (binomial e normal) e de médias amostrais; desenvolvimento de testes de hipóteses: formalização e comparação de duas médias; interpretação e cálculo de Intervalos de confiança e valor p, poder e tamanho de amostral; interpretação e análise de tabelas de contingência 2x2, tabelas 2xk e de t múltiplas tabelas 2x2.

 

 

Estatística II

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Utilização de testes estatísticos: Mantel-Haenzel, Exato de Fisher, McNemar, t-Student para amostras independentes e pareadas; Estatística não paramétrica (Teste U de Mann-Whitney; Teste de Soma de Postos com Sinais (WilcoxonSignedRank Test); Correlação e regressão linear simples; Regressão logística; comparação de múltiplas médias: análise de variância, correlação entre variáveis contínuas, análise de variância: ANOVA de 2 entradas. repetibilidade e confiabilidade; discussão sobre modelos estatísticos em epidemiologia. regressão linear simples e múltipla e diagnóstico em regressão linear. Utilização de softwares em estatística.

 

 

Base Científica da Abordagem Epidemiológica

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Apresentação das etapas e noções básicas de como elaborar um projeto de pesquisa, questionários de pesquisas, forma de coleta de variáveis, criação de bancos de dados, entrada de dados e analise de dados; descrição de características gerais da amostra estudada e descrição de resultados ajustados; apresentação de instrumentos utilizados nos inquéritos epidemiológicos; utilização de instrumentos de controle de qualidade, minimização dos erros potenciais em estudos epidemiológicos, pesquisa bibliográfica e sistematização da apresentação destes resultados no projeto de pesquisa; envio e aprovação do projeto de pesquisa em comitês de éticas em pesquisa, redação e uso do termo de esclarecimento livre e informado; divulgação dos resultados em meio acadêmica e à população em geral.

 

 

Métodos Qualitativos

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Familiarizar os alunos aos métodos qualitativos básicos de investigação; apresentação dos principais elementos da abordagem qualitativa e situações de uso; reflexão das vantagens e desvantagens da utilização de métodos qualitativos de pesquisa no campo da saúde coletiva; história, enfoque básico sobre método cientifico e pesquisas qualitativas; apresentação e discussão quanto ao tipos de técnicas utilizadas (participante e estruturada) e de entrevistas (semi e estruturadas); situações de uso de pesquisa etnográfica, estudo de caso, grupos focais, rapidassessmentprocess; limitações e avanços do uso de métodos qualitativos e analise critica de estudos publicados quanto a metodologia empregada, analise e redação utilizadas.

 

 

Seminários de Pesquisa

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Leitura, análise crítica e de artigos científicos em epidemiologia, estatística e saúde pública; apresentação das etapas e formas de elaboração de um projeto de pesquisa; elaboração do problema de investigação; delimitação do objeto de estudo; formulação de hipótese de investigação busca de referências bibliográficas; desenvolvimento da metodologia de investigação; Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos; aprofundamento sobre aspectos teórico-metodológicos em estudos populacionais; debate sobre o uso da epidemiologia e da estatística no contexto de saúde pública; abordagem dos principais desafios da saúde publica no contexto da investigação epidemiológica e atualização e reflexão sobre políticas públicas de saúde no Brasil; atualização em Epidemiologia & Saúde Pública.

 

 

Estágio de Docência Orientada

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Propiciar ao aluno experiência de docência sob supervisão do seu orientador; preparo e apresentação de aulas teóricas e seminários; orientação dos alunos de graduação em aulas de exercício e atividades práticas; aperfeiçoamento da técnica didática dos alunos de pós-graduação e familiarizá-los com a posição de docente e fixar melhor seus conhecimentos na área.

 

 

 

 

Oficina de Análise e Redação de Artigo

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Explicitação da estrutura e organização de um artigo científico; identificação do periódico que se pretende submeter um artigo; conhecimento de indicadores de qualidade e de impacto dos periódicos; compreensão quanto à ética na publicação; critérios para definição de autoria e coautoria; reconhecimento de plagiarismo; elaboração de esboço e de rascunho de artigo científico. Preparação de banco de dados, categorização de variáveis, discussão sobre o modelo de análise e dos testes estatísticos a serem empregado; planejamento da analise de dados, realização de análise estatística, redação da seção de metodologia com base no projeto original do estudo; redação da seção de Resultados; busca de referências bibliográficas a partir da definição de palavras-chave sobre o tema em estudo; leitura e preparação de resumos a partir dos artigos selecionados, redação das seções de Introdução e Discussão e Resumo; adequação do manuscrito ao periódico que se pretende submetê-lo e envio do manuscrito produzido para possível publicação.

 

 

Debates em Saúde Coletiva

Carga Horária: 15

Créditos: 1

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Reflexão quanto ao pensamento sobre o coletivo e sua dicotomia em relação ao individual; análise crítica de conceitos, pesquisas, programas no campo da saúde coletiva; discussão da dimensão do conceito de saúde, da história natural das doenças; noção de risco e de biopolítica; compreensão da epidemiologia social e da ecologia e ambiência; exemplificação e discussão de programas e de intervenções comunitárias em saúde; interpretação da relação mente, corpo e comportamento; aprofundamento do conhecimento sobre prevenção, promoção e educação em saúde e aprofundamento da discussão das ciências sociais e da saúde coletiva.

 

 

Avaliação de Serviços de Saúde

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Lotação: FaMed

Caráter: Obrigatória

Ementa: Introdução ao histórico da epidemiologia na avaliação de serviços de saúde; utilização de métodos quantitativos e qualitativos na avaliação de serviços de saúde; como avaliar as condições de saúde da população; identificação da problemática local: o diagnóstico de saúde; estudos de morbidade da demanda dos serviços: hospitais, ambulatórios/postos de saúde, registros especiais; avaliação epidemiológica dos serviços de saúde: introdução, necessidades de saúde, avaliação de programas e ações e avaliação de resultados segundo proposto por Donabedian (processo, estrutura e resultado e pelo método concebido por Habicht, Victora e Vaughan (cobertura, foco, adequação, plausibilidade e probabilidade); avaliação do acesso (geográfico e cultural) aos serviços de saúde; avaliação de programas verticais e horizontais de saúde; conceito e utilização da avaliação como instrumento de gestão; técnicas de seleção e construção de indicadores de saúde e de utilização de serviços; avaliação da iniquidade em saúde; análise critica de indicadores e construção de indicadores de saúde; discutir o uso da epidemiologia nos serviços de saúde, em particular o uso de Inquéritos de Saúde na análise das condições de saúde, elaboração das políticas públicas e gerência dos serviços de saúde.

 

 

Critérios para obtenção do título de Mestre em Saúde Pública

 

Total de Créditos para Titulação:             Disciplinas: 28

Tese/Dissertação: 3