Nº 109 - Dispõe sobre a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 109/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 18 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar.

 

 

               

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 18 de outubro de 2013, Ata 051, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006014/2013-68,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

 


ESTRUTURA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM EVENTOS

 

 

1)    QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA

 

Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo Estágio (300h), Trabalho de Conclusão de Curso (120h), disciplinas obrigatórias (1185h) e atividades consideradas obrigatórias)

1605h

 

107 CRÉDITOS

Carga horária mínima de disciplinas optativas para integralização do curso

Não possui

Atividades Complementares

200h

Total para integralização do curso

1805h

Tempo mínimo de integralização do curso

2,5 anos

Tempo máximo de integralização do curso

4 anos

Regime de matrícula

Semestral, por disciplina

 

2)    Descrição das disciplinas na seguinte ordem:

 

a)            Disciplinas já existentes:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

PERÍODO

CARÁTER

CRÉDITOS

PRÉ-REQUISITO

06496

Produção textual

1

obrigatória

4

Não tem

10400

Legislação do turismo

2

obrigatória

4

  Não tem

06183

Língua espanhola instrumental I

1

obrigatória

3

Não tem

10405

Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I

1

obrigatória

4

Não tem

10420

Trabalho de conclusão de curso

5

obrigatório

8

Não tem

06497

Libras I

4

optativa

4

Não tem

06498

Libras II

5

optativa

4

Libras I

 

b)           Novas disciplinas com as características a seguir:

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Conceitos, definições, tipologia, caracterizações, fundamentações e estrutura de eventos.  Operacionalização dos espaços e serviços para a realização de eventos.  Operacionalização do evento.

 

Disciplina: CERIMONIAL E PROTOCOLO

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Conceitos, definições e rotinas de cerimoniais e protocolos.

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS II

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Princípios de planejamento e infraestrutura logística em eventos. Técnicas básicas no processo de mídias em eventos.

 

Disciplina: ALIMENTOS E BEBIDAS

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Gerência e práticas em alimentos e bebidas.

 

Disciplina: PRINCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS

Lotação: ICEAC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços.

 

Disciplina: TÉCNICAS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Conceito e estrutura de projetos. Criação, elaboração, gestão, execução e implantação de projetos em eventos. Prospecção de recursos para eventos.

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS III

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Procedimentos na organização de eventos sociais, esportivos, de moda e de negócios.

 

Disciplina: COMUNICAÇÃO EM MARKETING

Lotação: ICEAC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação

 

Disciplina: ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA EVENTOS

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 30horas

Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Estudos fundamentais sobre cardápios comerciais, institucionais, típicos. Noções de elaboração, custo e organização de pratos e bebidas do cardápio. Harmonização entre pratos e bebidas.

 

Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Lotação: ICEAC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas.

 

 Disciplina: QUALIDADE E SEGURANÇA

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 30horas

Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos.

 

Disciplina: DESIGN E DECORAÇÃO PARA EVENTOS

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Espaços para realização de eventos, arranjos físicos, infraestrutura. Acessibilidade universal e conceito de espaços de eventos e ergonomia; noções básicas de planejamento espacial, leitura e representação de projeto.

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS IV

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Procedimentos na organização de eventos científicos, acadêmicos e governamentais.

 

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS V

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Procedimentos na organização de eventos feiras, exposições, festivais, eventos musicais, megaeventos.

 

Disciplina: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Práticas sustentáveis na hospitalidade.

 

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Lotação: ICEAC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de  investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas.  Formação de preços de produtos e serviços.

 

Disciplina: HOSPITALIDADE E LAZER

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: História e evolução do lazer. Aspectos conceituais de lazer e recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, ócio criativo, tempo livre.

 

Disciplina: ESTÁGIO

Lotação: ICHI

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: OBRIGATÓRIA

Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 300horas

Carga horária semanal: 20 aulas

Créditos: 20

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: não tem

Ementa: Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional.

 

3)         Carga horária mínima em disciplinas ou atividades optativas, se for o caso: Não há exigência de carga horária para disciplinas de caráter optativo.

 

4)         Descrição geral das atividades complementares: A normatização para a realização das atividades complementares e seu registro serão regulamentados pela coordenação de curso.

 

5)         Organização geral do(s) Estágio(s) Curricular(es): O Estágio Profissional deverá ser exercido obrigatoriamente. O acadêmico terá que participar das distintas etapas e comissões que compõe a estrutura organizacional de um evento. O mesmo será supervisionado por um docente que auxiliará o estagiário no planejamento e execução de tal atividade. A normatização para a realização do estágio supervisionado e seu registro serão disciplinados pela coordenação de curso.

 

6)         Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso: O Trabalho de Conclusão de Curso (monográfico) terá a orientação e supervisão de professores do curso e será normatizado pela coordenação do curso.

 

7)      Oferta: o Curso será oferecido na forma de módulos.

a) Funcionamento do curso: o Curso será oferecido anualmente através do processo seletivo vigente.

b)             Local: o Curso terá por sede o Campus da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na cidade de Santa Vitória do Palmar.

c)  Turno: vespertino (em contato com a comissão de criação do curso e com a PROGRAD/DIADG foi informado que o turno estabelecido é o vespertino)

 

d)             Número de vagas por ingresso: O número de ingressantes por ano totaliza-se em 45 vagas.

 

8)         Plano de implantação do Curso: a implantação do curso inicia no primeiro semestre letivo de 2014.

 

9)         Quadro de sequência lógica, incluindo resumo da carga horária: Anexo I.

 

10)      Lotação do curso: O curso ficará lotado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI.

 

11)     Recursos

a) Instalações físicas necessárias em geral e instalações específicas:

- 4 Salas de aula com recurso de projeção de multimídia;

- Biblioteca com bibliografia referente a eventos, hospitalidade e turismo;

- Laboratório de Informática;

- Laboratório de eventos; Laboratório de alimentos e bebidas; Aquisição de softwares específicos para o gerenciamento de eventos e automação.

 

b)        Envolvimento de pessoal docente para implantação do Curso

O quadro docente necessário para contratação (seleção em concurso) para implantação do curso de Bacharelado em Hotelaria e para a implantação do curso de Tecnologia em Eventos e a integralização das cargas horárias do curso de Turismo Binacional estrutura-se em:

·      TRÊS docentes com formação  em Administração – 40h DE, lotação ICEAC;

·      UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol – 40h DE, lotação ILA;

·      UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Inglês – 40h DE, lotação ILA

·      UM docente com formação em Libras – 40h DE, lotação ILA

·      UM docente com formação em Ciências Sociais – sociologia – 40h DE, lotação ICHI;

·      DOIS docentes com formação em Graduação Eventos ou em Bacharelado em Turismo – 40h DE, lotação ICHI;

·      TRÊS docentes com formação em Bacharelado em Hotelaria – 40h DE, lotação ICHI;

·      DOIS docentes com formação em Bacharelado em Turismo - 40h DE, lotação ICHI;

·      UM docente com formação em Bacharelado em Gastronomia – 40h DE, lotação ICHI

A esse quadro necessário soma-se um docente com formação em História (40h DE, lotação ICHI) e três docentes com formação em Bacharelado em Turismo (40h DE, lotação ICHI) do quadro docente atual do curso de Bacharelado em Turismo. A integração docente justifica-se pela proposta de estruturação dos Quadros de Sequência Lógica integrada dos cursos de Bacharelado em Turismo Binacional (curso já existente), Bacharelado em Hotelaria (curso em fase de criação) e Tecnologia em Eventos (curso em fase de criação).

 

12)  Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem: A organização em módulos semestrais, por sua vez constituídos por módulos de disciplinas, trará um processo avaliativo desenvolvido através de trabalhos que demonstrem o nível de aprendizado do aluno. A progressão do discente no Curso se dará através da aprovação em tais processos avaliativos e, em caso de reprovação, haverá a possibilidade da recuperação do módulo disciplinar no ano seguinte.

 

13)  Legislação referente ao curso: o Curso Superior de Tecnologia em Eventos está a contento com as determinações da Resolução CNE/CP Nº 3, de 18 de dezembro de 2002, Portaria/MEC nº 10 de 28 de julho de 2006 e do Parecer CNE/CP nº29 de 2 de dezembro de 2002. Este curso no Catálogo Nacional de Curso encontra-se na área de Lazer e Desenvolvimento Social - Turismo e Hospitalidade.


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA

TECNOLOGIA EM EVENTOS

 

 

SEMESTRE I

SEMESTRE II

SEMESTRE III

SEMESTRE IV

SEMESTRE V

SEMESTRE VI

SEMESTRE VII

 

SEMESTRE VIII

Organização de eventos I

4

Organização de eventos II

4

Organização de eventos III

4

Organização de eventos IV

4

10420

TCC

8

 

 

 

10405

Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I

4

Alimentos e bebidas

4

Comunicação em marketing

4

Organização de eventos V

4

Estágio

20

 

 

 

 

06496

Produção textual

4

Princípios de Marketing de serviços

4

Elaboração de cardápios para eventos

2

Hospitalidade e Lazer

4

 

 

 

 

Cerimonial e protocolo

4

Legislação do turismo

4

Gestão de recursos humanos

 

4

Administração financeira e orçamentária

4

 

 

 

 

06183

Língua espanhola instrumental I

3

Técnicas e elaboração de projetos         4

Qualidade e segurança

2

Meio ambiente e sustentabilidade

4

 

 

 

 

 

 

Designer e decoração para eventos

4

 

 

 

 

 

C.H.

C.H.

C.H.

C.H.

C.H.

C.H.

C.H.

C.H.

 

CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 1605h

CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS: 0h

CARGA HORÁRIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200h

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1805h