SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 109/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 18 DE OUTUBRO DE 2013
Dispõe sobre a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 18 de outubro de 2013, Ata 051, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006014/2013-68,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM EVENTOS
|
1) QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA
|
|
|
Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo Estágio (300h), Trabalho de Conclusão de Curso (120h), disciplinas obrigatórias (1185h) e atividades consideradas obrigatórias) |
1605h
107 CRÉDITOS |
|
Carga horária mínima de disciplinas optativas para integralização do curso |
Não possui |
|
Atividades Complementares |
200h |
|
Total para integralização do curso |
1805h |
|
Tempo mínimo de integralização do curso |
2,5 anos |
|
Tempo máximo de integralização do curso |
4 anos |
|
Regime de matrícula |
Semestral, por disciplina |
2) Descrição das disciplinas na seguinte ordem:
a) Disciplinas já existentes:
|
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
PERÍODO |
CARÁTER |
CRÉDITOS |
PRÉ-REQUISITO |
|
06496 |
Produção textual |
1 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
|
10400 |
Legislação do turismo |
2 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
|
06183 |
Língua espanhola instrumental I |
1 |
obrigatória |
3 |
Não tem |
|
10405 |
Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I |
1 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
|
10420 |
Trabalho de conclusão de curso |
5 |
obrigatório |
8 |
Não tem |
|
06497 |
Libras I |
4 |
optativa |
4 |
Não tem |
|
06498 |
Libras II |
5 |
optativa |
4 |
Libras I |
b) Novas disciplinas com as características a seguir:
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceitos, definições, tipologia, caracterizações, fundamentações e estrutura de eventos. Operacionalização dos espaços e serviços para a realização de eventos. Operacionalização do evento.
Disciplina: CERIMONIAL E PROTOCOLO
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceitos, definições e rotinas de cerimoniais e protocolos.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS II
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Princípios de planejamento e infraestrutura logística em eventos. Técnicas básicas no processo de mídias em eventos.
Disciplina: ALIMENTOS E BEBIDAS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Gerência e práticas em alimentos e bebidas.
Disciplina: PRINCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60 horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços.
Disciplina: TÉCNICAS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceito e estrutura de projetos. Criação, elaboração, gestão, execução e implantação de projetos em eventos. Prospecção de recursos para eventos.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS III
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos sociais, esportivos, de moda e de negócios.
Disciplina: COMUNICAÇÃO EM MARKETING
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação
Disciplina: ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA EVENTOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30horas
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Estudos fundamentais sobre cardápios comerciais, institucionais, típicos. Noções de elaboração, custo e organização de pratos e bebidas do cardápio. Harmonização entre pratos e bebidas.
Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas.
Disciplina: QUALIDADE E SEGURANÇA
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30horas
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos.
Disciplina: DESIGN E DECORAÇÃO PARA EVENTOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Espaços para realização de eventos, arranjos físicos, infraestrutura. Acessibilidade universal e conceito de espaços de eventos e ergonomia; noções básicas de planejamento espacial, leitura e representação de projeto.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS IV
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos científicos, acadêmicos e governamentais.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS V
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos feiras, exposições, festivais, eventos musicais, megaeventos.
Disciplina: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Práticas sustentáveis na hospitalidade.
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas. Formação de preços de produtos e serviços.
Disciplina: HOSPITALIDADE E LAZER
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: História e evolução do lazer. Aspectos conceituais de lazer e recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, ócio criativo, tempo livre.
Disciplina: ESTÁGIO
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 300horas
Carga horária semanal: 20 aulas
Créditos: 20
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: não tem
Ementa: Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional.
3) Carga horária mínima em disciplinas ou atividades optativas, se for o caso: Não há exigência de carga horária para disciplinas de caráter optativo.
4) Descrição geral das atividades complementares: A normatização para a realização das atividades complementares e seu registro serão regulamentados pela coordenação de curso.
5) Organização geral do(s) Estágio(s) Curricular(es): O Estágio Profissional deverá ser exercido obrigatoriamente. O acadêmico terá que participar das distintas etapas e comissões que compõe a estrutura organizacional de um evento. O mesmo será supervisionado por um docente que auxiliará o estagiário no planejamento e execução de tal atividade. A normatização para a realização do estágio supervisionado e seu registro serão disciplinados pela coordenação de curso.
6) Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso: O Trabalho de Conclusão de Curso (monográfico) terá a orientação e supervisão de professores do curso e será normatizado pela coordenação do curso.
7) Oferta: o Curso será oferecido na forma de módulos.
a) Funcionamento do curso: o Curso será oferecido anualmente através do processo seletivo vigente.
b) Local: o Curso terá por sede o Campus da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na cidade de Santa Vitória do Palmar.
c) Turno: vespertino (em contato com a comissão de criação do curso e com a PROGRAD/DIADG foi informado que o turno estabelecido é o vespertino)
d) Número de vagas por ingresso: O número de ingressantes por ano totaliza-se em 45 vagas.
8) Plano de implantação do Curso: a implantação do curso inicia no primeiro semestre letivo de 2014.
9) Quadro de sequência lógica, incluindo resumo da carga horária: Anexo I.
10) Lotação do curso: O curso ficará lotado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI.
11) Recursos
a) Instalações físicas necessárias em geral e instalações específicas:
- 4 Salas de aula com recurso de projeção de multimídia;
- Biblioteca com bibliografia referente a eventos, hospitalidade e turismo;
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de eventos; Laboratório de alimentos e bebidas; Aquisição de softwares específicos para o gerenciamento de eventos e automação.
b) Envolvimento de pessoal docente para implantação do Curso
O quadro docente necessário para contratação (seleção em concurso) para implantação do curso de Bacharelado em Hotelaria e para a implantação do curso de Tecnologia em Eventos e a integralização das cargas horárias do curso de Turismo Binacional estrutura-se em:
· TRÊS docentes com formação em Administração 40h DE, lotação ICEAC;
· UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol 40h DE, lotação ILA;
· UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Inglês 40h DE, lotação ILA
· UM docente com formação em Libras 40h DE, lotação ILA
· UM docente com formação em Ciências Sociais sociologia 40h DE, lotação ICHI;
· DOIS docentes com formação em Graduação Eventos ou em Bacharelado em Turismo 40h DE, lotação ICHI;
· TRÊS docentes com formação em Bacharelado em Hotelaria 40h DE, lotação ICHI;
· DOIS docentes com formação em Bacharelado em Turismo - 40h DE, lotação ICHI;
· UM docente com formação em Bacharelado em Gastronomia 40h DE, lotação ICHI
A esse quadro necessário soma-se um docente com formação em História (40h DE, lotação ICHI) e três docentes com formação em Bacharelado em Turismo (40h DE, lotação ICHI) do quadro docente atual do curso de Bacharelado em Turismo. A integração docente justifica-se pela proposta de estruturação dos Quadros de Sequência Lógica integrada dos cursos de Bacharelado em Turismo Binacional (curso já existente), Bacharelado em Hotelaria (curso em fase de criação) e Tecnologia em Eventos (curso em fase de criação).
12) Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem: A organização em módulos semestrais, por sua vez constituídos por módulos de disciplinas, trará um processo avaliativo desenvolvido através de trabalhos que demonstrem o nível de aprendizado do aluno. A progressão do discente no Curso se dará através da aprovação em tais processos avaliativos e, em caso de reprovação, haverá a possibilidade da recuperação do módulo disciplinar no ano seguinte.
13) Legislação referente ao curso: o Curso Superior de Tecnologia em Eventos está a contento com as determinações da Resolução CNE/CP Nº 3, de 18 de dezembro de 2002, Portaria/MEC nº 10 de 28 de julho de 2006 e do Parecer CNE/CP nº29 de 2 de dezembro de 2002. Este curso no Catálogo Nacional de Curso encontra-se na área de Lazer e Desenvolvimento Social - Turismo e Hospitalidade.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA TECNOLOGIA EM EVENTOS |
|
||||||||||||||
|
SEMESTRE I |
SEMESTRE II |
SEMESTRE III |
SEMESTRE IV |
SEMESTRE V |
SEMESTRE VI |
SEMESTRE VII |
SEMESTRE VIII |
||||||||
|
Organização de eventos I 4 |
Organização de eventos II 4 |
Organização de eventos III 4 |
Organização de eventos IV 4 |
10420 TCC 8 |
|
|
|
||||||||
|
10405 Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I 4 |
Alimentos e bebidas 4 |
Comunicação em marketing 4 |
Organização de eventos V 4 |
Estágio 20
|
|
|
|
||||||||
|
06496 Produção textual 4 |
Princípios de Marketing de serviços 4 |
Elaboração de cardápios para eventos 2 |
Hospitalidade e Lazer 4 |
|
|
|
|
||||||||
|
Cerimonial e protocolo 4 |
Legislação do turismo 4 |
Gestão de recursos humanos
4 |
Administração financeira e orçamentária4 |
|
|
|
|
||||||||
|
06183 Língua espanhola instrumental I 3 |
Técnicas e elaboração de projetos 4 |
Qualidade e segurança 2 |
Meio ambiente e sustentabilidade 4 |
|
|
|
|
||||||||
|
|
|
Designer e decoração para eventos 4 |
|
|
|
|
|
||||||||
|
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
||||||||
|
CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 1605h CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS: 0h CARGA HORÁRIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200h CARGA HORÁRIA TOTAL: 1805h |
|
||||||||||||||