SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 109/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 18 DE OUTUBRO DE 2013
Dispõe sobre a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 18 de outubro de 2013, Ata 051, em conformidade ao constante no processo nº 23116.006014/2013-68,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de Tecnologia em Eventos para o Campus de Santa Vitória do Palmar, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. Danilo Giroldo
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM EVENTOS
1) QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA
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Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo Estágio (300h), Trabalho de Conclusão de Curso (120h), disciplinas obrigatórias (1185h) e atividades consideradas obrigatórias) |
1605h
107 CRÉDITOS |
Carga horária mínima de disciplinas optativas para integralização do curso |
Não possui |
Atividades Complementares |
200h |
Total para integralização do curso |
1805h |
Tempo mínimo de integralização do curso |
2,5 anos |
Tempo máximo de integralização do curso |
4 anos |
Regime de matrícula |
Semestral, por disciplina |
2) Descrição das disciplinas na seguinte ordem:
a) Disciplinas já existentes:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
PERÍODO |
CARÁTER |
CRÉDITOS |
PRÉ-REQUISITO |
06496 |
Produção textual |
1 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
10400 |
Legislação do turismo |
2 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
06183 |
Língua espanhola instrumental I |
1 |
obrigatória |
3 |
Não tem |
10405 |
Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I |
1 |
obrigatória |
4 |
Não tem |
10420 |
Trabalho de conclusão de curso |
5 |
obrigatório |
8 |
Não tem |
06497 |
Libras I |
4 |
optativa |
4 |
Não tem |
06498 |
Libras II |
5 |
optativa |
4 |
Libras I |
b) Novas disciplinas com as características a seguir:
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS I
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceitos, definições, tipologia, caracterizações, fundamentações e estrutura de eventos. Operacionalização dos espaços e serviços para a realização de eventos. Operacionalização do evento.
Disciplina: CERIMONIAL E PROTOCOLO
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceitos, definições e rotinas de cerimoniais e protocolos.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS II
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Princípios de planejamento e infraestrutura logística em eventos. Técnicas básicas no processo de mídias em eventos.
Disciplina: ALIMENTOS E BEBIDAS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Gerência e práticas em alimentos e bebidas.
Disciplina: PRINCÍPIOS DE MARKETING DE SERVIÇOS
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60 horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Processo de marketing: análise das oportunidades e ameaças de mercado; seleção dos mercados-alvo; mensuração e previsão da demanda; segmentação e posicionamento de mercado; desenvolvimento do composto de marketing; gerenciamento do esforço de marketing (planejamento, implementação e controle). Características dos serviços. Classificações em serviços. Composto de marketing ampliado para serviços: produto/serviço, preço, localização, promoção, pessoas, processos, tangibilidades (evidências físicas). Marketing de relacionamento, Falhas e recuperação em serviços.
Disciplina: TÉCNICAS E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Conceito e estrutura de projetos. Criação, elaboração, gestão, execução e implantação de projetos em eventos. Prospecção de recursos para eventos.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS III
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos sociais, esportivos, de moda e de negócios.
Disciplina: COMUNICAÇÃO EM MARKETING
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Processo de comunicação. Comunicação integrada de marketing. Plano de Comunicação. Mix promocional: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, merchandising, patrocínio. Comunicação digital. Controle do esforço de comunicação
Disciplina: ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS PARA EVENTOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30horas
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Estudos fundamentais sobre cardápios comerciais, institucionais, típicos. Noções de elaboração, custo e organização de pratos e bebidas do cardápio. Harmonização entre pratos e bebidas.
Disciplina: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Planejamento de pessoas. Modelagem do trabalho. Captação de pessoas. Capacitação de pessoas. Qualidade de vida e saúde no trabalho. Remuneração de pessoas. Avaliação de pessoas. Indicadores da gestão de pessoas.
Disciplina: QUALIDADE E SEGURANÇA
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30horas
Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Noções de segurança e primeiros socorros. Gerenciamento de crises e conflitos.
Disciplina: DESIGN E DECORAÇÃO PARA EVENTOS
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Espaços para realização de eventos, arranjos físicos, infraestrutura. Acessibilidade universal e conceito de espaços de eventos e ergonomia; noções básicas de planejamento espacial, leitura e representação de projeto.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS IV
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos científicos, acadêmicos e governamentais.
Disciplina: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS V
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Procedimentos na organização de eventos feiras, exposições, festivais, eventos musicais, megaeventos.
Disciplina: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: Práticas sustentáveis na hospitalidade.
Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Lotação: ICEAC
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: A função financeira nas organizações. A gestão do capital de giro e administração do fluxo de caixa. Fontes de financiamento e decisões de investimento a curto e longo prazo. Margem de contribuição, custos fixos, custos variáveis, ponto de equilíbrio e análise custo-volume-lucro. Análise diferencial de custos e receitas. Formação de preços de produtos e serviços.
Disciplina: HOSPITALIDADE E LAZER
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 60horas
Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4
Sistema de avaliação: I
Pré-requisito: não tem
Ementa: História e evolução do lazer. Aspectos conceituais de lazer e recreação. Valores e conteúdos do lazer. Educação para o lazer. Ócio, ócio criativo, tempo livre.
Disciplina: ESTÁGIO
Lotação: ICHI
Código: a determinar
Duração: Semestral
Caráter: OBRIGATÓRIA
Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 300horas
Carga horária semanal: 20 aulas
Créditos: 20
Sistema de avaliação: II
Pré-requisito: não tem
Ementa: Exercício e aplicação dos conhecimentos teórico-práticos adquiridos ao longo do Curso. Identificação da área de atuação, planejamento e elaboração de plano de estágio. Aplicação da legislação, trabalho e emprego, liderança, comportamento organizacional e hierarquia, motivação, trabalho em equipe e administração dos setores operacionais para a prática profissional.
3) Carga horária mínima em disciplinas ou atividades optativas, se for o caso: Não há exigência de carga horária para disciplinas de caráter optativo.
4) Descrição geral das atividades complementares: A normatização para a realização das atividades complementares e seu registro serão regulamentados pela coordenação de curso.
5) Organização geral do(s) Estágio(s) Curricular(es): O Estágio Profissional deverá ser exercido obrigatoriamente. O acadêmico terá que participar das distintas etapas e comissões que compõe a estrutura organizacional de um evento. O mesmo será supervisionado por um docente que auxiliará o estagiário no planejamento e execução de tal atividade. A normatização para a realização do estágio supervisionado e seu registro serão disciplinados pela coordenação de curso.
6) Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso: O Trabalho de Conclusão de Curso (monográfico) terá a orientação e supervisão de professores do curso e será normatizado pela coordenação do curso.
7) Oferta: o Curso será oferecido na forma de módulos.
a) Funcionamento do curso: o Curso será oferecido anualmente através do processo seletivo vigente.
b) Local: o Curso terá por sede o Campus da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na cidade de Santa Vitória do Palmar.
c) Turno: vespertino (em contato com a comissão de criação do curso e com a PROGRAD/DIADG foi informado que o turno estabelecido é o vespertino)
d) Número de vagas por ingresso: O número de ingressantes por ano totaliza-se em 45 vagas.
8) Plano de implantação do Curso: a implantação do curso inicia no primeiro semestre letivo de 2014.
9) Quadro de sequência lógica, incluindo resumo da carga horária: Anexo I.
10) Lotação do curso: O curso ficará lotado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI.
11) Recursos
a) Instalações físicas necessárias em geral e instalações específicas:
- 4 Salas de aula com recurso de projeção de multimídia;
- Biblioteca com bibliografia referente a eventos, hospitalidade e turismo;
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de eventos; Laboratório de alimentos e bebidas; Aquisição de softwares específicos para o gerenciamento de eventos e automação.
b) Envolvimento de pessoal docente para implantação do Curso
O quadro docente necessário para contratação (seleção em concurso) para implantação do curso de Bacharelado em Hotelaria e para a implantação do curso de Tecnologia em Eventos e a integralização das cargas horárias do curso de Turismo Binacional estrutura-se em:
· TRÊS docentes com formação em Administração 40h DE, lotação ICEAC;
· UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol 40h DE, lotação ILA;
· UM docente com formação em Licenciatura em Letras Português/Inglês 40h DE, lotação ILA
· UM docente com formação em Libras 40h DE, lotação ILA
· UM docente com formação em Ciências Sociais sociologia 40h DE, lotação ICHI;
· DOIS docentes com formação em Graduação Eventos ou em Bacharelado em Turismo 40h DE, lotação ICHI;
· TRÊS docentes com formação em Bacharelado em Hotelaria 40h DE, lotação ICHI;
· DOIS docentes com formação em Bacharelado em Turismo - 40h DE, lotação ICHI;
· UM docente com formação em Bacharelado em Gastronomia 40h DE, lotação ICHI
A esse quadro necessário soma-se um docente com formação em História (40h DE, lotação ICHI) e três docentes com formação em Bacharelado em Turismo (40h DE, lotação ICHI) do quadro docente atual do curso de Bacharelado em Turismo. A integração docente justifica-se pela proposta de estruturação dos Quadros de Sequência Lógica integrada dos cursos de Bacharelado em Turismo Binacional (curso já existente), Bacharelado em Hotelaria (curso em fase de criação) e Tecnologia em Eventos (curso em fase de criação).
12) Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem: A organização em módulos semestrais, por sua vez constituídos por módulos de disciplinas, trará um processo avaliativo desenvolvido através de trabalhos que demonstrem o nível de aprendizado do aluno. A progressão do discente no Curso se dará através da aprovação em tais processos avaliativos e, em caso de reprovação, haverá a possibilidade da recuperação do módulo disciplinar no ano seguinte.
13) Legislação referente ao curso: o Curso Superior de Tecnologia em Eventos está a contento com as determinações da Resolução CNE/CP Nº 3, de 18 de dezembro de 2002, Portaria/MEC nº 10 de 28 de julho de 2006 e do Parecer CNE/CP nº29 de 2 de dezembro de 2002. Este curso no Catálogo Nacional de Curso encontra-se na área de Lazer e Desenvolvimento Social - Turismo e Hospitalidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA TECNOLOGIA EM EVENTOS |
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SEMESTRE I |
SEMESTRE II |
SEMESTRE III |
SEMESTRE IV |
SEMESTRE V |
SEMESTRE VI |
SEMESTRE VII |
SEMESTRE VIII |
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Organização de eventos I 4 |
Organização de eventos II 4 |
Organização de eventos III 4 |
Organização de eventos IV 4 |
10420 TCC 8 |
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10405 Métodos e técnicas de pesquisa em turismo I 4 |
Alimentos e bebidas 4 |
Comunicação em marketing 4 |
Organização de eventos V 4 |
Estágio 20
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06496 Produção textual 4 |
Princípios de Marketing de serviços 4 |
Elaboração de cardápios para eventos 2 |
Hospitalidade e Lazer 4 |
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Cerimonial e protocolo 4 |
Legislação do turismo 4 |
Gestão de recursos humanos
4 |
Administração financeira e orçamentária4 |
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06183 Língua espanhola instrumental I 3 |
Técnicas e elaboração de projetos 4 |
Qualidade e segurança 2 |
Meio ambiente e sustentabilidade 4 |
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Designer e decoração para eventos 4 |
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C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
C.H. |
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CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: 1605h CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS: 0h CARGA HORÁRIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 200h CARGA HORÁRIA TOTAL: 1805h |
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