Nº 107 - Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática, Química e Física para o Campus de Santo Antonio da Patrulha.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 107/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 18 DE OUTUBRO DE 2013

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática, Física e Química para o Campus de Santo Antonio da Patrulha.

 

 

               

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 18 de outubro de 2013, Ata 051, em conformidade ao constante no processo nº 23116.005691/2013-69,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do curso de Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática, Física e Química para o Campus de Santo Antonio da Patrulha, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

Prof. Dr. Danilo Giroldo

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

 


Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – ênfase em Matemática, Física e Química

 

1.      Objetivo do curso

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem por objetivo formar professores para atuarem na Educação Básica nas áreas de Matemática, Física e Química, tendo como primazia uma formação sólida multidisciplinar.

 

1.1  Lotação: O curso será lotado no Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

 

1.2  Perfil do Profissional

 O egresso do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em qualquer uma das suas ênfases, deverá:

1)    Ter o perfil de um cientista-educador (matemático-educador, físico-educador, químico-educador), preocupado com a formação e difusão do conhecimento científico em sua área de atuação, compreendendo e respeitando a especificidade de cada disciplina, sempre buscando uma visão unificadora do conhecimento científico;

2)    Ser capaz de atuar no ensino, na educação científica e em diferentes espaços educativos;

3)    Compreender o papel da ciência no desenvolvimento social, identificando as consequências do desenvolvimento científico e tecnológico;

4)    Ter uma postura crítica em relação ao desenvolvimento da ciência  e da tecnologia.

 

2.    Estrutura Curricular

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas da FURG-SAP tem como proposta a formação de docentes em uma das seguintes áreas de formação disciplinar: Matemática, Física e Química. No entanto, considera fundamental uma formação multidisciplinar para fazer frente aos grandes desafios da educação no país em consonância com a proposta do documento PCN-Ensino Médio -2000 / Bases Legais: “A formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.”

O núcleo comum de disciplinas, o qual TODOS os estudantes, independente da ênfase escolhida, devem cursar, é composto pelas seguintes classes de disciplinas:

1)         Matemática;                        2)         Física;

3)         Química;                             4)         Núcleo comum das Licenciaturas

5)         Integradora

O grande diferencial desta proposta está na área integradora, composta pelas seguintes disciplinas: Organização Escolar e Trabalho Docente, Ciências e Sociedade, Tutoria I, II e III, Oficinas de Ciências Exatas I, II, III e IV, TCC I e TCC II.

Nas disciplinas de Tutoria I, II, e III os docentes trabalharão em colegiado, tendo como proposta que os estudantes tenham contato com o conteúdo do Ensino Fundamental, Ensino Médio e dos anos iniciais do curso superior.  A dinâmica destas disciplinas proporcionará ao estudante contato com a realidade das escolas nestes diferentes níveis e deverá:

a) Atuar como monitores quando conveniente;

b) Realizar as primeiras práticas de planejamento de conteúdos de disciplinas em cada nível de ensino;

c) Preparar e realizar apresentações de metodologias de ensino;

d) Outras atividades relacionadas a prática docente em sala de aula, como por exemplo, elaborar instrumentos de avaliação.

Ressaltamos que estas disciplinas não são estágios, mas o desenvolvimento de práticas curriculares durante a fase de formação do futuro cientista-educador. E são integradoras, pois serão cursadas pelos estudantes das três ênfases. Eles deverão realizar atividades nas outras ênfases que não aquela de sua escolha de formação. Neste sentido, estas disciplinas também tem o objetivo de formar um futuro docente com uma visão interdisciplinar.

Nas disciplinas Oficinas de Ciências Exatas, os alunos começarão a desenvolver materiais didáticos para o ensino de matemática, física e química, nos quais devem utilizar conteúdos da sua ênfase escolhida e, de pelo menos, mais uma das outras ênfases do curso, sendo preferencialmente desenvolvidas em atividades coletivas. Estas disciplinas têm como objetivo preparar o futuro Licenciado para projetar, executar e analisar os resultados dos materiais didáticos e, sobretudo, ser preparado para trabalhar de forma cooperativa em sua futura prática docente.

O Trabalho de Conclusão de Curso, que apesar de ser específico para cada ênfase no que diz respeito ao tema a ser desenvolvido, tem como proposta uma dinâmica integradora entre as diferentes áreas de formação.

Este curso de Licenciatura atende A Resolução CNE/CP 2 de 19 de Fevereiro de 2002 que  estabelece a carga horária mínima para os cursos de Licenciatura.

A partir do decreto nº 5626 de 22/12/2005 passou a ser obrigatório o ensino de Libras nos cursos de formação de professores, com um prazo de dez anos para que todas as instituições passassem a ofertar regularmente Libras como uma disciplina curricular.

Cabe dizer que, na estrutura curricular aqui proposta para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas, foram atendidas tais orientações legais.

A discussão sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Ambiental na formação do docente que atuará na Educação Básica, foram contempladas no desenho curricular aqui proposto, como princípios norteadores do curso, ou seja, como temáticas que perpassam o itinerário formativo dos estudantes por meio da postura dos profissionais que atuarão no curso e numa concepção de educação para a sustentabilidade socioambiental. Esta perspectiva educacional de formação docente está em consonância com a visão defendida e perseguida no PPI e PDI (2011-2022) da nossa Universidade.

 

2.1  Regime de Matrícula

          O regime a ser adotado no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em todas as três ênfases, é o semestral, com turno de funcionamento no período diurno, seguindo o quadro de distribuição de horários atualmente adotados na FURG. O regime de matrícula a ser adotado no curso é o de matrícula por disciplinas.

 

2.2  Escolha da Ênfase

            A escolha da ênfase deverá ser efetuada durante o segundo semestre letivo.  A escolha da ênfase deverá ser comunicada por escrito de forma clara e precisa para a Coordenação do Curso, indicando a ênfase desejada em ordem de preferência.

          Cada ênfase terá o mesmo número de vagas (20 vagas).  No caso de haver mais candidatos do que vagas, o critério de classificação será o coeficiente de rendimento do aluno na data da solicitação.

 

3.  Disciplinas e suas ementas

            As disciplinas estão organizadas em dois núcleos de disciplinas obrigatórias, o núcleo comum e o núcleo específico de cada ênfase. Dentro de cada núcleo temos diferentes disciplinas, organizadas por suas áreas de conhecimento.

            No núcleo comum, estão incluídas as disciplinas comuns a três as ênfases (tabela 1) e disciplinas comuns a apenas duas ênfases (tabela 2), conforme tabelas abaixo.

 

Tabela 1: Disciplinas comuns para as três ênfases

 

Disciplinas

Créditos

Matemática

Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III Geometria Analítica, Álgebra Linear, Análise Exploratória de Dados

24/360

Química

Química Geral e Experimental I e Química Geral e Experimental II

8/120

Física

Física I, Física II, Física III,

12/180

Núcleo comum das Licenciaturas

Elementos Filosóficos da Educação; Elementos Sociológicos da Educação, Didática I, Produção Textual, Psicologia da Educação, Políticas Públicas na Educação, Libras I, Libras II

28/420

Integradora

Ciência e Sociedade, TIC em educação em ciências, Organização Escolar e Trabalho Docente, Tutoria I, Tutoria II, Tutoria III, Oficinas de Ciências Exatas I, II, III e IV; Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II

46/690

Total

118/1770

 

Tabela 2: Disciplinas comuns para duas ênfases

Ênfase

Disciplina

Créditos/Hora

Física e Matemática

Cálculo IV

4/60

Física e Química

Física Experimental A

3/45

 

            Observamos que as três ênfases possuem um núcleo de disciplinas comuns totalizando 1770 horas caracterizando uma forte integração entre as três áreas de formação. Ressaltamos que deste total, cerca de 37% das horas correspondem às disciplinas integradoras.

            Os dois primeiros semestres são idênticos para as três ênfases.

            As disciplinas estão divididas em disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas. Entretanto, não existe carga horária mínima de disciplinas optativas para a integralização dos créditos curriculares. As disciplinas optativas cursadas poderão ser consideradas atividades complementares, mediante a aprovação da Coordenação do Curso.

 

3.1  Resumo de Carga Horária para cada Ênfase

 

QUADRO DE RESUMO DE CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE EM MATEMÁTICA

Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo estágio supervisionado e todas as atividades obrigatórias): 2910 horas 194 créditos

Dentre as disciplinas obrigatórias:

420hs / 28 créditos de Estágio Supervisionado;

510hs de Práticas de Ensino distribuídas nas disciplinas pedagógicas (elencadas no quadro 1.4.3.1).

220hs de Atividades Complementares.

3115hs total para integralização do curso.

 

Carga Horária - Ênfase em Matemática

 

 

 

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

2910 horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3130 horas

 

QUADRO DE RESUMO DE CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE EM FÍSICA

Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo estágio supervisionado e todas as atividades obrigatórias): 2940 horas 196 créditos

Dentre as disciplinas obrigatórias:

420hs / 28 créditos de Estágio Supervisionado;

510hs de Práticas de Ensino distribuídas nas disciplinas pedagógicas (elencadas no quadro 1.4.3.1).

220hs de Atividades Complementares.

3100hs total para integralização do curso.

 

Carga Horária - Ênfase em Física

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

2940 horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3160 horas

 

QUADRO DE RESUMO DE CARGA HORÁRIA DA ÊNFASE EM QUÍMICA

Total de todas as Disciplinas Obrigatórias do QSL (incluindo estágio supervisionado e todas as atividades obrigatórias): 3045 horas  203 créditos

Dentre as disciplinas obrigatórias:

420hs / 28 créditos de Estágio Supervisionado;

510hs de Práticas de Ensino distribuídas nas disciplinas pedagógicas (elencadas no quadro 1.4.3.1).

220hs de Atividades Complementares.

3265hs total para integralização do curso.

 

Carga Horária - Ênfase em Química

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

3045 horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3265 horas

 

3.2 Quadro de disciplinas com carga horária de prática pedagógica

 

DISCIPLINAS

C.H. PRÁTICA PEDAGÓGICA

Organização Escolar e Trabalho Docente

6cr/90 h

TIC em educação em ciências

4cr/60 h

Tutoria I

4cr/60 h

Tutoria II

4cr/60 h

Tutoria II

4cr/ 60 h

Oficinas de Ciências Exatas I

3cr/ 45 h

Oficinas de Ciências Exatas II

3cr/ 45 h

Oficinas de Ciências Exatas III

3cr/ 45 h

Oficinas de Ciências Exatas IV

3cr/45 h

Total Créditos/horas

34 cr/510 h

  As disciplinas listadas no quadro acima são todas comuns às três ênfases e somam um total de 510 horas de atividades de práticas no ensino de Ciências.

 

3.3 Disciplinas existentes

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

PERÍODO

CARÁTER

CRÉDITOS

PRÉ-REQUISITO

ÊNFASE

01351

Cálculo I

1º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

01200

Geometria Analítica I

1º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

09438

Elementos Filosóficos da Educação

1º sem.

Obrigatória

2

Não há

Comum

01352

Cálculo II

2º sem.

Obrigatória

4

Cálculo I

Comum

01211

Álgebra Linear I

2º sem.

Obrigatória

4

Geometria Analítica I

Comum

03195

Física I

2º sem.

Obrigatória

4

Cálculo I, Geometria Analítica

Comum

01353

Cálculo III

3º sem.

Obrigatória

4

Cálculo II

Comum

01201

Fundamentos de Matemática

3º sem.

Obrigatória

4

Não há

Matemática

03196

Física II

3º sem.

Obrigatória

4

Física I

Comum

01303

Mecânica Clássica I

3º sem.

Obrigatória

4

Física I

Física

09437

Elementos Sociológicos da Educação

4º sem.

Obrigatória

2

Não há

Comum

09781

Didática I

3º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

 

01206

Geometria Analítica II

3º sem.

Obrigatória

4

Geometria Analítica I

Matemática

02289

Química Orgânica I

3º sem.

Obrigatória

4

Química Geral e Experimental I

Química

01272

Métodos Estatísticos I

4º sem.

Obrigatória

4

Cálculo I

Comum

01384

Geometria I

4º sem.

Obrigatória

4

Geometria Analítica II

Matemática

03197

Física III

4º sem.

Obrigatória

4

Calculo II

Comum

01306

Mecânica Clássica II

4º sem.

Obrigatória

4

Mecânica Clássica I

Física

06496

Produção Textual

3º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

03139

Termodinâmica

5º sem.

Obrigatória

4

Física II

Física

02290

Química Inorgânica I

4º sem.

Obrigatória

4

Química Geral e Experimental I

Química

02291

Química Orgânica II

4º sem.

Obrigatória

4

Química Orgânica I

Química

01355

Cálculo IV

4º sem.

Obrigatória

4

Cálculo II

Matemática

Física

01212

Álgebra Abstrata

5º sem.

Obrigatória

4

Álgebra Linear I; Fundamentos de Matemática

Matemática

01204

Técnicas de Contagem

5º sem.

Obrigatória

4

Não há

Matemática

10518

Psicologia da Educação

5º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

01308

Introdução à Física Quântica

5º sem.

Obrigatória

6

Física III

Física

03198

Física IV

5º sem.

Obrigatória

4

Física III

Física

01363

Teoria Eletromagnética

5º sem.

Obrigatória

4

Física III

Física

02295

Físico-Química I

5º sem.

Obrigatória

4

Cálculo II; Química Geral e Experimental II

Química

02300

Química Inorgânica II

5º sem.

Obrigatória

4

Química Inorgânica I

Química

02296

Química Orgânica III

5º sem.

Obrigatória

3

Química Orgânica II

Química

01354

Equações Diferenciais Ordinárias

5º sem.

Obrigatória

4

Cálculo II

Matemática

01098

Variáveis Complexas

6º sem.

Obrigatória

4

Cálculo IV

Matemática

01383

Análise na Reta

6º sem.

Obrigatória

4

Cálculo II

Matemática

02302

Análise Instrumental

6º sem.

Obrigatória

4

Química Analítica Quantitativa; Física III

Química

09783

Políticas Públicas na Educação

6º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

01310

Estrutura da Matéria

6º sem.

Obrigatória

6

Introdução à Física Quântica

Física

03122

Ótica

6º sem.

Obrigatória

4

Física IV

Física

02301

Físico-Química II

6º sem.

Obrigatória

4

Físico-Química I

Química

02304

Química Inorgânica Experimental

6º sem.

Obrigatória

3

Química Inorgânica II

Química

06497

Libras I

7º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

03128

Teoria da Relatividade

7º sem.

Obrigatória

4

Física IV

Física

02305

Físico-Química III

7º sem.

Obrigatória

4

Físico-Química II

Química

01093

Elementos de Matemática Financeira

7º sem.

Obrigatória

4

Não há

Matemática

06498

Libras II

8º sem.

Obrigatória

4

Não há

Comum

06387

Inglês Instrumental

3º sem.

Optativa

3

Não há

Comum

01397

Análise I

7º sem.

Optativa

4

Análise na Reta

Comum

01398

Análise II

7º sem.

Optativa

4

Análise na Reta

Comum

01225

Equações Diferencias Parciais

6º sem

Optativa

4

Equações Diferencias Ordinárias

Comum

01216

Álgebra Linear II

3º sem

Optativa

4

Álgebra Linear I

Comum

01206

Geometria Analítica II

3ºsem.

Optativa

4

Geometria Analítica I

Comum

01273

Métodos Estatísticos II

5ºsem.

Optativa

4

Métodos Estatísticos I

Comum

01390

História da Matemática I

3º sem.

Optativa

4

Não há

Comum

01396

História da Matemática II

4ºsem.

Optativa

4

História da Matemática I

Comum

01100

Topologia Geral

7º sem.

Optativa

4

Análise na Reta

Comum

 

As disciplinas obrigatórias, específicas de uma ênfase, são consideradas optativas para as outras duas ênfases

 

3.4 Novas disciplinas:

 

Disciplina: Química Geral e Experimental I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: não tem

Ementa: Estequiometria. Estudo do átomo. Tabela periódica. Ligações químicas. Estrutura molecular. Estados da matéria. Propriedades das soluções. Gases. Sólidos. Líquidos.

        

Disciplina: Organização Escolar e Trabalho Docente - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 90 horas

Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: não tem

Ementa: Rotina escolar Planejamento de aulas. Legislação. Visitas e acompanhamento de atividades nas escolas da região.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IE, IMEF e da EQA

       

Disciplina: Ciências e Sociedade - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: não tem

Ementa: Desenvolvimento da Ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo. Influência da Ciência no desenvolvimento econômico e no pensamento humano.  Responsabilidade social do cientista.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

        

Disciplina: Tutoria I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES                

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Organização Escolar e Trabalho Docente                 

Ementa: Acompanhamento e auxílio de professores de ensino fundamental das disciplinas de ciências e matemática. Monitor de alunos com dificuldades de aprendizagem.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: TIC em Educação em Ciências - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

 

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Não há

Ementa: Recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação em Ciências. Produção de materiais hipermidiáticos.  Aquisição e análise de dados em atividades experimentais, modelagem computacional, simulações virtuais, possibilidades e limitações de uso de recursos computacionais no ensino de Matemática, Química e Física na Educação Básica.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Química Geral e Experimental II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Não há

Ementa: Fundamentos de Termodinâmica. Cinética. Ácidos e Bases. Equilíbrios químicos e iônico. Eletroquímica.

 

Disciplina: Tutoria II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Organização Escolar e Trabalho Docente                 

Ementa: Acompanhamento e auxílio de professores de ensino médio das disciplinas de ciências e matemática. Monitor de alunos com dificuldades de aprendizagem.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Física Experimental A - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 3º semestre (Física), 5º semestre (Química)

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Física I

Ementa: Movimento, Leis de Newton, Energia, Colisões, Rotações, Oscilações, Ondas, Fluidos, Temperatura, Calor, Dilatação térmica.

 

Disciplina: Química Analítica Qualitativa - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Química Geral e Experimental II

Ementa: Introdução a Química Analítica. Equilíbrio Iônico. Análise Sistemática de cátions e ânions.

        

Disciplina: Laboratório de Matemática I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF

 

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Fundamentos de Matemática

Ementa: Estratégias de resolução de problemas: resoluções por árvores, algoritmos, equações, construções geométricas. Problemas olímpicos. Problemas Lógicos.

 

Disciplina: Física Experimental B - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Física II, Física Experimental B

Ementa: Medidas elétricas. Potencial e campo elétrico. Condutores ôhmicos e não-ôhmicos. Circuitos RC e RL. Campo magnético e indução magnética. Circuitos RLC. Reflexão e refração da luz.  Ótica geométrica. Polarização. Interferência e difração.

 

Disciplina: Tutoria III - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Organização Escolar e Trabalho Docente                 

Ementa: Acompanhamento e auxílio de professores de ensino superior das disciplinas de sua habilitação. Monitor de alunos calouros com dificuldades de aprendizagem.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Química Analítica Quantitativa - COMUM AS TRÊS ÊNFASES                

Lotação: Escola de Química e Alimentos - EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Química Geral Experimental I e Química Analítica Qualitativa

Ementa: Introdução a análise quantitativa. Gravimetria. Volumetria de neutralização. Volumetria de Precipitação. Volumetria de complexação. Volumetria de Oxi-redução.

 

Disciplina: Síntese e Análise Orgânica I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES                

Lotação: Escola de Química e Alimentos – EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

 

Pré-requisito: Química Orgânica II

Ementa: Sínteses orgânicas clássicas via métodos estequiométricos. Análise dos produtos formados por técnicas de ponto fusão, cromatografia gasosa, espectrometria de massas, espectroscopia de IV e RMN.

 

Disciplina: Oficinas de Ciências Exatas I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Não há

Ementa: Planejamento experimental. Proposta de miniprojeto de aula prática no ensino de Ciências Exatas. Desenvolvimento de material didático voltado ao miniprojeto proposto.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Laboratório de Matemática II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Fundamentos de Matemática

Ementa: Análise e resoluções de exercícios abrangendo os conteúdos de Ensino Fundamental e Médio. Em especial, resolução de problemas envolvendo as seguintes funções: polinomiais, racionais, algébricas, modulares, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Softwares matemáticos para o ensino fundamental e médio.

 

Disciplina: Oficinas de Ciências Exatas II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Oficinas de Ciências Exatas I

Ementa: Aplicação do miniprojeto de aula prática proposto em escolas de ensino médio como agente motivador da aprendizagem nas Ciências Exatas.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Síntese e Análise Orgânica II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES                

Lotação: Escola de Química e Alimentos – EQA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: I

Pré-requisito: Química Orgânica II

        Ementa: Síntese orgânica via acoplamento catalítico. Análise dos produtos formados por técnicas de ponto fusão, cromatografia gasosa, espectrometria de massas, espectroscopia de IV e RMN.

 

Disciplina: Oficinas de Ciências Exatas III - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

 

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Oficinas de Ciências Exatas II

Ementa: Aplicação do miniprojeto de aula prática proposto em escolas de ensino médio como agente motivador da aprendizagem nas Ciências Exatas.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Oficinas de Ciências Exatas IV - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 45 horas

Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Oficinas de Ciências Exatas III

Ementa: Relato dos resultados obtidos na aplicação do miniprojeto de aula prática proposto em escolas de ensino médio. Apresentação na forma de seminários.

Observação: esta disciplina será ministrada em colegiado, por professores do IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Estágio I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 30 horas

Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Didática I, Psicologia da Educação, Tutoria I, II e III. – COMUNS AS TRÊS ENFASES

Para a habilitação em matemática: Fundamentos de matemática.

Para habilitação em física: Física I, II, III e IV; Fisica Experimental A; Física Experimental B.

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica.

 

Disciplina: Estágio II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 180 horas

Carga horária semanal: 12 aulas

Créditos: 12

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Estágio I

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino - aprendizagem no Ensino Fundamental.

 

Disciplina: Estágio III - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Educação - IE

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 210 horas

Carga horária semanal: 14 aulas

 

Créditos: 14

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Estágio II; MÉTODOS ESTATÍSTICOS I – COMUM AS TRÊS ENFASES

Para habilitação em matemática: Álgebra Abstrata

Ementa: Estudo e análise de pressupostos teóricos, levantamento e análise de implicações subjacentes ao trabalho docente e às situações de ensino-aprendizagem no Ensino Médio.

 

Observação: As disciplinas Estágio I, II, III são comuns às três ênfases, entretanto, aluno desenvolverá atividade docente na ênfase escolhida. Estas disciplinas serão ministradas em colegiado, por professores do IE, IMEF e da EQA.

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão I - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Expectativa de ser formando

Ementa: Elaboração de projetos de ensino onde os alunos farão os contatos necessários com os professores do curso para constituir a orientação. Os projetos produtos da disciplina darão embasamento a atividades de apoio à dinamização do ensino dentro da área de atuação do Licenciado em Ciências Exatas. Apresentação de seminário sobre a referida proposta de monografia.

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão II - COMUM AS TRÊS ÊNFASES

Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: obrigatória

Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 60 horas

Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4

Sistema de avaliação: II

Pré-requisito: Trabalho de Conclusão I

Ementa: Os projetos da disciplina darão embasamento a atividades de apoio à dinamização do ensino dentro da área de atuação do Licenciado em Ciências Exatas resultando numa produção textual na forma de monografia visando a respectiva defesa.

 

4. Atividades Complementares

            As atividades complementares são práticas acadêmicas, científicas e culturais que visam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação expressa nas disciplinas do QSL do curso. Estas atividades buscam ampliar o conhecimento teórico-prático dos alunos, motivar o desenvolvimento de atividades multidisciplinares, estimular a formação de um caráter solidário e incentivar o desenvolvimento de um espírito de iniciativa para a busca de soluções inovadoras para problemas nas atividades cotidianas referentes à sua atuação profissional.

           Cabe ressaltar que para a integralização curricular e obtenção do grau de licenciado em uma das ênfases do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, o aluno deverá completar um mínimo de 220 horas de atividades complementares.

            As regras e normas que regem as atividades complementares serão estabelecidas pela Coordenação de curso e pelo Núcleo Docente Estruturante e deverão ser apresentadas sempre no primeiro semestre letivo para os ingressantes da Licenciatura.

 

5. Organização dos Estágios Curriculares

          O estágio será supervisionado por um docente responsável pelo desenvolvimento pedagógico e outro docente responsável pela supervisão do conteúdo.

            A regulamentação dos estágios curriculares será definida pela Coordenação do Curso e pelo Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Ciências Exatas, devendo estar à disposição dos estudantes no início do período regulamentar das matrículas.

           Os Estágios curriculares não serão objeto de solicitação de equivalência.

 

6. Trabalho de Conclusão de Curso

            O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem como objetivo desenvolver no aluno às habilidades de produzir e apresentar de forma consistente, um trabalho de pesquisa.  A autoria

do texto e da apresentação deve ser necessariamente do estudante, com a supervisão de um orientador previamente escolhido.

            As disciplinas TCCI e TCCII são comuns às três ênfases. Entretanto, o tema a ser desenvolvido no Trabalho de Conclusão deverá ser da competência da ênfase escolhida pelo futuro Licenciado. Dessa forma, a proposta para os TCC I e TCC II da Licenciatura em Ciências Exatas possibilita uma discussão multidisciplinar, que será fortemente incentivada (mas não exigida) para os trabalhos de TCC. 

            A indicação do orientador deverá ser efetuada pelo aluno na matrícula do TCC I ou até o início do período letivo na qual a disciplina será cursada pelo estudante.  É da responsabilidade do aluno procurar previamente um orientador para o TCC, devendo à Coordenação do Curso de Curso orientar adequadamente os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas.

            A regulamentação final da dinâmica do TCC I e TCC II, bem como os critérios de avaliação, serão definidas pela Coordenação de curso e pelo Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Ciências Exatas, mas de uma maneira geral deverá seguir as seguintes normas:

-    No TCC I os discentes deverão efetuar pelo menos duas apresentações, sendo que na primeira apresentação, a ser realizada até o final do primeiro mês do semestre letivo, será apresentada a proposta de trabalho, e na segunda, a ser realizada no último mês do semestre letivo, deverá ser relatado o andamento do trabalho proposto. Além destas apresentações, será incentivada a apresentação de seminários de temas relacionados ou não com a proposta inicial do TCC, para que possamos gerar um ambiente de discussão e debates sobre temas científicos, que devem ser apresentados para os estudantes das diferentes ênfases. Este tipo de dinâmica tem como objetivo preparar os acadêmicos para apresentar os temas referentes à sua disciplina  de forma concisa e compreensível para pessoas com outra formação.

-    No TCC 2, o aluno deverá realizar  pelo menos duas apresentações/seminários  incluindo a apresentação final frente a uma banca examinadora.

-    Para a banca deverá ser entregue uma monografia, com cópias impressas, sobre o trabalho desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso. A monografia deverá refletir os trabalhos desenvolvidos no TCC I e TCC II.

 

7. Troca de ênfase

     O discente do curso de Licenciatura em Ciências Exatas poderá trocar de ênfase até o final do quarto semestre letivo.

     A troca deverá ser efetuada com a anuência prévia da Coordenação do Curso, sendo necessário existir vagas na nova ênfase desejada.

     Caso existam mais candidatos do que vagas, será efetuada uma classificação com base no coeficiente de rendimento, considerado até o último semestre finalizado. A classificação será em ordem decrescente de coeficiente de rendimento.

     No caso de empate serão utilizados os seguintes conjuntos de disciplinas para a classificação:

1.  troca para a ênfase de Matemática: o coeficiente de rendimento das disciplinas Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica e Álgebra Linear;

2.  troca para a ênfase de Física: o coeficiente de rendimento das disciplinas Física I, Física II e Física III;

3.  troca para a ênfase de Química: o coeficiente de rendimento das disciplinas Química Geral e Experimental I e Química Geral e Experimental II.

     Persistindo o empate, a decisão ficará a cargo da Coordenação do Curso e Núcleo Docente Estruturante - NDE.

    

8. Coordenação do Curso e Núcleo Docente Estruturante

           O Coordenador e o Coordenador Adjunto do curso de Licenciatura em Ciências Exatas não devem pertencer à mesma ênfase.

           No Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, cada ênfase deverá ter o mesmo peso em sua representação. Deverá participar do NDE pelo menos um docente representando as disciplinas de cada uma das outras unidades da FURG que não sejam das unidades das ênfases do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.

            Excetuando as condições acima, a composição do NDE deverá obedecer a Resolução Nº 01/2010 da CONAES e a regulamentação específica da FURG.

 

9. Funcionamento do curso

          O curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em suas três ênfases, será ofertado no campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha e será locado no Instituto de Matemática, Física e Estatística – IMEF.

          O regime a ser adotado é o semestral por disciplina, com turno de funcionamento no período diurno, de segunda-feira a sexta-feira entre 7h45min e 18h50min e no sábado entre 7h45min-12h15min, seguindo o quadro de distribuição de horários atualmente adotado na FURG e serão oferecidas 20 vagas para cada uma das três ênfases.

 

9.1. Número de ingressantes por ano

       O curso terá ingresso único, no primeiro semestre letivo de cada ano, totalizando 60 ingressantes por ano.

 

9.2. Plano de implantação do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem primeira oferta prevista para o primeiro semestre letivo de 2014.

 

9.3. Quadro de sequência lógica de cada ênfase, conforme anexos (1, 2 e 3):


Anexo1 - Licenciatura em Ciências Exatas - Ênfase em Matemática

 

Primeiro

Segundo

Terceiro

Quarto

Quinto

Sexto

Sétimo

Oitavo

01351

Calculo I

(60h 4cr)

01352

Cálculo II (60h 4cr)

01353

Cálculo III (60h 4cr)

01355

Cálculo IV

(60h 4cr)

01354

EDO

(60h 4cr)

 

 

 

 

01200 Geometria Analítica I (60h 4cr)

01211 Álgebra Linear  I

(60h 4cr)

01201

Fundamen-tos de Matemática (60h 4cr)

01272

Métodos Estatísticos I

 (60h 4cr)

01212 Álgebra Abstrata

(60h 4cr)

01098

Variáveis Complexas

(60h 4cr)

 

 

 

09438 Elementos Filosóficos da Educação (30h 2cr)

03195

Física I

(60h 4cr)

03196

Física II

(60h 4cr)

03197

Física III

(60h 4cr)

01204

Técnicas de Contagem

(60h 4cr)

01383

Análise na Reta

(60h 4cr)

01093

Elementos de Matemática Financeira

(60h 4cr)

 

 

Organização Escolar e Trabalho Docente

(90h 6cr)

Tutoria I

(60h 4cr)

Tutoria II (60h 4cr)

Tutoria III (60h 4cr)

Oficinas de Ciências Exatas I

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas II

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas III

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas IV

(45h 3cr)

Ciências e Sociedade (60h 4cr)

TIC Educação em Ciências

(60h 4cr)

01206

Geometria Analítica II

(60h 4cr)

01384

Geometria I

(60h 4cr)

Laboratório de Matemática I

(60h 4cr)

Laboratório de Matemática II

(60h 4cr)­­

TCC I

(60h 4cr)

TCC II

(60h 4cr)

Química Geral e Exp. I

(60h 4cr)

Química Geral e Exp. II

(60h 4cr)

06496

Produção Textual

(60h 4cr)

 

 

Estágio I

(30h 2cr)

 

Estágio II (180h 12cr)

Estágio III (210h 14cr)

 

 

09781 Didática I (60h 4cr)

09437 Elementos Sociológicos da Educação (30h 2cr)

10518 Psicologia da Educação (60h 4cr)

09783 Pol. Publ. na Ed. (60h 4cr)

06497

Libras I

(60h 4cr)

06498

Libras II

(60h 4cr)

24 créditos

24 créditos

28 créditos

22 créditos

23 créditos

21 créditos

27 créditos

25 créditos

 

Resumo da Carga Horária - Ênfase em Matemática

 

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

2910 horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3130 horas

 


 

Anexo 2 - Licenciatura em Ciências Exatas - Ênfase em Física

 

Primeiro

Segundo

Terceiro

Quarto

Quinto

Sexto

Sétimo

Oitavo

01351

Calculo I (60h 4cr)

 

 

01352

Cálculo II

(60h 4cr)

01353

Cálculo III

(60h 4cr)

01355

Cálculo IV (60h 4cr)

 

 

 

 

01200

Geometria Analítica I

(60h 4cr)

01211

Álgebra Linear I

(60h 4cr)

06496

Produção Textual

(60h 4cr)

01272

Métodos Estatísticos I

 (60h 4cr)

01308

Introdução a Física Quântica

(90h 6cr)

01310

Estrutura da Matéria

(90h 6cr)

 

 

Química Geral e Exp. I

(60h 4cr)

03195

Física I

(60h 4cr)

03196

Física II

(60h 4cr)

03197

Física III

(60h 4cr)

03198

Física IV

(60h 4cr)

03122

Ótica

(60h 4cr)

03128

Teoria da Relatividade

(60h 4cr)

 

Organização Escolar e Trabalho Docente

(90h 6cr)

Tutoria I

(60h 4cr)

Tutoria II

(60h 4cr)

Tutoria III

(60h 4cr)

Oficinas de Ciências Exatas I

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas II (45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas III

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas IV

(45h 3cr)

Ciências e Sociedade

(60h 4cr)

TIC educação em ciências

(60h 4cr)

01303

Mecânica Clássica I

(60h 4cr)

01306

Mecânica Clássica II

(60h 4cr)

01363

Teoria eletromagnética

(60h 4cr)

 

TCC I

(60h 4cr)

TCC II

(60h 4cr)

09438

Elementos Filosóficos da Educação

(30h 2cr)

Química Geral e Exp. II

(60h 4cr)

 

Física Experimental  A

(45h 3cr)

Física Experimental B

(45h 3cr)

03139

Termodinâmica

(60h 4cr)

Estágio I

(30h 2cr)

Estágio II

(180h 12cr)

Estágio III

(210h 14cr)

 

 

09781

Didática I

(60h 4cr)

09437

Elementos Sociológicos da Educação

30H 2C

10518

Psicologia da Educação

(60h 4cr)

09783

Pol. Publ.na Ed.

(60h 4cr)

06497

Libras I

(60h 4cr)

06498

Libras II

(60h 4cr)

24 créditos

24 créditos

27  créditos

25 créditos

25 créditos

19 créditos

27 créditos

25 créditos

 

Resumo da Carga Horária - Ênfase em Física

 

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

2940horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3160 horas

 


Anexo 3 - Licenciatura em Ciências Exatas - Ênfase em Química

 

Primeiro

 

Segundo

Terceiro

Quarto

Quinto

Sexto

Sétimo

Oitavo

01351

Cálculo I

 (60h 4cr)

01352

Cálculo II

(60h 4cr)

01353

Cálculo III

(60h 4cr)

Química Analítica Quantitativa

(60h 4cr)

Física Experimental A

(45h 3cr)

Síntese e Análise Orgânica II

(60h 4cr)

 

 

01200

Geometria Analítica I

(60h 4cr)

01211

Álgebra Linear I

(60h 4cr)

Química Analítica Qualitativa

(60h 4cr)

01272

Métodos Estatísticos I

 (60h 4cr)

02295

Físico-Química I

(60h 4cr)

02301

Físico-Química II

(60h 4cr)

02305

Físico-Química III

(60h 4cr)

 

Química Geral e Exp. I

(60h 4cr)

03195

Física I

(60h 4cr)

03196

Física II

(60h 4cr)

03197

Física III

(60h 4cr)

Síntese e Análise Orgânica I

(60h 4cr)

02304

Química Inorg. Exp.

(45h 3cr)

 

 

Organização Escolar e Trabalho Docente

(90h 6cr)

Tutoria I

(60h 4cr)

Tutoria II

(60h 4cr)

Tutoria III

(60h 4cr)

Oficinas de Ciências Exatas I

 (45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas II

(45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas III

 (45h 3cr)

Oficinas de Ciências Exatas IV

(45h 3cr)

Ciência e Sociedade

(60h 4cr)

TIC Educação em Ciências

(60h 4cr)

02289

Química Orgânica I

(60h 4cr)

02290

Química Inorgânica I

(60h 4cr)

02300

Química Inorgânica II

(60h 4cr)

02302

Análise Instrumental

(60h 4cr)

TCC I

(60h 4cr)

TCC II

(60h 4cr)

09438

Elementos Filosóficos da Educação

(30h 2cr)

Química Geral e Experimental II

(60h 4cr)

06496

Produção Textual

(60h 4cr)

02291

Química Orgânica II

(60h 4cr)

02296

Química Orgânica III

45H 3C

Estágio I

(30h 2cr)

Estágio II

(180h 12cr)

Estágio III

(210h 14cr)

 

 

09781

Didática I

(60h 4cr)

09437

Elementos Sociológicos da Educação

(30h 2cr)

10518

Psicologia da Educação

(60h 4cr)

09783

Pol. Publ.na Ed.

(60h 4cr)

06497

Libras I

(60h 4cr)

06498

Libras II

(60h 4cr)

24 créditos

24 créditos

 

28 créditos

26 créditos

25 créditos

24 créditos

27 créditos

25 créditos

 

Resumo da Carga Horária - Ênfase em Química

 

Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias

3045 horas

Atividades Complementares

220 horas

Total Geral

 

3265 horas