Nº 086 - Dispõe sobre a criação do curso de Licenciatura em Educação no Campo – PROCAMPO.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 086/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 23 DE AGOSTO DE 2013

 

 

 

Dispõe sobre criação do curso de graduação em Educação do Campo – Licenciatura.

 

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 23 de agosto de 2013, Ata 050, em conformidade ao constante no processo nº 23116.003845/2013-88

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do curso de graduação em Educação do Campo – ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, conforme estrutura em anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 

 

 


ESTRUTURA DO CURSO

 

1.    Estrutura curricular

 

O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias trata-se de um curso voltado à formação de educadores para atuação na educação básica, especificamente para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, em escolas do campo. Também se propõe formar educadores atuantes na Gestão de processo educativos escolares e/ou na gestão de processos educativos junto às comunidades e/ou grupos sociais de origem. Será desenvolvido sob 04 eixos orientadores e ofertará anualmente 120 vagas (60 vagas por semestre).

O curso apresenta organização curricular por etapas equivalentes a semestres regulares cumpridas em Regime de Alternância entre Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Entende -se por Tempo-Escola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo-Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades de origem dos acadêmicos. O projeto do curso ainda prevê a realização de práticas pedagógicas orientadas conforme a legislação de 20% das atividades à distância. Consideramos fundamentais atividades relativas ao tempo comunidade no qual o educando realiza suas atividades e suas leituras de mundo a partir dos seus contextos de atuação.

O regime de alternância está presente em todas as disciplinas do curso, sendo articulado pelas disciplinas “Práticas Educativas Escolares e Comunitárias” que têm por objetivo a inserção dos Docentes e estudantes no Campo. Essas disciplinas terão caráter modular com participação conjunta de todos os Docentes envolvidos com o Curso e serão propostas pela Coordenação do Curso e aprovadas pelos Conselhos das Unidades Acadêmicas envolvidas.

 

REQUISITOS

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

Disciplinas Obrigatórias        

3045h

203

Práticas Pedagógicas           

450 h

 

Estágio Supervisionado

420h

 

Atividades Complementares

210 h

 

Carga horária total do curso

3255 h

 

 

Total de créditos: 203

 

Tempo mínimo para integralização do curso: 4 anos

Tempo máximo para integralização do curso: 7 anos

Regime de matrícula: matrícula por disciplinas

Turno: Integral - Tarde e Noite

 

2.    Descrição das disciplinas

 

a)    Inclusão de disciplinas já existentes:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

PERÍODO

DURAÇÂO

CRÉDITOS

CARÀTER

06496

Produção Textual

semestral

04

Obrigatória

09437

Elementos Sociológicos da Educação

semestral

02

Obrigatória

09438

Elementos Filosóficos da Educação

semestral

02

Obrigatória

09783

Políticas Públicas da Educação

semestral

04

Obrigatória

06501

Estudos do Texto I

semestral

03

Obrigatória

09781

Didática

semestral

04

Obrigatória

06506

Estudos do Texto II

semestral

03

Obrigatória

06387

Inglês Instrumental - Leitura

semestral

03

Obrigatória

10518

Psicologia da Educação

semestral

04

Obrigatória

06497

Libras I

semestral

04

Obrigatória

06498

Libras II

semestral

04

Obrigatória

 

 

 

b)    Criação e inclusão de disciplinas com as características a seguir:

 

Disciplina: Ciências Naturais I                     

Lotação: IMEF

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 75h                               Carga horária semanal: 5 aulas

Créditos: 5                                                   Sistema de avaliação: I

Ementa: Matéria e energia; Origem e constituição da terra; Ambiente natural regional.

 

Disciplina: Educação Popular e Pedagogia do Campo           

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60 horas                        Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4                                                   Sistema de avaliação: I

Ementa: História da educação popular; princípios epistemológicos, éticos e filosóficos; trajetória histórica da pedagogia do campo; aproximações entre educação popular e pedagogia do campo.

 

Disciplina: Cultura do Campo                     

Lotação: ICHI

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Noções introdutórias ao conceito natureza, cultura e trabalho; Relações étnico-raciais; papel da escola na Educação do Campo; compromisso político da docência; diversidade cultural no campo. 

 

Disciplina: Políticas Públicas e Êxodo Rural                 

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Marcos legais e diretrizes para educação básica na escola do campo; valorização do campo e diálogo com a cidade; reversão do êxodo rural; luta pela terra; política de desenvolvimento e regularização agrária.

 

Disciplina: Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas     

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Currículo integrado na escola do campo; concepções e práticas interdisciplinares nas diversas áreas do conhecimento; relato de práticas interdisciplinares.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias I

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 1º semestre

Carga horária total: 60 horas                       Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais II                   

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 105 horas                     Carga horária semanal: 7 aulas

Créditos: 7                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Ciência do solo: formação, fertilidade e conservação; Ecossistemas: fatores bióticos e abióticos e suas relações de interdependências; Origem e evolução das espécies; Reciclagem e sua importância na conservação ambiental.

 

Disciplina: Educação Patrimonial                

Lotação: ICHI

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Fundamentos da Educação Patrimonial; Patrimonial formal e não-formal; Patrimônio imaterial e ambiental.

 

Disciplina: Matemática para a Educação do Campo I            

Lotação: IMEF

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Matemática como linguagem da natureza, conjuntos, relações e tipos de funções; Perspectiva etnomatemática e suas aproximações com a Educação Popular.

 

Disciplina: Trajetórias das Escolas            

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Surgimento das escolas; Escolas e educadores do campo; Escolas contemporâneas; Escola indígena, quilombola e rural; Identidade da escola popular do campo.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias II

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 2º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais III                  

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Diversidade dos seres vivos no ambiente terrestre. O ser humano integrando o meio ambiente. O ar – propriedades, composição e qualidade.

 

Disciplina: Matemática para a Educação do Campo II                     

Lotação: IMEF

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 45 horas                        Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Sistemas de medida, geometria plana e espacial na atuação do professor.

 

Disciplina: Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais e Naturais      

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Compreensão das ciências sociais e naturais na cultura do campo; Análise da estrutura curricular do ensino de ciências nas escolas; Contextualização e interdisciplinaridade no ensino de ciências; Construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino das ciências.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias III

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 3º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais IV                  

Lotação: EQA

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 105 horas                     Carga horária semanal: 7 aulas

Créditos: 7                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: A água – propriedades, composição, disponibilidade e qualidade; Importância da água para a diversidade dos seres vivos; Importância da água tratada para o consumo humano e produção do campo; Doenças de veiculação hídrica.

 

Disciplina: Práticas Educativas na Educação do Campo             

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Currículo e cultura nas escolas do campo. Materiais didáticos e paradidáticos. Planejamento e metodologias de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais.  Avaliação do processo de ensino e da aprendizagem no contexto rural.

 

Disciplina: Matemática para a Educação do Campo III                

Lotação: IMEF

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Estatística descritiva e aspectos matemáticos da natureza para educação do campo e agricultura familiar.

 

Disciplina: Organização e Educação Comunitária       

Lotação: ICHI

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL:3º semestre

Carga horária total: 60horas                        Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Participação popular e transformação social; Organização de associações, cooperativas e associações do campo.

 

Disciplina: Organização e Gestão Escolar           

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Construção e implementação do Projeto Pedagógico na escola do campo; Planejamento participativo na organização e definição de um currículo para Educação do Campo; Gestão democrática e participativa na escola do campo.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias IV

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 4º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais V                 

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Diversidade dos seres vivos no ambiente aquático e a relação com uso dos recursos naturais.

 

Disciplina: Matemática para a Educação do Campo IV     

Lotação: IMEF

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Razões, proporções, cálculos; estimativas de grandeza, juros simples e compostos, solução gráfica e analítica dos problemas; situações problemas para educação do campo e agricultura familiar.

 

Disciplina: Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas         

Lotação: ICHI

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 60 horas                       Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Heterogeneidade e desigualdade nos contextos rurais, inclusão social e educação do campo; Sistemas agrícolas dos povos históricos e das culturas regionais na agricultura familiar.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado – Observação I            

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Vivência e análise da prática pedagógica nas séries finais do Ensino fundamental em diferentes contextos educativos respeitando os tempos e espaços da Escola-Comunidade através da interação com professores de ciências atuantes no sistema de ensino e em processo de formação continuada. Pesquisa do contexto e da organização administrativa da escola; o regimento escolar; a função e o papel da coordenação pedagógica; Planejamento, organização e gestão da aula.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias V     

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 5º semestre

Carga horária total: 30 horas                       Carga horária semanal: 2 aulas

Créditos: 2Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais VI

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 60 horas                       Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Aspectos químicos, físicos e biológicos da dinâmica do corpo humano e suas relações com o ambiente.

 

Disciplina: Ciências Agrárias I            

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Histórico, evolução, importância e impactos das práticas agrícolas na sustentabilidade dos modelos de agricultura familiar; Abordagem da diversidade vegetal no sistema de agricultura familiar.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado – Observação II       

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Vivência e análise da prática pedagógica na Biologia do Ensino Médio através da interação com professores de ciências atuantes no sistema de ensino e em processo de formação continuada; História e especificidades da escola do campo; participação em reuniões administrativo-pedagógicas; Planejamento, organização e gestão da aula.

 

Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias VI

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 6º semestre

Carga horária total: 60 horas                       Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.

 

Disciplina: Ciências Naturais VII                  

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 60 horas                     Carga horária semanal: 4 aulas

Créditos: 4                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Saúde preventiva e hábitos alimentares saudáveis; reprodução humana e sexualidade.

 

Disciplina: Ciências Agrárias II                   

Lotação: ICB

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: I

Ementa: Conceitos e práticas em aquicultura, zootecnia no sistema de agricultura familiar.

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I       

Lotação: ICB 

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 90 horas                        Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                   Sistema de avaliação: 2

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso estabelecendo relação com a experiência dos estágios e a educação no campo.

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Educação do Campo     

Lotação: IE    

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 45 horas                       Carga horária semanal: 3 aulas

Créditos: 3                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Desenvolvimento de temáticas emergentes associadas à educação do campo.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado – Docência I            

Lotação: IE    

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 7º semestre

Carga horária total: 120 horas                     Carga horária semanal: 8 aulas

Créditos: 8                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental assumindo a condução e reflexão do processo ensino-aprendizagem de ciências.  Planejamento, organização e gestão da aula.

 

Disciplina: Ciências Agrárias III                 

Lotação: ICB 

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                 Sistema de avaliação: 1

Ementa: Manejo da produção animal e vegetal no sistema de agricultura familiar; Contextualização histórica do manejo da produção animal e vegetal; Formas alternativas no sistema de agricultura familiar.

 

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II           

Lotação: ICB 

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 90 horas                     Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Elaboração de um trabalho acadêmico-científico contextualizado na temática educativa do curso e na experiência dos estágios e a educação no campo; Sistematização do projeto de formação.

 

Disciplina: Educação e Gestão Ambiental na Agricultura Familiar             

Lotação: ICHI

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 90 horas                       Carga horária semanal: 6 aulas

Créditos: 6                                                  Sistema de avaliação: 1

Ementa: Fundamentos para a educação do campo e gestão ambiental; Políticas de desenvolvimento integrado na educação do campo e no sistema de agricultura familiar; Sistema de agricultura familiar para o manejo de impactos ambientais.

 

Disciplina: Estágio Supervisionado – Docência II       

Lotação: IE

Código: a determinar                                   Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória                                     Localização no QSL: 8º semestre

Carga horária total: 120 horas                     Carga horária semanal: 8 aulas

Créditos: 8                                                  Sistema de avaliação: 2

Ementa: Prática pedagógica no Ensino Médio assumindo a condução e reflexão do processo ensino-aprendizagem de ciências. Planejamento, organização e gestão da aula.

 

 

  1. Disciplinas com a carga horária de prática pedagógica

 

DISCIPLINAS                     CARGA HORÁRIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

 

Ciências Naturais I                                                    30h

Ciências Naturais II                                                   45h

Ciências Naturais III da Educação                           30h

Ciências Naturais IV                                                 45h

Ciências Naturais V                                                  30h

Ciências Naturais VI                                                 15h

Ciências Naturais VII                                                 15h

Práticas Educativas na Educação no Campo                     15h

Matemática para a Educação no Campo I                          15h

Matemática para a Educação no Campo II             15h

Matemática para a Educação no Campo III                        15h

Matemática para a Educação no Campo IV                        15h

Organização e Educação Comunitária                                15h

Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas                  15h

Políticas Públicas e Êxodo Rural                              15h

Políticas Públicas da Educação                                           15h

Didática                                                                     30h

Organização e Gestão Escolar                                            15h

Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas                      30h

Estudos do Texto I                                                    15h

Estudos do Texto II                                                   15h

 

TOTAL                                                         450h

 

 

4.    Número de vagas

Serão admitidos 120 candidatos/ano, ao longo de 3 anos (total 360).

 

 

5.     Avaliação

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG desenvolve, desde 1994, com periodicidade anual, diversos processos de avaliação intrainstitucional. Num primeiro momento, naquele ano, iniciou-se o Projeto "Avaliação dos Cursos de Graduação da FURG". Em 1996, deu-se início à avaliação institucional, como instrumento de gestão, no incremento da qualidade na FURG. As metas a serem atingidas, são: dar continuidade ao processo “Avaliação Institucional” na FURG, envolvendo todos os seus segmentos, discutir e avaliar a qualidade no dia-a-dia da instituição e implementar o processo de avaliação dos programas de extensão da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Com a Lei 10861 de 2004 (SINAES) foi iniciado um novo ciclo de avaliação institucional. Por meio da portaria nº 969/2004, o reitor da Universidade nomeou a primeira Comissão Própria de Avaliação. Esta comissão elaborou o “Estudo para Elaboração do Processo de Auto-Avaliação” da FURG que, além de conter o Projeto de Auto-Avaliação, submetido ao MEC/INEP, dentro do prazo determinado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), sugere a criação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI). Em 2005, foi criada a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) através de Ato Executivo 013/2005, de 18 de abril de 2005 com a finalidade de assessorar e instrumentalizar o Processo de Avaliação da FURG.

O Projeto de Auto Avaliação da FURG, elaborado pela Comissão de Implantação da CPA, definiu com objetivos:

1) Desencadear um processo de Avaliação Institucional na FURG, atendendo a Lei nº. 10.861, de 14/04/2004, que regulamenta o art. 9º, inciso VI, VIII e IX, da Lei nº. 9.394, de 20/12/1996 e Institui o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (SINAES); como atividade permanente de autoconhecimento das próprias potencialidades e dificuldades, através da aplicação do Modelo de Avaliação proposto pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

2) Difundir a cultura da avaliação permanente, como meio de informações para pensar e planejar constantemente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de gestão da Universidade.

3) Buscar, através da avaliação institucional (auto avaliação), instrumentalizar a gestão da Universidade, em suas diversas instâncias, com vistas à melhoria da eficiência e da eficácia administrativa.

Semestralmente é realizada a “Avaliação do Docente pelo Discente” e paralelo a estes processos avaliativos a Coordenação de Curso deverá avaliar o projeto pedagógico do curso, bem como e implementação e desenvolvimento do curso em foros de discussões que congreguem os professores e acadêmicos e contribuam para a melhoria da qualidade do curso.

 

6.    Cronograma do Curso

 

Disciplinas

Unidades

Localização QSL

Ano de Oferta

Ciências Naturais I

IMEF

1º Semestre

2014

Produção Textual

ILA

1º Semestre

2014

Educação Popular e Pedagogia do Campo

IE

1º Semestre

2014

Elementos Sociológicos da Educação

ICHI

1º Semestre

2014

Cultura do Campo

ICHI

1º Semestre

2014

Políticas Públicas e Êxodo Rural

IE

1º Semestre

2014

Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas

IE

1º Semestre

2014

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias I

IE

1° Semestre

2014

Ciências Naturais II

ICB

2º Semestre

2014

Educação Patrimonial

ICHI

2º Semestre

2014

Elementos Filosóficos da Educação

IE

2º Semestre

2014

Matemática para a Educação no Campo I

IMEF

2º Semestre

2014

Trajetórias das Escolas

IE

2º Semestre

2014

Políticas Públicas da Educação

IE

2º Semestre

2014

Estudos do Texto I

ILA

2º Semestre

2014

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias II

IE

2° Semestre

2014

Ciências Naturais III

ICB

3º Semestre

2015

Organização e Educação Comunitária

ICHI

3º Semestre

2015

Matemática para a Educação no Campo II

IMEF

3º Semestre

2015

Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais e Naturais

IE

3º Semestre

2015

Didática

IE

3º Semestre

2015

Estudos do Texto II

ILA

3º Semestre

2015

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias III

IE

3° Semestre

2015

Ciências Naturais IV

EQA

4º Semestre

2015

Práticas Educativas do Campo

IE

4º Semestre

2015

Matemática para a Educação no Campo III

IMEF

4º Semestre

2015

Psicologia da Educação

ICHI

4º Semestre

2015

Organização e Gestão Escolar

IE

4º Semestre

2015

Inglês Instrumental: Leitura

ILA

4º Semestre

2015

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias IV

IE

4° Semestre

2015

Ciências Naturais V

ICB

5º Semestre

2016

LIBRAS I

ILA

5º Semestre

2016

Matemática para a Educação no Campo IV

IMEF

5º Semestre

2016

Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas

ICHI

5º Semestre

2016

Estágio Supervisionado Observação I

IE

5º Semestre

2016

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias V

IE

5° Semestre

2016

Ciências Naturais VI

ICB

6º Semestre

2016

LIBRAS II

ILA

6º Semestre

2016

Ciências Agrárias I

ICB

6º Semestre

2016

Estágio Supervisionado Observação II

IE

6º Semestre

2016

Práticas Educ. Escolares e Comunitárias VI

IE

6° Semestre

2016

Ciências Naturais VII

ICB

7º Semestre

2017

TCC I

ICB

7º Semestre

2017

Ciências Agrárias II

ICB

7º Semestre

2017

Tópicos Especiais em Educação do Campo

IE

7º Semestre

2017

Estágio Supervisionado Docência I

IE

7º Semestre

2017

TCC II

ICB

8º Semestre

2017

Ciências Agrárias III

ICB

8º Semestre

2017

Educação e Gestão Ambiental na Agricultura Familiar

ICHI

8º Semestre

2017

Estágio Supervisionado Docência II

IE

8º Semestre

2017


Grade curricular proposta para o Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação do Campo, com a distribuição dos principais conteúdos relacionados a cada eixo em oito semestres, totalizando a Carga Horária Obrigatória de 3.045h - 203 créditos/Atividades Complementares 210h; carga horária dos estágios: 420h. Carga horária total: 3255h.

1º Semestre

2º Semestre

3º Semestre

4º Semestre

5º Semestre

6º Semestre

7º Semestre

8º Semestre

Ciências Naturais I

75h

IMEF

Ciências Naturais II

105h

ICB

Ciências Naturais III

90h

ICB

Ciências Naturais IV

105h

EQA

Ciências Naturais V

90h

ICB

Ciências Naturais VI

60h

ICB

Ciências Naturais VII

60h

ICB

 

Produção Textual

60h

ILA               06496

Educação Patrimonial

30h

ICHI

 

Organização e Educação Comunitária

 

60h

 

ICHI

 

Práticas Educativas do Campo

 

45h

 

 

IE

 

LIBRAS I

 

 

60h

 

 

ILA                06497

 

LIBRAS II

 

 

6Oh

 

 

ILA             06498

 

TCC I

 

 

90h

 

 

ICB

 

TCC II

 

 

90h

 

 

ICB

Educação Popular e Pedagogia do Campo

60h

IE

Elementos Filosóficos da Educação

30h

IE                    09438

Elementos Sociológicos da Educação

30h

ICHI                 09437

Matemática para a Educação do Campo I

45h

IMEF

Matemática para a Educ. do Campo II

45h

IMEF

Matemática para a Educação do Campo III

45h

IMEF

Matemática para a Educ. do Campo IV

45h

IMEF

Ciências Agrárias I

90h

ICB

Ciências Agrárias II

90h

ICB

C. Agrárias III

90h

ICB

Cultura do Campo

30h

ICHI

Trajetórias das Escolas

30h

IE

Fund. e Metod. das C. Sociais e Naturais

30h

IE

Psicologia da Educação

60h

ICHI             10518

Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas

60h

ICHI

 

Tópicos Especiais em Educação do Campo

45h

IE

Educ. e Gestão Amb. na Agric. Familiar

90h

ICHI

Políticas Públicas e Êxodo Rural

30h

IE                    09783

Políticas Públicas da Educação

60h

IE                     09783

Didática

60h

 

IE                 09781

Organização e Gestão Escolar

45h

IE

Estágio Superv.

Observação I

90h

IE

Estágio Supervisionado

Observação II

90h

IE

Estágio Supervisionado

Docência I

120h

IE

Estágio Superv.

Docência II

120h

IE

Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas

30h

IE

Estudos do Texto I

45h

ILA                  06501

Estudos do Texto II

45h

ILA              06506

Inglês Instrumental: Leitura

45h

ILA                  06387

 

Práticas Educativas Escolares e Comunitárias V

 

30h

 

IE

 

Práticas Educativas Escolares e Comunitárias VI

 

60h

 

IE

 

 

Práti. Educ. Escolares e Comunitárias I

60h

IE

Práti. Educ. Escolares e Comunitárias II

45h

IE

Práti. Educ. Escol. e Comunitárias III

45h

IE

Práti. Educ. Escolares e Comunitárias IV

30h

IE

375h

390h

375h

375h

375h

360h

405h

390h