SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 086/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 23 DE AGOSTO DE 2013
Dispõe sobre criação do curso de graduação em Educação do Campo Licenciatura.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 23 de agosto de 2013, Ata 050, em conformidade ao constante no processo nº 23116.003845/2013-88
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de graduação em Educação do Campo ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO
1. Estrutura curricular
O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias trata-se de um curso voltado à formação de educadores para atuação na educação básica, especificamente para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, em escolas do campo. Também se propõe formar educadores atuantes na Gestão de processo educativos escolares e/ou na gestão de processos educativos junto às comunidades e/ou grupos sociais de origem. Será desenvolvido sob 04 eixos orientadores e ofertará anualmente 120 vagas (60 vagas por semestre).
O curso apresenta organização curricular por etapas equivalentes a semestres regulares cumpridas em Regime de Alternância entre Tempo-Escola e Tempo-Comunidade. Entende -se por Tempo-Escola os períodos intensivos de formação presencial no campus universitário e, por Tempo-Comunidade, os períodos intensivos de formação presencial nas comunidades de origem dos acadêmicos. O projeto do curso ainda prevê a realização de práticas pedagógicas orientadas conforme a legislação de 20% das atividades à distância. Consideramos fundamentais atividades relativas ao tempo comunidade no qual o educando realiza suas atividades e suas leituras de mundo a partir dos seus contextos de atuação.
O regime de alternância está presente em todas as disciplinas do curso, sendo articulado pelas disciplinas Práticas Educativas Escolares e Comunitárias que têm por objetivo a inserção dos Docentes e estudantes no Campo. Essas disciplinas terão caráter modular com participação conjunta de todos os Docentes envolvidos com o Curso e serão propostas pela Coordenação do Curso e aprovadas pelos Conselhos das Unidades Acadêmicas envolvidas.
REQUISITOS |
CARGA HORÁRIA |
CRÉDITOS |
Disciplinas Obrigatórias |
3045h |
203 |
Práticas Pedagógicas |
450 h |
|
Estágio Supervisionado |
420h |
|
Atividades Complementares |
210 h |
|
Carga horária total do curso |
3255 h |
|
Total de créditos: 203
Tempo mínimo para integralização do curso: 4 anos
Tempo máximo para integralização do curso: 7 anos
Regime de matrícula: matrícula por disciplinas
Turno: Integral - Tarde e Noite
2. Descrição das disciplinas
a) Inclusão de disciplinas já existentes:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
PERÍODO |
DURAÇÂO |
CRÉDITOS |
CARÀTER |
06496 |
Produção Textual |
1º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
09437 |
Elementos Sociológicos da Educação |
1º |
semestral |
02 |
Obrigatória |
09438 |
Elementos Filosóficos da Educação |
2º |
semestral |
02 |
Obrigatória |
09783 |
Políticas Públicas da Educação |
2º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
06501 |
Estudos do Texto I |
2º |
semestral |
03 |
Obrigatória |
09781 |
Didática |
3º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
06506 |
Estudos do Texto II |
3º |
semestral |
03 |
Obrigatória |
06387 |
Inglês Instrumental - Leitura |
4º |
semestral |
03 |
Obrigatória |
10518 |
Psicologia da Educação |
4º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
06497 |
Libras I |
5º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
06498 |
Libras II |
6º |
semestral |
04 |
Obrigatória |
b) Criação e inclusão de disciplinas com as características a seguir:
Disciplina: Ciências Naturais I
Lotação: IMEF
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 75h Carga horária semanal: 5 aulas
Créditos: 5 Sistema de avaliação: I
Ementa: Matéria e energia; Origem e constituição da terra; Ambiente natural regional.
Disciplina: Educação Popular e Pedagogia do Campo
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4 Sistema de avaliação: I
Ementa: História da educação popular; princípios epistemológicos, éticos e filosóficos; trajetória histórica da pedagogia do campo; aproximações entre educação popular e pedagogia do campo.
Disciplina: Cultura do Campo
Lotação: ICHI
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Noções introdutórias ao conceito natureza, cultura e trabalho; Relações étnico-raciais; papel da escola na Educação do Campo; compromisso político da docência; diversidade cultural no campo.
Disciplina: Políticas Públicas e Êxodo Rural
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Marcos legais e diretrizes para educação básica na escola do campo; valorização do campo e diálogo com a cidade; reversão do êxodo rural; luta pela terra; política de desenvolvimento e regularização agrária.
Disciplina: Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Currículo integrado na escola do campo; concepções e práticas interdisciplinares nas diversas áreas do conhecimento; relato de práticas interdisciplinares.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias I
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 1º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais II
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 105 horas Carga horária semanal: 7 aulas
Créditos: 7 Sistema de avaliação: I
Ementa: Ciência do solo: formação, fertilidade e conservação; Ecossistemas: fatores bióticos e abióticos e suas relações de interdependências; Origem e evolução das espécies; Reciclagem e sua importância na conservação ambiental.
Disciplina: Educação Patrimonial
Lotação: ICHI
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Fundamentos da Educação Patrimonial; Patrimonial formal e não-formal; Patrimônio imaterial e ambiental.
Disciplina: Matemática para a Educação do Campo I
Lotação: IMEF
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Matemática como linguagem da natureza, conjuntos, relações e tipos de funções; Perspectiva etnomatemática e suas aproximações com a Educação Popular.
Disciplina: Trajetórias das Escolas
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Surgimento das escolas; Escolas e educadores do campo; Escolas contemporâneas; Escola indígena, quilombola e rural; Identidade da escola popular do campo.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias II
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 2º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais III
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: I
Ementa: Diversidade dos seres vivos no ambiente terrestre. O ser humano integrando o meio ambiente. O ar propriedades, composição e qualidade.
Disciplina: Matemática para a Educação do Campo II
Lotação: IMEF
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Sistemas de medida, geometria plana e espacial na atuação do professor.
Disciplina: Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais e Naturais
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2 Sistema de avaliação: I
Ementa: Compreensão das ciências sociais e naturais na cultura do campo; Análise da estrutura curricular do ensino de ciências nas escolas; Contextualização e interdisciplinaridade no ensino de ciências; Construção de elementos teórico-metodológicos para o ensino das ciências.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias III
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 3º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais IV
Lotação: EQA
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 105 horas Carga horária semanal: 7 aulas
Créditos: 7 Sistema de avaliação: I
Ementa: A água propriedades, composição, disponibilidade e qualidade; Importância da água para a diversidade dos seres vivos; Importância da água tratada para o consumo humano e produção do campo; Doenças de veiculação hídrica.
Disciplina: Práticas Educativas na Educação do Campo
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Currículo e cultura nas escolas do campo. Materiais didáticos e paradidáticos. Planejamento e metodologias de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Avaliação do processo de ensino e da aprendizagem no contexto rural.
Disciplina: Matemática para a Educação do Campo III
Lotação: IMEF
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Estatística descritiva e aspectos matemáticos da natureza para educação do campo e agricultura familiar.
Disciplina: Organização e Educação Comunitária
Lotação: ICHI
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL:3º semestre
Carga horária total: 60horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4 Sistema de avaliação: I
Ementa: Participação popular e transformação social; Organização de associações, cooperativas e associações do campo.
Disciplina: Organização e Gestão Escolar
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Construção e implementação do Projeto Pedagógico na escola do campo; Planejamento participativo na organização e definição de um currículo para Educação do Campo; Gestão democrática e participativa na escola do campo.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias IV
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 4º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais V
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: I
Ementa: Diversidade dos seres vivos no ambiente aquático e a relação com uso dos recursos naturais.
Disciplina: Matemática para a Educação do Campo IV
Lotação: IMEF
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: I
Ementa: Razões, proporções, cálculos; estimativas de grandeza, juros simples e compostos, solução gráfica e analítica dos problemas; situações problemas para educação do campo e agricultura familiar.
Disciplina: Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas
Lotação: ICHI
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4 Sistema de avaliação: I
Ementa: Heterogeneidade e desigualdade nos contextos rurais, inclusão social e educação do campo; Sistemas agrícolas dos povos históricos e das culturas regionais na agricultura familiar.
Disciplina: Estágio Supervisionado Observação I
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Vivência e análise da prática pedagógica nas séries finais do Ensino fundamental em diferentes contextos educativos respeitando os tempos e espaços da Escola-Comunidade através da interação com professores de ciências atuantes no sistema de ensino e em processo de formação continuada. Pesquisa do contexto e da organização administrativa da escola; o regimento escolar; a função e o papel da coordenação pedagógica; Planejamento, organização e gestão da aula.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias V
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 5º semestre
Carga horária total: 30 horas Carga horária semanal: 2 aulas
Créditos: 2Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais VI
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4 Sistema de avaliação: I
Ementa: Aspectos químicos, físicos e biológicos da dinâmica do corpo humano e suas relações com o ambiente.
Disciplina: Ciências Agrárias I
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: I
Ementa: Histórico, evolução, importância e impactos das práticas agrícolas na sustentabilidade dos modelos de agricultura familiar; Abordagem da diversidade vegetal no sistema de agricultura familiar.
Disciplina: Estágio Supervisionado Observação II
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Vivência e análise da prática pedagógica na Biologia do Ensino Médio através da interação com professores de ciências atuantes no sistema de ensino e em processo de formação continuada; História e especificidades da escola do campo; participação em reuniões administrativo-pedagógicas; Planejamento, organização e gestão da aula.
Disciplina: Práticas Educativas Escolares e Comunitárias VI
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 6º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção nas escolas e comunidades do campo; compreensão dos contextos escolares e comunitários do campo; valorização do vínculo cultural com as atividades agrárias; ações investigativas sobre produção agrícola para a sustentabilidade por meio do resgate e compreensão da historia, da cultura, das crenças e dos saberes populares em relação às técnicas e formas de produção no campo. Desenvolvimento de propostas de intervenção com as escolas e comunidades do campo.
Disciplina: Ciências Naturais VII
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 60 horas Carga horária semanal: 4 aulas
Créditos: 4 Sistema de avaliação: I
Ementa: Saúde preventiva e hábitos alimentares saudáveis; reprodução humana e sexualidade.
Disciplina: Ciências Agrárias II
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: I
Ementa: Conceitos e práticas em aquicultura, zootecnia no sistema de agricultura familiar.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso estabelecendo relação com a experiência dos estágios e a educação no campo.
Disciplina: Tópicos Especiais em Educação do Campo
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 45 horas Carga horária semanal: 3 aulas
Créditos: 3 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Desenvolvimento de temáticas emergentes associadas à educação do campo.
Disciplina: Estágio Supervisionado Docência I
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 7º semestre
Carga horária total: 120 horas Carga horária semanal: 8 aulas
Créditos: 8 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental assumindo a condução e reflexão do processo ensino-aprendizagem de ciências. Planejamento, organização e gestão da aula.
Disciplina: Ciências Agrárias III
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 8º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 1
Ementa: Manejo da produção animal e vegetal no sistema de agricultura familiar; Contextualização histórica do manejo da produção animal e vegetal; Formas alternativas no sistema de agricultura familiar.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II
Lotação: ICB
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 8º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Elaboração de um trabalho acadêmico-científico contextualizado na temática educativa do curso e na experiência dos estágios e a educação no campo; Sistematização do projeto de formação.
Disciplina: Educação e Gestão Ambiental na Agricultura Familiar
Lotação: ICHI
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 8º semestre
Carga horária total: 90 horas Carga horária semanal: 6 aulas
Créditos: 6 Sistema de avaliação: 1
Ementa: Fundamentos para a educação do campo e gestão ambiental; Políticas de desenvolvimento integrado na educação do campo e no sistema de agricultura familiar; Sistema de agricultura familiar para o manejo de impactos ambientais.
Disciplina: Estágio Supervisionado Docência II
Lotação: IE
Código: a determinar Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória Localização no QSL: 8º semestre
Carga horária total: 120 horas Carga horária semanal: 8 aulas
Créditos: 8 Sistema de avaliação: 2
Ementa: Prática pedagógica no Ensino Médio assumindo a condução e reflexão do processo ensino-aprendizagem de ciências. Planejamento, organização e gestão da aula.
- Disciplinas com a carga horária de prática pedagógica
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ciências Naturais I 30h
Ciências Naturais II 45h
Ciências Naturais III da Educação 30h
Ciências Naturais IV 45h
Ciências Naturais V 30h
Ciências Naturais VI 15h
Ciências Naturais VII 15h
Práticas Educativas na Educação no Campo 15h
Matemática para a Educação no Campo I 15h
Matemática para a Educação no Campo II 15h
Matemática para a Educação no Campo III 15h
Matemática para a Educação no Campo IV 15h
Organização e Educação Comunitária 15h
Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas 15h
Políticas Públicas e Êxodo Rural 15h
Políticas Públicas da Educação 15h
Didática 30h
Organização e Gestão Escolar 15h
Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas 30h
Estudos do Texto I 15h
Estudos do Texto II 15h
TOTAL 450h
4. Número de vagas
Serão admitidos 120 candidatos/ano, ao longo de 3 anos (total 360).
5. Avaliação
A Universidade Federal do Rio Grande - FURG desenvolve, desde 1994, com periodicidade anual, diversos processos de avaliação intrainstitucional. Num primeiro momento, naquele ano, iniciou-se o Projeto "Avaliação dos Cursos de Graduação da FURG". Em 1996, deu-se início à avaliação institucional, como instrumento de gestão, no incremento da qualidade na FURG. As metas a serem atingidas, são: dar continuidade ao processo Avaliação Institucional na FURG, envolvendo todos os seus segmentos, discutir e avaliar a qualidade no dia-a-dia da instituição e implementar o processo de avaliação dos programas de extensão da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Com a Lei 10861 de 2004 (SINAES) foi iniciado um novo ciclo de avaliação institucional. Por meio da portaria nº 969/2004, o reitor da Universidade nomeou a primeira Comissão Própria de Avaliação. Esta comissão elaborou o Estudo para Elaboração do Processo de Auto-Avaliação da FURG que, além de conter o Projeto de Auto-Avaliação, submetido ao MEC/INEP, dentro do prazo determinado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), sugere a criação da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI). Em 2005, foi criada a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) através de Ato Executivo 013/2005, de 18 de abril de 2005 com a finalidade de assessorar e instrumentalizar o Processo de Avaliação da FURG.
O Projeto de Auto Avaliação da FURG, elaborado pela Comissão de Implantação da CPA, definiu com objetivos:
1) Desencadear um processo de Avaliação Institucional na FURG, atendendo a Lei nº. 10.861, de 14/04/2004, que regulamenta o art. 9º, inciso VI, VIII e IX, da Lei nº. 9.394, de 20/12/1996 e Institui o Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (SINAES); como atividade permanente de autoconhecimento das próprias potencialidades e dificuldades, através da aplicação do Modelo de Avaliação proposto pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
2) Difundir a cultura da avaliação permanente, como meio de informações para pensar e planejar constantemente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e de gestão da Universidade.
3) Buscar, através da avaliação institucional (auto avaliação), instrumentalizar a gestão da Universidade, em suas diversas instâncias, com vistas à melhoria da eficiência e da eficácia administrativa.
Semestralmente é realizada a Avaliação do Docente pelo Discente e paralelo a estes processos avaliativos a Coordenação de Curso deverá avaliar o projeto pedagógico do curso, bem como e implementação e desenvolvimento do curso em foros de discussões que congreguem os professores e acadêmicos e contribuam para a melhoria da qualidade do curso.
6. Cronograma do Curso
Disciplinas |
Unidades |
Localização QSL |
Ano de Oferta |
Ciências Naturais I |
IMEF |
1º Semestre |
2014 |
Produção Textual |
ILA |
1º Semestre |
2014 |
Educação Popular e Pedagogia do Campo |
IE |
1º Semestre |
2014 |
Elementos Sociológicos da Educação |
ICHI |
1º Semestre |
2014 |
Cultura do Campo |
ICHI |
1º Semestre |
2014 |
Políticas Públicas e Êxodo Rural |
IE |
1º Semestre |
2014 |
Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas |
IE |
1º Semestre |
2014 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias I |
IE |
1° Semestre |
2014 |
Ciências Naturais II |
ICB |
2º Semestre |
2014 |
Educação Patrimonial |
ICHI |
2º Semestre |
2014 |
Elementos Filosóficos da Educação |
IE |
2º Semestre |
2014 |
Matemática para a Educação no Campo I |
IMEF |
2º Semestre |
2014 |
Trajetórias das Escolas |
IE |
2º Semestre |
2014 |
Políticas Públicas da Educação |
IE |
2º Semestre |
2014 |
Estudos do Texto I |
ILA |
2º Semestre |
2014 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias II |
IE |
2° Semestre |
2014 |
Ciências Naturais III |
ICB |
3º Semestre |
2015 |
Organização e Educação Comunitária |
ICHI |
3º Semestre |
2015 |
Matemática para a Educação no Campo II |
IMEF |
3º Semestre |
2015 |
Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais e Naturais |
IE |
3º Semestre |
2015 |
Didática |
IE |
3º Semestre |
2015 |
Estudos do Texto II |
ILA |
3º Semestre |
2015 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias III |
IE |
3° Semestre |
2015 |
Ciências Naturais IV |
EQA |
4º Semestre |
2015 |
Práticas Educativas do Campo |
IE |
4º Semestre |
2015 |
Matemática para a Educação no Campo III |
IMEF |
4º Semestre |
2015 |
Psicologia da Educação |
ICHI |
4º Semestre |
2015 |
Organização e Gestão Escolar |
IE |
4º Semestre |
2015 |
Inglês Instrumental: Leitura |
ILA |
4º Semestre |
2015 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias IV |
IE |
4° Semestre |
2015 |
Ciências Naturais V |
ICB |
5º Semestre |
2016 |
LIBRAS I |
ILA |
5º Semestre |
2016 |
Matemática para a Educação no Campo IV |
IMEF |
5º Semestre |
2016 |
Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas |
ICHI |
5º Semestre |
2016 |
Estágio Supervisionado Observação I |
IE |
5º Semestre |
2016 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias V |
IE |
5° Semestre |
2016 |
Ciências Naturais VI |
ICB |
6º Semestre |
2016 |
LIBRAS II |
ILA |
6º Semestre |
2016 |
Ciências Agrárias I |
ICB |
6º Semestre |
2016 |
Estágio Supervisionado Observação II |
IE |
6º Semestre |
2016 |
Práticas Educ. Escolares e Comunitárias VI |
IE |
6° Semestre |
2016 |
Ciências Naturais VII |
ICB |
7º Semestre |
2017 |
TCC I |
ICB |
7º Semestre |
2017 |
Ciências Agrárias II |
ICB |
7º Semestre |
2017 |
Tópicos Especiais em Educação do Campo |
IE |
7º Semestre |
2017 |
Estágio Supervisionado Docência I |
IE |
7º Semestre |
2017 |
TCC II |
ICB |
8º Semestre |
2017 |
Ciências Agrárias III |
ICB |
8º Semestre |
2017 |
Educação e Gestão Ambiental na Agricultura Familiar |
ICHI |
8º Semestre |
2017 |
Estágio Supervisionado Docência II |
IE |
8º Semestre |
2017 |
Grade curricular proposta para o Projeto Pedagógico do Curso Licenciatura em Educação do Campo, com a distribuição dos principais conteúdos relacionados a cada eixo em oito semestres, totalizando a Carga Horária Obrigatória de 3.045h - 203 créditos/Atividades Complementares 210h; carga horária dos estágios: 420h. Carga horária total: 3255h. |
|||||||
1º Semestre |
2º Semestre |
3º Semestre |
4º Semestre |
5º Semestre |
6º Semestre |
7º Semestre |
8º Semestre |
Ciências Naturais I 75h IMEF |
Ciências Naturais II 105h ICB |
Ciências Naturais III 90h ICB |
Ciências Naturais IV 105h EQA |
Ciências Naturais V 90h ICB |
Ciências Naturais VI 60h ICB |
Ciências Naturais VII 60h ICB |
|
Produção Textual 60h ILA 06496 |
Educação Patrimonial 30h ICHI |
Organização e Educação Comunitária
60h
ICHI |
Práticas Educativas do Campo
45h
IE |
LIBRAS I
60h
ILA 06497 |
LIBRAS II
6Oh
ILA 06498 |
TCC I
90h
ICB |
TCC II
90h
ICB |
Educação Popular e Pedagogia do Campo 60h IE |
Elementos Filosóficos da Educação 30h IE 09438 |
||||||
Elementos Sociológicos da Educação 30h ICHI 09437 |
Matemática para a Educação do Campo I 45h IMEF |
Matemática para a Educ. do Campo II 45h IMEF |
Matemática para a Educação do Campo III 45h IMEF |
Matemática para a Educ. do Campo IV 45h IMEF |
Ciências Agrárias I 90h ICB |
Ciências Agrárias II 90h ICB |
C. Agrárias III 90h ICB |
Cultura do Campo 30h ICHI |
Trajetórias das Escolas 30h IE |
Fund. e Metod. das C. Sociais e Naturais 30h IE |
Psicologia da Educação 60h ICHI 10518 |
Agricultura Familiar e Práticas Agrícolas 60h ICHI |
|
Tópicos Especiais em Educação do Campo 45h IE |
Educ. e Gestão Amb. na Agric. Familiar 90h ICHI |
Políticas Públicas e Êxodo Rural 30h IE 09783 |
Políticas Públicas da Educação 60h IE 09783 |
Didática 60h
IE 09781 |
Organização e Gestão Escolar 45h IE |
Estágio Superv. Observação I 90h IE |
Estágio Supervisionado Observação II 90h IE |
Estágio Supervisionado Docência I 120h IE |
Estágio Superv. Docência II 120h IE |
Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas 30h IE |
Estudos do Texto I 45h ILA 06501 |
Estudos do Texto II 45h ILA 06506 |
Inglês Instrumental: Leitura 45h ILA 06387 |
Práticas Educativas Escolares e Comunitárias V
30h
IE |
Práticas Educativas Escolares e Comunitárias VI
60h
IE |
|
|
Práti. Educ. Escolares e Comunitárias I 60h IE |
Práti. Educ. Escolares e Comunitárias II 45h IE |
Práti. Educ. Escol. e Comunitárias III 45h IE |
Práti. Educ. Escolares e Comunitárias IV 30h IE |
||||
375h |
390h |
375h |
375h |
375h |
360h |
405h |
390h |
|
|
|
|
|
|
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