SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 084/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 23 DE AGOSTO DE 2013
Dispõe sobre a criação do curso de graduação em Artes Visuais Licenciatura.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 23 de agosto de 2013, Ata 050, em conformidade ao constante no processo nº 23116.004131/2013-97
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de graduação em Artes Visuais Licenciatura, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE ARTES VISUAIS - LICENCIATURA
QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA Tempo de Conclusão do Curso: Mínimo: 4 anos - máximo: 7 anos
Descrição das disciplinas:
Inclusão de disciplinas já existentes:
Criação e inclusão de novas disciplinas com as características a seguir: Núcleo Comum: Disciplina: História, teoria e crítica da Arte Lotação: ILA Código: a definir Duração: anual Caráter: obrigatória (teórico-prática) Localização no QSL: 1º ano- 1º semestre Carga horária total: 120h 20h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 8 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo do panorama da civilização e da arte em uma abordagem teórico-crítica, abarcando-a da Pré-história ao impressionismo.
Núcleo Comum: Disciplina: Oficina de materiais em Artes Visuais Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória (teórico-prática) Localização no QSL: 1º ano 2º semestre Carga horária total: 60h 20h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 4 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo, experimentação de materiais e procedimentos para a prática artística e a educação ambiental.
Disciplina: Cultura brasileira I Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: optativa (teórico-prática) Localização no QSL: 3º ano 1º semestre Carga horária total: 60h Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 4 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudos sobre os aspectos sócio-culturais, políticos e estéticos do Brasil e da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e suas relações com o fazer artístico moderno.
Núcleo Comum: Disciplina: História, teoria e crítica da Arte Brasileira Lotação: ILA Código: a definir Duração: anual Caráter: obrigatória / teórico-prática Localização no QSL: 2º ano- 1º semestre Carga horária total: 120h 30h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 8 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudos dos processos históricos das Artes Visuais, a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais e a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Optativas: Disciplina: O corpo em ação nas Artes Visuais. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: optativa (teórico/prática) Localização no QSL: 2º ano -1º semestre Carga horária total: 45h Carga horária semanal: 3h/a Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Pré-requisito: não Ementa: A história da performance e realização de práticas.
Disciplina: Ateliê de vídeo e foto digital Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 4º ano 1º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3 h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Experimentação em vídeo e fotografia digital com foco na mestiçagem e no hibridismo e orientada para a investigação de estratégias de exposição, difusão e circulação.
Disciplina: Cinema e montagem Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano - 2º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo dos procedimentos de montagem utilizados no cinema contemporâneo.
Disciplina: Arte, estética e mediações tecnológicas. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano 2º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo da emergência das tecnologias no campo da arte a partir do século XIX e do surgimento da fotografia e do cinema como práticas sociais, culturais e artísticas. Análise de conceitos e dos principais artistas e obras do século XX e XXI - no contexto brasileiro e internacional -, ligados ao campo da arte e da tecnologia.
Disciplina: História e teoria da Fotografia Contemporânea. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano - 1º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo das teorias que embasam as práticas fotográficas a partir do século XIX, enfatizando as relações entre arte e fotografia e as ressonâncias sobre a arte e cultura contemporâneas.
PLANO DE EXTINÇÃO
QUADRO DE EQUIVALÊNCIA
PLANO DE ENQUADRAMENTO DOS ALUNOS ANTIGOS
Data da entrada em vigor O novo currículo do Curso de Artes Visuais Licenciatura entrará em vigor no ano letivo de 2014.
Plano de enquadramento dos alunos antigos O Plano de Enquadramento, que prevê a adaptação dos atuais alunos do Curso para o novo QSL a partir de 2014 seguirá conforme a forma descrita a seguir obedecendo ao quadro de equivalências apresentado no quadro1. Os alunos do QSL antigo que tenham deixado pendentes algumas destas disciplinas que já não estejam mais sendo oferecidas devem ser matriculados nas disciplinas do quadro de equivalências. Em caso de situações fora do padrão, que venham a se constituir excepcionalidades, serão analisadas, caso a caso, pela Coordenação do Curso de Artes Visuais.
Plano de extinção e primeira oferta das disciplinas As disciplinas incluídas e criadas serão ofertadas a partir do período letivo de 2014. A partir do primeiro semestre de 2014 todos os alunos serão enquadrados no novo Curso. Carga horária mínima em disciplinas ou atividades optativas: A carga horária mínima em disciplinas optativas é de 225h.
QUADRO DE DISCIPLINAS COM CARGA HORÁRIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
As práticas pedagógicas são realizadas no núcleo básico, distribuídas nas disciplinas listadas abaixo:
Descrição geral das atividades complementares: As atividades complementares constam no PPC, no entanto, são normatizados pela Coordenação do Curso de Artes Visuais, no que couber, quanto à metodologia de execução, validação, avaliação e registro. Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso- As normas do TCC constam no PPC em anexo, mas são normatizados e adequados pela Coordenação de Curso no que couber, quanto à metodologia de execução, validação, avaliação e registro. |
Oferta
Funcionamento do curso: ofertado no turno diurno, preferencialmente à tarde, com um regime acadêmico disciplinar, ou seja, um regime de matricula por disciplinas. O local das aulas teóricas dá-se preferencialmente no prédio 3 do Campus Carreiros por apresentar condições de acessibilidade e equipamentos para as aulas teórico-práticas e as aulas práticas concentram-se nas oficinas do novo prédio das Artes Visuais.
Número de ingressantes por ano: 25 vagas
Plano de implantação do Curso: cronograma de entrada em oferta de cada componente curricular: A presente proposta de Curso de Artes Visuais Licenciatura entra em vigor no ano letivo de 2014.
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Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem
A avaliação interna (auto-avaliação) do Curso de Artes Visuais Licenciatura, assim como os processos avaliativos dos demais cursos da FURG são componentes importantes no conjunto de procedimentos regulamentados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com o intuito de proceder ao processo avaliativo do Curso de Artes Visuais Licenciatura, ao final de cada período letivo, será realizado um seminário para Discussão do Projeto Pedagógico do Curso, para que docentes e discentes, em tempo e espaço de discussão conjunta, avaliem o currículo que está se concretizando ao longo da formação, problematizando as estruturas dos cursos, as metodologias utilizadas, as condições de ensino e aprendizagem, numa relação dialógica, participativa, aberta e construtiva. Este seminário fomentará o debate sobre o processo formativo que está sendo desenvolvido, buscando-se analisar a coerência existente entre as metodologias utilizadas para o desenvolvimento do currículo, o perfil do egresso e os objetivos do curso.
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Práticas Pedagógicas: 400h/a, distribuídas nas seguintes disciplinas:
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Disciplinas Optativas
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