SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 083/2013
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 23 DE AGOSTO DE 2013
Dispõe sobre a criação do curso de graduação em Artes Visuais Bacharelado.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 23 de agosto de 2013, Ata 050, em conformidade ao constante no processo nº 23116.004132/2013-31
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de graduação em Artes Visuais Bacharelado, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias
PRESIDENTA DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE ARTES VISUAIS BACHARELADO
Projeto Pedagógico do Curso
O Projeto Pedagógico do Curso vide em anexo no processo[1]
Fundamentos, estrutura e dinâmica curricular:
Princípios norteadores: A atual proposta de desmembramento e criação do Curso de Artes Visuais Bacharelado tem sua gênese na proposta pedagógica orientada pela Resolução Nº 1, de 16 de janeiro de 2009 do MEC/CNE/CES, que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Artes Visuais, elaborada por uma Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais. Dessa forma, o referido Curso oferece uma formação em Artes Visuais a partir de uma estrutura curricular constituída de núcleo básico e posterior escolha por uma ênfase específica, permitindo ao estudante aprofundar seus estudos de acordo com sua área de interesse, configurando, assim, uma maior flexibilidade na estrutura curricular.
Nos dois primeiros anos que integralizam o núcleo básico são oferecidas disciplinas anuais de caráter teórico e prático, com conteúdos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno visual. Ademais, são contemplados estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, tais como filosofia, estética, sociologia, comunicação e teorias do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando. A partir do terceiro ano, o estudante opta por uma das ênfases, quando dará início a pesquisa em arte através da elaboração e execução de seus projetos. O quarto ano é reservado ao aprofundamento da pesquisa que resultará no Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido nas disciplinas de Ateliê de Orientação de Projetos buscando qualificação técnica e conceitual compatível com a realidade do contexto da arte. A opção pelo bacharelado oportuniza duas ênfases - História, Teoria e Crítica, e Poéticas Visuais. Em História, Teoria e Crítica, com o oferecimento de disciplinas voltadas à reflexão teórica, são aprofundados os estudos no campo dos acontecimentos artísticos. Já nas Poéticas Visuais, por meio da oferta de disciplinas eletivas que possibilitam a escolha pela ênfase em linguagens específicas (desenho, pintura, fotografia, cinema e vídeo, entre outras), o estudante tem a oportunidade de vivenciar a prática das oficinas que buscam o estudo de diferentes linguagens em arte, e a partir da própria produção artística, estabelecer conexões entre a teoria e a prática em Artes Visuais.
Estrutura Curricular:
Concepções e Princípios gerais: O Curso de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado tinha entrada única no processo seletivo, ofertado no turno diurno, preferencialmente à tarde, com um regime acadêmico disciplinar, ou seja, um regime de matricula por disciplinas. A partir de 2009 eram oferecidas 50 vagas para as duas habilitações, sem limites entre ambas, assim como nas ênfases do bacharelado, ou seja, história, teoria e crítica e poéticas visuais. Pretende-se neste desmembramento manter a oferta no turno diurno, preferencialmente à tarde, com um regime acadêmico disciplinar, ou seja, um regime de matricula por disciplinas, mas com oferecimento de 25 vagas no total sem limites nas ênfases do bacharelado, ou seja, história, teoria e crítica e poéticas visuais.
Quadro de sequência lógica, incluindo resumo da carga horária: consta em anexo.
QUADRO RESUMO DE CARGA HORÁRIA Tempo de Conclusão do Curso: Mínimo: 4 anos - máximo: 7 anos
Descrição das disciplinas:
Inclusão de disciplinas já existentes:
Criação e inclusão de novas disciplinas com as características a seguir:
Disciplina: História, teoria e crítica da Arte Lotação: ILA Código: a definir Duração: anual Caráter: obrigatória (teórico-prática) Localização no QSL: 1º ano- 1º semestre Carga horária total: 120h 20h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 8 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo do panorama da civilização e da arte em uma abordagem teórico-crítica, abarcando-a da Pré-história ao impressionismo.
Núcleo Comum:
Disciplina : Oficina de materiais em Artes Visuais Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória ( teórico-prática) Localização no QSL: 1º ano 2º semestre Carga horária total: 60h 20h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 4 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo, experimentação de materiais e procedimentos para a prática artística e a educação ambiental.
Ênfase em História, Teoria e Crítica
Disciplina : Cultura brasileira I Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: obrigatória ( teórico-prática) Localização no QSL: 3º ano 1º semestre Carga horária total: 60h Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 4 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudos sobre os aspectos sócio-culturais, políticos e estéticos do Brasil e da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena e suas relações com o fazer artístico moderno.
Núcleo Comum:
Disciplina: História, teoria e crítica da Arte Brasileira Lotação: ILA Código: a definir Duração: anual Caráter: obrigatória / teórico-prática Localização no QSL: 2º ano- 1º semestre Carga horária total: 120h 30h de prática pedagógica Carga horária semanal: 4h/a (2h/a teoria, 2h/a prática) Créditos: 8 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudos dos processos históricos das Artes Visuais, a partir das tendências brasileiras contemporâneas e regionais e a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Optativas:
Disciplina: O corpo em ação nas Artes Visuais. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: optativa (teórico/prática) Localização no QSL: 2º ano -1º semestre Carga horária total: 45h Carga horária semanal: 3h/a Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Pré-requisito: não Ementa: A história da performance e realização de práticas.
Disciplina: Ateliê de vídeo e foto digital Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 4º ano 1º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal:3h Créditos: 3 Sistema de avaliação:II Ementa: Experimentação em vídeo e fotografia digital com foco na mestiçagem e no hibridismo e orientada para a investigação de estratégias de exposição, difusão e circulação.
Disciplina: Cinema e montagem Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano - 2º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo dos procedimentos de montagem utilizados no cinema contemporâneo.
Disciplina: Arte, estética e mediações tecnológicas. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano 2º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo da emergência das tecnologias no campo da arte a partir do século XIX e do surgimento da fotografia e do cinema como práticas sociais, culturais e artísticas. Análise de conceitos e dos principais artistas e obras do século XX e XXI - no contexto brasileiro e internacional -, ligados ao campo da arte e da tecnologia.
Disciplina: História e teoria da Fotografia Contemporânea. Lotação: ILA Código: a definir Duração: semestral Caráter: Optativa Localização no QSL: 2º ano - 1º semestre Carga horária total: 45 Carga horária semanal: 3h Créditos: 3 Sistema de avaliação: II Ementa: Estudo das teorias que embasam as práticas fotográficas a partir do século XIX, enfatizando as relações entre arte e fotografia e as ressonâncias sobre a arte e cultura contemporâneas.
QUADRO DE EQUIVALÊNCIA
PLANO DE ENQUADRAMENTO DOS ALUNOS ANTIGOS
Data da entrada em vigor O novo currículo do Curso de Artes Visuais Bacharelado entrará em vigor no ano letivo de 2014.
Plano de enquadramento dos alunos antigos O Plano de Enquadramento, que prevê a adaptação dos atuais alunos do Curso para o novo QSL a partir de 2014 seguirá conforme a forma descrita a seguir obedecendo ao quadro de equivalências apresentado no quadro 1. Em caso de situações fora do padrão, que venham a se constituir excepcionalidades, serão analisadas, caso a caso, pela Coordenação do Curso de Artes Visuais.
Plano de extinção e primeira oferta das disciplinas As disciplinas incluídas e criadas serão ofertadas a partir do período letivo de 2014.
Plano de equivalências das disciplinas A equivalência das disciplinas cursadas no currículo antigo às disciplinas do currículo novo é apresentada no quadro acima intitulado Quadro de equivalência.
Carga horária mínima em disciplinas ou atividades optativas: A ênfase em poéticas visuais exige 150h de disciplinas optativas e um mínimo de 480 horas de disciplinas eletivas para integralização do Curso. Na ênfase em História, teoria e crítica são 210h de optativas.
QUADRO DE DISCIPLINAS COM CARGA HORÁRIA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
As práticas pedagógicas são realizadas no núcleo básico, distribuídas nas seguintes disciplinas listadas abaixo. Justifica-se que a adoção das práticas pedagógicas no bacharelado deve-se ao fato de que este futuro profissional também poderá desenvolver atividades educativas, quer seja em instâncias de educação não-formal, como no ensino superior, conforme o Parecer CNE/CES nº 280/2007).
Descrição geral das atividades complementares: As atividades complementares constam no PPC, no entanto, são normatizados pela Coordenação do Curso de Artes Visuais, no que couber, quanto à metodologia de execução, validação, avaliação e registro.
Organização geral do Trabalho de Conclusão de Curso - As normas do TCC constam no PPC em anexo, mas são normatizados e adequados pela Coordenação do Curso de Artes Visuais, no que couber, quanto à metodologia de execução, validação, avaliação e registro.
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Oferta
Funcionamento do curso: O curso deve ser ofertado no turno diurno, preferencialmente à tarde, com um regime acadêmico disciplinar, ou seja, um regime de matricula por disciplinas.
Número de ingressantes por ano: 25 vagas
Plano de implantação do Curso: A vigência da presente proposta é o início do ano letivo de 2014.
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Procedimentos gerais de avaliação periódica do PPC e da qualidade da aprendizagem
A avaliação interna (auto-avaliação) do Curso de Artes Visuais, assim como os processos avaliativos dos demais cursos da FURG são componentes importantes no conjunto de procedimentos regulamentados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Com o intuito de proceder ao processo avaliativo do Curso de Artes Visuais, ao final de cada período letivo, será realizado um seminário para Discussão do Projeto Pedagógico do Curso, para que docentes e discentes, em tempo e espaço de discussão conjunta, avaliem o currículo que está se concretizando ao longo daformação, problematizando as estruturas dos cursos, as metodologias utilizadas, as condições de ensino e aprendizagem, numa relação dialógica, participativa, aberta e construtiva. Este seminário fomentará o debate sobre o processo formativo que está sendo desenvolvido, buscando-se analisar a coerência existente entre as metodologias utilizadas para o desenvolvimento do currículo, o perfil do egresso e os objetivos do curso.
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[1] O PPC do Curso de Bacharelado foi constituído em setembro de 2011 e é de autoria dos professores José Antonio Flores, Ana Zeferina Maio, Rita Patta Rache e Roseli da Silva Nery.
[2]As disciplinas eletivas serão escolhidas pelos alunos sendo obrigatória a aprovação de no mínimo 480 horas. As eletivas estão discriminadas no quadro abaixo de número 1.4.3.2.