Nº 062 - Dispõe sobre a criação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 062/2013

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 14 DE JUNHO DE 2013

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão tomada em reunião do dia 14 de junho de 2013, Ata 048, em conformidade ao constante no processo nº 23116.000779/2013-94,

 

 

                                                

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.1º        Aprovar a criação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (MNPEF - FURG)

 

 

a) Criar e incluir no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da FURG as seguintes disciplinas:

 

Termodinâmica e Mecânica Estatística

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Fundamentos de termodinâmica. As leis da termodinâmica. Máquinas térmicas. Entropia. Espaço de fases. Ensembles microcanônico, canônico e grande-canônico. Equilíbrio termodinâmico. Gases ideais. A terceira lei da termodinâmica e a mecânica quântica. Calor específico. O sólido de Einstein.

 

Eletromagnetismo

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Leis do eletromagnetismo. Campo elétrico e campo magnético. Força de Lorentz. Equações de Maxwell.  A luz como solução das equações de Maxwell. Eletromagnetismo e relatividade restrita.

 

Mecânica Quântica

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Fundamentos conceituais e formais da Mecânica Quântica. Princípio da superposição. Estados e observáveis. Medição.  Sistemas com variáveis bivalentes. Emaranhamento, decoerência e informação quântica. Aplicações.

 

Física Contemporânea

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Modelos atômicos de Dalton ao modelo atual; spin e ligações atômico-moleculares, princípio de complementaridade; princípio de incerteza; princípio de exclusão; vibração e rotação molecular; estatística de Fermi-Dirac e Bose-Einstein: superfluidez, supercondutividade, condensado de Bose-Einstein, laser. Noções de física nuclear: decaimento radioativo, modelos nucleares e aplicações.

 

Marcos no desenvolvimento da Física

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.

 

Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Noções básicas de teorias de aprendizagem e ensino como sistema de referência para análise de questões relativas ao ensino da Física nos níveis médio e fundamental. Primeiras teorias behavioristas (Watson, Guthrie e Thorndike). O behaviorismo de Skinner. O neo-behaviorismo de Gagné. O cognitivismo de Piaget, Bruner, Vigotsky, Ausubel e Kelly. O humanismo de Rogers e Novak. A teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud. As pedagogias de Freire.

 

Estágio Supervisionado

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Trata-se, na prática, de um acompanhamento do processo de implementação de estratégia didática que deve gerar o produto educacional do MNPEF.

Esse acompanhamento deverá conter observações feitas pelo orientador durante uma ou mais etapas da referida implementação.

 

Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: optativa

Lotação: IMEF

Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica.  Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas.  Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software.  Avaliação: Perspectivas e diretrizes.

 

Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental

 Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: optativa

Lotação: IMEF

Ementa: Modelagem e simulação computacionais de eventos físicos. Aquisição e análise de dados em experimentos didáticos. Disponibilização e uso de materiais didáticos na rede. Estratégias de uso de recursos computacionais no Ensino de Física.  

 

Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: optativa

Lotação: IMEF

Ementa: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente a sala de aulas, termos do processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea.  A construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence). A elaboração de uma unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

 

Física no Ensino Fundamental em uma perspectiva multidisciplinar

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: optativa

Lotação: IMEF

Ementa: Luz como o que pode ser visto. Som como o que pode ser ouvido. Fenômenos elétricos e magnéticos relacionados com a Terra e o ambiente. Átomo como componente dos objetos. Calor em seres vivos e no ambiente; fenômenos térmicos. Transformações de energia. O que é a vida. Ciclos: carbono e hídrico. Compreensão humana do Universo: aspectos básicos de Astronomia e Cosmologia. Novas tecnologias: telecomunicações, biotecnologia, nanotecnologia, microprocessadores.

 

Elaboração de Trabalho de conclusão/Dissertação

Carga Horária: 120h

Créditos: 0

Código: a determinar

Caráter: obrigatória

Lotação: IMEF

Ementa: Elaboração do trabalho final, sob orientação de um professor cadastrado no programa.

 

 

B) requisitos para obtenção do título de Mestre Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande:

 

·                     Tempo máximo de integralização do curso: trinta (30) meses (conforme Artigo 12 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FURG);

 

·                     Obtenção de 32 créditos sendo: vinte e quatro (24) créditos em disciplinas obrigatórias e oito (8) créditos em disciplinas optativas;

 

·                     Trabalho de Conclusão de Curso/Dissertação, orientado por docente vinculado ao Programa, obrigatoriamente envolvendo aplicações à sala de aula.