Nº 055

 

RELATÓRIO DO PROGRAMA ACOLHIDA CIDADÃ/SOLIDÁRIA FURG 2012

 

A acolhida ao estudante ingressante é uma importante etapa do processo de integração à vida universitária. Frente às crescentes expressões de violência nos chamados “trotes”, a FURG vem buscando elaborar e executar metodologias institucionais de trabalho com foco no combate a ações que não condizem com o ambiente acadêmico.

Desde 2004, a FURG proíbe o chamado “trote”, no intuito de desestimular as práticas violentas e abusivas, que tanto envergonham nossa comunidade. Vivemos um tempo que carece profundamente de solidariedade, compreensão e criatividade. Neste cenário, a figura do estudante universitário não pode mais ser identificada em atos imprudentes, e sim na figura de um cidadão, comprometido com a educação e com a vida.

            Em dezembro de 2010, a FURG aprovou a Deliberação nº 164/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA, a qual institui e orienta a execução do Programa de Acolhida Cidadã/Solidária - PACS. De forma corajosa e pioneira, nossa Universidade definiu o que entende por trote violento e preparou-se para não apenas proibir, mas promover e organizar, a Semana de Acolhida. Essa proposta, coordenada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em conjunto com as Unidades Acadêmicas da FURG visa à realização de ações criativas, solidárias e respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, dentro e fora do ambiente universitário.

 

Ações Preliminares da PRAE

            A PRAE, ciente de sua responsabilidade na articulação e divulgação do PACS, realizou as seguintes ações:

§    Encaminhou, anteriormente ao encerramento do segundo semestre letivo de 2011, correspondências às unidades acadêmicas orientando sobre o programa e solicitando por escrito a programação preliminar da acolhida;

§    Agendou e realizou reuniões com todas as Unidades Acadêmicas– com a presença dos respectivos Diretores, Coordenadores de Cursos, grupos PET e representação estudantil – em novembro e dezembro de 2011, reforçando as orientações sobre o PACS e estimulando a participação das Unidades Acadêmicas nas ações de acolhida;

§    Nesses encontros foi detalhado o PACS, com destaque à responsabilidade das Unidades Acadêmicas no cumprimento da deliberação nº 164/2010, elaboração e execução das ações da Semana de Acolhida, sendo responsabilidade da PRAE a divulgação das atividades e o apoio à execução das ações propostas, além de realizar contato com instâncias responsáveis pela manutenção da ordem (Brigada Militar, Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Polícia Rodoviária e Guarda Municipal). Durante as reuniões, foi ainda apresentada e discutida a proposta do Edital da Acolhida Cidadã FURG – 2012 – 3ª edição, solicitando contribuições e indicação de representantes das Unidades interessados em colaborar na execução da proposta;

§    Reforçou, durante os encontros e por e-mail, a importância do envio prévio da programação, para que a PRAE pudesse sistematizar e divulgar as atividades propiciando o apoio necessário;

§    Colocou-se à disposição para o trabalho conjunto de preparação e fomento das ações previstas para a Semana de Acolhida em parceria com as Unidades Acadêmicas, e buscou, junto a cada uma delas, informações referentes às suas respectivas programações para a Semana de Acolhida de 2012;

§    Elaborou e publicou o cronograma, divulgando a programação da Semana de Acolhida da FURG – 2012 na página, na central de informações do Centro de Convivência do Campus Carreiros e envio por e-mail para todas as Unidades Acadêmicas;

§    Realizou campanha contra o trote violento, por meio de vinhetas educativas, em parceria com a FURG TV e FURG FM e colocou nos campi cartazes, faixas, banners e outdoors de boas vindas e de alerta sobre a proibição do trote;

§    Realizou visitas às salas de aula de alunos ingressantes de todos os cursos, orientando sobre o PACS e estimulando a participação nas atividades de acolhida propostas pelos cursos;

§    Publicou na íntegra a Deliberação nº 164/2010 do COEPEA no Guia Acadêmico FURG 2012, o qual foi entregue, pessoalmente, pela equipe do Núcleo de Assistência Estudantil – NAE, a todos os estudantes ingressantes durante o primeiro mês de aulas. Os calouros foram estimulados a lerem com atenção o conteúdo da citada Deliberação;

§    Promoveu o Seminário de Encerramento e Destaques da Acolhida Cidadã 2012;

§    Criou central de informações, com entrega dos Guias Acadêmicos aos estudantes veteranos, no Centro de Convivência durante os dois primeiros meses de aulas.

 

Realização da Semana de Acolhida de 2012: atividades realizadas de acordo com as propostas e relatórios enviados.

            As Unidades Acadêmicas, por meio dos Diretores, Coordenadores dos Cursos e/ou dos Coordenadores dos Programas de Educação Tutorial – PETs, Diretórios e Centros Acadêmicos, encaminharam previamente à PRAE suas programações para a Semana de Acolhida que ocorreu no período de 27/02/2012 a 09/03/12, e após os relatórios de execução, conforme informações a seguir.

 

A Faculdade de Direito – FADIR realizou recepção aos calouros com Diretor do Instituto e Coordenador do Curso. Além disso, realizou, através de proposição do Diretório Acadêmico Ruy Barbosa, o “Ato Público Acolhendo Ideias – Lutas pelo Direito”, no Largo Dr. Pio, quando os estudantes puderam expressar suas idéias e críticas sobre temas do cotidiano jurídico e da sociedade como um todo. Além disto, ofereceu à comunidade acadêmica a palestra “Contratos de Locação Residencial – Direitos e Obrigações de Locador e Inquilino”.

 

            A Escola de Enfermagem – EEnf, realizou aula inaugural com a Diretora da Escola e Coordenadora do Curso. Através do Projeto Interséries, trabalhou com grupos a percepção das facilidades e dificuldades do processo ensino aprendizagem, passando por todas as séries. Foi realizado sorteio de materiais didáticos e atividades de integração com o Grupo PET Enfermagem.

 

DSC05279DSC05357

 

A Escola de Engenharia – EE realizou apresentação da Direção, Coordenadores dos Cursos, professores, projetos e Grupos PET de Engenharia Civil e Mecânica. Foi realizada gincana, com arrecadação de donativos e campanha de doação de sangue, atividades de integração, visita aos laboratórios da EE no Campus Carreiros e apresentações artísticas. Além disso, foi realizado torneio de futebol e vôlei, finalizado com churrasco de confraternização.

DSCF3646DSCF3522

DSCF3679DSCF3545

 

O Centro de Ciências Computacionais – C3 realizou recepção aos calouros pela Direção, Coordenadores de Curso, representantes do PET C3 e Diretórios Acadêmicos. Em parceria com o Grupo de Educação Tutorial PET C3, desenvolveu Gincana Consciente, a qual contemplou as atividades de arrecadação de donativos, plantio de árvores no Campus Carreiros, mutirão de limpeza da Praia do Cassino, palestra sobre reciclagem, familiarização com unidades, laboratórios e professores e passeio com cães abrigados no biotério da FU, dentro do projeto Bicharada. Além disso, é realizado anualmente o JIC3 – Jogos de Integração do C3, com competições de futebol 7, vôlei, pebolim, ping-pong e sinuca, atividade encerrada com premiação dos vencedores e churrasco de confraternização.

 

O Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – ICEAC formou equipe composta por professores, técnicos e alunos, dos três cursos do ICEAC, para planejar e desenvolver as atividades. Realizaram atividade de aproximação com os calouros de 2012 no momento da matrícula, com entrega de folder informativo sobre o ICEAC e a FURG, e estande para recepção dos calouros no início das aulas. Realizou também caminhada de reconhecimento do Campus Carreiros/FURG – “Trilha Solidária” e palestra sobre os serviços disponíveis pelas bibliotecas da FURG e a “Gincana Doe Amor ICEAC”, com arrecadação de leite e fraldas descartáveis, doado à Creche Doe Amor.

SAM_9968 

 

 

 

 

 
  SAM_9953,SAM_9955

 

 

 

 

 

 


Caixa de texto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI realizou apresentação da Direção, Coordenadores de Curso, Diretórios Acadêmicos e professores aos ingressantes de cada Curso do Instituto. Foram realizadas também palestras informativas específicas para os cursos do Instituto, bem como atividades de integração.

Dentro do ICHI, o Curso de Psicologia realizou apresentação dos professores do curso e do Centro Acadêmico de Psicologia, além de gincana para integração e contato com locais mais utilizados dentro do campus, também arrecadando donativos (entregues à Casa do Menor de Rio Grande e à Sociedade Rio-grandina de Auxílio aos Necessitados – SORAN) e realizando campanha de doação de sangue (Santa Casa do Rio Grande). Além disso, o PET Psicologia realizou atividade de teatro de personalidades da Psicologia, finalizando as atividades com churrasco de integração.

Churrasco de IntegraçãoAgasalhos arrecadados 

Calouros e Centro AcadêmicoTeatro Personalidades da Psicologia 04

 

Ainda dentro do ICHI, o Curso de Arquivologia realizou apresentação da Direção, Coordenador do Curso e professores, e palestra sobre a profissão de Arquivologista. Também foi feita visita ao Arquivo Geral da FURG e NUME, e foram oferecidas oficinas de iniciação à utilização da Plataforma Moodle. Além disto, foi realizada confraternização e integração dos estudantes com churrasco e apresentação musical, e arrecadação de leite, o qual foi doado à AAPECAN.

           

Também vinculado ao ICHI, o Curso de Turismo Binacional – Campus Santa Vitória do Palmar – realizou recepção aos calouros com participação da Bateria da Escola de Samba Mirim Barracão, entidade que recebeu donativos arrecadados pelos estudantes durante a Semana de Acolhida, em iniciativa do Diretório Acadêmico. Foi feita apresentação da Coordenação do Curso, professores e projetos desenvolvidos, estrutura do campus e laboratórios. Foram realizadas também palestras com profissionais da área, exposições artísticas e culturais – música, teatro, culinária, artesanato e patrimônio paleontológico – e o II Mutirão do Turismo na Praia do Hermenegildo, com participação da ONG Instituto Litoral Sul. Além disso, foram realizadas atividades esportivas de integração, banho na Lagoa Mangueira, piquenique de confraternização e o início do projeto Brechó Itinerante, o qual visa arrecadar fundos para a construção de um espaço de lazer em área vulnerável do município.

    

 

A Escola de Química e Alimentos – EQA realizou recepção aos calouros no período das matrículas, com distribuição de folder informativo sobre os Cursos da EQA e sobre a cidade de Rio Grande. Também foram fornecidos, em parceria com a operadora “OI”, distribuição gratuita de chips para telefone móvel. Na primeira semana de aulas, foi realizada abertura oficial com apresentação da Direção e Pró-Reitorias, Coordenadores de Curso, Grupos de Educação Tutorial e Diretórios Acadêmicos. Também ocorreram as palestras “Mobilidade Acadêmica”, “Programa Ciências sem Fronteiras” e “CRQ”. Além destas atividades, foram realizados passeios ciclístico e turístico, visitas aos laboratórios e outras atividades culturais e de integração, tais como a Gincana da EQA e torneio esportivo.

 

O Curso de Engenharia Agroindustrial – Santo Antônio da Patrulha, através do Grupo de Educação Tutorial PET Conexões de Saberes, realizou apoio aos calouros no período das matrículas. No início das aulas, foram realizadas atividades de apresentação da Coordenação dos Cursos, professores, projetos desenvolvidos, atividades do PET, palestras sobre atualidades da área, visitas às instalações do campus, oficinas de pesquisa, encontro com Diretório Acadêmico. Também foi realizado city tour pelo centro histórico da cidade, além de diversas atividades voltadas à integração dos estudantes como, por exemplo, a customização de camisetas com mensagens de boas-vindas aos calouros de 2012. Foi realizado torneio esportivo e a Gincana dos Calouros, com arrecadação de donativos e provas referentes à temática dos 260 Anos do Povoamento Açoriano no RS. As ações de Acolhida culminaram em um desfile temático, que contou com 700 figurantes em 15 alas, além da participação de representantes da FURGF, da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha, grupos representativos do povoamento açoriano, entre outros.

GRUPO PET FURG SAPapresentação professores e PET FURG SAP 2 

City tour 5 Dinâmica de Grupo Calouros 2

bandeiras faixa pet 5

Diretorio Academico legado religioso açoriano

O Instituto de Oceanologia – IO realizou recepção aos estudantes com Direção do Instituto e Coordenação dos Cursos.

Dentro do IO, o Curso de Oceanologia realizou palestra com o Coordenador do Curso, visitas a laboratórios, ao Museu Oceanográfico, à EMA e ao Taim, bem como Gincana de Integração. Através da Ecoservice – Empresa Junior de Consultoria Ambiental e Oceanológica foi feita a apresentação de projetos na área de reciclagem de resíduos, com palestras sobre aspectos da pesca em Rio Grande, e sobre Oceanografia Química e a questão dos esgotos na cidade. Ao final da programação, foi realizado mutirão de coleta de lixo na Praia do Cassino.

 

            Ainda no IO, o Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental realizou passeio turístico na cidade de Rio Grande, e atividades culturais no Campus de São Lourenço do Sul. 

 

A Faculdade de Medicina – FAMED realizou apresentação do Curso com Direção da Escola, Professores, Coordenação da Pós-Graduação e Direção do HU. Foram oferecidas as palestras “Uma breve história da cidade do Rio Grande”, “O Sistema de Saúde no Brasil”, “Médico: um tomador de decisões”, “Saúde Mental do Estudante de Medicina”, “Bioética e Estudantes de Medicina” e “Drogadição”. Houve ainda apresentação das Organizações Discentes – Liga de Educação em Saúde, recrutas da Alegria, Liga do Trauma, AAAMAT, ações de Acolhida Cidadã promovidas pela ATM/2016, ações de Prevenção ao Câncer de Pele promovidas pelo Grupo de Estudos e Estratégias de Promoção e Educação em Saúde e Grupo DeMolay. O DAFB realizou roda de conversa e passeio turístico pela cidade de Rio Grande.

 

O Instituto de Educação – IE realizou a “Calourada do IE”, com apresentação dos Cursos pela Direção, Coordenadores de Cursos e Professores, além de diversas atividades de integração, “chouripão” e “Carnavalzinho do IE”.

 

            Do Instituto de Letras e Artes – ILA, o Curso de Letras realizou o Movimenta Letras, através de momentos de diálogo e integração com participação da Direção do Instituto, Coordenações dos Cursos, Professores, Diretórios Acadêmicos e DCE, Coordenação e Professores da Espacialização em Linguística e Programa de Pós-Graduação em Licenciatura. Foi oferecida palestra “Educação e o Valor do Professor”. O Cursos de Artes Visuais realizou encontro com receptores (aluno veterano responsável por um calouro), e apresentação do Curso, Projetos e Pontos de Cultura. Foram oferecidas atividades tais como Ateliê Aberto, Mostra da Vídeos LAPPI e Happy-hour com integração cultural.

 

            O Instituto de Ciências Biológicas – ICB realizou Aula Inaugural com Diretor, Coordenadores dos Cursos, Professores e representantes da PROGRAD e PRAE. O Curso de Tecnologia em Toxicologia Ambiental  realizou apresentação do Curso pela Coordenação e DATox, além de apresentação dos Laboratórios e dependências do ICB. Foi realizada campanha de recolhimento de pilhas e baterias usadas e arrecadação de donativos para animais do Projeto Bicharada da FURG, e entrega de donativos ao Biotério e descarte adequado das pilhas recolhidas. Houve uma roda de conversa sobre “O que é Toxicologia Ambiental?” e apresentação de atividades realizadas por alunos dos Curso, Coordenadores e DATox.

O Curso de Ciências Biológicas fez a apresentação dos Labotarórios e passeio pelo campus Carreiros, atividade de integração com o CABio, visita ao Museu Oceanográfico e limpeza das dunas da Praia do Cassino. Além disso, foi oferecida a palestra “Importância e oportunidades para Licenciados em Ciências Biológicas”, bem como a apresentação de pesquisas realizadas no ICB e oportunidades para os alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

 

            O Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF realizou Apresentação do Curso com Direção do Instituto, Coordenação dos Cursos e Professores. Além disso, houve diversas atividades culturais e recreativas, tais como os Jogos do IMEF e confraternização. Também foi realizado o Curso Pré-Cálculo neste período.

            Vinculado ao IMEF, o Grupo de Educação Tutorial PET Conexões de Saberes Estatísticos realizou o II Superpiquenique de Acolhida, com distribuição de cachorro-quente, pipoca e refrigerante. Além disso, foi feita distribuição de material informativo pelo GAPA, brindes, e apresentação musical.

 

            O Projeto Rugby FURG realizou visitas às salas de aulas dos calouros, dando boas-vindas e convidando para oficina referente ao esporte. No evento, foram realizadas conversas, apresentações e treino de habilidades básicas do esporte.

 

            A Pastoral do Migrante realizou a atividade “Chimarrão e Partilha”, com fornecimento de erva-mate e água-quente aos participantes.

 

O Núcleo Artístico Cultural - NAC coordenou atividades culturais apresentadas no palco do Centro de Convivência durante a Semana de Acolhida da FURG.

 

Seminário de Encerramento Acolhida Cidadã FURG 2012 – 3ª edição

O Seminário de Encerramento Acolhida Cidadã FURG 2012 – 3ª Edição, proposto pela PRAE, objetivou trazer ao debate da comunidade universitária as ações desenvolvidas na Semana de Acolhida de 2012, no sentido de estimular, reconhecer e valorizar as iniciativas de acolhimento aos novos acadêmicos da FURG, realizadas através de ações solidárias, afetuosas, respeitosas à dignidade e à boa convivência nos espaços sociais, incentivando práticas de cidadania e responsabilidade social e preocupação com as questões ambientais.

Nesta edição, participaram as entidades acadêmicas (Centro Acadêmico, Diretório Acadêmico, Grupos PET) e/ou grupos de alunos matriculados em qualquer fase do curso de graduação, em conjunto com sua respectiva Unidade Acadêmica e/ou Coordenação de Curso, que propusessem o desenvolvimento de um projeto de acolhida solidária para recepcionar os alunos ingressantes na FURG.

No dia 25 de abril foi realizado o Seminário de Encerramento da Acolhida Cidadã FURG 2012, com a recepção dos Recrutas da Alegria do Curso de Medicina. Após uma breve mensagem da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Darlene Torrada, foi realizado o debate sobre as ações de acolhida deste ano com representantes das diversas atividades desenvolvidas, e ainda de representantes de algumas das instituições beneficiadas, os quais relataram suas experiências e partilharam o significado das mesmas, sob a coordenação do convidado Prof. Vilmar Alves Pereira, Tutor do Grupo de Educação Tutorial PET Conexões de Saberes Populares.

 Representantes das equipes e também alunos dos Campi de Santo Antonio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar  estiveram presentes no seminário com o incentivo da PRAE que providenciou transporte e alimentação a todos que tivessem interesse em participar do evento.

O público presente foi constituído por mais de cem alunos, equipe da PRAE e professores. Destacam-se as presenças da Pró-Reitora de Graduação Profª Cleusa Dias, Pró- Reitora de Extensão e Cultura Profª Rita Rache, Diretor da DIEX Msc. André Lemes, Diretora do IE Profª Silvana M. Bellé Zasso, Coordenadora do Curso de Pedagogia Profª Maria Renata Alonso Mota, Coordenador do PET C3 Prof.Vinicius M. Oliveira, Coordenador do PET Conexões de saberes de SAP Prof. Antonio Valente, Diretor da FADIR Prof. Carlos André Huning Birnfeld, Diretora do CAIC Pedagoga Msc. Debora Amaral, Técn.Adm da PROEXC Everli Martins, Profª Marilene Zimmer do ICHI, Profª Mauren Porciuncula Moreira do IMEF, Tec. Adm. Domingos Savio Zabot Dias, responsável pelo CIDEC e Tec.Adm Fernanda Gai do ICEAC

Após a apresentação dos grupos, ao final do debate, o Professor Vilmar realizou uma síntese das diversas iniciativas evidenciando a importância da participação de todas as áreas do conhecimento, trabalhando com o mesmo propósito que é o de legitimar a capacidade dos seres humanos em serem solidários, cooperativos e críticos a partir de seus conhecimentos e saberes sociais. Destacou que independente dos resultados finais deste trabalho, sejam o repasse de doações à comunidade, o cuidado com o meio ambiente, ou acolhimento dos calouros mostrando a rotina da Universidade, o resultado final foi um só, a humanização da Universidade aos olhos e sentidos da sociedade, e a responsabilidade social de seus acadêmicos. Por este motivo todos os projetos participantes foram destacados como forma de reconhecimento. Foram sorteados dois notebooks, viagens técnicas, livros, kit com jogos didáticos para as equipes que apresentaram relatórios de participação e de pendrive e livros para os participantes do seminário.

Ao final do seminário foi realizada uma atividade cultural através de um show no palco CIDEC Sul com o grupo musical Estado das Coisas, cujo ingresso foi um quilo de alimento.

 

Considerações e Encaminhamentos

Ao finalizar esse relatório faz-se necessário destacar o perceptível envolvimento e esforço das Unidades Acadêmicas assessoradas pela PRAE em acolher os estudantes ingressantes na nossa Universidade de forma educativa e solidária, atendendo a Deliberação nº 164/2010 do COEPEA. Houve importante participação dos estudantes na procura por informações sobre os procedimentos corretos para acolhimento dos calouros.

A iniciativa da PRAE em buscar os Diretores de Unidades Acadêmicas e Coordenadores de Curso desde o final de 2011 colaborou para que as ações fossem mais integradas devido ao maior esclarecimento dos estudantes e da comunidade acadêmica. Durante o período de acolhida, a PRAE manteve equipes de trabalho durante os três turnos no Centro de Convivência recebendo os ingressantes, dirimindo dúvidas acerca das ações da PRAE bem como distribuindo aos demais alunos o guia acadêmico ressaltando a importância do cumprimento do PACS.

Outro ponto relevante durante a acolhida deste ano foi a ausência do registro de intercorrências. No início do próximo semestre, a PRAE organizará exposição com registros fotográficos feitos pelos alunos que participaram de acolhimento solidário ao ingressante da FURG. Visitas às salas de aula dos ingressantes e às Unidades Acadêmicas e coordenadores serão agendadas visando o planejamento da acolhida de 2013.

 

 

 

 

Assistente Social Darlene Torrada Pereira

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis