SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 016/2012
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 10 DE FEVEREIRO DE 2012
Dispõe sobre a criação do Curso de Licenciatura em Ciências - modalidade a distância.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de fevereiro de 2012, Ata 035, em conformidade ao constante no processo nº 23116.005028/2011-01,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do Curso de Licenciatura em Ciências modalidade a distância do Instituto de Matemática, Estatística e Física, conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
Curso de licenciatura em Ciências modalidade a distância do Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF
- Caracterização do curso e Regiões de Abrangência
Caracterização do Curso
Regime Acadêmico |
Matrícula por Disciplina - semestral |
Turno de Funcionamento |
De acordo com as necessidades dos alunos |
N° de Vagas/Ano |
30 vagas em cada um dos 5 Polos, totalizando 150 acadêmicos |
N° de Turmas |
1 em cada Polo, totalizando 5 turmas |
Titulação Proposta |
Licenciado em Ciências para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental |
Regiões de abrangência e número de vagas por polos
MUNICÍPIOS |
POLOS |
NÚMERO DE VAGAS |
Santa Vitória do Palmar, Chuí |
Santa Vitória do Palmar |
30 |
São José do Norte, Rio Grande |
São José do Norte |
30 |
São Lourenço do Sul, Turuçu |
São Lourenço do Sul |
30 |
Santo Antônio da Patrulha. Caraá, Glorinha |
Santo Antônio da Patrulha |
30 |
Mostardas, Capivari, Tavares |
Mostardas |
30 |
- Objetivos do curso:
Objetivo geral
Formar professores de Ciências para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental com vistas ao ensino integrado e contextualizado, aptos a fazer a gestão dos processos formativos assumindo a escola como um campo profissional específico, sendo capazes de problematizar em coletivo a prática pedagógica.
Objetivos específicos
· Instituir uma proposta de formação de professores que intensifique a constituição da identidade profissional do formador de professores.
· Formar professores para atuação no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de atender a demanda reprimida por formação nos polos parceiros do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense.
· Formar professores para a gestão de processos formativos e desenvolvimento de estratégias pedagógicas com vistas à formação de sujeitos capazes de tomar decisões e produzir soluções para questões inerentes a sua realidade.
· Construir coletivamente e com os próprios estudantes um projeto de formação de professores referência para políticas da educação em Ciências a Distância.
· Implementar ações pedagógicas que levem a constituição da identidade profissional do formador de professores para atuar nesse nível e modalidade de ensino.
- Princípios metodológicos
O Curso problematiza os conceitos e fundamentos de Ciências e tem como foco os conteúdos expressos no currículo do Ensino Fundamental, no funcionamento do cotidiano da escola (trabalho na escola), no compromisso com o ecossistema do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense e na articulação da Universidade e Escola (formação de professores em parceria com a Universidade).
Considerando a especificidade que deve caracterizar um processo de formação, a organização curricular do Curso, ora proposto, orienta-se pelos seguintes princípios:
· Abordagem epistemológica numa perspectiva de construção sócio-histórica, considerando as concepções dos acadêmicos sobre o que é ser professor contribuindo para uma postura crítica e para a superação da fragmentação levando em conta as relações e as influências entre os diferentes campos do saber.
· Compreensão de que conteúdos conceituais são construção humana historicamente situada, cujas verdades não são absolutas e nem socialmente hierárquicas.
· Ação pedagógica entendida como processo coletivo e participativo de construção e reconstrução do conhecimento educacional, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e da criticidade como capacidades pessoais.
· Formação do professor pesquisador da sua própria prática docente, tendo a pesquisa-educativa como articuladora da reflexão da prática em sala de aula a partir da interação dos acadêmicos desde o início do curso no ambiente escolar.
· Compreensão e problematização das desigualdades sociais considerando a diversidade cultural constituinte da sociedade brasileira que são constitutivas de diferentes visões de mundo.
· Valorização da escrita como ferramenta de registro e reflexão da prática pedagógica.
· Promoção da integração e ação compartilhada entre o centro formador e a ação compartilhada ao sistema de educação básica.
· Indissociabilidade entre conteúdo específico e formação pedagógica.
A fim de atender esses princípios na modalidade de ensino a distância mediatizados pelas diversas mídias das tecnologias da informação e comunicação propõe-se o trabalho a partir de Unidades de Aprendizagens, Projetos de Aprendizagens e Situações-Problemas.
4. Duração e carga horária do curso
O Curso de Graduação de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância será desenvolvido num total de 2910 (duas mil novecentas e dez) horas, a serem integralizadas em 8 semestres letivos. No total das horas estão compreendidas 1800 (mil e oitocentas) horas de Conteúdos Curriculares de natureza científico-cultural, 420 horas de Prática como Componente Curricular, 480 horas dedicadas ao Estágio Curricular Supervisionado, 210 horas de outras de atividades acadêmico-científico-culturais dando garantia de atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, e de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos acadêmicos. Desta maneira o Curso atende aos mínimos exigidos por lei conforme se pode verificar na tabela abaixo:
Distribuição da carga horária do curso
Disciplinas |
Carga Horária Mínima e Obrigatória |
Número de Créditos* |
Conteúdos curriculares de natureza científico-cultural |
1800 h |
120 |
Prática como componente curricular |
420 h |
28 |
Estágio curricular supervisionado |
480 h |
32 |
Outras formas de atividades acadêmica-científico-culturais |
210 h |
14 |
TOTAL |
2910 h |
194 |
*Cada 15 horas equivale a 1 crédito.
- Tempo de Integralização do curso
O ingresso ao curso se dará de acordo com o Regimento da FURG, em período a ser publicado através de edital, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. O curso está previsto para oferta única com duração de 8 semestres, assim o aluno que não obtiver aprovação em qualquer disciplina estará automaticamente desligado do curso.
6. Organização Curricular
6.1. Estrutura e Funcionamento do Curso
O curso tem como foco a escola como ela é, e o estudo crítico dos livros didáticos. É constituído por 2910 horas distribuídas em diferentes disciplinas de conteúdos curriculares de natureza científicocultural; de práticas vivenciadas ao longo do curso como componente curricular por conta das disciplinas Cotidiano Escolar I até Cotidiano Escolar VIII; Estágio Curricular Supervisionado; e atividades acadêmica-científico-culturais contempladas por diferentes atividades incluindo os Seminários Integradores que serão coordenados pela SEaD/ FURG.
O caminho entre o ponto de partida e o de chegada constitui espaço/tempo da formação mediatizado pelos fóruns, wikis, webconferências e atividades na plataforma digital Moodle, intercalado por momentos presenciais e Seminários Integradores.
O curso está estruturado por meio de Interdisciplinas e Disciplinas. As Interdisciplinas foram organizadas a fim de possibilitar a interdisciplinaridade e a oferta conjunta das disciplinas que a compõe, ou seja, o planejamento das mesmas será conjunto e o espaço na plataforma também será compartido. Além disso, elas possuem objetivo comum.
Ao longo do curso serão realizados encontros presencias no início e final de cada interdisciplina ou disciplina oferecidos e Seminários Integradores como atividades presenciais que objetivam a socialização e discussão das produções dos acadêmicos.
6.2. Plano de implementação das disciplinas
O Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências na modalidade a distância tem o seguinte Plano de Implementação de suas disciplinas, considerando os períodos a partir dos quais elas serão oferecidas:
Interdisciplinas |
Disciplina |
Unidades |
CH |
|
PRIMEIRO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola I |
Alfabetização Digital |
C3 |
60 |
Docência em Ciências I |
EQA |
60 |
|
Teorias da Aprendizagem |
ICHI |
60 |
|
Fenômenos da Natureza I |
Matéria e Energia |
IMEF |
60 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências I |
IE |
60 |
|
Carga horária total primeiro semestre |
300 |
||
|
SEGUNDO SEMESTRE |
|
|
Cotidianos da Escola II |
Psicologia da Educação |
ICHI |
60 |
Epistemologia das Ciências |
IE |
60 |
|
Fenômenos da Natureza II |
Ciência do Ambiente Natural I |
EQA |
60 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências II |
IE |
60 |
|
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas I |
IMEF |
60 |
|
Carga horária total segundo semestre |
300 |
||
|
TERCEIRO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola III |
Docência em Ciências II |
EQA |
60 |
Políticas Públicas da Educação |
IE |
60 |
|
Fenômenos da Natureza III |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências III |
IE |
60 |
Ciência do Ambiente Natural II |
ICB |
120 |
|
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas II |
IMEF |
60 |
|
Carga horária total terceiro semestre |
360 |
||
|
QUARTO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola IV |
Livro Didático de Ciências |
IE |
60 |
Artefatos Culturais para o Ensino de Ciências |
IE |
60 |
|
Fenômenos da Natureza IV |
Ciências do Corpo Humano |
ICB |
120 |
Tecnologias em Educação em Ciências |
IMEF |
60 |
|
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas III |
IMEF |
60 |
|
Carga horária total quarto semestre |
360 |
||
|
QUINTO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola V |
Docência em Ciências III |
EQA |
60 |
Atividades Experimentais para o Ensino |
IMEF |
60 |
|
Estágio de Ciências I |
IE |
120 |
|
Fenômenos da Natureza V |
Ciências das Sensações |
IMEF |
60 |
Fontes de Energia |
IMEF |
60 |
|
Carga horária total quinto semestre |
360 |
||
|
SEXTO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola VI |
Didática |
IE |
60 |
Estágio de Ciências II |
IE |
120 |
|
Epistemologia e Contemporaneidade |
História e Epistemologia do Ensino de Ciências |
EQA |
60 |
Seminário de Ciências |
IMEF |
60 |
|
Códigos e Linguagens |
Libras |
ILA |
60 |
Produção Textual |
ILA |
60 |
|
Carga horária total sexto semestre |
420 |
||
|
SÉTIMO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola VII |
Didática II |
IE |
60 |
Estágio de Ciências III |
IE |
120 |
|
Trabalho de Conclusão I |
IE |
60 |
|
Filosofia Sociologia no Ensino de Ciências |
Elementos Sociológicos da Educação |
ICHI |
30 |
Elementos Filosóficos da Educação |
IE |
30 |
|
Ciência ,Tecnologia e Sociedade |
EQA |
60 |
|
Carga horária total sétimo semestre |
360 |
||
|
OITAVO SEMESTRE |
|
|
Cotidiano da Escola VIII |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
IMEF |
120 |
Estágio de Ciências IV |
IE |
120 |
|
Carga horária total oitavo semestre |
240 |
||
Atividades acadêmica-científico-culturais |
210 |
||
|
Carga horária total do curso |
|
2910 |
6.3. Caracterização das interdisciplinas e disciplinas
PRIMEIRO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola I
Objetivos: Possibilitar aos discentes a construção de conhecimentos a respeito das tecnologias digitais e da constituição das relações pedagógicas, bem como, fomentar a reflexão sobre seu papel ativo na aprendizagem, elementos esses necessários ao processo de formação acadêmica, considerando as especificidades do Licenciando em Ciências. Compreender as trajetórias de alunos da Licenciatura em Ciências e de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental.
Composição:
Interdisciplina
Fenômenos da Natureza I:
Objetivos: Discutir as relações tecnológicas e a aplicação da ciência como atividade de interação entre os componentes do bioma global. Elaborar e discutir a modelagem e os modelos físicos, químicos e biológicos. Compreender a estrutura da matéria, os diferentes tipos de energia e suas relações. Articular os conhecimentos científicos com diferentes vivências, relacionando-os com situações do cotidiano. Desenvolver competências para pesquisa, produção textual e o uso de recursos virtuais. Analisar livros didáticos de ciências.
Composição:
Matéria e Energia |
Lotação: IMEF Código: a determinar Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 1º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo científico-cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Compreensão dos modelos das teorias científicas da Física, da Química e da Biologia: teoria atômica e molecular, substâncias e suas propriedades, os processos energéticos químicos e bioquímicos, termodinâmica, energia gravitacional e energia eletromagnética. |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências I |
Lotação: IE Código: a determinar Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 1º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo científico-cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Discussão e problematização do currículo da Educação em Ciências. Análise da vivência da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. Relação de conhecimentos científicos com situações cotidianas. Pesquisa na sala de aula. Análise dos recursos virtuais e dos livros didáticos para o ensino de Ciências, com ênfase nos modelos das teorias científicas no que se refere a matéria e a energia. |
SEGUNDO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola II:
Objetivos: Compreender a historicidade da produção de conhecimento científico nas Ciências Naturais, suas relações com a tecnologia e a sociedade e a sua repercussão no conhecimento escolar. Entender os processos pedagógicos fundamentados na Psicologia, a fim de buscar perspectivas científicas relativas ao comportamento dos educandos sistematizando os conhecimentos fundamentais da Psicologia da Educação articulados ao cotidiano escolar e ao processo de ensino e de aprendizagem.
Composição
Psicologia da Educação
|
Lotação: ICHI Código: 09618D Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 2º Semestre Carga Horária Total: 60h (Prática curricular) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Aproximações e relações entre Psicologia e Educação. Contribuição da Psicologia na formação do educador e na prática pedagógica. O processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento humano. Introdução às teorias e aos conceitos do desenvolvimento e da aprendizagem. O processo de escolarização: fatores culturais, emocionais e sociais. Interação entre a escola, a família e a sociedade. Fatores e processos psicológicos envolvidos na aprendizagem. |
Epistemologia das Ciências
|
Lotação: IE Código: a determinar Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 2º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo científico-cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Conceituação de paradigma e paradigmas de Ciências. Estudo dos paradigmas científico-sociais: pré-modernidade; modernidade e pós-modernidade. Compreensão do método científico. Entendimento das Ciências e suas relações com a tecnologia e a sociedade. Relação da produção do conhecimento científico com o conhecimento escolar. |
Interdisciplina
Fenômenos da Natureza II
Objetivos: Compreender os processos de formação do planeta Terra e dos ambientes aquáticos; compreender o conceito de ecossistema; compreender a dinâmica dos ecossistemas aquáticos com ênfase nos ecossistemas regionais; discutir o ser humano como integrante do ambiente e suas relações com os demais seres, numa visão sistêmica; articular os conhecimentos científicos com diferentes vivências, relacionando-os com situações do cotidiano; desenvolver competências para pesquisa, produção textual e o uso de recursos virtuais, analisar livros didáticos de ciências. Articular a linguagem matemática na resolução de problemas relacionados aos fenômenos científicos.
Composição
Ciências do Ambiente Natural I |
Lotação: ICB Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 2º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Caracterização das ciências ambientais. Formação e evolução da biosfera. Gênese dos ambientes aquáticos. Caracterização da biosfera atual e a interação dos compartimentos hidrosfera e atmosfera. Funcionamento do clima e o ciclo da água. Os múltiplos usos da água e sua importância para o homem. Características físicas e químicas da água como habitat natural. A planície costeira e os ambientes aquáticos regionais continentais e marinhos. Princípios de organização e funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Principais comunidades e a biodiversidade regional nos ecossistemas aquáticos. As principais causas e consequências da degradação de ambientes aquáticos. Princípios gerais de gestão, manejo, e conservação de ecossistemas aquáticos. |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências II |
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 2º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Análise da vivência e da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. Planejamento, organização e gestão das aulas de Ciências. Relação de conhecimentos científicos com diferentes situações cotidianas. Pesquisa na sala de aula. Análise dos recursos virtuais e dos livros didáticos para o ensino de Ciências com ênfase nos ambientes aquáticos. |
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas I |
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 2º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Resolução de problemas no contexto do ensino de Ciências: teoria dos conjuntos; valor absoluto e relativo; macro e micro grandezas e suas notações científicas; funções, e conceitos que possa emergir da contextualização matemática-ciências. |
TERCEIRO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola III
Objetivos: Analisar as políticas de currículo em desenvolvimento na escola. Compreender a escola como instituição pública: sua história, seu funcionamento, o projeto pedagógico, as diretrizes curriculares municipais, estaduais e nacionais. Reconhecer a comunidade: histórias de comunidade. Reconhecer o ambiente no entorno da escola.
Composição
Interdisciplina
Fenômenos da Natureza III
Objetivos: Compreender a dinâmica dos ecossistemas terrestres. Conhecer a diversidade dos ecossistemas terrestres e as principais áreas de preservação da nossa região. Problematizar a importância das áreas de preservação e das reservas ecológicas. Reconhecer a viabilidade do estudo do meio como estratégia metodológica para o ensino de Ciências. Pesquisar os ecossistemas regionais. Articular os conhecimentos científicos com diferentes vivências, relacionando-os com situações do cotidiano. Desenvolver competências para pesquisa, produção textual e o uso dos recursos virtuais. Analisar os livros didáticos. Articular a linguagem matemática na resolução de problemas relacionados aos fenômenos científicos.
Composição:
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências III
|
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 3º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Vivência e análise da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental. Planejamento, organização e gestão das aulas de Ciências. Relação de conhecimentos científicos com diferentes situações cotidianas. Pesquisa na sala de aula. Análise de recursos virtuais e dos livros didáticos para o ensino de Ciências com ênfase nos ecossistemas terrestres. |
Ciência do Ambiente Natural II
|
Lotação: ICB Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 3º Semestre Carga Horária Total: 120h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Origem da Terra e a origem dos diferentes tipos de solo e seus componentes. Origem das espécies. Ecossistemas terrestres: fatores bióticos e abióticos e suas relações de interdependências. Diversidade de ambientes terrestres e dos seres vivos, relacionando-os com o seu habitat e analisando situações ambientais (ecológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais). |
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas II |
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 3º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Resolução de problemas no contexto do ensino de Ciências: sistemas de medidas, razões e proporções, cálculos e estimativas das grandezas. Cálculo de médias e desvio padrão. Solução gráfica e analítica dos problemas. |
QUARTO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola IV
Objetivos: Discutir o livro didático de Ciências. Problematizar os artefatos culturais e seus significados sociais. Analisar diversos artefatos culturais objetos virtuais de aprendizagem, filmes, charges, músicas, histórias em quadrinhos, entre outras. Problematizar discursos dos artefatos relacionados ao ensino de Ciências e as relações Ciências Tecnologias e Sociedade.
Composição
Livro Didático de Ciências |
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 4º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Análise da política pública - Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Análise da escolha e do uso do livro didático de Ciências no contexto escolar. Desenvolvimento de portfólios reflexivos individuais e coletivos. |
Artefatos Culturais para o ensino de Ciências |
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 4º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Discussão e problematização dos artefatos culturais - filmes, charges, músicas, histórias em quadrinhos, entre outras. Investigação das concepções pedagógicas presentes nesses artefatos. Elaboração de atividades didático-pedagógicas que contemplem os artefatos culturais. |
Interdisciplina
Fenômenos da Natureza IV
Objetivos: Compreender o ser humano como integrante do ambiente e suas relações. Estudar o corpo humano. Elaborar e discutir a modelagem, as simulações e os modelos físicos, químicos e biológicos. Analisar os livros didáticos de Ciências. Articular a linguagem matemática na resolução de problemas relacionados aos fenômenos científicos.
Composição
Ciências do Corpo Humano
|
Lotação: ICB Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 4º Semestre Carga Horária Total: 120h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 8 aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: O ser humano como integrante do ambiente e suas relações com os demais seres. Genética e evolução. Ciências Morfológicas e Ciências Fisiológicas do corpo humano. |
Tecnologias na Educação em Ciências
|
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 4º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Análise e problematização dos objetos virtuais de aprendizagem, das concepções de modelos e modelagens. Estudo das representações e simulações para o ensino de Ciências. |
Linguagem Matemática e Resolução de Problemas III |
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 4º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Resolução de problemas no contexto do ensino de Ciências: geometria espacial; equações algébricas; resolução de sistemas de equações; solução gráfica e analítica dos problemas. |
QUINTO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola V
Objetivos: Vivenciar e analisar situações de prática docente no Ensino de Ciências, a gestão escolar, o regimento escolar. Problematizar e analisar o currículo e o Projeto Pedagógico presentes na escola. Compreender os modos de fazer experimentação no ensino de Ciências ao longo da história. Compreender e propor estrutura e uso do laboratório de ensino. Conhecer modos de apresentar a experimentação na internet. Analisar a atividade experimental no contexto do livro didático.
Composição
Docência em Ciências III |
Lotação: EQA Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 5º Semestre Carga Horária Total: 60h (Prática Curricular) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Problematização e análise do currículo e do projeto pedagógico presentes na organização escolar e suas articulações com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Desenvolvimento de portfólios reflexivos individuais e coletivos. |
Atividades Experimentais para o Ensino |
Lotação: IMEF Código: a determinar Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 5º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Compreensão histórica da experimentação no ensino de Ciências e dos modos de desenvolvimento de atividades experimentais. Problematização das atividades experimentais nos livros didáticos de Ciências. |
Estágio de Ciências I |
Lotação: IE Código: a determinar Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 5º Semestre Carga Horária Total: 120h (Estágio Curricular) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Observação da escola, vivencia e analise de situações docente no Ensino de Ciências. Gestão escolar. Regimento escolar. Função e papel da coordenação pedagógica em escolas da rede pública para prática das atividades e responsabilidades escolares. |
Interdisciplina
Fenômenos da Natureza V
Objetivos: Estudar fontes convencionais e alternativas de energia compreendendo os processos de suas origens, conversões e usos.Compreender o sistema nervoso e os sentidos pelos processos físicos, químicos e biológicos.
Composição:
Ciências das Sensações
|
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 5º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Estudo do sistema nervoso sensorial e os modos de percepções na relação com o ambiente. Estudo dos sentidos pelos processos físicos, químicos e biológicos nos sentidos da visão, da audição, do tato, do olfato e do paladar. |
Fontes de Energia
|
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 5º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Estudo de Fontes alternativas e convencionais de energia, compreendendo os processos de suas origens, conversões e usos. Estudo de fontes como biomassa, solar, térmica, fotovoltaica, eólica e energia nuclear. |
SEXTO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola VI
Objetivos: Compreender como se elabora propostas de planejamento refletindo a respeito das diferentes metodologias de ensino. Vivenciar experiências de processos de ensino e de aprendizagem desenvolvendo planos de ensino de Ciências no espaço escolar.
Composição:
Didática I
|
Lotação: IE Código: 09625D aa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 60h (Prática Curricular) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Estudo dos modos de planejamento da sala de aula. Elaboração de unidades didáticas, unidades de aprendizagem, projetos de ensino, projetos de aprendizagem e situações de estudo. Desenvolvimento de portfólios reflexivos individuais e coletivos. |
Estágio de Ciências II |
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 120h (Estágio Curricular Supervisionado) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Estudo da experimentação escolar no Ensino de Ciências. Planejamento, desenvolvimento e análise de atividades experimentais na escola. Análise de ambientes de experimentação na escola. |
Interdisciplina
Epistemologia e contemporaneidade
Objetivos: Estudar as características do conhecimento científico, seus paradigmas e paradoxos. Compreender o contexto contemporâneo e as contribuições das Ciências na contemporaneidade.
Composição:
História e Epistemologia do Ensino de Ciências
|
Lotação: EQA Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Caracterização do pensamento científico e das especificidades do pensamento físico, biológico e químico. Compreensão dos paradoxos e paradigmas da evolução científica e das influências filosóficas no conhecimento científico. |
Seminário de Ciências |
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Pesquisa de temáticas referentes a: contexto contemporâneo em que se insere a crise energética; meio ambiente e sustentabilidade; máquinas a vapor e a revolução industrial; repercussões sócio-econômicas da escassez de energia; revolução industrial do século XX; situações ambientais geradas pela tecnologia; aplicações da energia nuclear e sua influência no ambiente; contribuições da ciência na contemporaneidade. |
Interdisciplina
Códigos e Linguagem
Objetivos: Compreender os mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico, em especial a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Composição:
LIBRAS I
|
Lotação: ILA Código: 06452D aa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Estudo de conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Sistema linguístico de natureza visual-motora, sua estrutura e gramática. |
Produção Textual
|
Lotação: ILA Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 6º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e produção do texto oral e escrito, do linguístico e do não linguístico, articulados com o ensino de Ciências. |
SÉTIMO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola VII
Objetivos: Possibilitar discussões e reflexões a respeito do planejamento da sala de aula e das situações vivenciadas no âmbito da escola pública. Compreender a organização e o currículo escolar. Desenvolver trabalho científico-acadêmico.
Composição:
Didática II
|
Lotação: IE Código: 09633D aa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 60h (Prática Curricular) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Currículo e cultura. Materiais didáticos e paradidáticos. Planejamento e metodologias de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Avaliação do processo de ensino e da aprendizagem. Avaliação institucional. |
Estágio de Ciências III
|
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 120h (Estágio Curricular Supervisionado) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Análise das políticas públicas sobre o livro didático (PNLD). Pesquisa sobre o uso de livro didático na escola. |
Trabalho de conclusão I
|
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. |
Interdisciplina
Filosofia e Sociologia no Ensino de Ciências
Objetivos: Desenvolver a compreensão e o senso crítico com relação à filosofia e a sociedade, auxiliando na formação de professores. Compreender a teoria sociológica, discutindo as ciências sociais no desenvolvimento da construção do ser social. Problematizar as relações da sociedade com a Ciência e as tecnologias.
Composição
Elementos Sociológicos da Educação
|
Lotação: ICHI Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 2 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 30h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 2aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Compreensão das visões sobre a educação do ponto de vista das teorias sociológicas da educação. Entendimento da sociologia política da educação e da sociologia da educação no Brasil. Compreensão dos desafios da educação ante a cidadania; democracia; participação; trabalho e mercado. Análise da relação entre ideologia e conhecimento, cultura e movimentos sociais. |
Elementos Filosóficos da Educação
|
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 2 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 30h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 2aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Reflexão filosófica acerca do humano, mundo, história, consciência, utopia; formação e realização humanas e suas implicações para a educação. |
Ciência, Tecnologia e Sociedade |
Lotação: EQA Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 4 Localização no QSL: 7º Semestre Carga Horária Total: 60h (Conteúdo Científico e Cultural) Carga Horária Semanal: 4aulas Sistema de Avaliação: I Ementa: Problematização do determinismo da Ciência, da neutralidade na produção científica, do salvacionismo da tecnologia e hierarquia das decisões científico-tecnocráticas. Implicações ambientais decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Biotecnologia. |
OITAVO SEMESTRE
Interdisciplina
Cotidiano da Escola VIII
Objetivos: Compreender modos de fazer pesquisa sobre a sala de aula. Aprofundar e sistematizar uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso e durante o estágio. Produzir um trabalho acadêmico-científico. Realizar atividades na escola.
Composição
Trabalho de Conclusão de Curso II
|
Lotação: IMEF Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 8º Semestre Carga Horária Total: 120h (Conteúdo científico-cultural) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Produção de um trabalho acadêmico-científico. |
Estágio de Ciências IV
|
Lotação: IE Código: a determinaraa Duração: Semestral Caráter: Obrigatória Créditos: 8 Localização no QSL: 8º Semestre Carga Horária Total: 120h (Estágio Curricular Supervisionado) Carga Horária Semanal: 8aulas Sistema de Avaliação: II Ementa: Regência de classe. Reflexão sobre situações de prática docente no Ensino de Ciências. |
7. Avaliação da Aprendizagem
A avaliação do curso seguirá as orientações determinadas nas Deliberações 38/1990 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário, respectivamente. A avaliação de cada disciplina ou interdisciplina é parte integrante dos processos de ensino e aprendizagem e pode variar em função da orientação dos professores destas. O aluno que não obtiver aprovação em qualquer disciplina estará automaticamente desligado do curso, por se tratar de curso de oferta única. Em se tratando de um curso em modalidade de educação a distância e considerando as experiências anteriores, será prevista a Recuperação Terapêutica. A Recuperação Terapêutica será realizada durante o respectivo semestre letivo, após efetivação das avaliações das disciplinas, sem prejuízo da continuidade das interdisciplinas e da integralização do curso, antecedendo a realização dos exames finais. A operacionalização desta Recuperação será orientada pelo Professor Formador/Conteudista, através de diferentes atividades, considerando a proposta de cada disciplina, possibilitando novas avaliações parciais e respectiva alteração das notas (N1 e/ou N2). Após a Recuperação Terapêutica, se necessário, o aluno poderá realizar o Exame Final, em conformidade com a legislação vigente na FURG. O aluno que não atingir a nota mínima regimental para aprovação na disciplina será desligado do curso.
Os alunos realizarão nos polos, avaliações presenciais por semestre, que comporão 60% da nota final de acordo com o disposto no Decreto 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Essas avaliações serão aplicadas pelos professores e tutores da disciplina.
Durante o curso serão desenvolvidas avaliações a distância na forma de trabalhos e exercícios que serão corrigidos pelos professores e tutores, que correspondem a 40%. Além disso, cada aluno realizará outras avaliações durante o curso, que possibilitem refletir sobre o seu próprio desenvolvimento nas disciplinas.
Em se tratando de interdisciplina o estudante deverá obter nota mínima em todas as disciplinas que a compõe, de acordo com o sistema de avaliação estabelecido, para ser aprovado no conjunto de disciplinas que compõe a interdisciplina.
7.1. Trabalho de conclusão de curso
Para o Trabalho de Conclusão do Curso está previsto que os alunos apresentem um trabalho desenvolvido sob a orientação coletiva entre os professores do corpo docente do curso ou professor convidado pela coordenação. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial.
7.2. Estágios
As atividades dos estágios serão realizadas através de encontros presenciais e investigações em contextos escolares/educativos, quando serão desencadeados processos de ensino e pesquisa com vistas a intensificar a compreensão do compromisso profissional do professor de Ciências. A carga horária semanal deverá ser oferecida em um único turno, possibilitando a realização de ações pedagógicas na Universidade e/ou na Escola.
7.3. Atividades acadêmicacientífico-culturais
Visando propiciar vivências em algumas modalidades e experiências, favorecendo assim o aprofundamento teórico-prático em áreas específicas de interesse dos acadêmicos, estas atividades deverão ser realizadas ao longo do curso.
O aproveitamento das horas das atividades deverá ser solicitado pelos acadêmicos ao coordenador do curso. Após o encaminhamento de solicitação de aproveitamento de horas a mesma será apreciada por uma comissão de docentes do Curso.
7.4. Critérios de Aprovação
Será considerado aprovado o aluno que concluir todas as atividades previstas do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo disciplinas, estágios, trabalho de conclusão, além de comprovar o cumprimento das 210 (duzentas e dez) horas de Atividades acadêmica-científico-culturais, completando assim 2910 (duas mil novecentas e dez) horas que constituem a carga horária do presente Curso.
7.5. Processo seletivo e matrícula
O processo seletivo para o ingresso no Curso de Licenciatura em Ciências a distância será realizado de acordo com o Regimento da FURG, em período a ser publicado através de edital, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Administração ou via Plataforma Freire.
8. QSL do Curso
|
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ciências |
|
DURAÇÃO DO CURSO EM HORAS |
|
TEMPO DE DURAÇÃO |
|
EM VIGOR A PARTIR DO |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILITAÇÃO / MODALIDADE |
|
Conteúdos curriculares de natureza científico-cultural....... 1.800 h Prática como componente curricular......................................420 h Outras atividades acadêmica-científico-culturais ................. 210 h Estágio curricular supervisionado...........................................480 h TOTAL.......................................................2.910 h |
|
04 anos |
|
2o SEMESTRE |
|
2012 |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Licenciatura |
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1OSEM 300h 20c |
|
2O SEM 300h 20c |
|
3O SEM 360h 24c |
|
4O SEM 360h 24c |
|
5O SEM 360h..24C |
|
6O SEM 420h 28c |
|
7O SEM 420h 28c |
|
8O SEM 240h 16c |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cotidiano Escolar I80h 12c |
|
Cotidiano Escolar II 120h .. 8c |
|
Cotidiano Escolar III 120h .. 8c |
|
Cotidiano Escolar IV 120h 8c |
|
Cotidiano da Escola V 240 h 16c |
|
Cotidiano da Escola VI 180 h .12c |
|
Cotidiano da Escola VII 240h.........................16c. |
|
Cotidiano da Escola VIII 240 h.................... 16c |
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
AlfaDigi 60h 4c
|
DocCien1 60h 4c |
TAprend 60h..4c |
|
PsicoEduc 60h........4c
|
EpistemiCi 60h........4c |
|
DocCien2 60h.....4c
|
GEducPP 60h...4c |
|
LDCi 60h...4c
|
ACCiM 60h......4c
|
|
DocCien3 60h.....4c |
AtivExpE 60h..4c |
EC1 120h 8c |
|
Did 1 60h 4c |
EC 2 120h ....8c |
|
Did 2 60h.. 4c |
EC 3 120h..8c |
TCC1 60h 4c |
|
TCC 2 120h.8c. |
EC 4 120h 8c |
|
|||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fenômenos da Natureza I 120h ..8c |
|
Fenômenos da Natureza II 180h ..12c |
|
Fenômenos da Natureza III 240h ..16c |
|
Fenômenos da Natureza IV 240h .16c |
|
Fenômenos da Natureza V 120 h .......8c |
|
Epistemologia e Contemporaneidade 120h 8c |
|
Filosofia e Sociologia no Ensino de Ciências 120h............................8c |
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||
FMECI 60h..4c |
MatEnerg 60h.....4c |
|
CAN I 60h...4c
|
FMECII 60h....4c |
LMRPI 60h..4c |
|
CANII 120h. 8c
|
FMEC III 60h. 4c
|
LMRPII 60h..4c |
|
CCH 120h 8c |
TEC 60h.. 4c
|
LMRPIIII 60h4c |
|
CiSens 60h.....4c |
Font.Energ 60h.....4c
|
|
HistEpistem 60h.....4c |
SemCien 60h....4c |
|
ESE 30h 2c |
EF 30h 2c |
CTS 60h 4c |
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Códigos e Linguagens
120h 8c |
|
|
|
|
||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LIBRAS 60h...4c |
Produção Textual 60h 4c |
|
|
|
|
||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||||||||||||||