SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 015/2012
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 10 DE FEVEREIRO DE 2012
Dispõe sobre a criação do Programa de PósGraduação em História e do curso de mestrado profissional em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação.
O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de fevereiro de 2012, Ata 035, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002846/2011-43,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em História e do curso de mestrado profissional em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
Mestrado profissional em História do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI
A) Estrutura curricular:
Teoria e metodologia da pesquisa no ensino de história
Caráter: Obrigatória
Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo das diferentes vertentes teórico-historiográficas e metodológicas aplicadas à pesquisa e ao ensino de história.
Memória e práticas na formação de professores
Caráter: Obrigatória
Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 45h
Créditos:3
Código: a definir
Oferta: 1°/ semestre 2013
Ementa: Estudo das relações entre memória, metodologias e práticas na formação de professores. A pesquisa como atividade da prática docente.
Campos, conceitos e linguagens da História
Caráter: Obrigatória
Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 45h
Créditos:3
Código: a definir
Oferta: 1°/ semestre 2013
Ementa: Estudo dos campos de atuação do historiador, história política, econômica, social, cultural e demográfica, assim como, da legislação e da normatização dos conteúdos e conceitos básicos do conhecimento histórico para o ensino de História na escolaridade básica.
Seminário do Trabalho de Conclusão de Mestrado
Caráter: Obrigatória
Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2013
Ementa: Seminário de orientação para a escrita do projeto de pesquisa-ação para a qualificação e a apresentação do mesmo entre os colegas e para o colegiado de professores responsáveis pela disciplina.
Seminário de orientação
Caráter: Obrigatória
Área(s) de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2013
Ementa: Seminário de orientação para escrita da dissertação, suas etapas da pesquisa, assim como, coleta e análise de dados.
Disciplinas Eletivas
História e gênero na sala de aula
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo do conceito de gênero no discurso historiográfico, seu papel na construção cultural, mudanças e permanências entre a representação e a vivência do masculino e do feminino nas sociedades e no contexto escolar.
Projetos de Educação Histórica
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo do conceito de Educação Histórica e da metodologia de projetos em Educação Histórica voltados para os níveis de ensino, tanto em espaços formais, quanto informações.
A formação do espaço público na escola brasileira
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo da natureza da educação pública no Brasil, a partir da análise da formação do espaço público brasileiro com a construção da República.
A imprensa como fonte para ensinar e pesquisar a História
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos:3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo da utilização da imprensa nas aulas de História, como fontes de informação para a produção de conhecimentos com base em diferentes atividades ou formas de interação.
Os livros didáticos e a Historiografia
Caráter: Optativ
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo dos livros didáticos de História não apenas como instrumentos pedagógicos, mas, em relação à historiografia vigente do Brasil e do Rio Grande do Sul, também como fontes que são produtos de grupos sociais e contextos históricos.
O meio ambiente e o ensino de História
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo do meio ambiente como estratégia para a construção do conhecimento histórico pelos alunos e professores.
Cartografia e o ensino de História por meio de mapas
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre 2012
Ementa: Estudo de aspectos teóricos e metodológicos de estudos em Cartografia Histórica, destacando os aspectos históricos, geopolíticos, espaciais e simbólicos da Cartografia Histórica e possibilidades de utilização dos mapas no ensino de História.
Cultura material e paisagem como campo da História
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre
Ementa: Estudo das diferentes concepções de territórios, bem como a construção social e a patrimonialização dos espaços, das paisagens e da cultura material em geral.
Identidades, história e os saberes em sala de aula
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre
Ementa: Estudo da história regional sul-rio-grandense em suas articulações, intersecções e contraposições com a história nacional. Aplicações na sala de aula.
História e cultura afro-brasileira no ensino de História
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre
Ementa: Estudo da história e a cultura dos povos africanos e a contribuição dos povos afrodescendentes para a formação da sociedade e da cultura brasileira atual, tanto no âmbito nacional quanto na perspectiva regional.
História e cultura indígena no ensino de História
Caráter: Optativa
Carga Horária: 45h
Créditos: 3
Código: a definir
Oferta: 2°/ semestre
Ementa: Estudo da história dos povos indígenas brasileiros e sul-riograndenses, suas culturas e manifestações.
B) Requisitos para obtenção do título de Mestre em História (Mestrado profissional) da Universidade Federal do Rio Grande:
- Ingresso mediante processo seletivo a ser realizado por Comissão de Seleção;
- Tempo máximo de integralização do curso: trinta (30) meses (conforme consta no Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FURG);
- Obtenção de vinte e quatro (24) créditos em disciplinas mais 6 (seis) créditos no Trabalho de conclusão de Mestrado.