Nº 013

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 013/2012

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 10 DE FEVEREIRO DE 2012

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Computação e do curso de mestrado acadêmico em Engenharia de Computação.

 

 

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 10 de fevereiro de 2012, Ata 035, em conformidade ao constante no processo nº 23116.002800/2011-24,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 



 

Art.1º         Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em Computação e do curso de mestrado acadêmico em Engenharia de Computação do Centro de Ciências Computacionais da FURG, conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 


Mestrado acadêmico em Engenharia de Computação do Programa de Pós-Graduação em Computação do Centro de Ciências Computacionais – C3

 

 

A)   Estrutura Curricular

 

Algoritmos e Estruturas de Dados

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Obrigatória

Lotação: C3

Ementa: Conceitos Básicos: Função dos algoritmos na computação. Recorrências. Tipos abstratos de dados. Métodos de Ordenação. Estruturas de Dados: Elementares (listas, pilhas, filas). Tabelas hash, Árvores binárias, Árvores balanceadas: AVL e vermelho-preto, Heaps. Grafos: Algoritmos elementares. Caminhamentos. Busca de caminhos mais curtos. Estudo da Complexidade Computacional de forma genérica e com aplicações nas estruturas de dados estudadas.

 

Arquitetura de Computadores

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Obrigatória

Lotação: C3

Ementa: Revisão dos conceitos básicos de arquiteturas de computadores. Arquiteturas para aplicações específicas. Exploração de paralelismo em nível de instruções. Exploração de paralelismo em nível de Threads. Multiprocessadores e multicomputadores. Arquiteturas emergentes.

 

Elementos de Teoria da Computação e da Automação

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Código: a determinar

Caráter: Obrigatória

Lotação: C3

Ementa: Computabilidade clássica: modelos de computação, funções computáveis, máquina de Turing, cálculo-lambda, funções mu-recursivas. Máquinas de estado e linguagens formais: máquinas reconhecedoras e transdutoras; máquinas determinísticas e não-determinísticas; autômatos finitos e de pilha; máquinas de Mealy e de Moore; máquinas de estado da UML. Cálculo de processos: conceitos de concorrência; formalismos para processos concorrentes; diagramas de concorrência da UML. Álgebra de Dióides. Redes de Petri.

 

Fundamentos e Tecnologias para Percepção

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa:Tipos de Sensores. Representação da Incerteza. Extração de Características. Modelagem, Reconhecimento e Interpretação da Informação. Mapeamento e Localização.

 

Arquiteturas de Sistemas Autônomos e Robóticos

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Arquiteturas reativas, arquiteturas deliberativas, arquiteturas híbridas, arquiteturas de nós para redes de sensores. Arquiteturas para redes industriais, arquiteturas para multi-robôs, arquiteturas de software para redes de sensores.

 

Fundamentos e Tecnologias para Atuação e Controle

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução ao controle de sistemas multivariáveis na forma de espaço de estado. Análise de sistemas incluindo estabilidade, observabilidade e controlabilidade. Técnicas modernas de projeto de sistemas de controle. Controle centralizado e descentralizado. Controle de sistemas robóticos.

 

Sistemas Integrados

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução dos sistemas integrados. A tecnologia CMOS. Transistores MOS. Fabricação de sistemas integrados. Circuitos combinacionais. Circuitos sequenciais. Regras de projeto. Modelagem e simulação. Ferramentas de projeto. Teste e projeto visando o teste. Confiabilidade de circuitos CMOS. Tendências.

 

Projeto de Sistemas Digitais

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Revisão dos conceitos básicos de sistemas digitais. Especificação do sistema. Síntese lógica. Estilos de implementação. Fluxo de projeto. Ferramentas de projeto. Exploração do espaço de projeto. Sistemas reconfiguráveis. Tendências.

 

Sistemas Embarcados

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução aos sistemas embarcados. Especificação de sistemas complexos. 's de projeto. Arquiteturas de hardware. Software embarcado. Síntese de hardware e software. Ferramentas de projeto. Projeto visando baixo consumo. Tendências.

 

Tópicos Avançados em Sistemas Digitais e Embarcados

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Nesta disciplina serão estudadas as novas configurações da família contemporânea, em sua vertente sócio-afetiva, segundo a legislação e a jurisprudência, sem esquecer as possibilidades resultantes das inovações técnicas de manipulação da vida, os efeitos jurídicos dos avanços da biotecnologia, como a reprodução assistida, o genoma, o DNA, a clonagem, embriões humanos e alteração de sexo, além da problemática relacionada aos transplantes de órgãos e tecidos e à pesquisa com células-tronco e o impacto nas relações parentais, bem como os reflexos dos vínculos sócio-afetivos nos direitos individuais.

 

Computação Difusa e Intervalar

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Conjuntos Fuzzy: definição e conceitos básicos de conjuntos fuzzy; funções de pertinência; operações; princípio da extensão; números fuzzy; relações fuzzy; conetivos básicos da lógica fuzzy; raciocínio aproximado; variáveis lingüísticas; sistemas baseados em regras fuzzy; métodos de inferência fuzzy; métodos de defuzzificação. Matemática Intervalar: definições básicas; operações; propriedades; avaliação de funções. Conjuntos fuzzy intervalares: definição e conceitos básicos de conjuntos fuzzy intervalares; funções de pertinência; operações; princípio da extensão; números fuzzy intervalares.

 

Ferramentas para Sistemas Multiagentes

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Nesta disciplina, pretende-se analisar as transformações do Direito e do sistema judicial provocadas pela sociedade de informação, destacando os avanços da tecnologia da informação, os problemas relacionados à exposição da privacidade e do excesso de publicidade e seus reflexos nos direitos individuais e coletivos.

 

Simulação Baseada em Agentes

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Simulação. Sistemas Multiagentes. Sistemas Dinâmicos. Simulação Convencial versus Simulação Baseada em Agentes. Análise e utilização de ambientes de simulação baseados em agentes.

 

Modelos de Markov para Aprendizagem e Tomada de Decisão

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Cadeias de Markov. Modelos Ocultos de Markov. Processos de Decisão de Markov. Processos de Decisão de Markov Parcialmente Observáveis. Processos de Decisão de Markov Multiagente. Processos de Decisão de Markov Descentralizados, fatorados, interativos, fracamente acoplados. Jogos de Markov. Modelos híbridos. Desenvolvimento de aplicações.

 

Teoria dos Jogos e Tomada de Decisão em SMA

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Definições básicas, jogos simultâneos, estratégias dominantes e dominadas, equilíbrio de Nash, Ótimo de Pareto, modelos de jogos simultâneos, jogos estritamente competitivos ou de soma zero, equilíbrio de jogos de soma zero, estratégias mistas, jogos seqüenciais, jogos repetidos e cooperação, jogos de informação incompleta, projeto de mecanismos, leilões, outros jogos de informação assimétrica, equilíbrio perfeito Bayesiano, jogos de sinalização, desenvolvimento de aplicações em SMA.

 

Especificação Formal de Sistemas Multiagentes

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Fundamentos para a formalização das relações em sistemas multiagentes. Formalismos para a expressão dos conceitos e relações: lógica e formalismos provenientes de outras áreas como sistemas a eventos discretos, redes de Petri, cálculos de processos. Especificação de protocolos. Especificação de organizações de sistemas. Ferramentas baseadas nesses formalismos.

 

Inteligência Artificial Distribuída e Sistemas Multiagentes

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Visão geral da evolução da área: agentes cooperativos vs. agentes autônomos, IA distribuída vs. Sistemas Multiagentes vs. Sociedades de Agentes. Resolução distribuída de problemas. Planejamento distribuído. Tomada de decisão distribuída. Aprendizagem distribuída. Organização de sistemas de IA distribuída e de sistemas multiagentes: coordenação, negociação. Organização de sociedades de agentes: níveis micro e macro-social; papéis, serviços, compromissos; valores, normas, instituições.

 

Introdução e Algoritmos para Biologia Computacional

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução à Biologia Molecular Computacional. Bancos de Dados Biológicos. Introdução à Algoritmos para Biologia Computacional. Alinhamento Global e Local de pares de seqüências biológicas. Predição de estrutura de macromoléculas biológicas. Princípios e aplicações de docagem e dinâmica molecular. Problemas Típicos em Biologia.

 

Princípios e Aplicações de Mineração de Dados

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Visão geral do processo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados (KDD). Data warehouses. Pré-processamento: carga, transformação e limpeza dos dados (ETL). Principais técnicas de mineração de dados preditivas e descritivas: Classificação, Regressão, Regras de Associação e Agrupamento. Utilização da Ferramenta WEKA. Experimentos com bases de dados públicas. Mineração de dados e computação flexível.

 

Aprendizado de Máquina Aplicado à Bioinformática

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução a probabilidades e modelos probabilísticos. Cadeias de Markov escondidas (HMMs). Alinhamento de pares de seqüências biológicas com HMMs. Aprendizagem de Árvores de Decisão. Aprendizagem Bayesiana. Aprendizagem Não-Supervisionada: algoritmos de agrupamento e aplicação para a análise de expressão gênica. Engenharia reversa de redes biológicas, Redes de relevância, Modelos gráficos Gaussianos e Redes Bayesianas.

 

Computação Bioinspirada

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução e motivação. Base biológica e representação computacional. Redes neurais artificiais. Estratégias evolutivas. Algoritmos genéticos. Programação genética. Sistemas classificadores. Inteligência de enxames. Sistemas imunológicos artificiais.

 

Otimização

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Otimização combinatória. Otimização multiobjetivo. Algoritmos de busca e otimização. Algoritmos genéticos. Programação genética. Estudos de caso: otimização de estruturas; busca por parâmetros; problemas gerais de roteamento, particionamento e alocação. Abordagens convencionais: Programação linear. Programação inteira.

 

Fundamentos e Tecnologias para Ambientes Mistos

Carga Horária: 45h

Créditos: 3

Código: a determinar

Caráter: Optativa

Lotação: C3

Ementa: Introdução e motivação. Fundamentos de sistemas em realidade virtual, mista e aumentada. Ambientes virtuais: colaborativos e distribuídos. Tecnologias para rastreamento, imersão e presença. Interfaces para retroalimentação tátil e de força (feedback force). Tecnologias e sistemas para áudio espacial. Mundos duais (telepresença e teleoperação).

 

B)   Requisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande:

  1. Ingresso mediante processo seletivo a ser realizado por Comissão de Seleção;

2.    Tempo máximo de integralização do curso: trinta (30) meses (conforme Artigo 12 do Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da FURG);

  1. Obtenção de vinte e quatro (24) créditos, sendo:

·        dez (10) créditos em disciplina básicas (obrigatórias);

·        treze (13) créditos em outras disciplinas (optativas);

·        um (01) crédito em disciplina de Trabalho Individual (obrigatória).

  1.  Disciplina de Atividade Didática;
  2.  Proficiência em Inglês;
  3.  Dissertação de Mestrado.