Nº 055 - Dispõe sobre a criação do curso de Especialização Formação de Professores na Narrativa da Docência.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 055/011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 05 DE AGOSTO DE 2011

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Especialização Formação de Professores na Narrativa da Docência.

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 05 de agosto de 2011, Ata 030,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º                   Aprovar a criação do curso de especialização lato sensu “Formação de Professores na Narrativa da Docência”, conforme estrutura em anexo.

 

 Art. 2º         A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

“FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA NARRATIVA DA DOCÊNCIA”

 

1.    Vagas

 

Na implementação do curso serão oferecidas 30 vagas distribuídas entre professores licenciados da rede de educação básica em exercício na rede pública. O número de vagas oferecido levou em consideração os cursos de Licenciatura oferecidos pela FURG; a experiência adquirida pelos professores proponentes do curso nas atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que articula formação permanente de professores com o desenvolvimento curricular; sendo a formação permanente de professores a condição para a melhoria da educação; os objetivos do Plano Nacional de Educação 2011-2020.

 

2.    Docentes e Disciplinas

 

Docente

Disciplina

Luis Fernando Mackedans, doutor em Física

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Ioni Colares, doutora em Oceanografia Biológica,

 

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Sonia Marisa Hefler, doutora em Botânica

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Cláudia Cousin, doutora em Educação Ambiental

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Celiane Costa Machado, doutora em Matemática Aplicada

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Billy Graeff, mestre em Ciências do Movimento Humano

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Eliane Misiaki, doutora em Linguística

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Moacir Langoni de Souza, doutor em Educação Ambiental

Conversas em Roda: problematização da sala de aula

Renata Lindemann, doutora em Educação em Ciências

Projetos de Escrita de Investigação na Sala de Aula

Aline Dorneles, mestre em Educação em Ciências pelo PPGEC – Química da Vida e Saúde

Documentação Narrativa na Escola

 

Daiane Gautério, Mestre em Educação Ambiental

Planejamento da Sala de Aula

Jackson Cacciamani, mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos, doutorando em Educação em Ciências - PPGEC/FURG, professor da rede de educação básica

Pesquisa em sala de aula

 

Márcia Von Frauhf Firme, mestre em Educação em Ciências pelo PPGEC – Química da Vida e Saúde, professora da rede de educação básica

Portfólios Formativos: a escrita de si com o Outro

Maria do Carmo Galiazzi, doutora em Educação

Trabalho de Conclusão do Curso

 

 

3.    Disciplinas, Carga horária, Lotação e Ementas

 

O curso será realizado em quatro módulos, totalizando 360 horas, com as disciplinas distribuídas conforme a tabela abaixo:

 

 

 

Disciplina

Ementa

MÓDULO 1

 

Conversas em Roda: a problematização da sala de aula

Carga horária: 80 h/a.

Lotação: EQA

Teorias sobre aprendizagem, planejamento, avaliação, metodologias de ensino. Documentos oficiais: PCN, OCN, DCN, PNE.

 

Portfólios Formativos: a escrita de si com o Outro no contexto da escola

Carga horária: 40 h/a.

Lotação: IE

A produção de registros. Os portfólios coletivos como dispositivos de formação.

MÓDULO 2

 

 

Documentação Narrativa na Escola

Carga Horária: 40h/a

Lotação: ICB

Processos formativos por documentação narrativa. Pesquisa narrativa na formação de professores.

 

 

 

Planejamento da Sala de aula

Carga horária: 40 h/a

Lotação: IMEF

Plano de aula: objetivos, conteúdos, metodologia de ensino, avaliação, recursos, reflexão.

MÓDULO 3

Projetos de Escrita de Investigação na Sala de Aula

Carga horária: 40 h/a

Lotação: IE

Produção de relatos fundamentados sobre a realidade escolar. Projetos e ações no contexto da escola.

 

 

 

 

Pesquisa em Sala de Aula

Carga horária: 40 h/a

Lotação: ILA

 

Apresentação de projeto de pesquisa relacionada aos dilemas da sala de aula. Compreensão de teorias que sustentam as práticas registradas.

MÓDULO 4

Produção Narrativa

80 h/a

Lotação: EQA

Produção mediada de documentação relacionada às narrativas da docência com foco na sala de aula.

 

 

O processo seletivo e o início do curso estão previstos para ocorrer a partir de agosto de 2011.

 

4.    Processo de Avaliação

 

Programas de formação permanente devem ser acompanhados e avaliados em todos os seus aspectos de forma sistemática, contínua e abrangente. Durante o desenvolvimento de cada disciplina que formam os módulos, o aluno demonstrará seu aproveitamento, mediante a realização de atividades avaliadas.

A avaliação integrará todos os momentos do Curso; assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de informar não apenas o processo de construção de conhecimentos teóricos, mas a capacidade do professor problematizar sua atuação profissional. Assim sendo:

a avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de auto-avaliação, como avaliações de caráter escrito e virtual;

durante o semestre, serão propostos conjuntos de atividades envolvendo os assuntos das disciplinas que servirão de apoio para a avaliação;

os relatos pessoais elaborados pelos professores por escrito representarão uma “memória discente”. Neles os professores apresentam descrições de atividades realizadas e de reflexões.

A avaliação tem como objetivo acompanhar o processo, articulando os diversos conceitos discutidos e problematizados nas disciplinas, bem como articulação dos referidos conceitos no espaço/tempo da sala de aula, no exercício da docência.

Ao final de cada módulo haverá uma avaliação que contempla todo o conteúdo das disciplinas e por isso tem um maior grau de complexidade. A metodologia e os critérios de avaliação serão definidos pelos professores.

A avaliação será expressa através de uma nota que se encontra numa faixa de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).

Estão previstas ainda no Projeto do Curso as normas de Ausência de Atividades; Revisão de Notas e critérios para Aprovação e Reprovação.

 

Requisitos para Obtenção do Título.

a)    aprovação em todas as disciplinas do curso;e,

b)    apresentação e aprovação no TCC.

 

 

 

5.    Processo seletivo

 

Requisitos:

Serão admitidos portadores de diploma de curso superior de Licenciatura em exercício na rede pública de educação básica de Rio Grande.

 

Inscrições:

A inscrição dos candidatos será realizada via protocolo da FURG em dia e horário estipulados e divulgada publicamente. Os candidatos deverão apresentar fotocópia do Diploma de Curso Superior, currículo vitae documentado e certidão de nascimento ou casamento.

 

Condições de participação:

O candidato a ser selecionado obrigatoriamente precisa:

a) atuar em sala de aula da educação básica da rede pública de educação

b) dispor de 20 horas semanais para desenvolvimento do curso

 

Critérios de seleção:

Os candidatos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:

a.       tempo de docência na educação básica (a cada ano 5 pontos)

b.      apresentação de trabalhos no EIE – Encontro de Investigação na Escola (a cada trabalho 5 pontos)