SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 009/2011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 04 DE FEVEREIRO DE 2011
Dispõe sobre a criação do curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.
O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO - COEPEA, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 04 de fevereiro de 2011, Ata 025,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a criação do curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, na modalidade a distância, conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
- ESTRUTURA CURRICULAR
Atendendo às diretrizes do MEC para cursos na modalidade EAD, 25% da carga horária do curso deverá ser cumprida presencialmente nos Centros de educação a distância das universidades ou nos pólos de apoio da UAB. O curso tem a duração de 360 horas, divididas em três módulos distintos, conforme descrito a seguir.
MÓDULO I
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
Alfabetização Digital |
40 |
Memória e Formação Docente |
10 |
Memória e Prática Docente |
10 |
Ensino de Sociologia: história, metodologia e conteúdos |
40 |
MÓDULO II
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
História da Sociologia |
32 |
Cultura e Identidade |
44 |
Estrutura e Mudanças Sociais |
32 |
Participação Política e Cidadania |
40 |
Espaço Escolar |
32 |
MÓDULO III
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA (HORAS) |
Metodologia do Ensino em Ciências Sociais |
40 |
Orientação Teórico-Metodológica para desenvolver o TCC |
40 |
1.1 Ementas e carga horária das disciplinas
MÓDULO I
1. Alfabetização Digital
Carga horária: 40h
Ementa: Cultura e identidade discente na EaD. Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação. Plataformas de apoio a educação a distância. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico. Produção de documentos utilizando suíte de aplicativos para escritório. Utilização de editores de imagens. Computação em Nuvem.
Sistema de Avaliação: II
Professor responsável: Vinícius Meneses de Oliveira
2. Memória e formação docente
Carga horária: 10h
Ementa: Leitura de textos teóricos e romanceados sobre o gênero memorialístico. Análise de textos acadêmicos que recorrem as autobiografias como método para conhecimento da realidade educacional. Elaboração de um memorial com reflexões do professor-cursista sobre sua formação docente.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Luiz Fernando Minasi IE
Percila Silveira de Almeida
3. Memória e Prática Docente
Carga horária: 10h
Ementa: A análise da experiência docente do professor-cursista como referência para a reflexão da prática docente em sala de aula. A construção da identidade profissional: as características individuais e coletivas da formação do professor.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Leni Collares ICHI
Carmo Thum - IE
4. Ensino de Sociologia: história, metodologia e conteúdos.
Carga horária: 40h
Ementa: História do ensino de Sociologia no ensino médio no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos e finalidades do ensino de Sociologia no nível médio. Modelos e possibilidades para a prática de ensino da disciplina.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Cassiane Paixão ICHI
Maira Baumgarten Correa - ICHI
MÓDULO II
1. História da Sociologia
Carga horária: 32h
Ementa: Pressupostos e contexto do surgimento do pensamento sociológico. Os precursores e suas idéias, o desenvolvimento da Sociologia acadêmica, o ingresso nas universidades. Sociologia na França, na Alemanha, nos EUA e dispersa em outros países. O desenvolvimento da sociologia no Brasil. A importância da história da Sociologia e a contribuição dos clássicos para o professor se situar metodologicamente frente ao programa que irá elaborar para o ensino médio.
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Mara Rejane Osório
2. Cultura e identidade
Carga horária: 44h
Ementa: Estranhamento e identificação cultural. Conceito antropológico de cultura. Cultura e Identidade. Cultura e espaço escolar: cultura do espaço escolar, currículo e cultura escolar, a cultura escolar brasileira, a pluralidade do espaço escolar, a construção da identidade e a relativização das diferenças no espaço escolar, dimensões coletivas e individuais das diferentes culturas do espaço escolar. Cultura e nacionalidade: o nacional, o regional e o local. Cultura brasileira. Indústria cultural.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Gianpaolo Adomili ICHI
Stela Maris Pieve
3. Estrutura e mudanças sociais
Carga horária: 32h
Ementa: Conceitos de estrutura e estratificação social. Processos de institucionalização. Instituição e processo de socialização. Relações de poder no interior das instituições. A escola como uma instituição social. Teorias sociológicas da mudança social. Educação e mudança social no mundo contemporâneo.
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Leni Beatriz Collares - ICHI
4. Participação política e cidadania
Carga horária: 40h
Ementa: A participação política na história. Movimentos sociais. Greve. Representação política e voto. Juventude e poder político. A presença política das minorias no Brasil. Canais de participação e construção da cidadania. Especificidade da política e o pensamento político brasileiro.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Maíra Baumgarten- ICHI
Hélio Ricardo do Couto Alves
5. Espaço escolar
Carga horária: 32h
Ementa: Diferença entre espaço privado e público. O espaço escolar como objeto da Sociologia da Educação. Analisar o espaço escolar como meio de reprodução social. Distinguir as noções de socialização, educação e escolarização. Situar o espaço escolar no contexto social abrangente. Relações de poder na escola. Re-conhecer a própria escola mediante elaboração de um projeto investigativo sobre ela mesma.
Sistema de Avaliação: II
Professores Responsáveis: Luiz Fernando Minasi- IE
Percila Silveira de Almeida
MÓDULO III
1. Metodologia do Ensino em Ciências Sociais
Carga horária: 40h
Ementa: Conhecimento e metodologia de ensino. Método de ensino: a idéia de método. Ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas. Propostas curriculares. Sociologia: recortes e soluções metodológicas. Recursos didáticos. O uso da literatura, teatro, cinema e iconografia como recursos didáticos no ensino das Ciências Sociais. O uso do livro didático: limites e possibilidades. Estrutura de um projeto de curso: objetivos, opções metodológicas e recortes de conteúdos. Temas básicos de ensino. A singularidade da aula. Objetivos e sistemas de avaliação. Educação e ensino como pesquisa.
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Mara Rejane Osório
2. Orientação teórico-metodológica para desenvolver o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso)
Carga horária: 40h
Ementa: Teorias e metodologias da pesquisa em ciências sociais. Análise das técnicas de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de um TCC que qualidade. Normas e orientações para elaboração e apresentação do TCC. Plano, projeto ou programa/ proposta de ação, avaliação e mobilização da memória. Incorporação dos conteúdos aprendidos e das experiências vivenciadas no curso.
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: disciplina realizada em colegiado, com a participação de todos os professores.
- Período de realização do curso
Agosto de 2011 a dezembro de 2012.
- Número de vagas
Na implementação do curso serão oferecidas 150 vagas para os pólos presenciais selecionados no edital. O número de vagas oferecido levou em consideração a disponibilidade de professores, o interesse dos pólos, e as condições para manter uma educação com qualidade.
4. Processo seletivo e Matrícula
4.1 Requisitos
Serão admitidos portadores de diploma de curso superior e pertencentes a região de abrangência do projeto.
4.2 Inscrições
A inscrição dos candidatos será realizada nos pólos presenciais em dia e horário estipulados e divulgada publicamente. Os candidatos deverão apresentar fotocópia do Diploma de Curso Superior, currículo vitae documentado, proposta temática e certidão de nascimento ou casamento.
4.3 Critérios de seleção
O processo será realizado pelos professores do curso que definirão os critérios e a seleção de 150 alunos.
4.4 Período de realização do processo seletivo
O processo seletivo está previsto para junho de 2011. Em agosto do mesmo ano iniciará o primeiro módulo do curso, seguido dos demais.
4.5 Matrícula
A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos pólos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado publicamente.
5. Avaliação
Programas de educação a distância, pelo seu caráter diferenciado e pelos desafios que enfrentam, devem ser acompanhados e avaliados em todos os seus aspectos de forma sistemática, contínua e abrangente. Durante o desenvolvimento de cada disciplina que formam os módulos, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações presenciais e a distância.
A avaliação da aprendizagem integrará todos os momentos do curso, assim, os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas a capacidade do cursista de integrar ao seu fazer profissional a Sociologia. Assim sendo a avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de auto-avaliação, como avaliações de caráter escrito e virtual.
A avaliação presencial tem como objetivo avaliar a capacidade do aluno em articular os diversos conceitos apresentados nas disciplinas, bem como sua capacidade de adequação prática desses conteúdos. Caso o aluno não atinja a nota mínima esperada em alguma prova presencial, deverá realizar a prova substitutiva, a ser aplicada em um próximo encontro presencial.
Ao final de cada disciplina haverá uma avaliação que contempla todo o conteúdo da disciplina e por isso tem um maior grau de complexidade. A metodologia e os critérios de avaliação serão definidos por cada professor.
A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).
5.1 Ausência em alguma atividade
Os alunos que, por algum motivo de força maior tiverem que se ausentar do curso (acesso ao site) por um prazo superior a uma semana, terão a possibilidade de cumprir suas atividades didáticas por meio de um exercício de compensação. O tempo para o envio desses exercícios será calculado individualmente, conforme a quantidade de temas perdidos e o tempo em que o aluno esteve ausente das atividades do curso. Esses exercícios de reposição serão encaminhados ao tutor, que fará o encaminhamento ao professor responsável, em substituição à participação e nota nas atividades perdidas. O aluno, por esse sistema, não será prejudicado em sua nota e em seu aproveitamento.
5.2 Revisão de Notas
O aluno pode recorrer das notas recebidas nas avaliações, tanto na avaliação à distância quanto na presencial. Os pedidos de revisão de nota da avaliação a distância podem ser feitos até quinze (15) dias após a divulgação das notas via requerimento disponibilizado no ambiente. Já o pedido de revisão de notas da avaliação presencial só poderá ser feito após sua leitura e devolução pelo professor. O aluno deverá fazer um requerimento fundamentando seu pedido, indicando objetivamente qual a questão e a discordância com a nota atribuída. Com base neste pedido a coordenação enviará para o aluno uma cópia da questão para que o aluno possa fazer a fundamentação completa de seu pedido. O prazo para pedido de revisão das notas das avaliações presenciais através de requerimento é de quinze (15) dias a partir da divulgação das notas.
A coordenação deferirá os pedidos e enviará as cópias das provas até sete (7) dias depois de encerrado o período de solicitação de revisão. Os alunos terão quinze (15) dias, contados a partir da data da aprovação do pedido de revisão via requerimento para encaminhar o pedido de revisão com a fundamentação completa. A coordenação terá quinze (15) dias para proceder a alteração de notas que julgar procedentes.
5.3 Reprovações nas Disciplinas
O aluno que não atingir a média 7 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma prova de recuperação. O aluno deve fazer requerimento solicitando realizar a prova a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá fazer a prova de recuperação o aluno que tiver realizado as avaliações regulares da disciplina. As provas de recuperação são presenciais. A reprovação excluirá o aluno do curso.
5.4 Trabalho de Conclusão de Curso
Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do curso ou professor convidado pela coordenação. Os trabalhos realizados serão orientados para uma reflexão sistemática sobre um problema de pesquisa encontrado na prática do aluno e que servirá de base para a proposição de desenhos de intervenção no contexto organizacional ou na forma de relacionamento social.
5.5 Aprovação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; presença mínima de 80% das atividades do curso (presenciais e a distância controladas pelo ambiente do curso via plataforma); completar as 360 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.
5.6 Validade dos Créditos
Para fins de obtenção de certificado de especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por cinco anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma declaração de conclusão de crédito.
5.7 Certificado
O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista Ensino de Sociologia no Ensino Médio, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
- Recursos disponíveis e necessários
6.1 Recursos humanos
Os docentes listados a seguir integram os recursos disponíveis inicialmente para a realização do curso:
Docente |
Titulação |
Unidade acadêmica |
Luis Fernando Minasi |
Doutor em Educação, UFRGS |
Instituto de Educação IE |
Leni Beatriz Correa Colares |
Mestre em Sociologia, UFRGS; Doutoranda em Sociologia, UFRGS |
Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI |
Cassiane de Freitas Paixão |
Doutora em Educação, UNISINOS |
Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI |
Maíra Baumgarten Correa |
Doutora em Sociologia, UFRGS |
Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI |
Hélio Ricardo do Couto Alves |
Doutor em Sociologia, UFRGS |
Professor convidado |
Gianpaolo Knoller Adomilli |
Doutor em Antropologia Social, UFRGS |
Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI |
Stella Maris Nunes Pieve |
Mestre em Desenvolvimento Rural, UFRGS; Doutoranda em Antropologia Social, UFRGS |
Professor convidado |
Mara Rejane Vieira Osório |
Doutora em Educação, UFPel |
Professor convidado |
Carmo Thum |
Doutor em Educação, UNISINOS |
Instituto de Educação IE |
Percila Silveira da Almeida |
Mestre em Educação, UFPel |
Professor convidado |
Vinícius Meneses de Oliveira |
Doutor em Engenharia Elétrica |
Centro de Ciências Computacionais |
Além dos professores, o curso contará com tutores presenciais e a distância. Os tutores presenciais atuarão nos Pólos, apoiando o trabalho dos professores do Curso. Os tutores a distância atuam como mediadores e orientadores das atividades previstas em cada disciplina, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e turma, especialmente através dos recursos e instrumentos oferecidos pela Plataforma Moodle, bem como por outras formas de comunicação à distância. Esses atuarão na sede da IES junto ao professor. Além desses profissionais, o curso também contará com bolsistas e técnicos.
6.2 Descrição das necessidades específicas relativas à estrutura do pólo de apoio presencial: quanto à estrutura física e logística:
Os pólos presenciais deverão atender às exigências do sistema UAB, tendo como base o exemplo de pólo de apoio presencial:
Dependência administrativa |
Itens |
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Sala para secretaria acadêmica |
Mobiliário |
01 mesa para computador |
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01 mesa de escritório com gavetas |
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01 mesa para scanner |
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01 mesa para impressora |
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02 armários com 02 portas |
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02 arquivos de aço |
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01 mesa para telefone e fax |
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01 mural |
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02 cadeiras giratórias |
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Equipamentos e serviços |
01 computador com gravador de CD e multimídia |
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01 impressora a laser |
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01 scanner |
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01 aparelho de telefone/fax |
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01 webcam |
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01 no-break |
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Acesso a Internet para o pólo |
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01 linha telefônica com ramais |
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Sala da Coordenação do pólo |
Mobiliário |
01 mesa escritório com gavetas |
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02 cadeiras giratórias |
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01 mural |
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01 mesa para computador |
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01 armário com 02 portas |
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02 cadeiras estofadas com braço |
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Equipamento |
01 computador completo, com multimídia gravador de CD, acesso à Internet. |
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01 webcam |
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01 aparelho de telefone |
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Sala para tutores presenciais |
Mobiliário |
04 mesas de reunião (4 pessoas) |
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16 cadeiras estofadas reunião |
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04 cadeiras com braço |
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04 mesas de escritório |
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01 mesa de impressora |
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01 mesa de scanner |
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02 armários com 02 portas |
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Equipamento |
04 computadores completos |
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01 scanner |
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01 aparelho telefone/fax |
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01 impressora |
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04 webcam |
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Sala de professores e reuniões |
Mobiliário |
01 mesa reunião 10 pessoas |
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10 cadeiras estofadas com braço |
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01 armário com porta |
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01 mural |
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01 quadro branco |
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Sala de aula presencial típica |
Mobiliário |
50 carteiras estofadas |
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01 quadro branco ou de giz |
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01 mural |
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01 mesa para professor |
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01 cadeira estofada |
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Laboratório De informática |
Mobiliário |
25 cadeiras estofadas |
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01 cadeira estofada para professor |
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25 mesas para computador |
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01 quadro branco |
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02 murais com vidro |
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01 mesa para projetor |
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02 armários de segurança para equipamentos |
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01 mesa para impressora |
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01 mesa para scanner |
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01 suporte para TV |
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equipamento |
25 computadores completos com acesso à internet |
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25 webcam |
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01 impressora |
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01 scanner |
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01 projetor multimídia |
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01 aparelho de TV 29 polegadas e DVD |
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01 servidor |
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07 no-break |
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HUB e roteador |
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02 condicionadores de ar |
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Sala de vídeo conferência |
Mobiliário |
50 carteiras |
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01 mesa para o professor |
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01 cadeira giratória |
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01 quadro branco |
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01 tela de projeção |
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01 mesa de computador |
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01 mesa para projetor |
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01 suporte para TV |
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Equipamentos |
01 computador completo com multimídia (caixas de som e microfone), acesso à Internet. |
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01 webcam |
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01 videocassete |
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01 projetor multimídia |
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01 aparelho de TV 35 polegadas e DVD |
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01 aparelho de vídeo conferência |
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01 no-break |
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01 condicionador de ar |
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Biblioteca |
Mobiliário |
04 mesas para 04 pessoas |
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16 cadeiras estofadas |
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03 cadeiras giratórias com braço |
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02 mesas para computador |
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01 mesa para escritório com gavetas |
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02 armários com fechadura para a guarda de acervo bibliográfico de multimeios: CD-Rom, disquetes, fitas de vídeo, DVD e outros |
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01 mesa para impressora |
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01 armário com 02 portas |
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04 estantes de aço específicas para biblioteca. |
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Equipamento |
02 computadores completos com gravador de CD |
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01 aparelho de telefone |
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01 impressora |
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- Orçamento
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, na modalidade a distância, é um projeto que busca atender à chamada para adesão à oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, realizada pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES. Nesse sentido o orçamento para o curso será definido pela CAPES, para posterior detalhamento conforme o que for estabelecido no edital.
- Cronograma do curso
Ago 2011 |
Set 2011 |
Out 2011 |
Nov 2011 |
Dez 2011 |
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1º Módulo |
X |
X |
X |
X |
X |
Mar 2012 |
Abr 2012 |
Mai 2012 |
Jun 2012 |
Jul 2012 |
Ago 2012 |
Set 2012 |
Out 2012 |
Nov 2012 |
Dez 2012 |
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2º Módulo |
X |
X |
X |
X |
X |
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3º Módulo |
X |
X |
X |
X |
X |