Nº 161 - Dispõe sobre o Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cárdio-Metabólica do Adulto .

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 161/2010

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 17 DE DEZEMBRO DE 2010

 

 

 

Dispõe sobre o Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cárdio-Metabólica do Adulto.

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 17 de dezembro de 2010, Ata 024,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.1º       Aprovar a criação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cárdio-Metabólica do Adulto, conforme estrutura em anexo.

 

Art. 2º      A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL HOSPITALAR COM ÊNFASE NA ATENÇÃO À SAÚDE CÁRDIO-METABÓLICA DO ADULTO

 

1        IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

 

1.1  Instituição Formadora: Universidade Federal do Rio Grande

 

1.2  Unidade Responsável: Hospital Universitário, EEnf, IE e ICHI

 

1.3  Nome do Programa: Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto (RIMHAS)

 

1.4 Coordenador da Comissão de Implantação do Programa: Taís Maria Nauderer

E-mail: taisnauderer@furg.br

Telefones: Celular (53) 81410636 / Comercial: (53) 32330301

Formação: Enfermagem

Titulação: Mestrado

Registro Profissional: COREN /RS 106465

Unidade: Escola de Enfermagem

*Link para currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2942097942767710

 

1.5 Coordenador Adjunto da Comissão de Implantação do Programa: Flávia Lamberti Pivoto

E-mail: flaviapivoto@yahoo.com.br

Telefones: Celular (53) 99793649 / Comercial: (53) 32338873

Formação: Enfermagem

Titulação: Mestrado

Registro Profissional: COREN /RS 130461

Unidade: Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

*Link para currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9621635283939862

 

1.6 TUTORES, PRECEPTORES E DOCENTES DO PROGRAMA[1]

Os tutores correspondem a profissionais das três áreas de formação da residência que atuam como docentes nos cursos de graduação vinculados e que são designados para acompanhar o residente nos espaços das atividades específicas das áreas, estimulando a reflexão sobre as atividades e a busca do conhecimento específico. Os tutores também atuarão como docentes nos espaços de discussão teórica previstos na formação. No quadro abaixo estão listados os profissionais inicialmente disponíveis para atuação como tutores.

 

Nome

Titulação

Unidade

Taís Maria Nauderer

Mestre em Enfermagem

EEnf/FURG

Lenice Dutra de Sousa

Mestre em Enfermagem

EEnf/FURG

Fabiane Ferreira Francioni

Doutora em Enfermagem

EEnf/FURG

Deise Ribeiro Aquino

Mestre em Enfermagem

EEnf/FURG

Sibele da Rocha Martins

Doutora em Enfermagem

EEnf/FURG

Giovana Calcagno Gomes

Doutora em Enfermagem

EEnf/FURG

Mariângela Magalhães

Mestre em Enfermagem

EEnf/FURG

Mateus Casanova dos Santos

Mestre em Enfermagem

EEnf/FURG

Vera Tôrres das Neves

Doutora em Psicologia

ICHI/FURG

Marilene Zimmer

Doutora em Psicologia

ICHI/FURG

Augusto Duarte Faria

Mestre em Saúde e Comportamento

ICHI/FURG

Daniela Delias de Sousa

Doutora em  Psicologia do Desenvolvimento

ICHI/FURG

Méri Rosane Santos da Silva

Doutora em Ciências do Movimento

IE/FURG

Jose Geraldo Soares Damico

Mestre em Educação

IE/FURG

Raquel da Silveira

Mestre em Ciências do Movimento Humano

IE/FURG

Luis Ulisses Signori

Doutor em Ciências da Saúde – Cardiologia

ICB/FURG

 

São denominados preceptores os profissionais de saúde atuam nas unidades de saúde onde as atividades da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com ênfase na Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto serão desenvolvidas, designados para acompanhar o residente quanto ao conhecimento do campo, promover a inserção destes na equipe de saúde e a integração com outros serviços afins e com a população. Os preceptores também atuarão junto aos docentes e tutores nos espaços de discussão teórica previstos na formação. Os preceptores inicialmente previstos para atuação na residência estão abaixo listados:

 

Nome

Titulação

Unidade

Elaine Miranda Pinheiro

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Tatiana Martins da Silveira Aragão

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Edaiane Joana Lima Barros

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Berenice Ribeiro Romeu

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Tatiane Alonso Arrieche

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Flávia Lamberti Pivoto

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Maria da Penha da Rosa Silveira Nunes

Mestre em Enfermagem

HU/FURG

Thays Silva Guimarães

Bacharel em Psicologia

Especialista em Saúde Pública

HU/FURG

Letícia Lorio Krause

Bacharel em Psicologia

HU/FURG

Ceres Braga Arejano

Doutora em Enfermagem

SMS/Rio Grande

 

O preceptor da Educação Física será um Servidor Técnico-Administrativo em educação do HU/FURG – Educador Físico – que está em processo de contratação e disporá de carga horária de 40horas/semanais para as atividades de preceptoria na residência.

 

Os docentes do programa são professores da FURG que contribuirão no desenvolvimento de conteúdos teóricos e discussões em sua área de ênfase, junto aos grupos de residentes, de tutores e de preceptores da RIMHAS. Abaixo estão relacionados os docentes que estão inicialmente previstos para atuação na RIMHAS.

 

·      Helena Heidtmann Vaghetti - Doutora em Enfermagem – Docente EEnf

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4200372263539549

·      Geani Farias Machado Fernandes - Doutora em Enfermagem – Docente EEnf

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1759662980096112

·      Edison Luiz Devos Barlem – Mestre em Enfermagem – Docente EEnf

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4988333912536075

·      Cesar Francisco Silva da Costa – Mestre em Enfermagem – Docente EEnf

Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0104678116352433

 

2 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

A seguir, a caracterização do programa discriminada de acordo com os elementos que o compõe:

·      Área de Concentração: Atenção à saúde cardio-metabólica do adulto

·      Período de Realização: 2011 – 2012

·      Carga Horária Total: 5.760 horas

·      Carga Horária Teórica: 1.152 horas

·      Carga Horária Prática: 4.608 horas

·      Modalidade do Curso: Tempo Integral

·      Número de Vagas Anuais: 2 vagas Enfermagem, 2 vagas Psicologia e 2 vagas Educação Física. Total de 6 vagas/ano.

Áreas Profissionais: Enfermagem, Educação Física, Psicologia

 

Local de atuação dos residentes

Cenários da Prática

            O residente desenvolve diariamente atividades em serviço na unidade a qual está inserido. As atividades práticas dos Residentes serão desenvolvidas diariamente nas unidades de internação, ambulatórios, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Pronto Atendimento e Serviços de Apoio técnico e administrativo do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. e nas Unidades Básicas de Saúde da Família que contemplem o Pró-Saúde e Pet-Saúde, bem como no Conselho Municipal de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde do município de Rio Grande. A inserção dos estudantes na gestão, vigilância, planejamento e controle nestes cenários dar-se-á na realidade de sua prática diária.

As atividades teóricas irão compor as ações dos residentes semanalmente, com participação em aulas, seminários e oficinas, que abordarão temas previstos nos eixos transversais e específicos. As atividades teóricas ocorrerão agregando o grupo total de residentes, nas discussões dos temas comuns, e os grupos por área de formação, para discussão dos temas específicos da enfermagem, educação física ou psicologia.

As atividades integradoras dos diferentes temas discutidos nos eixos transversais e específicos terão espaços específicos de discussão, nos quais situações, casos, relatos e reflexões sobre vivências dos residentes poderão ser analisados e discutidos a partir do suporte teórico desenvolvido e da construção do grupo.

Os residentes poderão participar de atividades complementares ao aperfeiçoamento previsto, a partir da participação em congressos, seminários, cursos, organizações de eventos, com foco nos temas relacionados à RIMHAS, incluindo a atenção cardio-metabólica ao adulto e o SUS.

 

Infraestrutura do Programa

Gestão da Residência Multiprofissional: a Escola de Enfermagem e o HU serão responsáveis pela gestão da Residência Multiprofissional, contando com uma Coordenação Pedagógica responsável pela sistematização do processo acadêmico (EEnf) e uma Coordenadora Adjunta do Programa (HU).

 

Apoio Administrativo: O apoio técnico-administrativo será dado pela secretaria da Escola de Enfermagem. À secretaria compete organizar a documentação educacional dos residentes, receber, expedir e arquivar a documentação da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção Cárdio-Metabólica do Adulto.

Salas de Aulas: As atividades de formação teórica serão desenvolvidas nas estruturas da Área Acadêmica do Campus Saúde, no turno da noite, e as atividades práticas no HU.

Biblioteca: Bibliotecas Campus Carreiros e Campus Saúde.

Acervo Bibliográfico: Núcleo de Informação e Documentação/NID

Equipamentos: Fornecidos pela Escola de Enfermagem.

Recursos Audiovisuais: Fornecidos pela Escola de Enfermagem.

Laboratórios: Fornecidos pela Escola de Enfermagem.

Unidades de Cuidado: Fornecidas pelo HU, as quais deverão ser equipadas com materiais e equipamentos necessários para a implantação das ações. Caberá ao HU o fornecimento de alimentação e dos demais recursos de estrutura necessários aos residentes.,

 

Metodologia de Avaliação:

            A avaliação será realizada de forma permanente, sistemática, com uso de diferentes métodos que promovam a integração avaliativa. Dentre estes métodos, será incluída necessariamente a auto-avaliação dos estudantes. Conforme detalhado a seguir, a matriz curricular da RIMHAS está organizada em eixos transversais do programa, eixos transversais da área de concentração e eixos longitudinais e específicos, contemplando temas estabelecidos a priori e cujo funcionamento será sensível às necessidades apresentadas pelo grupo de residentes. Cada eixo, a partir de seus docentes, proporá e realizará suas avaliações com base nas atividades realizadas para abordagem dos temas, sendo prevista a elaboração de pareceres de desempenho ao final de cada ano, contemplando as atividades desenvolvidas nos eixos e o registro do desempenho do residente.

            A proposta pedagógica da residência será avaliada em cada eixo, utilizando-se dinâmicas para facilitar o processo, tendo como centro discussões no grande grupo. Serão organizados seminários anuais de avaliação do projeto, contando com a participação de preceptores, tutores, docentes e residentes, e representantes das unidades parceiras da RIMHAS.

            Os instrumentos de avaliação serão discutidos com grupo ao início de cada proposta de atividade, sendo compostos por resenhas, estudos de caso, organização e participação em seminários, relatórios e outros materiais solicitados; pareceres de acompanhamento dos residentes construídos pelos preceptores e tutores, bem como pareceres de auto-avaliação, podendo estes serem organizados na forma de fichas, com critérios previamente discutidos e definidos.

Ainda, serão avaliadas as propostas de trabalho no final do primeiro ano e o trabalho de conclusão no final do segundo ano. Os critérios a seguir serão comuns a todos os eixos da residência, devendo o residente obter:

•      100% de freqüência nas atividades práticas e 75% nas teóricas

•      Articulação e interação com a equipe de trabalho

•      Realização e entrega das atividades e avaliações solicitadas

•      Conclusão com aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

            O residente deverá desenvolver o projeto de trabalho de conclusão de curso ao longo do primeiro ano da residência e qualificar tal proposta até o final do primeiro ano. A partir do segundo semestre do primeiro ano, deverá definir orientador para esta atividade, que poderá ser docentes, tutores e/ou preceptores do programa. O projeto de TCC que será avaliado ao final do primeiro ano por banca composta por três profissionais de saúde vinculados às atividades da RIHMAS, sendo que, no mínimo, dois devem ser docentes, tutores e/ou preceptores do programa. Caso haja necessidade, avaliada pelo orientador e residente, de convidar profissional que não tenha vinculação à RIMHAS para participação na banca de avaliação do projeto, a solicitação deve ser encaminhada e aprovada pela coordenação do curso.

            O trabalho de conclusão de curso deverá ser apresentado ao final do segundo ano de residência, sendo a banca de avaliação composta a partir dos mesmos critérios da banca de avaliação do projeto, podendo haver troca de componentes da avaliação do projeto para a avaliação do TCC.

 

Perfil do Egresso

            O egresso deverá possuir formação Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, com ênfase na atenção à saúde cardio-metabólica do adulto. Sua formação lhe permitirá compreender como as políticas de saúde e os sistemas de saúde afetam a saúde, incluindo uma clara consciência do impacto das políticas de saúde sobre o cuidado em saúde, no que se refere ao financiamento do cuidado de saúde, os aspectos comportamentais que agem como impedimentos para o cuidado integrado na atenção primária, os aspectos sociopolíticos do sistema de saúde, incluindo sua estrutura, o papel da atenção primária no atual sistema de saúde e suas diferenças em relação ao sistema de saúde mental, as semelhanças e diferenças entre atenção primária e cuidado especializado, a forma como os encaminhamentos e comunicações entre estes dois níveis ocorrem e, finalmente, as semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes de atuação em saúde.

            O egresso deste programa de residência será preparado para atuar em equipes multiprofissionais de saúde, obtendo para isso conhecimentos sobre as outras disciplinas integralmente envolvidas na atenção em saúde, com especial atenção para seus papéis e funções, educação permanente em serviço, âmbito de atuação e fronteiras entre papéis e valores e prioridades. Isto lhe permitirá colaborar com outros profissionais, com capacidade para discriminar diferenças individuais de diferenças disciplinares; atuar na coordenação do cuidado através do ciclo vital, efetivar uma comunicação clara com outras disciplinas e participar na criação conjunta de planos integrados de tratamento.

            Necessariamente, será capaz de lidar com as questões éticas inerentes à prática em equipes de saúde, como potenciais conflitos de papéis determinados pelos múltiplos consumidores, a difusão de responsabilidades. Fundamentalmente, o profissional em processo de aperfeiçoamento adquirirá os conhecimentos relativos aos aspectos biológicos, cognitivos, afetivos, comportamentais e interpessoais das enfermidades abordadas, enfocando especialmente sua etiologia, sinais e sintomas, curso da doença, tratamentos relevantes, prognósticos, componentes psicofisiológicos e métodos de prevenção primária e secundária.

            Finalmente, o profissional terá um permanente comprometimento com a aprendizagem a longo prazo e a auto-avaliação de conhecimentos e competências, bem como a capacidade de funcionar em diversos papéis (líder de equipe, prestador de serviços diretos, consultor e gerenciador de casos).

 

Perfil do Enfermeiro: O egresso da Residência de Enfermagem deverá possuir formação Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, com ênfase na assistência de enfermagem integral e humanizada à saúde cardio-metabólica do adulto. Estará qualificado para o exercício crítico, reflexivo e criativo da Enfermagem. Estará apto a planejar, executar e avaliar seu trabalho nas dimensões educativa, administrativa e assistencial, intervindo nos problemas de doença e na promoção e proteção da saúde e impactando o perfil epidemiológico nacional e na especificidade do Ecossistema Costeiro.  Será um cidadão comprometido com a qualidade de vida da população, socialmente responsável com o conhecimento da saúde e competente para produzir ações que provoquem o desenvolvimento da profissão.

 

Perfil do Educador Físico: O egresso da Residência de Educação Física deverá possuir formação Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, com ênfase na saúde à saúde cardio-metabólica do adulto. Estará qualificado para o exercício crítico, reflexivo e criativo da Educação Física. Estará apto a avaliar, planejar, prescrever e executar seu trabalho nas dimensões educativa e assistencial, intervindo nos problemas de doença e na promoção e proteção da saúde e impactando o perfil epidemiológico nos distúrbios que interferem o movimento humano. Será um cidadão comprometido com a qualidade de vida da população, socialmente responsável com o conhecimento da saúde e competente para produzir ações que provoquem o desenvolvimento da profissão.

 

Perfil do Psicólogo: O egresso da Residência de Psicologia será preparado para implementar intervenções clinicamente demonstradas de prevenção e atendimento psicológico das enfermidades de maior prevalência atendidas nesta região. Atuará reflexivamente e de forma interdisciplinar na promoção da saúde física e mental, prevenção de transtornos mentais, assim como no tratamento e reabilitação da saúde física e mental dos indivíduos levando- os ao bem estar. O psicólogo formado em nosso programa de residência será preparado para compreender os aspectos comportamentais da saúde, do comportamento de busca de ajuda, sua resposta diante de doenças, seus tratamentos e sua prevenção, bem como a maneira como as diferenças individuais e desenvolvimentais podem interagir com os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais da saúde. Para tanto, o psicólogo adquirirá conhecimento sobre os fatores de risco comportamentais envolvidos nos problemas de saúde abordados na sua formação, sobre as relações entre estilo de enfrentamento e saúde, sobre as relações entre idade, contexto do desenvolvimento e saúde; sobre o impacto da psicopatologia na resposta a doença e recuperação e sobre a forma como o condicionamento clássico e operante afetam a saúde e os comportamentos de saúde. Ademais, será capaz de compreender o papel dos fatores sociais e culturais no desenvolvimento dos problemas de saúde, no acesso ao cuidado de saúde, o comportamento de busca de ajuda e na adesão ao tratamento e à prevenção, incluindo o impacto das relações interpessoais na saúde, tais como influência de cônjuges e familiares, o impacto da comunicação entre profissionais de saúde, pacientes e familiares e os efeitos positivos e negativos das redes sociais sobre a saúde e os comportamentos de saúde. Será capaz, também, de avaliar os efeitos dos fatores socioeconômicos sobre a saúde e o cuidado da saúde, tanto em termos gerais quanto em relação aos recursos e práticas de comunidades específicas.

 

Matriz Curricular

            Os residentes cumprirão carga horária total de 60 horas semanais, sendo 40 horas dedicadas para atividades da formação em serviço, a serem realizadas no campo de trabalho, alternando horários e turnos de segunda a sexta-feira, podendo realizar plantões de 12h nos finais de semana e noites. A carga horária para as atividades teóricas é de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira.

            A Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardio-Metabólica do Adulto está organizada em eixos que agregarão os temas considerados necessários para aprofundamento teórico e prático, a fim de alcançar os objetivos propostos no programa. A abordagem dos temas dentro dos eixos será organizada a partir dos docentes e residentes envolvidos nas atividades, estando sensível às demandas que surgirem ao longo das atividades práticas dos residentes nos campos de atuação.           Assim, outros temas poderão ser agregados às discussões teóricas, havendo sempre um docente, tutor ou preceptor responsável pela organização da abordagem e avaliação das atividades realizadas em cada estudo de tema, além de um docente responsável pela organização do eixo.

 

 

 

 

A estrutura dos eixos que compõem a proposta da RIMHAS está representada na figura abaixo.

 

 

            A Carga Horária destinada às atividades teóricas e práticas dentro de cada eixo respeitou orientações específicas para cada nível de eixo. Para os eixos transversais do programa e transversais de concentração, é preciso reservar 10% da carga horária total para as atividades práticas. Para os eixos específicos, a orientação é de se conservar 80% da carga horária para atividades práticas e 20% para atividades teóricas. Dentre os totais de atividades teóricas, previu-se 70% da carga horária para o ambiente hospitalar e 30% para a rede básica de saúde do município. Assim, as distribuições de carga horária no programa seguem as informações descritas nos quadros a seguir.

 

Atividades em dois anos de RIMHAS – Carga horária total do curso

 

CH Total

CH Teórica

CH Prática

CH Prática Hospitalar (70% da prática)

CH Prática Rede Básica (30% da prática)

Eixos Transversais do Programa (90% teóricos e 10% práticos)

Eixo 1

80

72

8

5,6

2,4

Eixo 2

160

144

16

11,2

4,8

Eixos Transversais da Área de Concentração (90% teóricos e 10% práticos)

Eixo 1

200

180

20

14

6

Eixo 2

100

90

10

7

3

Eixos Específicos (20% teóricos e 80% práticos)

Profissões

5160

1032

4128

2889,6

1238,4

TCC

Profissões

60

       

Totais (em horas)

5760

1518

4182

2927,4

1254,6

 

Atividades em um ano de RIMHAS – Carga horária por ano da RIMHAS

 

CH Total

CH Teórica

CH Prática

CH Prática Hospitalar (70% da prática)

CH Prática Rede Básica (30% da prática)

Eixos Transversais do Programa (90% teóricos e 10% práticos)

Eixo 1

40

36

4

3

1

Eixo 2

80

72

8

5,6

2,4

Eixos Transversais da Área de Concentração (90% teóricos e 10% práticos)

Eixo 1

100

90

10

7

3

Eixo 2

50

45

5

3,5

1,5

Eixos Específicos (20% teóricos e 80% práticos)

Profissões

2580

516

2064

1445

619

TCC

 

30

       

Totais (em horas)

2880

759

2091

1464

627

 

            Além das atividades previstas nos eixos, o residente deve realizar no mínimo vinte horas por ano de atividades complementares: participação em congressos, simpósios, seminários em áreas afins. A apresentação de trabalhos nestes eventos será considerada na avaliação da residência multiprofissional e do residente.

            Por semana, o residente disporá de cinco horas, distribuídas como uma hora diária, para dedicação a atividades como revisão de literatura, fundamentação teórica, elaboração de trabalhos, preparo de seminários e relatório de campo.

            O trabalho de conclusão de curso merece registro à parte dos eixos, pois integra atividade com outra característica. Está previsto a partir das atividades de leitura e elaboração do projeto e do relatório do trabalho, com carga horária de 30 horas/ano. A escolha do orientador será feita pelo residente, considerando as afinidades na temática escolhida para estudo, que necessariamente deve incluir a atenção à saúde cardiometabólica ao adulto e o sistema único de saúde. A metodologia de ensino prevê reuniões com o orientador e o professor responsável será o orientador do trabalho. A metodologia de avaliação corresponde aos itens descritos no item “metodologia de avaliação”, neste projeto.

 

Programa de Residência:

Eixos Transversais do Programa

            Os Eixos Transversais são comuns a todos as profissões do programa, contemplam conteúdos teóricos e práticos relativos a temas comuns na área da saúde. Os eixos transversais da RIMHAS totalizam dois e comporão as atividades teóricas ao longo dos dois anos da residência.

 

Eixo Transversal do Programa 1 - Instrumentalização teórica metodológica para atuação na saúde Cardio-Metabólica do adulto

Objetivo: Instrumentalizar o residente para atuar na atenção integral Cardio-Metabólica do adulto, considerando os fundamentos éticos e científicos do processo Saúde e Doença para atendimento às necessidades de saúde da população.

Temas que comporão as atividades desenvolvidas no Eixo: Ética e Bioética; Metodologia Científica; Noções de Estatística; Noções de Epidemiologia; Informação em Saúde; Processo Saúde – Doença.

Metodologias de Ensino: os temas serão abordados nos espaços de formação por meio de seminários, conferências, vídeos, aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos e apresentação de trabalhos.

Atividades práticas previstas: As atividades práticas previstas incluem levantamento de dados no HU e na rede básica, elaboração de diagnóstico situacional de aspectos relacionados à saúde cardio-metabólica nos espaços de prática.

Avaliação: Os instrumentos de avaliação serão discutidos com grupo ao início de cada proposta de abordagem de tema, sendo compostos por resenhas, estudos de caso, organização e participação em seminários, relatórios e outros materiais solicitados, além da auto-avaliação.

Carga Horária Anual do Eixo: 40 horas

Carga Horária Total do Eixo: 80 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 72 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 8 horas

Professor Responsável: Lenice Dutra de Sousa

Professores colaboradores:

Edison Devos Barlem

Cesar Francisco Silva da Costa

Lenice Dutra de Sousa

Giovana Calcagno Gomes

Edaiane Joana Lima de Barros

Fabiane Ferreira Francioni

Karen Knopp de Carvalho

Luis Ulisses Signori

 

Eixo Transversal do Programa 2- Organização do Trabalho em Saúde e o Sistema Único de Saúde

Objetivo: Discutir a atenção integral à saúde da população, com ênfase na atenção Cardio-Metabólica ao adulto, considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e as características da Organização do Trabalho em Saúde.

Temas que comporão as atividades desenvolvidas no Eixo: SUS; Processo de Trabalho em Saúde; O Estado e as Políticas de Saúde; O Hospital: historicidade, organização e papel no modelo atual de atenção à saúde; Humanização em saúde; Acreditação Hospitalar; Planejamento em Saúde; Educação em Saúde.

Metodologias de Ensino: os temas serão abordados nos espaços de formação teórica Integrada, por meio de seminários, conferências, vídeos, aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos e apresentação de trabalhos.

Atividades práticas previstas: As atividades práticas previstas incluem construção de rodas de conversa nas unidades de assistência para problematização da atenção à saúde cardiometabólica nos espaços de prática.

Avaliação: Os instrumentos de avaliação serão discutidos com grupo ao início de cada proposta de abordagem de tema, sendo compostos por resenhas, estudos de caso, organização e participação em seminários, relatórios e outros materiais solicitados, além da auto-avaliação.

Carga Horária Anual do Eixo: 80 horas

Carga Horária Total do Eixo: 160 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 144 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 16 horas

Professor Responsável: Sibele da Rocha Martins

Professores colaboradores:

Maria da Penha da Rosa Silveira Nunes

Helena Heidtmann Vaghetti

Taís Maria Nauderer

 

Eixos Transversais da Área de Concentração

 

Os Eixos Transversais da área de concentração são comuns a todas as profissões do programa e contemplam conteúdos teóricos relativos a temas relacionados à saúde Cardio-Metabólica do adulto

 

Eixo Transversal da Área de Concentração 1- Instrumentalização Técnico-científica para atenção à saúde Cardio-Metabólica do adulto

Objetivo: Promover aprofundamento técnico-científico dos conhecimentos básicos para instrumentalização dos residentes na atenção integral Cardio-Metabólica do adulto.

Temas que comporão as atividades desenvolvidas no Eixo: Saúde Mental; Noções de Bioenergética; Noções de Fisiopatologia; Noções de Farmacoterapia; Urgências e emergências em saúde.

Metodologias de Ensino: os temas serão abordados nos espaços de formação teórica Integrada, por meio de seminários, conferências, vídeos, aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos e apresentação de trabalhos.

Atividades práticas previstas: Elaboração de protocolos e procedimentos operacionais padrão para qualificação da atenção cardio-metabólica ao adulto nos setores de prática.

Avaliação: Os instrumentos de avaliação serão discutidos com grupo ao início de cada proposta de abordagem de tema, sendo compostos por resenhas, estudos de caso, organização e participação em seminários, relatórios e outros materiais solicitados, além da auto-avaliação.

Carga Horária Anual do Eixo: 100 horas

Carga Horária Total do Eixo: 200 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 180 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 20 horas

Professor Responsável: Mateus Casanova dos Santos

Professores colaboradores:

Fabiane Ferreira Francioni

Luis Ulisses Signori

Berenice Ribeiro Romeu

Flávia Lamberti Pivoto

Edaiane Joana Lima de Barros

Tatiane Alonso Arrieche

Ceres Braga Arejano

Maria da Penha da Rosa Silveira Nunes

Marilene Zimmer

 

Eixo Transversal da área de concentração 2- Seminários Multiprofissionais

Objetivo: Promover a articulação dos elementos teóricos da atenção integral Cardio-Metabólica do adulto com os cenários do trabalho em saúde vivenciados pelos residentes

Temas que comporão as atividades desenvolvidas no Eixo: Estudo de situações e casos dos cenários da prática relacionados aos conhecimentos construídos nos outros Eixos.

Atividades práticas previstas: Execução dos resultados das discussões realizadas nos seminários, como tentativa de aplicação prática das teorias relacionadas nos casos.

Metodologias de Ensino: os temas serão abordados nos espaços de formação teórica Integrada, basicamente por meio de apresentação e discussão de casos relatados pelos alunos, com base nas realidades vivenciadas.

Avaliação: A avaliação dos residentes dar-se-á com base na capacidade de organização, de análise crítica, de estabelecimento de relação com a teoria discutida nos outros Eixos e no aprofundamento das situações e casos relatados, bem como na participação e contribuições nas discussões do grupo. Será incluída também a auto-avaliação como instrumento de avaliação.

Carga Horária Anual do Eixo: 50 horas

Carga Horária Total do Eixo: 100 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 90 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 10 horas

Professor Responsável: Giovana Calcagno Gomes

Professores colaboradores:

Todos os professores do programa

 

Eixos Específicos

            Os Eixos específicos constituem espaços de discussão em que os residentes, tutores, preceptores e docentes abordarão os núcleos específicos de cada profissão, no atendimento a necessidades de aprofundamento de temas que permitam a compreensão da atenção integral à saúde Cardio-Metabólica do adulto nas competências dos enfermeiros, educadores físicos e psicólogos.

            Os Eixos específicos correspondem a grande parte das atividades semanais dos residentes, pois incluem as atividades práticas semanais e parte das atividades teóricas. As atividades práticas serão supervisionadas diretamente pelos preceptores e possibilitarão ao residente vivenciar a adquirir experiências diversas dentro do campo de atuação. As atividades teóricas nos eixos específicos são coordenadas por preceptores e tutores das diferentes áreas e prevendo atividades diferentes para cada área de formação.

 

Eixo específico da Enfermagem

O Eixo específico da enfermagem está organizado na abordagem de três temas pertinentes à formação específica do Enfermeiro, que serão abordados ao longo dos dois anos de atividades.

 

Tema 1: Enfermagem na atenção integral e humanizada à saúde cardio-metabólica do adulto

Objetivo: Aprofundar aspectos da assistência de Enfermagem integral e humanizada nas afecções metabólicas e suas implicações à saúde do adulto

Conteúdos a serem abordados no tema: Processo de Enfermagem na Assistência às afecções cardiovasculares: Angina Pectoris. Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Tipos de choque: cardiogênico, hipovolêmico, séptico, anafilático, elétrico. Insuficiência Cardíaca Congestiva. Edema Agudo de Pulmão. Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Ressuscitação Cardio-Respiratória, Avaliação Primária e Reestabelecimento das Funções Vitais – ABC do Trauma. Parada cardiorrespiratória. Tecnologias da Assistência Cardiovascular: Pressão Venosa Central (PVC) e Pressão Arterial Média (PAM).

Atividades Práticas: Prática de enfermagem, fundamentada no processo de enfermagem, nos diversos setores do Hospital Universitário e em PSFs da rede básica do município.

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Total do tema no Eixo: 2580 horas

Professor Responsável: Berenice Ribeiro Romeu

Professores colaboradores:

Flávia Lamberti Pivoto

Edaiane Joana Lima Barros

Taís Maria Nauderer

Karen Knopp de Carvalho

Lenice Dutra de Souza

Mateus Casanova dos Santos

 

Tema 2: Gerenciamento do Serviço de Enfermagem Hospitalar e da Rede Básica de Saúde

Objetivo: Aprofundar aspectos do Gerenciamento do Serviço de Enfermagem Hospitalar e da Rede Básica de Saúde

Conteúdos a serem abordados no tema: Organizações dos Serviços de Saúde: caracterização das organizações de saúde; filosofia: missão, visão, valores; objetivos, estatutos, regimentos, regulamentos; modelos estruturais de organizações de saúde; o ambiente do trabalho nas organizações de saúde; terminologia básica nas organizações de saúde; o processo de trabalho em enfermagem nas organizações de saúde. Estratégias de gerenciamento do serviço de enfermagem nas organizações de saúde: planejamento de estruturas físicas; Gerenciamento de enfermagem nos recursos ambientais, materiais e financeiros; Organização dos Serviços de Enfermagem Hospitalares: finalidade; estrutura; regimento; Auditoria em enfermagem hospitalar. Estratégias de gerenciamento de pessoal de enfermagem nos serviços hospitalares e na Rede Básica de Saúde: implementação de mudanças; administração de conflitos; comunicação; marketing; liderança; empreendedorismo; motivação; processo decisório; processo de negociação; reuniões de trabalho.

Atividades práticas previstas: Prática de enfermagem nos diversos setores do Hospital Universitário e em PSFs da rede básica do município.

Carga Horária Anual do tema Eixo: 387 horas

Carga Horária Total do tema no Eixo: 774 horas

Professor Responsável: Helena Heidtmann Vaghetti

Professores colaboradores:

Taís Maria Nauderer

Maria da Penha da Rosa Silveira Nunes

Karen Knopp de Carvalho

 

Tema 3: Processo educativo de enfermagem na atenção à saúde Cardio-Metabólica do adulto

Objetivo: Aprofundar elementos para o uso da educação como instrumento para melhoria da qualidade de vida do paciente adulto com intercorrências cardio-metabólicas e da educação no trabalho voltada às equipes de enfermagem envolvidas na assistência ao adulto nos Serviços Hospitalares e na Rede Básica de Saúde.

Conteúdos a serem abordados no tema: Educação popular em saúde do adulto portador de intercorrências cardio-metabólicas. Teorias da Educação e sua influência na prática educativa do paciente adulto com intercorrências cardio-metabólicas. Estratégias de Ensino para Educação em Saúde do paciente adulto portador de intercorrências cardio-metabólicas. A educação como instrumento de trabalho da Equipe de Enfermagem que atua com o paciente adulto portador de intercorrências clínicas. Uso de Metodologias e tecnologias de ação participativa como estratégias de ensino. Uso de dinâmicas de grupo como estratégias de ensino. Educação permanente/ Continuada.

Atividades práticas previstas: Prática de enfermagem, fundamentada no processo de enfermagem, nos diversos setores do Hospital Universitário e em PSFs da rede básica do município.

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 516 horas

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1032 horas

Professor Responsável: Giovana Calcagno Gomes

Professores colaboradores:

Edaiane Joana Lima Barros

Giovana Calcagno Gomes

Geani Farias Mechado Fernandes

 

Metodologias de Ensino: os temas serão abordados nos espaços de formação teórica específica, por meio de seminários, oficinas, conferências, vídeos, aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos e apresentação de trabalhos.

Avaliação: Os instrumentos de avaliação serão discutidos com grupo ao início de cada proposta de abordagem de tema, sendo compostos por resenhas, estudos de caso, organização e participação em seminários, relatórios e outros materiais solicitados, além da auto-avaliação.

Atividades práticas previstas: Prática de enfermagem nos diversos setores do Hospital Universitário e em PSFs da rede básica do município.

Carga Horária Anual do Eixo: 2580 horas

Carga Horária Total do Eixo: 5160 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 1085 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 4045 horas

 

Eixo específico da Educação Física

O Eixo específico da educação física está organizado na abordagem de três temas pertinentes à formação do Educador Físico, que serão abordados ao longo dos dois anos de atividades.

Tema 1: Avaliação, prescrição e implementação de programas de exercícios para portadores adultos de afecções cardio-metabólicas

Conteúdos a serem abordados no tema: Efeitos do exercício nas afecções cardio-metabólicas do adulto; Avaliação física funcional; Avaliação ergoespirométrica; Prescrição de exercícios; Implementação de programa de exercícios para as afecções cardio-metabólicas do adulto; Treinamento físico para afecções cardio-metabólicas do adulto; Intercorrências durante a execução de exercícios. Efeitos do exercício nas doenças crônicas não transmissíveis; Avaliação física funcional; Avaliação ergoespirométrica; Prescrição de exercícios; Implementação de programa de exercícios para as doenças crônicas não transmissíveis; Treinamento físico para portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Atividades práticas previstas: Implementar a avaliação, prescrição de programas de exercícios para portadores adultos de afecções cardio-metabólicas.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 3096 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 1548 horas

Professor Responsável: Luis Ulisses Signori

Professores colaboradores:

Jose Geraldo Soares Damico

Raquel da Silveira

 

Tema 2: Aspectos culturais e educacionais em saúde para os portadores e familiares de afecções cardio-metabólicas

Conteúdos a serem abordados no tema: Conceitos de cultura, educação e saúde; Significados de saúde e doença para os portadores de afecções cardio-metabólicas e seus familiares e comunidade; Compreensão de atividades e exercícios físicos para os portadores afecções cardio-metabólicas e seus familiares e comunidade; Aspectos educacionais e culturais de adesão ao tratamento não farmacológico; Elaboração de um projeto educacional para a prática de atividades e exercícios físicos para os portadores de afecções cardio-metabólicas e seus familiares.

Atividades práticas previstas: Reuniões periódicas com os pacientes e familiares para atuar de forma educativa nos fatores de risco e agravos das afecções cardiometabólicas.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 645 horas

Professor Responsável: Raquel da Silveira

Professores colaboradores:

Luis Ulisses Signori

Jose Geraldo Soares Damico

 

Tema 3: Discussão de casos clínicos

Conteúdos a serem abordados no tema: A ser discutido de acordo com a demanda dos pacientes do serviço.

Atividades práticas previstas: Reuniões periódicas para discussão das ações realizadas pelos residentes nos espaços de prática.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 774 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 387 horas

Professor Responsável: Luis Ulisses Signori

Professores colaboradores:

Jose Geraldo Soares Damico

Raquel da Silveira

 

Metodologia de ensino dos temas no Eixo: Aulas expositivas, práticas e com pacientes. Reuniões para discussão em grupo.

Metodologia de avaliação: Participação das discussões em grupos e das práticas propostas. Empenho na apresentação dos casos clínico.

Carga Horária Anual do Eixo: 2580 horas

Carga Horária Total do Eixo: 5160 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 1085 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 4045 horas

 

Eixo específico da Psicologia

O Eixo específico da psicologia está organizado na abordagem de três temas pertinentes à formação do Psicólogo, que serão abordados ao longo dos dois anos de atividades.

Tema 1: Fundamentos teóricos de psicologia da saúde

Conteúdos a serem abordados no tema: Componentes cognitivos de saúde e doença: Modelos de crenças de saúde dos pacientes e suas famílias, seus efeitos na identificação dos problemas de saúde, busca de ajuda e a adesão aos regimes de tratamento; Crenças e atitudes que mediatizam a busca de ajuda; Fatores cognitivos e seus efeitos sobre as reações ao diagnóstico inicial e o processamento de informação sobre saúde; Impacto dos fatores biológicos sobre o funcionamento cognitivo. Componentes afetivos de saúde e doença: efeitos do afeto sobre a cognição e as atitudes que mediatizam a busca de ajuda; Fatores afetivos que afetam as reações ao diagnóstico inicial e o processamento de informações; Reações afetivas a doenças, ferimentos e incapacitação; Problemas médicos que podem ser confundidos com distúrbios afetivos. Componentes cognitivos afetivos e comportamentais de saúde e doença: Fatores biopsicossociais preditivos de comportamentos de saúde; Motivação: fatores centrais e periféricos de controle do comportamento alimentar e do comportamento sexual. Fundamentos teóricos das abordagens multimodais de modificação de hábitos de saúde: análise experimental do comportamento; terapias comportamental-cognitivas; entrevista motivacional. Aspectos comportamentais e desenvolvimentais de saúde e doença: fatores de risco comportamentais associados às enfermidades mais comuns; relação entre saúde e estilos de enfrentamento; relações entre idade, contexto de desenvolvimento e saúde; impacto de quadros psicopatológicos sobre a resposta à doença e a recuperação; efeito do condicionamento clássico e do condicionamento operante na saúde e no comportamento de saúde.

Atividades práticas previstas: Entrevista e observação de atuação de preceptores psicólogos em ambiente hospitalar e de prestação de serviços de atenção primária, com discussão da fundamentação teórica utilizada em cada atividade preventiva ou de intervenção. Identificação dos aspectos da fundamentação teórica empregados nas atividades de avaliação, tratamento multiprofissional integrado e encaminhamento. Elaboração de relatórios abordando as conclusões depreendidas de tais atividades.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 645 horas

Professor Responsável: Vera Tôrres das Neves

 

Tema 2: Avaliação psicológica, intervenções de prevenção e atendimento psicológico para pacientes portadores de afecções cardio-metabólica do adulto

Conteúdos a serem abordados no tema: Avaliação psicológica de pacientes portadores de afecções cardio-metabólica do adulto: Métodos de avaliação de problemas comuns de saúde mental associados a doenças (ansiedade e depressão); Métodos de condução de entrevistas focais breves; Uso de instrumentos psicométricos relevantes para o atendimento de saúde: limitações das medidas tradicionais nos ambientes de cuidados da saúde; Dados normativos relevantes para o atendimento em saúde e Uso de instrumentos breves de triagem. Realização de triagens; Obtenção de informações de acompanhantes; Condução de avaliações em ambientes médicos: consultório, setor de emergência e enfermaria. Técnicas gerais de intervenção psicológica em saúde: Desenvolvimento de planos de tratamento psicológico, a ser incluído nos planos de cuidados colaborativos; Condução de psicoterapia individual, de casais, famílias e grupos; Intervenções de apoio, cognitivo-comportamentais, intervenção em crise, abordagens de sistemas familiares, psicoeducação e prevenção de recaída; Manejo de casos; Negociação de planos de tratamento conjuntamente aceitáveis para paciente, família e equipe de saúde; Estratégias para aumentar a motivação para a mudança e a adesão aos tratamentos; Utilização de recursos da comunidade; Estratégias de resolução de problemas.

Atividades práticas previstas: Observação e execução de atividades de avaliação, tratamento psicológico, desenvolvimento de planos de tratamento, psicoeducação, motivação, resolução de problemas, construção de planos de tratamento conjuntos e recrutamento de recursos da comunidade sob supervisão de preceptores e orientação de tutores.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 645 horas

Professor Responsável: Vera Tôrres das Neves

 

Tema 3: Grupo e sociedade

Conteúdos a serem abordados no tema: Grupo e sociedade: a. Grupos: o que se passa neles? O que são?; Conceito de grupo na obra de Guatari  e Deleuze; Tipos de grupo; Síntese crítica da teoria dos grupos; O grupo como instituição; Grupos no hospital; O grupo-operativo de Pichon-Rivière; Horizontalidade, verticalidade, e transversalidade em grupos com ênfase no trabalho da equipe de saúde. Rachando o grupo: As redes das práticas grupais e o movimento do institucionalismo francês; O paradigma ético-estético-político e o grupo; O Ato e a Organização; Para uma reformulação da experiência grupal; Os recursos escondidos das comunidades; Aspectos éticos.

Atividades práticas previstas: Atividades práticas previstas: Entrevista e observação da atuação de preceptores psicólogos em ambiente hospitalar e de prestação de serviços de atenção primária, com discussão dos aspectos grupais e institucionais envolvidos em cada atividade preventiva ou de intervenção. Elaboração de relatórios abordando as conclusões depreendidas de tais atividades.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 645 horas

Professor Responsável: Ceres Braga Arejano

 

Tema 4: Atuação profissional em psicologia da saúde

Conteúdos a serem abordados no tema: Técnicas específicas de intervenção psicológica em saúde: modificação de hábitos de saúde: modificação de crenças e atitudes; modificação de hábitos de saúde: abordagens comportamental-cognitivas; manejo de estresse; ajustamento do paciente ao ambiente hospitalar; comunicação profissional-paciente; manejo da dor e da tolerância a procedimentos de tratamento aversivos; atendimento ao paciente terminal; atendimento ao paciente crônico – características gerais; atendimento a enfermidades não-transmissíveis específicas: obesidade e transtornos alimentares, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, abuso de substâncias.

Atividades práticas previstas: Observação e execução de atividades de intervenção psicológica em saúde (modificação de hábitos de saúde, manejo de estresse e ajustamento do paciente no ambiente hospitalar) sob supervisão de preceptores e orientação de tutores.

Carga Horária Total do tema no Eixo: 1290 horas

Carga Horária Anual do tema no Eixo: 645 horas

Professor Responsável: Vera Tôrres das Neves

 

Metodologia de ensino

Aulas expositivas, leitura e resumo de textos e atividades práticas de observação e prestação de serviços no ambiente hospitalar.

Metodologia de Avaliação

Resenhas de textos e relatórios de atividades de observação, avaliação e intervenção.

Carga Horária Anual do Eixo: 2580 horas

Carga Horária Total do Eixo: 5160 horas

Carga Horária Teórica Total do Eixo: 1085 horas

Carga Horária Prática Total do Eixo: 4045 horas

 

 


Semana Padrão

Semana padrão para R1

Horários

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

DOM

 

Manhã 08h às 12h

Eixos Transversais do Programa

Estágio

Eixos Transversais da área de Concentração

Estágio

Estágio

   

 

Tarde 13h às 18h

Estágio

Estágio

Estágio

Estágio

Eixos Específicos das Profissões

Estágio (ou plantão noturno)

 

 

Semana padrão para R2

Horários

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

DOM

 

Manhã 08h às 12h

Estágio

Eixos Transversais do Programa

Estágio

Eixos Transversais da área de Concentração

Estágio

Estágio

 

 

Tarde 13h às 18h

Estágio

Estágio

Eixos Específicos das Profissões

 

Estágio

Estágio (ou plantão noturno)

 

 

 

Prevê-se cinco horas semanais, distribuídas como uma hora diária para dedicação do residentes à revisão de literatura, fundamentação teórica, elaboração de trabalhos, preparo de seminários e relatório de campo.

 

Nota: Serão disponibilizadas 2 horas semanais para Rede de apoio à educação permanente e Conselho Municipal de saúde que serão distribuídas integralmente na carga horária correspondente aos estágios.

 

 


PROPOSTA DE PROCESSO SELETIVO

Lançamento do edital: 13 de dezembro de 2010.

 

Período de Inscrição: de 13/12/2010 a 03/01/2011 e por sedex até 30/12/2010.

 

Perfil Inicial dos Candidatos para Ingresso

Profissionais graduados (preferencialmente nos últimos 2 anos) em Enfermagem, Educação Física e Psicologia. Busca-se um profissional que, por meio de suas atividades acadêmicas e de trabalho, demonstre interesse na atenção à saúde cardiometabólica do adulto e no sistema de saúde.

 

Documentação Necessária

Fotocópias dos seguintes documentos:

- Diploma de graduação frente e verso ou atestado de que está cursando o último semestre da graduação;

- Histórico escolar do curso de graduação

- Carteira de identidade ou documento equivalente para candidatos estrangeiros;

- Cadastro de pessoa física ou documento equivalente para candidatos estrangeiros;

- Cópia de Documento de identidade;

Currículo Vitae documentado, modelo lattes CNPq.

Preenchimento de declaração pessoal de comprometimento e disponibilidade total para o cumprimento da carga horária da Residência no ato da inscrição.

Taxa de inscrição: a ser definida.

Requerimento de inscrição em forma de carta de intenção.

 

Homologação das inscrições: 05/01/2011

Inscrições com documentação incompleta ou postada após o término dos prazos não serão aceitas. O Candidato deverá assinar uma declaração de ciência e concordância de todos os itens da presente chamada pública.

 

Etapas de seleção:

Primeira Etapa

A primeira etapa será eliminatória e constará de uma prova com valor 50 pontos, sendo desclassificado o candidato que obter nota menor ou igual a 35. A prova contará com cinqüenta questões objetivas, sendo 30 versando sobre o Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas de Saúde e a inserção da profissão neste contexto e 20 com questões específicas para cada profissão, Peso 5

Segunda Etapa

A segunda etapa será classificatória e contará de entrevista para avaliação da adequação do candidato às propostas do Curso. Peso 3

Terceira Etapa

A terceira etapa será classificatória e contará com a avaliação do Currículo Vitae. Peso 2

 

Critérios de aprovação e classificação

Será considerado aprovado o candidato que obtiver a pontuação final igual ou superior a 7,0 (sete). A listagem final dos classificados, para o preenchimento das vagas, respeitará a ordem de classificação decrescente. Serão considerados suplentes todos os demais candidatos aprovados, que terão seus nomes divulgados em ordem decrescente de classificação.

Em caso de empate na classificação final, serão utilizados, como critérios de desempate, nesta ordem:

a) a maior pontuação na Primeira Etapa;

b) o menor tempo de formação (prioridade aos jovens recém-formados - Lei Federal nº 11.129, 30 de junho de 2005);

c) a menor idade do candidato (prioridade aos jovens recém-formados - Lei Federal nº 11.129, 30 de junho de 2005);

d) sorteio público.

- A ausência do candidato em qualquer das duas Etapas de Seleção ocasionará a eliminação do mesmo.

- Somente candidatos que não foram eliminados na Primeira Etapa e que foram habilitados a participar da Segunda Etapa terão classificação de Resultado Final no Processo Seletivo.

 

Recursos

O candidato que se julgar prejudicado, após a divulgação do resultado da 1ª etapa do processo seletivo, poderá recorrer através de requerimento dirigido a Comissão de Seleção da Residência Multiprofissional e entregue à Secretaria de EEnf/FURG no prazo de 72 (setenta e duas) horas após a divulgação do resultado da prova escrita.

O requerimento deverá ser individual e devidamente fundamentado com a indicação precisa dos motivos em que o candidato se julgar prejudicado.

 

 

 



[1] Dentre os profissionais indicados para atuação na RIMHAS, percebe-se um predomínio quantitativo de Enfermeiros, entre docentes, tutores e preceptores. Este fato deve-se ao maior número destes profissionais dentre os que compõem o quadro de tutores e docentes nos eixos transversais desta residência, por serem os seus temas parte inerente do curso de enfermagem que inexistem nos cursos de psicologia e educação física., Os enfermeiros são maioria, também, no quadro de Técnicos-Administrativos do Hospital Universitário, em relação aos profissionais Psicólogos e Educadores Físicos. Além disso, a partir da consideração das atividades profissionais específicas, as atividades de assistência de enfermagem caracterizam-se pela permanência em turno integral na atenção ao paciente, o que acarreta uma maior necessidade de disponibilidade de acompanhamento na execução das ações e planejamento prático-teórico. Considera-se que a diferença de distribuição das áreas de formação entre os profissionais envolvidos não corresponde a problemas na operacionalização das propostas da RIMHAS, uma vez que a construção das atividades deverá partir predominantemente de grupos multiprofissionais e o exercício do trabalho em equipe será buscado na execução das propostas por todos os envolvidos.