SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 153/2010
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 17 DE DEZEMBRO DE 2010
Dispõe sobre alteração curricular nos cursos de História licenciatura e bacharelado.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 17 de dezembro de 2010, Ata 024,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar as alterações curriculares para os cursos de História, licenciatura e bacharelado, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE HISTÓRIA LICENCIATURA E BACHARELADO
1) Excluir, dos QSLs 097/109 (História Licenciatura), 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:
10148 H. Antiga I
10326 Teoria da História
10340 Metodologia da Pesquisa Histórica
10179 H. do Pensamento
10113 H. Demográfica
10005 H. do Oriente Médio Contemporâneo
10178 H. do Cotidiano Brasileiro
10155 H. Pensamento Econômico
10156 H. Econômica
05115 Antropologia da Pesca
05182 Geografia e Gênero
10124 Pré-História do RS
2) Excluir, do QSL 097/109 (História Licenciatura), as seguintes disciplinas:
10089 Arqueologia Geral
10369 Práticas Pedagógicas módulo 6° semestre
10370 Práticas Pedagógicas módulo 7° semestre
10372 Metodologia do Ensino de História
3) Excluir, do QSL 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) a disciplina 10249 Planejamento e organização de arquivos.
4) Incluir, nos QSLs 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), a disciplina 10373 Cultura indígena.
5) Incluir, no QSL 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural, a disciplina 00000 Gestão de Acervos (em processo de criação no curso de Arquivologia).
6) Alterar o caráter da disciplina, de optativa para obrigatória, no QSL 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental),
10183 História da Idéia de Natureza na Modernidade.
7) Alterar o caráter da disciplina, de obrigatória para optativa, no QSL 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental):
10087- Geo-História;
10142 Ecossistema Costeiro: homem e ambiente.
8) Alterar o caráter da disciplina, de obrigatória para optativa, nos QSLs 097/109 (História Licenciatura), 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental):
10086 Fundamentos de Antropologia.
9) Criar e incluir no QSL 097/109 (História Licenciatura) as seguintes disciplinas:
9.1) DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de História I
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 2º/2011
EMENTA: analisar as metodologias do ensino de história; estrutura do planejamento do processo de ensino-aprendizagem; as técnicas de ensino e os recursos pedagógicos para o ensino de história; análise do livro didático e práticas pedagógicas.
9.2) DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de História II
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4
CRÉDITOS: 04 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2012
EMENTA: analisar os processos de desenvolvimento das competências e habilidades no ensino de História; pedagogia de projeto aplicada ao ensino de história; método didático-problematizador como possibilidade e meio de ensino; as tecnologias e meios de ensino na sala de aula; estrutura do planejamento do plano de aula; plano de ensino; plano de trabalho.
10) Criar e incluir, nos QSLs 097/109 (História Licenciatura), 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:
10.1) DISCIPLINA: História e pensamento intelectual na Idade Moderna
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02
CRÉDITOS: 02 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º /2011
EMENTA: Pensamento humanista. O conceito de Intelectual. Pensamento político na Idade Moderna. As idéias que influenciaram a sociedade, inclusive os governantes entre os séculos XVI e XVIII. Os movimentos ideológicos que afetaram várias camadas da sociedade. Os pensamentos que foram influenciados pela base ideológica da Igreja Católica.
10.2) DISCIPLINA: História e Gênero
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Conceito de gênero enquanto unidade de análise. O conceito de gênero no discurso historiográfico. A construção cultural através das relações entre os gêneros. Mudanças e permanências entre a representação e a vivência do masculino e do feminino no Brasil, tensões e complementaridades.
10.3) DISCIPLINA: História e imprensa
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Examinar a potencialidade da imprensa como fonte para a História, através da leitura e interpretação de textos, artigos, teses e dissertações que tenham tratado a imprensa como documento para a análise dos processos
históricos.
10.4) DISCIPLINA: História, imagem e mídia
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: As imagens como fonte para a História. A lógica de construção e desconstrução no processo de significação e representação dos documentos imagéticos e/ou visuais. As imagens e a produção de memória, a memória-imagem. Fotografia e história. Simulacros das imagens. Mídia e cultura de massa.
10.5) DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História I
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 2º/2011
EMENTA: analisar e relacionar o surgimento das ciências e o desenvolvimento das metodologias da pesquisa científica. Epistemologia do conhecimento histórico: o paradigma da verdade. O fato. O documento. O tempo. O ofício do historiador. Os métodos: dedutivo e indutivo; técnicas de escrita do trabalho científico: fichamento, resenha, artigo, ensaio, projeto de pesquisa, análise documental e trabalho monográfico; a heurística; a hermenêutica profunda; o método positivo; o método materialista: a dialética e a análise do discurso; o método quantitativo: a análise de conteúdo; a renovação: análise das mentalidades, análise das documentações pessoais; análise fotográfica; técnicas de entrevista;
10.6) DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História II
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2012
EMENTA: analisar e relacionar as diferentes vertentes teóricas aplicadas à história. Desenvolver uma prática analítica de aplicação teórica na leitura documental. História e literatura; história romântica; materialismo histórico; escola metódica e o positivismo histórico; historicismo; Annales e a nova história; estruturalismo histórico; mentalidades; história cultural; micro-história; história biográfica; Nova História Cultural; História social; pós-modernismo na história.
10.7) DISCIPLINA: Imagens do Brasil: história, mídia e turismo
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: A imagem como fonte/objeto de estudo da História. A criação de estereótipos imagéticos para o Brasil. A História do Brasil através das imagens. A criação de imagens para o Brasil: imprensa, caricatura e mídia eletrônica. Uma interface multidisciplinar na edificação de imagens: História e Turismo no Brasil.
10.8) DISCIPLINA: O Nascimento da Política e a Democracia em Atenas
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4
CRÉDITOS: 04 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: A construção da Democracia em Atenas no século V a.c. Mentalidade e prática dos gregos a respeito da Democracia.
10.9) DISCIPLINA: Seminário avançado de estudos medievais
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 2º/2011
EMENTA: Estuda, a partir da análise de fontes primárias e da literatura historiográfica, aspectos das estruturas de poder, das questões ambientais, do cotidiano e os relacionados às minorias da era medieval. Estuda os fundamentos estruturais do medievalismo oriental das civilizações Bizantina e Islâmica.
10.10) DISCIPLINA: Fontes para a história dos índios nas missões
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: História dos indígenas que estiveram ou estão relacionados com a experiência missional e seus remanescentes. Reconhecimento das categorias norteadoras dos discursos pesquisados. Problematização do tratamento dado aos indígenas pelos distintos autores. Proposta de alternativas analíticas que visem a inclusão do indígena na produção historiográfica e no ensino de história.
10.11) DISCIPLINA: Introdução aos estudos históricos
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Introdução à estrutura universitária; conceituação de história; noção de tempo; divisão quadripartidária da história; noção de cultura; o papel do historiador.
10.12) DISCIPLINA: História da Região Platina
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Optativa
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
Semestre / Ano de Oferecimento: 1º /2011
EMENTA: Análise histórica das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre os países formadores da denominada Região Platina, mais especificamente, Uruguai, Argentina e Brasil Meridional. Identificar e analisar o espaço fronteiriço entre as referidas nações, seus fundamentos geográficos, sócio-econômicos e culturais, abrangendo o período colonial até a formação dos Estados Nacionais.
10.13) DISCIPLINA: Estâncias-elites e política na formação do Uruguai: séculos XVII XIX.
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Entender o processo de construção do território chamado Uruguai, através das variáveis: Estância, isto é a terra, o pampa, e a estrutura sócio-produtiva que nele se instala; Elites, ou seja, as formas de poder e de dominação que juntamente com o domínio do pampa se concretiza; A Política, as formas institucionais que se estabelecem desde os períodos espanhol, artiguista, luso-brasileiro e, finalmente, a independência.
10.14) DISCIPLINA: Metodologia da escrita do trabalho científico
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: Semestral CARÁTER: Obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3
CRÉDITOS: 03 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I
SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Normas Técnicas da ABNT; normas para produção de artigo; resenhas; fichamentos; papers; projetos de pesquisa; análise documental; trabalho monográfico.
11) Criar e incluir, nos QSLs 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:
11.1) DISCIPLINA: Introdução ao Estágio de História Bacharelado
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: semestral CARÁTER: obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4
CRÉDITOS: 04 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
SEMESTRE DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Noções gerais sobre as relações entre teoria e prática na construção do conhecimento científico em História. O papel social do Historiador. Potencialidades profissionais do Historiador. Contatos iniciais com os projetos, as instituições e as entidades para a realização do Estágio em História Bacharelado.
11.2) DISCIPLINA: Projetos de Estágio em História Bacharelado
CÓDIGO: LOTAÇÃO: ICHI
DURAÇÃO: semestral CARÁTER: obrigatória
CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4
CRÉDITOS: 04 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II
SEMESTRE DE OFERECIMENTO: 1º/2011
EMENTA: Aprofundamento do estudo das relações entre teoria e prática na construção do conhecimento científico em História. Interações, interfaces e inter-relações entre o discente de História e a comunidade na qual está inserido. A transição de discente à profissional. Definição de caminhos em relação aos projetos, às instituições e às entidades para a execução do Estágio em História Bacharelado.
12) Alterar o número de créditos da disciplina 10328 - História Medieval de 5 para 6 créditos.
13) Alterar o sistema de avaliação das seguintes disciplinas:
Código disciplina |
Nome |
Sistema avaliação atual |
Sistema avaliação a ser alterado |
10364 |
Práticas Pedagógicas Módulo 1º semestre |
I |
II |
10365 |
Práticas Pedagógicas Módulo 2º semestre |
I |
II |
10366 |
Práticas Pedagógicas Módulo 3º semestre |
I |
II |
10367 |
Práticas Pedagógicas Módulo 4º semestre |
I |
II |
10368 |
Práticas Pedagógicas Módulo 5º semestre |
I |
II |
14) Alterar a localização das seguintes disciplinas
14.1) QSL 097/109 História Licenciatura
Código da Disciplina |
Nome da Disciplina |
Localização no QSL |
|
atual |
pretendida |
||
10339 |
Historiografia |
2º sem. |
1º sem |
10373 |
Cultura indígena |
6º sem |
3º sem. |
10176 |
História município do Rio Grande |
7º sem. |
8º sem. |
14.2) QSL 094/002 História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio socioambiental)
Código da Disciplina |
Nome da Disciplina |
Localização no QSL |
|
atual |
pretendida |
||
10339 |
Historiografia |
2º sem. |
1º sem |
10176 |
História município do Rio Grande |
7º sem. |
8º sem. |
10357 |
História ambiental |
3º sem. |
4º sem. |
14.3) QSL 094/001 História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural)
Código da Disciplina |
Nome da Disciplina |
Localização no QSL |
|
atual |
pretendida |
||
10339 |
Historiografia |
2º sem. |
1º sem |
10176 |
História município do Rio Grande |
7º sem. |
8º sem. |
15) Plano de implantação das alterações:
15.1) Data de entrada em vigor: 1º semestre de 2011;
15.2) Plano de enquadramento: Não haverá prejuízo aos alunos, em nenhuma disciplina, conforme quadro de equivalência;
15.3) Plano de extinção da oferta de disciplinas:
Código disciplina |
Nome disciplina |
Ultima oferta |
10148 |
H. Antiga I |
2010 |
10326 |
Teoria da História |
2010 |
10340 |
Metodologia da Pesquisa Histórica |
2010 |
10372 |
Metodologia do Ensino de História (equivalente a Metodologia do Ensino de História I) |
2010 |
10329 |
H. Medieval (5 créditos) |
2010 |
15.4) Plano de equivalência de disciplinas
Disciplina nova (equivalente) |
Disciplina atual |
Código |
Introd. Estudos Históricos |
Fundamentos de Antropologia |
10186 |
Introd. Hist. Povos |
H. Antiga I |
10148 |
Teoria e Metod. História I |
Metodologia Pesquisa Histórica |
10340 |
Teoria e Metod. História II |
Teoria da História |
10326 |
Metodologia Ensino História I |
Metodologia Ensino de História |
10372 |
Metodologia Ensino História II |
Práticas Pedagógicas - Módulo 6º semestre e Práticas Pedagógicas - Módulo 7º semestre |
10369 10370 |
16) Carga horária total, como segue:
16.1) História Licenciatura = 3110h
16.2.1) História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) = 3035h
16.2.2) História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio socioambiental =3050h
17) QSLs anexo.