Nº 153 - Dispõe sobre alteração curricular nos cursos de História – licenciatura e bacharelado.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 153/2010

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 17 DE DEZEMBRO DE 2010

 

 

 

Dispõe sobre alteração curricular nos cursos de História – licenciatura e bacharelado.

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 17 de dezembro de 2010, Ata 024,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.1º        Aprovar as alterações curriculares para os cursos de História, licenciatura e bacharelado, conforme anexo.

 

Art. 2º  A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

ALTERAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS DE HISTÓRIA – LICENCIATURA E BACHARELADO

 

 

1)                 Excluir, dos QSLs 097/109 (História Licenciatura), 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:

10148 – H. Antiga I

10326 – Teoria da História

10340 – Metodologia da Pesquisa Histórica

10179 – H. do Pensamento

10113 – H. Demográfica

10005 – H. do Oriente Médio Contemporâneo

10178 – H. do Cotidiano Brasileiro

10155 – H. Pensamento Econômico

10156 – H. Econômica

05115 – Antropologia da Pesca

05182 – Geografia e Gênero

10124 – Pré-História do RS

 

2)                 Excluir, do QSL 097/109 (História Licenciatura), as seguintes disciplinas:

10089 – Arqueologia Geral

10369 – Práticas Pedagógicas – módulo 6° semestre

10370 – Práticas Pedagógicas – módulo 7° semestre

10372 – Metodologia do Ensino de História

 

3)                 Excluir, do QSL 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) a disciplina 10249 – Planejamento e organização de arquivos.

 

4)                  Incluir, nos QSLs 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), a disciplina 10373 – Cultura indígena.

 

5)                 Incluir, no QSL 094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural, a disciplina 00000 – Gestão de Acervos (em processo de criação no curso de Arquivologia).

 

6)                 Alterar o caráter da disciplina, de optativa para obrigatória, no QSL 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental),

10183 – História da Idéia de Natureza na Modernidade.

 

7)                 Alterar o caráter da disciplina, de obrigatória para optativa, no QSL 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental):

10087- Geo-História;

10142 – Ecossistema Costeiro: homem e ambiente.

 

8)                 Alterar o caráter da disciplina, de obrigatória para optativa, nos QSLs 097/109 (História Licenciatura),  094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental):

10086 – Fundamentos de Antropologia.

 

 

9)                  Criar e incluir no QSL 097/109 (História Licenciatura) as seguintes disciplinas:

 

9.1)          DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de História I

CÓDIGO:                                        LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   2º/2011         

EMENTA: analisar as metodologias do ensino de história; estrutura do planejamento do processo de ensino-aprendizagem; as técnicas de ensino e os recursos pedagógicos para o ensino de história; análise do livro didático e práticas pedagógicas.

 

9.2)          DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de História II

CÓDIGO:                                        LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4

CRÉDITOS:            04                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2012         

EMENTA: analisar os processos de desenvolvimento das competências e habilidades no ensino de História; pedagogia de projeto aplicada ao ensino de história; método didático-problematizador como possibilidade e meio de ensino; as tecnologias e meios de ensino na sala de aula; estrutura do planejamento do plano de aula; plano de ensino; plano de trabalho.

 

 

10)            Criar e incluir, nos QSLs 097/109 (História Licenciatura),  094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:

 

10.1)      DISCIPLINA: História e pensamento intelectual na Idade Moderna

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 30        CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02

CRÉDITOS:            02                                 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 01

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º /2011                  

EMENTA: Pensamento humanista. O conceito de Intelectual. Pensamento político na Idade Moderna. As idéias que  influenciaram a sociedade, inclusive os governantes entre os séculos XVI e XVIII. Os movimentos ideológicos que afetaram várias camadas da sociedade.  Os pensamentos que foram influenciados pela base ideológica da Igreja Católica.

 

10.2)      DISCIPLINA: História e Gênero

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:            1º/2011         

EMENTA: Conceito de gênero enquanto unidade de análise. O conceito de gênero no discurso historiográfico. A construção cultural através das relações entre os gêneros. Mudanças e permanências entre a representação e a vivência do masculino e do feminino no Brasil, tensões e complementaridades.

 

10.3)      DISCIPLINA: História e imprensa

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2011         

 EMENTA: Examinar a potencialidade da imprensa como fonte para a História, através da leitura e interpretação de textos, artigos, teses e dissertações que tenham tratado a imprensa como documento para a análise dos processos

históricos.

 

10.4)      DISCIPLINA: História, imagem e mídia

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI      

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2011         

EMENTA: As imagens como fonte para a História. A lógica de construção e desconstrução no processo de significação e representação dos documentos imagéticos e/ou visuais. As imagens e a produção de memória, a memória-imagem. Fotografia e história. Simulacros das imagens. Mídia e cultura de massa.

 

10.5)      DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História I

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   2º/2011         

EMENTA: analisar e relacionar o surgimento das ciências e o desenvolvimento das metodologias da pesquisa científica. Epistemologia do conhecimento histórico: o paradigma da verdade. O fato. O documento. O tempo. O ofício do historiador. Os métodos: dedutivo e indutivo; técnicas de escrita do trabalho científico: fichamento, resenha, artigo, ensaio, projeto de pesquisa, análise documental e trabalho monográfico; a heurística; a hermenêutica profunda; o método positivo; o método materialista: a dialética e a análise do discurso; o método quantitativo: a análise de conteúdo; a renovação: análise das mentalidades, análise das documentações pessoais; análise fotográfica; técnicas de entrevista;

 

10.6)      DISCIPLINA: Teoria e Metodologia da História II

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 1

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2012         

EMENTA: analisar e relacionar as diferentes vertentes teóricas aplicadas à história. Desenvolver uma prática analítica de aplicação teórica na leitura documental. História e literatura; história romântica; materialismo histórico; escola metódica e o positivismo histórico; historicismo; Annales e a nova história; estruturalismo histórico; mentalidades; história cultural; micro-história; história biográfica; Nova História Cultural; História social; pós-modernismo na história.

 

10.7)      DISCIPLINA: Imagens do Brasil: história, mídia e turismo

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2011         

EMENTA: A imagem como fonte/objeto de estudo da História. A criação de estereótipos imagéticos para o Brasil. A História do Brasil através das imagens. A criação de imagens para o Brasil: imprensa, caricatura e mídia eletrônica. Uma interface multidisciplinar na edificação de imagens: História e Turismo no Brasil.

 

10.8)      DISCIPLINA: O Nascimento da Política e a Democracia em Atenas

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4

CRÉDITOS:            04                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2011         

EMENTA: A construção da Democracia em Atenas no século V a.c. Mentalidade e prática dos gregos a respeito da Democracia.

                   

10.9)      DISCIPLINA: Seminário avançado de estudos medievais

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:            2º/2011         

EMENTA:  Estuda, a partir da análise de fontes primárias e da literatura historiográfica, aspectos das estruturas de poder, das questões ambientais, do cotidiano e os relacionados às minorias da era medieval.   Estuda os fundamentos estruturais do medievalismo oriental das civilizações Bizantina e Islâmica.

 

10.10) DISCIPLINA: Fontes para a história dos índios nas missões

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:   1º/2011         

EMENTA:  História dos indígenas que estiveram ou estão relacionados com a experiência missional e seus remanescentes. Reconhecimento das categorias norteadoras dos discursos pesquisados. Problematização do tratamento dado aos indígenas pelos distintos autores. Proposta de alternativas analíticas que visem a inclusão do indígena na produção historiográfica e no ensino de história.  

 

10.11) DISCIPLINA: Introdução aos estudos históricos

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:            1º/2011         

EMENTA: Introdução à estrutura universitária; conceituação de história; noção de tempo; divisão quadripartidária da história; noção de cultura; o papel do historiador.

 

10.12) DISCIPLINA: História da Região Platina

CÓDIGO:                                               LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                       CARÁTER: Optativa

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h         CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03

CRÉDITOS:            03                   SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

Semestre / Ano de Oferecimento: 1º /2011                  

EMENTA: Análise histórica das relações políticas, econômicas, sociais e culturais entre os países formadores da denominada Região Platina, mais especificamente, Uruguai, Argentina e Brasil Meridional. Identificar e analisar o espaço fronteiriço entre as referidas nações, seus fundamentos geográficos, sócio-econômicos e culturais, abrangendo o período colonial até a formação dos Estados Nacionais.

 

 

10.13) DISCIPLINA:  Estâncias-elites e política na formação do Uruguai: séculos XVII – XIX.

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:            1º/2011         

EMENTA: Entender o processo de construção do território chamado Uruguai, através das variáveis: Estância, isto é a terra, o pampa, e a estrutura sócio-produtiva que nele se instala; Elites, ou seja, as formas de poder e de dominação que juntamente com o domínio do pampa se concretiza; A Política, as formas institucionais que se estabelecem desde os períodos espanhol, artiguista, luso-brasileiro e, finalmente, a independência. 

 

10.14) DISCIPLINA:  Metodologia da escrita do trabalho científico

CÓDIGO:                                         LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: Semestral                     CARÁTER: Obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h      CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3

CRÉDITOS:            03                                  SISTEMA DE AVALIAÇÃO: I

SEMESTRE/ ANO DE OFERECIMENTO:            1º/2011         

EMENTA: Normas Técnicas da ABNT; normas para produção de artigo; resenhas; fichamentos; papers; projetos de pesquisa; análise documental; trabalho monográfico.

 

 

11)             Criar e incluir, nos QSLs  094/001 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) e 094/002 (História Bacharelado, ênfase em gestão do patrimônio socioambiental), as seguintes disciplinas:

 

11.1)       DISCIPLINA: Introdução ao Estágio de História – Bacharelado

CÓDIGO:                                               LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: semestral                           CARÁTER: obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h           CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4

CRÉDITOS: 04                                      SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

SEMESTRE DE OFERECIMENTO: 1º/2011

EMENTA: Noções gerais sobre as relações entre teoria e prática na construção do conhecimento científico em História. O papel social do Historiador. Potencialidades profissionais do Historiador. Contatos iniciais com os projetos, as instituições e as entidades para a realização do Estágio em História – Bacharelado.

 

11.2)       DISCIPLINA: Projetos de Estágio em História – Bacharelado

CÓDIGO:                                              LOTAÇÃO: ICHI

DURAÇÃO: semestral                          CARÁTER: obrigatória

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 h          CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4

CRÉDITOS: 04                                      SISTEMA DE AVALIAÇÃO: II

SEMESTRE DE OFERECIMENTO: 1º/2011

EMENTA: Aprofundamento do estudo das relações entre teoria e prática na construção do conhecimento científico em História. Interações, interfaces e inter-relações entre o discente de História e a comunidade na qual está inserido. A transição de discente à profissional. Definição de caminhos em relação aos projetos, às instituições e às entidades para a execução do Estágio em História – Bacharelado.

 

 

 

12)            Alterar o número de créditos da disciplina 10328 - História Medieval de 5 para 6 créditos.

 

 

13)            Alterar o sistema de avaliação das seguintes disciplinas:

 

Código disciplina

Nome

Sistema avaliação atual

Sistema avaliação a ser alterado

10364

Práticas Pedagógicas Módulo 1º semestre

I

II

10365

Práticas Pedagógicas Módulo 2º semestre

I

II

10366

Práticas Pedagógicas Módulo 3º semestre

I

II

10367

Práticas Pedagógicas Módulo 4º semestre

I

II

10368

Práticas Pedagógicas Módulo 5º semestre

I

II

 

 

14)            Alterar a localização das seguintes disciplinas

 

14.1)  QSL 097/109 – História Licenciatura

Código da Disciplina

Nome da Disciplina

Localização no QSL

atual

pretendida

10339

Historiografia

2º sem.

1º sem

10373

Cultura indígena

6º sem

3º sem.

10176

História município do Rio Grande

7º sem.

8º sem.

 

14.2) QSL 094/002 – História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio socioambiental)

Código da Disciplina

Nome da Disciplina

Localização no QSL

atual

pretendida

10339

Historiografia

2º sem.

1º sem

10176

História município do Rio Grande

7º sem.

8º sem.

10357

História ambiental

3º sem.

4º sem.

 

14.3) QSL 094/001 – História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural)

Código da Disciplina

Nome da Disciplina

Localização no QSL

atual

pretendida

10339

Historiografia

2º sem.

1º sem

10176

História município do Rio Grande

7º sem.

8º sem.

 

 

15)            Plano de implantação das alterações:

 

15.1) Data de entrada em vigor: 1º semestre de 2011;

 

15.2) Plano de enquadramento: Não haverá prejuízo aos alunos, em nenhuma disciplina, conforme quadro de equivalência;

 

15.3) Plano de extinção da oferta de disciplinas:

 

Código disciplina

Nome disciplina

Ultima oferta

10148

H. Antiga I

2010

10326

Teoria da História

2010

10340

Metodologia da Pesquisa Histórica

2010

10372

Metodologia do Ensino de História (equivalente a Metodologia do Ensino de História I)

2010

10329

H. Medieval (5 créditos)

2010

 

 

15.4) Plano de equivalência de disciplinas

 

Disciplina nova (equivalente)

Disciplina atual

Código

Introd. Estudos Históricos

Fundamentos de Antropologia

10186

Introd. Hist. Povos

H. Antiga I

10148

Teoria e Metod. História I

Metodologia Pesquisa Histórica

10340

Teoria e Metod. História II

Teoria da História

10326

Metodologia Ensino História I

Metodologia Ensino de História

10372

Metodologia Ensino História II

Práticas Pedagógicas - Módulo 6º semestre e Práticas Pedagógicas - Módulo 7º semestre

10369

10370

 

 

16)            Carga horária total, como segue:

 

16.1) História Licenciatura = 3110h

16.2.1) História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio histórico e cultural) = 3035h

16.2.2) História Bacharelado (ênfase em gestão do patrimônio socioambiental =3050h

 

17)            QSLs anexo.