Nº 140 - Dispõe sobre a criação e o oferecimento do curso de especialização lato sensu em “Engenharia Naval”.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 140/2010

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 29 DE OUTUBRO DE 2010

 

 

 

Dispõe sobre a criação e o oferecimento do curso de especialização lato sensu “Engenharia Naval”.

 

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 29 de outubro de 2010, Ata 023,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

Art.1º                   Aprovar a criação e o oferecimento do curso de especialização lato sensu “Engenharia Naval”, conforme estrutura em anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu em “Engenharia Naval”

                                              

1. Estrutura curricular

 

Disciplinas

Carga horária (horas)

Período I

 

Estabilidade Estática Aplicada a Sistemas Flutuantes

60

Hidrodinâmica e Dinâmica de Sistemas Flutuantes I

40

Hidrodinâmica e Dinâmica de Sistemas Flutuantes II

38

Ensaios com Modelos

30

Resposta de um Navio no Mar – Estudo de Caso

32

Período II

 

Resposta de uma Semi-Submersível no Mar – Estudo de Caso

32

Projeto de Sistemas de Ancoragem

32

Estruturas de Navios e Plataformas Offshore

36

Flambagem de Painéis Enrijecidos de Navios e Estruturas Offshore

40

Fadiga em Navios e Estruturas Offshore

40

                                                            CARGA HORÁRIA TOTAL:

380

 

Ementas e carga horária das disciplinas

 

Período I

 

DISCIPLINA (1): Estabilidade Estática Aplicada a Sistemas Flutuantes

CARGA HORÁRIA : 60 horas

EMENTA: Flutuação, Estabilidade Básica, Estabilidade Aplicada a Sistemas Flutuantes de Perfuração e Produção: Programas de Computador para Cálculos de Flutuação e Estabilidade; Projetos de Curso.

PROFESSOR RESPONSÁVEl: Cláudio Rodrigues Olinto – EE

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Lewis, E. V. (1989) (Ed), Principle of Naval Architeture, Vol I, SNAME.

Newman, J. N. (1977) – Marine Hydrodynamics, Cambridge University Press.

Patel, M. H. and Witz, J. A. (1990) Compliant Offshore Structures, B.H.

Rawson, K. J. and Tupper, E. C. (1990) Basic Ships Theory, Vol. I, Longman Scientific & Technical.

Tupper, E. C. (2004) – Introduction to Naval Architeture, Elsevier.

 

DISCIPLINA (2): Hidrodinâmica e Dinâmica de Sistemas Flutuantes I

CARGA HORÁRIA : 40 horas

EMENTA: Introdução: Sistemas com 1 grau de liberdade massa-mola-amortecedor RAO; Resposta de um sistema línea a uma excitação Irregular; Relação entre espectro de resposta ; Espectro de Exitação Dinâmica dos Fluídos Básica; Desprendimento de Vórtices; Formulação de Morison; O Fenômeno de VIV; Forças Hidrodinâmicas em Risers; Ondas de Gravidade ; Cálculo de Forças de Deriva Média e Deriva Lenta.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Humberto Camargo Piccoli – EE e Waldir Terra Pinto - EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Almar-Ness,A (1999),Fatigue Handbook: Offshore Steel Structures,Tapir.

Chakrabarti, S.K. (1994a) Hidrodynamics of Offshore Structures, Computational Mechanics Pub.

Dean, R.G. and Darlymple, R.A. (1992) – Water Wave Mechanics for Scientists and Engineers, World Scientific.

Lewandowski, E. M. (2004),The Dynamics of Marine Craft: Maneuvering and Seakeaping, World Scientific.

Lewis, E. V. (1989a) (Ed), Principle of Naval Architeture, Vol II, SNAME.

Meirovich, L. (1986), Elements of Vibration Analysis, McGraw-Hill.

Ochi, M. K. (1998) – Ocean Waves: The Stochastic Approach, Cambridge Press.

 

DISCIPLINA (3): Hidrodinâmica e Dinâmica de Sistemas Flutuantes II

CARGA HORÁRIA : 38 horas

EMENTA : Métodos Numéricos para determinação de Massa Adicional; Amortecimento e Forças de Exitação para corpos genéricos; Manobrabilidade; Estatística, Probabilidade e Processos Aleatórios. Breve resumo sobre a formação do MeteOcean; Utilização do MeteOcean.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Waldir Terra Pinto - EE e Humberto Piccoli - EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Bendat, J. S. and Pierso, A. G. (1986), Random Data & Analysis and Measurement Procedure, John Wiley.

Bendat, J. S. and Piersol A. G. (1993), Engineering Aplications of Correlation and Spectral Analysis, John Wiley.

Bertram, V. (2002) – Practical Ship Hydrodynamics, BH.

Chakrabarti, S.K. (1994a), Hidrodynamics of Offshore Structures, Computational Mechanics Pub.

Lewandowski, E. M. (2004),The Dynamics of Marine Craft: Maneuvering and Seakeaping, World Scientific.

Lewis, E. V. (1989b) (Ed), Principle of Naval Architeture, Vol III, SNAME.

Newland, D. E. (2005), An Introduction to Random Vibration, Spectral & Wavelet Analysis, Dover.

Rawson, K. J. and Tupper, E. C. (1990a) Basic Ships Theory, Vol II, Longman Scientific & Technical.

 

DISCIPLINA (4): Ensaios com Modelos

CARGA HORÁRIA – 30 horas-aula

EMENTA – Modelo reduzido (Aula Prática/ LabOceano); Simuladores Numéricos (12h): Conceitos Básicos SimFlex; SDIN; Dynasim; Vedita; Posicionamento Dinâmico.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Jairo Coelho -EE, Nelson Lopes Duarte-C3  e  Sílvia Botelho - C3.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Chakrabarti, S.K. (1994) – Offshore Structure Modeling, World Scientific.

Chakrabarti, S.K. (1994a) Hidrodynamics of Offshore Structures, Computational Mechanics Pub.

Kim, Y. C. (2010) – Handbook of Coastal and Ocean Engineering, World Scientific.

Tavoularis, S. (2005) – Measurements in Fluid Mechanics, Cambridge University Press.

 

 

Período II

 

DISCIPLINA (5): Resposta de um Navio no Mar : Estudo de Caso

CARGA HORÁRIA  : 32 horas

EMENTA: Forças de corrente sobre navio em movimento; Manobrabilidade; “cross-flow”; Simulação numérica da resposta de um navio no mar no domínio da freqüência e no domínio do tempo; Comparação numérico-experimental.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Waldir Terra Pinto - EE e Paulo Teixeira - EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Chakrabarti, S.K. (2005) – Handbook of Offshore Engineering, Vol I, Elsevier.

Chakrabarti, S.K (2005a) – Handbook of Offshore Engineering, Vol II, Elsevier. 

Faltinsen, O. M. (2005), Hydrodynamics of High-Speed Marine Vehicles, Cambridge University Press.

Patel, M. H. (1989), Dynamic of Offshore Structures, B. H.

 

DISCIPLINA (6): Resposta de uma Semi-Submersível no Mar: Estudo de Caso

CARGA HORÁRIA ; 32 horas

EMENTA : Modelo de painéis e modelo de Morison – faixas de validade; Matriz de massa – (GM, efeito de superfície livre); Simulação no domínio da freqüência e no domínio do tempo; (aula Prática/LabOceano); Simulação numérica de Resposta de uma Semi-submersível no Mar; no tempo e na freqüência; comparação numérico-experimental.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Waldir Terra Pinto - EE e Paulo Teixeira – EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Chakrabarti, S.K. (2005) – Handbook of Offshore Engineering, Vol I, Elsevier.

Chakrabarti, S.K. (2005a) – Handbook of Offshore Engineering, Vol II, Elsevier.

Faltinsen, O. M. (1990), Sea Loads on Ships and Offshore Structures, Cambridge University Press.

Kuo, C.( 1986), Stationing and Stability of Semi-Submersibles (STU)

Patel, M. H. (1989), Dynamic of Offshore Structures, B. H.

 .

DISCIPLINA (7): Projeto de Sistemas de Ancoragem

CARGA HORÁRIA : 32 horas

EMENTA:Tipos de ancoragem; Métodos de análise de projeto; Forças constantes e forças variáveis com o tempo; Tipos de Ancoragem; Métodos de Análise de projeto; Forças constantes e forças variáveis com o tempo; Tipos de Ancoragem; Passeio médio e máximo (composição de primeira e segunda ordem).

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Antônio Marcos de Lima Alves -EE e Waldir Terra          Pinto -EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Patel, M. H. (1989), Dynamic of Offshore Structures, B. H.

Chakrabarti, S.K. (2005) – Handbook of Offshore Engineering, Vol I, Elsevier.

Chakrabarti, S.K. (2005a) – Handbook of Offshore Engineering, Vol II, Elsevier.

Faltinsen, O. M. (1990), Sea Loads on Ships and Offshore Structures, Cambridge University Press.

Patel, M. H. (1989), Dynamic of Offshore Structures, B. H.

Verrujt, A. (2006), Offshore Soil Mechanics, Delf University.

 

DISCIPLINA (8): Estruturas de Navios e Plataformas Offshore

CARGA HORÁRIA - 36 horas

EMENTA – Tipos de Estruturas; Isostática; Conceitos de Tensões e de Deformações; Torção; Vigas Submetidas a Carregamento Transversal; tensões Principais e Critérios de Escoamento; Deflexão das Vigas por Integração.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Paulo Teixeira - EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Hibbeler, R. C. (2006) – Resistência dos Materiais, Prentice Hall.

Timoshenko, S. P. (1981) – Resistência dos Materiais, Vol I, LTC.

Timoshenko, S. P. (1981) – Resistência dos Materiais, Vol II, LTC.

Wilson, J. F. (2003), Dynamic of Offshore Structures, Jonh Wiley.

 

DISCIPLINA (9): Flambagem de Painéis Enrijecidos de Navios e estruturas Offshore

CARGA HORÁRIA : 40 horas-aula

EMENTA : Projeto estrutural de Estruturas Offshore; Instabilidade; Flambagem de Painéis Cilíndricos Enrijecidos; resistência Residual de Painel Enrijecido com Avaria; Simulações Computacionais baseadas nos Códigos Vigentes.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Mauro de Vasconcelos Real - EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Brockenbrough, R. L. and Merrit, F.S. (1999) – Structural Steel Designer’s Handbook, McGawHill.

Eyres, D. J. (2001) – Ship Construction, Elsevier.

Gerwick, B. C. (1999) – Construction of Marine and Offshore Structures, CRC.

Paik, J. K. and Thayamballi, A. K. (2007) – Shaped Offshore Installations: Design, Building and Operation, Cambridge University Press.

 

DISCIPLINA (10): Fadiga em Navios e Estruturas Offshore

CARGA HORÁRIA - 40 horas

EMENTA – Revisão de Análise de Tensões; Fadiga de Alto Ciclo;Fadiga de Baixo Ciclo;.Mecânica da Fratura; Carregamento e cálculo do dano por fadiga – Análise Estatística; Projeto baseado na vida à Fadiga; Normas e Recomendações de Projeto; Aplicações em Navios e Estruturas Offshore.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Vitor José Frainer - EE e Kleber Eduardo Bianchi – EE.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Notas de aula.

Almar-Naess, A. (1990), Fatigue Handbook: Offshore Steel Structures, Tapir.

Dover, W. D. (1996), Fatigue in Offshore Structures, Taylor and Francis.

Etube, L.S. (2001), Fatigue and Fracture Mechanics of Offshore Structures ERS.

 

 

2. Número de vagas

Serão admitidos no máximo 30 candidatos sendo 02 vagas destinadas portadores de necessidades especiais.

 

3. Avaliação

Para cada disciplina será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10). A partir dessas notas é calculado o coeficiente de rendimento do aluno (CR), pela seguinte fórmula:

                         

 

                      CR = ∑ Ni Ncri

                          Ncri,

 

onde:

 

       CR = Coeficiente de Rendimento.

       Ni = Nota final obtida na disciplina i.

      NCri = Número de créditos

 

Para fazer jus o título de especialista em Engenharia Naval o aluno tem que satisfazer os seguintes critérios:

(i)                  nota nas disciplinas individuais, igual ou superior a seis: Nf ≥ 6,0;

(ii)                coeficiente de rendimento igual ou superior a sete: CR ≥ 7,0;

(iii)               apresentar  e ser aprovado em uma monografia de final de curso.

 

                                                                      

4. Processo seletivo

 

4.1. Requisitos para ingresso no Curso:

4.1.1 Requisitos: serão admitidos profissionais com graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Naval

           4.1.2 Critérios de seleção: serão selecionados até 30 candidatos, sendo 28 vagas públicas e 2 vagas  para portadores de necessidades especiais.

 

4.2. Inscrições

As inscrições dos candidatos ao processo seletivo para o curso será realizada conforme determinado em edital PROMINP. seleção dos candidatos serão feitas em nível nacional e obedecerão às exigências e os critérios específicos estabelecidos pelo PROMINP/CESGRANRIO.

 

4.3. Seleção dos candidatos

A seleção dos candidatos será feita em nível nacional e obedecerá às exigências e os critérios específicos estabelecidos pelo PROMINP/CESGRANRIO.

 

 

 

5. Recursos disponíveis e necessários:

 

5.1. Recursos humanos

Os docentes listados a seguir integram os recursos humanos disponíveis inicialmente para a realização do curso:

DOCENTE

TITULAÇÃO

 FUNÇÃO LOCAL DE ORIGEM E FUNÇÃO

Waldir Terra Pinto

PhD em Engenharia Oceânica

(UCL)

Professor Universitário (EE/FURG)

Vitor José Frainer

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

(UFRGS)

Professor Aposentado (EE/FURG)

Sílvia Silva da Costa Botelho

Doutora em Informática e Telecomunicações

(CNRS-FR)

Professor universitário (C3/FURG)

Paulo Roberto de Freitas Teixeira

Doutor em  Engenharia Civil

(UFRGS)

Professor Universitário (EE/FURG)

Nelson Lopes Duarte

Doutor em Informática

(PUC)

Professor universitário (C3/FURG)

Mauro Vasconcellos Real

Doutor em Engenharia Civil

(PUC)

Professor Universitário (EE/FURG)

Kleber Eduardo Bianchi

Doutor em Engenharia Mecânica

(UFSC)

Professor Universitário (EE/FURG)

Jairo Fernando de Lima Coelho

Msc. Em Engenharia Oceânica

(FURG)

Técnico em Mecânica (FURG)

Humberto Camargo Piccoli

Doutor em Engenharia Mecânica

(UNICAMP)

Professor Universitário (EE/FURG)

Cláudio Rodrigues Olinto

Doutor em Engenharia Mecânica

(UFRGS)

Professor Universitário (EE/FURG)

Antônio Marcos de Lima Alves

Doutor em Engenharia Civil

(UFRJ)

Professor Universitário (EE/FURG)

 

Escola de Engenharia - EE; Centro de Ciências da Computação – C3; University College London - UCL; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS; Pontifícia Universidade Católica - PUC; Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

 

O corpo docente poderá ser complementado por profissionais com reconhecida formação em conhecimentos específicos, que serão convidados a participar de palestras, seminários, mesas redondas e atividades práticas ao longo do curso.

 

 

5.2. Recursos materiais e financeiros

 

Os recursos materiais necessários para realização do curso serão fomentados através de um convênio PROMINP/FUG. De acordo com esse convênio o PROMINP fará repasse de recursos financeiros para despesas do curso, tais como pagamento de bolsa para professores, diárias e passagens para palestrantes visitantes, material didático, material de consumo para aulas práticas e equipamentos complementares para aulas práticas, computadores, etc.

O curso é gratuito, não sendo cobrada nenhuma taxa dos alunos. O PROMINP também oferece bola para alunos eu atenderem critérios específicos estabelecidos no edital.

A FURG, em contrapartida, é responsável pelo espaço físico, pelos laboratórios para execução de aulas práticas e pelas despesas de água e luz.

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Orçamento

 

6.1. Discriminação

 

ESPECIFICAÇÃO

VALOR (R$)

Capital

102.897,10

Custeio

68.599,00

Taxas Institucionais

46.443,60

Diárias e passagens

16.000,00

Custo com pessoal

97.800,00

Total =

331.740,00

Cabe salientar que tais valores, bem como sua distribuição, não são definitivos e poderão sofrer ajustes quando estiverem disponibilizados os dados do contrato a ser firmado entre FURG e PROMINP

 

6.2. Financiamento

Nesta primeira edição, o curso será integralmente financiado com recursos oriundos do contrato a ser firmado entre FURG e PROMINP. Nas futuras edições, o financiamento poderá vir de projetos e convênios com entidades públicas ou privadas, ou mesmo de recursos do tesouro.

 

 

7. Cronograma do Curso

 

O cronograma apresentado prevê o primeiro oferecimento do curso. Como ele está diretamente vinculado ao contrato a ser firmado entre FURG e PROMINP, as etapas relativas aos processos de divulgação, inscrição, seleção e matrículas são regidas pelo Edital 001/2010 do PROMINP.

O Edital 001/2010 foi divulgado em 17/08/2010. O período de inscrição estabelecido pelo edital é de 17/8/2010 à 12/09/2010. O período de seleção é de 20/10/2010 à 18/11/2010. Período de matrículas de 29/11/2010 à 3/12/2010. O cronograma do curso de especialização em Engenharia Naval foi dividido em cinco etapas, a saber:

                        I. Matrículas;

                        II. Disciplinas do primeiro período;

                        II. Disciplinas do segundo período;

                        IV. Elaboração da monografia;

                         V. Defesa da monografia.

O quadro abaixo apresenta a proposta de cronograma que será executado a partir da conclusão dos processos supracitados e da autorização de funcionamento do curso.

 

Cronograma do curso a partir da primeira semana de funcionamento.


Etapa

Semanas

1

5

9

13

17

21

25

29

33

37

41

45

49

I

x

                         

II

x

x

x

x

x

                 

III

         

x

x

x

x

x

       

IV

                 

x

x

x

 

V

                       

x

                               

 

A previsão de duração do curso é de 12 (doze) meses. Os dois períodos de oferecimento de disciplinas serão de 18 (dezoito) semanas, seguidos de (12) doze semanas para elaboração do trabalho de conclusão de curso (monografia). O período de defesa das monografias será de 04 (quatro) semanas.