Nº 131 - Dispõe sobre a criação do curso de Pedagogia – Licenciatura para professores em exercício na rede de ensino público e seu projeto político pedagógico.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 131/2010

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 06 DE AGOSTO DE 2010

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Pedagogia para professores em exercício na rede de ensino público e seu projeto político pedagógico, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 06 de agosto de 2010, Ata 022,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art.1º                   Aprovar a criação do curso de Pedagogia, para professores em exercício na rede de ensino público e seu projeto político pedagógico, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, conforme anexo.

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE PEDAGOGIA, PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO E SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

 

 

A - Estrutura curricular:

 

Modalidade de ingresso – O ingresso no Curso terá como parte do processo de seleção a pré-inscrição na Plataforma Freire. Caso o número de professores inscritos for maior que a oferta única de 30 vagas a seleção contemplará os critérios definidos pela Deliberação n°47/2010 do COEPEA

Regime acadêmico – Matrícula por disciplina (considerando cada Módulo e cada Atividade Pedagógica como disciplina)

Número de vagas – 30

Turno de funcionamento – Noturno (ano letivo), Diurno (período de férias)

Tempo de Integralização – 4 anos (oferta única)

 

B - Carga horária:

 

Disciplinas obrigatórias- 2685 h

Disciplinas optativas– 120 h   

Atividades complementares- 100 horas

Estágios – 300 horas

         Total – 3205 horas

 

 

C – Disciplinas a serem criadas e incluídas

 

1 - Modulo I – Fundamentos da Educação

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 240horas

Caráter: obrigatório

Créditos 16

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º período/ 1°ano

Carga horária semanal: 16h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Teorias sociológicas e filosóficas da Educação. Antropologia Filosófica da Educação. História da Educação e a compreensão dos processos educativos e do cotidiano escolar. Concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações para o ensinar e o aprender.  Concepções epistemológicas do conhecimento.

 

2 - Módulo II – Infâncias, Culturas e Educação

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/1º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: História da Infância. Infâncias e suas relações com a cultura, a sociedade e a educação. Tempos e Espaços das Infâncias. O papel e a função social do brinquedo, da brincadeira e do jogo. O campo das mídias e das pedagogias culturais na organização e construção das culturas infantis e na constituição das infâncias na Contemporaneidade.

 

3 - Módulo III - Jovens, Adultos, Culturas e Educação

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/1º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Jovens e Adultos e suas relações com a cultura, a sociedade e a educação na Contemporaneidade. Questões históricas e ideológicas do analfabetismo jovem e adulto no Brasil. Políticas de EJA no contexto Brasileiro. O campo das mídias e das pedagogias culturais na organização e construção das culturas.

 

4 - Módulo IV - Políticas Públicas e Gestão da Educação

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º período/ 2º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento no sistema educacional brasileiro. Diretrizes e parâmetros legais e políticos da organização estrutural e curricular brasileira para a Educação Básica. Gestão Democrática e avaliação institucional da escola. Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar.

 

5 - Módulo V - Currículo e Cotidiano da Educação

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º período/2º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Identidade profissional docente e os processos de formação de professores. Teorias do Currículo. Currículo, cotidiano educacional e organização do tempo e do espaço na prática pedagógica. Planejamento e avaliação do processo educativo.

 

6 - Módulo VI - Educação Inclusiva

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2ºPeríodo/2ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Modos de conceituação, classificação e prevenção das deficiências. A diversidade das diferentes necessidades especiais. Diagnóstico multidisciplinar e os diferentes aspectos de intervenção com a pessoa com necessidade especial. Família, educação, profissionalização e integração social. Intervenção pedagógica: identificação, encaminhamento, qualificação, acolhimento, acessibilidade, adaptações curriculares, avaliação diferenciada, mediador entre aluno e tratamento. Papel da psicopedagogia na Educação Inclusiva.  Políticas públicas em educação inclusiva. Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Sistema lingüístico de natureza visual – motora, sua estrutura e gramática.

 

7 - Módulo VII - Pedagogias da Infância

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2ºPeríodo/2ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Principais teóricos e propostas metodológicas que subsidiaram a construção das práticas educativas entre a Modernidade e a Contemporaneidade. Pedagogia de Projetos. Registro e documentação da prática educativa.

 

8 - Módulo VIII - Metodologias da Educação Infantil

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1ºPeríodo/3ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: A história da Educação Infantil e das diversas formas de atendimento no Brasil e em outros países do século XIX à Contemporaneidade. Concepções e significados da Educação Infantil em outros países e as influências deste no contexto brasileiro. A Educação Infantil dentro da Educação Básica. Perspectivas, impasses e polêmicas acerca do cuidado/educação.

 

9 - Módulo IX - Metodologias dos Anos Iniciais I

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º período/3º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Teorias e propostas que fundamentam o processo de alfabetização e letramento; o ensino de Ciências Naturais, Ciências Sociais, Matemática e Língua Portuguesa nos anos iniciais e na Educação de Jovens e Adultos.

 

10 - Módulo X - Metodologias da Educação Infantil II

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/3º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Currículo e planejamento na Educação Infantil. Concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica. Tempo e espaço e suas marcas na Educação Infantil e nos processos de subjetivação infantil. Interações e as múltiplas linguagens. Contribuições da área da saúde para a educação das crianças pequenas. Prática pedagógica com crianças de zero a três anos. Prática pedagógica com crianças de quatro a seis anos.

 

11 - Módulo XI - Metodologias dos Anos Iniciais II

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/3º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Metodologia e interdisciplinaridade no ensino de Ciências Naturais, Ciências Sociais, Matemática, Língua Portuguesa e Alfabetização. Elementos do cotidiano pedagógico no processo de alfabetização e letramento e no ensino das diferentes áreas do conhecimento. Concepções de rotina e ritual; espaço e tempo e suas implicações no processo educativo. As especificidades do trabalho nos anos iniciais e na EJA.

 

12 - Módulo XII – Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 270horas

Caráter: obrigatório

Créditos 12

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º período/4º ano

Carga horária semanal: 12h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Proposta pedagógica e prática docente no contexto educativo da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Registro e avaliação da prática docente e suas implicações no processo de aprendizagem dos alunos.

 

13 - Módulo XIII – Trabalho de Conclusão do Curso

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 150horas

Caráter: obrigatório

Créditos 10

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/4º ano

Carga horária semanal: 10h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Trabalho acadêmico acerca do processo de formação ao longo do curso.

 

14 - Atividade Pedagógica I

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas (60h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1º Período/1ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: História e narrativa da trajetória profissional das(os) alunas(os)/professoras(es). Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Contextualização da Educação. Orientação para Elaboração do Projeto de Formação.

 

15 - Atividade Pedagógica II

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas(60h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 2º período/1º ano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Projeto de Investigação do contexto educativo e delimitação dos temas a serem aprofundados no projeto de formação. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Contextualização da Educação. Estudo avançado de tema do interesse das(os) alunas(os)/professoras(es).

 

16 - Atividade Pedagógica III

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas (60h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1ºPeríodo/2ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Currículo e gestão educacional como foco de discussão no projeto de formação. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Contexto Educativo: culturas e diferenças. Estudo avançado de tema do interesse das(os) alunas(os)/professoras(es).

 

17 - Atividade pedagógica IV

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas (60h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 9

Duração: semestral

Localização no QSL: 2ºPeríodo/2ºano

Carga horária semanal: 9h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Cultura, diversidade e práticas educativas como foco de discussão no projeto de formação. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Contexto Educativo: culturas e diferenças. Estudo avançado de tema do interesse das(os) alunas(os)/professoras(es).

 

18 - Atividade Pedagógica V

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 120horas (60h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 8

Duração: semestral

Localização no QSL: 1ºPeríodo/3ºano

Carga horária semanal: 8h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: A prática docente como foco de discussão no projeto de formação. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Cotidiano Educativo: ressignificação da prática docente. Estudo avançado de tema do interesse das(os) alunas(os)/professoras(es).

 

19 - Atividade Pedagógica VI

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 150horas (90h presenciais e 60h à distância)

Caráter: obrigatório

Créditos 10

Duração: semestral

Localização no QSL: 2ºPeríodo/3ºano

Carga horária semanal: 10h/a

Carga horária de estágio: 2h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Saberes docentes para ressignificação da prática docente como foco de discussão no projeto de formação. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Cotidiano Educativo: ressignificação da prática docente. Construção da proposta de Estágio.Estudo avançado de tema do interesse das(os) alunas(os)/professoras(es).

 

20 - Atividade Pedagógica VII

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 195horas

Caráter: obrigatório

Créditos 13

Duração: semestral

Localização no QSL: 1ºPeríodo/4ºano

Carga horária semanal: 13h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Problematização de propostas pedagógicas para os campos de atuação do pedagogo. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Proposições e perspectivas pedagógicas.

 

21 - Atividade Pedagógica VIII

Lotação: Instituto de Educação

Código: a determinar

Duração: 210horas

Caráter: obrigatório

Créditos 14

Duração: semestral

Localização no QSL: 2ºPeríodo/4ºano

Carga horária semanal: 14h/a

Sistema de Avaliação: II

Ementa: Seminário das práticas e proposições pedagógicas. Prática de formação continuada na escola. Oficinas teórico-práticas com as temáticas emergentes do cotidiano da prática educativa vinculadas ao eixo de Proposições e perspectivas pedagógicas. Referenciais teóricos do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

22 – Disciplinas Optativas: Todas as disciplinas dos cursos de Licenciatura da FURG serão consideradas optativas, sendo assim, cada aluno(a)/professor(a) poderá escolher as disciplinas que complementem o seu projeto de formação. 

 

D - Grade de disciplinas e Plano de implantação

 

 

Disciplinas

Semestre

Sem/Ano

Módulo I – Fundamentos da Educação

2-2010

Atividade Pedagógica I

2-2010

Módulo II - Infâncias, Culturas e Educação

1-2011

Módulo III - Jovens, Adultos, Culturas e Educação

1-2011

Atividade Pedagógica II

1-2011

Módulo IV - Políticas  Públicas e Gestão da Educação

2-2011

Módulo V - Currículo e Cotidiano da Educação

2-2011

Atividade Pedagógica III

2-2011

Módulo VI - Educação Inclusiva

1-2012

Módulo VII - Pedagogias da Infância

1-2012

Atividade Pedagógica IV

1-2012

Módulo VIII - Metodologias da Educação Infantil I

2-2012

Módulo IX - Metodologias dos Anos Iniciais I

2-2012

Atividade Pedagógica V

2-2012

Módulo X - Metodologias da Educação Infantil I

1-2013

Módulo XI - Metodologias dos Anos Iniciais II

1-2013

Atividade Pedagógica VI

1-2013

Módulo XII – Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental

2-2013

Atividade Pedagógica VII

2-2013

Módulo XIII – Trabalho de Conclusão do Curso

1-2014

Atividade Pedagógica VIII

1-2014

 

 

 

E- Adoção do Quadro de seqüência lógica abaixo:

 

 

 

F – AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação considera as especificidades de um curso com oferta única para professores da rede pública em exercício. Propõe-se uma avaliação contínua e formativa e, por isso, os módulos e atividades pedagógicas terão o sistema II de avaliação, com uma nota única. Aqueles estudantes que não alcançarem os objetivos previstos para sua progressão no curso terão a oportunidade de reavaliações. Os professores responsáveis pelos módulos e ou atividades pedagógicas serão responsáveis por operacionalizar a reavaliação. Durante os dois primeiros anos do curso os estudantes terão a oportunidade de duas reavaliações, e nos demais anos do curso uma reavaliação. Considerando que o curso é oferta única e que os módulos e atividades pedagógicas não serão reofertadas, a reprovação dos estudantes após as reavaliações implicam o desligamento dos mesmos do curso.