SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 134/2009
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 18 DE DEZEMBRO DE 2009
Dispõe sobre a criação do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de dezembro de 2009, Ata 015,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de especialização Educação em Direitos Humanos, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS A SER OFERECIDO A PARTIR DE 2010
1 - VAGAS
1. 1. Na implementação do Curso serão oferecidas 35 vagas por cada Pólo.
1. 2. Relação de Pólos: Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Mostardas.
2 DOCENTES
DOCENTE |
TITULAÇÃO |
FUNÇÃO E LOCAL DE ORIGEM |
André Lemes da Silva |
Mestre em Educação Ambiental (FURG) |
Docente - FADIR/FURG |
Carlos André Hüning Birnfeld |
Doutor em Direito (UFSC) |
Docente - FADIR/FURG |
Débora Amaral Sotter |
Mestre em Educação (UFPEL) |
Docente - FADIR/FURG |
Eder Dion de Paula Costa |
Doutor em Direito (UFPR) |
Docente - FADIR/FURG |
Francisco Quintanilha Véras Neto |
Doutor em Direito (UFPR) |
Docente - FADIR/FURG |
Jaime John |
Mestre em Filosofia (PUC-RS) |
Docente - FADIR/FURG |
Júlia Silveira Matos |
Doutora em História (PUC-RS) |
Docente - ICHI/FURG |
Paulo Ricardo Opuszka |
Mestre em Direito (UFPR) |
Docente - FADIR/FURG |
Renato Duro Dias |
Mestre em Direito (PUC-RS) |
Docente - FADIR/FURG |
Susana Maria Veleda da Silva |
Doutora em Geografia Humana (UAB Universitat Autònoma de Barcelona) |
Docente - ICHI/FURG |
Sheila Stolz da Silveira |
Mestre em Direito (UPF Universitat Pompeu Fabra, Barcelona) |
Docente - FADIR/FURG |
Antônio Maurício Medeiros Alves |
Mestre em Educação (UFPEL) |
Docente IMEF/FURG |
Elisa Girotti Celmer |
Mestre em Ciências Criminais (PUC-RS) |
Docente - FADIR/FURG |
3- OBJETIVOS
3. 1. GERAL
O principal objetivo do PGEDH é desenvolver ações que busquem promover processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que tenham como essência e fundamento a Educação em e para os Direitos Humanos, bem como a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana e que essa permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne a ela no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade.
3. 2. ESPECÍFICOS:
- Formar multiplicadores do conhecimento dos direitos expressos no Plano Nacional de Direitos Humanos e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, favorecendo, assim, a articulação de políticas, ações e parcerias educacionais afirmativas, para transformar atitudes e comportamentos na escola e em seu entorno, rumo à construção de uma cultura de EDH;
- Complementar a formação técnico-profissional dos atores envolvidos com a proteção judicial e extrajudicial dos direitos humanos, tanto no plano interno quanto internacional;
- Estimular pesquisa, à reflexão e à intervenção em questões que digam respeito aos direitos humanos, sobretudo os de caráter social, conciliando o rigor acadêmico com a necessidade de formação de agentes multiplicadores voltados à efetivação destes direitos;
- Criar na FURG um espaço interdisciplinar e plural, onde seja possível articular o ensino, a pesquisa e a extensão ao redor da questão dos Direitos Humanos, envolvendo os diversos segmentos da universidade.
4-DISCIPLINAS
DISCIPLINA (1): ALFABETIZAÇÃO DIGITAL
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação C3
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudo da perspectiva histórica da informática. Apropriação do uso do console, de digitação de textos, de conceitos de sistemas de arquivos e de elementos de ambientes gráficos. Análise de Fundamentos da Internet e seus serviços e aprendizagem da utilização de aplicativos e recursos digitais: editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentação e outros. Compreensão do que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem e do contexto atual da educação utilizando tecnologias digitais.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Antônio Maurício Medeiros Alves
DISCIPLINA (2): DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Discussão sobre prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa. Problematização acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: André Lemes da Silva e Débora Amaral Sotter
DISCIPLINA (3): DIVERSIDADE E GÊNERO
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - ICHI/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa Discussão sobre Gênero: Um conceito importante para o conhecimento do mundo social. Apropriação cultural da diferença sexual e da importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero. Análise das relações de gênero e trabalho e Gênero e cotidiano escolar.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Susana Maria Veleda da Silva, Elisa Girotti Celmer e Sheila Stolz
DISCIPLINA (4): DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - ICHI/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Problematização das noções de raça, racismo e etnicidade. Análise da relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, da desigualdade racial, dos estereótipos, do preconceito e da discriminação racial.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Júlia Silveira Matos e Sheila Stolz
DISCIPLINA (5): DIVERSIDADE: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Apropriação dos conceitos de Sexualidade e Diversidade Cultural. Enfrentamento da Discriminação. Compreensão das categorias Identidade de gênero e orientação sexual. Discutindo saúde, sexualidade e reprodução e sexualidade no cotidiano escolar.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Renato Duro Dias e Sheila Stolz
DISCIPLINA (6): METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Análise dos Fundamentos da pesquisa em direitos humanos. Apropriação dos procedimentos metodológicos e técnicos para a elaboração do Artigo de conclusão do curso. Estudos dos procedimentos relativos à pesquisa e à sistematização de experiências educativas em direitos humanos.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Carlos André Hüning Birnfeld
DISCIPLINA (7): FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Aproximação às primeiras declarações de direito, e seu contexto histórico. Análise dos Fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando a concepção universal e cultural dos direitos humanos. Estudo da Memória, Verdade e Educação em Direitos Humanos e da História da cidadania e da cidadania no Brasil. Apropriação da História da Educação em Direitos Humanos no Brasil.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Francisco Quintanilha Véras Neto e Sheila Stolz
DISCIPLINA (8): PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação - FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Formulação de propostas, estratégias e indicadores de avaliação em Educação em e para os Direitos Humanos.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Débora Amaral Sotter e André Lemes da Silva
DISCIPLINA (9): FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudos dos pressupostos filosóficos dos direitos humanos: Ética, direitos humanos e cidadania. Problematização dos direitos humanos na contemporaneidade. Análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Jaime John e Sheila Stolz
DISCIPLINA (10): FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudos das teorias políticas e dos Direitos Humanos. Análise das diferentes concepções de democracia: democracia e liberdade; democracia e igualdade. Democracia e Participação Cidadã. Direitos Humanos, globalização e geopolítica.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Paulo Ricardo Opuszka e Sheila Stolz
DISCIPLINA (11): FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Análise dos Direitos Humanos na Constituição brasileira e dos Direitos Fundamentais Sociais. Apropriação das Instituições incumbidas da defesa dos direitos humanos e dos respectivos Remédios processuais.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Eder Dion de Paula Costa e Sheila Stolz
DISCIPLINA (12): FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Carga horária - 30 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Análise dos Princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam uma educação aos Direitos Humanos na educação formal e na educação popular, para a difusão de uma cultura da justiça, da paz e da tolerância. Discussão sobre as Diretrizes da ONU para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não-formal. Apropriação do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, do Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, do Sistema Nacional de Direitos Humanos; do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: André Lemes da Silva e Débora Amaral Sotter
DISCIPLINA (13): TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carga horária - 40 horas-aula
Lotação FADIR/FURG
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Aprofundamento e sistematização de uma temática escolhida pelo aluno ao longo do curso ou durante a elaboração do Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos. Produção de um trabalho acadêmico-científico.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: todo o corpo docente
5- INGRESSO E MATRÍCULA
5. 1 Requisitos: serão admitidos Portadores de Diploma de Curso Superior em alguma Licenciatura, Bacharéis em Direito e demais interessados, graduados nas diversas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas;
5. 2 Inscrição: será realizada nos Pólos, em dia e horário estipulados e divulgados publicamente, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponibilizado, entrega do currículo documentado e do Memorial Descritivo. O Memorial Descritivo objetiva, entre outros aspectos, fornecer informações para avaliação qualitativa da candidata. Neste documento, a candidata deverá descrever as atividades exercidas, destacando as finalidades das mesmas e os motivos pelos quais foi levada a desenvolvê-las. A Equipe de professoras do Curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PGEDH) sugere que a candidata faça um memorial descritivo contendo:
- Relato dos pontos mais significativos de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional;
- Descrição e análise de atividades acadêmicas e/ou profissionais que a levaram a escolha deste curso de especialização;
- Expectativas em relação aos resultados a serem obtidos com o curso;
- Indicação da linha de pesquisa com a qual se identifica. Justificando-a.
O Memorial Descritivo deverá ter, no máximo, 3 (três) páginas, formatado em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, com alinhamento justificado;
5. 3 Critérios de Seleção: serão selecionados até 35 candidatos por Pólo, sendo que esse processo ficará sob responsabilidade dos Professores do Curso, a partir dos seguintes critérios:
* Interesse na temática do curso;
* Disponibilidade de horário para realizar os estudos;
* Possibilidade de realizar navegação síncronamente durante, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais no período do Curso, para participar de discussões e desenvolver outras atividades encaminhadas pelos Professores;
* Relativa familiaridade com o uso de computadores e Internet;
* Análise de Currículo. Processo que ficará a cargo dos professores do curso.
5. 4 Matrícula: será realizada nos Pólos, em dia e horário estipulados e divulgados publicamente.
6- REQUISITOS MÍNIMOS PARA APROVAÇÃO E OBTENÇÃO DO CERTIFICADO
6. 1 Integralização das 360 horas de atividades.
6. 2 Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada atividade.
6. 3 Aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.
6. 4 Mínimo de 75% de frequência em cada atividade.
O/A aluno/a que cumprir os requisitos fará jus ao Certificado de Especialista em Educação em Direitos Humanos, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.