SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 131/2009
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 18 DE DEZEMBRO DE 2009
Dispõe sobre a criação do curso de especialização História do Rio Grande do Sul.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de dezembro de 2009, Ata 015,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de especialização História do Rio Grande do Sul, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
Estrutura do curso de especialização História do Rio Grande do Sul
A- Criação das seguintes disciplinas:
1- História política do Rio Grande do Sul I
Lotação- ICHI
Docente- Francisco das Neves Alves
Titulação do docente- Doutor
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: estudo da formação sul-rio-grandense sob o prisma político, levando em conta a época colonial e a gênese da organização político-administrativa gaúcha, a formação da elite política, o papel do militarismo e da questão fronteiriça. O período imperial, desde os primórdios das organizações partidárias e a eclosão revolucionaria até a fundamentação dos partidos políticos e o processo de decadência da forma monárquica de governo. A época da republica velha, desde a transição, passando pela crise revolucionaria, pela consolidação do modelo castilhista-borgista e chegando a crise dos anos vinte com a desagregação desse regime. .
2- História política do Rio Grande do Sul II
Lotação- ICHI
Docente- Derocina Alves Campos Sosa
Titulação do docente- Doutora
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: As influências políticas da Republica velha para a história do Rio Grande do Sul. A revolução de 1930 como marco de mudança nas estruturas regionais. A gauchização da política nacional no período pós-1930. A cultura e a identidade regional. A industrialização do Rio Grande do Sul antes e depois de 1930. O Estado Novo e suas repercussões no Rio Grande do Sul. A estruturação político-partidária gaucha de 1945 a 1964. A polarização da política regional na g história do Rio Grande do Sul. A economia política rio-grandense nas ultimas décadas.
3- História social do Rio Grande do Sul I
Lotação- ICHI
Docente- Adriana Kivanski de Senna
Titulação do docente- Doutora
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Metodologias da História social. A História demográfica e a reconstituição de famílias - estudos de população. A ocupação do espaço gaucho. A formação da sociedade gaucha. Os açorianos.
4- História social do Rio Grande do Sul II
Lotação- ICHI
Docente- Carmem Burgert Schiavon
Titulação do docente- Doutora
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Estudo da imigração para o Rio Grande do Sul. Análise da formação rio-grandense a partir da presença negra e dos imigrantes alemães, italianos, poloneses, austríacos, russos , ingleses, franceses, espanhóis, japoneses, judeus e árabes.
5- História e intelectualidade no Rio Grande do Sul
Lotação- ICHI
Docente- Julia Silveira Matos
Titulação do docente- Doutora
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Análise do pensamento político na produção historiográfica dos intelectuais sul-rio-grandenses durante o final do século XIX e princípios do século XX, assim como seus diálogos com a imprensa do período,. O conceito de intelectual. História intelectual e seus métodos. Os intelectuais e a política no Rio Grande do Sul. Literatura e historiografia: instrumentos de diálogo político.
6- História e historiografia missioneira do Rio Grande do Sul
Lotação- ICHI
Docente- Luiz Henrique Torres
Titulação do docente- Doutor
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Análise do processo histórico missioneiro no Rio Grande do Sul, enfatizando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e as frentes de expansão colonial luso-brasileira e espanhola-platina.
7- Metodologia do ensino e da pesquisa em história do Rio Grande do Sul I
Lotação- ICHI
Docente- Adriana Kivanski de Senna, Derocina Alves Campos Sosa e Julia Silveira Matos
Titulação dos docentes- Doutoras
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Teoria e método no ensino da Historia com maior ênfase na historia regional. O ensino e a pesquisa em História do Rio Grande do Sul como construção e reprodução do conhecimento. As inter-relaçoes entre ensino e pesquisa na História do Rio Grande do Sul. A relação entre conteúdo disciplinar e metodologias de ensino de História do Rio Grande do Sul: a transposição didática. O ensino de História do Rio Grande do Sul como área de pesquisa histórica. A pesquisa histórica como suporte para o ensino. O ensino de História do Rio Grande do Sul na legislação educacional. O papel da história do Rio Grande do Sul na educação básica.
8- História e cultura no Rio Grande do Sul
Lotação- ICHI
Docente- Francisco das Neves Alves e Carmem Burgert Schiavon
Titulação do docente- Doutores
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: História sociedade e cultura no Rio Grande do Sul. História e literatura no Rio Grande do Sul. História da leitura no Rio Grande do Sul. História e terminologia no Rio Grande do Sul. História, patrimônio e cultura no Rio Grande do Sul. História e memória social no Rio Grande do Sul.
9- Seminário de historia do Rio Grande do Sul
Lotação- ICHI
Docente- Francisco das Neves Alves
Titulação do docente - Doutor
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: Proceder a uma análise dos fundamentos teóricos e metodológicos ligados à produção do conhecimento histórico, com ênfase nos debates sobre a produção intelectual referente ao Rio Grande do Sul. Expor experiências de pesquisa e metodologias de organização das fontes, explicitando linhas historiográficas interpretativas. Preparar o corpo discente para a realização de trabalhos de cunho monográfico.
10- Rio Grande do Sul: discursos historiográficos
Lotação- ICHI
Docente- Francisco das Neves Alves
Titulação do docente- Doutor
Carga horária- 30
Créditos- 2
Sistema de avaliação II
Ementa: História e historiografia. A construção do conhecimento histórico no Rio Grande do Sul do século XIX: versões e historiografia. Historiadores e intelectuais da virada do século: os primórdios de um discurso historiográfico. A consolidação do status de historiador e o discurso oficial. A brasilidade como pressuposto do discurso historiográfico sul-rio-grandense. Transformações e revisionismo na construção discursiva historiográfica gaúcha. As permanências do diletantismo. A discussão acadêmica, o ensino e a pesquisa universitários e a produção historiográfica. Tendências atuais do discurso historiográfico rio-grandense.
B- Inclusão das seguintes disciplinas:
10025-P História e ambiente no Rio grande do Sul
10026-P Trabalho de conclusão
C- Carga horária total em disciplinas:
510 horas-aula 34 créditos
D- Avaliação:
A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará da elaboração de revisões, de trabalhos escritos (resenhas, ensaios e monografias) e atividades em grupo (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas).
A atividade final do curso constará da apresentação de um trabalho de cunho monográfico acerca de algum tópico estudado durante o curso.
A monografia final terá orientação de professores ministrantes do Curso. Após a entrega, o trabalho será apresentado e posteriormente avaliado por uma banca examinadora constituída pelo orientador e mais dois professores.
E- Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:
Integralização de 34 créditos (510 horas-aula)
-Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina
-Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pala Comissão Coordenadora do Curso
-Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina
F- Número de vagas:
30 (trinta)
G- Critérios para inscrição e seleção:
O curso é destinado a portadores de diploma de Curso superior pleno e reconhecido em História e Ciências afim.
H- A seleção para o curso será feita através de:
A seleção será realizada a partir da análise dos currículos, da entrevista e da proposta de pesquisa, a qual deverá estar vinculada às áreas de atuação do Curso, voltada ao estudo da formação sul-rio-grandense e onde deverão constar os elementos constitutivos básicos da pesquisa a ser desenvolvida para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
I- Oferecimento das disciplinas:
PERÍODO |
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
1º |
História Política do Rio Grande do Sul I |
30 |
1º |
História Política do Rio Grande do Sul II |
30 |
1º |
História Social do Rio Grande do Sul I |
30 |
1º |
História Social do Rio Grande do Sul II |
30 |
1º |
História e intelectualidade no Rio Grande do Sul |
30 |
1º |
História e ambiente no Rio Grande do Sul |
30 |
1º |
História e historiografia missioneira |
30 |
1º |
Rio Grande do Sul: discursos historiográficos |
30 |
1º |
Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História do Rio Grande do Sul |
30 |
2º |
História e cultura no Rio Grande do Sul |
30 |
2º |
Seminário de História do Rio Grande do Sul |
60 |
2º |
Trabalho de Conclusão |
150 |
J- Quadro de docentes
Nome |
Titulação |
Adriana Kivanski de Senna |
Doutorado |
Carmem Burgert Schiavon |
Doutorado |
Daniel Porciúncula Prado |
Doutorado |
Derocina Alves Campos Sosa |
Doutorado |
Francisco das Neves Alves |
Doutorado |
Julia Silveira Matos |
Doutorado |
Luiz Henrique Torres |
Doutorado |