Nº 131 - Dispõe sobre a criação do curso de especialização História do Rio Grande do Sul

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 131/2009

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

EM 18 DE DEZEMBRO DE 2009

 

 

 

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de especialização História do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

 

 

 O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de dezembro de 2009, Ata 015,

 

 

 

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

 

 

 

 

Art. 1º        Aprovar a criação do curso de especialização História do Rio Grande do Sul, conforme anexo.

 

 

Art. 2º        A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrutura do curso de especialização História do Rio Grande do Sul

 

 

A-                Criação das seguintes disciplinas:

 

1- História política do Rio Grande do Sul I

Lotação- ICHI

Docente- Francisco das Neves Alves

Titulação do docente- Doutor

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: estudo da formação sul-rio-grandense sob o prisma político, levando em conta a época colonial e a gênese da organização político-administrativa gaúcha, a formação da elite política, o papel do militarismo e da questão fronteiriça. O período imperial, desde os primórdios das organizações partidárias e a eclosão revolucionaria até a fundamentação dos partidos políticos e o processo de decadência da forma monárquica de governo. A época da republica velha, desde a transição, passando pela crise revolucionaria, pela consolidação do modelo castilhista-borgista e chegando a crise dos anos vinte com a desagregação desse regime. .

 

 

2- História política do Rio Grande do Sul II

Lotação- ICHI

Docente- Derocina Alves Campos Sosa

Titulação do docente- Doutora

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: As influências políticas da Republica velha para a história do Rio Grande do Sul. A revolução de 1930 como marco de mudança nas estruturas regionais. A “gauchização” da política nacional no período pós-1930. A cultura e a identidade regional. A industrialização do Rio Grande do Sul antes e depois de 1930. O Estado Novo e suas repercussões no Rio Grande do Sul. A estruturação político-partidária gaucha de 1945 a 1964. A polarização da política regional na g história do Rio Grande do Sul. A economia política rio-grandense nas ultimas décadas.

 

 

3- História social do Rio Grande do Sul I

Lotação- ICHI

Docente- Adriana Kivanski de Senna

Titulação do docente- Doutora

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Metodologias da História social. A História demográfica e a reconstituição de famílias - estudos de população. A ocupação do espaço gaucho. A formação da sociedade gaucha. Os açorianos.

 

 

4- História social do Rio Grande do Sul II

Lotação- ICHI

Docente- Carmem Burgert Schiavon

Titulação do docente- Doutora

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Estudo da imigração para o Rio Grande do Sul. Análise da formação rio-grandense a partir da presença negra e dos imigrantes alemães, italianos, poloneses, austríacos, russos , ingleses, franceses, espanhóis, japoneses, judeus e árabes.

 

 

5- História  e intelectualidade no  Rio Grande do Sul

Lotação- ICHI

Docente- Julia Silveira Matos

Titulação do docente- Doutora

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Análise do pensamento político na produção historiográfica dos intelectuais sul-rio-grandenses durante o final do século XIX e princípios do século XX, assim como seus diálogos com a imprensa do período,. O conceito de intelectual. História intelectual e seus métodos. Os intelectuais e a política no Rio Grande do Sul. Literatura e historiografia: instrumentos de diálogo político.

 

 

6- História e historiografia missioneira do Rio Grande do Sul

Lotação- ICHI

Docente- Luiz Henrique Torres

Titulação do docente- Doutor

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Análise do processo histórico missioneiro no Rio Grande do Sul, enfatizando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e as frentes de expansão colonial luso-brasileira e espanhola-platina.

 

 

7- Metodologia do ensino e da pesquisa em história do  Rio Grande do Sul I

Lotação- ICHI

Docente- Adriana Kivanski de Senna, Derocina Alves Campos Sosa e Julia Silveira Matos

Titulação dos docentes- Doutoras

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Teoria e método no ensino da Historia com maior ênfase na historia regional. O ensino e a pesquisa em História do Rio Grande do Sul como construção e reprodução do conhecimento. As inter-relaçoes entre ensino e pesquisa na História do Rio Grande do Sul. A relação entre conteúdo disciplinar e metodologias de ensino de História do Rio Grande do Sul: a transposição didática. O ensino de História do Rio Grande do Sul como área de pesquisa histórica. A pesquisa histórica como suporte para o ensino. O ensino de História do Rio Grande do Sul na legislação educacional. O papel da história do Rio Grande do Sul na educação básica.

 

 

8- História e cultura no Rio Grande do Sul

Lotação- ICHI

Docente- Francisco das Neves Alves e Carmem Burgert Schiavon

Titulação do docente- Doutores

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: História sociedade e cultura no Rio Grande do Sul. História e literatura no Rio Grande do Sul. História da leitura no Rio Grande do Sul. História e terminologia no Rio Grande do Sul. História, patrimônio e cultura no Rio Grande do Sul. História e memória social no Rio Grande do Sul.

 

 

9- Seminário de historia do Rio Grande do Sul

Lotação- ICHI

Docente- Francisco das Neves Alves

Titulação do docente - Doutor

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: Proceder a uma análise dos fundamentos teóricos e metodológicos ligados à produção do conhecimento histórico, com ênfase nos debates sobre a produção intelectual referente ao Rio Grande do Sul. Expor experiências de pesquisa e metodologias de organização das fontes, explicitando linhas historiográficas interpretativas. Preparar o corpo discente para a realização de trabalhos de cunho monográfico.

 

 

10-                     Rio Grande do Sul: discursos historiográficos

Lotação- ICHI

Docente- Francisco das Neves Alves

Titulação do docente- Doutor

Carga horária- 30

Créditos- 2

Sistema de avaliação II

Ementa: História e historiografia. A construção do conhecimento histórico no Rio Grande do Sul do século XIX: versões e historiografia. Historiadores e intelectuais da virada do século: os primórdios de um discurso historiográfico. A consolidação do status de historiador e o discurso oficial. A brasilidade como pressuposto do discurso historiográfico sul-rio-grandense. Transformações e revisionismo na construção discursiva historiográfica gaúcha. As permanências do diletantismo. A discussão acadêmica, o ensino e a pesquisa universitários e a produção historiográfica. Tendências atuais do discurso historiográfico rio-grandense.

 

 

B-        Inclusão das seguintes disciplinas:

 

10025-P História e ambiente no Rio grande do Sul

10026-P Trabalho de conclusão

 

 

C-        Carga horária total em disciplinas:

 

510 horas-aula – 34 créditos

 

 

D-        Avaliação:

 

A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará da elaboração de revisões, de trabalhos escritos (resenhas, ensaios e monografias) e atividades em grupo (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas).

A atividade final do curso constará da apresentação de um trabalho de cunho monográfico acerca de algum tópico estudado durante o curso.

A monografia final terá orientação de professores ministrantes do Curso. Após a entrega, o trabalho será apresentado e posteriormente avaliado por uma banca examinadora constituída pelo orientador e mais dois professores.

 

 

E-        Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:

 

–Integralização de 34 créditos (510 horas-aula)

-Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina

-Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pala Comissão Coordenadora do Curso

-Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina

 

 

F-        Número de vagas:

 

 30 (trinta)

 

 

G-        Critérios para inscrição e seleção:

 

 O curso é destinado a portadores de diploma de Curso superior pleno e reconhecido em História e Ciências afim.

 

 

H-        A seleção para o curso será feita através de:

 

A seleção será realizada a partir da análise dos currículos, da entrevista e da proposta de pesquisa, a qual deverá estar vinculada às áreas de atuação do Curso, voltada ao estudo da formação sul-rio-grandense e onde deverão constar os elementos constitutivos básicos da pesquisa a ser desenvolvida para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

 

 

I-          Oferecimento das disciplinas:

 

PERÍODO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

História Política do Rio Grande do Sul I

30

História Política do Rio Grande do Sul II

30

História Social do Rio Grande do Sul I

30

História Social do Rio Grande do Sul II

30

História e intelectualidade no Rio Grande do Sul

30

História e ambiente no Rio Grande do Sul

30

História e historiografia missioneira

30

Rio Grande do Sul: discursos historiográficos

30

Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História do Rio Grande do Sul

 

30

História e cultura no Rio Grande do Sul

30

Seminário de História do Rio Grande do Sul

60

Trabalho de Conclusão

150

 

 

 

J-        Quadro de docentes

 

Nome

Titulação

Adriana Kivanski de Senna

Doutorado

Carmem Burgert Schiavon

Doutorado

Daniel Porciúncula Prado

Doutorado

Derocina Alves Campos Sosa

Doutorado

Francisco das Neves Alves

Doutorado

Julia Silveira Matos

Doutorado

Luiz Henrique Torres

Doutorado