SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 085/2009
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 28 DE AGOSTO DE 2009
Dispõe sobre a criação do curso especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 28 de agosto de 2009, Ata 011,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do curso de especialização em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor na data de sua aprovação.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ESTRUTURA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu EM ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA A SER OFERECIDO A PARTIR DE 2009
1 - Vagas
Na implementação do curso serão oferecidas 25 vagas.
2 - Docentes
DOCENTE |
TITULAÇÃO |
LOCAL DE ORIGEM E FUNÇÃO |
Adriane Maria Netto De Oliveira |
Doutora em Enfermagem (UFSC) |
Professora Universitária Enfermagem Psiquiátrica (EEnf/FURG) (RD) |
Alfredo Cardoso Lhullier |
Doutor em Psicologia (PUC/RS) |
Professor Universitário - Médico Psiquiatra (UCPel) (RD) |
Alisson Juliano |
Especialista em Multiprofissional em Saúde da Família. (FURG) |
Assistente Social (PMRG/SMS) (RD) |
Ana Furlong Antochevis |
Mestre em Educação Ambiental (FURG) |
Psicóloga (PRAE/FURG) (RD) |
Ana Luiza Muccillo-Baisch |
Doutora em Sciences Biologique Et Médicales Biologie Santé. Universite de Bordeaux II. |
Professora Universitária Farmacologia (ICB/FURG) (RD) |
Ângela Torma Pietro |
Mestre em Educação Ambiental. (FURG) |
Tutor à Distância (UAB Universidade Aberta do Brasil) (RD) |
Ceres Braga Arejano |
Doutora em Enfermagem (UFSC) |
Psicóloga (PMRG/SMS) (RD) |
Claudia Dutra Oliveira |
Especialista |
Assistente Social (HU/FURG) (COL.) |
Daniela Marti Barros |
Doutora em Ciências Biológicas (Bioquímica) (UFRGS) |
Professora Universitária Neuropsicofarmacologia (ICB/FURG) (RD) |
Eli Sinnott Silva |
Mestre em Farmacologia (UFRJ) |
Professora Universitária Farmacologia (ICB/FURG) (RD) e (COL.) |
Elisabeth Brandão Schmidt |
Doutora em Educação. Universidade Santiago de Compostela - titulo revalidado pela UFRGS. |
Professora Universitária (IEduc/FURG) (RD) |
Elisandra Carrion Pinheiro |
Especialista em Programa Saúde da Família. (Instituto de Ensino Superior-RS.) |
Psicóloga e Professora Substituta (ICB/FURG) (RD) |
Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho |
Doutora em Educação. (PUC/RS) |
Educação e Metodologia Científica - Voluntária da Comunidade. (RD) |
Fernando Amarante Silva |
Mestre em Farmacologia (UFRJ) |
Professor Universitário Farmacologia (ICB/FURG) (RD) e (COL.) |
Guiomar F. Teixeira de Oliveira |
Mestre em Ciências e Engenharia de Alimentos (FURG) |
Professora Universitária Farmacologia (ICB/FURG) (RD) |
Hugo Cataud Pacheco Pereira |
Mestre em Clínica Médica (FURG) |
Professor Universitário Clínica Médica (FaMed/FURG) (RD) |
Ivalina Porto |
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. (USP) Doutora em Psicologia. Universidad Pontificia de Salamanca, Espanha. |
Professora Universitária (ICHI/FURG) (RD) |
Maria Cristina Flores Soares |
Doutora em Fisiologia da Reprodução. Universite de Paris VI França. |
Professora Universitária Fisiologia (ICB/FURG) (RD) |
Oswaldo de Paula Barbosa |
Especialista em Psiquiatria |
Médico Psiquiatra (FURG) (aposentado) (RD) |
Rodrigo Sinnott Silva |
Mestre em Saúde e Comportamento. (UCPEL) |
Psicólogo (Comunidade) (RD) |
Soledad Bech Gaivizzo |
Mestre em Serviço Social (PUC) |
Assistente Social (PRAE/FURG) (RD) |
Tabajara Lucas de Almeida |
Doutor em Engenharia de Produção. (UFSM) |
Professor Universitário (FURG) (Aposentado) (RD) |
Vera Torres das Neves |
Doutorado em Psicologia. (UNB). |
Professora Universitária Ensino de Psicologia (ICHI/FURG) (RD) |
Escola de Enfermagem EEnf; Faculdade de Medicina FaMed; Instituto de Ciências Humanas e da Informação ICHI; Instituto de Educação IEduc; Instituto de Ciências Biológicas ICB; Pró-Reitoria Estudantil PRAE; Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. HU; Universidade Católica de Pelotas UCPel; Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria Municipal de Saúde PMRG/SMS; Voluntário da Comunidade profissionais da comunidade que através de contrato de voluntário com a FURG auxiliam o desenvolvimento das atividades do CENPRE; Responsável por Disciplina RD; Colaborador COL.
3-Disciplinas
DISCIPLINA (1): Psicofarmacologia
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Farmacologia Geral. Autacóides. Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Psicofarmacologia.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Fernando Amarante Silva e Daniela Martí Barros
DISCIPLINA (2): Farmacologia das Drogas lícitas e ilícitas
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Estudo das drogas psicoativas: conceitos básicos; classificação e mecanismo de ação; origem das drogas, tolerância, dependência, compulsão, abstinência, prevenção ao uso de drogas psicoativas; relação drogas e DSTs/HIV.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Eli Sinnott Silva, Guiomar Francisca Teixeira de Oliveira.
DISCIPLINA (3): Metodologia Científica
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos - 2
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa Visão geral sobre pesquisa científica. Elaboração de projetos de pesquisa e extensão: estrutura e conteúdo. A pesquisa no campo da saúde. A pesquisa Pedagógica. Produção do conhecimento científico: artigos, resenhas, normas para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos. Relatórios de pesquisa e de extensão e suas especificidades. Monografia.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Eli Sinnott Silva, Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Ivalina Porto,
DISCIPLINA (4): Psicologia da Infância e da Adolescência
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Fatores bio-psico-sociais do desenvolvimento infantil e da adolescência: contribuições de diferentes teóricos. .
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Elisandra Carrion Pinheiro e Rodrigo Sinnott Silva
DISCIPLINA (5): Psicologia do Adulto e do Idoso
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICHI
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Teorias do desenvolvimento humano: aspectos físicos, psicológicos, sociais, afetivos e de personalidade na vida adulta e na velhice. O uso de drogas na adultez e na velhice: fatores de risco e proteção. O ambiente humano e as redes de proteção. Possibilidades de realização na vida adulta e na velhice: educação, valores, crenças e atitudes.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Ivalina Porto
DISCIPLINA (6): Comportamento Humano
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - A Teoria da Escolha. Comportamento global. O processo de auto-avaliação. Mapas, filtros e mecanismos de aprender. Noções de Programação Neurolinguistica. Noções básicas de Etologia.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Tabajara Lucas de Almeida, Fernando Amarante Silva
DISCIPLINA (7): Psicopatologia e comorbidades psiquiátricas
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Psicopatologias. Comorbidades psiquiátricas na prevenção e no tratamento dos Transtornos Relacionados com Drogas.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Oswaldo José de Paula Barbosa, Fernando Amarante Silva
DISCIPLINA (8): Comorbidades Físicas
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - FAMED
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Papel do clínico no grupo multidisciplinar para tratamento de dependentes químicos. Identificação das co-morbidades físicas prevalentes entre os usuários e dependentes químicos.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Hugo Cataud Pacheco Pereira
DISCIPLINA (9): Processos de Ensinar e Aprender na Prevenção ao Uso de Drogas
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - IEduc
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Concepções de ensino e aprendizagem. Cenários de atuação e identidades dos atores educativos. Competências básicas da atividade pedagógica na prevenção ao uso de drogas: transposição didática, conhecimento pedagógico, conhecimento das concepções dos aprendentes e das estratégias apropriadas. Organização das experiências de ensino e aprendizagem no trabalho preventivo: planejamento, gestão do processo de ensinar e aprender, e avaliação.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Elisabeth Brandão Schmidt
DISCIPLINA (10): Uma abordagem multidisciplinar da prevenção
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Abordagem multidisciplinar da dependência química. Prevenção, classificação e modelos. A idade de prevenir o uso de drogas. Como prevenimos. Programas, projetos e ações. Redução de Danos. Drogas e as doenças sexualmente transmissíveis.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Eli Sinnott Silva, Fernando Amarante Silva, Alisson Juliano.
COLABORADORA: Elaine Pinheiro
DISCIPLINA (11): Abordagem Familiar na Dependência Química
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - EEnf
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Concepções de família em uma perspectiva interdisciplinar. Ciclo vital da família e desenvolvimento humano, como grupo social que produz saúde, seu papel na prevenção. Referenciais teórico-metodológicos para a intervenção com famílias.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Adriane M. Netto de Oliveira
COLABORADORA: Claudia Dutra Oliveira
DISCIPLINA (12): Abordagens Terapêuticas Multidisciplinares
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos - 3
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Conceitos e procedimentos básicos de análise experimental do comportamento, princípios de terapia cognitiva, teoria de sistemas familiares e sua aplicação na terapia das dependências por drogas. Noções sobre comunidades terapêuticas e grupos de ajuda
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Alfredo Cardoso Lhullier, Vera Torres das Neves, Eli Sinnott Silva
COLABORADOR: Joaquim Medina
DISCIPLINA (13): Tópicos Especiais Organização de Serviços de Tratamento
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Apresentar as diversas modalidade e ambientes de tratamento para o dependente químico.
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Fernando Amarante Silva
COLABORADOR: Joaquim Medina
DISCIPLINA (14): Políticas Públicas de Saúde
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Fundamentação das bases teóricas das políticas de Promoção da Saúde (PNPS) e da Política Nacional sobre drogas.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Maria Cristina Flores Soares e Ana Luiza Muccillo-Baisch
DISCIPLINA (15): SUS Reforma Psiquiátrica
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Valores, princípios e propósito da Reforma Sanitária e do SUS; Exclusão social e barreiras de acesso ao sistema de saúde; Antecedentes históricos e aspectos críticos da Reforma em Saúde Mental; Legislação e dispositivos especializados em álcool e outras drogas; Saúde Mental e Estratégia de Saúde na Família.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Ceres Braga Arejano, Álisson Saggiomo Juliano, Ana Luiza Muccillo-Baisch.
DISCIPLINA (16): Legislação e Drogas
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - A evolução da legislação brasileira. Análise dos aspectos legais vigentes, relacionados ao uso e à comercialização de drogas. Foco na legislação referente às drogas lícitas e ilícitas destacando a sua efetivação, o porte de drogas, a justiça alternativa.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Ângela Torma Pietro, Guiomar Francisca Teixeira de Oliveira.
DISCIPLINA (17): Modelos de Atenção à Saúde
Carga horária - 15 horas-aula
Créditos - 1
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - A disciplina trata de conteúdos que envolvem a elaboração e execução do modelo de atenção integral à saúde, no Brasil, com destaque à Saúde Mental e à Dependência Química. Apoiando-se nos trabalhos teórico-práticos no campo da saúde mental, ajuda a identificar e compreender o processo de construção do modelo de atenção integral à saúde, orientando a ação dos profissionais na utilização de teorias, métodos e técnicas mais adequados no ambiente profissional.
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Soledad Bech Gaivizzo, Ana Furlong Antochevis, Ana Luiza Muccillo-Baisch
DISCIPLINA (18): Monografia Trabalho de Conclusão do Curso
Carga horária - 60 horas-aula
Créditos - 4
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Desenvolver um trabalho monográfico sobre prevenção, ou tratamento de dependente químico, ou de pesquisas de levantamentos de dados, ou de opinião ou de experimentação animal.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Eli Sinnott Silva
DISCIPLINA (19): Prática em prevenção e tratamento da dependência química
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos - 3
Lotação - ICB
Código - a determinar
Sistema de avaliação - II
Ementa - Apresentar modalidades prevenção e tratamento para o dependente químico. Pesquisas de levantamentos de dados, de opinião e básica.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Fernando Amarante Silva, Eli Sinnott Silva e Guiomar Francisca Teixeira de Oliveira.
COLABORADOR: Joaquim Medina
4- Ingresso
4.1. Requisitos: serão admitidos graduados em cursos superiores plenos e reconhecidos de saúde e demais áreas que atuem na assistência, pesquisa, prevenção ou ensino relacionados à dependência química.
4.2. Critérios de seleção: serão selecionados até 25 candidatos, sendo que esse processo deverá levar em consideração no mínimo avaliação curricular e entrevista realizada por professores do curso designados para esse fim.
5- Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:
5.1 Integralização de 29 créditos e 435 horas de atividades.
5.2 Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada atividade.
5.3 Aprovação na monografia que será avaliada por banca designada pela Comissão Coordenadora do Curso.
5.4 Mínimo de 75% de frequência em cada atividade.
6- Recursos:
Os recursos para manutenção do curso de especialização Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, na modalidade presencial serão provenientes do tesouro e das inscrições dos candidatos.