SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 025/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
EM 19 DE DEZEMBRO DE 2008
Dispõe sobre reformulação curricular do curso de História / Licenciatura.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 19 de dezembro de 2008, Ata 003,
D E L I B E R A :
Art.1º Aprovar a reformulação curricular do curso de História / Licenciatura, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE HISTÓRIA / LICENCIATURA E SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP, A PARTIR DO 1º PERÍODO LETIVO DE 2009
a) Estrutura curricular
a - Regime acadêmico - por disciplina
b - Número de vagas 27
c - Turnos de funcionamento Tarde
d - Carga horária total - 3215 horas
d.1 -Disciplinas obrigatórias -1965 h
d.2 -Disciplinas optativas 225 h
d.3 -Práticas pedagógicas 405 h
d.4 -Atividades complementares 200 h
d.5 -Estágios supervisionados 420 h
b) Inclusão das seguintes disciplinas, já existentes,
Disciplinas |
Código |
H. Antiga Oriental |
10325 |
H. Antiga I |
10148 |
Teorias da História |
10165 |
H. Antiga Clássica |
10327 |
Historiografia |
10161 |
H. Medieval |
10153 |
Metodologias da Pesquisa Histórica |
10166 |
Fundamentos de Antropologia |
10186 |
H. Moderna |
10154 |
H. Americana I |
10162 |
H. Brasileira I |
10157 |
Cultura Afro-Brasileira |
10347 |
H. Contemporânea I |
10102 |
H. Americana II |
10163 |
H. Brasileira II |
10158 |
H. do RS I |
10062 |
H. Contemporânea II |
10003 |
H. Americana III |
10334 |
H. Brasileira III |
10337 |
H. do RS II |
10063 |
H. Município do Rio Grande |
10176 |
H. Brasileira IV |
10338 |
Historiografia do RS |
10098 |
Produção Textual |
06347 |
Psicologia da Educação |
09435 |
Políticas Públicas da Educação |
09436 |
Elementos Sociológicos |
09437 |
Elementos Filosóficos |
09438 |
c) Inclusão, como optativas, das seguintes disciplinas:
Código |
Disciplina |
10179 |
H. do Pensamento |
10174 |
H. Ibérica |
10113 |
H. Demográfica |
10175 |
Antropologia Social |
10018 |
H. das Relações Internacionais do Brasil |
10005 |
H. do Oriente Médio Contemporâneo |
10178 |
H. do Cotidiano Brasileiro |
10145 |
H. e Multidisciplinaridade |
10150 |
Cultura e Política no Mundo Antigo |
10149 |
H. do Pensamento Político Brasileiro |
10155 |
H. do Pensamento Econômico |
10156 |
H. Econômica |
10003 |
H. África |
10144 |
H. da Ásia |
05115 |
Antropologia da Pesca |
05182 |
Geografia e Gênero |
05185 |
Introdução à Geografia Cultural |
05180 |
Impactos Ambientais |
06183 |
Língua Espanhola Instrumental I |
06184 |
Língua Espanhola Instrumental II |
06387 |
Inglês Instrumental Leitura |
06388 |
Inglês Instrumental Expressão Oral |
06070 |
Língua Francesa Instrumental I |
06071 |
Língua Francesa Instrumental II |
06213 |
H. da Arte |
09022 |
Filosofia I |
09023 |
Filosofia II |
10124 |
Pré-História do RS |
09904 |
Ginástica |
09906 |
Musculação |
09905 |
Basquete |
09912 |
Capoeira |
09908 |
Futebol de 7 |
09902 |
Vôlei |
09901 |
Futsal |
01063 |
Introdução à Computação |
01027 |
Estatística I |
01028 |
Estatística II |
09198 |
Filosofia da História |
10182 |
República e Educação Pública no Brasil |
10183 |
História da Idéia de Natureza na Modernidade |
06386 |
Libras |
d) Criação das seguintes disciplinas
1) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 1º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: O processo de ensino e suas relações. Atividades interdisciplinares. Práticas significativas e contextualizadas.
2) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 2º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino nas Séries Iniciais e Prática de ensino na Educação Infantil.
3) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 3º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino no Ensino Fundamental.
4) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 4º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Associação entre teoria e prática. Prática de Ensino no Ensino Médio.
5) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 5º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Situar a disciplina histórica como base e referencial teórico e prático para a formação do profissional de História. Analisar métodos de ensino possíveis de aplicação ao ensino de História. Analisar e discutir temas que possibilitem a ampliação dos conhecimentos desejáveis para a formação do profissional de História.
6) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 6º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Situar historicamente o papel do historiador e seu compromisso como elemento inovador, dinâmico e crítico na sociedade. Analisar e privilegiar metodologias coerentes com a formação do profissional de História inovador e dinâmico. Resgatar a História Crítica, como um espaço maior pára a compreensão e interpretação da formação da sociedade brasileira.
7) Disciplina: Práticas Pedagógicas Módulo 7º Semestre
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 1° semestre
CH Total: 60h CH semanal: 4h Créditos: 4
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Planejamento/execução/avaliação de atividades de docência na escola. Registro. Análise. Relatório.
8) Disciplina: Estágio Supervisionado em História I
Lotação: IE
Código: a definir Duração: anual
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 5° semestre
CH Total: 180h CH semanal: 6h Créditos: 6
Sistema de Avaliação: sistema II
Ementa: A formação do professor de História para o Ensino Fundamental. Integração com a Escola, relacionamento com os alunos, corpo docente, funcionários e atualização contínua com a disciplina histórica. A organização didática da prática escolar
9) Disciplina: Estágio Supervisionado em História II
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: anual
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 7° semestre
CH Total: 240h CH semanal: 8h Créditos: 8
Sistema de Avaliação: sistema II
Ementa: Supervisão de Estágio de História no ensino médio. Avaliação qualitativa do processo de ensino-aprendizagem presente na educação básica.
10) Disciplina: Metodologias do Ensino de História
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 3° semestre
CH Total: 75h CH semanal: 5h Créditos: 5
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Teorias relacionadas ao ensino de História.Práticas pedagógicas associadas ao ensino de História. A formação do docente de História. As práticas do ensino de História na Educação Básica.
11) Disciplina: História da Cultura Indígena
Lotação: ICHI
Código: a definir Duração: semestral
Caráter: obrigatória Localização no QSL: 6° semestre
CH Total: 45h CH semanal: 3h Créditos: 3
Sistema de Avaliação: sistema I
Ementa: Conceitos de cultura. Identidades culturais indígenas. Constituição sócio-histórica dos movimentos sociais indígenas. Os conflitos territoriais brasileiros e os povos indígenas. Diversidade e Alteridade. Aculturação e resistência cultural dos povos indígenas.
e) Plano de extinção da oferta das disciplinas e/ou atividades:
Código |
Disciplina |
Período de extinção |
10152 |
H. Antiga Oriental e Clássica |
Março 2009 |
10165 |
Teoria da História |
Março 2009 |
10153 |
H. Medieval |
Março 2010 |
10161 |
Historiografia |
Março 2009 |
10166 |
Metodologia da História |
Março 2009 |
10154 |
H. Moderna |
Março 2010 |
10162 |
H. Americana I |
Março 2010 |
10157 |
H. Brasileira I |
Março 2010 |
10159 |
H. Regional I |
Março 2010 |
10164 |
H. Contemporânea |
Março 2011 |
10163 |
H. Americana II |
Março 2011 |
10158 |
H. Brasileira II |
Março 2011 |
10160 |
H. Regional II |
Março 2011 |
10166 |
Seminários de Pesquisa |
Março 2009 |
10093 |
H. Política |
Março 2009 |
10171 |
Práticas de Pesquisa |
Março 2010 |
10172 |
Trabalho de Graduação |
Março 2011 |
f) Plano de Equivalência de disciplinas e/ou atividades:
Código |
Disciplina atual |
Disciplina nova |
10152 |
H. Antiga Oriental e Clássica |
H. Antiga Oriental |
H. Antiga Clássica |
||
10165 |
Teoria da História |
Teorias da História |
10153 |
H. Medieval |
H. Medieval |
10161 |
Historiografia |
Historiografia |
10166 |
Metodologia da História |
Metodologia da Pesquisa Histórica |
10154 |
H. Moderna |
H. Moderna |
10162 |
H. Americana I |
H. Americana I |
10157 |
H. Brasileira I |
H. Brasileira I |
H. Brasileira II |
||
10159 |
H. Regional I |
História do RS I |
História do RS II |
||
10164 |
H. Contemporânea |
H. Contemporânea I |
H. Contemporânea II |
||
10163 |
H. Americana II |
H. Americana II |
H. Americana III |
||
10158 |
H. Brasileira II |
H. Brasileira III |
H. Brasileira IV |
||
10160 |
H. Regional II |
Historiografia do RS |
10173 |
Seminários de Pesquisa |
Seminários de Pesquisa |
10171 |
Práticas de Pesquisa |
Práticas de Pesquisa I |
Práticas de Pesquisa II |
||
10170 |
Metodologia do Ensino de História |
Metodologias do Ensino de História |
g) Período de 1ª oferta das disciplinas, como segue:
Código |
Disciplina |
Implantação |
H. Antiga Oriental |
1º semestre de 2009 |
|
Teorias da História |
1º semestre de 2009 |
|
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 1º Semestre |
1º semestre de 2009 |
H. Antiga Clássica |
2º semestre de 2009 |
|
Historiografia |
2º semestre de 2009 |
|
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 2º Semestre |
2º semestre de 2009 |
A definir |
Metodologias do Ensino de História |
1º semestre de 2010 |
H. Medieval |
1º semestre de 2010 |
|
Metodologias da Pesquisa Histórica |
1º semestre de 2010 |
|
10186 |
Fund. Antropologia |
1º semestre de 2010 |
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 3º Semestre |
1º semestre de 2010 |
H. Moderna |
2º semestre de 2010 |
|
H. Americana I |
2º semestre de 2010 |
|
H. Brasileira I |
2º semestre de 2010 |
|
Cultura Afro-Brasileira |
2º semestre de 2010 |
|
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 4º Semestre |
2º semestre de 2010 |
H. Contemporânea I |
1º semestre de 2011 |
|
H. Americana II |
1º semestre de 2011 |
|
H. Brasileira II |
1º semestre de 2011 |
|
H. do RS I |
1º semestre de 2011 |
|
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 5º Semestre |
1º semestre de 2011 |
H. Contemporânea II |
2º semestre de 2011 |
|
H. Americana III |
2º semestre de 2011 |
|
H. Brasileira III |
2º semestre de 2011 |
|
H. do RS II |
2º semestre de 2011 |
|
A definir |
H. da Cultura Indígena |
2º semestre de 2011 |
A definir |
Estágio Supervisionado em História I |
1º semestre de 2011 |
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 6º Semestre |
2º semestre de 2011 |
H. Brasileira IV |
1º semestre de 2012 |
|
Historiografia do RS |
1º semestre de 2012 |
|
A definir |
Estágio Supervisionado em História II |
1º semestre de 2012 |
H. Município do Rio Grande |
1º semestre de 2012 |
|
A definir |
Práticas Pedagógicas Módulo 7º Semestre |
1º semestre de 2012 |
A definir |
TCC |
2º semestre de 2012 |
h) Adoção do seguinte Quadro de seqüência lógica em nexo:
|
|
||||
|
|||
|
Reconhecido pelo Decreto n.º 83382 de 30/04/79 publicado no
D.O.U de: 02/05/79
Quadro de Seqüência Lógica , em vigor a partir do ano letivo de 2009.
Resolução n.º , de de2008 , do COEPEA.
1º semestre |
2º semestre |
3º semestre |
4º semestre |
5º semestre |
6º semestre |
7º semestre |
8º semestre |
04 H. Antiga Or.
|
04 H. Antiga Clás. |
05 H. Medieval |
06 H. Moderna |
04 H. Contemporânea I |
05 H. Contemporânea II |
03 H. Município do Rio Grande |
OPTATIVA |
03 H Antiga I
10148 |
OPTATIVA |
05 Metod. Ensino História
|
04 H. Americana I |
04 H. Americana II |
04 H. Americana III |
OPTATIVA |
OPTATIVA |
04 Teoria da História |
04 Historiografia |
04 Metod. Pesq. Hist. |
04 H. Brasileira I |
04 H. Brasileira II |
04 H. Brasileira III |
04 H. Brasileira IV |
|
02 Produção Textual 06347 |
04 Didática 09434 |
03 H. do RS I |
03 H do RS II |
03 Historiografia do RS |
05 TCC |
||
04 Psicologia da Educação 09435 |
02 Políticas Públicas da Educação 09436 |
06 Estágio Supervisionado em História I
|
08 Estágio Supervisionado em História II |
||||
02 Elementos Filosóficos da Educação
09438 |
02 Elementos Sociológicos da Educação 09437 |
03 Fundamentos de Antropologia
10186 |
03 Cultura Afro- Brasileira |
OPTATIVA |
03
Cultura Indígena |
||
04 Práticas Pedagógicas Módulo 1º Semestre |
04 Práticas Pedagógicas Módulo 2º Semestre |
04 Práticas Pedagógicas Módulo 3º Semestre |
04 Práticas Pedagógicas Módulo 4º Semestre |
04 Práticas Pedagógicas Módulo 5º Semestre |
04 Práticas Pedagógicas Módulo 6º Semestre |
03 Práticas Pedagógicas Módulo 7º Semestre |
|
|
|