Nº 010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

DELIBERAÇÃO Nº 010/2020

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 29 DE JULHO DE 2020



Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências.



A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 5ª Câmara do COEPEA – CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 29 de julho de 2020, em conformidade ao constante no processo nº 23116. 002523/2020-41, 

 

D E L I B E R A M:

 

Art. 1º Aprovar a criação e inclusão das disciplinas abaixo relacionadas para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, a partir do 1º semestre de 2020.

 

  1. Cultura digital na ciência e na educação (optativa, lotação IMEF, 3cr, 45h. Ementa: As tecnologias digitais e suas interfaces com a organização do trabalho docente e os desafios para os processos de ensinar e aprender ciência na formação dos sujeitos. Conceitos de cultura, ciberespaço e cultura digital no ensino de ciências e relações com a sociedade e a docência. Análise da natureza e da especificidade das condições relacionadas à emergência de formação e atuação docente marcada por conteúdos, características e finalidades próprias de tempos híbridos, que afetam a constituição de professores e estudantes. Problematização de artefatos midiáticos voltados ao ensino de ciências para os diferentes espaços educativos digitais.

 

  1. Interdisciplinaridade na pesquisa e formação de professores na Educação em Ciências (optativa, lotação IMEF, 3cr, 45h). Ementa: Surgimento e constituição da interdisciplinaridade em âmbito geral, com um movimento histórico recursivo. Histórico da interdisciplinaridade no Brasil. Conceitos presentes na literatura sobre interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade na pesquisa. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências. Interdisciplinaridade como metodologia de pesquisa associada a outras metodologias.

 

  1. Multiculturalismo crítico e a Educação em ciências (optativa, lotação C3, 3cr, 45h). Ementa: O multiculturalismo. O multiculturalismo crítico. Formas de resistência. Políticas de resistência multicultural. A Educação em Ciências e o multiculturalismo.

 

  1. Tecnologia Educacional e Assistiva: princípios e aplicações em Educação (optativa, lotação C3, 2cr, 30h). Ementa: Tecnologias digitais. O ensino híbrido. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Ferramentas colaborativas e a Web 2.0. Objetos de aprendizagem. Ambientes de aprendizagem e jogos digitais educativos. 

 

  1. Artefatos, pedagogias e análise cultural: interlocuções no campo da Educação em Ciências (optativa, lotação IE, 3cr, 45h). Ementa: Fundamentação do campo teórico dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Apresentação dos artefatos culturais como resultados de um processo de construção social, construídos a partir de significados que circulam na cultura. Problematização das pedagogias culturais e espaços educativos. Discussão da Análise Cultural enquanto metodologia para pesquisas em Educação em Ciências. Produção de pesquisas sobre corpos, gêneros e sexualidades nas diversas instâncias educativas e culturais.

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.





Profª. Drª. Cleuza Maria Sobral Dias

PRESIDENTA DO COEPEA





Prof. Dr. Lucas Neiva Silva

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES