SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 001/2011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
5ª CÂMARA - CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
EM 14 DE JANEIRO DE 2011
Dispõe sobre alteração curricular e reoferta do curso de Pedagogia à distância.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidente em exercício da 5ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 27 de janeiro de 2011,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar as alterações curriculares e a reoferta do Curso de Pedagogia à distância, conforme as determinações a seguir:
· Criação das seguintes disciplinas:
Alfabetização Digital
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Cultura e identidade discente na EaD. Perspectiva histórica e metodologia da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação. Plataformas de apoio a educação a distância. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico. Utilização de editores de imagens. Computação em Nuvem.
Seminário Temático do Núcleo Básico
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 1
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o Núcleo de Estudos Básico.
Seminário Temático do Núcleo de Aprofundamento e Diversidade de Estudos
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 2
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o Núcleo de Aprofundamento e Diversidade de Estudos.
Seminário Temático de Infâncias
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 3
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência a temática infâncias.
Língua Brasileira de Sinais
Lotação: Instituto de Letras e Artes
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 3
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Conhecimentos gerais sobre a identidade e a cultura surda. A Língua Brasileira de Sinais LIBRAS. Sistema lingüístico de natureza visual motora, sua estrutura e gramática.
Cultura, Ambiente e Sociedade
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 3
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Estudo das questões que envolvem cultura local: o mundo da vida, os rituais, os modos de viver (trabalhar-produzir-compartilhar), as formas de organização comunitárias, os rituais coletivos das comunidades, suas interações com espaço e o ambiente natural; a paisagem cultural: diversidade, diferença e identidade.
Seminário Temático de Educação de Jovens e Adultos
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 4
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência a temática Educação de Jovens e Adultos.
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil I
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 4
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: A história cultural e social da infância da Modernidade à Contemporaneidade no Brasil e no mundo. História da Educação Infantil e das diversas formas de atendimento no Brasil e em outros países do século XIX à Contemporaneidade. Contribuições teórico-metodológicas de autores que subsidiaram a construção de propostas educativas para a pequena infância desde a criação de creches e pré-escolas no mundo e no Brasil.
Cotidiano na Educação Infantil
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 5
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica da educação infantil. Estudo do tempo e espaço e suas marcas na educação infantil e nos processos de subjetivação infantil. O cotidiano e a prática pedagógica na educação infantil e as diversas formas de linguagem da criança. Organização do cotidiano, avaliação e projetos de trabalho com crianças pequenas.
Seminário Temático de Educação Infantil
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 5
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência a temática Educação Infantil.
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 5
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: O currículo na Educação Infantil e aspectos específicos da prática pedagógica em creches e pré-escolas. As relações sociais, culturais, afetivas em espaços de Educação Infantil. Planejamento, avaliação, o registro, a reflexão e a documentação do processo educativo. Estudo de propostas metodológicas contemporâneas em espaços formais e não-formais. A constituição do grupo na Educação infantil e o papel da educadora.
Seminário Temático de Anos Iniciais
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 30h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 7
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência a temática anos iniciais do Ensino Fundamental.
Metodologia dos Anos Iniciais
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 7
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Currículo e metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas. Cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.
Seminário de Práticas Educativas
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 90h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 8
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.
Didática I
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 1
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. A identidade docente e os processos de formação de professores. A pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
Estágio I
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 3
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição e investigação das comunidades que a instituição recebe. Funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica.
Didática II
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 2
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. O trabalho didático vinculado com a totalidade do processo educativo. Dimensões do planejamento, da avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. A sistematização do conhecimento. O método como mediador entre a estrutura do conteúdo e as condições do educando. A dinâmica da sala de aula.
Estágio II
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 4
Carga Horária Total: 60h/a
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Vivência de oficinas pedagógicas em contextos não-escolares: planejamento, atividade prática docente e registros reflexivos.
Estágio IV
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 120h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 6
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Inserção efetiva da/o estudante no espaço da sala de aula da Educação Infantil, respeitando a organização curricular e o regimento da instituição. Prática docente na instituição educativa, planejamento, registros, participação em reuniões pedagógicas e outras atividades propostas pela escola. Orientações individuais e reuniões coletivas de relato, análise e discussão teórica permeando a avaliação e reflexão da ação educativa.
Estágio V
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 60h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 7
Carga Horária Total: 60h
Sistema de Avaliação: 2
Ementa: Vivência de oficinas pedagógicas no cotidiano dos anos iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos e participação em reuniões pedagógicas.
Estágio VI
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 120h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 8
Ementa: Inserção efetiva da/o estudante no espaço da sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitando a organização curricular e o regimento da instituição. Prática docente na instituição educativa, planejamento, registros, participação em reuniões pedagógicas e outras atividades propostas pela escola. Orientações individuais e reuniões coletivas de relato, análise e discussão teórica permeando a avaliação e reflexão da ação educativa.
Trabalho de Conclusão de Curso I
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 120h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 8
Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico.
Trabalho de Conclusão de Curso II
Lotação: Instituto de Educação
Carga-horária: 120h
Duração: semestral
Localização no QSL: Bloco 8
Ementa: Sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produção de um trabalho acadêmico-científico.
· Alteração nas disciplinas a seguir:
Fundamentos da Educação I
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Políticas Públicas de Educação I
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação I
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Fundamentos da Educação II
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Políticas Públicas de Educação II
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Fundamentos da Educação III
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Estudo das Infâncias e Culturas e Educação
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Alfabetização e Letramento I
Alterar a localização no QSL: Bloco 6 e o sistema de Avaliação: 2
Projeto de Pesquisa II: Experiências Educativas em Contextos de Educação Infantil
Alterar a localização no QSL: Bloco 5
Tópicos Específicos da Educação Infantil
Alterar a localização no QSL: Bloco 5 e Sistema de Avaliação: 2
Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa
Alterar Localização no QSL: Bloco 7 e o Sistema de Avaliação: 2
Estágio III
Alterar a localização no QSL: Bloco 5
Fundamentos e Metodologia dos Anos Iniciais
Alterar a localização no QSL: Bloco 6 e o Sistema de Avaliação: 2
Alfabetização e Letramento II
Alterar a Localização no QSL: Bloco 7 e o sistema de Avaliação: 2
Projeto de Pesquisa III: Experiências Educativas em Contextos Escolares
Alteração na Localização no QSL: Bloco 7
Tópicos Específicos dos Anos Iniciais
Alterar a Localização no QSL: Bloco 7 e o Sistema de Avaliação: 2
Jogos, Brinquedos, Culturas e Mídias
Alterar o Sistema de Avaliação: 2
Fundamentos e Metodologia da Matemática
Alterar a Localização no QSL: Bloco 6 e o Sistema de Avaliação: 2
Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Alterar a Localização no QSL: Bloco 4 e o sistema de Avaliação: 2
Projeto de Pesquisa I: Experiências Educativas em Contextos Não-escolares
Alterar a localização no QSL: Bloco 4
Tópicos Específicos da Educação de Jovens e Adultos
Alterar a localização no QSL: Bloco 4 e o sistema de Avaliação: 2
Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Gestão Educacional I
Alterar a localização no QSL: Bloco 1 e o sistema de Avaliação: 2
Trabalho de Conclusão de Curso I
Alterar a Carga Horária Total: 120h
Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais
Alterar o sistema de Avaliação: 2
Gestão Educacional II
Alteração na Localização no QSL: Bloco 2 e no Sistema de Avaliação: 2
Trabalho de Conclusão de Curso II
Alteração da Carga Horária Total: 120h
· Exclusão das disciplinas a seguir:
Alfabetização Digital - Código 01188D
Teoria e Prática Pedagógica - Código: 09619D
Didática I - Código: 09625D
Didática II - Código: 09633D
Seminário Interdisciplinares I - Código: 09622D
Corporeidade, Mov. e Tradições Populares - Código: 09628D
Psicologia da Educação III - Código: 09631D
Seminário Interdisciplinares II - Código: 09629D
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil - Código: 09638D
Seminário Interdisciplinares III - Código: 09636D
Seminário Interdisciplinares IV - Código: 09642D
Seminário Interdisciplinares V - Código: 09650D
Alfabetização Ambiental - Código: 09653D
Seminário Interdisciplinares VI - Código: 09658D
Seminário Interdisciplinares VII - Código: 09670D
Políticas Públicas III - Código: 09667D
Seminário Interdisciplinares VIII - Código: 09669D
Trabalho de Conclusão de Curso I - Código: 09662D
Trabalho de Conclusão de Curso II - Código: 09668D
Estágio I - Código: 09658D
Estágio II - Código: 09637D
Estágio IV - Código: 09651D
Estágio V - Código: 09659D
Estágio VI - Código: 09665D
Estágio VII - Código: 09670D
· Alterar a duração do curso em horas, conforme abaixo:
- Disciplinas obrigatórias e optativas 2880 h
- Carga horária de Atividades complementares 100 h
- Carga horária de Estágio Supervisionado 480 h
- Carga horária total do curso 3460 h
Art. 2º Aprovar o sistema 2 como sistema de avaliação para todas as disciplinas do curso, tendo em vista as especificidades da Ead que exigem que a avaliação presencial tenha preponderância sobre a avaliação virtual e o desenvolvimento das disciplinas em módulos de 9 semanas.
Art. 3º Aprovar, considerando que o sistema 2 prevê nota única, que os estudantes que não atingirem a nota mínima para aprovação nas disciplinas, tenham a possibilidade de realizar até 2 reavaliações.
Art. 4º Aprovar a não apresentação de um plano de extinção para as disciplinas que serão extintas, tendo em vista que o curso é desenvolvido com oferta única, não necessitando previsão de última oferta das mesmas.
Art. 5º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
Profª. Drª. Ana Zeferina Ferreira Maio
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA 5ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES