Nº 001 - Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 001/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

 5ª CÂMARA – CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

EM 12 DE DEZEMBRO DE 2008

 

 

Dispõe sobre alteração curricular no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

 

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o presidente da 5ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 12 de dezembro de 2008,

 

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

 

Art. 1º               Excluir do currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde os seguintes seminários: Formação de Professores e Tecnologias (código 01090P); Modelagem Computacional Aplicada à Educação (código 03057P); A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas (código 09114P); Corpo, Gênero e sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais (código 09115P); Analisando e Elaborando Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia (código 09116P); Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: a Problemática Ambiental (16074P) e Metodologias Integradoras na Educação em Ciências (código 21072P).

Art. 2º               Criar e incluir as disciplinas abaixo, com suas respectivas ementas, para o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

1) Seminário: Formação de Professores e Tecnologias I

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: MESTRADO

Profª. Drª. Débora Pereira Laurino, FURG.

Obrigatória: Sim                    Carga Horária: 60               Créditos: 4.0

Ementa: Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.

 

2) Seminário: Formação de Professores e Tecnologias II

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profª. Drª. Débora Pereira Laurino, FURG.

Obrigatória: Sim                     Carga Horária: 60               Créditos: 4.0

Ementa: Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.

 

3) Seminário: A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Profª. Drª. Méri Rosane Santos da Silva, FURG.

Obrigatória: Sim                Carga Horária: 60                    Créditos: 4.0

Ementa: Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade. Análise dos estudos sobre os corpos na modernidade, a partir dos estudos filosóficos e antropológicos, enfocando a educação dos corpos. Estudos científicos que enfocam a educação dos corpos nos diversos espaços educativos. Análise de trabalhos e artigos científicos que discutem a produção dos corpos nas diversos espaços educativos.

 

4) Seminário: A Educação dos Corpos e as Pedagogias Científicas II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profª. Drª. Méri Rosane Santos da Silva, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                   Créditos: 4.0

Ementa: Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade. Análise dos estudos sobre os corpos na modernidade, a partir dos estudos filosóficos e antropológicos, enfocando a educação dos corpos. Estudos científicos que enfocam a educação dos corpos nos diversos espaços educativos. Análise de trabalhos e artigos científicos que discutem a produção dos corpos nas diversos espaços educativos.

 

5) Seminário: Corpo, Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Prof.ª Drª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.

Obrigatória: Sim                  Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: Discussão das várias perspectivas teóricas que tem abordado a sexualidade na contemporaneidade. Analise dos processos de produção dos corpos, gêneros e sexualidades nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes aos corpos, gêneros e sexualidades. Produção de pesquisas sobre corpos, gêneros e sexualidades nas diversas instâncias educativas e culturais.

 

6) Seminário: Corpo, Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas e Culturais II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Prof.ª Drª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.

Obrigatória: Sim                  Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: Discussão das várias perspectivas teóricas que tem abordado a sexualidade na contemporaneidade. Analise dos processos de produção dos corpos, gêneros e sexualidades nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes aos corpos, gêneros e sexualidades. Produção de pesquisas sobre corpos, gêneros e sexualidades nas diversas instâncias educativas e culturais.

 

7) Seminário: Grupo Mirar: Formação de Professores de Ciências Articulada ao Desenvolvimento Curricular I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: Vivencia de um grupo de pesquisa na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, a partir dos princípios teóricos que sustentam a pesquisa como princípio educativo, fazendo da pesquisa metodologia de ensino e de aprendizagem. Aprofundamento teórico sobre a abordagem CTS, unidades de aprendizagem com enfoque na perspectiva CTS. Apresentação e discussão de artigos científicos sobre formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular. Produção de pesquisas envolvendo elaboração de projetos de pesquisa, metodologia de análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa.

 

8) Seminário: Grupo Mirar: Formação de Professores de Ciências Articulada ao Desenvolvimento Curricular II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profª. Drª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: Vivencia de um grupo de pesquisa na área de Educação em Ciências e Educação Ambiental, a partir dos princípios teóricos que sustentam a pesquisa como princípio educativo, fazendo da pesquisa metodologia de ensino e de aprendizagem. Aprofundamento teórico sobre a abordagem CTS, unidades de aprendizagem com enfoque na perspectiva CTS. Apresentação e discussão de artigos científicos sobre formação de professores de ciências articulada ao desenvolvimento curricular. Produção de pesquisas envolvendo elaboração de projetos de pesquisa, metodologia de análise de dados, elaboração de relatórios de pesquisa.

 

9) Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Profª. Drª. Silvia Silva Costa Botelho, FURG.

Obrigatória: Sim                     Carga Horária: 60              Créditos: 4.0

Ementa: Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo Sistemas Inteligentes, Realidade Virtual. Sistemas Multi-Agentes no desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.

 

10) Seminário: Modelagem Computacional Aplicada à Educação II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profª. Drª. Silvia Silva da Costa Botelho, FURG.

Obrigatória: Sim                    Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo Sistemas Inteligentes, Realidade Virtual. Sistemas Multi-Agentes no desenvolvimento de Sistemas Computacionais para Educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.

 

11) Seminário: Metodologias Integradoras na Educação em Ciência I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Prof.ª Drª. Laura Alicia Geracitano Monserrat, FURG.

Obrigatória: Sim                     Carga Horária: 60                Créditos: 4.0

Ementa: Compreensão e integração de novos conceitos na Ciência. Estudo da visão integradora da Ciência, combinando mecanismos moleculares e fisiológicos. Análise das investigações sobre a interação entre genes, proteínas e metabólitos. Análise e discussão de trabalhos e artigos científicos sobre as diferentes produções da área de educação em ciências.

 

12) Seminário: Metodologias Integradoras na Educação em Ciência II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Prof.ª Drª. Laura Alicia Geracitano Monserrat, FURG.

Obrigatória: Sim                    Carga Horária: 60                  Créditos: 4.0

Ementa: Compreensão e integração de novos conceitos na Ciência. Estudo da visão integradora da Ciência, combinando mecanismos moleculares e fisiológicos. Análise das investigações sobre a interação entre genes, proteínas e metabólitos. Análise e discussão de trabalhos e artigos científicos sobre as diferentes produções da área de educação em ciências.

 

13) Seminário: Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: A Problemática Ambiental I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Prof. Dr. José Maria Monserrat, FURG.

Obrigatória: Sim              Carga Horária: 60                         Créditos: 4.0

Ementa: Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em distintos ambientes. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área. Estudo da relação toxicologia e ambiente na educação em ciências. Produção de pesquisas envolvendo toxicologia ambiental.

 

14) Seminário: Abordando Conceitos Toxicológicos na Educação em Ciências: A Problemática Ambiental II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Prof. Dr. José Maria Monserrat, FURG.

Obrigatória: Sim              Carga Horária: 60                          Créditos: 4.0

Ementa: Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em distintos ambientes. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área. Estudo da relação toxicologia e ambiente na educação em ciências. Produção de pesquisas envolvendo toxicologia ambiental.

 

15) Seminário: Saberes Docentes em Redes de Conversação Midiáticas I.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                    Créditos: 4.0

Ementa: Estudo da formação docente em redes de conversação mediadas por tecnologias digitais. Abordagem das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, modos de operar entendendo-as como possibilidade de coordenar ações em momentos distintos de tempo. Discussão de diferentes ferramentas tecnológicas como: fóruns, chats, Ambientes Virtuais de Aprendizagem potencializadores de redes de conversação. Produção e mediação de saberes em rede. Principio auto-organizativo de redes de conversação. Circularidade que reforça laços de retroalimentação. O Ciberespaço como espaço de construção de saberes docentes. Cultura docente em ação. Produção e mediação de saberes em rede de conversação virtual. Formação docente em redes de conversação: circularidade, corporeidade, experiência e cognição.

 

16) Seminário: Saberes Docentes em Redes de Conversação Midiáticas II.

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                  Créditos: 4.0

Ementa: Estudo da formação docente em redes de conversação mediadas por tecnologias digitais. Abordagem das tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, modos de operar entendendo-as como possibilidade de coordenar ações em momentos distintos de tempo. Discussão de diferentes ferramentas tecnológicas como: fóruns, chats, Ambientes Virtuais de Aprendizagem potencializadores de redes de conversação. Produção e mediação de saberes em rede. Principio auto-organizativo de redes de conversação. Circularidade que reforça laços de retroalimentação. O Ciberespaço como espaço de construção de saberes docentes. Cultura docente em ação. Produção e mediação de saberes em rede de conversação virtual. Formação docente em redes de conversação: circularidade, corporeidade, experiência e cognição.

 

17) Seminário de Neurociências I

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Mestrado

Profª. Drª. Daniela Martí Barros, FURG.

Obrigatória: Sim                 Carga Horária: 60                Créditos: 4.0

Ementa: O seminário de Neurociências I promoverá a compreensão da neurologia comportamental e neurociência comportamental, através do aprofundamento de temas como neurociência cognitiva. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados aprendizado e memória e comportamento. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.

 

   OBS.: Os Seminários são obrigatórios para os orientandos e respectivos orientadores.

 

18) Seminário de Neurociências II

Lotação: PPG em Educação em Ciências

Nível: Doutorado

Profa. Dra. Daniela Martí Barros

Obrigatória: Sim                   Carga Horária: 60                 Créditos: 4.0

Ementa: O seminário de Neurociências II promoverá a compreensão da neurologia comportamental e neurociência comportamental, através do aprofundamento de temas como neurociência cognitiva. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados aprendizado e memória e comportamento. Análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.

 

19) Ciência e Tecnologia

Lotação: Instituto de Educação

Profª. Drª. Sheyla Costa Rodrigues, FURG.

Obrigatória: Não                   Carga Horária: 45                 Créditos: 3.0

Ementa: Crise da ciência. Diálogo entre as ciências para compreender as intersecções entre tecnologia e cognição. A filosofia das redes. Ciberespaço como espaço educativo. Tecnologia como ferramenta didática.

 

20) Sistemas Inteligentes
Lotação: Instituto de Matemática, Estatística e Física
Profª. Silvia Silva Costa Botelho, FURG.
Obrigatória: Não                     Carga Horária: 45              Créditos: 3.0
Ementa: O objetivo da disciplina é estudar as principais técnicas de Inteligência Artificial e Computacional. Tais técnicas envolverão Métodos de Classificação, Agrupamento, Filtros Baysianos, Planejamento e Busca. Ao longo do curso os métodos propostos serão aplicados a diferentes problemas envolvendo modelagem física e matemática.
 

21) Currículo, Cultura, Formação Docente e Educação Ambiental.

Lotação: Instituto de Educação

Profª. Débora Pereira Laurino, FURG.

Profª. Paula Regina Costa Ribeiro, FURG.

Obrigatória: Não                   Carga Horária: 45                    Créditos: 3.0

Ementa: Estuda as articulações entre currículo, cultura, identidade, enfocando a formação inicial e continuada dos professores, assim como os saberes construídos em diferentes espaços e tempos das trajetórias de vida. Discute as práticas educativas de Educação Ambiental expressas nos currículos escolares.

 

22) Metodologias de Pesquisa em Educação

Lotação: Escola de Química e Alimentos

Profª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.

Obrigatória: Não                   Carga Horária: 45                  Créditos: 3.0

Ementa: Trata de estudar a pesquisa qualitativa em educação, abordando suas nuances conceituais e analisando os principais enfoques, os subjetivistas-compreensivistas, que privilegiam os aspectos conscienciais subjetivos dos atores (percepções, processos de conscientização, de compreensão, contextual, a-histórico, de relevância dos significados que eles têm para o sujeito, para o ator, etc), e os enfoques críticoparticipativos com visão histórico-estrutural, entendidos enquanto dialética da realidade social que partem da necessidade de conhecer a realidade para transformá-la em processos contextuais e dinâmicos complexos. Para além destas perspectivas qualitativas assentadas na fenomenologia e no marxismo, busca ainda centrar atenção na investigação qualitativa de cunho estrutural-funcionalista, enfocando o método etnográfico. Propõe uma experiência traspassada pela reflexão teórica-metodológica, bem como procura se constituir em referência operacional para pesquisas a serem desenvolvidas em educação.

 

23) Ensino de Ciências e Educação Ambiental

Lotação: Escola de Química e Alimentos

Profª. Maria do Carmo Galiazzi, FURG.

Obrigatória: Não              Carga Horária: 45           Créditos: 3.0

Ementa: A educação ambiental: princípios básicos desde o ponto de vista ético, conceitual e metodológico. O papel do ensino de ciências em relação à educação ambiental. O processo ensino-aprendizagem da ciência como o encontro entre o professor/aluno/saber, dentro de uma perspectiva construtivista. O conhecimento das idéias prévias dos alunos e seu significado para o processo de ensino-aprendizagem. O processo de ensino-aprendizagem da ciência desde a perspectiva da Teoria da Atividade. A importância dos processos metacognitivos no processo de construção do conhecimento. A construção do conhecimento na ZDP (zona de desenvolvimento proximal) de cada aluno. As interações na sala de aula e a construção do conhecimento. A ciência escolar como uma construção sócio-cultural que integra os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais do conhecimento. A perspectiva CTS (ciência-tecnologia-sociedade) e sua vinculação com a educação ambiental. O ensino da ecologia e sua vinculação com a educação ambiental.

 

Art. 3º               A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPEA

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Antonio Carlos Mousquer

PRESIDENTE DA 5ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES