SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS
DELIBERAÇÃO Nº 003/2011
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO
3ª CÂMARA ENGENHARIAS
EM 23 DE MARÇO DE 2011
Dispõe sobre a criação de disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e o Presidente da 3ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DAS ENGENHARIAS, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 23 de março de 2011,
D E L I B E R A M:
Art. 1º Aprovar a criação das disciplinas abaixo relacionadas, a serem oferecidas ao Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Teorias da Aprendizagem e Processos Cognitivos na Educação em CIências
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: Semestral
Caráter: Eletiva para Mestrado e Doutorado
Créditos: 04
CH total: 60h
Ementa: A disciplina se propõe a discutir os estudos da aprendizagem na área da Educação em Ciências sob a luz dos aspectos cognitivos envolvidos. A proposta procura contemplar a análise das relações que a produção cultural, a economia afetiva e as interações sociais estabelecem com os processos de pensamento no âmbito da aprendizagem em Ciências.
Seminário: Estudos sobre Epistemologia Genética I
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória para Mestrado
Responsável: Prof. Dr. João Alberto da Silva
Créditos: 04
CH total: 60h
Ementa: O seminário se propõe a discutir os estudos em Epistemologia Genética e sua interlocução com a Educação em Ciências. Procura revisar os principais conceitos da teoria e suas possibilidades de aplicação prática. Estudo e prática do Método Clínico-Crítico.
Seminário: Estudos sobre Epistemologia Genética II
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória para o Doutorado
Responsável: Prof. Dr. João Alberto da Silva
Créditos: 04
CH total: 60h
Ementa: O seminário se propõe a discutir os estudos em Epistemologia Genética e sua interlocução com a Educação em Ciências. Procura revisar os principais conceitos da teoria e suas possibilidades de aplicação prática. Estudo e prática do Método Clínico-Crítico.
Educação em Ciências no Ensino superior: processos de formação inical e continuada I
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: Semestral
Caráter: Obrigatória para o mestrado
Créditos: 04
CH total: 60 h
Ementa: Estuda e investiga a multidimencionalidade e complexidade da docência em ciências no ensino superior, bem como as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Educação em Ciências no Ensino superior: processos de formação inical e continuada II
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: semestral
Caráter: Obrigatória para o Doutorado
Créditos: 04
CH total: 60 h
Ementa: Estuda e investiga a multidimencionalidade e complexidade da docência em ciências no ensino superior, bem como as estratégias de articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
Universidade e Educação em Ciências: fundamentos e feituras no ensino superior
Código: a definir
Lotação: Instituto de Educação
Duração: semestral
Caráter: Eletiva para o mestrado e doutorado
Créditos: 04
CH total: 60hEmenta: Estuda e investiga os fundamentos paradigmáticos, epistemológicos e metodológicos que perpassam as atividades-meio da universidade (ensino, pesquisa e extensão), bem como a complexidade do trabalho docente e da educação em ciências neste contexto.
Seminário: Práticas Pedagógicas no ensino da Matemática
Código: a definir
Lotação: IMEF
Duração: semestral
Caráter: Obrigatória para o mestrado e doutorado
Créditos: 04
CH total: 60h
Ementa: Análise de temas e questões de educação matemática, abordando tópicos referentes às diferentes metodologias de ensino e à utilização de tecnologias no ensino de matemática. Tendências pedagógicas no ensino de Matemática. As principais abordagens metodológicas para o ensino de Matemática: uso de jogos e materiais instrucionais; Modelagem Matemática; Resolução de problemas.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPEA
Prof. Dr. Cezar Augusto Burkert Bastos
PRESIDENTE DA 3ª CÂMARA DO COEPEA
CÂMARA DAS ENGENHARIAS