Nº 002 - Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Especialização em Aplicações para a Web – modalidade a distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 002/2011

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

3ª CÂMARA – ENGENHARIAS

EM 26 DE JANEIRO DE 2011

 

 

Dispõe sobre alteração curricular do Curso de Especialização em Aplicações para a Web – modalidade a distância.

 

 

O Reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO e a Presidente da 3ª CÂMARA DO COEPEA - CÂMARA DAS ENGENHARIAS, tendo em vista decisão desta Câmara, tomada no dia 06 de dezembro de 2010,

 

 

D E L I B E R A M:

 

 

Art. 1º        Aprovar a alteração curricular do Curso de Especialização em Aplicações para a Web – modalidade a distância, conforme os Anexos I e II desta deliberação.

 

Art. 2º       Convalidar as atividades e avaliações realizadas no âmbito do Módulo 1 do Curso, relativas às disciplinas Alfabetização Digital (45 h/a), Internet e Sociedade (45 h/a) e Fundamentos da Internet (60 h/a), conduzidas pelos professores responsáveis conforme indicado no Anexo I.

 

Art. 3º        A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPEA

 

 

Prof. Dr. Carlos Prentice Hernández

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA 3ª CÂMARA DO COEPEA

CÂMARA DAS ENGENHARIAS

 


ANEXO I

 

 

Curso de Especialização em Aplicações para a Web - modalidade a distância

 

 

                                   ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

A. ORGANIZAÇÂO GERAL

 

Modalidade:  A distância, semipresencial, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil

 

Vagas:  100 vagas

Distribuídas na ordem de 25 em cada um dos seguintes pólos da UAB:

Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

 

Oferta:  A partir do segundo semestre de 2010, conforme o cronograma constante do Anexo II.

 

Carga Horária Total: 510 horas.

 

B. Metodologia Geral

O curso está organizado em quatro módulos a distância semipresenciais, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem as tecnologias para desenvolvimento de aplicações para a Web através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line.

Para garantir a comunicação entre alunos, professores, tutores e monitores, o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento nas modalidades a distância com algumas atividades presenciais, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora. Essa metodologia caracteriza-se pela formulação de problemas, o levantamento de hipóteses, o planejamento de situações experimentais para teste de hipóteses através do desenvolvimento compartilhado de projetos interdisciplinares.

Serão realizados no mínimo dois encontros presencias no início e final de cada módulo do curso. O primeiro encontro objetiva integrar alunos e professores, apresentar a proposta de trabalho, o ambiente virtual de aprendizado (atualmente o Moodle) e discutir a organização e programação dos estudos ao longo do módulo. No outro encontro presencial serão discutidas as atividades desenvolvidas, apresentação de produções realizadas e avaliação.

Na modalidade a distância as interações serão efetivadas via ambiente virtual de aprendizado (em princípio, majoritária e prioritariamente, o ambiente Moodle da SeAD/FURg/UAB), podendo-se se valer também, quando possível e havendo infra-estrutura disponível, de videoconferências. Poderão ser usados todos os serviços da Internet: correio eletrônico, listas de discussão, fóruns de debate, comunicação em tempo real (chat) etc., e, ao mesmo tempo, será construído, pelas atividades dos alunos no ambiente e pelo registro das mesmas pelo sistema, um repositório de produtos, relatórios de experiências, textos, webfólios de avaliação formativa e continuada.

 

 

Além disso, os alunos terão acesso aos pólos também para desenvolver atividades de produção autônoma: estudos individuais, pesquisa, resolução de problemas, desenvolvimento de projetos na área, busca de informações na Internet; troca de dados e informações pela rede, estudo de software, entre outros.

No sentido de efetivar os princípios de integração e interdisciplinaridade, o curso está organizado de forma que os conhecimentos específicos teórico-práticos e gerais sejam articulados nos encontros presenciais e a distância, reforçados por atividades específicas para este fim, como o que é preconizado pelas disciplinas de Atividade de Integração Curricular I e II.

 

C. Objetivos de Formação

 

O Curso visa capacitar e predispor os egressos para:

·        compreender o contexto de produção do conhecimento e gestão tecnológica na área das aplicações de redes e Internet, transformando o conhecimento adquirido em iniciativas de crescimento sócio-econômico e/ou cultural, tanto pessoal como de sua comunidade;

·        dominar os conteúdos das diferentes áreas de conhecimento relacionados a aplicações para a Web, visando a intervenção na realidade das organizações e dos poderes públicos, subsidiando a participação na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento, com atuação transversal, explorando possibilidades na educação, segurança e saúde;

·        compreender a vinculação teoria-prática que orienta as decisões políticas e sociais, transformando seus conhecimentos científicos específicos em ações efetivas;

·        manter esforço continuado visando a atualização e o acompanhamento da evolução da tecnologia.

 

D. infraestrutura

Para o planejamento e estruturação das disciplinas e do material didático serão utilizados os laboratórios de Computação do Centro de Ciências Computacionais, e da Secretaria de Educação à Distância, na FURG, bem como a infra-estrutura dos pólos municipais de apoio presencial da UAB onde serão oferecidas vagas.

 

E. Recursos financeiros necessários à oferta do curso

O Curso se realiza no âmbito do Projeto Universidade Aberta do Brasil, que têm gestão própria.

A infra-estrutura da Universidade, com os laboratórios para capacitação dos professores e tutores a distância e presenciais, gastos com energia elétrica, telefonia, viaturas e motoristas é a contrapartida da IES.

Os professores e tutores receberão bolsa do FNDE, com valor definido pelas Lei das Bolsas Nº 11.273 de 06 de fevereiro de 2006 (disponível em www.uab.mec.gov.br).

 

F. corpo docente e titulação

Nome          

Titulação

Alessandro de Lima Bicho

Doutor, Engenharia Elétrica/UNICAMP

André Luis de Castro Freitas

Doutor, Ciência da Computação/UFRGS

Celso Luiz Lopes Rodrigues

Mestre, Ciência da Computação/UFRGS

Danúbia Bueno Espíndola

Mestre, Engenharia Oceânica/FURG

Eder Mateus Nunes Gonçalves

Doutor, Engenharia Elétrica/UFSC

 

Eduardo Nunes Borges

Mestre, Ciência da Computação/UFRGS

Glauber Acunha Gonçalves

Doutor, Ciências Geodésicas/UFPR

Nísia Krusche

Doutora, Meteorologia/USP

Odorico Machado Mendizabal

Mestre, Ciência da Computação/PUCRS

Rafael Augusto Penna dos Santos

Mestre, Ciência da Computação/UFRGS

Rodrigo Andrade de Bem

Mestre, Engenharia Elétrica/USP

Vagner Santos da Rosa

Mestre, Ciência da Computação/UFRGS

Vinícius Menezes de Oliveira

Doutor, Engenharia Elétrica/UFRGS

Tabela 2. Corpo docente e sua titulação.

 

 

G. elenco de disciplinas

 

Módulo   1

 

Disciplina

Alfabetização Digital

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Cultura e identidade discente na EaD. Perspectiva histórica e metodológica da EaD. Hardware e software. Tecnologias da informação e comunicação (TICs) na Educação.  Ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. Ferramentas de comunicação e interação síncronas e assíncronas. Ética nas pesquisas e relações pedagógicas. Orientações gerais para o desenvolvimento de trabalhos em formato eletrônico.

Bibliografia

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Editores Associados, 1999.

DIZARD JR., W. A Nova Mídia - A Comunicação de Massa na Era da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

FRANCO, S. R. K. ; BEHAR, P. Fundamentos epistemológicos da educação a distância. In: Curso de formação em educação a distância. Curitiba: UniRede e UFPR, 2000.

LEVY, P. Cibercultura Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1999.

MARCULA, M. ; BENINI FILHO, P. A. Informática: conceitos e aplicações. Editora Érica, 2005.

Professores responsáveis

Alessandro de Lima Bicho

Danúbia Bueno Espíndola

Rafael Augusto Penna dos Santos

       

 

Disciplina

Internet e Sociedade

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Motivação para a disciplina. Tecnologia da Informação: caracterização. Internet: origens, desenvolvimento e dados gerais. Acesso à informação na sociedade da informação. Inclusão e exclusão digital. Cultura digital. Ciberespaço. Comunidades virtuais. Benefícios e distorções da sociedade virtualizada. Riscos de uso da Internet. Métodos de prevenção. Privacidade. Spam. Segurança da informação: conceituação e definição de termos, dados sensíveis, técnicas e práticas adequadas. Incidentes de Segurança. Fraudes na Internet. Segurança em redes de banda larga. Segurança em redes wireless. Criptografia. Certificação digital. Experiências e visões de futuro.

         

 

Bibliografia

CERT.br Cartilha de Segurança para Internet, versão 3.1 / CERT.br -- São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2006.

BEIGUELMAN, G. Link-se: arte / mídia / política / cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.

GATTI, D. C. Sociedade Informacional e analfabetismo digital: relações entre comunicação, computação e Internet. Bauru/Uberlândia:  EDUSC/EDUFU, 205.

LEVY, P. Cibercultura Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1999.

Professores responsáveis

Celso Luiz Lopes Rodrigues

Vinícius Menezes de Oliveira

 


Disciplina

Fundamentos da Internet

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

60 ha

4 crd

Ementa

Modelos conceituais de redes de computadores. Aspectos históricos e tendências da Internet. Arquitetura cliente-servidor. Navegadores. Desenvolvimento de páginas (hipertextos e hiperlinks). Tecnologias Web. Padrões Web: w3c e validação. Verificação de padrão.

Bibliografia

 

DUCKETT, J. Beginning Web Programming with HTML, XHTML and CSS. 1. ed. Editora
Jonh Wiley Consumer. 2004.

STALLINGS, W. Redes e Sistemas de Comunicação de Dados. Editora Campus-BB. 2005.

SILVA, O. J.  HTML 4.0 e XHTML 1.0 - Domínio e Transição. Editora Érica. 2002.

MARCONDES, C. A.  HTML 4.0 Fundamental.  1. ed. Editora: Erica, 2005.

TANENBAUM, A. S. Redes de Computadores. 4.ed. Rio de Janeiro Campus. 2003.

Professores responsáveis

André Luis de Castro Freitas

Eder Mateus Nunes Gonçalves

         

 

 

 

Módulo    2

Disciplina

Sistemas Multimídia

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Propriedades de um Sistema Multimídia. Processo de Desenvolvimento de Multimídia. Teoria da Cor. Conceitos Básicos e Representação Digital de Som, Imagem e Vídeo. Técnicas de Compressão de Dados. Multimídia em rede.

Bibliografia

FILHO, W. de P. P., Multimídia: Conceitos e Aplicações. LTC Editora. 2000.

SOARES, L. F. G. ; TUCHERMAN, L.; CASANOVA, M.A. ; NUNES. P.R.R.L. Fundamentos de Sistemas Multimídia. VIII Escola de Computação da SBC, UFRGS. 1992.

VAUGHAN, T., Multimídia na Prática. Editora Makron Books. 1994.

ZE-NIAN Li ;  MARK S. Drew, Fundamentals of Multimedia. Editora Pearson Prentice Hall, 2004.

Professores responsáveis

Glauber Acunha Gonçalves

Nísia Krusche

         

 

Disciplina

Fundamentos de Programação para a Web

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Conceituação básica de algoritmos, lógica de programação, programação de computadores, linguagens de programação e programação para Web. Introdução à programação: constantes, variáveis, expressões aritméticas, expressões lógicas, expressões literais, comando de atribuição, comandos de entrada e saída, estrutura sequencial, estrutura condicional, estrutura de repetição, vetores, matrizes, sub-rotinas, funções. JavaScript: introdução, tipos de dados, expressões e operadores, estruturas de controle, funções e objetos. JavaScript e HTML.

         

 

Bibliografia

DAMIANI, E. JavaScript: Guia de Consulta Rápida. 3. Edição. Editora Novatec. 2008.

FARRER, H. ; BECKER, C. G. ; FARIA, E. C. ; MATOS, H. F. de; SANTOS, M. A. dos ; MAIA, M. L. Programação Estruturada de Computadores: Algoritmos Estruturados. 3. Edição. Editora LTC. 2008.

FLANAGAN, D. JavaScript: O Guia Definitivo. 4. Edição. Editora Bookman. 2004.

Professores responsáveis

Rodrigo Andrade de Bem

Vinícius Menezes de Oliveira

 

Disciplina

Atividade de Integração Curricular I

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Desenvolvimento pelos estudantes, sob orientação, de trabalhos acadêmicos diversos, incluindo aplicações de pequeno porte, em princípio em equipes. Os projetos deverão ter requisitos definidos dentro de critérios de exeqüibilidade acadêmica e cronológica.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023, 6024, 6027, 6028, 10520, 14724. 2003.

Professores responsáveis

Odorico Machado Mendizabal

Vagner Santos da Rosa

         

 

Módulo 3

Disciplina

Programação e Gerência de Dados na Web

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

60 ha

4 crd

Ementa

Arquitetura de banco de dados. Modelagem de dados relacional. Linguagem de consulta SQL. Sistema gerenciador de bancos de dados: MySQL. Linguagem PHP: introdução, operadores, estruturas de controle, integração com formulários HTML e integração com o SGBD MySQL. Ferramentas para gerência de bancos de dados: phpMyAdmin.

Bibliografia

HEUSER, C. A. Projeto de Banco de Dados, Vol. 4. Editora Bookman. 2008.

GILMORE, W. J. Dominando Php e Mysql - Do Iniciante ao Profissional. Editora Alta Books. 2009.

SUDARSHAN, S.; KORTH, H. F.; SILBERSCHATZ, A. Sistema de Banco de Dados. Editora Campus. 2006.

THOMSON, L.; WELLING, L. Php e Mysql Desenvolvimento Web. Editora Campus. 2005.

Professores responsáveis

Eduardo Nunes Borges

Rafael Augusto Penna dos Santos

         

 

Disciplina

Gerenciamento de Conteúdo na Web

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Aspectos básicos de um servidor Web. Instalação e configuração de ambientes de desenvolvimento Web – Linux e Windows. Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. O sistema Joomla: instalação, configuração e administração de conteúdo. Instalação de componentes no Joomla. Aspectos básicos de desenvolvimento para o Joomla.

Bibliografia

Documentação Oficial do Joomla – http://docs.joomla.org Acessado em Julho/2010.

Documentação XAMPP – http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html Acessado em Julho/2010.

KABIR, M. Apache Server 2 – A Bíblia. Editora Campus. 2002.

Professores responsáveis

Alessandro de Lima Bicho

Rodrigo Andrade de Bem

         

 

Disciplina

Atividade de Integração Curricular II

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

45 ha

3 crd

Ementa

Desenvolvimento pelos estudantes, sob orientação, de trabalhos acadêmicos diversos, incluindo aplicações de pequeno porte, em princípio em equipes. Os projetos deverão ter requisitos definidos dentro de critérios de exeqüibilidade acadêmica e cronológica. 

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023, 6024, 6027, 6028, 10520, 14724. 2003

Professores responsáveis

André Luis de Castro Freitas

Eder Mateus Nunes Gonçalves

         

 

Módulo 4

Disciplina

Trabalho de Conclusão de Curso

Lotação, carga horária e número de créditos

C3

60 ha

4 crd

Ementa

Desenvolvimento de um trabalho teórico-prático, com tema e objeto a critério do aluno sob orientação de um professor.

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023, 6024, 6027, 6028, 10520, 14724. 2003

Professores responsáveis

Alessandro de Lima Bicho    Nísia Krusche

André Luis de Castro Freitas    Odorico Machado Mendizabal

Celso Luiz Lopes Rodrigues    Rafael Augusto Penna dos Santos

Danúbia Bueno Espíndola    Rodrigo Andrade de Bem

Eder Mateus Nunes Gonçalves    Vagner Santos da Rosa

Eduardo Nunes Borges     Vinícius Menezes de Oliveira

Glauber Acunha Gonçalves

         

 

H.  sistema de avaliação

Atribuição de notas

A avaliação das atividades realizadas no âmbito das disciplinas será expressa através de notas quantitativas ou qualitativas, conforme possam ser especificadas na Plataforma Moodle, adequadamente convertidas para valores e pesos numéricos, de modo a se poder apurar uma nota final para cada disciplina, a qual deverá ser quantitativa, de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, de acordo com o Regimento Geral da FURG.

 

Aprovação

Nota. Em cada disciplina, será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 7,0 (sete, zero) pontos.

 

Frequência. Para aprovação, exige-se a realização de no mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades da disciplina (a distância, registradas na plataforma, mais aquelas presenciais), sendo tal índice considerado como freqüência na disciplina.  Para cálculo da freqüência, cada atividade (presencial ou a distância) conta como uma unidade de presença.

 

 

Ausência em atividades

O estudante que, por motivo de força maior comprovado, não puder comparecer a uma atividade presencial ou deixar de apresentar tarefas especificadas nos prazos inicialmente estipulados, terá a possibilidade de cumprir cada atividade por meio de um exercício de compensação. O prazo para o envio desses exercícios será definido individualmente pelo professor, conforme a natureza e quantidade de atividades perdidas e o tempo que o aluno esteve ausente das atividades do curso. Esses exercícios de reposição serão encaminhados ao tutor, que fará o encaminhamento ao professor responsável, em substituição à participação e nota nas atividades perdidas. Dessa forma, o aluno terá recuperadas a nota e a frequência respectiva.

 

Recuperação em Disciplinas

O aluno que não atingir a média 7,0 (sete, zero) em uma disciplina poderá fazer uma prova de recuperação, versando sobre todo o conteúdo da disciplina. Somente poderá fazer a prova de recuperação o aluno que tiver realizado no mínimo 75% das tarefas regulares da disciplina. Nesse caso, deve alcançar nesta prova, simplesmente 7,0 (sete, zero) pontos ou mais, substituindo-se integralmente a nota anteriormente obtida (não se fará média com a nota anterior). Esta prova de recuperação deve ser REQUERIDA pelo aluno na secretaria do Pólo que frequenta a partir do momento em que for disponibilizada sua média e será marcada com antecedência. As provas de recuperação são presenciais e realizadas no Pólo.

A prova de recuperação não se aplica ao Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Reprovação

Vencido o tempo regular de execução da disciplina, tendo sido oportunizadas as atividades de recuperação cabíveis, incluindo-se a prova de recuperação, estará reprovado o aluno que não alcançar 75% de freqüência e nota final 7,0 (sete, zero).  A reprovação em qualquer disciplina excluirá o aluno do curso.

 

I.  trabalho de conclusão de curso

Como requisito para a conclusão do curso, cada aluno deverá apresentar um trabalho final de caráter monográfico, versando sobre tema relacionado com o Curso. Tal trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do curso ou professor convidado pela coordenação. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial, frente a banca constituída por professores do Curso, incluindo o orientador.

A definição do tema e objeto do Trabalho de Conclusão é facultada ao aluno, que poderá direcioná-lo para o atendimento de uma demanda profissional ou de sua comunidade, por exemplo, cabendo aos docentes o auxílio em caso de dificuldades nesta definição por parte dos estudantes.

 

J.  validade dos créditos

Para fins de obtenção de certificado de especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por três anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso este seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma declaração de conclusão de créditos.

 

K. requisitos mínimos para conclusão do curso

Para concluir o Curso de Especialização em Aplicações para a Web é exigido completar as 510 horas que constituem a carga horária do curso, com:

·  aproveitamento mínimo de 7,0 (sete, zero) em cada disciplina;

·  presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades (presenciais e a distância) de cada disciplina;

·  apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Certificado

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Aplicações para a Web, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

L. processo seletivo

Requisitos

Serão admitidos portadores de diploma de curso superior.

 

Inscrições

A inscrição dos candidatos será realizada nos pólos presenciais em dia e horário estipulado e divulgado publicamente. Os candidatos deverão apresentar fotocópia do diploma de Curso Superior, currículo vitae documentado, memorial descritivo de formação e atividades realizadas, CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento e foto 3x4 recente.

 

Vagas

100 (cem) vagas, 25 em cada pólo: Santo Antônio da Patrulha, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.

 

Seleção

Será realizada por professores do curso, baseado principalmente na análise dos currícula vitae e do memorial descritivo dos candidatos. Candidatos com domicílio na cidade do Pólo em que se inscreverem terão atribuídos pontos de modo a terem maior prioridade na seleção. Em adição, serão definidos por ocasião da seleção, critérios auxiliares, a serem divulgados.

 

Matrícula

A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos pólos de apoio presencial, em dia e horário estipulado e divulgado publicamente.

 


ANEXO II

 

Curso de Especialização em Aplicações para a Web - modalidade a distância

Cronograma de execução para oferta 2010

Caixa de texto: Atividades	2010	2011	2012
	jul	ago	set	out	nov	dez	jan	fev	mar	abril	mai	jun	jul	ago	set	out	nov	dez	jan	fev	mar	abril	mai	Jun
Elaboração e organização do material didático																								
Inscrição dos candidatos																								
Seleção dos candidatos																								
Módulo 1																								
Módulo 2																								
Módulo 3																								
Módulo 4																								
 
Tabela 3. Cronograma de execução geral do Curso.

 

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4

2010

2011

2012

Set

Out

Nov

Dez

Mar

Abr

Mai

Jun

Ago

Set

Out

Nov

Mar

Abr

Mai

Jun

Alfabetização Digital

 

Sistemas Multimídia

 

Prog. e Ger. Web

 

TCC

 

Internet e Sociedade.

 

Fundam. de Programação para a Web

 

Gerência de Conteúdo na Web

 

 

Fundamentos da Internet

 

 

AIC I

 

 

AIC II

 

                                           

Tabela 4. Cronograma de execução curricular