Nº 029 - Dispõe sobre a criação do Curso de Especialização em Mídias na Educação.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 029/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 15 DE AGOSTO DE 2008

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Curso de Especialização em Mídias na Educação.

 

 

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 15 de agosto de 2008, Ata 463,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º         Aprovar a criação do Curso de Especialização em Mídias na Educação, conforme anexo.  

 

 

Art. 2º  A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

                  

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

 

 

2.1 Nível do Curso

 Pós-Graduação em nível de Especialização lato sensu.

 

2.2 Objetivo Geral:

            Capacitar em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) os professores da educação básica da rede pública de ensino, como forma direta de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, considerando como fator decisivo o uso integrado das mídias no processo educativo.

 

2.3 Objetivos Específicos:

-                               Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de utilização em sala de aula;

-                               Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;

-                               Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia;

-                               Possibilitar aos professores e alunos uma dinâmica de trabalho interativa em que diferentes formas de comunicação possam ser estabelecidas tanto de forma síncrona como assíncrona, tendo como base a plataforma e-ProInfo <http://www.eproinfo.mec.gov.br/>;

-                               Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade.

-                               Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.

-                               Desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico.

-                               Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.

 

2.4 Número de Vagas

 

50 (cinqüenta) vagas.

 

 

2.5                Estrutura e Funcionamento do Curso:

 

O curso será realizado em quatro etapas à distância: I etapa (129 horas), II etapa (acréscimo de 84 horas, totalizando 213 horas), III etapa (acréscimo de 38 horas, totalizando 251 horas e IV etapa (acréscimo de 129 horas totalizando 380 horas), buscando estudar, discutir e analisar a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria e co-autoria em diferentes mídias.

Todo o programa será disponibilizado no ambiente e-ProInfo, sendo que as atividades envolverão a análise e autoria dos participantes individualmente e em grupo.  A interação entre os participantes será estimulada através de chat, listas de discussão e fóruns.

Para garantir que se estabeleça uma comunicação efetiva entre alunos, professores e tutores, os ciclos estão organizados prevendo o desenvolvimento das atividades na modalidade à distância, tendo, porém, no mínimo três encontros presenciais em cada etapa, excetuando-se a etapa III que prevê somente um encontro.

                         

2.6                Período de realização:

Para o primeiro oferecimento do curso: agosto de 2008 a dezembro de 2009.

Para os anos subseqüentes o curso será oferecido sempre a partir do primeiro semestre de cada ano.

 

2.7                Caracterização das disciplinas 

A distribuição das disciplinas nas etapas e as respectivas ementas são apresentadas a seguir:

 

Etapa I – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias I (129h: 105h conteúdo + 24h atividades presenciais)

 

Nome da disciplina: Integração em mídias na educação

Carga horária: 30 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Definição de Mídia e Tecnologia; Análise da evolução das Mídias; Abordagem de novas terminologias como multimídia, hipertexto, hipermídia e tecnologias da informação e comunicação; Reflexões sobre o papel da tecnologia da informação e comunicação na educação.

 

Nome da disciplina: Informática e internet

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Análise do ambiente que a Informática propicia aos professores para apoiar atividades de ensino aprendizagem; Estudo dos componentes básicos do computador; Definição de Sistemas Operacionais (SO) e Aplicativos; Internet: características e serviços,  aspectos de segurança a serem considerados visando uma utilização apropriada, eficiente e segura da Informática e da Internet na escola.

 

Nome da disciplina: TV e Vídeo

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Análise do contexto sócio-educativo da televisão e do vídeo; Abordagem dos conceitos básicos sobre a linguagem utilizada na televisão; Noções básicas sobre os aspectos tecnológicos da produção de um vídeo educativo.

 

Nome da disciplina: Rádio

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar e a outras mídias: reflexão e abordagem didático-pedagógica sobre as diversas etapas e formas de sua utilização; Análise de aspectos conceituais básicos para a compreensão do papel do rádio na educação.

 

Nome da disciplina: Material impresso

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Histórico da escrita: desde os manuscritos até os primeiros impressos; Abordagem dos impressos em tempos audiovisuais e na era da informática: da linearidade à hipertextualidade; Criação do texto e construção de conhecimento na Internet: estudo das diferentes formas de apresentação do texto no formato digital e o trabalho com a mídia impressa utilizando recursos audiovisuais e hipertextuais; Análise dos diversos materiais impressos disponíveis ou acessíveis aos professores no trabalho pedagógico: Livros Didáticos e Paradidáticos, Enciclopédias, Jornais, Propaganda, Histórias em Quadrinhos, Cordel, Revistas (Impressas e Online), Mapas e Projetos Integrando Mídias.

 

Nome da disciplina: Gestão

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Diagnostico e avaliação das tecnologias existentes na escola: análise de novas possibilidades de uso das tecnologias na escola; Conceitos de Gestão, Tecnologias e Mídias: analise das implicações da gestão da prática pedagógica; Conceitos de ambientes de aprendizagem e de projeto: construção de um esboço de Projeto sobre a Integração de Mídias nas atividades pedagógicas.

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais I

Carga horária: 24 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Carolina Oliveira

Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo, ambiente virtual (e-ProInfo) e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso (realizada no primeiro encontro presencial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro intermediário); Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).

 

Etapa II – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias II (84h: 60h conteúdo + 24h atividades presenciais)

 

Nome da disciplina: TV e vídeo: desenvolvendo projetos audiovisuais educativos

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello

Ementa: Análise das correlações entre tecnologia, tecnologia educativa e currículo; Inserção das tecnologias da informação e da comunicação no currículo escolar: elaboração de pensamento crítico; Pedagogia de projetos e metodologias de trabalho para o desenvolvimento de projetos audiovisuais educativos.

 

Nome da disciplina: Aspectos históricos, socioculturais e tecnológicos do rádio e a educação

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello

Ementa: Rádio e seu papel na construção de ecossistemas comunicativos; Histórico do rádio: mudanças de tecnologia, formatos e conteúdos ao longo dos anos e suas implicações socioculturais; Utilização do rádio: aspectos sociais, culturais e educativos; Possibilidades para a implantação de uma rádio na escola.

 

Nome da disciplina: Gêneros textuais

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello

Ementa: Características básicas dos gêneros textuais; Gêneros textuais da mídia impressa e de suas especificidades: reflexões sobre seu uso em práticas didático-pedagógicas; Criação de atividades de leitura e produção de textos da mídia impressa fundamentada na noção de gênero textual.

 

Nome da disciplina: O uso da informática na prática pedagógica

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello

Ementa: Conceito do processo ensino-aprendizagem e seus componentes (objetivo, conteúdo, método, recursos didáticos, avaliação e a relação professor-aluno): análise em uma perspectiva sistêmica; Conceito de recursos didáticos: contribuições dos mesmos para o processo ensino-aprendizagem do ponto de vista fisiológico, psicológico e pedagógico. Análise dos aspectos relevantes sobre a questão da utilização das TICs na educação, especificamente o computador, como recurso didático no processo ensino-aprendizagem.

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais II

Carga horária: 24 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Tanise Novello

Ementa: Integração de estudantes e educadores (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo do Curso.Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário);

Análise das atividades desenvolvidas, apresentação do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso (realizada no encontro presencial final deste ciclo).

 

Etapa III - Desenvolvimento de Projeto (38h: 30h conteúdo + 08 atividades presenciais)

 

Nome da disciplina: Desenvolvimento de Projeto

Carga horária: 30 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Rosa Cunha e Décio Dolci

Ementa: Definição do tema que será investigado: Revisão da literatura existente e outras fontes de consulta a respeito do assunto ou tema em questão; Justificativa do tema abordado e aprofundamento do assunto em pauta, definindo novas abordagens que se pretende investigar; Escolha da metodologia aplicada, isto é, a maneira como se pretende desenvolver a monografia;

Apresentação de conclusões encontradas e/ou sugestões de prosseguimento de estudos (na defesa da monografia).

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais III

Carga horária: 08 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Rosa Cunha e Décio Dolci

Ementa: Integração de estudantes e educadores; Definição da organização e programação dos estudos, ações e metas que deverão ser desenvolvidas na última etapa do curso.

 

Etapa IV – Aperfeiçoamento em Integração em Mídias III (129h: 105h conteúdo + 24h atividades presenciais)

 

Nome da disciplina: Linguagem da Mídia Impressa e Visual

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Susane Vieira

Ementa: Análise do acesso e domínio das linguagens de informação e comunicação a educadores e educandos de escolas públicas brasileiras, como base para a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e construção da cidadania; Incorporação, diversificação e integração de linguagens, suportes e meios de comunicação, leitura crítica, mediação pedagógica, estímulo à autoria em diferentes mídias, novas competências, novos olhares e novos saberes sobre as mídias, novas possibilidades de expressão, autonomia e criatividade no ensinar e no aprender; Programação visual de páginas impressas e de documentos digitais veiculados com características de hipermídia, envolvendo a escrita, a imagem, o som e a interatividade.

 

Nome da disciplina: Multimídia educativa - ferramentas de autoria

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Suzane Vieira

Ementa: Possibilidades educacionais da internet e diversos softwares, para otimização do ensino em sala de aula de diversas áreas; Histórico da educação a distância, benefícios do uso da multimídia na educação, softwares educacionais, dentre outros pontos importantes para os novos conceitos de educação que vem surgindo juntamente aos novos recursos digitais.

 

Nome da disciplina: O uso de blogs, flogs, webquest na educação

Carga horária: 15 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Rosa Cunha e Suzane Vieira

Ementa: Funcionamento das ferramentas de criação existentes na web: especificidades e vantagens em sua utilização, quanto à programação e publicação.

 

Nome da disciplina: Convergência das Mídias

Carga horária: 30 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Suzane Vieira

Ementa: Análise das potencialidades da convergência das mídias na educação bem como dos papéis dos professores, alunos e demais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem como autores e designers de projetos; Integração dos meios de comunicação na prática pedagógica: reflexão sobre as possibilidades de uso no contexto escolar

 

Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica

Carga horária: 30 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Décio Dolci e Suzane Vieira

Ementa: Metodologia básica das ciências sociais, com ênfase na lógica da pesquisa; Critérios de cientificidade do conhecimento; Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto; Definição do tema da pesquisa, problema, hipótese, procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados; Análise qualitativa e quantitativa de dados: tipos e normas técnicas de investigação; Características do Trabalho Científico, investigação e fundamentos básicos para elaboração de projetos de pesquisa (justificativa escolha do assunto, formulação da situação-problema, formulação da hipótese ou questão a ser investigada, proposta metodológica, características do estudo); Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório; Elaboração do trabalho científico;

Implicações de diferentes estratégias metodológicas na condução da pesquisa.

 

Nome da disciplina: Atividades presenciais IV

Carga horária: 24 horas

Lotação: CTI

Código a determinar

Professores responsáveis: Alexandre Machado e Suzane Vieira

Ementa: Integração de estudantes e professores orientadores da monografia (realizada em todos os encontros presenciais); Apresentação da proposta pedagógica do ciclo e análise da organização e programação dos estudos ao longo desta última etapa do Curso. (realizada no encontro presencial inicial); Término de atividades pendentes e discussão de ações e metas que deverão ser desenvolvidas para serem apresentadas no encontro final de conclusão do ciclo (realizada no encontro presencial intermediário); Análise de atividades desenvolvidas e orientação aos cursistas para elaboração do projeto de conclusão da etapa e avaliação do curso. (realizada no encontro presencial intermediário antes da defesa final);

 

Desta forma, temos:

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

380h (129h (etapa I)+ 84h (etapa II) + 38h (etapa III)+ 129h (etapa IV))

CARGA HORÁRIA TOTAL DE ATIVIDADES PRESENCIAIS

80h (24h (etapa I)+ 24h (etapa II)+ 08h (etapa III) +24h (etapa IV))

Obs. não estão computadas a carga horária relativa a defesa do TCC

 

2.8                Processo de avaliação

Após o desenvolvimento das etapas, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento, mediante a realização de avaliações definidas pelo corpo docente responsável pelas disciplinas, devendo considerar os seguintes instrumentos de avaliação: trabalhos individuais, trabalhos em grupo, participação nas discussões e sessões de interação síncrona e assíncrona propostas e o Trabalho de Conclusão de Curso.

Estão previstas para o presente curso, três avaliações presenciais, sendo que a primeira ocorrerá no final da primeira etapa (ciclo básico), a segunda no final da etapa II (ciclo Intermediário) e, como encerramento do curso, cada aluno realizará, individualmente, a defesa do TCC.

O sistema educacional de avaliação do Curso está em sintonia com os princípios definidos pela SEED/MEC e a avaliação final será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 a 10, de acordo com o Regimento Geral da FURG (Art. 114).

Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos professores do corpo docente do Programa. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial, com carga horária não incluída no cômputo do somatório das atividades presenciais do Curso.

Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina; completar as 380 horas que constituem a carga horária do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialização em Mídias na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

2.9                Processo seletivo

Requisitos:

            Serão admitidos professores da educação básica da rede pública de ensino, portadores de diploma de curso superior, indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, de acordo com o número de vagas destinadas ao curso pela SEED\MEC.

Inscrições:

A matrícula dos indicados pela secretarias estaduais e municipais de educação será realizada semestralmente no NEAD/CTI. Os cursistas deverão apresentar além da ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, fotocópia do Diploma de Curso Superior, certidão de nascimento ou casamento.

Processo seletivo:

Serão admitidos os professores da educação básica da rede pública de ensino, portadores de diploma de curso superior, indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, de acordo com o número de vagas destinadas ao curso pela SEED/MEC.

 

2.10            Recursos humanos

Por orientação da SEED o número máximo de alunos por orientador é de dez (10) alunos por orientador, no entanto a 5ª câmara sugere que o número máximo não ultrapasse oito (8) orientandos por docente.

A coordenação do curso será composta por um (01) professor do Programa de Pós-Graduação, contando com a assessoria de um (01) secretário.

Para apoio técnico contamos com a equipe de docentes da Área de Informática do CTI.

O número de tutores será adaptado a realidade da demanda, observando, conforme orientação da SEED o número máximo de trinta e cinco alunos por tutor.

 

Corpo docente:

DOCENTE

TITULAÇÃO

DEPARTAMENTO

Alexandre J. S. Machado

Doutor/UFRGS

CTI

Ivete Martins Pinto

Mestre/ UFRGS – Doutoranda/FURG

DMAT

Décio B. Dolci

Doutor/UFRGS

CTI

Rosa Piccoli da Cunha

Mestre/UFRGS – Doutoranda/FURG

CTI

Tanise Paula Novello

Mestre/FURG – Doutoranda/FURG

DECC

Suzane Rocha Vieira

Mestre/UFSC – Doutoranda/FURG

DMAT

Carolina L. Oliveira

Mestre/UFSC

Convidada

 

Tutoria:

NOME

TITULAÇÃO

DEPARTAMENTO

Patrícia Mendes Calixto

Mestre/FURG – Doutoranda FURG

Convidada