Nº 002 - Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 002/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 18 DE JANEIRO DE 2008

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado.

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião ordinária do dia 18 de janeiro de 2008, Ata 457,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º     Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado, conforme estrutura anexa.

 

 

Art. 2º     A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE, NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO

 

 

a) Quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, nível de Mestrado e Doutorado:

 

PROFESSOR

DEPARTAMENTO

Dra. Daniela Marti Barros

DCF

Dra. Débora Pereira Laurino

DMAT

Dr. José Maria Monserrat

DCF

Dra. Laura Alicia Geracitano Monserrat

convidada

Dra. Méri Rosane Santos da Silva

DECC

Dra. Paula Regina Costa Ribeiro

DECC

Dra. Silvia Silva da Costa Botelho

DFIS

 

b) Disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde:

 

Disciplina (1) - Corpo, ciência e tecnologia

Carga horária - 30 h

Créditos- 2

Lotação – Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código - a determinar

Caráter - Optativa

Ementa - Discussão acerca do corpo a partir dos pressupostos do pensamento contemporâneo, problematizando as produções científicas e tecnológicas

 

Disciplina (2) – Práticas educativas e suas implicações na constituição de subjetividades

Carga horária – 15 h

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa - Estuda as implicações das práticas culturais na construção de subjetividades enfocando estratégias que atuam no espaço escolar e em outras instâncias sociais, assim como possíveis articulações com os saberes construídos nas experiências de vida.

 

Disciplina (3) – Analisando e elaborando recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia

Carga horária – 45h

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa - Discussão e análise de recursos didáticos utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Pesquisa sobre recursos didáticos alternativos. Confecção de recursos didáticos modelados com papel reciclado, de maquetes didáticas e pequenos animais incluídos em resina e confecção de moldes de fósseis em borracha de silicone e produção de modelos a partir dos mesmos.

 

Disciplina (4) – Seminário: A educação dos corpos e as pedagogias cientÍficas,

Carga horária - 15

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade, a partir dos estudos científicos, enfocando o ensino dos corpos, nos diversos espaços educativos.

 

Disciplina (5) – Seminário: corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais

Carga horária – 15h

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa – Discussão das várias perspectivas que têm abordado a sexualidade. Analise do processo de produção do corpo, gênero e sexualidade nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes às temáticas em questão.

 

Disciplina (6) – Seminário: Analisando e elaborando recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia.

Carga horária – 45 h

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - Discussão e análise de recursos didáticos utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Pesquisa sobre recursos didáticos alternativos

 

Disciplina (7) – Formação de professores: A biologia do conhecer

Carga horária - 45

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Matemática

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa - Conceitos teóricos da Biologia do Conhecer como ferramenta para compreender as intersecções entre tecnologia e cognição. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa nas áreas de ciências e tecnologia a partir da teoria da Biologia do Conhecer.

 

Disciplina (8) – Seminário: Formação de professores e tecnologias

Carga horária - 15 h

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Matemática

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas.  Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.

 

 

 

Disciplina (9) - Modelagem computacional aplicada a ambientes virtuais

Carga horária – 60h

Créditos- 4

Lotação – Departamento de Física

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa - Histórico, evolução, funcionalidades e tendências de Ambientes Virtuais. Comunicação Mediada por Computador. Tecnologias de informação e Comunicação. Arquiteturas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Interoperabilidade, Integração dos recursos tecnológicos, Principais arquiteturas. Desenvolvimento de aplicações

 

Disciplina (10) – seminário: Modelagem computacional aplicada à educação.

Carga horária – 15h

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Física

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo sistemas inteligentes, realidade virtual e sistemas multi agentes no desenvolvimento de sistemas computacionais para educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.

 

Disciplina (11) – Discussão de novas metodologias para avaliar a qualidade ambiental na educação cientifica

Carga horária – 30h

Créditos- 2

Lotação – Departamento de Ciências Fisiológicas

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa – Avaliação e compreensão da problemática ambiental através de uma visão integrada combinando mecanismos moleculares e fisiológicos com a toxicologia convencional para investigar a interação entre genes, proteínas e metabólitos com estressores ambientais.

 

Disciplina (12) - Tópicos avançados em aprendizagem e memória

Carga horária – 30

Créditos- 2

Lotação - Departamento de Ciências Fisiológicas

Código – A determinar

Caráter - Optativa

Ementa - conhecimento sobre o sistema nervoso central, processo de aprendizagem e memória através de tarefas comportamentais como esquiva inibitória, campo aberto, labirinto em cruz elevado e labirinto aquático de Morris e sua correlação com eventos bioquímicos relacionados ao estresse oxidativo em estruturas relacionadas ao processo de aprendizado. Caracterização de espécies reativas de oxigênio e espécies nitro reativas. Caracterização de ação de enzimas e proteínas antioxidantes. Ação antioxidante não enzimática. Efeitos deletérios do estresse oxidativo. Caracterização do estresse oxidativo gerado por metais. Processos fisiológicos associados ao processo de gerar estresse oxidativo: anoxia/reperfusão e envelhecimento. Fatores controladores da expressão de genes associados à defesa antioxidante.

 

 

 

 

Disciplina (13) - Seminário: Metodologias integradoras na educação em ciência

Carga horária – 15h

Créditos- 1

Lotação – Comissão de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - compreensão e integração dos novos conceitos na Ciência através de uma visão integradora combinando mecanismos moleculares e fisiológicos para investigar a interação entre genes, proteínas e metabólitos.

 

Disciplina (14) – Seminário: Abordando conceitos toxicológicos na educação em ciências: A problemática ambiental.

Carga horária – 15h

Créditos- 1

Lotação - Departamento de Ciências Fisiológicas

Código – A determinar

Caráter - Obrigatória

Ementa - Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em diferentes ambientes, dando ênfase na análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.

 

c) Requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG:

                        1. Obtenção de 24 créditos;

                        2. Apresentação pública de Dissertação; e

                        3. Integralização do Curso no prazo de 24 meses.

 

d) Requisitos para obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG:

                        1. Aprovação em Exame de Qualificação;

                        2. Obtenção de 36 créditos;

                        3. Apresentação pública de Tese; e

                        4. Integralização do Curso no prazo de 48 meses.