SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 002/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 18 DE JANEIRO DE 2008
Dispõe sobre a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião ordinária do dia 18 de janeiro de 2008, Ata 457,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, nível de Mestrado e Doutorado, conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE, NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO
a) Quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde, nível de Mestrado e Doutorado:
PROFESSOR |
DEPARTAMENTO |
Dra. Daniela Marti Barros |
DCF |
Dra. Débora Pereira Laurino |
DMAT |
Dr. José Maria Monserrat |
DCF |
Dra. Laura Alicia Geracitano Monserrat |
convidada |
Dra. Méri Rosane Santos da Silva |
DECC |
Dra. Paula Regina Costa Ribeiro |
DECC |
Dra. Silvia Silva da Costa Botelho |
DFIS |
b) Disciplinas para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde:
Disciplina (1) - Corpo, ciência e tecnologia
Carga horária - 30 h
Créditos- 2
Lotação Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código - a determinar
Caráter - Optativa
Ementa - Discussão acerca do corpo a partir dos pressupostos do pensamento contemporâneo, problematizando as produções científicas e tecnológicas
Disciplina (2) Práticas educativas e suas implicações na constituição de subjetividades
Carga horária 15 h
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa - Estuda as implicações das práticas culturais na construção de subjetividades enfocando estratégias que atuam no espaço escolar e em outras instâncias sociais, assim como possíveis articulações com os saberes construídos nas experiências de vida.
Disciplina (3) Analisando e elaborando recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia
Carga horária 45h
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa - Discussão e análise de recursos didáticos utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Pesquisa sobre recursos didáticos alternativos. Confecção de recursos didáticos modelados com papel reciclado, de maquetes didáticas e pequenos animais incluídos em resina e confecção de moldes de fósseis em borracha de silicone e produção de modelos a partir dos mesmos.
Disciplina (4) Seminário: A educação dos corpos e as pedagogias cientÍficas,
Carga horária - 15
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - Discussão e análise temática a respeito das questões do corpo na contemporaneidade, a partir dos estudos científicos, enfocando o ensino dos corpos, nos diversos espaços educativos.
Disciplina (5) Seminário: corpo, gênero e sexualidade nas práticas educativas e culturais
Carga horária 15h
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa Discussão das várias perspectivas que têm abordado a sexualidade. Analise do processo de produção do corpo, gênero e sexualidade nas distintas instâncias sociais e pedagogias culturais. Apresentação e discussão de artigos científicos referentes às temáticas em questão.
Disciplina (6) Seminário: Analisando e elaborando recursos didáticos para o ensino de ciências e biologia.
Carga horária 45 h
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Educação e Ciências do Comportamento
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - Discussão e análise de recursos didáticos utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Pesquisa sobre recursos didáticos alternativos
Disciplina (7) Formação de professores: A biologia do conhecer
Carga horária - 45
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Matemática
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa - Conceitos teóricos da Biologia do Conhecer como ferramenta para compreender as intersecções entre tecnologia e cognição. Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa nas áreas de ciências e tecnologia a partir da teoria da Biologia do Conhecer.
Disciplina (8) Seminário: Formação de professores e tecnologias
Carga horária - 15 h
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Matemática
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - Formação de professores no contexto das tecnologias: concepções, tendências, movimentos e propostas. Tendências da pesquisa em formação docente. Tecnologias e suas implicações na formação e na visão de ciência. Compreensão, aplicação e gerenciamento das tecnologias educacionais como mediadoras da ação pedagógica.
Disciplina (9) - Modelagem computacional aplicada a ambientes virtuais
Carga horária 60h
Créditos- 4
Lotação Departamento de Física
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa - Histórico, evolução, funcionalidades e tendências de Ambientes Virtuais. Comunicação Mediada por Computador. Tecnologias de informação e Comunicação. Arquiteturas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Interoperabilidade, Integração dos recursos tecnológicos, Principais arquiteturas. Desenvolvimento de aplicações
Disciplina (10) seminário: Modelagem computacional aplicada à educação.
Carga horária 15h
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Física
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - Estudo e discussão sobre as várias perspectivas da Modelagem Computacional aplicada à Educação. Análise de Técnicas e Algoritmos envolvendo sistemas inteligentes, realidade virtual e sistemas multi agentes no desenvolvimento de sistemas computacionais para educação. Apresentação e analise de artigos científicos associados à temática em questão.
Disciplina (11) Discussão de novas metodologias para avaliar a qualidade ambiental na educação cientifica
Carga horária 30h
Créditos- 2
Lotação Departamento de Ciências Fisiológicas
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa Avaliação e compreensão da problemática ambiental através de uma visão integrada combinando mecanismos moleculares e fisiológicos com a toxicologia convencional para investigar a interação entre genes, proteínas e metabólitos com estressores ambientais.
Disciplina (12) - Tópicos avançados em aprendizagem e memória
Carga horária 30
Créditos- 2
Lotação - Departamento de Ciências Fisiológicas
Código A determinar
Caráter - Optativa
Ementa - conhecimento sobre o sistema nervoso central, processo de aprendizagem e memória através de tarefas comportamentais como esquiva inibitória, campo aberto, labirinto em cruz elevado e labirinto aquático de Morris e sua correlação com eventos bioquímicos relacionados ao estresse oxidativo em estruturas relacionadas ao processo de aprendizado. Caracterização de espécies reativas de oxigênio e espécies nitro reativas. Caracterização de ação de enzimas e proteínas antioxidantes. Ação antioxidante não enzimática. Efeitos deletérios do estresse oxidativo. Caracterização do estresse oxidativo gerado por metais. Processos fisiológicos associados ao processo de gerar estresse oxidativo: anoxia/reperfusão e envelhecimento. Fatores controladores da expressão de genes associados à defesa antioxidante.
Disciplina (13) - Seminário: Metodologias integradoras na educação em ciência
Carga horária 15h
Créditos- 1
Lotação Comissão de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e saúde
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - compreensão e integração dos novos conceitos na Ciência através de uma visão integradora combinando mecanismos moleculares e fisiológicos para investigar a interação entre genes, proteínas e metabólitos.
Disciplina (14) Seminário: Abordando conceitos toxicológicos na educação em ciências: A problemática ambiental.
Carga horária 15h
Créditos- 1
Lotação - Departamento de Ciências Fisiológicas
Código A determinar
Caráter - Obrigatória
Ementa - Compreensão dos mecanismos de toxicidade de diferentes tipos de compostos em diferentes ambientes, dando ênfase na análise e discussão de trabalhos recentes publicados em revistas da área.
c) Requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG:
1. Obtenção de 24 créditos;
2. Apresentação pública de Dissertação; e
3. Integralização do Curso no prazo de 24 meses.
d) Requisitos para obtenção do título de Doutor em Educação em Ciências: Química da vida e saúde da Fundação Universidade Federal do Rio Grande FURG:
1. Aprovação em Exame de Qualificação;
2. Obtenção de 36 créditos;
3. Apresentação pública de Tese; e
4. Integralização do Curso no prazo de 48 meses.