Nº 001 - Dispõe sobre reformulação do Curso de Especialização em Educação Física Escolar  Alterada pela Del. nº 005/2012 da 5ª Câmara do COEPEA.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 001/2008

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 18 DE JANEIRO DE 2008

 

 

 

Dispõe sobre reformulação do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião ordinária do dia 18 de janeiro de 2008, Ata 457,

 

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º     Aprovar a alteração curricular no curso de especialização em Educação Física Escolar, conforme anexo.

 

Art. 2º     A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

1.        Nível do Curso

Pós-Graduação em nível de Especialização – Lato Sensu

2.        Objetivo Geral

Oportunizar aos professores de Educação Física e aos professores da Educação Básica que atuam na área o contato com a produção acadêmica atual, gerando um espaço de reflexão sobre a prática cotidiana da Educação Física nas escolas.

3.        Público-alvo

Professores de Educação Física da Rede Escolar e Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

4.         Carga Horária

- 360 horas: 1º Bloco comum de 105h + 2º Bloco comum de 75h + um Bloco Específico de 75h + Orientação de Estudos I e II de 30h cada + 3 (três) Seminários Especiais de 15h cada; ou

- 435 horas: 1º Bloco comum de 105h + 2º Bloco comum de 75h + os dois Blocos Específicos de 75h cada + Orientação de Estudos I e II de 30h cada + 3 (três) Seminários Especiais de 15h cada (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)

5.        Créditos para Totalização

24 créditos

6.        Número de Disciplinas

15 por percurso

7.        Seleção

A cada dois anos, com início em agosto.

8.        Processo Seletivo

Prova Escrita (com caráter eliminatório), Análise da Carta de Intenções, Análise do Curriculum Vitae e Entrevista.

9.        Taxa de Inscrição e Matrícula

Isento.

 

10.     Funcionamento

Organizado em quatro blocos de disciplinas sendo que destes, os dois primeiros são comuns a todos ingressantes no curso e os outros dois serão oferecidos de maneira que os alunos poderão optar por um ou outro, ou ainda fazer ambos, de acordo com a formação inicial e o aprofundamento pretendido. Além disso, ao final de cada Bloco de Disciplinas é proposto um Seminário Integrador. (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)

 

11.     Sistema de Avaliação

Sistema II.

 

12.     Aprovação

Será aprovado o aluno que cumprir:

- Freqüência Mínima de 75%;

- Completar no mínimo o número de créditos previsto na estrutura do curso;

- Obter média igual ou superior a 7,0 (sete);

- Obter aprovação do seu Relatório de Estudos.

 

13.     Estrutura do Curso

A estrutura do curso será composta de Disciplinas e Seminários Integradores (ao final de cada Bloco de Disciplinas), ambos obrigatórios. O curso prevê também a oferta de Seminários Especiais, conforme demanda, que serão oferecidos preferencialmente no 3° semestre do curso, sendo obrigatório o aluno cumprir 45 horas neste tipo de Seminário. Para efeito de integralização do curso todas as atividades obrigatórias serão computadas como disciplinas.

 

14.     Organização dos Semestres

I Semestre

Serão oferecidos dois Blocos Comuns de Disciplinas (um composto por três disciplinas de 30 horas e um Seminário Integrador de 15 horas e outro composto por duas disciplinas de 30 horas e um Seminário Integrador de 15 horas).

 

1° Bloco Comum de Disciplinas

- Movimento Humano e Corporeidade – 30 h – 2 créditos

- Pesquisas Filosóficas em Educação – 30h – 2 créditos

- Pensamento Pedagógico da Educação Física – 30h – 2 créditos

- Seminário Integrador I – 15h – 1 crédito

Carga Horária Total e de Créditos:

105 h e 7 créditos

2° Bloco Comum de Disciplinas

- Vivências Corporais – 30h – 2 créditos

- A Educação Física numa Concepção Ecológica – 30h – 2 créditos

- Seminário Integrador II – 15h – 1 crédito

Carga Horária Total e de Créditos:

75 h e 5 créditos

 

II Semestre

A seguir serão oferecidos dois Blocos Específicos (cada um composto por três disciplinas de 30 horas) e um Seminário Integrador (15 horas). Os alunos podem optar em fazer ambos, ou um dos dois Blocos. (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)

Blocos Específicos

Bloco de Disciplinas EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais – 30h – 2 créditos

- A Criança e o Brincar – 30h – 2 créditos

- Seminário Integrador III – 15h – 1 crédito

- Orientação de Estudos I – Orientador (a) – 30h – 2 créditos

Carga Horária Total e de Créditos:

105 h e 7 créditos

Bloco de Disciplinas EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – 30h – 2 créditos

- Educação Física e Saúde – 30h – 2 créditos

- Seminário Integrador III – 15h – 1 crédito

- Orientação de Estudos I – Orientador (a) – 30h – 2 créditos

Carga Horária Total e de Créditos:

105 h e 7 créditos

 

III Semestre

Por fim será oferecida a disciplina de Orientação de Estudos II e os Seminários Especiais (sendo três destes obrigatórios).

3° Semestre

do Curso

- Orientação de Estudos II – 30 h – 2 créditos – Orientador (a)

- Seminário Especial I – 15h – 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso)

- Seminário Especial II – 15h – 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso)

- Seminário Especial III – 15h – 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso)

- Seminários Especiais – 15h – 1 crédito - cada (poderão ser ofertados outros Seminários Especiais nesta fase do Curso, sendo que não contarão como carga horária obrigatória)

Carga Horária Total e de Créditos:

30 h e 5 créditos

 

 

15.     Disciplinas a serem Extintas

- 09059p Oficina de Comunicação

- 09057p Ciência e Produção do Conhecimento

- 09037p Metodologia Científica

- 09064p Didática da Educação Física

- 09065p Envelhecimento Humano e Educação Física

- 09066p Educação Física Escolar

- 09063p Lazer, Cultura e Educação Física

- 09062p Jogo e Esportivização

 

16.     Disciplinas Mantidas com Alterações das Ementas

Disciplina

Nova Ementa

Carga Horária

09056p

Movimento Humano e Corporeidade

Concepções filosóficas que abordam a questão da corporeidade e do movimento humano na sociedade ocidental, bem como o espaço do corpo e do movimento na pedagogia escolar.

30h

09058p

Pensamento Pedagógico da Educação Física

Identificação e análise na produção discursiva da Educação Física das maneiras como os corpos são produzidos em seu funcionamento.

30h

09060p

Educação Física e Saúde

Estudo dos conceitos no campo da saúde focando no debate acadêmico científico, na formação e atuação dos professores de Educação Física.

30h

 

17.     Disciplinas Mantidas sem Alterações

- 09061p Orientação de Estudos I – 30h

- 09068p Orientação de Estudos II – 30h

 

18.     Caracterização das Disciplinas a serem Criadas

Cabe salientar que todas as disciplinas do Curso são lotadas no Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC/FURG.

Disciplina

Ementa

Carga Horária

Pesquisas Filosóficas em Educação

Discussão e produção de conhecimento sobre o ensino e a pesquisa na área de Educação, visando despertar sonhadores e formar professores com ênfase na educação estética onírica, que inclui o prazer, a alegria, a invenção, o sonho, a imaginação criadora e a utopia, como experiências maravilhosas e surpreendentes da vida cotidiana, através da investigação filosófica, principalmente dos temas: devaneios individuais e coletivos, sonhos impossíveis, mundos inimagináveis e utopias concretizáveis.

30h

Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais

Estudos da Prática Pedagógica da Educação Física Escolar na Educação Infantil e Anos Iniciais a partir da análise e reflexão de pressupostos teóricos.

30h

Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Estudos da Prática Pedagógica da Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio a partir da análise e reflexão de pressupostos teóricos.

30h

A Criança e o Brincar

Concepções acerca de criança e infâncias. Reflexões sobre o brincar na aprendizagem infantil.

30h

Vivências Corporais

Estudo dos sentidos e dos significados das linguagens corporais, das interações pedagógicas, lúdicas e educativas no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais.

30h

A Educação Física numa Concepção Ecológica

Análise da relação homem e meio ambiente, a partir de um patamar epistemológico, mais especificamente do pensamento sistêmico. Análise da crise civilizacional ecológica, a qualidade de vida e suas conseqüências no atendimento escolar e de qualidade, oportunizando o exercício da cidadania. Estudo e vivência de ações educativas escolares e não-escolares dentro da Educação Física e da Educação Ambiental, valorizando o empoderamento na busca de melhores condições de vida.

30h

Seminário Integrador I

Ações visando a integração das disciplinas do primeiro bloco comum.

30h

Seminário Integrador II

Ações visando a integração das disciplinas do segundo bloco comum.

30h

Seminário Integrador III

Ações visando a integração das disciplinas do bloco específico.

30h

Seminário Especial I

Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar.

15h

Seminário Especial II

Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar.

15h

Seminário Especial III

Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar.

15h

 

19.     Dados relativos ao Corpo Docente

Docente

Titulação

Instituição

Disciplinas

Méri Rosane Santos da Silva

Doutora

UFRGS

- Movimento Humano e Corporeidade

- Seminário Integrador I

Victor Hugo Rodrigues Guimarães

Doutor

USP

- Pesquisas Filosóficas em Educação

- Seminário Integrador I

Luiz Felipe Alcântara Hecktheur

Mestre/

UFRGS

- Pensamento Pedagógico da Educação Física

- Seminário Integrador I

Lourdes Helena Rodrigues dos Santos

Mestre

UFRGS

- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais

- Seminário Integrador II

Marília Chaves Carvalho

Mestre

UFPEL

- Vivências Corporais

- Seminário Integrador II

Berenice de Mattos Medina

Mestre

UFPEL

- A Criança e o Brincar

- Seminário Integrador II

José Francisco Baroni Silveira

Mestre

UFRGS

- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

- Seminário Integrador III

Tatiana Teixeira Silveira

Mestre

UFPEL

- Educação Física e Saúde

- Seminário Integrador III

Elaine da Silva Neves

Mestre

FURG

- A Educação Física numa Concepção Ecológica

- Seminário Integrador III