SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 001/2008
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 18 DE JANEIRO DE 2008
Dispõe sobre reformulação do Curso de Especialização em Educação Física Escolar.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião ordinária do dia 18 de janeiro de 2008, Ata 457,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a alteração curricular no curso de especialização em Educação Física Escolar, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ALTERAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1. Nível do Curso
Pós-Graduação em nível de Especialização Lato Sensu
2. Objetivo Geral
Oportunizar aos professores de Educação Física e aos professores da Educação Básica que atuam na área o contato com a produção acadêmica atual, gerando um espaço de reflexão sobre a prática cotidiana da Educação Física nas escolas.
3. Público-alvo
Professores de Educação Física da Rede Escolar e Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
4. Carga Horária
- 360 horas: 1º Bloco comum de 105h + 2º Bloco comum de 75h + um Bloco Específico de 75h + Orientação de Estudos I e II de 30h cada + 3 (três) Seminários Especiais de 15h cada; ou
- 435 horas: 1º Bloco comum de 105h + 2º Bloco comum de 75h + os dois Blocos Específicos de 75h cada + Orientação de Estudos I e II de 30h cada + 3 (três) Seminários Especiais de 15h cada (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)
5. Créditos para Totalização
24 créditos
6. Número de Disciplinas
15 por percurso
7. Seleção
A cada dois anos, com início em agosto.
8. Processo Seletivo
Prova Escrita (com caráter eliminatório), Análise da Carta de Intenções, Análise do Curriculum Vitae e Entrevista.
9. Taxa de Inscrição e Matrícula
Isento.
10. Funcionamento
Organizado em quatro blocos de disciplinas sendo que destes, os dois primeiros são comuns a todos ingressantes no curso e os outros dois serão oferecidos de maneira que os alunos poderão optar por um ou outro, ou ainda fazer ambos, de acordo com a formação inicial e o aprofundamento pretendido. Além disso, ao final de cada Bloco de Disciplinas é proposto um Seminário Integrador. (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)
11. Sistema de Avaliação
Sistema II.
12. Aprovação
Será aprovado o aluno que cumprir:
- Freqüência Mínima de 75%;
- Completar no mínimo o número de créditos previsto na estrutura do curso;
- Obter média igual ou superior a 7,0 (sete);
- Obter aprovação do seu Relatório de Estudos.
13. Estrutura do Curso
A estrutura do curso será composta de Disciplinas e Seminários Integradores (ao final de cada Bloco de Disciplinas), ambos obrigatórios. O curso prevê também a oferta de Seminários Especiais, conforme demanda, que serão oferecidos preferencialmente no 3° semestre do curso, sendo obrigatório o aluno cumprir 45 horas neste tipo de Seminário. Para efeito de integralização do curso todas as atividades obrigatórias serão computadas como disciplinas.
14. Organização dos Semestres
I Semestre
Serão oferecidos dois Blocos Comuns de Disciplinas (um composto por três disciplinas de 30 horas e um Seminário Integrador de 15 horas e outro composto por duas disciplinas de 30 horas e um Seminário Integrador de 15 horas).
1° Bloco Comum de Disciplinas |
- Movimento Humano e Corporeidade 30 h 2 créditos - Pesquisas Filosóficas em Educação 30h 2 créditos - Pensamento Pedagógico da Educação Física 30h 2 créditos - Seminário Integrador I 15h 1 crédito |
Carga Horária Total e de Créditos: 105 h e 7 créditos |
2° Bloco Comum de Disciplinas |
- Vivências Corporais 30h 2 créditos - A Educação Física numa Concepção Ecológica 30h 2 créditos - Seminário Integrador II 15h 1 crédito |
Carga Horária Total e de Créditos: 75 h e 5 créditos |
II Semestre
A seguir serão oferecidos dois Blocos Específicos (cada um composto por três disciplinas de 30 horas) e um Seminário Integrador (15 horas). Os alunos podem optar em fazer ambos, ou um dos dois Blocos. (texto alterado pela Del. 005/2012, da 5ª Câmara do COEPEA, de 26/01/2012)
Blocos Específicos |
Bloco de Disciplinas EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais 30h 2 créditos - A Criança e o Brincar 30h 2 créditos - Seminário Integrador III 15h 1 crédito - Orientação de Estudos I Orientador (a) 30h 2 créditos |
Carga Horária Total e de Créditos: 105 h e 7 créditos |
Bloco de Disciplinas EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO |
- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio 30h 2 créditos - Educação Física e Saúde 30h 2 créditos - Seminário Integrador III 15h 1 crédito - Orientação de Estudos I Orientador (a) 30h 2 créditos |
Carga Horária Total e de Créditos: 105 h e 7 créditos |
III Semestre
Por fim será oferecida a disciplina de Orientação de Estudos II e os Seminários Especiais (sendo três destes obrigatórios).
3° Semestre do Curso |
- Orientação de Estudos II 30 h 2 créditos Orientador (a) - Seminário Especial I 15h 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso) - Seminário Especial II 15h 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso) - Seminário Especial III 15h 1 crédito (será previsto pelo cronograma do Curso) - Seminários Especiais 15h 1 crédito - cada (poderão ser ofertados outros Seminários Especiais nesta fase do Curso, sendo que não contarão como carga horária obrigatória) |
Carga Horária Total e de Créditos: 30 h e 5 créditos |
15. Disciplinas a serem Extintas
- 09059p Oficina de Comunicação
- 09057p Ciência e Produção do Conhecimento
- 09037p Metodologia Científica
- 09064p Didática da Educação Física
- 09065p Envelhecimento Humano e Educação Física
- 09066p Educação Física Escolar
- 09063p Lazer, Cultura e Educação Física
- 09062p Jogo e Esportivização
16. Disciplinas Mantidas com Alterações das Ementas
Disciplina |
Nova Ementa |
Carga Horária |
09056p Movimento Humano e Corporeidade |
Concepções filosóficas que abordam a questão da corporeidade e do movimento humano na sociedade ocidental, bem como o espaço do corpo e do movimento na pedagogia escolar. |
30h |
09058p Pensamento Pedagógico da Educação Física |
Identificação e análise na produção discursiva da Educação Física das maneiras como os corpos são produzidos em seu funcionamento. |
30h |
09060p Educação Física e Saúde |
Estudo dos conceitos no campo da saúde focando no debate acadêmico científico, na formação e atuação dos professores de Educação Física. |
30h |
17. Disciplinas Mantidas sem Alterações
- 09061p Orientação de Estudos I 30h
- 09068p Orientação de Estudos II 30h
18. Caracterização das Disciplinas a serem Criadas
Cabe salientar que todas as disciplinas do Curso são lotadas no Departamento de Educação e Ciências do Comportamento DECC/FURG.
Disciplina |
Ementa |
Carga Horária |
Pesquisas Filosóficas em Educação |
Discussão e produção de conhecimento sobre o ensino e a pesquisa na área de Educação, visando despertar sonhadores e formar professores com ênfase na educação estética onírica, que inclui o prazer, a alegria, a invenção, o sonho, a imaginação criadora e a utopia, como experiências maravilhosas e surpreendentes da vida cotidiana, através da investigação filosófica, principalmente dos temas: devaneios individuais e coletivos, sonhos impossíveis, mundos inimagináveis e utopias concretizáveis. |
30h |
Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais |
Estudos da Prática Pedagógica da Educação Física Escolar na Educação Infantil e Anos Iniciais a partir da análise e reflexão de pressupostos teóricos. |
30h |
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
Estudos da Prática Pedagógica da Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio a partir da análise e reflexão de pressupostos teóricos. |
30h |
A Criança e o Brincar |
Concepções acerca de criança e infâncias. Reflexões sobre o brincar na aprendizagem infantil. |
30h |
Vivências Corporais |
Estudo dos sentidos e dos significados das linguagens corporais, das interações pedagógicas, lúdicas e educativas no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. |
30h |
A Educação Física numa Concepção Ecológica |
Análise da relação homem e meio ambiente, a partir de um patamar epistemológico, mais especificamente do pensamento sistêmico. Análise da crise civilizacional ecológica, a qualidade de vida e suas conseqüências no atendimento escolar e de qualidade, oportunizando o exercício da cidadania. Estudo e vivência de ações educativas escolares e não-escolares dentro da Educação Física e da Educação Ambiental, valorizando o empoderamento na busca de melhores condições de vida. |
30h |
Seminário Integrador I |
Ações visando a integração das disciplinas do primeiro bloco comum. |
30h |
Seminário Integrador II |
Ações visando a integração das disciplinas do segundo bloco comum. |
30h |
Seminário Integrador III |
Ações visando a integração das disciplinas do bloco específico. |
30h |
Seminário Especial I |
Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar. |
15h |
Seminário Especial II |
Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar. |
15h |
Seminário Especial III |
Análise e reflexão de temáticas relacionadas à Educação Física Escolar. |
15h |
19. Dados relativos ao Corpo Docente
Docente |
Titulação |
Instituição |
Disciplinas |
Méri Rosane Santos da Silva |
Doutora |
UFRGS |
- Movimento Humano e Corporeidade - Seminário Integrador I |
Victor Hugo Rodrigues Guimarães |
Doutor |
USP |
- Pesquisas Filosóficas em Educação - Seminário Integrador I |
Luiz Felipe Alcântara Hecktheur |
Mestre/ |
UFRGS |
- Pensamento Pedagógico da Educação Física - Seminário Integrador I |
Lourdes Helena Rodrigues dos Santos |
Mestre |
UFRGS |
- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais - Seminário Integrador II |
Marília Chaves Carvalho |
Mestre |
UFPEL |
- Vivências Corporais - Seminário Integrador II |
Berenice de Mattos Medina |
Mestre |
UFPEL |
- A Criança e o Brincar - Seminário Integrador II |
José Francisco Baroni Silveira |
Mestre |
UFRGS |
- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio - Seminário Integrador III |
Tatiana Teixeira Silveira |
Mestre |
UFPEL |
- Educação Física e Saúde - Seminário Integrador III |
Elaine da Silva Neves |
Mestre |
FURG |
- A Educação Física numa Concepção Ecológica - Seminário Integrador III |