Nº 028 - Dispõe sobre a criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, modalidade a distância.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 028/2007

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 14 DE SETEMBRO DE 2007

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, modalidade a distância.

 

 

 

 O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 14 de setembro de 2007, Ata 453,

 

 

D E L I B E R A :

 

 

Art. 1º           Aprovar a criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, a partir de 2007, no âmbito da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), conforme estrutura em anexo.

 

 

Art. 2º           A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE  EM EXERCÍCIO DO CONSUN

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA

 

a)        QSL para o Curso de Graduação a Distância em Licenciatura em Matemática conforme tabela abaixo:

Planilha e quadro de seqüência para o curso de Licenciatura em Matemática

 

 

ATIVIDADE DE ENSINO

 

Componentes Curriculares

TIPO*

CRÉDITOS

(T-P)

CARGA HORÁRIA

 

IES responsáveis

Turmas: A/B

ETAPA I

Matemática e Realidade

1

(2-2)

60

FURG/ UFSM

Sistemas Numéricos

1

(2-2)

60

FURG/ UFRGS

Instrumentalização para EaD

1

(1-3)

60

UERGS/UERGS

História e Organização da Educação Brasileira

1

(3-0)

45

FURG/ UFSM

Seminário Integrador I

2

(1-3)

60

FURG/UNISC

TOTAL DA ETAPA

 

19

   285

 

ETAPA II

Funções e Aplicações

1

(2-2)

60

UFSM/UNISC

Geometria Plana

1

(2-2)

60

UFRGS/ FURG

Sociologia da Educação

1

(3-0)

45

UFSM/FURG

Gestão da Escola e Planejamento Educacional

1

(4-0)

60

FURG/FURG

Instrumentalização para o acesso à Informação

1

(1-3)

60

UERGS/FURG

Seminário Integrador II

2

(1-3)

60

FURG/UNISC

TOTAL DA ETAPA

 

23

   345

 

ETAPA III

Cálculo e Aplicações I

1

(2-2)

60

UFRGS/UNISC

Geometria Analítica no Plano

1

(2-2)

60

UNISC/UNISC

Tecnologias Digitais na Educação Matemática

1

(1-3)

60

UFRGS/UFRGS

Filosofia da Educação

1

(3-0)

45

UFRGS/UFSM

Seminário Integrador III

2

(1-3)

60

FURG/UFSM

TOTAL DA ETAPA

 

19

   285

 

ETAPA IV

Cálculo e Aplicações II

1

(2-2)

60

FURG/UNISC

Geometria Espacial e Medidas

1

(2-2)

60

UFRGS/FURG

Matemática Discreta

1

(2-2)

60

UFRGS/FURG

Psicologia da Educação

1

(4-0)

60

UFRGS/FURG

Teoria do Conhecimento e Epistemologia

1

(3-0)

45

UFRGS/UFSM

Seminário Integrador IV

2

(1-3)

60

FURG/UERGS

TOTAL DA ETAPA

 

23

   345

 

ETAPA V

Cálculo e Aplicações III

1

(2-2)

60

UFSM/UNISC

Geometria Analítica no Espaço

1

(2-2)

60

FURG/FURG

Fenômenos Físicos I

1

(2-2)

60

FURG/UERGS

Inclusão Social e Cidadania

1

(3-0)

45

UFSM/UFSM

Seminário Integrador V

2

(1-3)

60

UFRGS/UFSM

TOTAL DA ETAPA

 

19

   285

 

ETAPA VI

Introdução à Álgebra Linear

1

(2-2)

60

UFRGS/UFSM

Estatística

1

(2-2)

60

FURG/UERGS

Fenômenos Físicos II

1

(2-2)

60

UERGS/UERGS

Seminário Integrador VI

2

(1-2)

45

UFSM/UNISC

Estágio Supervisionado I – Ensino Fundamental

3

(4-10)

210

FURG/UNISC

TOTAL DA ETAPA

 

29

    435

 

ETAPA VII

Álgebra

1

(2-2)

60

UFSM/UNISC

Matemática das Aproximações

1

(2-2)

60

FURG/UFSM

Aplicações da Matemática

1

(2-2)

60

UFRGS/UFSM

Seminário Integrador VII

2

(1-2)

45

UFSM/UERGS

Estágio Supervisionado II – Ensino Médio

3

(4-10)

   210

FURG/UNISC

TOTAL DA ETAPA

 

29

   435

 

ETAPA VIII

Pesquisa em Educação Matemática

1

(2-2)

60

UFRGS/UNISC

História da Matemática

1

(2-2)

60

UFRGS/UFSM

Tópicos de Análise

1

(2-2)

60

UFSM/UNISC

Seminário Integrador VIII

2

(1-2)

45

UFSM/UFSM

Trabalho de Conclusão de Curso

5

(1-5)

90

UFSM/UERGS

TOTAL DA ETAPA

 

21

   315

 

 

SUBTOTAL

 

182

2.730

 

 

Atividades Complementares de Graduação

4

 

   200

 

 

TOTAL

 

 

2.930

 

·         TIPO DA ATIVIDADE:            1 – Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-Cultural

                                   2 – Prática Pedagógica como Componente Curricular

                                   3 – Estágio Curricular Supervisionado

                                               4 – Atividades Acadêmico-Cientifico-Culturais

                                               5 – Trabalho de Conclusão de Curso

 

b)        Disciplinas para o curso de Graduação à Distância em Licenciatura em Matemática, conforme segue:

 

 

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA:

 

1)  Disciplina: Matemática e Realidade

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h             Sistema de Avaliação: I

Ementa: Matemática de informação: Estatística do cotidiano.  Matemática das relações: razões e proporções, relações entre grandezas, gráficos.  Matemática do dinheiro: matemática financeira do cotidiano. Matemática do espaço físico: sistemas de referência e de coordenadas, representação do espaço, mapas e escalas, medidas e unidades padrões.

 

2) Disciplina: Sistemas Numéricos

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h           Sistema de Avaliação: I

Ementa: Evolução histórica e a construção dos diferentes Sistemas Numéricos: Naturais, racionais, reais e complexos. Algumas propriedades dos campos numéricos (divisibilidade, números primos, princípio intuitivo da indução, MDC e MMC). Ordem de grandeza, notação científica. Calculadoras e o sistema de ponto flutuante.

 

3) Disciplina: Seminário Integrador I

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)                  Carga Horária: 60h           Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 1. Ênfases: coleta e tratamento de dados que identificam o contexto sócio-cultural em que se insere a escola do aluno professor. Publicação da produção em formato webfólio.

 

4) Disciplina: Geometria Plana

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h         Sistema de Avaliação: I

Ementa: Congruências e semelhanças de triângulos. Trigonometria nos triângulos, Polígonos, círculos, lugares geométricos e transformações geométricas. Modelagem geométrica. Uso de softwares de geometria dinâmica.

 

5) Disciplina: Instrumentalização para o Acesso à Informação

 Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)     Carga Horária: 60h                 Sistemas de Avaliação: II

Ementa: Mediadores de Leitura. Metodologia da Pesquisa Escolar. Pesquisa em fontes bibliográficas e eletrônicas. Estratégias de busca de fontes eletrônicas. Tipos de documentos em Bibliotecas nos ambientes real e virtual. Seleção, organização e elaboração das informações para a realização da pesquisa escolar.  A Pesquisa Escolar  e os Direitos Autorais: a ética e a questão da cópia.

 

6) Disciplina: Seminário Integrador II

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)                  Carga Horária: 60h            Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 2. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria e das relações entre grandezas; o uso da informação (bibliotecas virtuais, sites web). Publicação da produção em formato webfólio.

 

7) Disciplina: Seminário Integrador III

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)                  Carga Horária: 60h           Sistema de Avaliação: II

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 3. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria e da relação entre grandezas; o uso de software e de objetos de aprendizagem na Matemática. Publicação da produção em formato webfólio.

 

8) Disciplina: Cálculo e Aplicações II

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h            Sistema de Avaliação: I

Ementa: Integral como anti-derivada,  relação entre área e comprimento de arco com a integral definida. Técnicas básicas de integração: integral por substituição e por partes, integral de polinômios, funções trigonométricas, exponenciais e logaritmos. Introdução de funções reais a duas variáveis e suas derivadas parciais.

 

9) Disciplina: Geometria Espacial e Medidas

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h        Sistema de avaliação: I

Ementa: Retas, planos, teoremas de incidência. Poliedros e teorema de Euler, poliedros platônicos. Planificação. Unidades de Medidas. Medidas de áreas e volumes.

 

10) Disciplina: Matemática Discreta

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h       Sistema de avaliação: I

Ementa: Princípios de contagem. Permutação, arranjo e combinação. Princípios de inclusão e exclusão. Probabilidade discreta. Grafos e aplicações elementares.

 

11) Disciplina: Seminário Integrador IV

Créditos: 4      (T-P)  -  (1-3)                  Carga Horária: 60h           Sistema de avaliação: II

Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 4. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria plana, das relações entre grandezas, da probabilidade discreta; o uso de software no ensino-aprendizagem da Matemática.  Publicação da produção em formato webfólio.

 

12)  Disciplina: Geometria Analítica no Espaço

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h              Sistema de avaliação: I

Ementa: Coordenadas cartesianas. Retas, planos e superfícies. Vetores, produto interno e ortogonalidade. Resolução de sistemas de equações de grau um em três variáveis e interpretação geométrica. Aplicações elementares de programação linear.

 

13) Disciplina: Estatística

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h             Sistema de avaliação: I

Ementa: População e amostra. Coleta de dados, representação e interpretação de gráficos estatísticos. Definição e aplicação de medidas estatísticas. Distribuições de probabilidade e suas aplicações. Noções de inferência.

 

14) Disciplina: Matemática das Aproximações

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h           Sistema de avaliação: I

Ementa: A matemática no contexto das aproximações: o alcance das máquinas que calculam e que desenham, erros de aproximação (numéricos e gráficos). Processos limites no campo numérico finito das máquinas: as raízes quadradas irracionais, o número e. Métodos iterativos para solução de equações. Problemas de Interpolação e Otimização. Ajuste de dados e modelos matemáticos. Cálculos aproximados de comprimento e de área.

 

15) Disciplina: Estágio Supervisionado II – Ensino Médio

Créditos: 14      (T-P)  -  (4-10)      Carga Horária: 210h                Sistema de Avaliação: II

Ementa: Organização das atividades curriculares. Inserção na comunidade escolar. Docência em Matemática no Ensino Médio. Avaliação do estágio supervisionado.

 

 



Departamento de Educação e Ciências do Comportamento

 

1) Disciplina: História e Organização da Educação Brasileira

Créditos: 3      (T-P)  -  (3-0)                  Carga Horária: 45h          Sistema de Avaliação: I

Ementa: Estudo dos processos sócio-culturais e históricos da escolarização. A constituição da escola pública na modernidade. Análise das categorias gênero e interculturalidade vinculada à educação. Problematização da organização da escola brasileira.

 

2) Disciplina: Sociologia da Educação

Créditos: 3      (T-P)  -  (3-0)                  Carga Horária: 45h       Sistema de Avaliação: I

Ementa: Contextualização das práticas educacionais produzidas no Ocidente e, especialmente, no Brasil, evidenciando as diferentes maneiras em que se processa a educação escolarizada. Conceituação da sociologia da educação e as concepções de civilização, cultura, sociedade e educação. Análise das estruturas sociais que abrigam as instituições escolares e seus sentidos e significados. Educação, ideologia e controle e mudança social.

 

3) Disciplina: Gestão da Escola e Planejamento Educacional

Créditos: 4      (T-P)  -  (4-0)         Carga Horária: 60h                Sistema de Avaliação: I

Ementa: Gestão das políticas públicas em educação e impactos no fazer pedagógico. Discussão das concepções de currículo de transposição didática e de mediação pedagógica. A organização e a gestão da escola como mediação de políticas, de ideologias, de interesses e de finalidades na educação brasileira. Abordagens pedagógico-organizacionais da escola enquanto produtora de subjetividade e em termos de suas contradições e mediações. O espaço para a construção/gestão de uma escola pública, democrática e de qualidade.

 

4)  Disciplina: Psicologia da Educação

Créditos: 4      (T-P)  -  (4-0)                  Carga Horária: 60h          Sistema de Avaliação: I

Ementa: Desenvolvimento, teorias de aprendizagem. Reflexão sobre as relações professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.

 

5) Disciplina: Estágio Supervisionado I – Ensino Fundamental

Créditos: 14      (T-P)  -  (4-10)              Carga Horária: 210h       Sistema de avaliação: II

Ementa: Inserção em contextos educativos formais e não formais. Apropriação da cultura educativa e das dinâmicas institucionais.

 

 

Departamento de Física

 

1) Disciplina: Fenômenos Físicos I

Créditos: 4      (T-P)  -  (2-2)                  Carga Horária: 60h           Sistema de avaliação: I

Ementa: Conceito de Lei Natural. O Movimento: Leis de Newton, Massa, Força, Trabalho, Energias: Cinética e Potencial. Mecânica Celeste: Sistema Solar, Movimento de Planetas, Estações do Ano e Marés.

 

c)         A carga horária total do curso é de 2.930 h.

 

e)  O tempo total de integralização = tempo de oferta do curso + 1 semestre.