SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 028/2007
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 14 DE SETEMBRO DE 2007
Dispõe sobre a criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, modalidade a distância.
O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 14 de setembro de 2007, Ata 453,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, a partir de 2007, no âmbito da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSUN
ESTRUTURA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, MODALIDADE A DISTÂNCIA
a) QSL para o Curso de Graduação a Distância em Licenciatura em Matemática conforme tabela abaixo:
Planilha e quadro de seqüência para o curso de Licenciatura em Matemática
ATIVIDADE DE ENSINO
|
Componentes Curriculares |
TIPO* |
CRÉDITOS (T-P) |
CARGA HORÁRIA |
IES responsáveis Turmas: A/B |
ETAPA I |
Matemática e Realidade |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/ UFSM |
Sistemas Numéricos |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/ UFRGS |
|
Instrumentalização para EaD |
1 |
(1-3) |
60 |
UERGS/UERGS |
|
História e Organização da Educação Brasileira |
1 |
(3-0) |
45 |
FURG/ UFSM |
|
Seminário Integrador I |
2 |
(1-3) |
60 |
FURG/UNISC |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
19 |
285 |
|
|
ETAPA II |
Funções e Aplicações |
1 |
(2-2) |
60 |
UFSM/UNISC |
Geometria Plana |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/ FURG |
|
Sociologia da Educação |
1 |
(3-0) |
45 |
UFSM/FURG |
|
Gestão da Escola e Planejamento Educacional |
1 |
(4-0) |
60 |
FURG/FURG |
|
Instrumentalização para o acesso à Informação |
1 |
(1-3) |
60 |
UERGS/FURG |
|
Seminário Integrador II |
2 |
(1-3) |
60 |
FURG/UNISC |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
23 |
345 |
|
|
ETAPA III |
Cálculo e Aplicações I |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/UNISC |
Geometria Analítica no Plano |
1 |
(2-2) |
60 |
UNISC/UNISC |
|
Tecnologias Digitais na Educação Matemática |
1 |
(1-3) |
60 |
UFRGS/UFRGS |
|
Filosofia da Educação |
1 |
(3-0) |
45 |
UFRGS/UFSM |
|
Seminário Integrador III |
2 |
(1-3) |
60 |
FURG/UFSM |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
19 |
285 |
|
|
ETAPA IV |
Cálculo e Aplicações II |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/UNISC |
Geometria Espacial e Medidas |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/FURG |
|
Matemática Discreta |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/FURG |
|
Psicologia da Educação |
1 |
(4-0) |
60 |
UFRGS/FURG |
|
Teoria do Conhecimento e Epistemologia |
1 |
(3-0) |
45 |
UFRGS/UFSM |
|
Seminário Integrador IV |
2 |
(1-3) |
60 |
FURG/UERGS |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
23 |
345 |
|
|
ETAPA V |
Cálculo e Aplicações III |
1 |
(2-2) |
60 |
UFSM/UNISC |
Geometria Analítica no Espaço |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/FURG |
|
Fenômenos Físicos I |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/UERGS |
|
Inclusão Social e Cidadania |
1 |
(3-0) |
45 |
UFSM/UFSM |
|
Seminário Integrador V |
2 |
(1-3) |
60 |
UFRGS/UFSM |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
19 |
285 |
|
|
ETAPA VI |
Introdução à Álgebra Linear |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/UFSM |
Estatística |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/UERGS |
|
Fenômenos Físicos II |
1 |
(2-2) |
60 |
UERGS/UERGS |
|
Seminário Integrador VI |
2 |
(1-2) |
45 |
UFSM/UNISC |
|
Estágio Supervisionado I Ensino Fundamental |
3 |
(4-10) |
210 |
FURG/UNISC |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
29 |
435 |
|
|
ETAPA VII |
Álgebra |
1 |
(2-2) |
60 |
UFSM/UNISC |
Matemática das Aproximações |
1 |
(2-2) |
60 |
FURG/UFSM |
|
Aplicações da Matemática |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/UFSM |
|
Seminário Integrador VII |
2 |
(1-2) |
45 |
UFSM/UERGS |
|
Estágio Supervisionado II Ensino Médio |
3 |
(4-10) |
210 |
FURG/UNISC |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
29 |
435 |
|
|
ETAPA VIII |
Pesquisa em Educação Matemática |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/UNISC |
História da Matemática |
1 |
(2-2) |
60 |
UFRGS/UFSM |
|
Tópicos de Análise |
1 |
(2-2) |
60 |
UFSM/UNISC |
|
Seminário Integrador VIII |
2 |
(1-2) |
45 |
UFSM/UFSM |
|
Trabalho de Conclusão de Curso |
5 |
(1-5) |
90 |
UFSM/UERGS |
|
TOTAL DA ETAPA |
|
21 |
315 |
|
|
|
SUBTOTAL |
|
182 |
2.730 |
|
|
Atividades Complementares de Graduação |
4 |
|
200 |
|
|
TOTAL |
|
|
2.930 |
|
· TIPO DA ATIVIDADE: 1 Conteúdos Curriculares de Natureza Científico-Cultural
2 Prática Pedagógica como Componente Curricular
3 Estágio Curricular Supervisionado
4 Atividades Acadêmico-Cientifico-Culturais
5 Trabalho de Conclusão de Curso
b) Disciplinas para o curso de Graduação à Distância em Licenciatura em Matemática, conforme segue:
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA: |
1) Disciplina: Matemática e Realidade
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Matemática de informação: Estatística do cotidiano. Matemática das relações: razões e proporções, relações entre grandezas, gráficos. Matemática do dinheiro: matemática financeira do cotidiano. Matemática do espaço físico: sistemas de referência e de coordenadas, representação do espaço, mapas e escalas, medidas e unidades padrões.
2) Disciplina: Sistemas Numéricos
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Evolução histórica e a construção dos diferentes Sistemas Numéricos: Naturais, racionais, reais e complexos. Algumas propriedades dos campos numéricos (divisibilidade, números primos, princípio intuitivo da indução, MDC e MMC). Ordem de grandeza, notação científica. Calculadoras e o sistema de ponto flutuante.
3) Disciplina: Seminário Integrador I
Créditos: 4 (T-P) - (1-3) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 1. Ênfases: coleta e tratamento de dados que identificam o contexto sócio-cultural em que se insere a escola do aluno professor. Publicação da produção em formato webfólio.
4) Disciplina: Geometria Plana
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Congruências e semelhanças de triângulos. Trigonometria nos triângulos, Polígonos, círculos, lugares geométricos e transformações geométricas. Modelagem geométrica. Uso de softwares de geometria dinâmica.
5) Disciplina: Instrumentalização para o Acesso à Informação
Créditos: 4 (T-P) - (1-3) Carga Horária: 60h Sistemas de Avaliação: II
Ementa: Mediadores de Leitura. Metodologia da Pesquisa Escolar. Pesquisa em fontes bibliográficas e eletrônicas. Estratégias de busca de fontes eletrônicas. Tipos de documentos em Bibliotecas nos ambientes real e virtual. Seleção, organização e elaboração das informações para a realização da pesquisa escolar. A Pesquisa Escolar e os Direitos Autorais: a ética e a questão da cópia.
6) Disciplina: Seminário Integrador II
Créditos: 4 (T-P) - (1-3) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 2. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria e das relações entre grandezas; o uso da informação (bibliotecas virtuais, sites web). Publicação da produção em formato webfólio.
7) Disciplina: Seminário Integrador III
Créditos: 4 (T-P) - (1-3) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: II
Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 3. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria e da relação entre grandezas; o uso de software e de objetos de aprendizagem na Matemática. Publicação da produção em formato webfólio.
8) Disciplina: Cálculo e Aplicações II
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Integral como anti-derivada, relação entre área e comprimento de arco com a integral definida. Técnicas básicas de integração: integral por substituição e por partes, integral de polinômios, funções trigonométricas, exponenciais e logaritmos. Introdução de funções reais a duas variáveis e suas derivadas parciais.
9) Disciplina: Geometria Espacial e Medidas
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: Retas, planos, teoremas de incidência. Poliedros e teorema de Euler, poliedros platônicos. Planificação. Unidades de Medidas. Medidas de áreas e volumes.
10) Disciplina: Matemática Discreta
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: Princípios de contagem. Permutação, arranjo e combinação. Princípios de inclusão e exclusão. Probabilidade discreta. Grafos e aplicações elementares.
11) Disciplina: Seminário Integrador IV
Créditos: 4 (T-P) - (1-3) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: II
Ementa: Preparação, execução e avaliação de experiências de prática de ensino nos conteúdos de formação científico-cultural da etapa 4. Ênfases: aplicações da matemática no contexto da geometria plana, das relações entre grandezas, da probabilidade discreta; o uso de software no ensino-aprendizagem da Matemática. Publicação da produção em formato webfólio.
12) Disciplina: Geometria Analítica no Espaço
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: Coordenadas cartesianas. Retas, planos e superfícies. Vetores, produto interno e ortogonalidade. Resolução de sistemas de equações de grau um em três variáveis e interpretação geométrica. Aplicações elementares de programação linear.
13) Disciplina: Estatística
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: População e amostra. Coleta de dados, representação e interpretação de gráficos estatísticos. Definição e aplicação de medidas estatísticas. Distribuições de probabilidade e suas aplicações. Noções de inferência.
14) Disciplina: Matemática das Aproximações
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: A matemática no contexto das aproximações: o alcance das máquinas que calculam e que desenham, erros de aproximação (numéricos e gráficos). Processos limites no campo numérico finito das máquinas: as raízes quadradas irracionais, o número e. Métodos iterativos para solução de equações. Problemas de Interpolação e Otimização. Ajuste de dados e modelos matemáticos. Cálculos aproximados de comprimento e de área.
15) Disciplina: Estágio Supervisionado II Ensino Médio
Créditos: 14 (T-P) - (4-10) Carga Horária: 210h Sistema de Avaliação: II
Ementa: Organização das atividades curriculares. Inserção na comunidade escolar. Docência em Matemática no Ensino Médio. Avaliação do estágio supervisionado.
Departamento de Educação e Ciências do Comportamento |
1) Disciplina: História e Organização da Educação Brasileira
Créditos: 3 (T-P) - (3-0) Carga Horária: 45h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Estudo dos processos sócio-culturais e históricos da escolarização. A constituição da escola pública na modernidade. Análise das categorias gênero e interculturalidade vinculada à educação. Problematização da organização da escola brasileira.
2) Disciplina: Sociologia da Educação
Créditos: 3 (T-P) - (3-0) Carga Horária: 45h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Contextualização das práticas educacionais produzidas no Ocidente e, especialmente, no Brasil, evidenciando as diferentes maneiras em que se processa a educação escolarizada. Conceituação da sociologia da educação e as concepções de civilização, cultura, sociedade e educação. Análise das estruturas sociais que abrigam as instituições escolares e seus sentidos e significados. Educação, ideologia e controle e mudança social.
3) Disciplina: Gestão da Escola e Planejamento Educacional
Créditos: 4 (T-P) - (4-0) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Gestão das políticas públicas em educação e impactos no fazer pedagógico. Discussão das concepções de currículo de transposição didática e de mediação pedagógica. A organização e a gestão da escola como mediação de políticas, de ideologias, de interesses e de finalidades na educação brasileira. Abordagens pedagógico-organizacionais da escola enquanto produtora de subjetividade e em termos de suas contradições e mediações. O espaço para a construção/gestão de uma escola pública, democrática e de qualidade.
4) Disciplina: Psicologia da Educação
Créditos: 4 (T-P) - (4-0) Carga Horária: 60h Sistema de Avaliação: I
Ementa: Desenvolvimento, teorias de aprendizagem. Reflexão sobre as relações professor com seus alunos no processo de constituição do sujeito professor.
5) Disciplina: Estágio Supervisionado I Ensino Fundamental
Créditos: 14 (T-P) - (4-10) Carga Horária: 210h Sistema de avaliação: II
Ementa: Inserção em contextos educativos formais e não formais. Apropriação da cultura educativa e das dinâmicas institucionais.
Departamento de Física |
1) Disciplina: Fenômenos Físicos I
Créditos: 4 (T-P) - (2-2) Carga Horária: 60h Sistema de avaliação: I
Ementa: Conceito de Lei Natural. O Movimento: Leis de Newton, Massa, Força, Trabalho, Energias: Cinética e Potencial. Mecânica Celeste: Sistema Solar, Movimento de Planetas, Estações do Ano e Marés.
c) A carga horária total do curso é de 2.930 h.
e) O tempo total de integralização = tempo de oferta do curso + 1 semestre.