Nº 020 - Dispõe sobre a implementação do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil  (UAB).

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 020/2007

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 22 DE JUNHO DE 2007

 

 

 

Dispõe sobre a implementação do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil  (UAB).

 

 

 

O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 22 de junho de 2007, Ata 449,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

Art. 1º              Aprovar a implantação do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil  (UAB), conforme estrutura anexa.

 

Art. 2º              A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE

 

ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NOS PÓLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), LOCALIZADOS NOS MUNICÍPIOS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, SÃO LOURENÇO DO SUL, SÃO JOSÉ DO NORTE, MOSTARDAS E SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, A SER OFERECIDO A PARTIR DO 2O SEMESTRE DE 2007:

 

A) Funcionamento do curso:

 

O curso será realizado em 4 (quatro) Módulos a Distancia de forma recursiva e flexível, buscando estudar, discutir e analisar conhecimentos teórico-práticos que envolvem a metodologia de projetos de aprendizagem aliada às tecnologias da informação e comunicação através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line.

 

B)    Elenco de Disciplinas:

 

1-       Nome da disciplina: Alfabetização Digital

Carga horária: 60 horas

Código: 03026P

Professores responsáveis: Drª. Silvia da Silva Botelho e MSc. Ivete Martins Pinto

 

2-       Nome da disciplina: Dinâmica de Projetos de Aprendizagem

Carga horária: 45 horas

Código: 01062P

Professores responsáveis: Drª. Débora Pereira Laurino e Drª. Sheyla Costa Rodrigues

 

3-       Nome da disciplina: Pesquisa na Prática Educacional

Carga horária: 60 horas

Código: 09079P

Professores responsáveis: Drª. Elisabeth Brandão Schmidt e MSc. Guiomar Freitas Soares

 

4-       Nome da disciplina: Ambientes de Aprendizagem Digital

Carga horária: 45 horas

Código: 01063P

Professores responsáveis: MSc. Ivane Duvoisin e Drª. Silvia da Silva Botelho

 

5-       Nome da disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação e o Saber Docente

Carga horária: 60 horas

Código: 09080P

Professores responsáveis: Drª. Paula Regina Costa Ribeiro e MSc. Elisabeth Brandão Schmidt

 

6-       Nome da disciplina: Ecologia Cognitiva Digital

Carga horária: 60 horas

Código: 01064P

Professores responsáveis: MSc. Ivete Martins Pinto e MSc. Ivane Duvoisin

 

7-       Nome da disciplina: Seminário Integrador

Carga horária: 30 horas

Código: 09081P

Professores responsáveis: MSc. Guiomar Freitas Soares e Drª. Paula Regina Costa Ribeiro

 

8-       Nome da disciplina: Trabalho de Conclusão

Carga horária: 60 horas

Código: a determinar

Professores responsáveis: Orientadores

Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico-prático, com tema e objeto a critério do aluno sob orientação de um professor.

 

 

C)    Carga horária total do curso: 420 horas

 

 

D)    Avaliação:

 

Processo de Avaliação do Desempenho do Aluno no Curso

A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 (zero) a 10,0 (dez), de acordo com o Regimento Geral da FURG.

 

            Ausência em alguma atividade

Os alunos que, por algum motivo de força maior tiverem que se ausentar do curso (acesso ao site) por um prazo superior a uma semana terão a possibilidade de cumprir suas atividades didáticas por meio de um exercício de compensação. O tempo para o envio desses exercícios será calculado individualmente, conforme a quantidade de temas perdidos e o tempo em que o aluno esteve ausente das atividades do curso. Esses exercícios de reposição serão encaminhados ao Tutor, que fará o encaminhamento ao Professor Responsável, em substituição à participação e nota nas atividades perdidas. O aluno, por esse sistema, não será prejudicado em sua nota e em seu aproveitamento.

 

Recuperação e Reprovação nas Disciplinas

O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma prova de recuperação. O aluno deve fazer requerimento solicitando realizar a prova a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá fazer a prova de recuperação o aluno que tiver realizado as avaliações regulares da disciplina. As provas de recuperação são presenciais. A reprovação excluirá o aluno do curso.

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos Professores do corpo docente do curso ou Professor convidado pela Coordenação. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial. Os trabalhos realizados serão orientados para uma reflexão sistemática sobre um problema de pesquisa encontrado na prática do aluno, e que servirá de base para a proposição de desenhos de intervenção no contexto organizacional ou na forma de relacionamento social.

 

Aprovação

Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 7,0 (sete) em cada disciplina; presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades do curso (presenciais e a distância controladas pelo ambiente do curso via plataforma); completar as 420 horas que constituem a carga horária do curso, incluído nestas a aprovação no Trabalho de Conclusão de curso.

 

 

E)    Requisitos mínimos para conclusão e obtenção do certificado:

 

            Validade dos Créditos

Para fins de obtenção de Certificado de Especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por três anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma Declaração de Conclusão de Crédito.

 

Certificado

O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 

 

F)     Número de vagas: 60 (sessenta) vagas, sendo 12 para cada pólo.

 

 

G)    Critério para inscrição e seleção:

 

Requisitos: Serão admitidos portadores de Diploma de Curso Superior.

 

Processo de Seleção: Será realizado pelos professores do curso, baseado principalmente na análise dos currículos vitae dos candidatos. Em adição, serão definidos por ocasião da seleção, critérios auxiliares a serem divulgados.

 

 

H)    Taxa de matrícula: ausente

 

 

I)        Oferecimento das disciplinas:

 

Módulo

Disciplinas

Carga horária

1

Alfabetização Digital

60 h

1

Dinâmica de projetos de aprendizagem

45 h

2

Pesquisa na Prática Educacional

60 h

2

Ambientes de aprendizagem Digital

45 h

3

Tecnologia da Informação e Comunicação e o saber Docente

60 h

3

Ecologia Cognitiva Digital

60 h

3

Seminário Integrador

30 h

4

Trabalho de conclusão

60 h

 

 

 

 

 

J)     Corpo Docente do curso:

 

Docente

Titulação

Lotação

Débora Pereira Laurino

Doutora

DMAT

Elizabeth Brandão Schmidt

Doutora

DECC

Guiomar Freitas Soares

Mestre

DECC

Ivane Almeida Duvoisin

Mestre

FURG / Aposentada

Ivete Martins Pinto

Mestre

DMAT

Paula Regina Costa Ribeiro

Doutora

DECC

Sheyla Costa Rodrigues

Doutora

DECC

Silvia da Silva Botelho

Doutora

DFIS

 

K)    Período de realização do curso: 20 (vinte) meses.