SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 020/2007
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 22 DE JUNHO DE 2007
Dispõe sobre a implementação do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 22 de junho de 2007, Ata 449,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a implantação do curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, modalidade a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), conforme estrutura anexa.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE
ESTRUTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NOS PÓLOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB), LOCALIZADOS NOS MUNICÍPIOS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, SÃO LOURENÇO DO SUL, SÃO JOSÉ DO NORTE, MOSTARDAS E SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA, A SER OFERECIDO A PARTIR DO 2O SEMESTRE DE 2007:
A) Funcionamento do curso:
O curso será realizado em 4 (quatro) Módulos a Distancia de forma recursiva e flexível, buscando estudar, discutir e analisar conhecimentos teórico-práticos que envolvem a metodologia de projetos de aprendizagem aliada às tecnologias da informação e comunicação através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line.
B) Elenco de Disciplinas:
1- Nome da disciplina: Alfabetização Digital
Carga horária: 60 horas
Código: 03026P
Professores responsáveis: Drª. Silvia da Silva Botelho e MSc. Ivete Martins Pinto
2- Nome da disciplina: Dinâmica de Projetos de Aprendizagem
Carga horária: 45 horas
Código: 01062P
Professores responsáveis: Drª. Débora Pereira Laurino e Drª. Sheyla Costa Rodrigues
3- Nome da disciplina: Pesquisa na Prática Educacional
Carga horária: 60 horas
Código: 09079P
Professores responsáveis: Drª. Elisabeth Brandão Schmidt e MSc. Guiomar Freitas Soares
4- Nome da disciplina: Ambientes de Aprendizagem Digital
Carga horária: 45 horas
Código: 01063P
Professores responsáveis: MSc. Ivane Duvoisin e Drª. Silvia da Silva Botelho
5- Nome da disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação e o Saber Docente
Carga horária: 60 horas
Código: 09080P
Professores responsáveis: Drª. Paula Regina Costa Ribeiro e MSc. Elisabeth Brandão Schmidt
6- Nome da disciplina: Ecologia Cognitiva Digital
Carga horária: 60 horas
Código: 01064P
Professores responsáveis: MSc. Ivete Martins Pinto e MSc. Ivane Duvoisin
7- Nome da disciplina: Seminário Integrador
Carga horária: 30 horas
Código: 09081P
Professores responsáveis: MSc. Guiomar Freitas Soares e Drª. Paula Regina Costa Ribeiro
8- Nome da disciplina: Trabalho de Conclusão
Carga horária: 60 horas
Código: a determinar
Professores responsáveis: Orientadores
Ementa: Desenvolvimento de um trabalho teórico-prático, com tema e objeto a critério do aluno sob orientação de um professor.
C) Carga horária total do curso: 420 horas
D) Avaliação:
Processo de Avaliação do Desempenho do Aluno no Curso
A avaliação será expressa através de uma nota que poderá ir de 0 (zero) a 10,0 (dez), de acordo com o Regimento Geral da FURG.
Ausência em alguma atividade
Os alunos que, por algum motivo de força maior tiverem que se ausentar do curso (acesso ao site) por um prazo superior a uma semana terão a possibilidade de cumprir suas atividades didáticas por meio de um exercício de compensação. O tempo para o envio desses exercícios será calculado individualmente, conforme a quantidade de temas perdidos e o tempo em que o aluno esteve ausente das atividades do curso. Esses exercícios de reposição serão encaminhados ao Tutor, que fará o encaminhamento ao Professor Responsável, em substituição à participação e nota nas atividades perdidas. O aluno, por esse sistema, não será prejudicado em sua nota e em seu aproveitamento.
Recuperação e Reprovação nas Disciplinas
O aluno que não atingir a média 7,0 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma prova de recuperação. O aluno deve fazer requerimento solicitando realizar a prova a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá fazer a prova de recuperação o aluno que tiver realizado as avaliações regulares da disciplina. As provas de recuperação são presenciais. A reprovação excluirá o aluno do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso
Os alunos deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um dos Professores do corpo docente do curso ou Professor convidado pela Coordenação. A apresentação do trabalho ocorrerá em encontro presencial. Os trabalhos realizados serão orientados para uma reflexão sistemática sobre um problema de pesquisa encontrado na prática do aluno, e que servirá de base para a proposição de desenhos de intervenção no contexto organizacional ou na forma de relacionamento social.
Aprovação
Será considerado aprovado o aluno que obtiver aproveitamento mínimo de 7,0 (sete) em cada disciplina; presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades do curso (presenciais e a distância controladas pelo ambiente do curso via plataforma); completar as 420 horas que constituem a carga horária do curso, incluído nestas a aprovação no Trabalho de Conclusão de curso.
E) Requisitos mínimos para conclusão e obtenção do certificado:
Validade dos Créditos
Para fins de obtenção de Certificado de Especialização, o módulo que for concluído de forma isolada terá validade por três anos para ser agrupado e aproveitado como crédito no curso de especialização, caso esse seja novamente oferecido. A conclusão de cada disciplina, desde que obedecidos os critérios mínimos de aprovação nas provas e freqüência, poderá proporcionar ao aluno uma Declaração de Conclusão de Crédito.
Certificado
O aluno que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.
F) Número de vagas: 60 (sessenta) vagas, sendo 12 para cada pólo.
G) Critério para inscrição e seleção:
Requisitos: Serão admitidos portadores de Diploma de Curso Superior.
Processo de Seleção: Será realizado pelos professores do curso, baseado principalmente na análise dos currículos vitae dos candidatos. Em adição, serão definidos por ocasião da seleção, critérios auxiliares a serem divulgados.
H) Taxa de matrícula: ausente
I) Oferecimento das disciplinas:
Módulo |
Disciplinas |
Carga horária |
1 |
Alfabetização Digital |
60 h |
1 |
Dinâmica de projetos de aprendizagem |
45 h |
2 |
Pesquisa na Prática Educacional |
60 h |
2 |
Ambientes de aprendizagem Digital |
45 h |
3 |
Tecnologia da Informação e Comunicação e o saber Docente |
60 h |
3 |
Ecologia Cognitiva Digital |
60 h |
3 |
Seminário Integrador |
30 h |
4 |
Trabalho de conclusão |
60 h |
J) Corpo Docente do curso:
Docente |
Titulação |
Lotação |
Débora Pereira Laurino |
Doutora |
DMAT |
Elizabeth Brandão Schmidt |
Doutora |
DECC |
Guiomar Freitas Soares |
Mestre |
DECC |
Ivane Almeida Duvoisin |
Mestre |
FURG / Aposentada |
Ivete Martins Pinto |
Mestre |
DMAT |
Paula Regina Costa Ribeiro |
Doutora |
DECC |
Sheyla Costa Rodrigues |
Doutora |
DECC |
Silvia da Silva Botelho |
Doutora |
DFIS |
K) Período de realização do curso: 20 (vinte) meses.