Nº 011 - Dispõe sobre a implementação do curso de Pedagogia – Modalidade Educação a Distância – no Sistema Universidade Aberta do Brasil  (UAB).

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 011/2007

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 25 DE ABRIL DE 2007

 

 

 

Dispõe sobre a implantação do curso de Pedagogia – Modalidade Educação à Distância – no Sistema Universidade Aberta do Brasil  (UAB).

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 25 de abril de 2007, Ata 445,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

Art. 1º         Aprovar a implantação do curso de Pedagogia, na modalidade Educação à Distância, conforme estrutura anexa.  

 

Art. 2º         Estabelecer que durante a realização do curso seja realizada uma avaliação, pelo COEPE, sobre a experiência da Educação à Distância, definindo uma política da Universidade para esta modalidade de formação docente, em nível da graduação.

 

Art. 3º         Determinar que a Coordenação de Curso encaminhe uma proposta de integralização que inclua o tempo máximo de permanência no curso e como vai ser a sistemática de oferecimento das disciplinas para aqueles alunos que não o cumprirem no tempo previsto.

 

Art 4º         Aplica-se a legislação vigente no que couber, enquanto não houver um regramento específico para a Educação à Distância definido pelo COEPE.

 

Art. 5º                   A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

ESTRUTURA DO CURSO PEDAGOGIA – MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – NO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL  (UAB)

 

1.1)  Caracterização do Curso

 

Regime Escolar

Matrícula por Disciplina

Turno de Funcionamento

Matutino / Vespertino / Noturno

N° de Vagas/Ano

25 em cada um dos 4 Pólos, totalizando 100

N° de Turmas

1 em cada Pólo, totalizando 4

Titulação Proposta

Licenciatura

 

1.2) Perfil do Profissional

 

O Curso pretende formar o Pedagogo para exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Área de Serviços e Apoio Escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, compreendendo a participação na Organização e Gestão de Sistemas e Instituições de Ensino.

 

1.3)Estrutura e Funcionamento do Curso

 

Quadro Geral da Carga Horária

Disciplinas

Carga Horária Mínima e Obrigatória

Número de Créditos

Obrigatórias

3000 h

200

Estágio Curricular Supervisionado

345 h

23

TOTAL

3345 h

223

Atividades Complementares

100 h

 

 

1.4) Tempo de Integralização do Curso - o curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância terá uma duração mínima de 8 (oito) semestres, divididos na forma de 8 (oito) blocos, organizados a partir dos 4 (quatro) Núcleos Temáticos que orientarão a constituição e execução desses Blocos.

 

2) Novas disciplinas que farão parte da grade curricular do curso de Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância a ser oferecido, em turma única, no ano de 2007: 

 

Blocos 1 e 2 – Núcleo de Estudos Básicos

 

2.1) Alfabetização Digital

Lotação: Departamento de Matemática – DMAT

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Perspectiva histórica da informática. Análise de conceitos básicos de sistemas de arquivos e apropriação de aplicativos para edição de textos (hipertextos e documentos), planilha de cálculo, editor de apresentações, bem como de elementos de ambientes multimídia. Discussão acerca dos fundamentos da internet, seus serviços e plataformas para EAD.

 

2.2) Fundamentos da Educação I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão acerca das principais Teorias Sociológicas da Educação e da constituição da Sociologia da Educação no Brasil. Compreensão de algumas relações entre Estado e Sociedade, destacando os seguintes processos cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho e cotidiano escolar.

 

2.3) Psicologia da Educação I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Apropriação das concepções de Conceito, de Natureza e das características da Psicologia como ciência. Estudo das principais correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na educação. Problematização acerca da Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor, bem como da evolução da Psicologia da Educação.

 

2.4) Teoria e Prática Pedagógica

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Constituição da identidade profissional docente e os processos de formação de professores: cultura, saberes e práticas. Apropriação da cultura organizacional da escola e dos processos de ensino e aprendizagem a partir da prática pedagógica dos professores, enfocando especialmente seu papel frente ao planejamento do processo educativo.

 

2.5) Políticas Públicas de Educação I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

 

2.6) Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a – Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo dos paradigmas da pesquisa científica e do papel da pesquisa científica na Universidade. Apropriação de Metodologias de pesquisa em educação e elaboração de projetos de investigação em contextos educativos.

 

2.7) Seminários Interdisciplinares I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 1

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão sobre interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, buscando especificidades e aproximações. Articulação entre os conteúdos desenvolvidos nas outras disciplinas do Bloco 1, buscando identificar elementos relevantes à constituição do ser professor.

 

2.8) Fundamentos da Educação II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Apropriação de algumas concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas, discutindo as categorias que orientam o ato pedagógico. Problematização das relações entre Filosofia e prática pedagógica e Antropologia Filosófica e Educação. Discussão acerca do pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas.

 

2.9) Psicologia da Educação II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4       

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão sobre Conceito, natureza e características de desenvolvimento humano e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, enfocando os fatores que interferem nesse processo. Estudos de Teorias da Aprendizagem e do Pensamento Reflexivo.

 

2.10) Didática I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

 

2.11) Políticas Públicas de Educação II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Organização e funcionamento das instituições escolares de Educação Infantil e de Ensino Fundamental relacionadas com as políticas públicas de educação e considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos do contexto escolar.

 

2.12) Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica e Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Pesquisa e produção textual científica e crítico-reflexiva, fundamentada em atividades teórico-experienciais na área educativa.

 

2.13) Corporeidade, Movimento e Tradições Populares

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos. Estudo das festas populares no Brasil.

 

2.14) Seminários Interdisciplinares II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Aprofundamento sobre as categorias memória e história de vida, buscando a compreensão de elementos da infância e da escola como meio de reconstrução do ser professor. Articulação entre os conteúdos desenvolvidos nas outras disciplinas do Bloco 2, buscando identificar elementos relevantes à ação pedagógica.

 

2.15) Estágio I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 1

Localização no QSL: Bloco 2

Carga Horária Total: 15h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição e investigação das comunidades que a instituição recebe.

 

Blocos 3 e 4 – Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

 

2.16) Fundamentos da Educação III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo da História da Educação como um dos fundamentos da educação brasileira e como uma das formas de compreender os processos educativos e o cotidiano escolar atual. Problematização acerca de fenômenos sócio-político-culturais mais relevantes na construção histórica da educação.

 

2.17) Psicologia da Educação III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Apropriação do Conceito, da natureza e das características do processo de aprendizagem no contexto escolar, bem como das interações sociais entre professor-aluno. Compreensão do ser humano enquanto ser em constante transformação. Análise das novas tendências da Psicologia da Educação.

 

2.18) Didática II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Teorias do currículo, dimensões do planejamento, da avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.

 

2.19) Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Pesquisa da ação educativa. Teorização das temáticas implicadas na prática pedagógica. Elaboração de proposições educacionais para os conflitos inerentes à ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.

 

2.20) Estudo das Infâncias e Culturas e Educação

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

 

2.21) Arte, Linguagem e Corporeidade na Educação

Lotação: Departamento de Letras e Artes – DLA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente. O grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas. A estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar. Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente. A oficina de arte. O fazer artístico e a educação estética.

 

2.22) Seminários Interdisciplinares III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Debate sobre aspectos que envolvem educação, analisados em outras disciplinas do Bloco 3. Articulação com o trabalho de memória desenvolvido no Bloco anterior, a fim de ir tecendo uma rede de entendimentos dos diversos elementos que envolvem a educação e o ser professor.

 

2.23) Estágio II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 1

Localização no QSL: Bloco 3

Carga Horária Total: 15h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Análise crítica do funcionamento administrativo, do regimento escolar e do papel da coordenação pedagógica em contextos educativos.

 

2.24) Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo dos diferentes olhares e perspectivas do conhecimento acerca das concepções e significados de infâncias e educação infantil no Brasil e em outros países que influenciaram nosso contexto. Investigação a respeito da história social e cultural das concepções e significados de infâncias no Brasil, bem como a educação infantil no século XXI. Estudo das práticas pedagógicas na educação infantil e as teorias que as subsidiam, abrangendo: rotinas e rituais; as múltiplas linguagens e interações das crianças no cotidiano da educação infantil, áreas do conhecimento, letramento e alfabetização.
 

2.25) Alfabetização e Letramento I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo, alfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização e dos métodos de alfabetização.

 

2.26) Projeto de Pesquisa I: Experiências Educativas em Contextos de Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Elaboração de práticas de pesquisa tendo como foco o ensino com pesquisa e a formação do professor pesquisador. Ênfase nos saberes da experiência dos/as educadores/as que atuam em contextos de Educação Infantil.

 

2.27) Tópicos Específicos da Educação Infantil

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo e análise dos debates contemporâneos em torno das articulações cuidado /educação nas instituições de educação infantil.

 

2.28) Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa

Lotação: Departamento de Letras e Artes – DLA

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo sobre a importância da Língua Portuguesa no cotidiano escolar e social. Aprofundamento teórico sobre o ensino e a aprendizagem de conteúdos envolvidos na Língua Portuguesa a partir de diversos tipos de textos e da importância dos contos de fadas no currículo da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Análise de livros didáticos.

 

2.29) Seminários Interdisciplinares IV

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão sobre o papel do professor pesquisador como possibilidade de articulação de projeto de trabalho docente. A utilização de diários e suas possibilidades enquanto registro, memória e história, articulando com os conteúdos desenvolvidos nas outras disciplinas do Bloco 4.

 

2.30) Estágio III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 4

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição de Educação Infantil: rotina educativa; participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula; entrevistas com docentes.

 

Blocos 5 e 6 – Núcleo de Estudos Integradores

 

2.31) Fundamentos e Metodologia dos Anos Iniciais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo do currículo e das metodologias de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas.

 

2.32) Alfabetização e Letramento I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Teorias que fundamentam as práticas alfabetizadoras em contextos escolares e não escolares As especificidades da alfabetização nos Anos Iniciais e na EJA. Prática e construção da ação alfabetizadora, com base nos pressupostos dos Anos Iniciais e da EJA.

 

2.33) Projeto de Pesquisa II: Experiências Educativas em Contextos Escolares

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Elaboração de práticas de pesquisa tendo como foco o ensino com pesquisa e a formação do professor pesquisador. Ênfase nos saberes da experiência dos/as educadores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

2.34) Tópicos Específicos dos Anos Iniciais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo do cotidiano, do tempo e do espaço no processo de ensino e de aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Significado do registro da prática, como forma de reflexão sobre a ação educativa para o planejamento do ensino nos anos iniciais.

 

2.35) Jogos, Brinquedos, Culturas e Mídias

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: O papel e a função social do brinquedo e do jogo na vida da criança e do jovem. As visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeira, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil. Análise da produção, funcionamento e recepção de processos de cultura das mídias e dos processos mediáticos, na organização simbólica na sociedade contemporânea. Exame do papel do campo das mídias na organização e na construção do campo das culturas infantis, principalmente e as formas e as estratégias que estruturam experiências culturais da sociedade de consumo de massa.

 

2.36) Fundamentos e Metodologia da Matemática

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Estudo sobre os referenciais teórico-metodológicos do ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Discussão e análise de princípios básicos matemáticos essenciais para a construção dos conceitos fundamentais pela criança, explorando a matematização do sujeito, a função social da matemática e sua presença no cotidiano. Estudo sobre o surgimento do número, o sistema de numeração decimal e as operações com números naturais e geometria.

 

2.37) Seminários Interdisciplinares V

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise e vivência de propostas de trabalhos como seminários, projetos e pesquisa, vislumbrando possibilidades de construção de conhecimento, buscando elementos em outras disciplinas que contribuam para essa dinâmica de trabalho.

 

2.38) Estágio IV

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 1

Localização no QSL: Bloco 5

Carga Horária Total: 15h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Vivência de oficinas pedagógicas no cotidiano dos anos iniciais: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos e participação em reuniões pedagógicas.

 

2.39) Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Apropriação da História e dos Fundamentos, das Políticas Públicas e dos conceitos e princípios da EJA. Estudos sobre os sujeitos da EJA e da especificidade desta modalidade de ensino. Elaboração de Metodologias e análise do Currículo no cotidiano da EJA. Problematização acerca da Formação do educador da EJA.

 

2.40) Alfabetização Ambiental

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Concepção de educação ambiental e abordagens atuais. Educação ambiental na prática educativa e a articulação com os conteúdos escolares.

 

2.41) Projeto de Pesquisa III: Experiências Educativas em Contextos Não-escolares

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Elaboração de práticas de pesquisa tendo como foco o ensino com pesquisa e a formação do professor pesquisador. Ênfase nos saberes da experiência dos/as educadores/as de contextos não escolares, especialmente na educação de jovens e adultos.

 

2.42) Tópicos Específicos da Educação de Jovens e Adultos

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Pesquisa da realidade e do letramento na EJA. Análise da relação entre Educação Ambiental, Educação Popular e Educação e Trabalho na EJA. Elaboração de ações educativas na EJA.

 

2.43) Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise das Ciências Sociais na crise dos paradigmas e sua relação enquanto perspectiva crítica e orientadora das atividades de ensino. Apropriação dos fundamentos epistemológicos, metodologias e instrumentos de pesquisa em ciências sociais aplicados à educação. Compreensão das atividades educativas na educação infantil e nos anos iniciais enquanto processo de pesquisa e de reflexão da realidade das crianças, das escolas e do cotidiano na sala de aula como ponto de partida do educar e do cuidar.

 

2.44) Psicopedagogia do Adulto

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Conceituação e caracterização da vida adulta como dimensão existencial de desenvolvimento da personalidade. Contextualização da Educação de adultos na realidade brasileira e do processo ensino-aprendizagem.

 

2.45) Seminários Interdisciplinares VI

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Discussão sobre os diversos tipos de planejamento como possibilidades de incentivo à aprendizagem do aluno. Visualização da avaliação como possibilidade de crescimento no processo de ensino-aprendizagem e não apenas como medição do resultado. Articulação com os conteúdos desenvolvidos nas outras disciplinas, buscando elementos pertinentes ao planejamento e à avaliação.

 

2.46) Estágio V

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 2

Localização no QSL: Bloco 6

Carga Horária Total: 30h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Vivência de oficinas pedagógicas em contextos não-escolares: planejamento, atividade prática docente e registros reflexivos.

 

Blocos 7 e 8 – Núcleo de Proposições e Perspectivas Educativas

 

2.47) Gestão Educacional I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Conhecimento da gestão das políticas públicas, das políticas educacionais, da escola e da sala de aula: aspectos teóricos. Compreensão da educação enquanto política pública e seu papel na sociedade atual. Estudo da gestão nas perspectivas e tendências das políticas educacionais. Estudo analítico e crítico da gestão na legislação, nas políticas e na organização estrutural e curricular do sistema educacional brasileiro. A gestão da educação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Nacional de Educação. O processo de elaboração do Plano Nacional e da escola e sua gestão.

 

2.48) Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Problematização acerca das concepções de Normalidade e Deficiência. Conceituação, natureza e características do aluno com necessidades educacionais especiais. Estudos das Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas, a partir de um enfoque multidisciplinar. Problematização da Inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

 

2.49) Trabalho de Conclusão de Curso I

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico.

 

2.50) Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise crítica dos conhecimentos científicos, tecnológicos e pedagógicos necessários à compreensão do ensino de ciências naturais. Estudo da estrutura curricular e da interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais. Construção de propostas teórico-metodológicas.

 

2.51) Seminários Interdisciplinares VII

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Observação e análise de situações de sala de aula em diversas modalidades, a fim de articular com a teoria desenvolvida nas disciplinas do Bloco 7. Apresentação de relatórios e discussão das análises.

 

2.52) Estágio VI

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 7

Localização no QSL: Bloco 7

Carga Horária Total: 105h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Inserção efetiva da/o estudante no espaço da sala de aula da Educação Infantil, respeitando a organização curricular e o regimento da instituição. Prática docente na instituição educativa, planejamento, registros, participação em reuniões pedagógicas e outras atividades propostas pela escola. Orientações individuais e reuniões coletivas de relato, análise e discussão teórica permeando a avaliação e reflexão da ação educativa.

 

2.53) Gestão Educacional II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 8

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Análise das políticas públicas educacionais e sua gestão no Brasil, bem como da gestão democrática na educação básica e na cidade: instrumentos, espaços e processos. Discussão acerca da escola e sua organização: o regimento escolar e a organização curricular e pedagógica. A relação e a gestão da escola com a comunidade, o conselho escolar e a organização dos segmentos. Elaboração, gestão e avaliação do plano educacional na cidade e na escola. O Projeto pedagógico institucional e sua gestão.

 

2.54) Políticas Públicas de Educação III

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 8

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: A reconfiguração da educação mundial e sua relação com a educação no Brasil. Análise e discussão das políticas públicas de educação básica e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais. Discussão acerca de questões emergentes em educação.

 

 

2.55) Trabalho de Conclusão de Curso II

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 8

Carga Horária Total: 60h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produção de um trabalho acadêmico-científico.

 

2.56) Seminários Interdisciplinares VIII

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 4

Localização no QSL: Bloco 8

Carga Horária Total: 60h/a - Teórica

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 1

Ementa: Desenvolvimento de inserção em diversas situações docentes: observação, monitoria, substituição em aulas de educação infantil e anos iniciais. Elaboração de relatórios de práticas, articulando com os conteúdos trabalhados em outras disciplinas. Organização de propostas de trabalho e planejamento de atividades.

 

2.57) Estágio VII

Lotação: Departamento de Educação e Ciências do Comportamento – DECC

Código: a determinar

Duração: Semestral

Caráter: Obrigatória

Créditos: 7

Localização no QSL: Bloco 8

Carga Horária Total: 105h/a - Prática

Carga Horária Semanal: 4h/a

Sistema de Avaliação: 2

Ementa: Inserção efetiva da/o estudante no espaço da sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, respeitando a organização curricular e o regimento da instituição. Prática docente na instituição educativa, planejamento, registros, participação em reuniões pedagógicas e outras atividades propostas pela escola. Orientações individuais e reuniões coletivas de relato, análise e discussão teórica permeando a avaliação e reflexão da ação educativa.

 

 

3) Rol de disciplinas do Curso de Pedagogia – Licenciatura, na modalidade Educação a Distância e respeitando o seguinte Plano de Implementação das Disciplinas:

 

Disciplinas

Localiza-ção nos Blocos

Ano

Código

Créditos

Caráter

Alfabetização Digital

2007

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos da Educação I

2007

A definir

4

Obrigatória

Psicologia da Educação I

2007

A definir

4

Obrigatória

Teoria e Prática Pedagógica

2007

A definir

4

Obrigatória

Políticas Públicas de Educação I

2007

A definir

4

Obrigatória

Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação I

2007

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares I

2007

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos da Educação II

2008

A definir

4

Obrigatória

Psicologia da Educação II

2008

A definir

4

Obrigatória

Didática I

2008

A definir

4

Obrigatória

Políticas Públicas de Educação II

2008

A definir

4

Obrigatória

Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação II

2008

A definir

4

Obrigatória

Corporeidade, Movimento e Tradições Populares

2008

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares II

2008

A definir

4

Obrigatória

Estágio I

2008

A definir

1

Obrigatória

Fundamentos da Educação III

2008

A definir

4

Obrigatória

Psicologia da Educação III

2008

A definir

4

Obrigatória

Didática II

2008

A definir

4

Obrigatória

Metodologias de Estudos e Pesquisas em Educação III

2008

A definir

4

Obrigatória

Estudo das Infâncias e Culturas e Educação

2008

A definir

4

Obrigatória

Arte, Linguagem e Corporeidade na Educação

2008

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares III

2008

A definir

4

Obrigatória

Estágio II

2008

A definir

1

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

2009

A definir

4

Obrigatória

Alfabetização e Letramento I

2009

A definir

4

Obrigatória

Projeto de Pesquisa I: Experiências Educativas em Contextos de Educação Infantil

2009

A definir

4

Obrigatória

Tópicos Específicos da Educação Infantil

2009

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa

2009

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares IV

2009

A definir

4

Obrigatória

Estágio III

2009

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia dos Anos Iniciais

2009

A definir

4

Obrigatória

Alfabetização e Letramento II

2009

A definir

4

Obrigatória

Projeto de Pesquisa II: Experiências Educativas em Contextos Escolares

2009

A definir

4

Obrigatória

Tópicos Específicos dos Anos Iniciais

2009

A definir

4

Obrigatória

Jogos, Brinquedos, Culturas e Mídias

2009

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia da Matemática

2009

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares V

2009

A definir

4

Obrigatória

Estágio IV

2009

A definir

1

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia da Educação de Jovens e Adultos

2010

A definir

4

Obrigatória

Alfabetização Ambiental

2010

A definir

4

Obrigatória

Projeto de Pesquisa III: Experiências Educativas em Contextos Não-escolares

2010

A definir

4

Obrigatória

Tópicos Específicos da Educação de Jovens e Adultos

2010

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia das Ciências Sociais

2010

A definir

4

Obrigatória

Psicopedagogia do Adulto

2010

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares VI

2010

A definir

4

Obrigatória

Estágio V

2010

A definir

2

Obrigatória

Gestão Educacional I

2010

A definir

4

Obrigatória

Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais

2010

A definir

4

Obrigatória

Trabalho de Conclusão de Curso I

2010

A definir

4

Obrigatória

Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais

2010

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares VII

2010

A definir

4

Obrigatória

Estágio VI

2010

A definir

7

Obrigatória

Gestão Educacional II

2011

A definir

4

Obrigatória

Políticas Públicas de Educação III

2011

A definir

4

Obrigatória

Trabalho de Conclusão de Curso II

2011

A definir

4

Obrigatória

Seminários Interdisciplinares VIII

2011

A definir

4

Obrigatória

Estágio VII

2011

A definir

7

Obrigatória

 

4) Regulamentação do Quadro de Pré-requisitos para Progressão no Quadro de Seqüência Lógica do curso de Pedagogia na modalidade Educação a Distância:

 

Disciplina a ser cursada

Pré-requisito(s)

Fundamentos da Educação II

Fundamentos da Educação I

Fundamentos da Educação III

Fundamentos da Educação II

Psicologia da Educação II

Psicologia da Educação I

Psicologia da Educação III

Psicologia da Educação II

Didática II

Didática I

Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação II

Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação I

Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação III

Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação II

Estágio II

Estágio I

Estágio III

Estágio II

Estágio IV

Estágio III

Estágio V

Estágio IV

Estágio VI

Estágio V

Estágio VII

Estágio VI

Alfabetização e Letramento II

Alfabetização e Letramento I

Psicopedagogia do Adulto

Psicologia da Educação II

Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais

Psicologia da Educação III

Trabalho de Conclusão de Curso II

Trabalho de Conclusão de Curso I

Gestão Educacional II

Gestão Educacional I

 

5) Atividades Finais para obtenção do título Licenciado em Pedagogia, na modalidade Educação a Distância: 

 

a) Trabalho de Conclusão de Curso – será um documento escrito que se constitui de um Relato Reflexivo acerca da trajetória de formação durante o curso e, em especial, da trajetória vivida no processo da experiência da prática pedagógica durante o estágio.

 

b) Estágios - estas atividades serão realizadas através de encontros presenciais entre alunos, tutor presencial e o professor e investigações em contextos escolares/educativos. Neste momento, inicia-se um processo de pesquisa que viabilizará a construção do projeto de estágio. É imprescindível que a(o) acadêmica(o) faça as investigações na instituição educativa em que realizará todos os estágios. A sua carga horária semanal de estágio deverá ser oferecida em um único turno, possibilitando a realização de ações pedagógicas. Os Tutores Presenciais e os professores farão a orientação, o acompanhamento e a avaliação dos estágios.

Os estágios deverão ser realizados em instituições educativas localizadas no município sede dos pólos.

 

Observações: 1. Os alunos que já exercem a profissão docente na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em instituições educativas localizadas no município sede dos pólos poderão ter aproveitamento de sua prática para reduzir, no máximo, 60 (sessenta) horas (Estágios I, II e III) do cômputo total da carga horária dos estágios. Para ser validada tal experiência de redução do estágio, o aluno deverá desenvolver um trabalho acerca de sua prática educativa. O mesmo será avaliado pelos professores envolvidos com os estágios do curso determinando a possibilidade de seu aproveitamento. Somente serão enquadrados nessa possibilidade de aproveitamento as/os acadêmicas/os que comprovadamente preencherem os seguintes requisitos:

·         Ser professor/a com regulamentação trabalhista devidamente garantida na legislação vigente.

·         Ter ultrapassado o período de estágio probatório (professoras do quadro docente da rede municipal e estadual) ou o período de três anos (professoras da rede privada).

·         Estar efetivamente atuando com regência de classe da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

c) Atividades Complementares: o aproveitamento das atividades complementares serão solicitado pelos Acadêmicos à Comissão de Curso de Pedagogia, mediante preenchimento de formulário específico a ser enviado pelo correio à Divisão de Protocolo da FURG com a devida comprovação de realização da(s) ação educativa. Após o encaminhamento de solicitação de aproveitamento de horas de Atividades Complementares, a mesma será apreciada pelo Coordenador do curso de Pedagogia na modalidade EaD e pelo coletivo de professores atuantes no bloco. As atividades consideradas como complementares ao processo de formação seguem os seguintes critérios:

 

 

AÇÃO EDUCATIVA

 

HORAS

Nº MÁXIMO DE HORAS A SEREM APROVEITADAS

1. Atividade de Representação Discente em Diretório Acadêmico, Conselho Superior, Colegiado de Departamento e Comissão de Curso da FURG, bem como em Conselhos Municipais, por semestre letivo.

 

05h por Representação

 

 

20h

2. Participação em Evento Científico na área da Educação mediante apresentação e validação do Certificado.

 

50% da carga horária do Evento

 

60h

3. Comunicação Oral ou Apresentação de Pôster em Evento Científico mediante apresentação e validação do Certificado.

 

05h por Apresentação

 

30h

4. Promoção/Organização de Evento Científico.

05h por Evento

20h

5. Bolsista de Iniciação Científica em Projeto de Pesquisa aprovado por Departamento da FURG.

 

05h por Semestre

 

20h

6. Bolsista em Projeto de Extensão coordenado por docente da FURG.

05h por Projeto

20h

7. Monitoria na FURG.

05h por Semestre

20h

8. Publicação de Artigo Científico.

20h por Autoria e 10h por Co-Autoria de Artigo

 

60h

9. Publicação de Trabalho em Anais de Congresso Científico.

 

05h por Trabalho

 

30h

10. Publicação de Matéria em Jornal ou Revista, com no mínimo 300 palavras, abordando tema relacionado à Educação.

 

02h por Publicação

 

10h

11. Disciplina realizada em outro Curso de Graduação em instituição reconhecida pelo MEC.

50% da carga horária da Disciplina

 

60h

12. Participação em Grupo de Pesquisa da FURG e/ou cadastrado no CNPq, por semestre letivo.

 

05h por Participação

 

20h

13. Participação em Palestra de cunho acadêmico, realizada em espaço educativo.

 

02h por Palestra

 

10h

14. Registro Reflexivo elaborado a partir de Participação em Palestra de cunho acadêmico, apresentado até 15 dias após o evento, validado mediante apreciação da ComCur, segundo critérios estabelecidos.

 

 

03h por Registro

 

 

15h

 

Critérios para apreciação e validação do “Registro Reflexivo elaborado a partir da Participação em Palestra de cunho acadêmico” – Ação Educativa de n° 14

 

1.                  Dados de Identificação

1.1.             Da Palestra

1.1.1.       Título

1.1.2.       Palestrante/Instituição de origem

1.1.3.       Instituição Promotora/Local de realização

1.1.4.       Data

1.1.5.       Horário de início e término

 

1.2       Do/a Acadêmico/a

1.2.1     Nome

1.2.2.             Curso/Ano

1.2.3.    Horário de Participação (disciplina, semana acadêmica, extracurricular, outros)

 

2.                  Aspectos a serem considerados na elaboração textual

2.1.             o porquê da escolha da palestra;

2.2.             breve resumo do desenvolvimento do tema apresentado, destacando algumas das questões relevantes acerca do tema apresentado;

2.3.             elaboração pessoal sobre o tema (relações estabelecidas com a sua formação: outras disciplinas, leituras realizadas, experiência de práticas e estágios, etc...; questionamentos e/ou curiosidades que emergiram a partir desta participação;

2.4.             avaliação da relevância desta participação para a sua formação acadêmica;

2.5.             sugestões para outros trabalhos a serem realizados com o mesmo tema (novos enfoques, proposições) e/ou temas afins de seu interesse, justificando o porquê.

 

6) Aprovar os requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, na modalidade Educação a Distância:

 

6.1             Será considerado aprovado(a) o(a) aluno(a) que concluir todas as atividades previstas do Projeto Pedagógico do Curso, incluindo disciplinas, estágios, trabalho de conclusão, num total de 223 créditos, completando assim 3345 (três mil, trezentas e quarenta e cinco) horas que constituem a carga horária do curso e comprovando o cumprimento das 100 (cem) horas de Atividades Complementares.

 

Os referidos créditos são distribuídos da seguinte forma:

6.2             200 créditos em Disciplinas Obrigatórias

6.3             23 créditos em Estágio Curricular Supervisionado

 

7) Considerando o que foi indicado no projeto do curso, quando afirma que “ainda não é possível sinalizar o Tempo Máximo de Permanência no Curso, tendo em vista o caráter do Edital de Seleção N° 1/2005 – SEED/MEC, de 20 de dezembro de 2005, não prever o oferecimento de uma segunda turma do Curso vinculada ao referido Projeto”, que a Coordenação de Curso encaminhe uma proposta de integralização que inclua o Tempo Máximo de Permanência no curso e como vai ser a sistemática de oferecimento das disciplinas para aqueles alunos que não o cumpriram no tempo previsto;

 

8) Aplica-se a legislação vigente no que couber, enquanto não houver um regramento específico para a Educação à Distância definido pelo COEPE.