SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 006/2007
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 02 DE MARÇO DE 2007
Dispõe sobre a criação do curso Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola .
O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 02 de março de 2007, Ata 444,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação e o oferecimento, a partir do 2º semestre de 2007, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola, com a estrutura curricular conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO LATO SENSU EM LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO: UMA INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA NA ESCOLA
a) Disciplinas:
Disciplina (1) - Tópicos em História da leitura
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Biblioteconomia e História
Código - a determinar
Professor responsável Dr. Claudio Omar Iahnke Nunes
Ementa - Concepções de leitura. A pesquisa sobre leitura: tendências historiográficas. Tipos de leitura. Leitura como prática social. Políticas de leitura, no mundo e no Brasil. Leitura e novas tecnologias.
Disciplina (2) A leitura e a escrita como práticas discursivas
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professor responsável Drª. Rosely Diniz da Silva Machado
Ementa - Noções teóricas básicas sobre a Análise de Discurso de linha francesa. Concepções de texto, discurso e sujeito. As noções de leitura, escrita, sujeito-autor e sujeito leitor. Procedimentos metodológicos para análise discursiva em AD. A prática pedagógica com o texto na sala de aula.
Disciplina (3) Metodologia das ciências sociais
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Biblioteconomia e História
Código - a determinar
Professor responsável Drª. Derocina Alves Campos Sosa
Ementa - Construção da idéia de Ciências Sociais na História. Controvérsias metodológicas sobre o ensino das Ciências Sociais. Concepções de ciência, ambiente, educação e sociedade subjacentes aos modelos de ensino das Ciências Sociais. As inter-relações das ciências sociais com outros componentes curriculares. A contribuição das ciências sociais para a formação da cidadania. A formação do docente de Ciências Sociais. Avaliação e construção de propostas alternativas de ensino com vistas ao atendimento pedagógico dos discentes.
Disciplina (4) Identidades na Pós-modernidade
Carga horária - 30 horas-aula
Créditos- 2
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professor responsável Drª. Luciani Salcedo de Oliveira Malatér e Raymundo da Costa Olioni
Ementa - Três concepções de identidade. Modernismo e pós-modernismo. O descentramento do sujeito. Identidades na pós-modernidade. Docência, gênero e currículo. Semiótica social.
Disciplina (5) Prática em trabalho científico
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professor responsável Drª. Rosely Diniz da Silva Machado e Dulce Cassol Tagliani.
Ementa - Introdução à prática de pesquisa acadêmica. Produção de gêneros acadêmicos. Técnicas e normas básicas do trabalho científico.
Disciplina (6) Avaliação escolar
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professor responsável MSc. Dulce Cassol Tagliani.
Ementa - Principais tendências e perspectivas da avaliação escolar no contexto educacional brasileiro. A avaliação no processo educativo: relação entre aprendizagem e avaliação. Implicações do processo avaliativo na dinâmica didático-pedagógica: a relação entre erro e fracasso escolar.
Disciplina (7) Concepções ambientais e construção do conhecimento
Carga horária - 45 horas-aula
Créditos- 3
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professor responsável Dr. José Antonio Vieira Flores
Ementa - Conceitos de ambiente. Conceitos de conhecimento. Conceitos de Espaço: Geografia, Arquitetura e Arte. Cenários e lugares no processo de construção do conhecimento. Paisagem: construção e desejo. Espaço Público e Arte Pública: possibilidades e limitações.
Disciplina (8) Introdução à análise crítica do discurso: teoria e método de análise
Carga horária - 60 horas-aula
Créditos- 4
Lotação - Departamento de Letras e Artes
Código - a determinar
Professores responsáveis Drª. Luciani Salcedo de Oliveira Malatér e MSc. Raymundo da Costa Olioni
Ementa - Fundamentação teórica da Análise Crítica do Discurso. Linguagem e sociedade. Discurso, poder e ideologia. Texto e contexto. Evento comunicativo como texto. Texto como prática discursiva. Texto como prática social. Método de análise do discurso. Construção identitária docente.
b) Carga horária total em disciplinas: 360 horas-aula
c) Avaliação - A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará da elaboração de trabalhos escritos (resenhas, ensaios e monografias) e atividades em grupo (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas).
A atividade final do curso constará da apresentação de uma monografia acerca de algum tópico estudado durante o curso.
A monografia final terá orientação e co-orientação de professores ministrantes do Curso. Após a entrega, o trabalho será apresentado e posteriormente avaliado por uma banca examinadora, a qual será constituída pelo orientador e mais dois professores, sendo que um deles, será um membro externo.
d) Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:
Integralização de 24 créditos (360 horas-aula)
- Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina
- Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pala Comissão Coordenadora do Curso
- Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina
e) Número de vagas 20 alunos
f) Critérios para inscrição e seleção O curso é destinado a portadores de diploma de Curso superior pleno e reconhecido em uma das áreas das Ciências Sociais e Humanas.
A seleção para o curso será feita através de:
1- Análise do Histórico Escolar e do Curriculum vitae
2- Prova escrita
3- Entrevista
g) Oferecimento das disciplinas
PERÍODO |
DISCIPLINAS |
CARGA HORÁRIA |
1º |
Tópicos em História da Leitura |
45h/a |
1º |
A Leitura e a Escrita como Práticas Discursivas |
45h/a |
1º |
Metodologia das Ciências Sociais |
45h/a |
1º |
Identidades na Pós-Modernidade |
30h/a |
2º |
Prática em trabalho científico |
45h/a |
2º |
Avaliação Escolar |
45h/a |
2º |
Concepções Ambientais e Construção do Conhecimento |
45h/a |
2º |
Introdução à Análise Crítica do Discurso (ACD): Teoria e Método de Análise |
60h/a |