Nº 006 - Dispõe sobre a criação do curso “Lato Sensu” em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 006/2007

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 02 DE MARÇO DE 2007

 

 

 

Dispõe sobre a criação do curso “Lato Sensu” em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola .

 

 

O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 02 de março de 2007, Ata 444,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º      Aprovar a criação e o oferecimento, a partir do 2º semestre de 2007, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagem, Cultura e Educação: uma interface teórico-prática na escola, com a estrutura curricular conforme anexo.

 

Art. 2º      A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE

 

 

 

 

 

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO “LATO SENSU” EM LINGUAGEM, CULTURA E EDUCAÇÃO: UMA INTERFACE TEÓRICO-PRÁTICA NA ESCOLA

 

a)                    Disciplinas:

 

Disciplina (1) - Tópicos em História da leitura

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Biblioteconomia e História

Código - a determinar

Professor responsável – Dr. Claudio Omar Iahnke Nunes

Ementa - Concepções de leitura. A pesquisa sobre leitura: tendências historiográficas. Tipos de leitura. Leitura como prática social. Políticas de leitura, no mundo e no Brasil. Leitura e novas tecnologias.

 

Disciplina (2) – A leitura e a escrita como práticas discursivas

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professor responsável – Drª. Rosely Diniz da Silva Machado

Ementa - Noções teóricas básicas sobre a Análise de Discurso de linha francesa. Concepções de texto, discurso e sujeito. As noções de leitura, escrita, sujeito-autor e sujeito leitor. Procedimentos metodológicos para análise discursiva em AD. A prática pedagógica com o texto na sala de aula.

 

Disciplina (3) – Metodologia das ciências sociais

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Biblioteconomia e História

Código - a determinar

Professor responsável – Drª. Derocina Alves Campos Sosa

Ementa - Construção da idéia de Ciências Sociais na História. Controvérsias metodológicas sobre o ensino das Ciências Sociais. Concepções de ciência, ambiente, educação e sociedade subjacentes aos modelos de ensino das Ciências Sociais. As inter-relações das ciências sociais com outros componentes curriculares. A contribuição das ciências sociais para a formação da cidadania. A formação do docente de Ciências Sociais. Avaliação e construção de propostas alternativas de ensino com vistas ao atendimento pedagógico dos discentes.

 

Disciplina (4) – Identidades na Pós-modernidade

Carga horária - 30 horas-aula

Créditos- 2

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professor responsável – Drª. Luciani Salcedo de Oliveira Malatér e Raymundo da Costa Olioni

Ementa - Três concepções de identidade. Modernismo e pós-modernismo. O descentramento do sujeito. Identidades na pós-modernidade. Docência, gênero e currículo. Semiótica social.

 

Disciplina (5) – Prática em trabalho científico

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professor responsável – Drª. Rosely Diniz da Silva Machado e Dulce Cassol Tagliani.

Ementa - Introdução à prática de pesquisa acadêmica. Produção de gêneros acadêmicos. Técnicas e normas básicas do trabalho científico.

 

Disciplina (6) – Avaliação escolar

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professor responsável – MSc. Dulce Cassol Tagliani.

Ementa - Principais tendências e perspectivas da avaliação escolar no contexto educacional brasileiro. A avaliação no processo educativo: relação entre aprendizagem e avaliação. Implicações do processo avaliativo na dinâmica didático-pedagógica: a relação entre erro e fracasso escolar.

 

Disciplina (7) – Concepções ambientais e construção do conhecimento

Carga horária - 45 horas-aula

Créditos- 3

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professor responsável – Dr. José Antonio Vieira Flores

Ementa - Conceitos de ambiente. Conceitos de conhecimento. Conceitos de Espaço: Geografia, Arquitetura e Arte. Cenários e lugares no processo de construção do conhecimento. Paisagem: construção e desejo. Espaço Público e Arte Pública: possibilidades e limitações.

 

Disciplina (8) – Introdução à análise crítica do discurso: teoria e método de análise

Carga horária - 60 horas-aula

Créditos- 4

Lotação - Departamento de Letras e Artes

Código - a determinar

Professores responsáveis – Drª. Luciani Salcedo de Oliveira Malatér e MSc. Raymundo da Costa Olioni

Ementa - Fundamentação teórica da Análise Crítica do Discurso. Linguagem e sociedade. Discurso, poder e ideologia. Texto e contexto. Evento comunicativo como texto. Texto como prática discursiva. Texto como prática social. Método de análise do discurso. Construção identitária docente.

 

b)                    Carga horária total em disciplinas: 360 horas-aula

 

c)                     Avaliação - A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará da elaboração de trabalhos escritos (resenhas, ensaios e monografias) e atividades em grupo (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas).

 

A atividade final do curso constará da apresentação de uma monografia acerca de algum tópico estudado durante o curso.

A monografia final terá orientação e co-orientação de professores ministrantes do Curso. Após a entrega, o trabalho será apresentado e posteriormente avaliado por uma banca examinadora, a qual será constituída pelo orientador e mais dois professores, sendo que um deles, será um membro externo.

 

d)                   Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:

– Integralização de 24 créditos (360 horas-aula)

- Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina

- Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pala Comissão Coordenadora do Curso

- Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina

 

e)                    Número de vagas – 20 alunos

 

f)                      Critérios para inscrição e seleção – O curso é destinado a portadores de diploma de Curso superior pleno e reconhecido em uma das áreas das Ciências Sociais e Humanas.

 

A seleção para o curso será feita através de:

 

1-                    Análise do Histórico Escolar e do Curriculum vitae

2-                    Prova escrita

3-                    Entrevista

 

g)                    Oferecimento das disciplinas

 

PERÍODO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Tópicos em História da Leitura

45h/a

A Leitura e a Escrita como Práticas Discursivas

45h/a

Metodologia das Ciências Sociais

45h/a

Identidades na Pós-Modernidade

30h/a

Prática em trabalho científico

45h/a

Avaliação Escolar

45h/a

Concepções Ambientais e Construção do Conhecimento

45h/a

Introdução à Análise Crítica do Discurso (ACD): Teoria e Método de Análise

60h/a