Nº 037 - Dispõe sobre a criação do Programa de Residência Médica em Infectologia.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 037/2006

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 8 DE DEZEMBRO DE 2006

 

 

 

Dispõe sobre a criação do Programa de Residência Médica em Infectologia.

 

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 8 de dezembro de 2006, Ata 442,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º            Aprovar a criação do Programa de Residência Médica  em Infectologia, conforme anexo.

 

 

Art. 2º            A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA

 

1. Estrutura:

Duração: 3 anos

Carga horária: anual – 2880 h, total – 8640 h

Turnos: manhã, tarde e noite

Modalidade de Ingresso: Prova de Seleção

Número de Vagas: 02

 

2. Recursos Humanos

 

Participantes – Preceptores

CH/semanal

Cláudio Moss da Silva

10hs

Jussara Maria Silveira

10hs

Roseli Stone Vieira

10hs

Antônio Cardoso Sparvoli

06hs

Ernani Pinho de Moraes

06hs

Hugo Cataud Pacheco Pereira

06hs

Márcia Lima Rodrigues

06hs

Nildo Marques DÀvila

06hs

Raúl Andrés Mendoza Sassi

06hs

Andréia Almeida

04hs

Carla Vitola Gonçalves

04hs

Délcio Moura Rodrigues

04hs

Fábio Santos Souza

04hs

Frederico Boffo

04hs

Giovanni Baruffa

04hs

Guilherme Almeida

04hs

João Alfredo Cazaubon Neto

04hs

Juraci Almeida César

04hs

Luiz Eduardo Corrêa Schein

04hs

Luiz Suarez Halty

04hs

Lulie Rosane Odeth Susin

04hs

Marcos Henrique Mattos de Sá

04hs

Maura Dumont Hüttner

04hs

Nikos Michel Numa Koukidis

04hs

Alexandra Medeiros Souza de Freitas

02hs

Lingie Zhang

02hs

Mauro Castanheira Curi

02hs

Paulo Neves Figueiredo

02hs

Regina Maria Carvalho Gonçalves

02hs

 

 

Colaboradores

CH/semanal

Adriana Vallochi

02hs

Ana Maria Barral De Martinez

02hs

Carlos James Scaini

02hs

Carolina Alícia Coch Gióia

02hs

Ivo Gomes De Mattos

02hs

Maria Alix Teixeira Fontoura Dionello

02hs

Obirajara Rodrigues

02hs

Pedro Eduardo Almeida Da Silva

02hs

Vera Regina Mendonça Signorini

02hs

Fabiane Aguiar dos Anjos Gatti

02hs

 

3. Conteúdo teórico mínimo:

a)      Conhecimentos epidemiológicos e aqueles necessários para o diagnóstico e tratamento das lesões decorrentes de animais peçonhentos;

b)      Conhecimentos epidemiológicos e aqueles necessários para o diagnóstico e tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida;

c)      Conhecimentos necessários para o uso clínico e racional dos antimicrobianos;

d)      Conhecimentos epidemiológicos e aqueles necessários para o diagnóstico e tratamento das doenças causadas por vírus, bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, micobactérias, espiroquetas, príons, protozoários e helmintos,  fungos;

e)      Conhecimentos necessários para a prevenção, controle e legislação das Infecções Hospitalares;

f)        Conhecimentos necessários para a prevenção de doenças infecto-contagiosas através do uso adequado das imunizações;

g)      Conhecimentos de Bioética, Ética Médica, Metodologia Científica, Epidemiologia e Bioestatística.

 

Obs.: Parte deste conteúdo mínimo será cumprido aproveitando-se as atividades dos alunos desenvolvidas junto ao curso de especialização Agentes Infecto-Parasitários de Interesse Humano.

 

4. Treinamento em Serviços:

Primeiro Ano – R1

Atividade

CH

%

Anual

 

Atendimento a pacientes internados na enfermaria de Clínica Médica, fazendo rodízio entre os diversos preceptores do serviço. Esta atividade também inclui a realização de plantões semanais.

50

1440

Atendimento a pacientes nos Ambulatórios de Clínica Médica

20

576

Atendimento a pacientes no Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) do Hospital Universitário caracterizando o atendimento de pacientes em situação de urgência ou emergência clínica

10

288

Estágios opcionais: Estarão disponíveis para atuação do médico residente R1 em Infectologia, os diversos serviços de atendimento especializado existentes no Hospital Universitário, tais como os servi;os de Pneumologia, Gastroenterologia, Hospital Dia de Adultos (pacientes crônicos), UTI de adultos, Serviço de Radiologia, entre outros.

10

288

Atividades teóricas: Aulas teóricas, discussões de caso, sessões anátomoclínicas e seminários

10

288

Total

100

2880

 

Segundo Ano – R2

Atividade

CH

%

Anual

 

Unidade de internação: atendimento a pacientes portadores de doenças infecciosas internados na enfermaria de Clínica Médica ou em outras enfermarias do Hospital Universitário. Estão incluídas as enfermarias onde é prestado o atendimento específico aos pacientes com HIV/AIDS e tuberculose. Plantões semanais na unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário

30

864

Atendimento ambulatorial de pacientes com doenças infecciosas. Também acompanharão o ambulatório de dermatologia.

10

288

Atendimento em Hospital Dia: Participação no atendimento de pacientes hospitalizados em regime tipo Hospital Dia no Serviço HIV/AIDS do Hospital Universitário.

15

432

Urgência e Emergência: atendimento a pacientes junto ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Universitário.

15

432

Estágios opcionais: Será disponibilizado ao médico residente a realização de estágios opcionais nos laboratórios de parasitologia, biologia molecular, laboratório de CD4 e Carga Viral, microbiologia, micologia e outros que venham a estar disponíveis. Será facultado ao médico residente a realização de um estágio opcional pelo período de um (01) mês em outra instituição a sua escolha, desde que o referido estágio seja de benefício comprovado para a formação do médico residente e que tenha a aprovação prévia da instituição que oferecer o referido estágio e da COREME.

15

432

Participação em todas as atividades teórico/práticas do Curso de Especialização em Agentes Infecto/Parasitários oferecido anualmente pela instituição.

15

432

Total

100

2880

 

Terceiro Ano – R3

 

Atividade

CH

%

Anual

Racionalização e controle de antimicrobianos: Participação das atividades do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) no que diz respeito ao controle diário do consumo de antimicrobianos no Hospital Universitário. Análise dos memorandos de solicitação de antimicrobianos em correlação com os perfis de resistência e sensibilidade microbiana do Hospital Universitário. Confecção de relatórios e análises estatísticas.

20

576

Controle e prevenção de infecções hospitalares: O médico residente será inserido junto às atividades do SCIH e CCIH e participará de todas as atividades e campanhas relacionadas à prevenção e controle das Infecções Hospitalares.

20

576

Consultoria e assistência a pacientes internados: O médico residente avaliará e acompanhará todos os pacientes com solicitação de parecer da infectologia e discutirá com o mesmo as condutas diagnósticas e terapêuticas a serem tomadas.

20

576

Ambulatórios especializados: O médico residente participará do atendimento de pacientes em ambulatórios específicos, tais como HIV/AIDS, Hepatites, co-infectados (HIV/ Hepatites) e acompanhará os ambulatórios de tuberculose, DST (estes dois últimos no posto de saúde do município), dermatologia e outros que estiverem disponíveis.

20

576

Estágios opcionais: Será disponibilizado ao médico residente a realização de estágios opcionais nos laboratórios de parasitologia, biologia molecular, laboratório de CD4 e Carga Viral, microbiologia, micologia e outros que venham a estar disponíveis. Será facultado ao médico residente a realização de um estágio opcional pelo período de um (01) mês em outra instituição a sua escolha, desde que o referido estágio seja de benefício comprovado para a formação do médico residente e que tenha a aprovação prévia da instituição que oferecer o referido estágio e da COREME.

20

576

Total

100

2880

 

5. Avaliação

 

Avaliações subjetivas: As avaliações subjetivas serão realizadas pelos preceptores mensalmente e incluem pareceres voltados à capacidade de aprendizado, interesse, participação, relacionamento com os pacientes e com os colegas, habilidades técnicas (quando houver), pontualidade, freqüência, e serão do conhecimento do médico residente.

 

Avaliações objetivas: As avaliações objetivas serão realizadas trimestralmente ou em períodos menores e envolverão temas previamente determinados. Poderão ser realizadas avaliações extras a critério do preceptor. As avaliações poderão ser realizadas através de provas com questões objetivas ou subjetivas; mediante a análise e interpretação de casos clínicos ou mesmo imagens. Como parte da avaliação final está previsto a apresentação de uma monografia.