Nº 029 - Dispõe sobre a criação do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Refrigeração e Ar Condicionado Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Alterada pela Del. 002/07 da 6ª Câmara do COEPE.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 029/2006

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 13 DE OUTUBRO DE 2006

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Refrigeração e Ar Condicionado Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

 

 

O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de outubro de 2006, Ata 440,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º      Criar no Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Refrigeração e Ar Condicionado Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, conforme caracterizado nos Anexos I, II, e III.

 

Art. 2º      Criar as respectivas disciplinas, arroladas no ementário respectivo, conforme Anexo II.

 

Art. 3º      A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE


 

Anexo I

====================================================================

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati

 

Curso de Educação Profissional

Técnico em refrigeração e Ar Condicionado*

 

Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada ao Ensino Médio

====================================================================

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

1.      Objetivos

 

· Proporcionar formação integral aos alunos Jovens e Adultos possibilitando seu acesso e/ou permanência no mercado de trabalho a partir de uma sólida qualificação que alie aspectos profissionais e humanísticos, teoria e prática contextualizadas;

· Oferecer aos alunos Jovens e Adultos Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, respeitando suas diferenças e tempos numa perspectiva de construção do conhecimento e reflexão-ação sobre a prática pedagógica;

· Oferecer aos alunos Jovens e Adultos espaço de formação capaz de articular as diferentes experiências de vida com os saberes escolares, tomando a interdisciplinaridade e os contextos sociais como ponto de partida;

· Constituir instância de formação continuada para Jovens e Adultos, entendendo o Curso proposto não como um fim em si mesmo, mas como um espaço de formação que possibilite o prosseguimento de estudos para esse público.

 

2.       Caracterização da área

 

Compreende processos, contínuos ou discretos, de transformação de matérias primas na fabricação de bens de consumo ou de produção. Esses processos pressupõem uma infra-estrutura de energia e de redes de comunicação. Os processos contínuos são automatizados e transformam materiais, substâncias ou objetos ininterruptamente podendo conter operações biofisicoquímicas durante o processo.  Os discretos, não contínuos, que geralmente requerem a intervenção direta do profissional caracterizam-se por operações físicas de controle das formas dos produtos. Com a crescente automação, os processos discretos tendem a assemelhar-se aos processos contínuos, de modo que o profissional interfira de forma indireta por meio de sistemas microprocessados. A presença humana, contudo, é indispensável para o controle, em ambos os processos, demandando um profissional apto para desenvolver atividades de planejamento, instalação, operação, manutenção, qualidade e produtividade. As atividades industriais de maior destaque, excluídas as da indústria química, são as de mecânica, eletroeletrônica, automotiva, gráfica, metalurgia, siderurgia, calçados, vestuário, madeira e mobiliário e artefatos de plástico, borracha, cerâmica e tecidos, automação de sistemas, refrigeração e ar condicionado. (Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).

 

3.       Competências profissionais gerais do técnico da área

 

· Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.

· Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.

· Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.

· Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.

· Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.

· Projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.

· Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.

· Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.

· Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.

· Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.

· Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.

· Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

· Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.  (Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).

Obs.:  Competências específicas adicionais poderão ser definidas pela escola para completar o currículo, em função do perfil profissional de conclusão da habilitação.

 

4.      Duração:  8 semestres

 

5.      Regime: semestral, com dois ingressos anuais.

 

6.      Turno:  Noturno

 

7.      Número de vagas: 30 vagas em cada turma.

 

8.      Ingresso: na 1a série, através de concurso público específico.  Poderão concorrer às vagas, Jovens e Adultos com idade mínima de 18 anos completos até o último dia destinado às inscrições, com Ensino Fundamental devidamente concluído. O processo de seleção será realizado através de uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática .

 

9.      Distribuição da carga horária:

 

O Curso tem um total de 2.400 horas, respeitada a CH mínima de 1.200 h para a Formação Geral e a CH Mínima de 1.200 h estabelecida para a respectiva habilitação profissional de nível técnico, qual seja, técnico em Refrigeração e Ar Condicionado.

Resumo

Área ou componente do Curso

CH

proposta

Decr. 5.478/2005

Res. CNE/CEB 01/2005

Mín.

Máx.

a.

Ensino Médio

1200 h

1200 h(I)

 

 

 

2400 h(I)

 

1200 h

b.

Ensino Médio Profissional básico

 300 h(II)

 

 

1200 h(I)

 

 

1200 h

c.

Educação Profissional na

Área de Refrigeração e

Ar Condicionado (Indústria)

 

 900 h(II)(IV)

CH Ens Méd Prof  1200 + 300

1500 h (III)

1200 h + Ed.Prof.Bás.

 

 

CH Total  1200 + 900 + 300

2400 h

 

 

2400 h

 

 

 (I) O curso tem previstas 1.200 horas para as atividades relacionadas ao Ensino Médio (item a) e 1.200  horas para as atividades consideradas como de formação da Educação Profissional (itens b e c), conforme o artigo 6ºda Res. CNE/CEB 01/2005, considerada a carga horária mínima do Ensino Médio nas modalidades regular ou de Educação de Jovens e Adultos.  Neste último caso, o Decr. 5.478/05 especifica um máximo de 2.400 h para todo o curso, compreendidas as horas de formação profissional, se existirem.  Assim, restam 1.200 h para o Profissional.  Estão previstas 30 h de atividades extraclasse do 1o. ao 5o. semestres.

(II) A CH profissionalizante se compõe do Ensino Profissionalizante de nível médio tradicional  (300 h, na área de Refrigeração) mais a formação de Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado propriamente dita (900 h).

(III) O presente projeto opta por conceder uma terminalidade ao contorno das 1.500 h, correspondendo à conclusão da fase de Ensino Médio mais o Ensino Médio Profissional básico, caracterizando o Ensino Médio com Qualificação para o Trabalho (como recomenda o parágrafo único do Art. 6o. do Decr. 5.478/05).

(IV) A CH da Educação Profissional se divide em três módulos de 300 h cada, correspondendo a cada um deles uma certificação específica para o estudante que o conclua.

 

Por série (*)

 

Disciplina/Módulo

1o

Sem

2o

Sem

3o

Sem

4o

Sem

5o

Sem

6o

Sem

7o

Sem

8o

Sem

Total

Ensino Médio

240

240

270

240

210

0

0

0

1200

Educação Profissional básica

30

30

0

30

60

0

0

0

 150

Educação Profissional

0

0

0

0

0

300

300

300

 900

Atividades diferenciadas

30

30

30

30

30

0

0

0

 150

 

Totais

1o

Sem

2o

Sem

3o

Sem

4o

Sem

5o

Sem

6o

Sem

7o

Sem

8o

Sem

 

Ensino Médio

c/ qualif. p/ trabalho

300

300

300

300

300

0

0

0

1500

Educação Profissional

0

0

0

0

0

300

300

300

900

Total Geral

 

 

 

 

 

 

 

 

2400

(*) Detalhamento no Anexo III – GRADE CURRICULAR.

 

10.  Metodologia

 

a)      Proposta Curricular

 

Basicamente, os seguintes elementos se apregoam como base de formulação do Curso:

 

¾ A educação profissional tendo como princípio e orientação sua ligação ao mundo do trabalho e à cidadania. (LDB -Lei nº 9.394/96, art. 39).

¾ O conhecimento entendido como construção social, numa contextualização da realidade que envolve jovens e adultos, sem dissociar a teoria e a prática.

¾ A dialogicidade, a constante troca de conhecimentos e experiências entre professor e aluno e a interdisciplinaridade como base da execução curricular.

¾  Os saberes e as experiências de vida dos sujeitos sendo levados em conta, a partir de um princípio epistemológico que respeite suas questões cognitivas, econômicas, culturais, entre outras.

¾  A interdisciplinaridade estabelecendo vínculos mais estreitos entre teoria e prática, cultura geral e cultura técnica, articulando possibilidades de trabalho, como projetos, temas geradores etc., num mundo em que outras aptidões e habilidades se fazem presentes, entre elas:

 

- capacidade de comunicar-se adequadamente;

- autonomia intelectual;

- autonomia moral;

- capacidade de comprometer-se com o trabalho, entendido em sua forma mais ampla de construção do homem e da sociedade, por meio da responsabilidade, da crítica, da criatividade.

 

A Resolução CNE/CEB nº 1/2000 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA determina no Art. 5º, parágrafo único, em resumo, que a Educação de Jovens e Adultos considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio de modo a assegurar distribuição específica de componentes curriculares para uma igualdade de formação e de oportunidades em relação aos demais alunos da escola básica e a valorização do mérito de cada qual e de seus conhecimentos e valores.

 

            Pode-se, assim, relacionar como princípios de construção curricular:

a)      A concepção de homem como ser histórico-social.

b)      A perspectiva integrada ou de totalidade a fim de superar a segmentação e desarticulação dos conteúdos.

c)      A incorporação de saberes sociais e dos fenômenos educativos extra-escolares.

d)      A experiência do aluno na construção do conhecimento.

e)      O resgate da formação, participação, autonomia, criatividade e práticas pedagógicas emergente.

f)       A implicação subjetiva dos sujeitos da aprendizagem.

g)      A interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interculturalidade.

h)      A construção dinâmica com participação.

i)        A prática de pesquisa.

 

b)      Estrutura Curricular

 

Neste universo de questões a considerar, emergem muitas possibilidades de organização e metodologias.  A valorização dos saberes e o respeito aos tempos e aprendizagens, faz da organização curricular algo não estanque, mas atrelado à realidade dos alunos.

 

A formação profissional integral se alcança por uma sólida formação humanística e científico-tecnológica orientada pela prática social e pela participação na sociedade, na cultura e no trabalho, não se resumindo a este último, mas propiciando condições favoráveis para o prosseguimento de estudos dos Jovens e Adultos.

 

Uma “grade curricular” para um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos não existe como um modelo pronto e acabado. Deve ser interpretada como uma construção coletiva e processual. O processo de discussão realizado dentro do próprio Colégio Técnico Industrial, levou à grade apresentada no Anexo III.

 

Os componentes curriculares denominados atividades diferenciadas visam auxiliar na implementação de todos os princípios metodológicos citados acima, propiciando, nos períodos regulares de [possibilidade de] permanência do estudante no Colégio, espaço específico de interação entre professores, alunos e escola, para a construção de um ambiente integrado de aprendizagem.

 

Note-se que inclui-se um estágio obrigatório para a conclusão do Curso, compreendido como instrumento de aprendizagem, com carga horária mínima definida nos planos de curso e regulamentado em instrumento próprio, com a execução pelos alunos acompanhada pelas Divisões de Ensino e Coordenadoria de Relações Empresariais (carga horária não computada no mínimo exigido para a realização do curso integrado, conforme legislação vigente).

 

c)      Execução Curricular

 

O Curso está organizado em 08 semestres com 100 dias letivos cada, com 03 horas e dez minutos diários de aula.  No que se refere à carga horária diária, será assim distribuída: 01 período de 95 minutos (das 19h10min às 20h45min), um intervalo de 15 minutos e outro período de 95 minutos.

 

As disciplinas são ministradas seqüencialmente, conforme a Grade Curricular (Anexo III), na ordem em que aparecem anotadas as respectivas cargas horárias.  Por exemplo, Geografia I, II e III, são ministradas no 3o, 4o e 5o semestres.

 

As disciplinas de módulo são ministradas em colegiado, com uma programação semanal e semestral de intervenção de cada professor.

 

As atividades diferenciadas acontecerão em 10 dias por semestre, distribuídos em diferentes semanas, com atendimentos direcionados, trabalhos de pesquisa em biblioteca ou na Internet, realização de trabalhos em grupo etc., num total de 30 horas por semestre. A programação dessas atividades deve ser feita a priori, com abertura para aproveitamento de oportunidades que surgirem, fazendo-se a devida adequação no cronograma geral do Curso ou de disciplinas.

 

11.  Avaliação

 

O processo de avaliação deve

 

¾ levar em consideração os motivos que levaram os estudantes a ter um acesso “tardio” à educação formal e, a partir daí, pensar uma alternativa metodológica para a permanência desses alunos;

¾ considerar os saberes produzidos pelos alunos, sua trajetória de vida e sua participação nos diferentes grupos sociais, com especial ênfase nas experiências culturais, laborais, históricas e políticas de modo a se poder aferir e reconhecer conhecimentos e habilidades obtidos em processos formativos extra-curriculares(MEC, Portaria 2.080, Art. 6o.);

¾ acompanhar a caminhada do aluno, respeitando seu ponto de partida e seus diferentes tempos, entretanto, sem perder de vista a manutenção da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

 

Objetivamente, dever-se-á adotar procedimentos de validação do conhecimento do estudante obtido da educação formal anterior ou da experiência de trabalho.

 

Observe-se que os professores também são sujeitos do processo, mediadores da produção e troca de conhecimentos entre o grupo.

 

12.  Certificação

 

De acordo com a estrutura do Curso, em observância ao Art. 5° da Portaria n° 2.080 do MEC, os alunos que concluírem o Curso terão direito à certificação válida tanto para o Ensino Médio quanto para a habilitação e o exercício profissional na área de Refrigeração e Ar Condicionado.

 

Além disso, de acordo com a organização da grade curricular, institui-se a terminalidade para o Ensino Médio (formação geral) ao final do 5° Semestre cursado com aproveitamento, possibilitando ao aluno a saída intermediária com a devida certificação de conclusão do Ensino Médio no caso deste não dar continuidade ao Curso.

 

Também instituem-se terminalidades para cada um dos três módulos (quais sejam: “Módulo Refrigeração Comercial”, “Módulo Ar Condicionado” e “Módulo Refrigeração Industrial”), com respectiva certificação, caso o aluno o(s) conclua com aproveitamento.


Anexo II

====================================================================

Curso de Educação Profissional

Técnico em refrigeração e Ar Condicionado*

 

Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada ao Ensino Médio ====================================================================

 

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS

 

Obs.:  Todas as disciplinas seguem o Sistema I de avaliação.  O código de cada uma está por ser determinado.

 

Disciplina

Língua Portuguesa I

Carga horária

30 horas

Ementa

Definição: linguagem. Parágrafo. Semântica. Denotação e Conotação. Polissemia. Redação. (Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Portuguesa II

Carga horária

30 horas

Ementa

Figuras de Linguagem. Redação. (Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Portuguesa III

Carga horária

30 horas

Ementa

Pontuação. Emprego de letras maiúsculas e minúsculas. Redação. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Portuguesa IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Organização do discurso: estudo morfológico e sintático. Redação. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Portuguesa V

Carga horária

30 horas

Ementa

Organização do discurso: sintaxe, concordância e regência. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Literatura I

Carga horária

30 horas

Ementa

Conceito de literatura. Gênero literário. Teoria da literatura.  Quinhentismo. Barroco. Arcadismo. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Literatura II

Carga horária

30 horas

Ementa

Romantismo. Realismo. Parnasianismo. Simbolismo. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Literatura III

Carga horária

30 horas

Ementa

Modernismo (Primeira, Segunda e Terceira Fases). Pós-modernismo. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Literatura IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Poesia concreta. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Estrangeira – Inglês I

Carga horária

30 horas

Ementa

Gramática. Textos. Present tense. Simple past tense. Verbos regulares. Verbos irregulares. Formas interrogativas e negativas. Pronomes Interrogativos. Leitura e compreensão de textos.

 

Disciplina

Língua Estrangeira – Inglês II

Carga horária

30 horas

Ementa

Tempos verbais: present perfect composto. Past perfect tense. Past continuous tense. Present continuous tense. Substantivos. Adjetivos. Pronomes. Advérbios. Futuro simples X “going to”. If clauses. Verbos modais. Preposições.

 

Disciplina

Língua Estrangeira – Espanhol I

Carga horária

30 horas

Ementa

Apresentação da Língua Espanhola. Dados pessoais. Hábitos (restaurante, vestuário, posto médico/farmácia, supermercado, etc). Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Língua Estrangeira – Espanhol II

Carga horária

30 horas

Ementa

O alfabeto em Espanhol. Diferenças fonético-fonológicas entre Português e Espanhol. Números ordinais e cardinais. Conteúdos Gramaticais: pronomes pessoais retos e oblíquos, pronomes interrogativos, pronomes demonstrativos, pronomes e adjetivos possessivos; verbos - modo indicativo presente, pretérito e futuro, modo imperativo afirmativo e negativo; colocação pronominal. As horas. Diferenças morfossintáticas entre Português e Espanhol. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Geografia I

Carga horária

30 horas

Ementa

O meio natural e as tecnologias.  Dinâmica geológica e formas de litosfera.  O jogo dos climas e os domínios naturais.  A Natureza e os recursos naturais. Economia e ecologia: Geografia e política energética; transportes e telecomunicações; os estados e a política ambiental. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Geografia II

Carga horária

30 horas

Ementa

Economia. Geopolítica e globalização do mundo contemporâneo.  Formação da economia-mundo Blocos econômicos supranacionais.  Geopolítica e economia pós II Guerra Mundial. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Geografia III

Carga horária

30 horas

Ementa

Sociedade política e cultura.  O crescimento demográfico e o processo de urbanização.  A agricultura  e o meio rural.  Os sistemas de estados e os conflitos nacionais.  Globalização e anti-globalização. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

História I

Carga horária

30 horas

Ementa

Modos de Produção. Sociedades pré-históricas: o primitivismo. Civilizações comerciais e agrárias da Antigüidade: o escravismo - Mesopotâmia, Egito, Fenícia, Grécia, Roma. Transformações econômicas da Idade Média: o feudalismo - crescimento populacional, inovações técnicas, feiras, rotas comerciais, corporações de ofício. Sistema financeiro. Idade Moderna e expansão do comércio: o mercantilismo - intervenção do estado na economia, descobrimentos marítimos, metalismo, protecionismo, colonialismo. A Idade Contemporânea: economias industriais: fatores da industrialização, expansão industrial, imperialismo, a Grande Depressão. Vias industrializada e agrícola do marxismo. Atualidade econômica: o neo-libe­ralismo.

 

Disciplina

História II

Carga horária

30 horas

Ementa

Conceito de cidadania. Ações de cidadania. Exemplos de cidadãos. Obrigações do Estado. Conquista da cidadania: os estados segundo os direitos individuais, Código de Hamurabi, timocracia, Lei das Doze Tábuas, Cristianismo, Magna Carta, Revolução Gloriosa, Três Poderes, Revolução Francesa, Código Napoleônico. Dinâmica capitalista.

 

Disciplina

História III

Carga horária

30 horas

Ementa

EUA: independência,“destino manifesto”.Paraguai: estâncias da pátria. México: reforma agrária. Brasil: movimentos nativistas e libertadores do Período Colonial, movimentos descentralizadores do Período Imperial. Era Vargas. Período Militar. Constituição de 1988. Ciclos econômicos.

 

Disciplina

Sociologia

Carga horária

30 horas

Ementa

Introdução à Sociologia: a Ciência e os primeiros sociólogos. A Declaração dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas. Problemas sociais e direitos humanos: etnocentrismo, discriminação, preconceito. Problemas sociais locais: educação e saúde pública. Desigualdades sociais: origens. A violência. Desigualdades sociais no Brasil. O mundo do trabalho: alienação; ideologia; o trabalho na sociedade capitalista; o trabalho hoje. Movimentos sociais. Política e sociedade: o Estado moderno. Aspectos do Estado no Brasil.

 

Disciplina

Filosofia

Carga horária

30 horas

Ementa

Introdução à Filosofia: atitude e reflexão filosófica. Filosofia: origens. Os primeiros filósofos. Antropologia filosófica: o Ser Humano sob o ponto de vista filosófico; a Cultura. Teoria do Conhecimento: concepções de Verdade; conhecimento, lógica e linguagem. O conhecimento na Antigüidade: Platão e Aristóteles. O conhecimento e a Ciência no Período Moderno: Descartes, Hume e Kant. Ética: constituintes do campo ético; valores; liberdade. Política: vida política. Estética: natureza e funções da Arte.

 

Disciplina

Biologia I

Carga horária

30 horas

Ementa

Introdução à Biologia. Caracterização dos seres vivos. Origem da vida. Composição química dos seres vivos. Citologia. Gametogênese. Reprodução humana. Diferenciação celular.

 

Disciplina

Biologia II

Carga horária

30 horas

Ementa

Categorização dos seres vivos. Reinos. Vírus. Discussão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (temas especiais incluindo vacina contra AIDS e outros).

 

Disciplina

Biologia III

Carga horária

30 horas

Ementa

Ecologia: seres vivos e o meio ambiente. Ecossistemas. Cadeias e teias alimentares. Ciclos biogeoquímicos. Relações entre os seres vivos. Divisões da biosfera. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Biologia IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Síntese de Proteínas. Genética. Biotecnologia - temas da atualidade: clonagem, transgênicos, Projeto Genoma. Evolução.

 

Disciplina

Matemática I

Carga horária

60 horas

Ementa

Revisão de Conteúdos do Ensino Fundamental. Expressões numéricas. Frações. Áreas de figuras planas. Triângulo retângulo. Funções: Variáveis independentes e dependentes. Plano cartesiano:  definição; gráficos. Função de 1º grau: definição; gráficos. Equações de 1º grau.

 

Disciplina

Matemática II

Carga horária

30 horas

Ementa

Função do 2º grau: definição; gráfico. Equação do 2º grau. Propriedades da potenciação e radiciação. Função Exponencial: definição; gráficos. Equações Exponenciais.

 

Disciplina

Matemática III

Carga horária

30 horas

Ementa

Função Logarítmica. Definição. Gráfico. Equações logarítmicas. Trigonometria. Medida de arcos, unidades de medida. Arcos congruentes e 1ª determinação positiva. Funções trigonométricas. Fórmulas de adição. Equações trigonométricas. Lei dos senos e cossenos. Relações trigonométricas no triângulo qualquer.

 

Disciplina

Matemática IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Matrizes: definição; operações. Matriz inversa. Sistemas de Equações Lineares: resolução por adição e substituição. Resolução por escalonamento. Regra de Cramer.

 

Disciplina

Matemática V

Carga horária

30 horas

Ementa

Geometria dos sólidos. Diedros, triedros, poliedros e poliedros regulares. Relação de Euler. Superfícies e Volumes. Prismas. Paralelepípedos. Cilindro. Polinômios: definição; operações. Interpolação polinomial.

 

Disciplina

Química I

Carga horária

30 horas

Ementa

Propriedades das substâncias e dos materiais: substâncias e suas propriedades físicas e materiais. Solução, colóide e agregado. Temperatura de ebulição e fusão e suas relações com a pressão atmosférica, as substâncias e a presença de solutos dispersos em seu meio. Densidade e solubilidade. Condutividade elétrica e térmica. Aplicações tecnológicas das substâncias e materiais relacionadas às suas propriedades. Transformações. Caracterização: transformações químicas. Representação dos códigos, dos símbolos e das expressões próprios das transformações químicas e nucleares. Propriedades químicas: efervescência, fermentação, combustão, oxidação, corrosão, toxidez. Degradabilidade. Polimerização, acidez, neutralidade e alcalinidade. Transformações e aspectos energéticos: formas de variação de energia nas transformações químicas. Produção de energia térmica e elétrica em transformações químicas e nucleares. Calor e sua relação com as transformações químicas e com a massa dos reagentes e dos produtos. Aplicações da primeira e da segunda leis da termodinâmica no estudo das transformações químicas. Entalpia, entropia e potenciais-padrões e eletrodo. Previsão de variação de energia térmica e elétrica nas reações químicas.

 

Disciplina

Química II

Carga horária

30 horas

Ementa

Transformações. Aspectos dinâmicos: transformações químicas que ocorrem em diferentes intervalos de tempo. Variáveis que podem modificar a rapidez de uma transformação química. Coexistência de reagentes e produtos. Variáveis que perturbam o estado de equilíbrio químico. Transformações químicas como resultantes de “quebra” e formação de ligações químicas. Diferentes modelos para explicar o comportamento ácido-base. Modelos explicativos para compreender o equilíbrio químico. Modelos explicativos para compreender a rapidez das transformações químicas. Relação entre o calor envolvido nas transformações químicas e as massas de reagentes e produtos. Entalpia de reação como resultante do balanço energético advindo de formação e ruptura de ligação química. Relação entre energia elétrica produzida e consumida na transformação química e os processos de oxidação e redução. Processos de oxidação e redução a partir das idéias de estrutura da matéria.

 

Disciplina

Química III

Carga horária

30 horas

Ementa

Química como atividade científica: a ciência e a tecnologia químicas como criação humana. Compreensão do mundo, do qual a química é parte integrante, por meio dos problemas que ela consegue resolver e dos fenômenos que podem ser descritos por seus conceitos e modelos. As formas pelas quais a química influencia nossa interpretação do mundo atual, condicionando formas de pensar e interagir. Limites da ciência e o significado das suas dimensões sociais e políticas. Ciência como uma atividade aberta em construção social. O caráter provisório e incerto das teorias científicas, das limitações de um modelo explicativo e da necessidade de alterá-lo, avaliando as aplicações da ciência e levando em conta as opiniões controvertidas dos especialistas. Tecnologia química: o conteúdo de textos e comunicações referentes ao conhecimento científico e tecnológico, em química, veiculados em notícias e artigos de jornais, revistas, televisão e outros meios sobre temas como agrotóxicos, concentração de poluentes, chuvas ácidas, camada de ozônio, aditivos de alimentos, flúor na água, corantes e reciclagens. Compreensão do papel desempenhado pela química no desenvolvimento tecnológico e a complexa relação entre ciência e tecnologia ao longo da história. Reconhecimento do papel do conhecimento químico no desenvolvimento tecnológico atual em diferentes áreas do setor produtivo, industrial e agrícola. Aspectos que caracterizam a prática tecnológica: técnico (know-how), organizacional e cultural. Interdependência entre desenvolvimento científico e tecnológico e desenvolvimento tecnológico e sociedade.

 

Disciplina

Química IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Química e sociedade: a presença do conhecimento químico na cultura humana contemporânea em diferentes âmbitos e setores. Responsabilidades sociais decorrentes da aquisição de conhecimento na defesa da qualidade de vida e dos direitos do consumidor. Eventos, processos e produtos culturais voltados à difusão da ciência. Influência da ciência e da tecnologia sobre a sociedade e desta sobre o progresso científico e tecnológico e limitações e possibilidades de se usar a ciência e a tecnologia para resolver problemas sociais. Interações entre a ciência e a tecnologia e os sistemas políticos e do processo de tomada de decisão sobre ciência e tecnologia: defesa nacional e políticas globais. Aspectos estéticos, criativos e culturais da atividade científica. Efeitos do desenvolvimento científico sobre a literatura e as artes, e a influência da humanida­de na ciência e na tecnologia. Química,cidadania e meio ambiente: aspectos relevantes do conhecimento químico e suas tecnologias na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente. A ciência e a tecnologia química sob o ponto de vista ético para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito. Compromisso com o ideal de cidadania planetária, na busca de preservação ambiental do ponto de vista global e de ações de redução das desigualdades étnicas, sociais e econômicas. Desenvolvimento de ações engajadas na comunidade para a preservação ambiental.

 

Disciplina

Física I

Carga horária

30 horas

Ementa

Introdução: A Física como ciência experimental. Revisão de matemática. Cinemática: definições e conceitos. Movimento uniforme. Movimento Uniformemente variado. Queda dos corpos. Movimentos circulares.

 

Disciplina

Física II

Carga horária

30 horas

Ementa

Dinâmica: Leis de Newton. Atrito. Trabalho e potência. Energia. Estática: Definições e conceitos. Equilíbrio de um corpo. Eletrostática: conceitos. Força elétrica. Campo elétrico. Potencial elétrico.

 

Disciplina

Física III

Carga horária

30 horas

Ementa

Eletrodinâmica: capacitores. Corrente elétrica. Resistores. Geradores. Circuitos elétricos. Magnetismo: Ímãs. Campo magnético. Eletromagnetismo: campo magnético criado por uma corrente elétrica. Força magnética. Indução eletromagnética.

 

Disciplina

Física IV

Carga horária

30 horas

Ementa

Introdução: pressão. Massa volumétrica. Densidade. Hidrostática. Equilíbrio dos líquidos. Princípio de Arquimedes. Estática dos gases. Noções de Hidrodinâmica.

 

Disciplina

Física V

Carga horária

60 horas

Ementa

Termometria. Dilatação térmica. Calorimetria. Transmissão de calor. Mudanças de fase. Estudo dos gases. Termodinâmica.

 

Disciplina

Educação Artística

Carga horária

30 horas

Ementa

Origem do desenho técnico e normalização. Geometria. História da arte aplicada. Desenho projetivo e perspectiva. Estética e história do desenho industrial. Aplicação de linhas em desenhos. Projeção ortogonal. Escalas. Cotas. Cortes. Representação isométrica de tubulações.

 

Disciplina

Saúde e Segurança no Trabalho

Carga horária

30 horas

Ementa

Riscos inerentes à exposição inadequada ao sol. LER / DORT. Uso de medicamentos. Qualidade da Água. Segurança em laboratório. DST / AIDS. Drogas, álcool e fumo. Prevenção a incêndio. Primeiros socorros. Direção defensiva. Higiene pessoal e saneamento básico. Organização no trabalho. Trabalho voluntário. Doenças relacionadas com animais domésticos. Noções de nutrição. Declarar-se doador de Órgãos e ser doador de sangue. Acidentes com eletricidade. Ambiente de trabalho. Problemas de visão. Acidentes domésticos. CIPAs. Epidemias e endemias no Brasil. Doenças profissionais. Efeitos das cores. Direitos do trabalhador. Periculosidade e insalubridade. Algumas profissões e suas normas de segurança.

 

Disciplina

Gestão

Carga horária

30 horas

Ementa

Necessidades humanas básicas. Fundamentos da economia. O sistema econômico de mercado. Fundamentos da administração empresarial. As empresas. Planejamento da ação empresarial. Organização da ação empresarial. Direção da ação administrativa. Controle da ação administração empresarial. Gestão da qualidade total. Gerenciamento da manutenção. Relações humanas no trabalho. O meio ambiente e a educação ambiental. Empreendedorismo e plano de negócio.

 

Disciplina

Microinformática I

Carga horária

30 horas

Ementa

Definições e conceitos gerais sobre informática.  Uso de sistemas operacionais para microcomputadores. Uso de ferramentas gerais de produtividade em microcomputadores: processadores de texto; planilhas eletrônicas; softwares de apresentação. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Microinformática II

Carga horária

30 horas

Ementa

Uso de software de produtividade de escritório e práticas direcionadas ao uso dos softwares na profissão.  Uso de redes de computadores.  Internet e seu uso produtivo: páginas de hipertexto (Web); correio eletrônico; comunicação em tempo real (mensagens instantâneas); páginas de pesquisa. Alterada cfe. Anexo I da Del. 002/2007 da 6ª Câmara do COEPE)

 

Disciplina

Introdução à Refrigeração

Carga horária

30 horas

Ementa

Conceitos e tecnologias dos sistemas de refrigeração utilizados em residências, lojas comerciais e industrias. Conceitos relativos a transmissão de calor e isolamento térmico de ambientes refrigerados. Cálculos da carga térmica dos diversos ambientes relacionados aos equipamentos de refrigeração utilizados.

 

Disciplina

Módulo Refrigeração Comercial

Carga horária

300 horas

Ementa

Equipamentos de refrigeração de pequeno e médio porte. Ferramentas para manutenção de sistemas domésticos e comerciais de refrigeração. Defeitos e suas causas em sistemas de refrigeração domésticos e comerciais: análise termodinâmica do ciclo e teste dos componentes elétricos e mecânicos. Manutenção em equipamentos de refrigeração de pequeno e médio porte. Determinação da carga térmica a ser retirada de ambientes refrigerados e das características dimensionais do isolamento térmico. Determinação da eficiência energética de ciclos de refrigeração: análise termodinâmica. Dimensionamento e seleção de equipamentos para absorção da carga térmica de ambientes refrigerados utilizando os conceitos de eficiência energética. Componentes elétricos para proteção e acionamento de sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte. Sistemas de automação em sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte. Montagem e manutenção de circuitos elétricos em sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte. Defeitos e suas causas em sistemas de refrigeração de pequeno e médio porte.

 

Disciplina

Módulo Ar Condicionado

Carga horária

300 horas

Ementa

Ferramentas computacionais para desenho de órgãos e acessórios utilizados em refrigeração, fluxogramas de sistemas frigoríficos e planta baixa de edificações. Equipamentos para climatização de ambientes. Eficiência energética de ciclos de refrigeração através de análise termodinâmica. Dimensionamento e seleção de equipamentos para absorção da carga térmica de ambientes climatizados utilizando os conceitos de eficiência energética. Gráficos para determinação de condições de conforto e quantificação das variáveis envolvidas em processos de transferência de calor e massa que ocorrem em sistemas de refrigeração e ambientes. Determinação da carga térmica a ser retirada de ambientes climatizados. Equipamentos para ventilação e insuflação de ar em ambientes. Dimensionamento de sistemas de dutos e seleção de difusores e ventiladores para sistemas de ar condicionado. Dimensionamento e seleção de equipamentos necessários para absorção da carga térmica de ambientes refrigerados utilizando os conceitos de eficiência energética. Dimensionamento e seleção de equipamentos para ventilação, distribuição e insuflação de ar em ambientes climatizados. Ferramentas para manutenção de condicionadores de ar de janela, tipo split, centrais, chillers e automotivos. Defeitos e suas causas em condicionadores de ar: análise termodinâmica do ciclo e teste dos componentes elétricos e mecânicos. Manutenção de condicionadores de ar. Componentes elétricos para proteção e acionamento de condicionadores de ar. Sistemas de automação em condicionadores de ar. Montagem e manutenção de circuitos elétricos em condicionadores de ar. Defeitos e suas causas em circuitos elétricos de condicionadores de ar. Manutenção em motores elétricos.

 

Disciplina

Módulo Refrigeração Industrial

Carga horária

300 horas

Ementa

Os fluxos de processo que ocorrem em abatedouros frigoríficos. Métodos de cálculo para determinação da carga térmica a ser retirada em processos de conservação de alimentos. Métodos de cálculo para determinação das dimensões de câmaras frigoríficas e isolamento térmico utilizado nas mesmas. Conceitos e tecnologias dos sistemas de refrigeração utilizados nas indústrias. Determinação da eficiência energética de ciclos de refrigeração utilizados pelas indústrias, através de análise termodinâmica. Fluxogramas de instalações frigoríficas industriais através de balanços de energia massa. Equipamentos frigoríficos utilizados em processos industriais. Metodologia para o dimensionamento de órgãos de instalações frigoríficas industriais. Metodologia utilizada para seleção de órgãos e acessórios empregados em instalações frigoríficas industriais. Defeitos e suas causas em equipamentos e instalações frigoríficas industriais. Manutenção preventiva, preditiva e corretiva. Procedimentos de rotina adotados em instalações frigoríficas industriais. Funcionamento de instalações frigoríficas industriais:acompanhamento. Execução do projeto completo de uma instalação frigorífica. Componentes elétricos para proteção e acionamento de sistemas de refrigeração industriais. Sistemas de automação em sistemas de refrigeração industriais. Montagem e manutenção de circuitos elétricos para sistemas de refrigeração industriais. Defeitos e suas causas em circuitos elétricos de sistemas de refrigeração industriais.

 

 


Anexo III - Grade Curricular

 

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati

 

Curso de Educação Profissional

Técnico em refrigeração e Ar Condicionado*

 

Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada ao Ensino Médio

 

Matéria/Módulo(I)

Total

Ensino Médio

Língua Portuguesa

30

30

30

30

30

-

-

-

150

Literatura

30

30

30

30

-

-

-

-

120

Língua Estrangeira(II)

30

30

-

-

-

-

-

-

60

Geografia

-

-

30

30

30

-

-

-

90

História

30

30

30

-

-

-

-

-

90

Sociologia

-

-

30

-

-

-

-

-

30

Filosofia

-

-

-

30

-

-

-

-

30

Biologia

-

30

30

30

30

-

-

-

120

Matemática

60

30

30

30

30

-

-

-

180

Química

30

30

30

30

-

-

-

-

120

Física

30

30

30

30

60

-

-

-

180

Educação Artística

-

-

-

-

30

-

-

-

30

Ensino Médio

Profissional básico

Saúde e Segurança

no Trabalho

-

-

-

-

30

-

-

-

30

Gestão

-

-

-

30

-

-

-

-

30

Microinformática

30

30

-

-

-

-

-

-

60

Introdução à Refrigeração

-

-

-

-

30

-

-

-

30

Outras Atividades

30

30

30

30

30

-

-

-

150

Educação Profissional

Módulo Refrigeração

Comercial

-

-

-

-

-

300

-

-

300

Módulo Ar Condicionado

-

-

-

-

-

-

300

-

300

Módulo Refrigeração

Industrial

-

-

-

-

-

-

-

300

300

 

Carga Horária Total

300

300

300

300

300

300

300

300

2400

(I) As disciplinas que compõem cada matéria (por exemplo: Geografia = Geografia I, II e III) são ministradas seqüencialmente, na ordem em que aparecem anotadas as respectivas cargas horárias.

 (II) Espanhol ou Inglês


 



* Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, na área Profissional Indústria.

* Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, na área Profissional Indústria.

* Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, na área Profissional Indústria.