Nº 028 - Dispõe sobre a criação do curso de Educação Profissional Técnico em Eletrotécnica na Modalidade Integrada ao Ensino Médio. Alterada pela Del. 001/07 da 6ª Câmara do COEPE.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 028/2006

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 13 DE OUTUBRO DE 2006

 

 

Dispõe sobre a criação do curso de Educação Profissional Técnico em Eletrotécnica na Modalidade Integrada ao Ensino Médio.

 

 

O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de outubro de 2006, Ata 440,

 

 

 

D E L I B E R A :

 

 

 

Art. 1º   Criar no Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati o Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrotécnica na Modalidade Integrada ao Ensino Médio, conforme caracterizado nos Anexos I, II, III e IV.

 

Art. 2º   Criar as disciplinas da área profissional de Eletrotécnica no CTI, arroladas no ementário respectivo, conforme Anexo II.

 

Art. 3º                   A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE

 

 

 

 

 

Anexo I

                               

===================================================================================

Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati

Curso de Educação Profissional

Técnico em Eletrotécnica *

na Modalidade Integrada ao Ensino Médio

===================================================================================

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO

 

1.       Objetivos

 

· Proporcionar aos alunos uma formação integral, ressaltando aspectos humanísticos e científico-tecnológicos, bem como o preparo para o trabalho e a vida;

· Ampliar as possibilidades de ingresso no mundo do trabalho para os profissionais, através de uma formação de qualidade, tradicionalmente oferecida por este Colégio;

· Atender as necessidades do mercado, de profissionais capacitados para o exercício das atividades atribuídas ao profissional formado pelo curso de Eletrotécnica;

· Auxiliar no desenvolvimento da região em que o CTI está inserido, atuando em conjunto com as esferas municipal, estadual e federal em programas de incentivo à novas oportunidades de geração de emprego e renda, nas áreas de formação profissional em que o CTI atua;

· Habilitar os alunos para o prosseguimento de estudos, como meio de continuamente evoluir e transformar a sua realidade.

 

2.       Caracterização da área

 

Compreende processos, contínuos ou discretos, de transformação de matérias primas na fabricação de bens de consumo ou de produção. Esses processos pressupõem uma infra-estrutura de energia e de redes de comunicação. Os processos contínuos são automatizados e transformam materiais, substâncias ou objetos ininterruptamente podendo conter operações biofisicoquímicas durante o processo.  Os discretos, não contínuos, que geralmente requerem a intervenção direta do profissional caracterizam-se por operações físicas de controle das formas dos produtos. Com a crescente automação, os processos discretos tendem a assemelhar-se aos processos contínuos, de modo que o profissional interfira de forma indireta por meio de sistemas microprocessados. A presença humana, contudo, é indispensável para o controle, em ambos os processos, demandando um profissional apto para desenvolver atividades de planejamento, instalação, operação, manutenção, qualidade e produtividade. As atividades industriais de maior destaque, excluídas as da indústria química, são as de mecânica, eletroeletrônica, automotiva, gráfica, metalurgia, siderurgia, calçados, vestuário, madeira e mobiliário e artefatos de plástico, borracha, cerâmica e tecidos, automação de sistemas, refrigeração e ar condicionado. (Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).

 

3.       Competências profissionais gerais do técnico da área

 

· Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação, na produção e na manutenção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.

· Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial.

· Aplicar normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial.

· Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício.

· Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.

· Projetar produto, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e de representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos.

· Elaborar projetos, leiautes, diagramas e esquemas, correlacionando-os com as normas técnicas e com os princípios científicos e tecnológicos.

· Aplicar técnicas de medição e ensaios visando a melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.

· Avaliar as características e propriedades dos materiais, insumos e elementos de máquinas, correlacionando-as com seus fundamentos matemáticos, físicos e químicos para a aplicação nos processos de controle de qualidade.

· Desenvolver projetos de manutenção de instalações e de sistemas industriais, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.

· Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.

· Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo.

· Coordenar atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.  (Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).

 

Obs.:  Competências específicas adicionais poderão ser definidas pela escola para completar o currículo, em função do perfil profissional de conclusão da habilitação.

 

4.       Duração:  4 anos

 

5.       Regime: seriado anual (para promoção, o aluno deverá ser aprovado na série, com possibilidade de dependência, conforme o Regimento do CTI)

 

6.       Turno:  Diurno (aulas pela manhã e à tarde)

 

7.       Número de vagas: Determinado a cada novo período letivo a partir da análise da capacidade de atendimento da escola, considerados os recursos físicos e humanos.

 

8.       Ingresso: na 1a série, através de concurso público específico, exigindo-se que o candidato seja egresso ou concluinte do Ensino Fundamental.

 

Obs.: Para cada processo de ingresso, os critérios específicos do concurso, suas etapas e cronograma de execução serão apresentados em edital, e será dada ampla divulgação do processo nos meios de comunicação locais, regionais e pela Internet.

 

9.       Distribuição da carga horária:

Resumo

Área ou componente do Curso

CH proposta

Res. CNE/CEB 01/2005

 

Mínimo

Decorrente

Ensino Médio

2416 h

2400 h

 

Habilitação Técnica na Área de Eletrotécnica

(Indústria)

 

1362 h

 

1200 h

 

Atividades comuns

 420 h

 

400 h(**)

Área de Eletrotécnica (exclusivas)

 942 h

 

800 h(**)

CH Total     2416 + 1362 - 420 =  

3358 h (*)

3200 h(**)

 

         

 

(*) O curso tem previstas 2.416 horas para as atividades relacionadas ao Ensino Médio e 1.362  horas para as atividades consideradas como de formação da Educação Profissional. Há uma carga de atividades comum entre as modalidades de ensino médio e educação profissional, de 420 horas, característica da integração entre estas. Incluem-se 52 horas de atividades extra-classe em cada série.

(**) Os artigos 5º e 6º da Res. CNE/CEB 01/2005, prescrevem para os cursos de Educação Profissional Técnica, no mínimo 3.000 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas de carga horária mínima exigida pela respectiva habilitação profissional; 3.100 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.000 horas e 3.200 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.200 horas, considerada a carga horária mínima do Ensino Médio nas modalidades regular (2.400 horas) ou de Educação de Jovens e Adultos (1.200 horas). Assim, no caso da Eletrotécnica - área Indústria (mínima profissional de 1.200 horas, e mínimo Ensino Médio de 2.400 horas, total 3.600 horas), depreende-se que, das 3.200 horas, 400 (33% das profissionais) podem ser compartilhadas pelas duas modalidades no mesmo curso, e 800 devem ser exclusivas da Educação Profissional. No curso do CTI, as 2.400 horas do Ensino Médio são atendidas e a Educação Profissional exclusiva compreende 1.362 horas menos 420 horas compartilhadas, ou seja, 942 horas.

 

 

 

Por série (*)

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

Total

Ensino Médio

 

490

490

 

490

350

1820

Disciplinas Comuns Entre Ensino Médio e Educação Profissional

210

 

70

 

0

140

420

Educação Profissional

 

70

210

280

350

910

Atividades

Extra-Classe

Ensino Médio

44

44

44

44

176

Educação

Profissional

8

8

8

8

32

Total

52

52

52

52

208

Totais

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

Ensino Médio

744

604

534

534

2416

Educação Profissional

288

288

288

498

1362

Total Geral (**)

822

822

822

892

3358

(*) Detalhamento no Anexo IV – GRADE CURRICULAR.

(**) Totais calculados como segue:

Ensino Médio = Ensino Médio + Comuns + Extra-classe

Profissional = Profissional + Comuns + Extra-classe

Total = Ensino Médio + Profissional  - Comuns

 

10.   Organização curricular

 

a)       Princípios norteadores

 

· A preparação básica para o trabalho e a consideração deste como um princípio educativo;

· A articulação com o mundo do trabalho e com a cidadania;

· Respeito às características sócio-culturais do meio e sua contextualização;

· A educação ambiental;

· A interdisciplinaridade, como meio de integração e construção do conhecimento;

· Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;

· Condução ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

 

b)       Estrutura Geral

 

· O Curso tem três “fases”: Ensino Médio, Ensino Profissional e Comum.

· A mesma e única fase Comum entende-se compreendida tanto pelo Ensino Médio como pelo Ensino Profissional, e é formada por um subconjunto de disciplinas do elenco do Ensino Médio.

· A fase de Ensino Médio se compõe do conjunto de disciplinas compartilhadas pelos demais cursos de Educação Profissional na Modalidade Integrada ao Ensino Médio e as disciplinas da fase Comum específica, listadas no Anexo III.

· A fase de Ensino Profissional se compõe do conjunto de disciplinas específicas descritas no Anexo II e as disciplinas da fase Comum específica, listadas no Anexo III.

· Há disciplinas de Ensino Médio e de Educação Profissional em cada uma das séries.

· Os conteúdos relativos ao Ensino Médio e os da formação Profissional são complementares e vão de uma predominância de carga horária dedicada ao Ensino Médio na 1a. série, a uma predominância da carga horária profissional na 4a. série.

· A composição das séries é delineada na Grade Curricular apresentada no Anexo IV.

 

c)       Estágio

 

Compreendido como instrumento de aprendizagem, inclui-se um estágio obrigatório para a conclusão do Curso, com carga horária mínima definida nos planos de curso e regulamentado em instrumento próprio, com a execução pelos alunos acompanhada pelas Divisões de Ensino e Coordenadoria de Relações Empresariais (carga horária não computada no mínimo exigido para a realização do curso integrado, conforme legislação vigente).

 

11.   Metodologia

 

a)  Princípios gerais

 

· Busca-se a formação integral do educando, articulando as modalidades de ensino Médio e Profissional, sem que suas qualidades sejam diminuídas.

 

· A educação integrada visa a formação de um indivíduo completo, atuante e transformador da sociedade em que vive, com capacidade de julgamento e preparado para o mundo do trabalho.

 

· O prosseguimento de estudos em nível superior também é incentivado, como uma maneira de fazer com que o indivíduo continuamente evolua e possa participar de uma sociedade tecnológica e em constante mudança.

 

· Pratica-se a interdisciplinaridade, com a interação dos educadores, tanto entre os que atuam nas diferentes áreas de conhecimento do Ensino Médio, quanto entre estes e os que atuam na Educação Profissional.

 

· O professorado deve buscar uma prática voltada para a organização de atividades didáticas integradoras, deixando de ser transmissor de conteúdos, tornando-se gestor do conhecimento e facilitador da construção deste por seus alunos. Para tanto, algumas práticas recomendadas são:

 

·      promoção da interdisciplinaridade, não apenas entre disciplinas da educação básica, mas também entre educação básica e educação profissional;

·      desenvolvimento de atividades que permitam ao aluno construir seu conhecimento em sala de aula, como a experimentação e a execução de projetos;

·      contextualização dos saberes, quando possível, para situar e dar significado ao aprendizado;

·      incentivo à participação do aluno, estimulando a autonomia intelectual e a capacidade de continuar aprendendo;

·      desenvolvimento de atividades multidisciplinares que oportunizem o contato do aluno com ambientes, situações e ações reais do mundo do trabalho e da vida e de trabalho, como projetos de extensão, saídas de campo e visitas técnicas;

 

· Empregam-se atividades de projeto como instrumentos de aprendizado e como forma adequada de equilibrar teoria e prática, motivando o aluno a estudar, fixar conhecimentos e pô-los em prática, além de desenvolver a capacidade de auto-aprendizado, trabalho em equipe e espírito crítico-reflexivo, visando aproximar o aprendizado ao mundo do trabalho.

 

· Promovem-se outras atividades, como palestras com profissionais da área, visitas técnicas, participação em feiras, congressos e seminários técnicos, pesquisas, estudos de fundamentação e oficinas de prática profissional.

 

Obs.: Para viabilizar este ponto da Metodologia, há a necessidade de, entre outros:

¾    manter uma estrutura de laboratórios com equipamentos e software adequados às necessidades da prática;

¾    contratar instrutores e consultores, de acordo com as necessidade dos projetos, para darem orientação e capacitação técnica aos alunos;

¾    constante atualização e aperfeiçoamento do corpo de professores permanentes do curso;

¾    parcerias entre agentes da sociedade e do mundo do trabalho para a vivência da prática entre os alunos em formação.

 

· É fundamental o diagnóstico oportuno das falhas de aprendizagem e sua divulgação ao aluno, para que se possa realizar sua recuperação, para o que se lançará mão dos atendimentos extra-classe por parte de professores e monitores; da realização de atividades extras de pesquisa e práticas orientadas; do espaço disponibilizado em Rede  de material de apoio ao aprendizado, como apostilas, notas de aula, trabalhos e exemplos, publicamente acessíveis; do uso de ferramentas como mensagens instantâneas, e-mail e fóruns de discussão; e da disponibilização do uso dos laboratórios de informática do CTI aos alunos em horários alternativos possibilitando a pesquisa na Internet.

 

b)  Execução curricular

 

· A carga horária de cada disciplina é dada em horas efetivas de 60 minutos, que devem ser integralmente cumpridas.

· A distribuição do tempo de aulas em classe, bem como de aulas em laboratório (ou de qualquer atividade prática) depende de programação feita a cada período letivo, podendo ou não se caracterizar por uma grade de horários semanal fixa.

· Prevê-se, em princípio, 38 semanas letivas por ano, incluindo 13 sábados de atividades extraclasse por ano, com 4 horas de duração (tal distribuição pode ter que ser ajustada em função de variações de calendário).

· O calendário de 200 dias letivos deve incluir o mesmo número de dias para cada dia da semana, compensando-se aos sábados os dias em déficit.

· Feriados e aproveitamento de turnos ou dias regulares para atividades extra-classe (visitas, viagens etc.) são recuperadas aos sábados.

· Prevê-se 52 horas de atividades extra-classe.

· A programação das atividades escolares, de projetos ou outras atividades deve ser feita a priori, com abertura para aproveitamento de oportunidades que surgirem, fazendo-se a devida adequação no cronograma geral do Curso ou de disciplinas.

 

12.  Avaliação

 

A avaliação como instrumento diagnóstico e processual, deve ser continuada e integrada ao processo de aprendizagem, e não apenas um mecanismo de aprovação ou reprovação.

 

São obedecidos os seguintes princípios (conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e  a legislação complementar):

 

· avaliação contínua e cumulativa, observados os critérios quantitativos e qualitativos (com prevalência destes) do desempenho discente nas diversas situações de aprendizagem;

 

· freqüência mínima de 75% de participação nas atividades regulares do ano escolar;

 

· estudos de recuperação obrigatórios e desenvolvidos de forma contínua e paralela às atividades didático-pedagógicas de sala de aula.

 

Todo o processo é facilitado por estratégias de aprendizagem como a realização de projetos e trabalhos práticos, fundamentados por uma base teórica sólida, envolvendo o exercício da busca de soluções para os seus principais desafios, subsidiados ou assessorados por docentes, procurando assim desenvolver simultaneamente o saber, o fazer, o saber fazer e o saber ser.

 

Cada um desses saberes deve ser avaliado de forma diferente:

 

· Atitudes e posturas diante dos desafios propostos (saber ser) podem ser avaliadas mediante observação contínua dos alunos durante a realização de suas atividades.

 

· O conhecimento do aluno (saber) pode ser avaliado através de provas e testes apresentando questões contextualizadas, além de trabalhos práticos e de pesquisa.

 

· Habilidades e competências desenvolvidas pelo aluno (fazer e saber fazer) serão verificadas em atividades práticas ou no desenvolvimento de projetos.

 

Todos estes elementos são utilizados para a avaliação completa do aluno, certificando as competências adquiridas ao longo do curso e detectando falhas na aprendizagem.

 

Por fim, além da recuperação do aprendizado, é fundamental que esta possa ser avaliada, para fins diagnósticos da evolução do aluno. Torna-se imperativa, e será prática dos cursos integrados, a avaliação contínua, evitando-se a idéia de uma única avaliação por período letivo, para que, além da avaliação do processo normal de aprendizado, avalie-se também a recuperação dos alunos que tiverem falhas na aprendizagem.

 

13.  Certificação

 

Os seguintes elementos legais condicionam a certificação do Curso:

 

a) Decreto Lei 5.154/2004

 

Art. 7º Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.

 

Parágrafo único. Para a obtenção do diploma de técnico de nível médio, o aluno deverá concluir seus estudos de educação profissional técnica de nível médio e de ensino médio.

 

b) Parecer CNE/CEB nº 39/2004

 

Como se trata de um curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do ensino técnico de nível médio, nem o inverso. Portanto, fica inteiramente fora de cogitação a concessão de certificado de conclusão do Ensino Médio, para fins de continuidade de estudos, mesmo a quem completar o mínimo de 2.400 horas em três anos, em curso desenvolvido na forma integrada com duração prevista superior a três anos.

 


Anexo II

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Curso de Educação Profissional

Técnico em Eletrotécnica

na Modalidade Integrada ao Ensino Médio

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EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Obs.:  Todas as disciplinas seguem o Sistema I de avaliação.  O código de cada uma está por ser determinado.

 

Disciplina

Automação Industrial

Carga horária

70 horas

Ementa

Introdução. Histórico. Objetivos da automação. Efeitos da automação. Controle de processos. Definições. Simbologia. Medição de variáveis do processo. Válvulas de controle. Controladores lógico-programáveis. Linguagens de programação. Linguagem de diagrama de contatos (ladder). Aplicações. Modos de controle. IHM. Sistemas SCADA. Projeto de sistemas automatizados.

 

Disciplina

Corrente Alternada  

Carga horária

70 horas

Ementa

Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Correntes de Foucault. Auto-indução. Indução mútua. Princípio de funcionamento de um transformador. Princípio de funcionamento de um alternador. Freqüência. Período. Valor máximo. Valor instantâneo. Valor eficaz. Valor médio. Circuitos: puramente resistivo, puramente capacitivo, puramente indutivo. Circuito RLC: em série, paralelo, misto. Potência em C.A.: ativa, reativa, aparente. Triângulo das potências. Fator de potência. Métodos de correção do fator de potência. Sistemas trifásicos. Ligação estrela. Ligação triângulo. Transformações Y ® D e D ® Y. Potência em circuitos trifásicos. Correção do fator de potência em circuitos trifásicos.

 

Disciplina

Dimensionamento I  

Carga horária

70 horas

Ementa

A luz. Fotometria. Leis fundamentais da iluminação. Sistemas de cores. Projeto de iluminação. Fontes de luz artificial. Luminárias. Cálculo de iluminação (Método dos lumens, ponto a ponto). Verificação da iluminância de interiores. Projeto: conceitos, atribuições e responsabilidade profissional. Projeto de instalações elétricas prediais. Previsão de cargas da instalação elétrica. Demanda de energia de uma instalação elétrica. Divisão da instalação em circuitos. Fornecimento de energia. Dimensionamento de condutores elétricos (critério da capacidade de condução de corrente e critério da queda de tensão). Dimensionamento de eletrodutos. Dispositivos de proteção contra sobrecorrentes.

 

 

Disciplina

Dimensionamento II

Carga horária

70 horas

Ementa

Circuitos em anel. Dimensionamento de condutores elétricos para circuitos com motores. Dimensionamento de condutos. Dispositivos de proteção. Coordenação e seletividade.

 

Disciplina

Eletrônica I

Carga horária

70 horas

Ementa

Simbologia eletrônica. Resistores lineares e não lineares.  Capacitores. Teoria dos semicondutores. Fontes de alimentação com semicondutores. Transistor bipolar.

 

Disciplina

Eletrônica II  

Carga horária

70 horas

Ementa

Transistores bipolares. Amplificadores transistorizados. Amplificadores de pequenos sinais. Fontes de alimentação estabilizadas. Fontes reguladas com circuitos integrados fixos e variáveis. Semicondutores especiais. Família MOS-FET. Foto Transistor. Tiristores: TRIAC, DIAC, UJT e PUT. Circuitos integrados especiais. Fundamentos de eletrônica digital.

 

 

Disciplina

Instalações Elétricas Industriais I 

Carga horária

70 horas

Ementa

Comando manual e automático. Contator. Simbologia. Botões de comando. Contatos principais e auxiliares. Circuitos experimentais de comando. Motor assíncrono trifásico de uma velocidade. Sobrecorrentes nos motores trifásicos. Relé térmico de sobrecarga. Curto-circuito. Fusíveis industriais. Chave magnética direta. Sinalizadores luminosos e sonoros. Chave magnética direta de reversão. Corrente de partida dos motores assíncronos trifásicos. Relé temporizado ao trabalho. Partida estrela-triângulo.

 

 

Disciplina

Instalações Elétricas Industriais II

Carga horária

70 horas

Ementa

Partida indireta compensada. Motor assíncrono trifásico de rotor bobinado. Motor assíncrono trifásico de múltiplas velocidades. Sensores de proximidade. Controlador de temperatura. Chave soft starter. Inversor de freqüência. Análise detalhada dos circuitos principal e auxiliar de uma pequena instalação industrial.

 

 

Disciplina

Instalações Elétricas Prediais

Carga horária

70 horas

Ementa

Grandezas elétricas. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Condutores, resistores e isolantes. Lei de Ohm. Triângulo das potências. Medição de energia elétrica. Simbologia. Diagramas multifilar, unifilar e funcional. Emenda de condutores. Sistemas elétricos (interruptores de uma seção, de duas seções, paralelo e intermediário, tomadas). Minuteira. Instalação de lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Instalação de fotocélula. Instalação de campainha. Instalação de sensores de presença. Instalação de telefone. Instalação de medidor monofásico. Instalação de motores monofásicos e trifásicos. Instalação de quadro terminal.

 

Disciplina

Máquinas elétricas

Carga horária

70 horas

Ementa

Geração de força eletromotriz. Resistência. Indutância e capacitância. Sistemas monofásicos e trifásicos. Correção do fator de potência. Transformadores. Medição de potência. Motores de indução.

 

Disciplina

Projeto auxiliado por computador

Carga horária

70 horas

Ementa

Introdução. Conceitos fundamentais. Origem do desenho técnico e Normalização. Geometria. Desenho projetivo e perspectiva. Determinação da perspectiva. Aplicação de linhas em desenhos. Projeção Ortogonal. Escalas. Cotas. Cortes. Planta baixa. Ferramentas computacionais. Comandos de construção. Comandos de precisão. Comandos de Visualização. Comandos de Edição. Textos. Hachuras. Blocos. Níveis de Trabalho. Dimensionamento. Ambientes de trabalho. Impressão. Customização. Alterada cfe. Anexo III da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE

 

Disciplina

Projeto de Instalações Elétricas Prediais

Carga horária

70 horas

Ementa

Projeto de uma instalação elétrica predial.

 

Disciplina

Redes elétricas

Carga horária

70 horas

Ementa

Dimensionamento de transformadores. Transformadores em cascata. Cálculo do banco de capacitores. Dimensionamento dos TI’s.


Anexo III

===================================================================================

Curso de Educação Profissional

Técnico em Eletrotécnica

na Modalidade Integrada ao Ensino Médio

===================================================================================

 

DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO

 

As seguintes disciplinas do Elenco do Ensino Médio para os Cursos de Educação Profissional na Modalidade Integrada ao Ensino Médio integram o Curso de Técnico em Eletrotécnica:

 

Biologia I                   70 h

Biologia II                  70 h

Educação Artística           70 h

Educação Física I            70 h

Educação Física II           70 h

Educação Física III          70 h

Educação Física IV           70 h

Física I                     70 h

Física II                    140 h

Física III                   140 h

Física IV                     70 h

Geografia I                  70 h

Gestão Empresarial            70 h

História I                    70 h

História II / Geografia II   70 h

Língua Estrangeira – Inglês    70 h

Língua Estrangeira – Espanhol  70 h

Língua Portuguesa e        

Literatura Brasileira I      70 h

Língua Portuguesa e      

Literatura Brasileira II     70 h

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira III    70 h

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira IV     70 h

Matemática I                 140 h

Matemática II                 70 h

Matemática III               70 h

Matemática IV                70 h

Microinformática             70 h

Química I                    70 h

Química II                   70 h

Química III                  70 h

Sociologia e Filosofia 70 h

Total: 2240 h

 

DISCIPLINAS DA ÁREA COMUM

As seguintes disciplinas integram a fase Comum (Ensino Médio e Profissional) do Curso de Técnico em Eletrotécnica:

 

Educação Artística                                70   h

Física III                                140   h
Física IV                 70   h
Gestão Empresarial            70   h
MicroInformática  70   h

Total                                                   420 h

 

 

 

 

 


ANEXO IV   -  GRADE CURRICULAR

 

Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrotécnica na Modalidade Integrada ao Ensino Médio

GRADE CURRICULAR

 

Ensino Médio

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

 

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

 

 

Educação Física I

70

Educação Física II

70

Educação Física III

70

Educação Física IV

70

 

 

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira I

70

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira II

70

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira III

70

Língua Portuguesa e

Literatura Brasileira IV

70

 

 

Língua Estrangeira –

Inglês (*)

70

Química I

70

Química II

70

Química III

70

 

 

Língua Estrangeira –

Espanhol(*)

70

 

 

Sociologia e Filosofia

70

 

 

 

 

Matemática I

140

Matemática II

70

Matemática III

70

Matemática IV

70

 

 

Física I

70

Física II

140

Biologia I

70

Biologia II

70

 

 

Geografia I

70

História I

70

História II /  Geografia II

70

 

 

 

 

Total

490

Total

490

Total

490

Total

350

 

 

(*) o estudante deve cursar uma das duas línguas estrangeiras.

 

Disciplinas Comuns Entre Ensino Médio e Educação Profissional

 

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

 

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

 

 

Microinformática

70

Educação Artística

70

 

 

Gestão Empresarial

70

 

 

Física III

140

 

 

 

 

Física IV

70

 

 

Total

210

Total

70

Total

0

Total

140

 

 

 

 

 

 

 

 

Educação Profissional (Eletrotécnica)

 

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

 

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

 

 

Instalações Elétricas Prediais

70

Eletrônica I

70

Eletrônica II

70

Redes Elétricas

70

 

 

 

 

Corrente Alternada

70

Instalações Elétricas Industriais I

70

Instalações Elétricas Industriais II

70

 

 

 

 

Projeto Auxiliado por Computador

70

Máquinas Elétricas

70

Automação Industrial

70

 

 

 

 

 

 

Dimensionamento I

70

Dimensionamento II

70

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Instalações Elétricas

70

 

 

Total

70

Total

210

Total

280

Total

350

 

 

 

Atividades Extra-Classe

 

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

 

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

Disciplina

Horas

 

 

Ensino Médio

44

Ensino Médio

44

Ensino Médio

44

Ensino Médio

44

 

 

Educação Profissional

8

Educação Profissional

8

Educação Profissional

8

Educação Profissional

8

 

 

Total

52

Total

52

Total

52

Total

52

 

 

 

Totais de Carga Horária

 

 

1a Série

2a Série

3a Série

4a Série

 

 

Ensino Médio

744

Ensino Médio

604

Ensino Médio

534

Ensino Médio

534

2416

 

Educação Profissional

288

Educação Profissional

288

Educação Profissional

288

Educação Profissional

498

1362

 

Total

822

Total

822

Total

822

Total

892

3358

 

                       

 

Obs,:  Os totais são calculados como segue:
Total EletroTécn = Ensino Médio EletroTécn + Profissional EletroTécn - Comuns

Ensino Médio EletroTécn = Ensino Médio + Comuns + Extra-classe Ensino Médio

Profissional EletroTécn = Profissional + Comuns + Extra-classe EletroTécn

 


 



* Técnico em Eletrotécnica, na área Profissional Indústria.