SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 025/2006
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 13 DE OUTUBRO DE 2006
Dispõe sobre a criação do curso de Educação Profissional Técnico em Geomática na Modalidade Integrada ao Ensino Médio.
O Reitor em exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente em exercício do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 13 de outubro de 2006, Ata 440,
D E L I B E R A :
Art. 1º Criar no Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati o Curso de Educação Profissional Técnico em Geomática na Modalidade Integrada ao Ensino Médio, conforme caracterizado nos Anexos I, II, III e IV.
Art. 2º Criar as disciplinas da área profissional de Geomática no CTI, arroladas no ementário respectivo, conforme Anexo II.
Art. 3º Criar as disciplinas do elenco do Ensino Médio dos cursos de Educação Profissional na Modalidade Integrada ao Ensino Médio do CTI, bem como sua descrição, conforme Anexo V.
Art. 4º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO COEPE
Anexo I
===================================================================================
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati
Curso de Educação Profissional
Técnico em Geomática*
na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
===================================================================================
PROJETO PEDAGÓGICO
1. Objetivos
· Proporcionar aos alunos uma formação integral, ressaltando aspectos humanísticos e científico-tecnológicos, bem como o preparo para o trabalho e a vida;
· Ampliar as possibilidades de ingresso no mundo do trabalho para os profissionais, através de uma formação de qualidade, tradicionalmente oferecida por este Colégio;
· Formar profissionais para exercer atividades de geomática, com grande potencial de empregabilidade, visto ser uma atividade extremamente recente no mercado brasileiro;
· Auxiliar no desenvolvimento da região em que o CTI está inserido, atuando em conjunto com as esferas municipal, estadual e federal em programas de incentivo a novas oportunidades de geração de emprego e renda, nas áreas de formação profissional em que o CTI atua;
· Habilitar os alunos para o prosseguimento de estudos, como meio de continuamente evoluir e transformar a sua realidade.
2. Caracterização da área
Compreende atividades de produção, aquisição, armazenagem, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e com os recursos terrestres. Inclui atividades de levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia, fotogrametria, agrimensura com as novas tecnologias e os novos campos de aplicação, como o sensoriamento remoto, o mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas e os sistemas de posicionamento por satélite. Com dados coletados por sensores orbitais e aerotransportados, por instrumentos acoplados em embarcáveis ou instalados no solo, uma vez processados e manipulados com equipamentos e programas da tecnologia da informação, geram-se produtos que podem constituir mapas dos mais diversos tipos ou bases de dados de cadastros multifinalitários. (Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).
3. Competências profissionais gerais do técnico da área
· Aplicar a legislação e as normas técnicas vigentes.
· Identificar as superfícies e sistemas de referência, as projeções cartográficas e os sistemas de coordenadas.
· Planejar serviços de aquisição tratamento, análise e conversão de dados georreferenciados, selecionando técnicas e ferramentas adequadas e utilizando softwares específicos.
· Organizar e supervisionar equipes de trabalho para levantamento e mapeamento.
· Executar levantamentos topográficos utilizando métodos e equipamentos adequados.
· Identificar os diferentes sistemas de sensores remotos, seus produtos, suas técnicas de tratamento e de análise de dados.
· Executar levantamentos utilizando sistemas de posicionamento por satélites, por meio de equipamentos e métodos adequados.
· Executar cadastro técnico multifinalitário identificando métodos e equipamentos para a coleta de dados.
· Identificar tipos, propriedades e funções de mapas.
· Elaborar mapas a partir de dados georreferenciados, utilizando métodos e equipamentos adequados.
· Utilizar softwares específicos para aquisição, tratamento e análise de dados georreferenciados.
· Identificar os tipos, a estrutura de dados e as aplicações de um sistema de informações geográficas.
(Cfe. Resolução CNE/CEB 04/99).
Obs.: Competências específicas adicionais poderão ser definidas pela escola para completar o currículo, em função do perfil profissional de conclusão da habilitação.
4. Duração: 4 anos
5. Regime: seriado anual (para promoção, o aluno deverá ser aprovado na série, com possibilidade de dependência, conforme o Regimento do CTI)
6. Turno: Diurno (aulas pela manhã e à tarde)
7. Número de vagas: Determinado a cada novo período letivo a partir da análise da capacidade de atendimento da escola, considerados os recursos físicos e humanos.
8. Ingresso: na 1a série, através de concurso público específico, exigindo-se que o candidato seja egresso ou concluinte do Ensino Fundamental.
Obs.: Para cada processo de ingresso, os critérios específicos do concurso, suas etapas e cronograma de execução serão apresentados em edital, e será dada ampla divulgação do processo nos meios de comunicação locais, regionais e pela Internet.
9. Distribuição da carga horária:
Resumo
Área ou componente do Curso |
CH proposta |
Res. CNE/CEB 01/2005 |
|
Mínimo |
Decorrente |
||
Ensino Médio |
2416 h |
2400 h |
|
Habilitação Técnica na Área de Geomática (total) |
1292 h |
1000 h |
|
Atividades comuns |
420 h |
|
300 h(**) |
Área de Geomática (exclusivas) |
872 h |
|
700 h(**) |
CH Total 2416 + 1292 - 420 = |
3288 h (*) |
3100 h(**) |
|
(*) O curso tem previstas 2416 horas para as atividades relacionadas ao Ensino Médio e 1292 horas para as atividades consideradas como de formação da Educação Profissional. Há uma carga de atividades comum entre as modalidades de ensino médio e educação profissional, de 420 horas, característica da integração entre estas. Incluem-se 52 horas de atividades extra-classe em cada série.
(**) Os artigos 5º e 6º da Res. CNE/CEB 01/2005, prescrevem para os cursos de Educação Profissional Técnica, no mínimo 3000 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas de carga horária mínima exigida pela respectiva habilitação profissional; 3.100 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.000 horas e 3.200 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.200 horas, considerada a carga horária mínima do Ensino Médio nas modalidades regular (2400 horas) ou de Educação de Jovens e Adultos (1200 horas). Assim, no caso da Geomática (mínima profissional de 1.000 horas, e mínimo Ensino Médio de 2.400 horas, total 3.400 horas), depreende-se que, das 3.100 horas, 300 (30% das profissionais) podem ser compartilhadas pelas duas modalidades no mesmo curso, e 700 devem ser exclusivas da Educação Profissional. No curso do CTI, as 2.400 horas do Ensino Médio são atendidas e a Educação Profissional exclusiva compreende 1.292 horas menos 420 horas compartilhadas, ou seja, 872 horas.
Por série (*)
|
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
Total |
|
Ensino Médio |
560 |
420 |
490 |
350 |
1820 |
|
Disciplinas Comuns Entre Ensino Médio e Educação Profissional |
140 |
210 |
0 |
70 |
420 |
|
Educação Profissional |
140 |
140 |
280 |
280 |
840 |
|
Atividades Extra-Classe |
Ensino Médio |
44 |
44 |
44 |
44 |
176 |
Educação Profissional |
8 |
8 |
8 |
8 |
32 |
|
Total |
52 |
52 |
52 |
52 |
208 |
|
Totais |
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
|
Ensino Médio |
744 |
674 |
534 |
464 |
2416 |
|
Educação Profissional |
288 |
358 |
288 |
358 |
1292 |
|
Total Geral (**) |
892 |
822 |
822 |
752 |
3288 |
(*) Detalhamento no Anexo IV GRADE CURRICULAR.
(**) Totais calculados como segue:
Ensino Médio = Ensino Médio + Comuns + Extra-classe
Profissional = Profissional + Comuns + Extra-classe
Total = Ensino Médio + Profissional - Comuns
10. Organização curricular
a) Princípios norteadores
· A preparação básica para o trabalho e a consideração deste como um princípio educativo;
· A articulação com o mundo do trabalho e com a cidadania;
· Respeito às características sócio-culturais do meio e sua contextualização;
· A educação ambiental;
· A interdisciplinaridade, como meio de integração e construção do conhecimento;
· Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;
· Condução ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
b) Estrutura Geral
· O Curso tem três fases: Ensino Médio, Ensino Profissional e Comum.
· A mesma e única fase Comum entende-se compreendida tanto pelo Ensino Médio como pelo Ensino Profissional, e é formada por um subconjunto de disciplinas do elenco do Ensino Médio.
· A fase de Ensino Médio se compõe do conjunto de disciplinas compartilhadas pelos demais cursos de Educação Profissional na Modalidade Integrada ao Ensino Médio e as disciplinas da fase Comum específica, listadas no Anexo III.
· A fase de Ensino Profissional se compõe do conjunto de disciplinas específicas descritas no Anexo II e as disciplinas da fase Comum, listadas no Anexo III.
· Há disciplinas de Ensino Médio e de Educação Profissional em cada uma das séries.
· Os conteúdos relativos ao Ensino Médio e os da formação Profissional são complementares e vão de uma predominância de carga horária dedicada ao Ensino Médio na 1a. série, a uma predominância da carga horária profissional na 4a. série.
· A composição das séries é delineada na Grade Curricular apresentada no Anexo IV.
c) Estágio
Compreendido como instrumento de aprendizagem, inclui-se um estágio obrigatório para a conclusão do Curso, com carga horária mínima definida nos planos de curso e regulamentado em instrumento próprio, com a execução pelos alunos acompanhada pelas Divisões de Ensino e Coordenadoria de Relações Empresariais (carga horária não computada no mínimo exigido para a realização do curso integrado, conforme legislação vigente).
11. Metodologia
a) Princípios gerais
· Busca-se a formação integral do educando, articulando as modalidades de ensino Médio e Profissional, sem que suas qualidades sejam diminuídas.
· A educação integrada visa a formação de um indivíduo completo, atuante e transformador da sociedade em que vive, com capacidade de julgamento e preparado para o mundo do trabalho.
· O prosseguimento de estudos em nível superior também é incentivado, como uma maneira de fazer com que o indivíduo continuamente evolua e possa participar de uma sociedade tecnológica e em constante mudança.
· Pratica-se a interdisciplinaridade, com a interação dos educadores, tanto entre os que atuam nas diferentes áreas de conhecimento do Ensino Médio, quanto entre estes e os que atuam na Educação Profissional.
· O professorado deve buscar uma prática voltada para a organização de atividades didáticas integradoras, deixando de ser transmissor de conteúdos, tornando-se gestor do conhecimento e facilitador da construção deste por seus alunos. Para tanto, algumas práticas recomendadas são:
· promoção da interdisciplinaridade, não apenas entre disciplinas da educação básica, mas também entre educação básica e educação profissional;
· desenvolvimento de atividades que permitam ao aluno construir seu conhecimento em sala de aula, como a experimentação e a execução de projetos;
· contextualização dos saberes, quando possível, para situar e dar significado ao aprendizado;
· incentivo à participação do aluno, estimulando a autonomia intelectual e a capacidade de continuar aprendendo;
· desenvolvimento de atividades multidisciplinares que oportunizem o contato do aluno com ambientes, situações e ações reais do mundo do trabalho e da vida e de trabalho, como projetos de extensão, saídas de campo e visitas técnicas;
· Empregam-se atividades de projeto como instrumentos de aprendizado e como forma adequada de equilibrar teoria e prática, motivando o aluno a estudar, fixar conhecimentos e pô-los em prática, além de desenvolver a capacidade de auto-aprendizado, trabalho em equipe e espírito crítico-reflexivo, visando aproximar o aprendizado ao mundo do trabalho.
· Promovem-se outras atividades, como palestras com profissionais da área, visitas técnicas, participação em feiras, congressos e seminários técnicos, pesquisas, estudos de fundamentação e oficinas de prática profissional.
Obs.: Para viabilizar este ponto da Metodologia, há a necessidade de, entre outros:
¾ manter uma estrutura de laboratórios com equipamentos e software adequados às necessidades da prática;
¾ contratar instrutores e consultores, de acordo com as necessidade dos projetos, para darem orientação e capacitação técnica aos alunos;
¾ constante atualização e aperfeiçoamento do corpo de professores permanentes do curso;
¾ parcerias entre agentes da sociedade e do mundo do trabalho para a vivência da prática entre os alunos em formação.
· É fundamental o diagnóstico oportuno das falhas de aprendizagem e sua divulgação ao aluno, para que se possa realizar sua recuperação, para o que se lançará mão dos atendimentos extra-classe por parte de professores e monitores; da realização de atividades extras de pesquisa e práticas orientadas; do espaço disponibilizado em Rede de material de apoio ao aprendizado, como apostilas, notas de aula, trabalhos e exemplos, publicamente acessíveis; do uso de ferramentas como mensagens instantâneas, e-mail e fóruns de discussão; e da disponibilização do uso dos laboratórios de informática do CTI aos alunos em horários alternativos possibilitando a pesquisa na Internet.
b) Execução curricular
· A carga horária de cada disciplina é dada em horas efetivas de 60 minutos.
· A distribuição do tempo de aulas em classe, bem como de aulas em laboratório (ou de qualquer atividade prática) depende de programação feita a cada período letivo, podendo ou não se caracterizar por uma grade de horários semanal fixa.
· Prevê-se, em princípio, 38 semanas letivas por ano, incluindo 13 sábados de atividades extraclasse por ano, com 4 horas de duração (tal distribuição pode ter que ser ajustada em função de variações de calendário).
· O calendário de 200 dias letivos deve incluir o mesmo número de dias para cada dia da semana, compensando-se aos sábados os dias em déficit.
· Feriados e aproveitamento de turnos ou dias regulares para atividades extra-classe (visitas, viagens etc.) são recuperadas aos sábados.
· Prevê-se 52 horas de atividades extra-classe.
· A programação das atividades escolares, de projetos ou outras atividades deve ser feita a priori, com abertura para aproveitamento de oportunidades que surgirem, fazendo-se a devida adequação no cronograma geral do Curso ou de disciplinas.
12. Avaliação
A avaliação como instrumento diagnóstico e processual, deve ser continuada e integrada ao processo de aprendizagem, e não apenas um mecanismo de aprovação ou reprovação.
São obedecidos os seguintes princípios (conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e a legislação complementar):
· avaliação contínua e cumulativa, observados os critérios quantitativos e qualitativos (com prevalência destes) do desempenho discente nas diversas situações de aprendizagem;
· freqüência mínima de 75% de participação nas atividades regulares do ano escolar;
· estudos de recuperação obrigatórios e desenvolvidos de forma contínua e paralela às atividades didático-pedagógicas de sala de aula.
Todo o processo é facilitado por estratégias de aprendizagem como a realização de projetos e trabalhos práticos, fundamentados por uma base teórica sólida, envolvendo o exercício da busca de soluções para os seus principais desafios, subsidiados ou assessorados por docentes, procurando assim desenvolver simultaneamente o saber, o fazer, o saber fazer e o saber ser.
Cada um desses saberes deve ser avaliado de forma diferente:
· Atitudes e posturas diante dos desafios propostos (saber ser) podem ser avaliadas mediante observação contínua dos alunos durante a realização de suas atividades.
· O conhecimento do aluno (saber) pode ser avaliado através de provas e testes apresentando questões contextualizadas, além de trabalhos práticos e de pesquisa.
· Habilidades e competências desenvolvidas pelo aluno (fazer e saber fazer) serão verificadas em atividades práticas ou no desenvolvimento de projetos.
Todos estes elementos são utilizados para a avaliação completa do aluno, certificando as competências adquiridas ao longo do curso e detectando falhas na aprendizagem.
Por fim, além da recuperação do aprendizado, é fundamental que esta possa ser avaliada, para fins diagnósticos da evolução do aluno. Torna-se imperativa, e será prática dos cursos integrados, a avaliação contínua, evitando-se a idéia de uma única avaliação por período letivo, para que, além da avaliação do processo normal de aprendizado, avalie-se também a recuperação dos alunos que tiverem falhas na aprendizagem.
13. Certificação
Os seguintes elementos legais condicionam a certificação do Curso:
a) Decreto Lei 5.154/2004
Art. 7º Os cursos de educação profissional técnica de nível médio e os cursos de educação profissional tecnológica de graduação conduzem à diplomação após sua conclusão com aproveitamento.
Parágrafo único. Para a obtenção do diploma de técnico de nível médio, o aluno deverá concluir seus estudos de educação profissional técnica de nível médio e de ensino médio.
b) Parecer CNE/CEB nº 39/2004
Como se trata de um curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do ensino técnico de nível médio, nem o inverso. Portanto, fica inteiramente fora de cogitação a concessão de certificado de conclusão do Ensino Médio, para fins de continuidade de estudos, mesmo a quem completar o mínimo de 2.400 horas em três anos, em curso desenvolvido na forma integrada com duração prevista superior a três anos.
Anexo II
===================================================================================
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati
Curso de Educação Profissional
Técnico em Geomática
na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
===================================================================================
EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Obs.: Todas as disciplinas seguem o Sistema I de avaliação. O código de cada uma está por ser determinado.
Disciplina |
Bancos de Dados |
Carga horária |
140 horas |
Ementa |
Sistemas gerenciadores de bancos de dados e tecnologias associadas. Metodologia para a modelagem e manipulação de dados. Desenvolvimento de software e SGBDs para armazenamento e acesso a informações: sistemas cliente-servidor e multicamadas. |
Disciplina |
Cartografia |
Carga horária |
70 horas |
Ementa |
Conceitos, terminologias e simbologias relativos aos mapas e sua produção. Cartografia sistemática e temática. Sistemas de projeção cartográfica. Referenciamento geodésico. Caracterização do meio físico. Cartografia digital. Geodésica. Análise ambiental. Simbologia e convenções técnicas. Normas e legislação. |
Disciplina |
Fotogrametria |
Carga horária |
70 horas |
Ementa |
Conceitos, tecnologias, normas e leis relativas a aquisição, o processamento de dados e a interpretação provenientes de fotografias aéreas e dados coletados em campo. Técnicas de coleta, tratamento e análise de dados. Simbologia e convenções técnicas. Cadastros técnicos multifinalitários. Software utilizado em fotogrametria. Elaboração de mapas digitais e documentação técnica relacionada. Normas técnicas, leis e códigos públicos. |
Disciplina |
Lógica de Programação |
Carga horária |
140 horas |
Ementa |
Conceitos e tecnologias envolvidas nas atividades de desenvolvimento de software. Elaboração de algoritmos computacionais e sua implementação. Ferramentas e linguagens de programação correntes. Comceitos e paradigmas do desenvolvimento de software. |
Disciplina |
Processamento Digital de Imagens |
Carga horária |
105 horas |
Ementa |
Aquisição e o processamento de imagens: técnicas e tecnologias. Fundamentos da computação gráfica. Digitalização e conversão de imagens. Imagens raster e vector. Processamento digital de imagens. Lógica matemática. Software para o processamento de informações matemáticas. |
Disciplina |
Projeto em Geomática |
Carga horária |
35 horas |
Ementa |
Realização de um projeto temático da área de Geomática, envolvendo todo o conhecimento, habilidades e competências desenvolvidos pelo aluno ao longo do Curso. |
Disciplina |
Sensoriamento Remoto |
Carga horária |
70 horas |
Ementa |
Sensores remotos: aquisição, processamento, análise de informações. Fontes de informação remota: satélites artificiais, radares. Sistemas imageadores por radar e satélite. Simbologia e convenções técnicas. Representação gráfica. Software para a aquisição de dados espaciais e processamento de imagens. Georreferenciamento de dados adquiridos por sensores remotos. Mapas digitais e documentação técnica relacionada. |
Disciplina |
Sistemas de Informação Geográfica |
Carga horária |
140 horas |
Ementa |
Sistemas de Informação Geográfica (SIG): técnicas e tecnologias para a elaboração. Seleção e uso de software adequado. Planejamento, coleta, tratamento, análise e armazenamento de dados em um SIG. Normas técnicas e legislação envolvida. Digitalização. Conversão raster-vector. Codificação de dados. Mapas temáticos. Bancos de dados para o armazenamento da informação e seu acesso através de SIGs. |
Disciplina |
Topografia |
Carga horária |
70 horas |
Ementa |
Equipamentos, tecnologias, técnicas, normas e legislação relativas ao levantamento topográfico de uma área geográfica e seu relacionamento em mapas e sistemas de informação geográfico. Equipamentos topográficos e de posicionamento global (GPS). Nivelamento geométrico e trigonométrico. Levantamento plani-altimétrico. Desenho topo-cartográfico. Elaboração de mapas e documentação relacionada: métodos, instrumentos, software e equipamentos. |
Anexo III
===================================================================================
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati
Curso de Educação Profissional
Técnico em Geomática
na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
===================================================================================
DISCIPLINAS DO ENSINO MÉDIO
As seguintes disciplinas do Elenco do Ensino Médio para os Cursos de Educação Profissional na Modalidade Integrada ao Ensino Médio integram o Curso de Técnico em Geomática:
Biologia I 70 h Biologia II 70 h Educação Artística 70 h Educação Física I 70 h Educação Física II 70 h Educação Física III 70 h Educação Física IV 70 h Física I 70 h Física II 140 h Física III 140 h Física IV 70 h Geografia I 70 h Gestão Empresarial 70 h História I 70 h História II / Geografia II 70 h Língua Estrangeira Inglês 70 h Língua EstrangeiraEspanhol 70 h |
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I 70 h Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II 70 h Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III 70 h Língua Portuguesa eLiteratura Brasileira IV 70 h Matemática I 140 h Matemática II 70 h Matemática III 70 h Matemática IV 70 h Microinformática 70 h Química I 70 h Química II 70 h Química III 70 h Sociologia e Filosofia 70 h |
DISCIPLINAS DA ÁREA COMUM
As seguintes disciplinas integram a fase Comum (Ensino Médio e Profissional) do Curso de Técnico em Geomática:
Educação Artística 70 h
Física IV 70 h
Geografia I 70 h
Gestão Empresarial 70 h
Matemática II 70 h
MicroInformática 70 h
Total 420 h
ANEXO IV - GRADE CURRICULAR
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR MÁRIO ALQUATI
Curso de Educação Profissional Técnico em Geomática na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
Ensino Médio
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
||||
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
|
Educação Física I |
70 |
Educação Física II |
70 |
Educação Física III |
70 |
Educação Física IV |
70 |
|
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I |
70 |
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II |
70 |
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III |
70 |
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV |
70 |
|
Língua Estrangeira Inglês(*) |
70 |
Química I |
70 |
Química II |
70 |
Química III |
70 |
|
Língua Estrangeira Espanhol(*) |
70 |
|
|
Matemática III |
70 |
Matemática IV |
70 |
|
Física I |
70 |
Física II |
140 |
Biologia I |
70 |
Biologia II |
70 |
|
Física III |
140 |
História I |
70 |
História II / Geografia II |
70 |
|
|
|
Matemática I |
140 |
|
|
Sociologia e Filosofia |
70 |
|
|
|
Total |
560 |
Total |
420 |
Total |
490 |
Total |
350 |
|
(*) o estudante deve cursar uma das duas línguas estrangeiras.
Disciplinas Comuns Entre Ensino Médio e Educação Profissional |
|
|||||||
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
||||
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
|
Microinformática |
70 |
Educação Artística |
70 |
|
|
Gestão Empresarial |
70 |
|
Geografia I |
70 |
Física IV |
70 |
|
|
|
|
|
|
|
Matemática II |
70 |
|
|
|
|
|
Total |
140 |
Total |
210 |
Total |
0 |
Total |
70 |
|
Curso de Educação Profissional Técnico em Geomática na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
Educação Profissional |
|
|||||||
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
||||
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
|
Lógica de Programação |
140 |
Cartografia |
70 |
Bancos de Dados |
140 |
Sistemas de Informação Geográfica |
140 |
|
|
|
Sensoriamento Remoto |
70 |
Topografia |
70 |
Processamento Digital de Imagens |
105 |
|
|
|
|
|
Fotogrametria |
70 |
Projeto em Geomática |
35 |
|
Total |
140 |
Total |
140 |
Total |
280 |
Total |
280 |
|
Atividades Extra-Classe |
|
|||||||
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
||||
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
Disciplina |
Horas |
|
Ensino Médio |
44 |
Ensino Médio |
44 |
Ensino Médio |
44 |
Ensino Médio |
44 |
|
Educação Profissional |
8 |
Educação Profissional |
8 |
Educação Profissional |
8 |
Educação Profissional |
8 |
|
Total |
52 |
Total |
52 |
Total |
52 |
Total |
52 |
|
Totais de Carga Horária |
|
|||||||
1a Série |
2a Série |
3a Série |
4a Série |
|
||||
Ensino Médio |
744 |
Ensino Médio |
674 |
Ensino Médio |
534 |
Ensino Médio |
464 |
2416 |
Educação Profissional |
288 |
Educação Profissional |
358 |
Educação Profissional |
288 |
Educação Profissional |
358 |
1292 |
Total |
892 |
Total |
822 |
Total |
822 |
Total |
752 |
3288 |
Obs,: Os totais são calculados como segue:
Total Geomática = Ensino Médio Geomática + Profissional Geomática - Comuns
Ensino Médio Geomática = Ensino Médio + Comuns + Extra-classe Ensino Médio
Profissional Geomática = Profissional + Comuns + Extra-classe Profissional
Anexo V - EMENTAS DO ENSINO MÉDIO
==================================================================================
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati
Ementas do Elenco do
Ensino Médio
para os Cursos de Educação Profissional
na Modalidade Integrada ao Ensino Médio
==================================================================================
Obs.: Todas as disciplinas seguem o Sistema I de avaliação. O código de cada uma está por ser determinado.
Disciplina Biologia I
Carga horária 70 horas
Ementa Caracterização dos seres vivos. Origem da vida. Composição química dos seres vivos. Citologia. Diferenciação celular. Vírus. Estudo dos reinos noções. Ecologia. Discussão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade com temas diversos de Biologia Geral. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Biologia II
Carga horária 70 horas
Ementa Código genético. Síntese de proteínas. Genética. Biotecnologia temas da atualidade: clonagem; transgênicos, Projeto genoma. Evolução. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Educação Artística
Carga horária 70 horas
Ementa Identidade visual. Pensamento visual. Expressão e representação. Estética e história do desenho industrial. Processos criativos. Design gráfico. Design para a Web. Novas tecnologias. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Educação Física I
Carga horária 70 horas
Ementa Reflexão e vivência acerca da cultura corporal do movimento com ênfase em atividades corporais lúdicas e recreativas. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Educação Física II
Carga horária 70 horas
Ementa Reflexão e vivência acerca da cultura corporal do movimento com ênfase em atividades corporais lúdicas e recreativas. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Educação Física III
Carga horária 70 horas
Ementa Reflexão e vivência acerca da cultura corporal do movimento com ênfase em atividades corporais lúdicas e recreativas. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Educação Física IV
Carga horária 70 horas
Ementa Reflexão e vivência acerca da cultura corporal do movimento com ênfase em atividades corporais lúdicas e recreativas. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Física I
Carga horária 70 horas
Ementa Introdução: ciência e sua divisão. Unidades de medida. Noções de cálculo vetorial. Cinemática escalar e vetorial. Movimento uniforme. Movimento acelerado. Movimento retardado. Movimento uniformemente variado. Estática: equilíbrio de um ponto material. Equilíbrio de um corpo extenso. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Física II
Carga horária 140 horas
Ementa Dinâmica: força. Leis de Newton e suas aplicações. Força de atrito. Trabalho e energia. Dinâmica impulsiva. Hidrostática: densidade de um corpo. Pressão média. Princípio de Stevin. Experiência de Torricelli. Princípio de Pascal. Princípio de Arquimedes. Termologia: termometria. Calorimetria. Mudança de fase. Transmissão de calor. Termodinâmica. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Física III
Carga horária 140 horas
Ementa Eletrostática: condutores e isolantes. Eletrização de um corpo. Eletroscópio. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Capacitores. Eletrodinâmica: conceitos fundamentais. Corrente elétrica. Elementos associados à corrente elétrica. Lei de Ohm. Associação de resistores. Potência elétrica. Consumo de custos de energia elétrica. Geradores. Receptores. Instrumentos de medida. Eletromagnetismo: noções de magnetismo. Corpo magnético criado por correntes elétricas. Força magnética. Indução eletromagnética. Natureza eletromagnética da luz.
Disciplina Física IV
Carga horária 70 horas
Ementa Gravitação universal: leis de Kepler. Lei da gravitação universal. Corpos em órbita. Óptica geométrica: indução a óptica geométrica. Reflexão da luz. Espelhos planos. Espelhos esféricos. Lentes esféricas. Instrumentos ópticos. Ondulatória: classificação de ondas. Velocidade de propagação. Ondas periódicas. Reflexão de um pulso numa corda. Refração de um pulso numa corda. Princípio da superposição. Ondas estacionárias. Acústica: ondas sonoras. Fenômenos sonoros: reflexão, refração, difração, interferência, ressonância. Efeito Doppler.
Disciplina Geografia I
Carga horária 70 horas
Ementa O meio natural e as tecnologias: dinâmica geológica e formas da litosfera; o jogo dos climas e os domínios naturais; a Natureza e os recursos naturais. Economia e ecologia: Geografia e política energética; transportes e telecomunicações; os estados e a política ambiental. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Gestão Empresarial
Carga horária 70 horas
Ementa Necessidades humanas básicas. Fundamentos da economia. O sistema econômico de mercado. Fundamentos da administração empresarial. As empresas. Planejamento, organização e controle da ação empresarial. Direção da ação administrativa. Gestão da qualidade total. Gerenciamento da manutenção. Relações humanas no trabalho. O meio ambiente e a educação ambiental. Saúde e segurança no ambiente de trabalho. Empreendedorismo e plano de negócio. Sistemas de gerenciamento de informações nas empresas e seu uso.
Disciplina História I
Carga horária 70 horas
Ementa As faces da América: as sociedades indígenas; o pan-americanismo; conflitos no continente; EUA versus México; Guerra da Secessão; Guerra do Pacífico; Revolução Federalista; Guerra do Chaco. Guerra do Futebol. Guerra das Malvinas. Populismo. Imperialismo norte-americano. Participação na I Guerra Mundial. Grande Depressão. Participação na II Guerra Mundial. Processos revolucionários. Redemocratização. Redescobrindo o Brasil: período colonial e período independente. Integrando o Rio grande do Sul: Missões Jesuíticas. Vacarias. Guerra Guaranítica. Campos neutrais. As charqueadas e a contribuição da etnia negra ao crescimento econômico e à formação do povo brasileiro e rio-grandense. Real Feitoria de Linho e Cânhamo. Incorporação da Banda Oriental.Guerra da Cisplatina. Guerra dos Farrapos. Os Lanceiros Negros. Invasão durante a Guerra do Paraguai. Manifestações culturais, políticas, sociais, econômicas e religiosas das etnias indígena, africana e dos imigrantes e o Positivismo. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina História II / Geografia II
Carga horária 70 horas
Ementa Formando a consciência histórica: conceito de História, Historiografia e divisão didática da História. O trabalho como agente transformador: modos de produção. Vínculos econômicos, sociais, políticos e ideológicos. O processo de humanização: Crescente Fértil, civilizações clássicas. Invasões bárbaras. Império Carolíngio. Cristãos versus muçulmanos. Monarquias nacionais. Descobrimentos marítimos. Colonialismo. Humanismo. Renascença. Reformas religiosas. Absolutismo. Iluminismo. Despotismo esclarecido. Revolução Francesa. Era napoleônica. Revolução Industrial. Formação do estado alemão. Formação do estado italiano. Imperialismo. Corrida armamentista. I Guerra Mundial. Revolução socialista russa. Formação da URRS. Entre-guerras. II Guerra Mundial. Guerra Fria e manifestações fundamentalistas. Economia, geopolítica e globalização do mundo contemporâneo: formação da economia-mundo, os blocos econômicos supranacionais e geopolítica e economia pós II Guerra Mundial. Sociedade, política e cultura: o crescimento demográfico e o processo de urbanização, a agricultura e o meio rural, os sistemas de estados e os conflitos nacionais, globalização e antiglobalização. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Língua Estrangeira Espanhol
Carga horária 70 horas
Ementa A língua espanhola. O Espanhol peninsular e o Espanhol da América. Trato com informações em geral: dados pessoais, profissionais, familiares, acadêmicos, de endereço. O espaço doméstico. Comportamento cotidiano: cumprimentos, higiene, alimentação, ao telefone, as horas e o tempo. Espaços urbanos: rua e trânsito, escola, restaurante, supermercado, hospital, consultório. Vestuário. O espaço laboral: no trabalho. O alfabeto espanhol. Português e Espanhol: diferenças fonético-fonológicas. Gramática: introdução. Números ordinais e cardinais. Pronomes pessoais, interrogativos, demonstrativos. Pronomes e adjetivos possessivos. Verbos: modo indicativo presente, pretérito e futuro, modo imperativo afirmativo e negativo. Colocação pronominal. Português e Espanhol: diferenças morfossintáticas.
Disciplina Língua Estrangeira - Inglês
Carga horária 70 horas
Ementa Leitura e compreensão de texto. Gramática: textos. Present tense. Simple past tense. Verbos regulares. Verbos irregulares. Formas interrogativas e negativas (pronomes interrogativos). Tempos verbais: present perfect composto. Past perfect tense. Past continuous tense. Present continuous tense. Substantivos. Adjetivos. Pronomes. Advérbios. Futuro simples vs. going to. If clauses. Verbos modais. Preposição.
Disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
Carga horária 70 horas
Ementa Definição: linguagem; Semântica e Estilística; Significação das palavras; Polissemia; Justificativa do estudo das figuras de estilo; Pontuação; Correspondência; Conceito de literatura; Gênero literário; Quinhentismo; Barroco; Arcadismo e Romantismo no Brasil. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
Carga horária 70 horas
Ementa Organização do discurso: Estudo morfológico; Classe de palavras; Realismo e Parnasianismo; Simbolismo; Pré-modernismo; Modernismo Primeira Fase. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III
Carga horária 70 horas
Ementa Organização do discurso: Estudo morfossintático interno e externo; Modernismo Segunda e Terceira Fases. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira IV
Carga horária 70 horas
Ementa Organização do discurso: regência e sintaxe; Pós-modernismo. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Matemática I
Carga horária 140 horas
Ementa Conjuntos. Funções. Funções do 1° Grau. Funções quadráticas. Funções exponenciais. Funções logarítmicas. Trigonometria.
Disciplina Matemática II
Carga horária 70 horas
Ementa Números complexos. Análise combinatória. Probabilidade. Estatística. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Matemática III
Carga horária 70 horas
Ementa Progressões. Matrizes. Determinantes. Sistemas de equações lineares. Correlação e regressão. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Matemática IV
Carga horária 70 horas
Ementa Polinômios. Equações algébricas. Geometria plana e espacial. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE
Disciplina Microinformática
Carga horária 70 horas
Ementa Conceitos e tecnologias correntes dos sistemas de informação. Microcomputadores. Software de uso geral: planilhas, processadores de texto, editores de apresentações, correio eletrônico, navegadores para a Web. Documentos técnicos e organizacionais. Apresentações. Português instrumental. Noções de metodologia científica.
Disciplina Química I
Carga horária 70 horas
Ementa Conceitos fundamentais: sistemas materiais. Misturas e seu fracionamento. Estrutura do átomo. Classificação periódica dos elementos. Ligações químicas. Reações químicas. Número de oxidação. Funções inorgânicas. Ácido base.
Disciplina Química II
Carga horária 70 horas
Ementa Leis ponderais e cálculos químicos. Propriedades e métodos de obtenção das funções inorgânicas. Estudo de soluções. Eletroquímica.
Disciplina Química III
Carga horária 70 horas
Ementa Compostos orgânicos. Hidrocarbonetos. Funções orgânicas contendo oxigênio. Funções orgânicas contendo nitrogênio e haletos. Isomeria. Reações de hidrocarbonetos. Reações orgânicas de outras funções. Polímeros.
Disciplina Sociologia e Filosofia
Carga horária 70 horas
Ementa Introdução à Sociologia. Problemas sociais e Direitos Humanos. As desigualdades sociais. Alienação. O mundo do trabalho. Ideologia. Movimentos sociais. Política e sociedade. Introdução à Filosofia. Antropologia Filosófica. Teoria do Conhecimento. Ética. Política. Estética. Alterada cfe. Anexo I da Del. 001/2007 da 6ª Câmara do COEPE