SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 011/2006
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 7 DE JULHO DE 2006
Dispõe sobre a criação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências Contábeis.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 7 de julho de 2006, Ata 437,
D E L I B E R A :
Art. 1º Aprovar a criação e o oferecimento, a partir do 2º semestre de 2006, do curso de pós-graduação Lato Sensu, em Ciências Contábeis, com a estrutura curricular conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO LATO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
a) Disciplinas:
Disciplina (1) Teoria da Contabilidade
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Ernani Ott
Ementa: A Evolução da Contabilidade. Objetivos da contabilidade. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Postulados, Princípios e Convenções Contábeis. Normas Internacionais de Contabilidade. Definição e Critérios de Avaliação de Ativos e Passivos. Formas de Configuração do Patrimônio Líquido. Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos. Ativo Intangível: goodwill e capital intelectual. Evidenciação Contábil. Metodologias e Enfoques da Pesquisa Contábil. Perspectivas da Contabilidade.
Disciplina (2) Auditoria Operacional e de Gestão
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Walter Nunes Oleiro
Ementa: Consolidar os conhecimentos da auditoria, seu desdobramento quanto aos objetivos a atingir e aplicação de técnicas de revisão/avaliação/emissão de opinião de processos e resultados de negócios, produtos e serviços no horizonte temporal de passado/presente/futuro.
Disciplina (3) Controladoria
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Auster Moreira Nascimento
Ementa: As Funções do Controller. Modelos de gestão, de decisão e de informação: Gestão empresarial, Características dos modelos de gestão, Princípios da teoria da decisão, Sistemas de informação. Processo de Gestão: Processo de tomada de decisão. Planejamento estratégico: As variáveis ambientais, Análise SWOT, Modelo Porter, Estratégia: formulação, implementação. O planejamento operacional: Elaboração, sua execução e seu controle. Avaliação de desempenho econômico: EVA (economic value added), MVA (market value added) e BSC (Balanced scorecard). O conceito de Custo de Oportunidade aplicado à decisão empresarial. Modelo de Gestão Econômica GECON.
Disciplina (4) Orçamento e Gestão do Fluxo de Caixa
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Alexandre Costa Quintana
Ementa: O orçamento: princípios básicos e objetivos do desempenho orçamentário. O papel da previsão orçamentária. Relatórios de desempenho. Análise das variações orçamentárias. Apuração do resultado contábil orçamentário. Planejamento e controle do resultado. Fluxo de caixa, conceitos. Projeção do fluxo de caixa: diário, mensal e anual. Métodos de elaboração. Demonstração do fluxo de caixa.
Disciplina (5) Gerenciamento de Custos
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Artur Roberto Oliveira Gibbon
Ementa: Fundamentos de contabilidade de custos e gerencial. Informações para tomada de decisão. Gerenciamento do sistema de informações. Métodos de custeio. UP Unidade de esforço de produção. ABC Custeio baseado em atividades. GECON Sistema de informação de gestão econômica. Teoria das Restrições. Gestão estratégica de custos em ambientes de tecnologia avançada. Gestão de custos em serviço.
Disciplina (6) Análise Financeira das Empresas
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: André das Neves Dameda
Ementa: Objetivos da análise das demonstrações contábeis. Padronização das demonstrações contábeis para fins de análise. Métodos de análise e interpretação por meio de índices e indicadores. Alavancagem operacional e financeira. Custo de oportunidade. Custo de capital. EVA. MVA. Parecer sobre a análise. Elaboração do relatório final.
Disciplina (7) Contabilidade Avançada
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Claudinei Terra Brandão
Ementa: Avaliação de Investimentos Societários. Transações entre Partes Relacionadas, Incorporação, Fusão, Cisão, Dissolução, Liquidação, Liquidação, e Extinção de Sociedades. Consolidação de Demonstrações Contábeis. Noções de contabilidade em moeda de poder aquisitivo consoante. Balanço social e DVA Demonstração do Valor Adicionado.
Disciplina (8) Tópicos Especiais de Contabilidade
Carga Horária: 60 horas-aula
Créditos: 4
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Walter Nunes Oleiro
Ementa: Contabilidade ambiental. Orçamento e análise financeira em instituições públicas. Contabilidade Internacional. Sistema de informações contábeis. Legislação e práticas fiscais.
Disciplina (9) Seminário de Monografia
Carga Horária: 30 horas-aula
Créditos: 2
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Artur Roberto Oliveira Gibbon
Ementa: Metodologia do trabalho científico orientado para a elaboração da monografia final do curso. Abordando, principalmente, projeto de pesquisa: significado, finalidade e princípios. Metodologia de pesquisa aplicada à Contabilidade. Caracterização de variáveis em pesquisa contábil. Tipos de pesquisa: classificação, critérios de avaliação. Coleta, análise e interpretação de dados.
Disciplina (10) Estudos Dirigidos
Carga Horária: 60 horas-aula
Créditos: 4
Lotação: DCEAC
Código: a determinar
Sistema de Avaliação: II
Professor Responsável: Alexandre Costa Quintana
Ementa: Estudo de casos com base na fundamentação teórica desenvolvida durante o curso, com objetivo de facilitar a tomada de decisão a partir da análise crítica da situação-ambiente considerando as variáveis apresentadas.
b) Carga horária total em disciplinas: 360 horas-aula
c) Avaliação: A avaliação do desempenho dos alunos do curso resultará de um processo de acompanhamento permanente de suas atividades no curso. Haverá trabalhos escritos (resenhas, ensaios e monografias) e atividades em grupo (seminários, reuniões de trabalho, aulas expositivas). Permanentemente, os professores e alunos do curso estarão realizando avaliações e auto-avaliações que, ao final, resultarão na avaliação final do desempenho. Além disso, a atividade final do curso constará da apresentação de uma monografia acerca do conteúdo estudado durante o curso. Será incentivada a realização de trabalhos que gerem um crescimento na produção cientifica da área contábil. O trabalho terá a orientação de um professor do Curso durante a sua realização, sendo que após a entrega final, este será avaliado por uma banca examinadora composta pelo orientador e mais dois professores do curso.
d) Requisitos mínimos para aprovação e obtenção do certificado:
- Integralização de 24 créditos (360 horas-aula)
- Aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina
- Aprovação de monografia que será avaliada por banca designada pela Comissão Coordenadora do Curso
- Mínimo de 75% de freqüência em cada disciplina
e) Número de vagas: 20 alunos
f) Critérios para inscrição e seleção: O curso é destinado a portadores de diploma de Curso Superior de Graduação em Ciências Contábeis.
A inscrição dos candidatos ao processo seletivo para o curso será realizada conforme determinação em edital.
A seleção dos candidatos será realizada por comissão designada pela coordenação do curso, através de:
a) Prova escrita de conhecimentos, eliminatória, cuja nota mínima para aprovação será cinco, com peso cinco no cálculo da média;
b) Análise do curriculum vitae, conforme tabela de pontuação a ser elaborada pela comissão examinadora, aos quais será atribuída uma nota de zero a dez, com peso dois no cálculo da média;
c) Entrevista, individual com os candidatos, à qual será atribuída uma nota de zero a dez, com peso três no cálculo da média.
A média final para aprovação na seleção é 5,0. O resultado da seleção será publicado, simultaneamente no Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, na Coordenação do Curso e na página do curso (a ser criada).
As datas e horários das entrevistas e da publicação dos resultados da seleção serão informados aos candidatos no momento da inscrição.