SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 015/2005
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 05 DE AGOSTO DE 2005
Dispõe sobre alterações curriculares no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na educação.
O Reitor em Exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 05 de agosto de 2005, Ata 426,
D E L I B E R A :
Art. 1º Incluir a Professora Ivane Almeida Duvoisin no corpo docente do curso.
Art. 2º Alterar o número de vagas, passando de vinte e um para vinte e seis vagas.
Art. 3º Alterar a clientela-alvo do curso, passando a se constituir de professores da rede municipal e da SMEC.
Art. 4º Alterar os critérios de seleção do curso, passando a ser realizada por uma comissão mista, composta pelos professores do curso (FURG) e SMEC.
Art. 5º Instituir o prazo de nove meses para a apresentação da monografia, a contar do término das disciplinas.
Art. 6º Aprovar, em função das alterações propostas, novas ementas conforme quadro a seguir:
Disciplinas |
Ementas |
Dinâmica de projetos de aprendizagem |
Metodologia de projetos de aprendizagem no contexto atual da informática na educação e na educação à distância. Práticas de projetos de aprendizagem e recursos da tecnologia da informação e comunicação. |
Pesquisa na prática educacional |
Pesquisa como princípio educativo e o professor como pesquisador. Pesquisa e construção do conhecimento. Pesquisa no cotidiano escolar. Metodologias de pesquisa. |
Ambientes de aprendizagem virtual |
Situações problemas envolvendo ambientes de aprendizagem digital em que o aluno constrói os conhecimentos através da dinâmica de Projetos de Aprendizagem. Busca e classificação de informações utilizando os recursos da Internet. Interação virtual. Alternativas de sistemas de software para a educação. |
Tecnologias da informação e comunicação e o saber docente |
Papel do professor na sistematização dos conhecimentos e dos princípios teóricos subjacentes à prática docente e na utilização das tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias da informação e comunicação inseridas no currículo escolar. Modos de intervenção das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano escolar. |
Ecologia cognitiva digital |
Software livre. Sistema operacional Linux. Linguagem html. Operacionalidade de hardware no sistema Linux. Noções básicas de Banco de dados. |
Seminário integrador |
Seminários avançados envolvendo questões relativas a informática na educação,pesquisa computação e educação. |
Art. 7º Aprovar, em função das alterações propostas, a nova estrutura para o curso conforme quadro a seguir:
Disciplina |
Corpo docente |
Carga horária/créditos |
Alfabetização digital |
Ivete M. Pinto (Mestre/UFRGS) e Silvia Botelho (Doutoura/INPIT-CNRS França) |
60 h/a 4 créditos |
Dinâmica de projetos de aprendizagem |
Ivane A. Duvoisin (Mestre/FURG) e Débora Laurino (Doutoura/UFRGS) |
45 h/a 3 créditos |
Pesquisa na prática educacional |
Guiomar F. Soares (Mestre/FURG) e Paula C. Ribeiro (Doutoura/UFRGS) |
60 h/a 4 créditos
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Ambientes de aprendizagem virtual |
Débora Laurino (Doutoura/UFRGS) e Ivete Martins Pinto (Mestre/UFRGS) |
45 h/a 3 créditos
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Tecnologias da informação e comunicação e o saber docente |
Sheyla C. Rodrigues (Mestre/PUC-RS) e Paula Costa Ribeiro (Doutoura/UFRGS)
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60 h/a 4 créditos
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Ecologia cognitiva digital |
Silvia Botelho (Doutoura/INPIT-CNRS - França) e Ivane A. Duvoisin (Mestre/FURG) |
60 h/a 4 créditos
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Seminário integrador |
Sheyla C. Rodrigues (Mestre/PUC-RS) e Guiomar F. Soares (Mestre/FURG) |
30 h/a 2 créditos
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Art. 7º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto
VICE-PRESIDENTE DO COEPE