Nº 015 - Dispõe sobre alterações curriculares no Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 015/2005

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 05 DE AGOSTO DE 2005

 

 

 

Dispõe sobre alterações curriculares no curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na educação.

 

 

 

O Reitor em Exercício da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Vice-Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 05 de agosto de 2005, Ata 426,

 

 

D E L I B E R A :

 

 

Art. 1º           Incluir a Professora Ivane Almeida Duvoisin no corpo docente do curso.

 

Art. 2º           Alterar o número de vagas, passando de vinte e um para vinte e seis vagas.

 

Art. 3º           Alterar a clientela-alvo do curso, passando a se constituir de professores da rede municipal e da SMEC.

 

Art. 4º           Alterar os critérios de seleção do curso, passando a ser realizada por uma comissão mista, composta pelos professores do curso (FURG) e SMEC.

 

Art. 5º           Instituir o prazo de nove meses para a apresentação da monografia, a contar do término das disciplinas.

 

Art. 6º            Aprovar, em função das alterações propostas, novas ementas conforme quadro a seguir:

 

 

Disciplinas

Ementas

Dinâmica de projetos de aprendizagem

Metodologia de projetos de aprendizagem no contexto atual da informática na educação e na educação à distância. Práticas de projetos de aprendizagem e recursos da tecnologia da informação e comunicação.

Pesquisa na prática educacional

Pesquisa como princípio educativo e o professor como pesquisador. Pesquisa e construção do conhecimento. Pesquisa no cotidiano escolar. Metodologias de pesquisa.

Ambientes de aprendizagem virtual

Situações problemas envolvendo ambientes de aprendizagem digital em que o aluno constrói os conhecimentos através da dinâmica de Projetos de Aprendizagem. Busca e classificação de informações utilizando os recursos da Internet. Interação virtual. Alternativas de sistemas de software para a educação.

Tecnologias da informação e comunicação e o saber docente

Papel do professor na sistematização dos conhecimentos e dos princípios teóricos subjacentes à prática docente e na utilização das tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias da informação e comunicação inseridas no currículo escolar. Modos de intervenção das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano escolar.

Ecologia cognitiva digital

Software livre. Sistema operacional Linux. Linguagem html. Operacionalidade de hardware no sistema Linux. Noções básicas de Banco de dados.

Seminário integrador

Seminários avançados envolvendo questões relativas a informática na educação,pesquisa computação e educação.

 

Art. 7º           Aprovar, em função das alterações propostas, a nova estrutura para o curso conforme quadro a seguir:

 

Disciplina

Corpo docente

Carga horária/créditos

Alfabetização digital

Ivete M. Pinto (Mestre/UFRGS) e Silvia Botelho (Doutoura/INPIT-CNRS – França)

60 h/a – 4 créditos

Dinâmica de projetos de aprendizagem

Ivane A. Duvoisin (Mestre/FURG) e Débora Laurino (Doutoura/UFRGS)

 

45 h/a – 3 créditos

Pesquisa na prática educacional

Guiomar F. Soares (Mestre/FURG) e Paula C. Ribeiro (Doutoura/UFRGS)

 

60 h/a – 4 créditos

 

Ambientes de aprendizagem virtual

Débora Laurino (Doutoura/UFRGS) e Ivete Martins Pinto (Mestre/UFRGS)

 

45 h/a – 3 créditos

 

Tecnologias da informação e comunicação e o saber docente

Sheyla C. Rodrigues (Mestre/PUC-RS) e Paula Costa Ribeiro (Doutoura/UFRGS)

 

 

60 h/a – 4 créditos

 

 

Ecologia cognitiva digital

Silvia Botelho (Doutoura/INPIT-CNRS - França) e Ivane A. Duvoisin (Mestre/FURG)

 

60 h/a – 4 créditos

 

Seminário integrador

Sheyla C. Rodrigues (Mestre/PUC-RS) e Guiomar F. Soares (Mestre/FURG)

 

30 h/a – 2 créditos

 

 

Art. 7º           A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. MSc. Ernesto Luiz Casares Pinto

VICE-PRESIDENTE DO COEPE