SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 007/2005
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 17 DE JUNHO DE 2005
Dispõe sobre ajustes nas deliberações: 015/2003 - alteração curricular no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã e 050/2003 - plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Habilitação Magistério do Ensino Médio e implantação do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - noite.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 17 de junho de 2005, Ata 424,
D E L I B E R A:
Art. 1º Aprovar os ajustes e inserções propostas para as deliberações 015/2003 e 050/2003 do COEPE, relativas às alterações curriculares no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental manhã, ao plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Habilitação Magistério do Ensino Médio e implantação do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental noite, conforme anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin
PRESIDENTE DO COEPE
- DELIBERAÇÃO Nº 015/2003 DA 5ª CÂMARA DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES), DE 14 DE NOVEMBRO DE 2003, QUE DISPÔE SOBRE ALTERAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
I. ALTERAÇÕES E INSERÇÕES NA DELIBERAÇÃO 015/2003:
Item 3
. Retirar a carga horária da Prática Pedagógica expressa em todas as disciplinas e atividades previstas neste item, uma vez que, a distribuição da carga horária de 400 horas de Práticas Pedagógicas será regulamentada pela Comissão de Curso de Pedagogia.
Item 3
. Alterar as ementas das disciplinas discriminadas abaixo. Tal alteração, aprovada pela ComCur de Pedagogia e pelo Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, justifica-se pelo fato de que as mesmas serão oferecidas também no curso de Pedagogia Educação Infantil.
- Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação
Nova ementa
: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
- Corporeidade e Movimento
Nova ementa
: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.
- Didática VI
Nova ementa
: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.
Item 11
. Alterar a redação deste item conforme abaixo:
Nova Redação:
Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.
Item 16:
Alterar a redação deste item conforme abaixo:
Nova Redação
: Para os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental código 235 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.
II. INCLUSÃO DE NOVOS ITENS NA DELIBERAÇÃO 015/2003, CONFORME ABAIXO:
1. Aprovar o seguinte plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental código 235:
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
1o Períodos |
1o Semestre |
|
09217 |
Psicologia Geral I |
2005 |
09029 |
Sociologia I |
2005 |
09022 |
Filosofia I |
2005 |
09012 |
Introd. à Met. Científica |
2005 |
09189 |
Relações Interpessoais I |
2005 |
06028 |
Português Básico I |
2005 |
2o Período |
2o Semestre |
|
09039 |
Psicologia da Educação I |
2005 |
09030 |
Sociologia II |
2005 |
09023 |
Filosofia II |
2005 |
09184 |
|
2005 |
09192 |
Tecnologia Educacional |
2005 |
09051 |
História da Educação I |
2005 |
06029 |
Português Básico II |
2005 |
09187 |
Psicopedagogia do Adulto |
2005 |
09410 |
Educação Especial |
2005 |
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
3o Período |
1o Semestre |
|
09040 |
Psicologia da Educação II |
2006 |
09031 |
Sociologia da Educação I |
2006 |
09024 |
Filosofia da Educação I |
2006 |
09185 |
Psicomotricidade I |
2006 |
09076 |
Didática I |
2006 |
09052 |
História da Educação II |
2006 |
09406 |
Infância e Cultura I |
2006 |
4o Período |
2o Semestre |
|
09041 |
Psicologia da Educação III |
2006 |
09032 |
Sociologia da Educação II |
2006 |
09025 |
Filosofia da Educação II |
2006 |
09405 |
Vivências Corporais I |
2006 |
09077 |
Didática II |
2006 |
09161 |
Educação Comparada |
2006 |
09408 |
Fund. da Pesquisa Educacional |
2006 |
5o Período |
1o Semestre |
|
09042 |
Psicologia da Educação IV |
2007 |
06343 |
A Arte na Educação I |
2007 |
09409 |
Psicologia do Jogo |
2007 |
09168 |
Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica |
2007 |
09288 |
Org. Func. da Escola Brasileira |
2007 |
01168 |
Estatística Aplicada à Educação |
2007 |
6o Período |
2o Semestre |
|
09190 |
Relações Interpessoais II |
2007 |
06344 |
A Arte da Educação II |
2007 |
CÓDIGO |
DISCIPLINA |
OFERECIMENTO |
09412 |
Metodologia do Ensino Médio II |
2007 |
09423 |
Fund. e Métod. da Língua Port. I |
2007 |
09425 |
Fund. Metod. Ciências Naturais |
2007 |
09426 |
Fund. Metod. Ciências Sociais I |
2007 |
09428 |
Fund. Metod. da Alfabetização I |
2007 |
7o Período |
1o Semestre |
|
09411 |
Dificuldades de Aprendizagem |
2007 |
06156 |
Literatura Infantil |
2007 |
09424 |
Fund. e Métod. da Língua Port. II |
2007 |
09430 |
Fund. Metod. Ensino da Mat. |
2007 |
09427 |
Fund. Metod. Ciências Sociais II |
2007 |
09431 |
|
2007 |
09432 |
Fund. Metod. da Alfabetização II |
2007 |
09407 |
A Criança e a Educação Física |
2007 |
8o Período |
2o Semestre |
|
09413 |
Est. Sup. Psicologia Ensino Médio |
2007 |
09414 |
Est. Sup. Didática - Ensino Médio |
2007 |
09415 |
Est. Sup. Sociologia Ensino Médio |
2007 |
09432 |
Est. Sup. Anos Iniciais Ens. Fund. |
2007 |
2. Aprovar os seguintes pré-requisitos para o curso de Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental manhã:
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PRÉ-REQUISITOS |
CÓDIGO |
História e Metodologia da Alfabetização II |
09469 |
História e Metodologia da Alfabetização I |
09466 |
Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias II |
09470 |
Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias I |
09467 |
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PRÉ-REQUISITOS |
CÓDIGO |
Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais II |
09476 |
Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais I |
09472 |
Investigação e Prática nos Campos da EJA |
09478 |
Educação de Jovens e Adultos |
09464 |
Psicologia da Infância e da Adolescência |
09459 |
Psicologia da Educação |
09435 |
Os estágios terão as seguintes restrições:
- O Estágio I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;
- O Estágio II só poderá ser realizado após o Estágio I;
- O Estágio III só poderá ser realizado após o Estágio II;
- Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;
- O Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio IV.
3. Excluir o apostilamento Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã.
4. Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental manhã, em
III. REEDITAR A DELIBERAÇÃO Nº 015/2003 QUE DISPÔE SOBRE ALTERAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
- DELIBERAÇÃO Nº 050/2003 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DE ÚLTIMO OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOITE.
- REALIZAR AS ALTERAÇÕES NOS SEGUINTES ITENS DA DELIBERAÇÃO 050/2003:
Item 03
. Que cria e inclui no QSL do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã, as seguintes disciplinas e atividades. (neste item são listadas todas as disciplinas e atividades propostas para o referido curso)
Alteração proposta :
Alterar
as ementas das disciplinas discriminadas abaixo. Tal alteração, aprovada pela ComCur de Pedagogia e pelo Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, justifica-se pelo fato de que as mesmas serão oferecidas também no curso de Pedagogia Educação Infantil.
- Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação
Ementa atual
: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
Ementa proposta
: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.
- Corporeidade e Movimento
Ementa atual
: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.
Ementa proposta
: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.
- Didática VI
Ementa atual
: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para os anos iniciais.
Ementa proposta
: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.
Item 07
. Alterar a redação do item 07 da deliberação
Redação atual
: Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas e expressas nas características de todas as disciplinas do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite, conforme matriz curricular.
Redação proposta:
Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.
II. INCLUIR OS SEGUINTES ITENS NA DELIBERAÇÃO 050/2003:
1. Aprovar os eixos orientadores do curso de Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental Noite:
1º eixo: Contextualização da Educação
2º eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente
3º eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais
4º eixo: Proposições e Perspectivas Educativas
2. Aprovar os pré-requisitos das seguintes disciplinas do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noite:
DISCIPLINAS |
CÓDIGO |
PRÉ-REQUISITOS |
CÓDIGO |
História e Metodologia da Alfabetização II |
09469 |
História e Metodologia da Alfabetização I |
09466 |
Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias II |
09470 |
Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias I |
09467 |
Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais II |
09476 |
Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais I |
09472 |
Investigação e Prática nos Campos da EJA |
09478 |
Educação de Jovens e Adultos |
09464 |
Psicologia da Infância e da Adolescência |
09459 |
Psicologia da Educação |
09435 |
Os estágios terão as seguintes restrições:
- O Estágio I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;
- O Estágio II só poderá ser realizado após o Estágio I;
- O Estágio III só poderá ser realizado após o Estágio II;
- Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;
- O Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio IV.
03. Aprovar o seguinte plano de adaptação:
Para os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental código 235 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.
III. REEDITAR A DELIBERAÇÃO 050/2003 QUE DISPÕE SOBRE O ÚLTIMO OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA HABILITAÇÃO MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - NOITE.