Nº 007 - Dispõe sobre ajustes nas Deliberações 015/03 (5ª Câmara) e 050/03 (Plenário) do COEPE; ref. Reforma Curricular no Curso de Pedagogia.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 007/2005

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 17 DE JUNHO DE 2005

 

 

 

Dispõe sobre ajustes nas deliberações: 015/2003 - alteração curricular no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã e 050/2003 - plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Habilitação Magistério do Ensino Médio e implantação do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - noite.

 

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 17 de junho de 2005, Ata 424,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

 

Art. 1º Aprovar os ajustes e inserções propostas para as deliberações 015/2003 e 050/2003 do COEPE, relativas às alterações curriculares no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – manhã, ao plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Habilitação Magistério do Ensino Médio e implantação do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – noite, conforme anexo.

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Carlos Brahm Cousin

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

  • DELIBERAÇÃO Nº 015/2003 DA 5ª CÂMARA DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES), DE 14 DE NOVEMBRO DE 2003, QUE DISPÔE SOBRE ALTERAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

 

 

 

I. ALTERAÇÕES E INSERÇÕES NA DELIBERAÇÃO 015/2003:

 

Item 3

. Retirar a carga horária da Prática Pedagógica expressa em todas as disciplinas e atividades previstas neste item, uma vez que, a distribuição da carga horária de 400 horas de Práticas Pedagógicas será regulamentada pela Comissão de Curso de Pedagogia.

 

Item 3

. Alterar as ementas das disciplinas discriminadas abaixo. Tal alteração, aprovada pela ComCur de Pedagogia e pelo Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, justifica-se pelo fato de que as mesmas serão oferecidas também no curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

 

  • Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação

 

Nova ementa

: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

 

  • Corporeidade e Movimento

 

Nova ementa

: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.

 

 

  • Didática VI

 

Nova ementa

: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.

 

Item 11

. Alterar a redação deste item conforme abaixo:

Nova Redação:

Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Manhã, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.

 

Item 16:

Alterar a redação deste item conforme abaixo:

Nova Redação

: Para os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – código 235 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.

 

 

II. INCLUSÃO DE NOVOS ITENS NA DELIBERAÇÃO 015/2003, CONFORME ABAIXO:

1. Aprovar o seguinte plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – código 235:

 

CÓDIGO

 

DISCIPLINA

 

 

OFERECIMENTO
 

1o Períodos

1o Semestre

09217

Psicologia Geral I

2005

09029

Sociologia I

2005

09022

Filosofia I

2005

09012

Introd. à Met. Científica

2005

09189

Relações Interpessoais I

2005

06028

Português Básico I

2005

     
 

2o Período

2o Semestre

09039

Psicologia da Educação I

2005

09030

Sociologia II

2005

09023

Filosofia II

2005

09184

 

Psicofisiologia

2005

09192

Tecnologia Educacional

2005

09051

História da Educação I

2005

06029

Português Básico II

2005

09187

Psicopedagogia do Adulto

2005

09410

Educação Especial

2005

 

CÓDIGO

 

DISCIPLINA

 

OFERECIMENTO

 

3o Período

1o Semestre

09040

Psicologia da Educação II

2006

09031

Sociologia da Educação I

2006

09024

Filosofia da Educação I

2006

09185

Psicomotricidade I

2006

09076

Didática I

2006

09052

História da Educação II

2006

09406

Infância e Cultura I

2006

     
 

4o Período

2o Semestre

09041

Psicologia da Educação III

2006

09032

Sociologia da Educação II

2006

09025

Filosofia da Educação II

2006

09405

Vivências Corporais I

2006

09077

Didática II

2006

09161

Educação Comparada

2006

09408

Fund. da Pesquisa Educacional

2006

     
 

5o Período

1o Semestre

09042

Psicologia da Educação IV

2007

06343

A Arte na Educação I

2007

09409

Psicologia do Jogo

2007

09168

Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica

2007

09288

Org. Func. da Escola Brasileira

2007

01168

Estatística Aplicada à Educação

2007

     
 

6o Período

2o Semestre

09190

Relações Interpessoais II

2007

06344

A Arte da Educação II

2007

CÓDIGO

 

DISCIPLINA

 

OFERECIMENTO

09412

Metodologia do Ensino Médio II

2007

09423

Fund. e Métod. da Língua Port. I

2007

09425

Fund. Metod. Ciências Naturais

2007

09426

Fund. Metod. Ciências Sociais I

2007

09428

Fund. Metod. da Alfabetização I

2007

     
 

7o Período

1o Semestre

09411

Dificuldades de Aprendizagem

2007

06156

Literatura Infantil

2007

09424

Fund. e Métod. da Língua Port. II

2007

09430

Fund. Metod. Ensino da Mat.

2007

09427

Fund. Metod. Ciências Sociais II

2007

09431

 

Fund. Metod. Cur. Anos Iniciais E. F.

2007

09432

Fund. Metod. da Alfabetização II

2007

09407

A Criança e a Educação Física

2007

     
 

8o Período

2o Semestre

09413

Est. Sup. Psicologia – Ensino Médio

2007

09414

Est. Sup. Didática - Ensino Médio

2007

09415

Est. Sup. Sociologia – Ensino Médio

2007

09432

Est. Sup. Anos Iniciais Ens. Fund.

2007

 

2. Aprovar os seguintes pré-requisitos para o curso de Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental – manhã:

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

CÓDIGO

História e Metodologia da Alfabetização II

 

09469

História e Metodologia da Alfabetização I

 

09466

Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias II

 

09470

Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias I

 

09467

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

CÓDIGO

Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais II

 

09476

Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais I

 

09472

Investigação e Prática nos Campos da EJA

 

09478

Educação de Jovens e Adultos

 

09464

Psicologia da Infância e da Adolescência

 

09459

Psicologia da Educação

 

09435

 

Os estágios terão as seguintes restrições:

 

  • O Estágio I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;

 

 

  • O Estágio II só poderá ser realizado após o Estágio I;

 

 

  • O Estágio III só poderá ser realizado após o Estágio II;

 

 

  • Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;

 

 

  • O Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio IV.

 

 

3. Excluir o apostilamento – Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã.

 

4. Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – manhã, em

anexo.

 

III. REEDITAR A DELIBERAÇÃO Nº 015/2003 QUE DISPÔE SOBRE ALTERAÇÃO CURRICULAR NO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

 

 

 

 

  • DELIBERAÇÃO Nº 050/2003 DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO DE ÚLTIMO OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – NOITE.

 

 

 

 

  • REALIZAR AS ALTERAÇÕES NOS SEGUINTES ITENS DA DELIBERAÇÃO 050/2003:

 

 

Item 03

. Que cria e inclui no QSL do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - manhã, as seguintes disciplinas e atividades. (neste item são listadas todas as disciplinas e atividades propostas para o referido curso)

 

Alteração proposta :

Alterar

as ementas das disciplinas discriminadas abaixo. Tal alteração, aprovada pela ComCur de Pedagogia e pelo Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, justifica-se pelo fato de que as mesmas serão oferecidas também no curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

 

  • Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação

 

Ementa atual

: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

Ementa proposta

: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

 

  • Corporeidade e Movimento

 

Ementa atual

: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos da EJA.

 

Ementa proposta

: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.

 

 

  • Didática VI

 

Ementa atual

: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para os anos iniciais.

 

Ementa proposta

: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político-pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico-políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.

 

Item 07

. Alterar a redação do item 07 da deliberação

Redação atual

: Redistribuir e ampliar para 400 h/a as atividades de Prática de Ensino distribuídas e expressas nas características de todas as disciplinas do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite, conforme matriz curricular.

 

Redação proposta:

Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Noite, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.

 

II. INCLUIR OS SEGUINTES ITENS NA DELIBERAÇÃO 050/2003:

 

1. Aprovar os eixos orientadores do curso de Pedagogia Anos Inicias do Ensino Fundamental – Noite:

1º eixo: Contextualização da Educação

2º eixo: Cotidiano Educacional e Trabalho Docente

3º eixo: Cotidiano dos Anos Iniciais

4º eixo: Proposições e Perspectivas Educativas

 

2. Aprovar os pré-requisitos das seguintes disciplinas do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Noite:

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

CÓDIGO

História e Metodologia da Alfabetização II

 

09469

História e Metodologia da Alfabetização I

 

09466

Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias II

 

09470

Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Inicias I

 

09467

Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais II

 

09476

Currículo e Metodologia dos Anos Iniciais I

 

09472

Investigação e Prática nos Campos da EJA

 

09478

Educação de Jovens e Adultos

 

09464

Psicologia da Infância e da Adolescência

 

09459

Psicologia da Educação

 

09435

 

 

Os estágios terão as seguintes restrições:

 

  • O Estágio I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;

 

 

  • O Estágio II só poderá ser realizado após o Estágio I;

 

 

  • O Estágio III só poderá ser realizado após o Estágio II;

 

 

  • Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;

 

 

  • O Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio IV.

 

 

03. Aprovar o seguinte plano de adaptação:

 

Para os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – código 235 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.

 

III. REEDITAR A DELIBERAÇÃO 050/2003 QUE DISPÕE SOBRE O ÚLTIMO OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA HABILITAÇÃO MAGISTÉRIO DO ENSINO MÉDIO E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - NOITE.