Nº 035 - Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

 

 

DELIBERAÇÃO Nº 035/2004

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 29 DE NOVEMBRO DE 2004

 

 

 

Dispõe sobre alteração curricular no Curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 29 de novembro de 2004, Ata 417,

 

 

 

D E L I B E R A:

 

 

Art. 1º Aprovar as alterações curriculares no Curso de Pedagogia Educação Infantil, conforme Anexo.

 

Art. 2º A presente DELIBERAÇÃO entra em vigor nesta data.

 

 

 

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

Em 29 de novembro de 2004

 

 

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Excluir as seguintes disciplinas do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARÁTER

LOTAÇÃO

09217

Psicologia Geral I

Obrigatória

DECC

09029

Sociologia I

Obrigatória

DECC

09022

Filosofia I

Obrigatória

DECC

01063

Introdução à Computação

Obrigatória

DECC

09012

Introdução à Metodologia Científica

Obrigatória

DECC

09189

Relações Interpessoais I

Obrigatória

DECC

06028

Português Básico I

Obrigatória

DLA

09039

Psicologia da Educação I

Obrigatória

DECC

09030

Sociologia II

Obrigatória

DECC

09023

Filosofia II

Obrigatória

DECC

09184

Psicofisiologia

Obrigatória

DECC

09192

Tecnologia Educacional

Obrigatória

DECC

09051

História da Educação I

Obrigatória

DECC

06029

Português Básico II

Obrigatória

DLA

09410

Educação Especial

Optativa

DECC

09040

Psicologia da Educação II

Obrigatória

DECC

09031

Sociologia da Educação I

Obrigatória

DECC

09024

Filosofia da Educação I

Obrigatória

DECC

09185

Psicomotricidade I

Obrigatória

DECC

09076

Didática I

Obrigatória

DECC

09052

História da Educação II

Obrigatória

DECC

09406

Infância e Cultura I

Obrigatória

DECC

09041

Psicologia da Educação III

Obrigatória

DECC

09032

Sociologia da Educação II

Obrigatória

DECC

09025

Filosofia da Educação II

Obrigatória

DECC

09405

Vivências Corporais I

Obrigatória

DECC

09077

Didática II

Obrigatória

DECC

09161

Educação Comparada

Obrigatória

DECC

09408

Fundamentos da Pesquisa Educacional

Obrigatória

DECC

09042

Psicologia da Educação IV

Obrigatória

DECC

06343

A Arte na Educação I

Obrigatória

DLA

09409

Psicologia do Jogo

Obrigatória

DECC

09168

Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica

Obrigatória

DECC

09288

Org. Func. da Escola Brasileira

Obrigatória

DECC

01168

Estatística Aplicada à Educação

Obrigatória

DMAT

09190

Relações Interpessoais II

Obrigatória

DECC

06344

A Arte da Educação II

Obrigatória

DECC

09166

Ética Profissional

Obrigatória

DECC

09418

Metodologia da Educação Infantil I

Obrigatória

DECC

09412

Metodologia do Ensino Médio II

Obrigatória

DECC

09416

Políticas Públicas da Educ. Infantil

Obrigatória

DECC

09411

Dificuldades de Aprendizagem

Obrigatória

DECC

09417

Cuidado e Educação

Obrigatória

DECC

09419

Metodologia da Educação Infantil II

Obrigatória

DECC

09421

Cotidiano da Educação Infantil

Obrigatória

DECC

09407

A Criança e a Educação Física

Obrigatória

DECC

09413

Est. Sup. Psicologia - Ensino Médio I

Obrigatória

DECC

09414

Est. Sup. Didática – Ensino Médio I

Obrigatória

DECC

09415

Est. Sup. Sociologia - Ensino Médio I

Obrigatória

DECC

09432

Est. Sup. Educação Infantil

Obrigatória

DECC

09187

Psicopedagogia do Adulto

Obrigatória

DECC

 

 

2. Aprovar os eixos orientadores da estrutura organizacional do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

1º eixo: Contextualização da Educação

2º eixo: Infâncias, Educadoras e Espaços Educativos

3º eixo: Cotidiano da Educação de zero a seis anos

4º eixo: Proposições e Perspectivas Educativas

 

3. Incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

Primeiro Ano:

Disciplinas:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09283

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: O homem como sujeito da educação. Antropologia filosófica e educação. Características da filosofia e sua contribuição sobre o fenômeno educacional. As questões filosóficas envolvidas nas relações educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico brasileiro contemporâneo: problemas e perspectivas. A formação do educador frente aos paradigmas de um novo tempo. A função educadora. O papel do educador na sociedade.

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09282

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: Obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Estudo das teorias sociológicas da educação: reprodutivistas e crítica. Sociologia política da educação, ideologia, cultura e educação. A Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar; educação e mercado.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09435

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação : 1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: A psicologia como ciência e profissão. Fundamentos da Psicologia da Educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Departamento de lotação: DECC

Código: 09455

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 6

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Definição e significação da história da educação brasileira e deste cotidiano como construção individual e coletiva. História de vida/pessoal/escolar dos estudantes. História local dos espaços formais e informais de educação. Análise crítica dos acontecimentos sócio – político – culturais legitimados como relevantes na construção histórica da educação.

 

DIDÁTICA V

Departamento de lotação: DECC

Código: 09456

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise da função e do papel do professor em seu contexto profissional. Discute a identidade docente e os processos de formação de professores. Estuda a pedagogia e a didática como campo de conhecimento e como disciplina nos cursos de formação de professores. As epistemologias do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

Departamento de lotação: DLA

Código: 06347

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise e interpretação dos mecanismos intervenientes na leitura e na produção do texto oral e escrito, do lingüístico e do não lingüístico.

 

Atividades

ATIVIDADES INTEGRADORAS I

Departamento de lotação: DECC

Código: 09457

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL:1º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

 

Segundo Ano

Disciplinas:

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09458

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: A pesquisa na Universidade. Os paradigmas da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a pesquisa no contexto educativo. Espaço interdisciplinar integrador da vida acadêmica e realidade escolar; iniciação científica através da elaboração de teorias de base que sedimentem projeto de pesquisa na área educacional.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09436

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Análise e discussão das políticas públicas da educação e sua influência na organização e funcionamento do sistema educacional brasileiro, bem como sua articulação com as demais políticas sociais.

 

 

CORPOREIDADE E MOVIMENTO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09460

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Principais concepções que abordam a questão da corporeidade e do movimento na sociedade ocidental. A corporeidade e o movimento humano nos espaços educativos.

 

 

DIDÁTICA VI

Departamento de lotação: DECC

Código: 09461

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 8

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Estudo crítico e reflexivo dos aspectos relacionados ao fazer pedagógico. Discute as implicações político - pedagógicas dos componentes metodológicos da prática docente. Estuda as teorias do currículo. Analisa as dimensões do planejamento e a avaliação do processo educativo e suas implicações técnico – políticas. Analisa as orientações curriculares nacionais para a Educação Básica.

PSICOLOGIA EDUCACIONAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Departamento de lotação: DECC

Código: 09462

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Ementa: Enfoque multidisciplinar da psicopedagogia no estudo das necessidades educativas especiais. Caracterização das necessidades educativas especiais sob os aspectos: intelectual, sensorial, físicos e condutas típicas. Modalidades de identificações e intervenções psicopedagógicas. A ação psicopedagógica na inclusão do aluno com necessidades educativas especiais nos contextos sociais.

 

INFÂNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09463

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo da infância e das questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

 

Atividades

ATIVIDADES INTEGRADORAS II

Departamento de lotação: DECC

Código: 09465

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: anual

Atividade interdisciplinar

Ementa: Integração e aprofundamento dos conhecimentos que vêm sendo trabalhados nas disciplinas tomando por referência o eixo orientador do ano.

Terceiro Ano

Disciplinas:

ARTE E LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DLA

Código: 06351

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Disciplina interdisciplinar

Ementa: Introdução à arte da criança e do adolescente. O grafismo infantil nas diversas abordagens metodológicas. A estereotipia gráfica e sua repercussão na aprendizagem escolar. Imitação e cópia como problemas de aprendizagem. Cinestesia, imaginação e simbolismo na arte da criança e do adolescente. A oficina de arte. O fazer artístico e a educação estética.

 

LITERATURA INFANTIL

Departamento de lotação: DLA

Código: 06156

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: O aparecimento da literatura infantil no Brasil. A modernização da literatura infantil brasileira. A expansão da literatura infantil. A nova literatura infantil brasileira. A leitura em sala de aula/metodologia. Estudo prático e análise de textos na literatura infantil.

Quarto Ano

Disciplinas

SEMINÁRIO TEÓRICO-PRÁTICO DA AÇÃO EDUCATIVA

Departamento de lotação: DECC

Código: 09477

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Produção textual crítico reflexivo, fundamentada em atividades teórico-experiencial na área educativa.

Atividades

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09481

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Aprofundamento e sistematização de uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico - científico.

 

SEMINÁRIO DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

Departamento de lotação: DECC

Código: 09482

Carga horária semanal: 5 h/a

Créditos: 05

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente produzindo conhecimentos contextualizados.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

PSICOPEDAGOGIA DO ADULTO

Departamento de lotação: DECC

Código: 09187

Carga horária semanal: 03

Créditos: 03

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: A vida adulta como dimensão existencial de desenvolvimento da personalidade. A problemática da educação da educação de adultos na realidade brasileira. Problemas relativos a operacionalização do ensino supletivo. Educação permanente.

 

GINÁSTICA

Departamento de lotação: DECC

Código: 09904

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: Discussão e experimentação de atividades corporais com ênfase na autonomia e suas relações com a saúde, cultura e sociedade.

 

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

Departamento de lotação: DEMAT

Código: 01063

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: Histórico. Processamento de dados. Evolução dos dispositivos de cálculo. Computadores. Classificação. Uso de microcomputadores. Utilização de um processador de texto. Uso de computadores de grande porte. Acesso aos bancos de dados da FURG. Aplicações em áreas de conhecimento específico.

 

4. Criar e incluir as seguintes disciplinas e atividades do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

Segundo Ano

Disciplinas

PSICOLOGIA DA INFÂNCIA

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Diferentes abordagens psicológicas das infâncias. As interações das crianças em diversos contextos e os fatores de influências no cotidiano infantil. Temas contemporâneos da vida infantil, riscos psicossociais e possibilidades de ação e intervenção.

 

ESTUDO SOCIAL DA INFÂNCIA

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo da história social da infância e das famílias. Modos de socialização e subjetivações das infâncias em diferentes meios sociais.

 

MÍDIAS E INFÂNCIAS

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 2º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Análise frente à produção, o funcionamento e à recepção de processos da cultura das mídias e dos processos mediáticos, na organização simbólica na sociedade contemporânea. Exame do papel do campo da mídia na organização e na construção do campo das culturas infantis, principalmente, as formas e as estratégias que estruturam experiências culturais da sociedade de consumo de massa.

 

Terceiro Ano

Disciplinas:

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo das questões teórico-metodológicas de autores que contribuíram para a construção das pedagogias para a infância, do século XIX à contemporaneidade.

 

CONSTRUÇÃO SOCIAL DA LINGUAGEM E DO CONHECIMENTO

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: A relação do sujeito com a linguagem e com o outro na sua constituição enquanto ser sócio-histórico-cultural. O pensamento e a linguagem oral e escrita na infância: a questão da mediação semiótica nos espaços educativos e as relações da oralidade e da escrita.

 

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação:1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: As relações sociais, culturais, afetivas em espaços de Educação Infantil. Discussão sobre a avaliação, o registro, a reflexão e a documentação do processo educativo. Estudo de propostas metodológicas contemporâneas em espaços formais e não-formais.

 

JOGOS, BRINQUEDOS E CULTURAS

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 3 h/a

Créditos: 3

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: O papel e a função do brinquedo e do jogo na Educação Infantil e na vida social da criança. As visões históricas e culturais do brincar. A importância dos processos lúdicos na construção da subjetividade e a relação entre brincadeiras, criatividade, culturas e desenvolvimento/aprendizado infantil.

 

COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo e problematização das concepções de cotidiano, rotina e ritual e suas implicações na prática pedagógica da Educação Infantil. Estudo do tempo e do espaço e suas marcas no currículo e nos processos de subjetivação infantil.

 

Atividades

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL I

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização administrativa: história da instituição, investigação das comunidades que a instituição recebe, funcionamento administrativo, regimento escolar e a função e o papel da coordenação pedagógica. Ações educativas na Educação Infantil.

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 3º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Pesquisa do contexto e da organização pedagógica da instituição: Rotina educativa diária, participação em reuniões administrativo-pedagógicas; proposta pedagógica, observações e acompanhamento da prática da sala de aula desenvolvida por profissionais, entrevistas com docentes, organização do projeto de estágio. Ações educativas na Educação Infantil.

Quarto Ano

Disciplinas

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL III

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo do currículo na Educação Infantil e aspectos específicos da prática pedagógica com crianças de zero a seis anos em espaços educativos. Análise de propostas e referenciais institucionais.

 

OFICINAS DE BRINQUEDOS

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Oficinas de brinquedos com diversos recursos materiais e simbólicos. A construção de brinquedos nos espaços educativos. Estudo e resgate das culturas infantis a partir das brincadeiras populares.

 

COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL II

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2 h/a

Créditos: 2

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo das relações entre crianças e os vários tipos de conhecimentos nos diversos contextos educativos.

 

ÉTICA E EDUCAÇÃO

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: A educação como (re)construção de uma ordem social-profissional fundamentada em valores éticos. O comportamento ético do professor como possibilidade, norma e necessidade. O professor frente ao dualismo ético: o ato humano e a competência profissional. A crise da ética na ciência e na educação.

 

 

Atividades

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL III

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 4 h/a

Créditos: 4

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 1º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Vivencia oficinas pedagógicas na Educação Infantil: planejamento, atividade prática docente, registros reflexivos, reuniões pedagógicas, orientações individuais e coletivas, avaliação e reflexão da ação na vivência do processo. Encaminhamento da proposta de atividade prática de sala de aula.

 

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL IV

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 15 h/a

Créditos:15

Sistema de avaliação: 2

Localização no QSL: 2º período do 4º ano

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Atividade interdisciplinar

Ementa: Realiza a prática docente na Educação Infantil. Aprofunda e sistematiza uma temática educativa definida pelo aluno ao longo do curso ou durante o estágio. Produz um trabalho acadêmico-científico. Relata e analisa a ação educativa vivenciada nos estágios. Teoriza temáticas implicadas na prática pedagógica. Elabora proposições educacionais para os conflitos inerentes a ação docente e produz conhecimentos contextualizados.

 

DISCIPLINA OPTATIVA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS

Departamento de lotação: DECC

Código: a determinar

Carga horária semanal: 2h/a

Créditos: 02

Sistema de avaliação: 1

Localização no QSL: 1º ou 2º período do 3º ano

Caráter: optativo

Regime de oferta: semestral

Ementa: Definição de educação profissional . Papel do pedagogo no planejamento da formação profissional . A integração da formação ético - política, técnica e de auto - gestão do trabalhador. A educação profissional básica como legenda das políticas educacionais brasileira.

 

 

 

5. Alterar a localização da seguinte disciplina do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

Disciplina: Literatura Infantil

Código: 06156

Localização: do 7º para o 6º período

 

6. Alterar a ementa e a localização da seguinte disciplina do QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

Disciplina: Fundamentos da Educação Infantil

Lotação: DECC

Código: 09420

Carga horária semanal: 3h/a

Créditos: 3

Sistema de Avaliação: I

Localização: do 6º período para o 5º período

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Nova ementa: Estudo da história social da infância no Brasil e as suas diversas formas de atendimento, do século XIX à contemporaneidade.

 

7. Alterar o nome e a localização, mantendo a ementa e o número de créditos da disciplina Cuidado e Educação para:

 

Tópicos Específicos da Educação Infantil

Lotação: DECC

Código: a determinar

Créditos: 4

Sistema de Avaliação: I

Localização: do 7º para o 4º período

Caráter: obrigatório

Regime de oferta: semestral

Ementa: Estudo dos princípios fundamentais que articulam cuidado/educação como objetivos indissociáveis no cotidiano dos diversos contextos educativos que atendem crianças de zero a seis anos.

 

8. Alterar a carga horária do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

Disciplinas Obrigatórias 2.175 h/a

Disciplinas Optativas 60 h/a

Atividades Complementares 200 h/a

Estágio Curricular Obrigatório 405 h/a

Carga Horária Total do Curso 2.840 h/a

Práticas Pedagógicas (Já incluídas nas disciplinas obrigatórias e atividades num total de 400 horas)

 

 

9. Aprovar o tempo de integralização mínimo de conclusão do Curso de Pedagogia Educação Infantil em 8 semestres e máximo em 14 semestres; a carga horária semanal máxima em 32 h/a e a mínima em 14 h/a.

 

10. Definir em 22 o número de vagas para o Curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

11. Ampliar para 400 h/a as atividades de Práticas Pedagógicas integrantes das disciplinas e atividades do Curso de Pedagogia Educação Infantil, conforme regulamentação da ComCur de Pedagogia.

 

12. Instituir o Estágio Curricular Obrigatório de 405 h/a:

Estágio em Educação Infantil I 60 h/a

Estágio em Educação Infantil II 60 h/a

Estágio em Educação Infantil III 60 h/a

Estágio em Educação Infantil IV 225 h/a

 

13. Aprovar 200 horas de atividades complementares para o Curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

Observação: As Atividades Complementares, as Práticas Pedagógicas, os Estágios Supervisionados, as Atividades Integradoras, o Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas serão regulamentados pela Comissão de Curso de Pedagogia.

 

 

14. Aprovar o seguinte Plano de Equivalência:

 

 

CÓD.

DISCIPLINA

QSL

CRÉD.

TIPO

CÓD.

EQUIVALÊNCIA – DISCIPLINA

QSL

CRÉD.

TIPO

09283

Filosofia da Educação

1 e 2/1

08

Obrig.

09024

09025

Filosofia da Educação I

Filosofia da Educação II

1/2

2/2

04

04

Obrig.

Obrig.

09282

Sociologia da Educação

1 e 2/1

08

Obrig.

09031

09032

Sociologia da Educação I

Sociologia da Educação II

1/2

2/2

03

03

Obrig.

Obrig.

09435

Psicologia da Educação

1 e 2/1

08

Obrig.

09039

09040

Psicologia da Educação I

Psicologia da Educação II

2/1

1/2

03

03

Obrig.

Obrig.

09455

História da Educação Brasileira

1 e 2/1

06

Obrig.

09051

09052

História da Educação I

História da Educação II

2/1

1/2

03

03

Obrig.

Obrig.

09456

Didática V

1 e 2/1

04

Obrig.

09076

Didática I

1/2

0 6

Obrig.

06347

Produção Textual

1 e 2/1

04

Obrig.

06028

06029

Português Básico I

Português Básico II

1/1

2/1

03

03

Obrig.

Obrig.

09458

Fund. E Metod. da Pesq. em Educação

1 e 2/2

04

Obrig.

09012

09408

Introd. à Metod. Científica

Fund. da Pesq. Educacional

1/1

2/2

03

04

Obrig.

Obrig.

09436

Políticas Públicas de Educação

1 e 2/2

04

Obrig.

09288

Org. Func. Da Escola Brasileira

2/3

04

Obrig.

Det.

Psicologia da Infância

1/4

04

Obrig.

09041

Psic. da Educ. II

2/2

03

Obrig.

09460

Corporeidade e Movimento

1/2

04

Obrig.

09405

09407

Vivências Corporais I

A Criança e a Ed. Física

2//2

1/4

02

02

Obrig.

Obrig.

09461

Didática VI

1 e 2/2

08

Obrig.

09077

Didática II

2/2

06

Obrig.

09462

Psic. Educ.dos Portadores de Neces. Especiais

1 e 2/2

04

Obrig.

09410

Educação Especial

2/1

03

Opt.

09463

Infâncias, Culturas e Educação

2/2

04

Obrig.

09406

Infância e Cultura I

1/2

03

Obrig.

Det.

Tópicos Esp. da Ed. Infantil

2/2

04

Obrig.

09417

Cuidado e Educação

1/4

04

Obrig.

Det.

Fund. E Metod. Ed. Infantil I , II e III

1/3

2/3

1/4

04

04

04

Obrig.

09418

09419

Metod. da Ed. Infantil I e II

2/3

1/4

06

06

Obrig.

06351

Arte e Ling. na Educ.

1/3

04

Obrig.

06343

06344

A Arte na Educ. I

A Arte na Educ. II

1/3

2/3

03

03

Obrig.

Obrig.

Det.

Cotidiano da Educação Infantil I e II

2/3

1/4

04

02

Obrig.

09421

Cotidiano da Ed. Infantil

1/4

05

Obrig.

Det.

Oficinas de Brinquedos

1/4

04

Obrig.

09409

Psicologia do Jogo

1/3

03

Obrig.

Det.

Ética e Educação

1/4

04

Obrig.

09166

Ética Profissional

2/3

03

Obrig.

09477

Sem. Teórico-Prático da Ação Educ.

1/4

03

Obrig.

09168

Métodos e Téc. da Pesq. Pedag.

1/3

04

Obrig.

Det.

Estágio na Educação Infantil IV

2/4

15

Obrig.

09432

Est. Sup. na Educ. Infantil

2/4

14

Obrig.

 

 

 

15. Aprovar o plano de implantação do Curso de Pedagogia Educação Infantil:

 

 

DISCIPLINAS

CÓDIGO

INÍCIO DE OFERECIMENTO

TURNO

OFERECIMENTO

Filosofia da Educação

09283

1 e 2/2005

Manhã

Sociologia da Educação

09282

1 e 2/2005

Manhã

Psicologia da Educação

09435

1 e 2/2005

Manhã

História da Educação Brasileira

09455

1 e 2/2005

Manhã

Didática V

09456

1 e 2/2005

Manhã

Produção Textual

06347

1 e 2/2005

Manhã

Atividades Integradoras I

09457

1 e 2/2005

Manhã

Fundamentos e Metodologias da Pesquisa em Educação

09458

1 e 2/2005

Manhã

Políticas Públicas de Educação

09436

1 e 2/2005

Manhã

Psicologia da Infância

a determinar

1/2005

Manhã

Corporeidade e Movimento

09460

1/2005

Manhã

Didática VI

09461

1 e 2/2005

Manhã

Psic. Educ. dos Portadores de Necessidades Especiais

09462

1 e 2/2005

Manhã

Estudo Social da Infância

a determinar

1/2005

Manhã

Infâncias, Culturas e Educação

09463

2/2005

Manhã

Tópicos Especiais da Educação Infantil

a determinar

2/2005

Manhã

Mídias e Infâncias

a determinar

2/2005

Manhã

Atividades Integradoras II

09465

1 e 2/2005

Manhã

Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil I

a determinar

1/2006

Manhã

Fundamentos da Educação Infantil

09420

1/2006

Manhã

Construção Social da Ling. e do Conhecimento

a determinar

1/2006

Manhã

Arte e Ling. na Educação

06351

1/2006

Manhã

Estágio na Ed. Infantil I

a determinar

1/2006

Manhã

Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil II

a determinar

2/2006

Manhã

Jogos, brinquedos e culturas

a determinar

2/2006

Manhã

Literatura Infantil

06156

2/2006

Manhã

Cotidiano da Educação Infantil I

a determinar

2/2006

Manhã

Estágio na Ed. Infantil II

a determinar

2/2006

Manhã

Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil III

a determinar

1/2007

Manhã

Oficinas de Brinquedos

a determinar

1/2007

Manhã

Cotidiano da Educação Infantil II

a determinar

1/2007

Manhã

Sem. Teórico-Prático da Ação Educativa

09477

1/2007

Manhã

Ética e Educação

a determinar

1/2007

Manhã

Estágio na Educação Infantil III

a determinar

1/2007

Manhã

Trab. de Conclusão de Curso

09481

2/2007

Manhã

Estágio na Educação Infantil IV

a determinar

2/2007

Manhã

Seminário de Proposições Pedagógicas

09482

2/2007

Manhã

 

 

16. Aprovar o plano de último oferecimento das disciplinas do curso de Pedagogia Educação Infantil – código 236:

CÓDIGO

DISCIPLINA

OFERECIMENTO

 

1o Período

1o Semestre

09217

Psicologia Geral I

2005

09029

Sociologia I

2005

09022

Filosofia I

2005

01063

Introdução à Computação

2005

09012

Introdução à Metodologia Científica

2005

09189

Relações Interpessoais I

2005

06028

Português Básico I

2005

     
 

2o Período

2o Semestre

09039

Psicologia da Educação I

2005

09030

Sociologia II

2005

09023

Filosofia II

2005

09184

 

Psicofisiologia

2005

09192

Tecnologia Educacional

2005

09051

História da Educação I

2005

06029

Português Básico II

2005

09410

Educação Especial

2005

09187

Psicopedagogia do Adulto

2005

09410

Educação Especial

2005

     
 

3o Período

1o Semestre

09040

Psicologia da Educação II

2006

09031

Sociologia da Educação I

2006

09024

Filosofia da Educação I

2006

09185

Psicomotricidade I

2006

09076

Didática I

2006

09052

História da Educação II

2006

09406

Infância e Cultura I

2006

     
 

4o Período

2o Semestre

09041

Psicologia da Educação III

2006

09032

Sociologia da Educação II

2006

09025

Filosofia da Educação II

2006

09405

Vivências Corporais I

2006

09077

Didática II

2006

09161

Educação Comparada

2006

09408

 

Fundamentos da Pesquisa Educacional

2006

     
 

5o Período

1o Semestre

09042

Psicologia da Educação IV

2007

06343

A Arte na Educação I

2007

09409

Psicologia do Jogo

2007

09168

Métodos e Técnicas da Pesquisa Pedagógica

2007

09288

Organização e Funcionamento da Escola Brasileira

2007

01168

Estatística Aplicada à Educação

2007

 

CÓDIGO

DISCIPLINA

OFERECIMENTO

 

6o Período

2o Semestre

09190

Relações Interpessoais II

2007

06344

A Arte da Educação II

2007

09166

Ética Profissional

2007

09418

Metodologia da Ed. Infantil I

2007

09412

Metodologia do Ensino Médio II

2007

09416

Políticas Públicas da Educação Infantil

2007

     
 

7o Período

1o Semestre

09411

Dificuldades de Aprendizagem

2007

09417

Cuidado e Educação

2007

09419

Metodologia da Educação Infantil II

2007

09421

Cotidiano da Educação Infantil

2007

09407

A Criança e a Educação Física

2007

     
 

8o Período

2o Semestre

09413

Estágio Supervisionado Psicologia - Ensino Médio I

2007

09414

Estágio Supervisionado Didática - Ensino Médio I

2007

09415

Estágio Supervisionado Sociologia - Ensino Médio I

2007

09432

Estágio Supervisionado Educação Infantil

2007

17. Aprovar o seguinte plano de adaptação:

 

17.1. Plano de adaptação especial ao novo currículo de Pedagogia Educação Infantil a funcionar em 2005 para os ingressantes no Curso de Pedagogia Educação Infantil em 2004:

O presente plano tem como objetivo adaptar os alunos ingressantes via Processo Seletivo – 2004 no curso de Pedagogia Educação Infantil – código 236, ao novo currículo do curso de Pedagogia Educação Infantil, com código ainda a determinar e que terá seu primeiro ingresso via Processo Seletivo no ano de 2005. Para a efetivação do plano de adaptação, propomos o seguinte quadro de equivalência especial que terá validade somente no ano de 2005:

Código

Disciplina

QSL

Créd.

Caráter

Cód.

Equivalência/ disciplina

QSL

Créd.

Caráter

09217

 

09039

Psicologia Geral I

 

Psicologia da Educação I

1/1

 

2/1

4

 

3

Obrig.

 

Obrig.

09435

Psicologia da Educação

1 e 2/1

8

Obrig.

09029

 

09030

Sociologia I

 

Sociologia II

1/1

 

2/1

4

 

4

Obrig.

 

Obrig.

09282

Sociologia da Educação

1 e 2/1

8

Obrig.

09022

 

09023

Filosofia I

 

Filosofia II

1/1

 

2/1

4

 

4

Obrig.

 

Obrig.

09283

Filosofia da Educação

1 e 2/1

8

Obrig.

09012

Introdução à Metod. Científica

1/1

3

Obrig.

09458

Fund. e Metod. da Pesq. em Educação

1 e 2/2

4

Obrig.

06028

 

06029

Português Básico I

 

Português Básico II

1/1

 

2/1

3

 

3

Obrig.

 

Obrig.

06347

Produção Textual

1 e 2/1

4

Obrig.

09051

História da Educ. I

2/1

3

Obrig.

09455

História da Educ. Brasileira

1 e 2/1

6

Obrig.

A partir da observância deste plano de equivalência, os alunos ingressantes em 2004 que não obtiverem reprovações, serão matriculados no 2º ano do novo currículo de Pedagogia Educação Infantil, com código a determinar. Para esses alunos, no 2º ano do curso serão oferecidas as seguintes disciplinas:

 

  • Didática V – código 09456

 

 

  • Políticas Públicas de Educação – código 09436

 

 

  • Psicologia da Infância – código a determinar

 

 

  • Infâncias, culturas e Educação – código 09463

 

 

  • Corporeidade e Movimento – código 09460

 

 

  • Tópicos Específicos da Educação Infantil – código 09417

 

 

  • Didática VI – código 09461

 

 

  • Psicologia Educacional dos Portadores de Necessidades Especiais – código 09262

 

 

  • Estudo Social da Infância – código a determinar

 

 

  • Mídias e Infâncias – código a determinar

 

 

  • Atividades Integradoras I – código 09457

 

 

  • Atividades Integradoras II - 09465

 

 

Atividades Integradoras I contemplará conhecimentos e conteúdos relevantes de forma a complementar as disciplinas trabalhadas no ano de 2004, tomando como base o eixo orientador " Contextualização da Educação".

 

Os alunos que ingressaram no curso de Pedagogia Educação Infantil – código 236 em 2004, se reprovarem em alguma disciplina, farão a disciplina equivalente do primeiro ano do novo currículo em 2005. Isto não impedirá que os mesmos matriculem-se nas disciplinas possíveis do 2º ano do currículo novo.

 

Os casos omissos a este plano de adaptação, serão analisados e decididos pela Comissão de Curso de Pedagogia.

 

17.2. Plano de Adaptação ao novo currículo de Pedagogia Educação Infantil para os alunos ingressantes no Curso de Pedagogia – código 236 em anos anteriores a 2004:

 

Para os alunos que ingressaram no Curso de Pedagogia Educação Infantil – código 236 até 2003, será considerado o plano de último oferecimento das disciplinas para este desenho curricular. Os alunos que até 2007 não tiverem concluído o curso, serão automaticamente enquadrados no novo currículo do curso de Pedagogia Educação Infantil. Para esses alunos será considerado o plano de equivalência de disciplinas aprovado por esta deliberação.

 

18. Aprovar os pré-requisitos das disciplinas discriminadas a seguir:

DISCIPLINAS

CÓDIGO

PRÉ-REQUISITOS

CÓDIGO

Fund. e Metod. da Educação Infantil II

A determinar

Fund. E Metod. da Educação Infantil I

A determinar

Fund. e Metod. da Educação Infantil III

A determinar

Fund. E Metod. da Educação Infantil II

A determinar

Cotidiano da Ed. Infantil II

A determinar

Cotidiano da Ed. Infantil I

A determinar

Psicologia da Infância

A determinar

Psicologia da Educação

09435

Os estágios terão as seguintes restrições:

 

  • O Estágio na Educação Infantil I só poderá ser realizado após a integralização das disciplinas e atividades que correspondem ao primeiro e segundo anos do curso;

 

 

  • O Estágio na Educação Infantil II só poderá ser realizado após o Estágio na Educação Infantil I;

 

 

  • O Estágio na Educação Infantil III só poderá ser realizado após o Estágio na Educação Infantil II;

 

 

  • Para vivenciar o Estágio IV o aluno deverá ter cursado todas as disciplinas e atividades obrigatórias e optativas compreendidas até a integralização do 7º período do curso;

 

 

  • Trabalho de Conclusão de Curso e o Seminário de Proposições Pedagógicas só poderão ser realizados no momento em que o aluno estiver cursando o Estágio na Educação Infantil IV.

 

 

19. Excluir o apostilamento – Matérias Pedagógicas do Ensino Médio, do Curso de Pedagogia Educação Infantil.

 

20. Aprovar o QSL do Curso de Pedagogia Educação Infantil em Anexo.

Anexo anexo1-03504.jpg