Nº 012 - Dispõe sobre a criação e oferta do Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Município de Santo Antonio da Patrulha.

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

 

DELIBERAÇÃO Nº 012/2004

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EM 18 DE JUNHO DE 2004

 

Dispõe sobre a criação e oferta do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Município de Santo Antônio da Patrulha.

 

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de junho de 2004, Ata 414,

 

D E L I B E R A:

 

Art. 1º Criar e oferecer o Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Município de Santo Antônio da Patrulha, de acordo com o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS, com início previsto para julho de 2004, conforme estrutura em anexo.

 

Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.

 

SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

em 18 de junho de 2004

 

Carlos Rodolfo Brandão Hartmann

PRESIDENTE DO COEPE

 

 

ESTRUTURA DO CURSO DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

 

 

  • A execução do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental é de responsabilidade da FURG, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação e da Subcomissão do Curso, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antonio da Patrulha;

 

 

  • A Subcomissão do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha tem a seguinte composição:

 

 

  • Um docente representante da ComCur de Pedagogia, indicado pelos seus pares como coordenador pedagógico do novo curso;

 

 

  • Três docentes integrantes do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, indicados pelos seus pares;

 

 

  • Um discente do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, indicado pelos seus pares.

 

 

  • A Coordenação Pedagógica do Curso ficará a cargo da Subcomissão do Curso de Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, cujo Coordenador será o representante da ComCur de Pedagogia;

 

 

  • Os requisitos para a seleção e permanência dos candidatos no curso são:

 

 

  • Ser professor sem formação de ensino superior, atuante na rede municipal de educação;

 

 

  • Ter formação de ensino médio completo ou equivalente;

 

 

  • Estar atuando como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, em escola pública fundamental, no início do curso;

 

 

  • Permanecer atuando em escola pública fundamental durante toda a realização do curso;

 

 

  • Dispor de tempo superior a oito anos, a contar do início do curso, para requerer aposentadoria.

 

 

  • O Curso será atendido por docentes pertencentes a FURG, ou especialmente contratados, desde que apresentem habilitação para tal;

 

 

  • O desenvolvimento metodológico do curso será oferecido em períodos intensivos, com orientação presencial e a distância, de acordo com os blocos constantes nos quadros anexos;

 

 

  • A carga horária total do curso é de 3210 horas/aula, assim distribuídas: 1980 horas/aula nos blocos intensivos presenciais e 1230 horas/aula nas etapas em serviço, incluídas as horas de práticas pedagógicas e estágio supervisionado de acordo com a legislação;

 

 

  • As disciplinas são de caráter obrigatório, localizadas nos blocos anexos;

 

 

  • O sistema de avaliação formativa, expresso nas menções APROVADO e NÃO APROVADO, com possibilidade de recuperação terapêutica, ao término de cada bloco, será regulamentado pela Subcomissão de Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha.

 

 

QUADRO CURRICULAR

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3210 H

BLOCO UM

Atividades/ Departamentos

CH

Fundamentos da Educação I - DECC - 09921

Teorias sociológicas da educação. Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar, educação e mercado.

Psicologia da Educação I - DECC - 09922

Ensaio sobre o objeto da psicologia da educação: o sujeito da interação (reconstrução de trajetórias). Fundamentos da psicologia da educação.

Teoria e Pratica Pedagógica I - DECC - 09923

A identidade profissional docente e os processos de formação de professores: cultura, saberes e práticas. A cultura organizacional da escola e o processo de ensino e aprendizagem a partir da prática pedagógica dos professores alunos, enfocando especialmente seu papel frente ao planejamento do processo educativo.

Metodologia do Estudo - DECC - 09924

Técnicas de leitura, marcação, fichamento e resumo textos, e elaboração discursiva de trabalhos acadêmicos.

Leitura e Produção de Textos - DLA - 06323

Domínio da norma culta e produção de textos.

45

 

 

45

 

 

45

 

 

45

 

 

45

SUBTOTAL

225

Etapa em serviço

Observação das Relações na Escola I – DECC - 09951

Observação das relações sociais mais amplas constitutivas da realidade educacional e escolar

 

90

SUBTOTAL

90

TOTAL

315

 

BLOCO DOIS

Atividades/ Departamentos

CH

Fundamentos da Educação II - DECC - 09925

Concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica.

Psicologia da Educação II - DECC - 09926

Fundamentos da Psicologia da educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo.

Teoria e Prática Pedagógica II - DECC - 09927

Teorias do currículo. Organização do processo de ensino a partir da prática pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente os princípios teórico-metodológicos que se refletem na relação professor-aluno e no planejamento da proposta pedagógica. A construção do projeto-político-pedagógico

Sistema Educacional Brasileiro I - DECC - 09928

Políticas públicas de educação e a organização e funcionamento do ensino Fundamental e Médio do sistema educacional brasileiro, considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos da educação.

Fundamentos de Língua Portuguesa - DLA - 06324

Lingüistica; Dicotomia Lingüisticas Básicas: A dupla articulação da linguagem. Fonética e fonologia. Fonemas e grafemas: núcleos problemáticos. Morfema. Padrões frasais básicos.

45

 

 

45

 

 

45

 

 

 

45

 

45

SUBTOTAL

225

Etapa em serviço

Observação das Relações na Escola II - DECC - 09952

Observação das relações sociais mais amplas constitutivas da realidade educacional e escolar 

 

90

SUBTOTAL

90

TOTAL

315

 

BLOCO TRÊS

 Atividades/ Departamentos

CH

Fundamentos da educação III - DECC - 09929

A História da Educação, como um dos fundamentos da educação brasileira e como forma de compreender os processos educativos e o cotidiano escolar atual. Acontecimentos sócio-político-culturais relevantes na construção histórica da educação.

Psicologia da Educação III - DECC - 09930

Caracterização e possibilidades frente ao sujeito cognitivo e interfaces da construção e produção do conhecimento. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual.

Teoria e Prática Pedagógica III - DECC - 09931

Avaliação escolar e seus pressupostos, com vistas ao redimensionamento do trabalho docente. Organização do processo de ensino a partir da pratica pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente a elaboração do planejamento de aula.

Sistema Educacional Brasileiro II - DECC - 09932

Organização e funcionamento das instituições escolares de Ensino Fundamental relacionadas com as políticas públicas de educação e considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos do contexto escolar.

Fundamentos de Teoria da Literatura Infantil - DLA - 06325

A literatura infantil: conceito, natureza e funções. O texto infantil: a literatura oral e a literatura escrita. A poesia infantil e seus elementos constituintes. A narrativa infantil e seus elementos constitutivos. O texto literário infantil e a ilustração.

45

 

 

 

45

 

 

45

 

 

45

 

45

SUBTOTAL

225

Etapa em serviço

Observação das Relações na Escola III - DECC - 09953

Observação e conceituação à luz dos estudos já realizado das relações constitutivas da realidade educacional e escolar 

 

90

SUBTOTAL

90

TOTAL

315

 

BLOCO QUATRO

Atividades/ Departamentos

CH

Fundamentos da Educação IV - DECC - 09933

Relações da educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico contemporâneo e as implicações no cotidiano escolar.

Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais I - DECC - 09934

Pressupostos teórico-metodológicos do planejamento de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Currículo integrado e as principais metodologias, com ênfase no tema gerador e nos projetos de trabalho. Princípios norteadores que caracterizam o Currículo Por Ciclos de Formação e os aspectos implicados na elaboração do conhecimento nos anos iniciais.

Alfabetização I - DECC - 09935

Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização. O contexto brasileiro e a realidade de analfabetismo. Os métodos tradicionais de alfabetização e os princípios epistemológicos que os fundamentam.

Fundamentos e Metodologia de Educação Física Para Series Iniciais I - DECC - 09936

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A corporeidade e movimento na escola e o ensino da Educação Física

Seminário de Teoria e Prática Pedagógica I – DECC - 09959

Discussões sobre a proposta de elaboração do Projeto Político – Pedagógico das escolas.

45

 

 

60

 

 

 

45

 

 

30

 

 

30

SUBTOTAL

210

Etapa em Serviço

Tarefas Complementares I - DECC - 09954

Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula.

Práticas de Ensino I - DECC - 09963

Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática.

 

90

 

 

 

120

SUBTOTAL

210

TOTAL

420

 

BLOCO CINCO

Atividades/ Departamentos

CH

Infância e Cultura - DECC - 09969

A infância e as questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental – articulações possíveis.

Alfabetização II - DECC - 09938

A aquisição da linguagem escrita nos seus diferentes enfoques – psicológico, psicolingüístico, sócio-lingüistico e lingüistico propriamente dito. As contribuições da psicogênese da escrita e da teoria sócio-histórica para o processo de alfabetização.

Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa Para Ensino nas Séries Iniciais - DLA - 06326

A fonologia e a aprendizagem da escrita: - sílabas e junturas. A escola e a variação lingüistica; Linguagem oral X linguagem escrita Tipos de ensino: descritivo prescritivo, produtivo. Estudos decorrentes do processo de produção e recepção de textos Coesão e coerência em textos escritos. Produção, análise e avaliação de textos espontâneos. Gramática textual.

Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais Para o Ensino nas Séries Iniciais I - DECC - código a determinar

Abordagem epistemológica do estudo das relações sociais. Reconstrução e reorientação de categorias básicas históricas e geográficas (tempo, espaço, relações sociais) com vistas ao processo de ensino dos conteúdos nos anos iniciais.

Seminário de Teoria e Prática Pedagógica II – DECC - 09960

Discussão e análise de ampliação das propostas elaboradas no Projeto Político – Pedagógico das escolas.

45

 

 

45

 

 

60

 

 

 

 

45

 

 

15

SUBTOTAL

210

Etapa em Serviço

Tarefas Complementares II - DECC - 09955

Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula.

Práticas de Ensino II - DECC - 09964

Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática.

 

90

 

 

120

SUBTOTAL

210

TOTAL

420

 

BLOCO SEIS

Atividades/ Departamentos

CH

Estudo da Transdisciplinaridade nas Séries Iniciais I - DECC - 09967

A prática inter e transdisciplinar no processo educativo dos anos iniciais do Ensino Fundamental: pressupostos teórico-metodológicos na organização do ensino.

Fundamentos e Metodologia das Ciências Para o Ensino nas Séries Iniciais - DECC - 09941

Construção de conceitos de ciências através de atividades que desenvolvam habilidades de pensamento.

Fundamentos e Metodologia da Literatura Para o Ensino nas Séries Iniciais - DLA - 06327

A formação do leitor: o papel da escola na formação do leitor. A leitura da literatura: metodologias possíveis. A literatura infantil: autoritarismo versus emancipação. A literatura infantil brasileira.

Fundamentos e Metodologia da Matemática Para o Ensino nas Séries Iniciais I - DECC - 09942

Características do conhecimento matemático. Teorias da aprendizagem matemática. Princípios metodológicos do ensino da Matemática

Fundamentos e Metodologia da Educação Física Para Ensino nas Séries Iniciais II - DECC - 09943

A importância e significado do movimento e da educação física na vida das crianças. Os jogos e brincadeiras infantis como elementos primordiais na construção da cultura corporal da criança.

Seminário de Teoria e Prática Pedagógica III – DECC - 09961

Apresentação, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do Projeto Político – Pedagógico de cada escola.

45

 

 

60

 

 

45

 

 

 

45

 

45

 

 

 

15

SUBTOTAL

255

Etapa em Serviço

Tarefas Complementares III - DECC - 09956

Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula.

Práticas de Ensino III - DECC - 09965

Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática.

 

90

 

 

120

SUBTOTAL

210

TOTAL

465

 

BLOCO SETE

Atividades/ Departamentos

CH

Alfabetização III - DECC - 09944

As práticas alfabetizadoras nos contextos escolares e não escolares: organização de atividades. As especificidades da alfabetização de crianças, de jovens e de adultos.

Fundamentos e Metodologia da Matemática Para o Ensino das Séries Iniciais II - DECC - 09945

Conteúdos matemáticos desenvolvidos nas séries iniciais: operações não-matemáticas; o número; transformações aditivas; transformações multiplicativas; proporcionalidade; exploração do espaço físico

Fundamentos e Metodologia da Educação Artística Para o Ensino das Séries Iniciais - DLA - 06328

Experiências estéticas e artísticas e o ensino da arte nas séries iniciais. Reflexão em torno dos fundamentos teóricos metodológicos que envolvem o ensino da arte nas séries iniciais. O ensino da arte e a prática de linguagens específicas: música, teatro e artes plásticas.

Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais II - DECC - código a determinar

Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas. Cotidiano escolar: o tempo e o espaço do processo de ensino e aprendizagem. O registro da prática como forma de reflexão sobre e para a ação pedagógica.

Seminário de Teoria e Prática Pedagógica IV – DECC - 09962

Apresentação, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do Projeto Político – Pedagógico de cada escola.

45

 

 

45

 

 

 

60

 

 

 

45

 

30

 

SUBTOTAL

225

Etapa em Serviço

Tarefas Complementares IV - DECC - 09957

Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula.

Práticas de Ensino IV - DECC - 09966

Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática.

 

90

 

 

120

SUBTOTAL

210

TOTAL

435

 

BLOCO OITO

Atividades/ Departamentos

CH

Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais Para o Ensino nas Séries Iniciais II - DECC - 09947

Reconstrução da prática vivida no ensino da disciplina do Estudos Sociais da constituição da disciplina Estudos Sociais, reconsiderando o desenvolvimento das noções de espaço, tempo e relações sociais.

Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais III - DECC - código a determinar

Articulação das diferentes áreas do conhecimento, considerando os domínios estéticos, discursivos, espacial, temporal lógico-matemático, corporal e investigativo na prática e no planejamento pedagógico. 120

Fundamentos da Educação V - DECC - 09949

Elaboração conceitual a ser realizada pelos professores-alunos, a partir dos conceitos/categorias estudados, da discussão oportunizada no decorrer do curso. O confronto dos estudos com a prática pedagógica e respectivos limites. A ética profissional como fator fundamental à construção da identidade e da valorização da pessoa. A construção de uma ordem social-profissional fundada em valores éticos.

Seminário de Avaliação das Práticas Pedagógicas – DECC - 09950

Apresentação, análise, discussão e avaliação do relato da experiência nas práticas de ensino; defesa do trabalho monográfico.

60

 

 

 

120

 

 

45

 

 

 

180

SUBTOTAL

405

Etapa em Serviço

Tarefas Complementares V - DECC - 09958

Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula; elaboração do trabalho monográfico, tendo em vista a reflexão da proposta pedagógica desenvolvida nas práticas de ensino.

 

120

SUBTOTAL

120

TOTAL

525

 

QUADRO SUMÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

– ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I, II, III, IV, V

(45, 45, 45, 45, 45)

225 h/aula

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I, II, III

(45, 45, 45)

135 h/aula

METODOLOGIA DO ESTUDO

45 h/aula

TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, II, III

(45, 45, 45)

135 h/aula

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO I, II

(45, 45)

90h/aula

FUNDAMENTOS DE TEORIA DA LITERATURA INFANTIL

45 h/aula

FUNDAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

45 h/aula

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

45 h/aula

ESTUDO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NAS SÉRIES INICIAIS I

45 h/aula

INFÂNCIA E CULTURA

45 h/aula

METODOLOGIA DO ENSINO PARA SÉRIES INICIAIS I, II e III

(60, 45, 120)

225 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS

60 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS

60 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I, II

(30, 45)

75 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LITERATURA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS

45 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I, II

(45, 45)

90 h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS

60h/aula

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I,II

(45, 60)

105 h/aula

ALFABETIZAÇÃO I, II, III

(45, 45, 45)

135 h/aula

OBSERVAÇÃO DAS RELAÇÕES NA ESCOLA I, II, III

(90, 90, 90)

270 h/aula

TAREFAS COMPLEMENTARES I, II, III, IV, V

(90, 90, 90, 90,120)

480 h/aula

PRÁTICAS DE ENSINO I, II, III, IV

(120,120,120, 120)

480 h/aula

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

180 h/aula

SEMINÁRIO DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, II, III, IV

(30, 15, 15 , 30)

90 h/aula

TOTAL

3210 h/aula