SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO Nº 012/2004
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 18 DE JUNHO DE 2004
Dispõe sobre a criação e oferta do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Município de Santo Antônio da Patrulha.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião do dia 18 de junho de 2004, Ata 414,
D E L I B E R A:
Art. 1º Criar e oferecer o Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Município de Santo Antônio da Patrulha, de acordo com o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS, com início previsto para julho de 2004, conforme estrutura em anexo.
Art. 2º A presente Deliberação entra em vigor nesta data.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
em 18 de junho de 2004
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE
ESTRUTURA DO CURSO DE PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA
- A execução do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental é de responsabilidade da FURG, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação e da Subcomissão do Curso, bem como da Secretaria Municipal de Educação de Santo Antonio da Patrulha;
- A Subcomissão do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha tem a seguinte composição:
- Um docente representante da ComCur de Pedagogia, indicado pelos seus pares como coordenador pedagógico do novo curso;
- Três docentes integrantes do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, indicados pelos seus pares;
- Um discente do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, indicado pelos seus pares.
- A Coordenação Pedagógica do Curso ficará a cargo da Subcomissão do Curso de Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha, cujo Coordenador será o representante da ComCur de Pedagogia;
- Os requisitos para a seleção e permanência dos candidatos no curso são:
- Ser professor sem formação de ensino superior, atuante na rede municipal de educação;
- Ter formação de ensino médio completo ou equivalente;
- Estar atuando como docente dos anos iniciais do ensino fundamental, em escola pública fundamental, no início do curso;
- Permanecer atuando em escola pública fundamental durante toda a realização do curso;
- Dispor de tempo superior a oito anos, a contar do início do curso, para requerer aposentadoria.
- O Curso será atendido por docentes pertencentes a FURG, ou especialmente contratados, desde que apresentem habilitação para tal;
- O desenvolvimento metodológico do curso será oferecido em períodos intensivos, com orientação presencial e a distância, de acordo com os blocos constantes nos quadros anexos;
- A carga horária total do curso é de 3210 horas/aula, assim distribuídas: 1980 horas/aula nos blocos intensivos presenciais e 1230 horas/aula nas etapas em serviço, incluídas as horas de práticas pedagógicas e estágio supervisionado de acordo com a legislação;
- As disciplinas são de caráter obrigatório, localizadas nos blocos anexos;
- O sistema de avaliação formativa, expresso nas menções APROVADO e NÃO APROVADO, com possibilidade de recuperação terapêutica, ao término de cada bloco, será regulamentado pela Subcomissão de Curso de Pedagogia - Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha.
QUADRO CURRICULAR
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3210 H
BLOCO UM
Atividades/ Departamentos |
CH |
Fundamentos da Educação I - DECC - 09921 Teorias sociológicas da educação. Sociologia da educação no Brasil. Estado e Sociedade: cidadania e democracia, participação política, educação e trabalho, cotidiano escolar, educação e mercado. Psicologia da Educação I - DECC - 09922 Ensaio sobre o objeto da psicologia da educação: o sujeito da interação (reconstrução de trajetórias). Fundamentos da psicologia da educação. Teoria e Pratica Pedagógica I - DECC - 09923 A identidade profissional docente e os processos de formação de professores: cultura, saberes e práticas. A cultura organizacional da escola e o processo de ensino e aprendizagem a partir da prática pedagógica dos professores alunos, enfocando especialmente seu papel frente ao planejamento do processo educativo. Metodologia do Estudo - DECC - 09924 Técnicas de leitura, marcação, fichamento e resumo textos, e elaboração discursiva de trabalhos acadêmicos. Leitura e Produção de Textos - DLA - 06323 Domínio da norma culta e produção de textos. |
45
45
45
45
45 |
SUBTOTAL |
225 |
Etapa em serviço Observação das Relações na Escola I DECC - 09951 Observação das relações sociais mais amplas constitutivas da realidade educacional e escolar |
90 |
SUBTOTAL |
90 |
TOTAL |
315 |
BLOCO DOIS
Atividades/ Departamentos |
CH |
Fundamentos da Educação II - DECC - 09925 Concepções sobre o processo pedagógico e suas implicações histórico-filosófico-sociológicas; categorias que orientam o ato pedagógico; relação entre filosofia e prática pedagógica. Psicologia da Educação II - DECC - 09926 Fundamentos da Psicologia da educação. Principais concepções e teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem e nos diferentes momentos evolutivos do indivíduo. Teoria e Prática Pedagógica II - DECC - 09927 Teorias do currículo. Organização do processo de ensino a partir da prática pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente os princípios teórico-metodológicos que se refletem na relação professor-aluno e no planejamento da proposta pedagógica. A construção do projeto-político-pedagógico Sistema Educacional Brasileiro I - DECC - 09928 Políticas públicas de educação e a organização e funcionamento do ensino Fundamental e Médio do sistema educacional brasileiro, considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos da educação. Fundamentos de Língua Portuguesa - DLA - 06324 Lingüistica; Dicotomia Lingüisticas Básicas: A dupla articulação da linguagem. Fonética e fonologia. Fonemas e grafemas: núcleos problemáticos. Morfema. Padrões frasais básicos. |
45
45
45
45
45 |
SUBTOTAL |
225 |
Etapa em serviço Observação das Relações na Escola II - DECC - 09952 Observação das relações sociais mais amplas constitutivas da realidade educacional e escolar |
90 |
SUBTOTAL |
90 |
TOTAL |
315 |
BLOCO TRÊS
Atividades/ Departamentos |
CH |
Fundamentos da educação III - DECC - 09929 A História da Educação, como um dos fundamentos da educação brasileira e como forma de compreender os processos educativos e o cotidiano escolar atual. Acontecimentos sócio-político-culturais relevantes na construção histórica da educação. Psicologia da Educação III - DECC - 09930 Caracterização e possibilidades frente ao sujeito cognitivo e interfaces da construção e produção do conhecimento. Qualidade de vida e situações de vulnerabilidade e fatores de proteção no contexto atual. Teoria e Prática Pedagógica III - DECC - 09931 Avaliação escolar e seus pressupostos, com vistas ao redimensionamento do trabalho docente. Organização do processo de ensino a partir da pratica pedagógica dos professores-alunos, enfocando especialmente a elaboração do planejamento de aula. Sistema Educacional Brasileiro II - DECC - 09932 Organização e funcionamento das instituições escolares de Ensino Fundamental relacionadas com as políticas públicas de educação e considerando aspectos legais, curriculares e sócio-políticos do contexto escolar. Fundamentos de Teoria da Literatura Infantil - DLA - 06325 A literatura infantil: conceito, natureza e funções. O texto infantil: a literatura oral e a literatura escrita. A poesia infantil e seus elementos constituintes. A narrativa infantil e seus elementos constitutivos. O texto literário infantil e a ilustração. |
45
45
45
45
45 |
SUBTOTAL |
225 |
Etapa em serviço Observação das Relações na Escola III - DECC - 09953 Observação e conceituação à luz dos estudos já realizado das relações constitutivas da realidade educacional e escolar |
90 |
SUBTOTAL |
90 |
TOTAL |
315 |
BLOCO QUATRO
Atividades/ Departamentos |
CH |
Fundamentos da Educação IV - DECC - 09933 Relações da educação-sociedade, educação-poder, educação-democracia. O pensamento pedagógico contemporâneo e as implicações no cotidiano escolar. Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais I - DECC - 09934 Pressupostos teórico-metodológicos do planejamento de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Currículo integrado e as principais metodologias, com ênfase no tema gerador e nos projetos de trabalho. Princípios norteadores que caracterizam o Currículo Por Ciclos de Formação e os aspectos implicados na elaboração do conhecimento nos anos iniciais. Alfabetização I - DECC - 09935 Fundamentos epistemológicos dos conceitos de alfabetização, analfabetismo e letramento. Abordagem histórica da alfabetização. O contexto brasileiro e a realidade de analfabetismo. Os métodos tradicionais de alfabetização e os princípios epistemológicos que os fundamentam. Fundamentos e Metodologia de Educação Física Para Series Iniciais I - DECC - 09936 Fundamentos teórico-metodológicos do ensino da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A corporeidade e movimento na escola e o ensino da Educação Física Seminário de Teoria e Prática Pedagógica I DECC - 09959 Discussões sobre a proposta de elaboração do Projeto Político Pedagógico das escolas. |
45
60
45
30
30 |
SUBTOTAL |
210 |
Etapa em Serviço Tarefas Complementares I - DECC - 09954 Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Práticas de Ensino I - DECC - 09963 Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática. |
90
120 |
SUBTOTAL |
210 |
TOTAL |
420 |
BLOCO CINCO
Atividades/ Departamentos |
CH |
Infância e Cultura - DECC - 09969 A infância e as questões sociais e culturais que a atravessam. Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental articulações possíveis. Alfabetização II - DECC - 09938 A aquisição da linguagem escrita nos seus diferentes enfoques psicológico, psicolingüístico, sócio-lingüistico e lingüistico propriamente dito. As contribuições da psicogênese da escrita e da teoria sócio-histórica para o processo de alfabetização. Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa Para Ensino nas Séries Iniciais - DLA - 06326 A fonologia e a aprendizagem da escrita: - sílabas e junturas. A escola e a variação lingüistica; Linguagem oral X linguagem escrita Tipos de ensino: descritivo prescritivo, produtivo. Estudos decorrentes do processo de produção e recepção de textos Coesão e coerência em textos escritos. Produção, análise e avaliação de textos espontâneos. Gramática textual. Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais Para o Ensino nas Séries Iniciais I - DECC - código a determinar Abordagem epistemológica do estudo das relações sociais. Reconstrução e reorientação de categorias básicas históricas e geográficas (tempo, espaço, relações sociais) com vistas ao processo de ensino dos conteúdos nos anos iniciais. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica II DECC - 09960 Discussão e análise de ampliação das propostas elaboradas no Projeto Político Pedagógico das escolas. |
45
45
60
45
15 |
SUBTOTAL |
210 |
Etapa em Serviço Tarefas Complementares II - DECC - 09955 Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Práticas de Ensino II - DECC - 09964 Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática. |
90
120 |
SUBTOTAL |
210 |
TOTAL |
420 |
BLOCO SEIS
Atividades/ Departamentos |
CH |
Estudo da Transdisciplinaridade nas Séries Iniciais I - DECC - 09967 A prática inter e transdisciplinar no processo educativo dos anos iniciais do Ensino Fundamental: pressupostos teórico-metodológicos na organização do ensino. Fundamentos e Metodologia das Ciências Para o Ensino nas Séries Iniciais - DECC - 09941 Construção de conceitos de ciências através de atividades que desenvolvam habilidades de pensamento. Fundamentos e Metodologia da Literatura Para o Ensino nas Séries Iniciais - DLA - 06327 A formação do leitor: o papel da escola na formação do leitor. A leitura da literatura: metodologias possíveis. A literatura infantil: autoritarismo versus emancipação. A literatura infantil brasileira. Fundamentos e Metodologia da Matemática Para o Ensino nas Séries Iniciais I - DECC - 09942 Características do conhecimento matemático. Teorias da aprendizagem matemática. Princípios metodológicos do ensino da Matemática Fundamentos e Metodologia da Educação Física Para Ensino nas Séries Iniciais II - DECC - 09943 A importância e significado do movimento e da educação física na vida das crianças. Os jogos e brincadeiras infantis como elementos primordiais na construção da cultura corporal da criança. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica III DECC - 09961 Apresentação, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do Projeto Político Pedagógico de cada escola. |
45
60
45
45
45
15 |
SUBTOTAL |
255 |
Etapa em Serviço Tarefas Complementares III - DECC - 09956 Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Práticas de Ensino III - DECC - 09965 Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática. |
90
120 |
SUBTOTAL |
210 |
TOTAL |
465 |
BLOCO SETE
Atividades/ Departamentos |
CH |
Alfabetização III - DECC - 09944 As práticas alfabetizadoras nos contextos escolares e não escolares: organização de atividades. As especificidades da alfabetização de crianças, de jovens e de adultos. Fundamentos e Metodologia da Matemática Para o Ensino das Séries Iniciais II - DECC - 09945 Conteúdos matemáticos desenvolvidos nas séries iniciais: operações não-matemáticas; o número; transformações aditivas; transformações multiplicativas; proporcionalidade; exploração do espaço físico Fundamentos e Metodologia da Educação Artística Para o Ensino das Séries Iniciais - DLA - 06328 Experiências estéticas e artísticas e o ensino da arte nas séries iniciais. Reflexão em torno dos fundamentos teóricos metodológicos que envolvem o ensino da arte nas séries iniciais. O ensino da arte e a prática de linguagens específicas: música, teatro e artes plásticas. Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais II - DECC - código a determinar Planejamento e organização do conhecimento articulando as diferentes áreas. Cotidiano escolar: o tempo e o espaço do processo de ensino e aprendizagem. O registro da prática como forma de reflexão sobre e para a ação pedagógica. Seminário de Teoria e Prática Pedagógica IV DECC - 09962 Apresentação, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas de acordo com a proposta do Projeto Político Pedagógico de cada escola. |
45
45
60
45
30
|
SUBTOTAL |
225 |
Etapa em Serviço Tarefas Complementares IV - DECC - 09957 Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula. Práticas de Ensino IV - DECC - 09966 Elaboração, desenvolvimento e relato escrito de proposta pedagógica para séries iniciais do Ensino Fundamental, articulando teoria e prática. |
90
120 |
SUBTOTAL |
210 |
TOTAL |
435 |
BLOCO OITO
Atividades/ Departamentos |
CH |
Fundamentos e Metodologia de Estudos das Relações Sociais Para o Ensino nas Séries Iniciais II - DECC - 09947 Reconstrução da prática vivida no ensino da disciplina do Estudos Sociais da constituição da disciplina Estudos Sociais, reconsiderando o desenvolvimento das noções de espaço, tempo e relações sociais. Metodologia do Ensino Para as Séries Iniciais III - DECC - código a determinar Articulação das diferentes áreas do conhecimento, considerando os domínios estéticos, discursivos, espacial, temporal lógico-matemático, corporal e investigativo na prática e no planejamento pedagógico. 120 Fundamentos da Educação V - DECC - 09949 Elaboração conceitual a ser realizada pelos professores-alunos, a partir dos conceitos/categorias estudados, da discussão oportunizada no decorrer do curso. O confronto dos estudos com a prática pedagógica e respectivos limites. A ética profissional como fator fundamental à construção da identidade e da valorização da pessoa. A construção de uma ordem social-profissional fundada em valores éticos. Seminário de Avaliação das Práticas Pedagógicas DECC - 09950 Apresentação, análise, discussão e avaliação do relato da experiência nas práticas de ensino; defesa do trabalho monográfico. |
60
120
45
180 |
SUBTOTAL |
405 |
Etapa em Serviço Tarefas Complementares V - DECC - 09958 Tarefas pertinentes às disciplinas desenvolvidas no Bloco; relação teoria e prática em sala de aula; elaboração do trabalho monográfico, tendo em vista a reflexão da proposta pedagógica desenvolvida nas práticas de ensino. |
120 |
SUBTOTAL |
120 |
TOTAL |
525 |
QUADRO SUMÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO I, II, III, IV, V |
(45, 45, 45, 45, 45) 225 h/aula |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I, II, III |
(45, 45, 45) 135 h/aula |
METODOLOGIA DO ESTUDO |
45 h/aula |
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, II, III |
(45, 45, 45) 135 h/aula |
SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO I, II |
(45, 45) 90h/aula |
FUNDAMENTOS DE TEORIA DA LITERATURA INFANTIL |
45 h/aula |
FUNDAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
45 h/aula |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS |
45 h/aula |
ESTUDO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NAS SÉRIES INICIAIS I |
45 h/aula |
INFÂNCIA E CULTURA |
45 h/aula |
METODOLOGIA DO ENSINO PARA SÉRIES INICIAIS I, II e III |
(60, 45, 120) 225 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS |
60 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS |
60 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I, II |
(30, 45) 75 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA LITERATURA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS |
45 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I, II |
(45, 45) 90 h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS |
60h/aula |
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DAS RELAÇÕES SOCIAIS PARA O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS I,II |
(45, 60) 105 h/aula |
ALFABETIZAÇÃO I, II, III |
(45, 45, 45) 135 h/aula |
OBSERVAÇÃO DAS RELAÇÕES NA ESCOLA I, II, III |
(90, 90, 90) 270 h/aula |
TAREFAS COMPLEMENTARES I, II, III, IV, V |
(90, 90, 90, 90,120) 480 h/aula |
PRÁTICAS DE ENSINO I, II, III, IV |
(120,120,120, 120) 480 h/aula |
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
180 h/aula |
SEMINÁRIO DE TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA I, II, III, IV |
(30, 15, 15 , 30) 90 h/aula |
TOTAL |
3210 h/aula |