SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
DELIBERAÇÃO N° 008/2004
CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EM 07 DE ABRIL DE 2004
Dispõe sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos.
O Reitor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qualidade de Presidente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tendo em vista decisão deste Conselho, tomada em reunião de 07 de abril de 2004, Ata 412,
D E L I B E R A:
Art. 1
° . Alterar a denominação Programa de Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos para PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS.
Art. 2
° Implantar o Nível Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos.
Art. 3º Criar e incluir no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, as disciplinas abaixo, com suas respectivas características:
AVALIAÇÃO BIOLÓGICA DE ALIMENTOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Espécies convencionais de animais de laboratório a utilização de animais de laboratório. Ética, bem estar e legislação. Rotina e procedimentos operacionais. Higiene, desinfecção e esterilização. Nutrição. Transporte. Eutanásia. Avaliação de digestibilidade protéica, lipídica e mineral. Avaliação da utilização de proteínas Teste do NPU e PER.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CEREAIS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Características biológicas e físico-químicas de cereais. Parâmetros de qualidade de cereais e farinhas. Avaliação da qualidade de trigo, arroz, milho e outros cereais. Propriedades reológicas das farinhas. Utilização de farinógrafo, extensígrafo, maturógrafo e viscoamilógrafo. Principais produtos processados a partir de cereais. Fluxogramas da panificação. Controle da qualidade durante o processamento de cereais. Subprodutos de interesse comercial.
CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS PESQUEIROS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Composição química: lipídios, proteínas, conteúdos nitrogenados extratíveis, vitaminas e minerais. Mudanças post-mortem. Autólise, variações sensoriais, mudanças bacteriológicas, oxidação de lipídios e hidrólises. Qualidade e vida-de-prateleira do processo resfriado. O efeito da higiene durante a manipulação, da temperatura e tempo de estocagem, da evisceração, da espécie processada e da sazonalidade. Processamento de peixes de água doce, ostras e mexilhões. Avaliação da qualidade do pescado. Métodos sensoriais, químicos e bioquímicos, físicos e microbiológicos, padrões de comercialização, legislação. Avaliações analíticas em laboratórios.
PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AQUÁTICOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Operações unitárias envolvidas com o processamento de pescado e produtos aquáticos. Métodos de refrigeração e congelamento. Equipamentos utilizados. Preservação do pescado. Tratamento térmico e enlatamento do pescado. Fatores do processamento de produtos obtidos de carne mecanicamente separada. Estudo dos subprodutos de pescado. Processamento de farinha, isolados e óleo de pescado e outros produtos à base de crustáceos: astaxantina, quitosana, proteínas, extratos saborizantes. Processamento de recursos aquáticos não tradicionais: cefalópodes, mariscos, batráquios, algas e outros.
PROGRAMA DE QUALIDADE APLICADO A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Segurança alimentar. Histórico do programa APPCC, implantação do sistema no Brasil, segmentos responsáveis pela implantação do programa, responsabilidade do SIF e das firmas produtoras. Riscos biológicos, físicos e químicos. Estimativa da probabilidade de risco, elaboração do fluxograma de processamento. Prevenção, redução ou controle dos perigos, aplicação do conceito de árvore decisória para identificação dos pontos críticos de controle. Monitoramento dos pontos críticos de controle PCCs: variáveis de controle, medidas preventivas, limites críticos e de segurança, medidas corretivas, relatórios de controle. Desenvolvimento do programa de APPCC, exercícios simulados.
RECUPERAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE BIOPRODUTOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Aspectos mercadológicos e econômicos. Escala de produção em RPB. Critérios na escolha das operações em RPB. Critérios na avaliação do desempenho do processo de purificação. Proteínas: propriedades. Processo de purificação, partição, processos cromatográficos. Troca iônica, bioafinidade e permeação em gel. Operação cromatográfica em coluna de leito fixo e expandido. Fundamentos teóricos dos processos de purificação: curvas de ruptura, isoterma de adsorção, cinética de adsorção, cálculo das constantes de adsorção e dessorção, difusividade efetiva e coeficiente de transferência de massa.
SEPARAÇÕES FÍSICAS EM ALIMENTOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 60 horas
Créditos: 4
Ementa: Processos de extração, fracionamento e purificação de produtos naturais (óleos essenciais, aromas, corantes, vitaminas e outros) com dióxido de carbono supercrítico e subcrítico. Extração líquido-líquido (recuperação de ácidos orgânicos e outras moléculas, desacidificação de óleos). Destilação extrativa e azeotrópica. Separação por membranas no processamento de alimentos. Microfiltração e ultrafiltração. Cristalização.
TERMODINÂMICA
Departamento: Química
Caráter: Básica
C. H. Total: 45 horas
Créditos: 3
Ementa: Aplicações dos princípios termodinâmicos a problemas de Engenharia de Alimentos. Balanços de energia e entalpia. Propriedades termodinâmicas de sistemas gasosos e soluções líquidas (ideal e não ideal), equilíbrio de fase. Uso de equações de estado cúbicas para cálculos de propriedades PVT e do equilíbrio líquido-vapor.
Art. 4º Criar e incluir no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos:
SEMINÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Departamento: Química
Caráter: obrigatório
C. H. Total:60 horas
Créditos: 4
Ementa: Discussão do método científico e suas características aplicadas a Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Estudo das características de editais para fomento de trabalhos de pesquisa. Formas de apresentações técnicas. Dissertação de mestrado e tese de doutorado: estabelecimento e demonstração de hipótese. Composição de projetos técnicos. Apresentação oral e escrita de projeto de dissertação e tese específico de cada aluno. Elaboração de artigos para revistas.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS
Departamento: Química
Caráter: Complementar
C. H. Total: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Temas específicos e atuais nas linhas de pesquisa em Engenharia e Ciência de Alimentos: biologia molecular aplicada a alimentos; embalagem para alimentos; vida de prateleira de produtos processados; ciência e tecnologia de recursos agropecuários.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO (EA/DR)
Departamento: Química
Caráter: Complementar
Créditos: 4
TESE DE DOUTORADO
Departamento: Química
Caráter: Obrigatório
Créditos: 48
Art. 5º Incluir no rol de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos Nível Doutorado, as disciplinas abaixo relacionadas:
NOME |
CÓDIGO |
CARÁTER |
Processamento Bioquímico dos Alimentos |
EA100C |
BÁSICA |
Fenômenos de Transporte Aplicados à Engª de Alimentos |
EA100E |
BÁSICA |
Processamento e Preservação de Alimentos |
EA100T |
BÁSICA |
Química de Alimentos |
EA110C |
BÁSICA |
Transferência de Massa |
EA110E |
COMPLEMENTAR |
Análise Físico-Química dos Alimentos |
EA211C |
BÁSICA |
Operações Unitárias da Engenharia de Alimentos |
EA211E |
BÁSICA |
Microbiologia Aplicada aos Alimentos |
EA212C |
BÁSICA |
Engenharia Bioquímica |
EA212E |
BÁSICA |
Análise Sensorial de Alimentos |
EA213C |
BÁSICA |
Estatística Experimental |
01053P |
BÁSICA |
Estatística Multivariada |
01054P |
BÁSICA |
Art. 6º Alterar o nome e código das disciplinas abaixo:
EA213T Tecnologia de Óleos Vegetais para CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ÓLEOS E GORDURAS, com as mesmas características da primeira, ou seja:
Departamento: Química
Código: a determinar
Caráter: Complementar
C. H. Total: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Estrutura, composição e análise. Matérias-primas. Composição e características dos diferentes óleos e gorduras comestíveis. Processos industriais de obtenção, refino e purificação. Papel e função no organismo humano. Lipídios em produtos de origem marinha e seu potencial funcional e tecnológico.
03029P TE: ECA: Métodos Matemáticos para MÉTODOS MATEMÁTICOS, com as mesmas características da primeira, ou seja:
Departamento: Física
Código: a determinar
Caráter: Complementar
C. H. Total: 30 horas
Créditos: 2
Ementa: Conceitos preliminares. Solução de equações não lineares. Solução de sistemas de equações lineares. Diferenciação e integração numéricas. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Solução numérica de equações diferenciais parciais.
Art. 7º Alterar a carga horária e o número de créditos da disciplina EA215E Tratamento de Efluentes da Indústria de Alimentos de 45 horas e 3 créditos para 30 horas e 2 créditos, respectivamente.
Art. 8º Aprovar os requisitos para obtenção do título de Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos:
- Tempo máximo de integralização do curso: 48 meses.
- Créditos em disciplinas: 36 créditos distribuídos da seguinte forma: 18 créditos em disciplinas básicas, segundo orientação da Comissão de Curso; 14 créditos em disciplinas complementares e 04 créditos em Seminários.
- Poderão ser aproveitados créditos obtidos em outros Programas de Pós-Graduação desde que não ultrapassem 1/3 do total previsto.
- Aprovação em exame de qualificação.
- Aprovação em exame de proficiência em língua inglesa
- Créditos em Tese de Doutorado: 48 créditos.
Art. 9º Alterar o nome da Comissão de Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos para COMISSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE ALIMENTOS.
Art. 10 A presente Deliberação entra em vigor nesta data e revoga a Deliberação nº 069/95-COEPE.
SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES
em 7 de abril de 2004.
Carlos Rodolfo Brandão Hartmann
PRESIDENTE DO COEPE